Câmara de Parnamirim emitiu mais de 1900 identidades em 2025 e continua atendimentos


Durante o recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Parnamirim continua emitindo a carteira nacional de identidade, através da Sala do Cidadão. Com a primeira via gratuita, o agendamento para emissão pode ser realizado através do site oficial da Casa Legislativa e o atendimento à população está ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Para a emissão do documento é necessário e obrigatório trazer a certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e CPF, todos originais. Para casos de pessoas com deficiência, é preciso levar o laudo médico. Também pode-se levar título de eleitor, carteira de trabalho, cartão SUS ou CNH como documentos opcionais. 

Realizado em parceria com o ITEP-RN, a atividade foi iniciada no mês de julho de 2025 e, desde então, foram emitidas 1.914 identidades. Para este ano, a Casa Legislativa pretende expandir os serviços oferecidos pela Sala do Cidadão, visando atender as necessidades dos cidadãos que ainda não possuem a carteira nacional de identidade e outros documentos.  

Moraes é aplaudido após debochar da transferência de Bolsonaro para a Papuda na USP: “Mas me contive hoje”


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na quinta-feira, 15 de janeiro, a transferência imediata do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da Superintendência da Polícia Federal para a Sala de Estado-Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, no Complexo Penitenciário da Papuda – conhecida como ‘Papudinha’.

É válido lembrar que a medida veio após meses de reclamações da família e da defesa sobre as condições na PF, onde Bolsonaro – idoso, vítima de grave atentado com sequelas permanentes, múltiplas cirurgias e saúde fragilizada – cumpria pena em regime que, segundo o próprio Moraes, era ‘absolutamente excepcional e privilegiado’.

Em vez de conceder prisão domiciliar humanitária, como pedia a defesa com base na idade avançada e no risco de vida, o ministro optou por transferir ele para um presídio, mesmo em cela especial. Moraes justificou que o local oferece ‘condições ainda mais favoráveis’.

Mais >

Em visita à Paraíba, Hugo Motta não garante apoio à reeleição de Lula


Durante visita à Paraíba, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) evitou cravar apoio a uma eventual candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Questionado sobre o cenário de 2026, o parlamentar afirmou que qualquer definição passará pelo critério da reciprocidade política.

Segundo Motta, o apoio eleitoral depende de gestos concretos e de alinhamento entre as partes. “Ao longo do período, nós temos que entender que a política se faz com reciprocidade. Então, nessa construção política, entender o que é que nós vamos ter de apoio, de gestos, para também decidir quem nós vamos apoiar”, declarou.

O deputado ressaltou ainda que a decisão será construída de forma gradual e com respeito à população paraibana. “É isso que nós temos que construir de maneira muito tranquila e respeitosa para a população do nosso Estado”, completou.

A fala reforça a postura cautelosa de Hugo Motta diante do tabuleiro político nacional, sinalizando que alianças para 2026 ainda estão em aberto e dependerão das relações institucionais e políticas firmadas ao longo do atual mandato.

Luto em Jardim de Piranhas: morre o ex-prefeito Galbê Maia


Morreu na madrugada desta sexta-feira (16), em Natal, o ex-prefeito de Jardim de Piranhas, Galbê Maia, aos 82 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração e faleceu em decorrência de complicações de problemas de saúde, após sofrer uma parada cardíaca.

Segundo informações, Galbê apresentava um quadro considerado estável e chegou a caminhar pelos corredores do hospital, mas passou mal repentinamente no fim da noite, não resistindo às complicações.

Natural do Sítio Bom Lugar, no município de Brejo do Cruz, no sertão da Paraíba, Galbê Maia nasceu em 2 de outubro de 1943, mas construiu toda a sua trajetória política e pessoal em Jardim de Piranhas, cidade à qual manteve forte ligação ao longo da vida.

Na vida pública, teve atuação marcante no município, exercendo sucessivos mandatos como prefeito. Entre os períodos de maior destaque, esteve à frente do Executivo municipal em 1985 e entre os anos de 2001 e 2004.

Galbê Maia era casado com Josidete Maia, que também foi prefeita de Jardim de Piranhas. Deixa cinco filhos e sete netos. Ele era irmão da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), do deputado federal João Maia (PP-RN) e do deputado distrital Agaciel Maia.

Até o momento, a família ainda não divulgou informações oficiais sobre velório e sepultamento, mas há o desejo de que as cerimônias ocorram em Jardim de Piranhas, cidade onde Galbê Maia construiu sua história política e familiar.

