
“Tô acostumado”, diz Moraes após saber que foi chamado de “desgraçado” em reuniões de aliados de Bolsonaro
Durante depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última segunda-feira (9), o tenente-coronel Mauro Cid afirmou que o ministro Alexandre de Moraes era frequentemente criticado em encontros informais com aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo Cid, as falas tinham tom semelhante a “conversa de bar” e incluíam xingamentos como “esse cara é um desgraçado”, mas sem qualquer plano de ação ou ameaça concreta.
A declaração foi feita após questionamento do advogado de Bolsonaro, Celso Vilardi, sobre uma reunião realizada em 28 de novembro de 2022. O próprio Moraes, relator do caso, interpelou Cid, que respondeu de forma direta. A fala gerou risos no plenário quando Moraes comentou: “Só? O senhor tem que falar a verdade. Eu tô acostumado, pode falar”. Cid ainda mencionou o uso de memes e figurinhas para ridicularizar o ministro.
O depoimento de Mauro Cid marca o início da semana de interrogatórios no STF sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Além dele, outros sete réus serão ouvidos, incluindo Jair Bolsonaro e ex-integrantes de seu governo, como os generais Braga Netto, Augusto Heleno e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres. A Primeira Turma do STF dedicará toda a semana às oitivas.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.