Na manhã de 07 de abril, policiais militares do GTO e RP Pureza participaram de uma ação social preventiva e educativa no combate à pandemia do corona vírus.
A Barreira Sanitária foi realizada na entrada do município de Pureza e trata-se de uma ação conjunta, com a participação de várias secretarias da Prefeitura de Pureza.
O Globo diz que Jair Bolsonaro deve demitir ainda nesta segunda-feira (6) Luiz Henrique Mandetta, em meio à crise do novo coronavírus. Segundo o jornal carioca, o ato oficial de exoneração do ministro da Saúde está sendo preparado nesta tarde no Planalto.
A expectativa é que a decisão seja publicada em edição extra do Diário Oficial após a reunião do presidente com todos os ministros, marcada para as 17h.
Os ânimos já começam exaltados para a pré-campanha 2020 na cidade de Ouro Branco. O vereador Amarildo ameaçou de morte o vereador Júnior Nogueira, que procurou a delegacia de Caicó para formular queixa crime.
Principal impulsionador da pré-campanha de prefeito do empresário Dênis Rildo, grupo da oposição, Júnior Nogueira disse ter virado alvo de Amarildo devido às conquistas que estão fortalecendo a majoritária para as eleições.
O Governo @jairbolsonaro destinou mais R$ 9,4 bilhões para fortalecer a rede pública de saúde no enfrentamento ao coronavírus. Os recursos serão usados pelo SUS para aquisição de novos testes, medicamentos e equipamentos para a rede hospitalar.
Até então um dos principais defensores de Jair Bolsonaro na classe artística, o ator Carlos Vereza rompeu com o presidente nesta sexta-feira, 3.
Em posts nas redes sociais, Vereza chamou Bolsonaro de “irresponsável” por suas ações diante da pandemia do novo coronavírus. “Desautorizar publicamente o ministro da Saúde por ciúmes não dá mais; tirei o time.”
Preocupado com a situação dos hospitais e emergências do Estado, o deputado Ubaldo Fernandes (PL) apresentou na Assembleia Legislativa um novo projeto de lei que autoriza o uso da telemedicina enquanto durar o estado de calamidade pública do Rio Grande do Norte, em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19). “Essa é uma prática aprovada pelo Conselho Federal de Medicina, que facilitará muito a relação entre médico e paciente, num momento em que o melhor a fazer é ser tratado em casa, evitando se dirigir a hospitais e unidades de saúde”, afirma o parlamentar.
Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), a telemedicina e a teleassistência médica são permitidas em todo território nacional, em tempo real on-line ou off-line. Representa o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde. “O uso da telemedicina é importante, principalmente no trato de pacientes crônicos, que já possuem uma relação com seu médico e poderão ser melhor acompanhados sem sair de casa”, explica Ubaldo Fernandes. Devem ser preservados todos os dados trocados por imagem, texto e/ou áudio entre médicos, entre médico e paciente e entre médico e profissional de saúde.
De acordo com o projeto do deputado, o uso da telemedicina possibilitará a verificação pontual da resposta do paciente ao tratamento introduzido, permitindo ao médico personalizar o tratamento, intervir em tempo hábil e reduzir o número de visitas de acompanhamento. “O monitoramento constante dos pacientes por parte dos médicos também reduz as admissões em hospitais de situações críticas, que podem ser controladas à distância, sem ter que forçar o paciente a procurar uma sala de emergência. Isso tudo contribui para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias, reduzindo ainda os custos da assistência de saúde”, conclui o deputado.
Imagens do jovem Gilberto Araújo, gentilmente cedidas ao blog Jair Sampaio, mostram um aglomerados de edifícios na capital potiguar agitados por um panelaço contra o Presidente da República, nesta terça feira, 31.
O protesto de hoje é o segundo em 15 dias e foi novamente uma reação ao pronunciamento do Presidente em cadeia nacional de rádio e TV. Sob os gritos de “fora Bolsonaro”, as penelas acoavam longe os seus ploc ploc’s.
O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello pediu a Procuradoria-Geral da República (PGR) que analise uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro.
A notícia-crime é um instrumento usado para alertar uma autoridade – a polícia ou o MP – da ocorrência de um ilícito.
Na petição, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) pede que o Ministério Público (MP) acuse o presidente de colocar em risco a saúde dos brasileiros em seu pronunciamento da semana passada sobre a pandemia de coronavírus.
O ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, negou que o presidente Jair Bolsonaro planeje demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que estava ao lado dele em entrevista coletiva no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (30).
“Não existe essa ideia de demissão do ministro Mandetta. Isso aí está fora de cogitação, no momento.” Em seguida, o ministo da Saúde ironizou a fala do colega: “Em política, quando a gente fala não existe, o professor já fala: existe”.
A Polícia Militar do Destacamento de Polícia da cidade de São Rafael-RN, em patrulhamento realizado nesta segunda, dia 30 de março de 2020, no intuito de cumprir o decreto estadual de prevenção do COVID-19, realiza “vaquinha”, e com contribuição de colaboradores, doa cesta básica a família de 8 pessoas que já se encontrava em situação de dificuldades.
Na oportunidade, o comandante pede a quem puder colaborar com doação de alimentos e material de limpeza, dirija-se ao destacamento de polícia e realize sua doação, para que o trabalho de assistência a pessoas em situação de risco possa continuar. “Juntos somos mais fortes!“
Municípios de residência dos pacientes em isolamento domiciliar ou internados: Caicó, São Fernando, Marcelino Vieira, São José do Seridó, Apodi, Jardim do Seridó e Jardim de Piranhas.