Zenaide Maia comemora inauguração do primeiro Hospital Municipal de Mossoró ao lado do prefeito Allyson Bezerra


A senadora Zenaide Maia (PSD) participou, nesta quinta-feira (15), da inauguração do primeiro Hospital Municipal de Mossoró, um marco histórico para a saúde pública do município e da região Oeste do Rio Grande do Norte. A solenidade contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra, autoridades locais, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil.

Durante o evento, Zenaide destacou a importância da unidade hospitalar para ampliar o acesso da população a serviços de saúde com mais qualidade, estrutura e dignidade. A senadora parabenizou a gestão municipal pela condução do projeto e ressaltou a parceria institucional que viabilizou a entrega do equipamento público.

“Hoje é um dia histórico para Mossoró. Entregamos o primeiro Hospital Municipal, um marco para a saúde pública e para o cuidado com quem mais precisa. Parabenizo a gestão do prefeito Allyson pelo trabalho e agradeço a parceria que tornou esse sonho possível”, afirmou a parlamentar.

Mais >

Escritório alerta para golpe do falso advogado usando nome de Luiz Gomes: “criminosos simulam processos”


O advogado Luiz Gomes, por meio do escritório LGomes Advogados Associados, emitiu um novo alerta público sobre a atuação de golpistas que estariam utilizando indevidamente seu nome e imagem para aplicar o chamado “golpe do falso advogado” em clientes e terceiros.

De acordo com a nota, os criminosos entram em contato, principalmente por aplicativos de mensagens como o WhatsApp, apresentando supostos andamentos processuais, documentos judiciais falsificados e informações inverídicas. O objetivo é induzir as vítimas ao erro e extorquir valores, exigindo depósitos, transferências ou pagamentos via PIX sob o pretexto de liberação de alvarás judiciais ou obtenção de vantagens em processos.

O escritório reforça que se trata de golpe e de crime, esclarecendo que o LGomes Advogados Associados nunca solicita pagamentos antecipados para liberação de valores judiciais. Todo contato legítimo, segundo a nota, ocorre exclusivamente por meio dos canais oficiais do escritório.

Diante da recorrência das tentativas de estelionato, a equipe jurídica orienta que possíveis vítimas não realizem qualquer tipo de pagamento, não forneçam dados pessoais ou bancários e preservem todas as mensagens, números e documentos enviados pelos golpistas. A recomendação é registrar imediatamente um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil e formalizar denúncia à OAB do Rio Grande do Norte (OAB-RN), já que há uso indevido da advocacia para prática criminosa.

Ainda conforme o comunicado, esse tipo de conduta pode se enquadrar no crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal, e será rigorosamente combatido pelo escritório.

O advogado Luiz Gomes pede que amigos, clientes e parceiros redobrem a atenção e, em caso de qualquer dúvida, confirmem informações diretamente com o LGomes Advogados Associados por meio dos canais oficiais. O alerta é válido tanto no Brasil quanto em Portugal, onde o advogado também atua.

“É o conhecido golpe do falso advogado. Não caia. Denuncie”, reforça a nota.

Com super escolta, ex-presidente Bolsonaro chega à Papudinha-DF


Para humilhar mesmo. PF preparou super escolta para transferir Bolsonaro para a Papudinha, em Brasília. E

Em decisão publicada na tarde desta quinta-feira (15/1), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja transferido da Superintendência Regional da Polícia Federal, no Setor Policial Sul, para a Papudinha de maneira imediata. No documento, algumas regras foram modificadas.

Carlos Bolsonaro reage à decisão de Moraes e critica transferência de seu pai para a Papuda


Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

O ex-vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) se manifestou nesta quinta-feira (15) após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Carlos classificou a medida como injusta e afirmou que o pai é alvo de perseguição política.

Falando de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, Carlos disse ter parado na estrada ao receber a notícia da transferência. “Acabei de receber a notícia que meu pai vai ser transferido de um presídio para o outro, agora indo para a Papodinha”, declarou. Na sequência, afirmou que o ex-presidente não deveria estar preso. “Meu pai não tem que ir para presídio nenhum, ele tem que ir pra casa”, disse.

Segundo o ex-vereador, Jair Bolsonaro não cometeu crimes e enfrenta problemas de saúde que deveriam ser levados em consideração. “Todos nós sabemos que o presidente Jair Bolsonaro não cometeu crime nenhum. E todos nós sabemos de suas comorbidades e seus problemas de saúde”, afirmou. Carlos também comparou a situação do pai com a de outros investigados ou condenados. “Por outros motivos, outras pessoas já foram pra casa por muito menos. E infelizmente isso não tá acontecendo com o presidente Jair Bolsonaro”, completou.

