TikTok lança recursos para impulsionar MPEs

Foto: Alex Régis

Depois de lançar um marketplace que conecta melhor marcas a influenciadores e criadores de conteúdo, o TikTok anunciou ferramentas que vão contribuir para ampliar a presença de pequenas e médias empresas na rede social. Já faz um tempo que a plataforma deixou de ser apenas um espaço de dancinhas e desafios para se tornar um novo canal de divulgação, venda e crescimento dos negócios.

O novo TikTok Ads Manager é uma extensão do TikTok For Business e se apresenta como uma plataforma de autoatendimento em que os empreendedores podem criar e publicar anúncios e campanhas, com ferramentas criativas, orçamento flexível e segmentação de público. Isso vai permitir, por exemplo, que as PMEs ajustem os gastos com anúncios a qualquer momento.

A rede social também vai introduzir contas comerciais com ferramentas adicionais personalizadas às necessidades dos empreendedores, que poderão executar anúncios de forma mais simples e eficiente.

“Vemos o impacto positivo que a criatividade e as histórias das marcas trazem para a comunidade TikTok e para a experiência na plataforma. Ficamos felizes em saber que o TikTok tem se mostrado uma peça importante na estratégia de marketing das marcas, pela sua eficiência e resultado de alcance global”, diz Gabriela Comazzetto, head de soluções globais para negócios do TikTok na América Latina.

As iniciativas do TikTok para empreendedores seguem exemplos já conhecidos, como do Facebook e Instagram, que também contam com recursos de vendas e anúncios. O investimento amplia as possibilidades para os donos de negócios, que precisam pensar e executar novas estratégias para atingir o público, oferecer conteúdo de qualidade, torná-lo cliente e fidelizá-lo.

A designer Andressa Herrera passou a usar o TikTok para divulgar os produtos de sua loja online, que vende camisetas, canecas e acessórios com estampas originais. De forma orgânica, ela viu o faturamento crescer 360% em pouco menos de um ano e, atualmente, 70% dos pedidos vêm da rede social, que neste ano atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês no mundo.

Outras empresas que já utilizavam a rede social organicamente puderam testar a plataforma TikTok Ads Manager e, segundo o app, tiveram resultados expressivos na receita. A marca Barba de Respeito, de São Paulo, viu o número de seguidores crescer de 21 mil para 108 mil em cinco meses de campanha. Já o retorno financeiro foi quatro vezes maior do que o investido em mídia.

Empresas no TikTok

Cintia Arruda, gerente de Marketing da Hill’s Pet Nutrition, comenta que as redes sociais mudaram totalmente a forma como as marcas lidam com
comunicação. Se antes as conversas eram mais de via única (da marca para o público), hoje ela é de mão dupla (os consumidores falam diretamente com as marcas).

“O diferente hoje é a forma como as empresas se comunicam em redes sociais como o TikTok, que surgem com formatos totalmente inovadores. Essa rede tornou-se um fenômeno: em 2019, já era a 4a maior rede social do mundo em números de usuários de acordo com dados da Infobase Interativa. São cerca de 1,5 bilhão de usuários mensais nessa plataforma”, analisa a gerente.

Em artigo publicado no jornal o Estado de São paulo ela afirma que o TikTok se tornou uma grande oportunidade para as marcas. “Uma pesquisa da Nielsen, encomendada pelo TikTok, indica que seis em cada 10 usuários da rede acreditam que anúncios e conteúdo orgânico se misturam na plataforma. Isso quer dizer que a experiência dentro da rede é bastante imersiva, a ponto de os usuários não perceberem os anúncios de maneira interruptiva”, comenta.

A dúvida que surge, segundo ela, é como iniciar um perfil de marca nessa rede sem fugir do tom mais informal dos conteúdos. “Como essa rede exige muita criatividade na produção do conteúdo, em vídeo, nada melhor do que apostar em uma estratégia híbrida. Ou seja, investir muito mais nos influenciadores nativos da rede do que tentar criar dentro de casa. O TikTok faz com que as marcas deixem ainda mais de ter controle sobre o conteúdo produzido. Quero dizer que, de uma vez por todas, precisamos entender que os influenciadores precisam ter liberdade para criar”, analisa a gerente de Marketing.

Ela aponta um grande aprendizado para todas as marcas: ter menos domínio sobre o que é produzido e como é produzido. Entre conteúdos criados pelas empresas e conteúdos criados por influenciadores fica nítida a diferença de desempenho – especialmente no TikTok. Por isso, a importância de confiar nos resultados de uma estratégia híbrida de ação nessa rede.

“As oportunidades são infinitas dentro desse mundo das redes sociais. No TikTok, nem se fala. A criatividade tem que vir em primeiro lugar e as marcas precisam abrir mão do “só falar” para interagir. O social listening é mais importante do que nunca. A partir do momento em que a empresa ouve o que os consumidores e clientes querem (consumir e como consumir), os resultados passam a ser maiores e muito mais naturais”, afirma Cintia Arruda.

Campanha Omo

Uma campanha da marca Omo com o projeto Criança Esperança chegou a 39 milhões de visualizações na rede social TikTok. A marca promete fazer uma doação a cada vez que o vídeo é tocado, daí o nome da campanha: “1 Play 1 Doação”. A empresa não informa, no entanto, o valor que será doado.

A ação também faz parte da estratégia de lançamento da companhia para a música “SOMOS”, criada em uma parceria do DJ Alok e da banda Melim.
Ao longo de 12 meses, todo o dinheiro arrecadado com as visualizações da campanha será destinado para projetos sociais que integram o programa Criança Esperança. Além do TikTok, outras plataformas como o YouTube, o Spotify e o Instagram também foram usadas pela marca para transformar as exibições em doações financeiras. POR TRIBUNA DO NORTE

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.