Zelensky assina documento para Ucrânia integrar União Europeia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou ter assinado nesta segunda-feira, 28, um pedido para que a Ucrânia possa integrar a União Europeia. 

O comunicado foi divulgado na conta oficial de Zelensky no Telegram. No anúncio, ele escreveu: “Hoje eu assinei a inscrição para a participação da Ucrânia como mebro da União Europeia. Eu tenho certeza que isso é real.”

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou uma operação militar contra a Ucrânia entre a noite da quarta-feira 23 e a madrugada da quinta-feira 24. Nesta segunda-feira, 28, estamos no quinto dia de ações na região.

As tropas ucranianas têm resistido ao avanço militar russo na capital Kiev, enquanto os bombardeios aumentam na tentativa da Rússia de tomar o controle da cidade. Houve intensos combates de rua e rajadas de tiros e explosões puderam ser ouvidas em toda a cidade, incluindo seu coração, a praça Maidan, onde em 2014 protestos ucranianos levaram à derrubada de um governo pró-Moscou. Kiev se converteu no principal palco do conflito entre Rússia e Ucrânia na madrugada de sábado.

Os bombardeios também aumentaram, puderam ser ouvidos e sentidos em vários pontos da capital ucraniana.

O Exército da Ucrânia fez uma convocação para todos os civis se alistarem: “Precisamos de todos os recrutas, sem restrições de idade”, disse uma primeira mensagem publicada em uma rede social. A convocação, presumivelmente, vale também para menores de idade, e alcança homens e mulheres. Desde dezembro, todas as mulheres ucranianas “aptas ao serviço militar” entre 18 e 60 anos fazem parte da reserva em tempos de guerra.

Fonte: Estadão

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.