No vídeo, Carlos Bolsonaro voltou a criticar o que chamou de motivação política por trás das decisões judiciais. “É uma perseguição política, é uma tortura psicológica diária”, disse, ao se referir ao andamento do caso e às medidas impostas ao ex-presidente.

Ao final da gravação, o vereador fez um apelo com tom eleitoral, mencionando o ano de 2026 como decisivo. “2026 é um ano fundamental pra que nós possamos ter esperanças e mudar os destinos do nosso país”, afirmou. Segundo ele, a mobilização popular será determinante. “Tenho certeza absoluta que esse ano, você assumindo a sua responsabilidade e nós aqui também assumindo a nossa responsabilidade, daremos o recado que a população tanto almeja”, concluiu, citando o caso de Jair Bolsonaro e de outros presos no Rio de Janeiro.

A decisão de Alexandre de Moraes e a transferência para a Papuda seguem repercutindo entre aliados e opositores do ex-presidente, ampliando o debate político e jurídico em torno do caso.

Urgente: Moraes manda transferir Jair Bolsonaro para sala na penitenciária da Papuda


O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nesta quinta-feira que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja imediatamente transferido da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para a Sala de Estado Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar, localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, também na capital federal.

Carnaval de Caicó 2026 ganha novo espaço premium: Lounge Varandinha do Cassimiro


O Carnaval de Caicó 2026 contará com uma novidade que promete elevar o padrão de conforto e experiência dos foliões. O produtor caicoense Wellington Cassimiro anunciou o lançamento da Lounge Varandinha do Cassimiro, um espaço exclusivo, privado e reservado, pensado para quem deseja curtir a maior festa popular da cidade com mais comodidade e visibilidade.

Localizada na principal via do carnaval, a Avenida Seridó, a Varandinha foi projetada para oferecer uma vista privilegiada da passagem dos trios elétricos e dos blocos de rua. O ambiente contará com dois lounges decorados e uma varandinha charmosa, garantindo excelente visual do percurso oficial da folia.

Entre os diferenciais do espaço estão banheiro exclusivo, sistema de som próprio para interação com o público na avenida e transmissão ao vivo, ampliando a experiência dos presentes e conectando o lounge ao clima do carnaval em tempo real. A proposta é unir conforto, segurança e animação em um ambiente aconchegante, sem abrir mão da energia contagiante da festa.

A Lounge Varandinha do Cassimiro chega como uma novidade aguardada para o Carnaval de Caicó 2026, reforçando a diversificação de opções para moradores e visitantes que desejam aproveitar a folia com mais estrutura e exclusividade.

Segundo o produtor, em breve serão divulgadas as informações sobre a venda do lote promocional, incluindo detalhes de acesso e valores. A expectativa é alta para o lançamento do espaço, que já desponta como uma das varandinhas mais charmosas do carnaval caicoense em 2026.

📲 Mais informações: WhatsApp (84) 9 8845-0227

Força Tática prende mulher por tráfico de drogas em Macaíba


Uma ação da Força Tática do 11º Batalhão da Polícia Militar (Batalhão Augusto Severo) resultou na prisão de uma mulher por tráfico de drogas na manhã desta quinta-feira (15), no município de Macaíba, na Grande Natal.

De acordo com o Comando de Policiamento Metropolitano, as equipes realizavam patrulhamento de rotina quando, ao passarem pela Rua José de Baltazar — conhecida popularmente como Rua do Mosquito — perceberam o comportamento suspeito da mulher. Ao notar a aproximação das viaturas, ela demonstrou nervosismo e tentou se desfazer de um material, escondendo-o dentro de um saco de reciclagens.

Durante a abordagem e após diligência no local, os policiais encontraram uma quantidade significativa de entorpecentes, caracterizando o tráfico de drogas. Foram apreendidas 27 pedras de crack, 11 porções de cocaína e 24 embalagens de maconha.

Diante dos fatos, a suspeita recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Macaíba, onde a ocorrência foi registrada e os procedimentos legais adotados.

A Polícia Militar reforça que ações como essa fazem parte do trabalho contínuo de combate ao tráfico de drogas e de preservação da segurança da população.

Polícia Militar do Rio Grande do Norte: servir e proteger.

Noiado com facão na mão: paraibano toca terror após fazer duas pessoas reféns ao tentar assaltar lotérica nesta quinta em Parnamirim


Uma tentativa de assalto provocou momentos de tensão e grande tumulto na manhã desta quinta-feira (15) em uma casa lotérica localizada na cidade de Parnamirim, na Grande Natal. Um homem em situação de rua, apontado como usuário de drogas, tentou cometer o crime armado com um facão e acabou fazendo duas pessoas reféns: um homem e uma idosa.

