Temendo represálias de integrantes de facções criminosas, população abandona suas residências no Seridó

Na cidade de Currais Novos mais precisamente na Rua Dedé Cândido no Bairro Sílvio Bezerra de Melo, é um cenário bem característico do que o crime é capaz de devastar e mudar a rotina da população. Cerca de 80% das casas daquela rua está desabitada. Na entrada da rua, pelo ao menos oito casas seguidas estão com suas portas abertas e em estado de abandono. Nas paredes das casas é possível ver palavras ligadas a uma determinada facção criminosa.

O Bairro Sílvio Bezerra de Melo se transformou no local com maior número de mortes nos anos de 2014 a 2016, mas exatamente na localidade denominada “casinhas” onde anteriormente existia uma pequena favela, geralmente composta por moradores nômades.

Durante anos, o tráfico do bairro era liderado por um cidadão que inclusive adquiriu imóveis. E após anos de domínio, uma outra facção, liderada por jovens do próprio bairro, tomou conta do tráfico e é acusada de pelo ao menos 15 homicídios registrados naquele bairro.

Vários pessoas ergueram projetos sociais no bairro, o que já contribuiu e muito para a ocupação de jovens, especialmente no esporte, contudo ainda há a necessita de maior investimentos em todos os setores.

Por Jota Dantas

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.