TikTok levanta preocupações de segurança nacional, diz diretor do FBI

O diretor do FBI, Christopher Wray, afirmou, nesta quarta-feira, que o TikTok levanta preocupações de segurança nacional, alertando para o fato de o governo chinês poder aproveitar a rede social para influenciar os utilizadores ou controlar os seus dispositivos.

Segundo cita a Reuters, Wray disse que os riscos incluem a “possibilidade de o governo chinês usar [o TikTok] para controlar a recolha de dados de milhões de utilizadores ou controlar o algoritmo de recomendação, que pode ser usado para operações de influência”, além de poder usar a rede social para “controlar o software em milhões de dispositivos”, dando-lhe a oportunidade de “comprometer tecnicamente” esses dispositivos.

Ressaltando que o Comitê de Investimentos Estrangeiros do governo dos EUA (CFIUS) está em negociações com o TikTok, detido pela ByteDance, há vários meses, com o objetivo de chegar a um acordo de segurança nacional.

Após explicar que a contribuição do FBI será tida em conta em “quaisquer acordos” que possam ser feitos, Wray observou que as empresas chinesas são obrigadas a “fazer o que o governo chinês quiser em termos de partilha de informações ou servir como uma ferramenta do governo chinês. E isso é motivo suficiente para se estar extremamente preocupado”.

A Reuters indica ainda que um porta-voz do TikTok confirmou que “a contribuição do FBI” está sendo “considerada” como parte das negociações em curso com o governo dos EUA. “Embora não possamos comentar as especificidades dessas discussões confidenciais, estamos confiantes de que estão num caminho para satisfazer plenamente todas as preocupações razoáveis ​​de segurança nacional dos EUA”, declarou.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.