De acordo com informações apuradas no local, o suspeito invadiu o estabelecimento e, durante a ação, ameaçou um dos clientes, chegando a colocar o facão em seu pescoço. A idosa também foi mantida sob ameaça, mas, segundo testemunhas, o agressor não chegou a encostar a arma em seu pescoço.

A movimentação chamou a atenção de populares e gerou pânico entre clientes e funcionários da lotérica. A Polícia Militar foi acionada rapidamente e chegou ao local, conseguindo intervir na situação antes que algo mais grave acontecesse.

Após negociação e ação precisa dos policiais, o suspeito foi contido e preso. Felizmente, ninguém ficou ferido. O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e ficará à disposição da Justiça.

A rápida atuação da Polícia Militar foi fundamental para o desfecho positivo da ocorrência, garantindo a segurança das vítimas e restabelecendo a ordem no local.

Cantor Rai Saia Rodada é internado às pressas em Mossoró após mal-estar


O cantor Raí Saia Rodada foi internado na manhã desta quinta-feira (15) no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, após apresentar um mal-estar. O artista deu entrada na unidade de saúde em uma ambulância e permanece sob cuidados médicos para monitoramento do quadro.

Até o momento, não há informações oficiais sobre a causa do mal-estar nem detalhes sobre o estado de saúde do cantor. De acordo com informações apuradas pela reportagem, a internação tem caráter preventivo, com acompanhamento clínico. Na noite de quarta-feira (14), Raí se apresentou na cidade de Caraúbas.

“Roubei mais de 100 bancos e não tenho onde morar”: Livro sobre Pedro Rocha ganha destaque nacional


Após repercussão nacional no UOL, livro de Márcio Morais registra aumento nas vendas e consolida sucesso do projeto “Por Trás das Grades”.

O livro “Pedro Rocha”, de autoria do jornalista e policial penal do Rio Grande do Norte Márcio Morais, ganhou repercussão nacional ao ser destaque no Portal UOL, um dos maiores veículos de comunicação do país.

A obra retrata a história de Pedro Rocha, considerado um dos mais temidos assaltantes de bancos do Nordeste, e foi tema da coluna do jornalista Josmar Jozino, com o título “Roubei mais de 100 bancos e não tenho onde morar, diz assaltante em livro”, publicada nesta terça-feira (13).

Mais >

Há 14 anos, Caicó perdia Manoel Torres de Araújo, referência de ética e compromisso público


Nesta quinta-feira, 15 de janeiro, completam-se 14 anos da morte de Manoel Torres de Araújo, ex-prefeito de Caicó e ex-deputado estadual, lembrado como uma das últimas grandes reservas morais da política potiguar. Seu Manoel Torres faleceu em 15 de janeiro de 2012, aos 93 anos, deixando um legado marcado pela honestidade, simplicidade e dedicação à vida pública.

Natural de Caicó, Manoel Torres construiu sua trajetória política profundamente ligada ao Seridó e às necessidades do povo caicoense. Foi prefeito do município em um período em que a gestão pública era marcada por poucos recursos, mas muita responsabilidade. À frente da Prefeitura, destacou-se pelo zelo com o dinheiro público, pela proximidade com a população e pela condução austera da administração, sempre pautada pelo respeito às instituições e pelo diálogo.

Além da atuação como prefeito, Manoel Torres também exerceu mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, onde levou a voz do Seridó ao parlamento potiguar. No Legislativo, manteve a mesma postura que o consagrou na política municipal: firmeza de princípios, discrição e compromisso com causas coletivas, sem se deixar levar por interesses pessoais ou partidários.

Mais >

Carreta “Aqui Tem Especialidades” zera fila de exames e avança na saúde da mulher em Parnamirim


A gestão da prefeita Nilda segue avançando na ampliação do acesso a exames e consultas especializadas em Parnamirim. A Carreta “Aqui Tem Especialidades” está em funcionamento no Parque Aristófanes Fernandes e permanece no município até fevereiro, reforçando a rede de atendimento e enfrentando demandas reprimidas que se acumulavam há anos.

A iniciativa já apresenta resultados expressivos. Foram 234 exames de ultrassonografia transvaginal e pélvica realizados, o que permitiu zerar a fila desses procedimentos específicos. No total, a carreta contabiliza 129 ultrassonografias, além de 349 consultas especializadas, garantindo mais agilidade no diagnóstico e no cuidado com os pacientes.

O atendimento ocorre exclusivamente por regulação, com pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), assegurando organização, equidade e prioridade a quem já aguardava no sistema municipal.