Vinte e três pessoas foram detidas na noite de sábado (28) em uma granja localizada entre as cidades de Parnamirim e Macaíba, na Região Metropolitana de Natal.
O grupo estava reunido em uma festa, o que vai na contramão das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus estabelecidas pelo Governo do RN e chanceladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Na madrugada de hoje, 29, durante patrulhamento na área rural Sul da região metropolitana de Natal, no bairro Santa Tereza, que fica na cidade de Parnamirim, as volantes da CIOPAR (Cia Independente de Operações e Patrulhamento Rural), foram informadas de um roubo de veículo no setor após o COPOM ter passado via rádio.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, passou neste domingo (29) por volta das 10h, pelo Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Ele ficou no local por cerca de 20 minutos.
Segundo a assessoria de imprensa da Presidência, Bolsonaro não foi fazer exames, mas sim verificar as condições de atendimento do local. Bolsonaro também visitou vários comércios locais ainda abertos em Brasília.
Está nas mãos da Policia Civil a investigação do acidente que ceifou a vida do agricultor José Marcejio Paiva, conhecido como China, ocorrido na madrugada desta sexta feira, 27, na RN-118, próximo à cidade de São João do Sabugi.
Das informações constatadas por testemunhas à polícia, revelam que a vítima estaria debaixo de um veículo, modelo D-40, fazendo uma amarração, tendo em vista este seria rebocado por outro veículo, modelo D-20.
Na entrevista coletiva desta sexta-feira (27), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou que o estádio Arena das Dunas será transformado em um hospital de campanha, com 100 leitos para abrigar pacientes acometidos pelo coronavírus (COVID-19). Esta medida vem atender a um pedido feito pelo deputado Ubaldo Fernandes, na última segunda-feira (23), quando ele solicitou à governadora que requisitasse ao Ministério da Defesa, autorização para que o Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada instalasse um hospital de campanha no estádio.
“Sabemos que o momento é crítico e que o número de pacientes infectados por esse vírus aumenta consideravelmente a cada dia. Precisaremos de muito mais leitos para tratar a população e acredito que uso da estrutura da Arena das Dunas será de grande valia. Fico feliz que a governadora tenha conseguido com a empresa OAS a disponibilização do equipamento”, diz o deputado Ubaldo Fernandes.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) confirmou, nesta sexta-feira, 28 casos do COVID-19 no Estado, sendo 19 em Natal, quatro em Parnamirim e cinco em Mossoró. De acordo com o boletim epidemiológico, o número de casos suspeitos subiu para 1.176, sendo 30 casos de pessoas residente em outras regiões do país. A SESAP ainda investiga quatro óbitos de casos suspeitos. Até o momento, foram 282 descartados.
Além de um novo hospital de campanha, a governadora anunciou a destinação de R$ 4 milhões para que os municípios potiguares usem no enfrentamento da doença, especialmente nas áreas de saúde e assistência social. Esta semana, o governo também obteve autorização para o recrutamento referente à contratação temporária de profissionais da saúde. O processo está tramitando com a urgência que o caso requer.
O governo de Jair Bolsonaro está proibido pela Justiça Federal de adotar medidas contrárias ao isolamento social como forma de prevenção ao coronavírus.
Dois decretos do presidente que ia nesse sentido foram suspensos, o que classificava as igrejas e casas lotéricas como serviços essenciais, o que, na prática, permitia o funcionamento desses estabelecimentos, mesmo em estados em que os governos municipais ou estaduais tivessem proibido aglomerações.
O Presidente Jair Bolsonaro anuncia que ajuda financeira a trabalhadores informais (Coronavoucher) será R$ 600 ao mês (até 2 por família), o triplo do valor previsto de R$ 200.
“A Caixa Econômica Federal iniciará o pagamento após aprovação pelo Congresso (estamos votando na Câmara agora)”, disse o deputado Fábio Faria em seu Twitter agora a pouco.
O Deputado Ubaldo Fernandes se pronunciou, através de suas redes sociais, a favor de que parte dos recursos do Fundo Eleitoral sejam remanejados para o Ministério da Saúde e aplicados em ações de combate e prevenção ao coronavírus. Atualmente orçado em R$ 2 bilhões, o Fundo Eleitoral concentra verbas repassadas pelo Tesouro Nacional para apoio às candidaturas.
“A situação nos hospitais brasileiros deve se complicar ainda mais com a disseminação do coronavírus. Com os recursos advindos do Fundo Eleitoral, poderemos investir na ampliação dos leitos de UTI, na compra de respiradores e testes para a população”, disse Ubaldo Fernandes.
O deputado também se mostrou favorável à ideia proposta pelo colega médico e deputado Vivaldo Costa, para que todos os parlamentares remanejem verbas de suas emendas impositivas no orçamento, para a compra de respiradores e outros insumos.
“Se cada um de nós, deputados estaduais, remanejar R$ 500 mil, conseguiríamos o montante de R$ 12 milhões para serem direcionados para a Secretaria de Saúde Pública do Estado e investidos na compra dos respiradores e outros materiais necessários ao controle da pandemia”, explicou o deputado Ubaldo. De acordo com o Vivaldo Costa, os R$ 12 milhões seriam suficientes para comprar 230 respiradores.