A carreta funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. A ação integra a estratégia da gestão Nilda de reduzir filas históricas, fortalecer a atenção especializada e garantir um atendimento mais eficiente e humanizado.

A prefeita Nilda destacou a importância da iniciativa para a saúde do município:
“Cuidar das pessoas é prioridade da nossa gestão. Estamos enfrentando filas antigas, ampliando o acesso aos exames e garantindo que os pacientes tenham atendimento com mais rapidez, dignidade e respeito”,afirmou.

Genial/Quaest: Lula segue favorito para as eleições 2026; Flávio Bolsonaro avança e nome se consolida

Levantamento da Genial/Quaest, divulgado na manhã desta quarta-feira (14/1) indica que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece estável e dentro da margem de erro.

O primeiro retrato da pesquisa da Genial/Quaest em 2026, no entanto, traz um sinal político negativo para o Planalto: hoje, 49% desaprovam a gestão Lula, enquanto 47% aprovam.

Em dezembro, o cenário era praticamente empatado, com 49% de desaprovação e 48% de aprovação. A variação reforça a leitura de estagnação nos índices de popularidade, com leve predominância da desaprovação no início do ano.

Cenários eleitorais 

Mais >

Pesquisa Quest aponta que Lula aumentou sua aprovação no Nordeste e agora ostenta 67%


Pesquisa divulgada pela Quaest nesta quarta-feira (14) aponta aumento da aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre eleitores do Nordeste. Segundo o levantamento, o índice passou de 57% em dezembro para 67% em janeiro de 2026.

Em sentido oposto, nas regiões Sul e Sudeste, cresceu o percentual de eleitores que desaprovam a gestão do petista, conforme os dados apurados.

O estudo, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Deputada Terezinha destina R$ 100 mil para a APAE Currais Novos em parceria com o vereador Itamar


A deputada estadual Terezinha Maia garantiu a destinação de R$ 100 mil para a APAE de Currais Novos, recurso que já está na conta do município e será direcionado ao fortalecimento dos serviços prestados pela instituição. A emenda parlamentar foi viabilizada em parceria com o vereador Itamar Júnior, reforçando o compromisso conjunto com a inclusão e o cuidado às pessoas com deficiência no município.

Segundo turno sem Cadu: nova configuração isola totalmente o PT


O tabuleiro político do Rio Grande do Norte começa a ganhar contornos mais nítidos para a eleição de 2026, e o desenho que se forma aponta para um cenário especialmente desfavorável ao PT. Com articulações avançadas em campos distintos, líderes que historicamente caminharam juntos passam a dividir forças de forma estratégica, reduzindo drasticamente o espaço para uma candidatura governista competitiva.

De um lado, o vice-governador Walter Alves (MDB) se aproxima do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), levando consigo uma expressiva base municipal formada por prefeitos, vereadores e lideranças regionais. Caso esse movimento se consolide, o MDB rompe definitivamente com o PT no Estado e abandona qualquer possibilidade de sustentação política ao projeto governista.

Do outro lado, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), sinaliza aproximação com o grupo do senador Rogério Marinho (PL), pré-candidato ao Governo do Estado. A eventual retirada de Ezequiel e de sua base do campo petista teria impacto profundo, já que se trata de um dos maiores agrupamentos políticos do RN, com forte influência no Legislativo, em prefeituras e no interior do Estado.

Esse duplo movimento — Walter com Allyson e Ezequiel com Rogério — cria um cenário clássico da política: a pulverização das forças que antes davam sustentação ao governo, garantindo protagonismo futuro independentemente do vencedor. Ao mesmo tempo, deixa o PT isolado, sem alianças robustas e sem musculatura suficiente para sustentar uma candidatura competitiva ao Executivo.

Nesse contexto, a candidatura de Cadu Xavier, apontado como nome do campo governista, surge sem espaço político real para avançar ao segundo turno. Sem o MDB, sem o grupo de Ezequiel e sem capilaridade municipal, o PT corre o risco de repetir um roteiro conhecido: forte estrutura institucional, mas frágil sustentação eleitoral.

O cenário que se desenha, portanto, é de um segundo turno sem Cadu e com promessa concreta de derrota do PT, caso as articulações se confirmem. A disputa tende a se concentrar entre dois projetos fora do campo governista: de um lado, Allyson Bezerra, fortalecido pelo apoio de Walter Alves; do outro, Rogério Marinho, ancorado na base política de Ezequiel Ferreira.

Se esse desenho se mantiver, o RN caminha para uma eleição marcada não apenas pela alternância de poder, mas pelo esvaziamento político de um grupo que hoje ocupa o Governo do Estado.