Saíram de casa para salvar vidas e não voltaram: Brasil perde dois agentes da segurança pública em menos de 24 horas


O Brasil amanheceu de luto com a confirmação da morte de dois profissionais da segurança pública, ocorridas em diferentes regiões do país nas últimas horas. Um policial rodoviário federal no Amazonas e uma policial militar em Pernambuco perderam a vida enquanto exerciam a missão que escolheram: proteger a sociedade.

No Amazonas, um agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) morreu após um grave acidente envolvendo a viatura durante uma perseguição na BR-174. O policial participava de uma ação operacional quando o veículo saiu da pista. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Outros policiais que estavam na viatura foram socorridos e encaminhados para atendimento médico.

Já em Pernambuco, uma soldado da Polícia Militar morreu em um acidente com a viatura em que estava a serviço, na Região Metropolitana do Recife. O veículo foi atingido por outro automóvel, capotou e colidiu contra um poste. A policial faleceu no local, enquanto um colega de farda ficou ferido e foi levado ao hospital.

As duas mortes expõem uma realidade dura e recorrente: homens e mulheres que saem de casa diariamente sem saber se voltarão, enfrentando riscos constantes para garantir a segurança da população. São profissionais que deixam famílias, amigos e sonhos interrompidos pela violência, pelos acidentes e pelas adversidades do serviço.

As corporações decretaram luto e prestaram homenagens aos agentes, destacando o compromisso, a coragem e a dedicação de ambos. Em comum, além da farda, fica o símbolo do sacrifício de quem escolheu servir ao país mesmo diante do perigo.

Neste momento de dor, o Brasil se solidariza com as famílias, amigos e colegas de farda, reafirmando o respeito e o reconhecimento a todos os profissionais da segurança pública que seguem na linha de frente, muitas vezes com o preço mais alto: a própria vida.

Evento histórico reúne multidão em Carnaubais na entrega de veículos por Sargento Gonçalves e Dr. Gleudinho


Deputado Federal Sargento Gonçalves e Prefeito Dr. Gleudinho arrastam grande multidão e param Carnaubais na entrega de 4 veículos zero km

Na noite desta terça-feira, a força popular do Deputado Federal Sargento Gonçalves e do Prefeito de Carnaubais, Dr. Gleudinho, arrastou uma grande multidão e parou a cidade durante a entrega de quatro veículos zero quilômetro ao município.

Os novos veículos serão destinados à saúde e às demais secretarias municipais, garantindo mais estrutura, eficiência e qualidade no atendimento à população de CARNAUBAIS.

Mais >

Gestão Nilda reforça estrutura do Hospital Municipal Márcio Marinho e garante atendimento no litoral


O Hospital Municipal Deputado Márcio Marinho, em Pirangi, teve a sua estrutura fortalecida pela gestão da prefeita Nilda, garantindo atendimento qualificado à população e aos visitantes que frequentam o litoral neste período do ano. Atualmente, o hospital funciona com três médicos, sendo dois em plantão 24 horas e um em plantão de 12 horas, além de dispor de leitos clínicos de internação e ambulância para remoções. A unidade passou por manutenção completa, recebeu novos equipamentos e teve sua farmácia totalmente abastecida.

O volume de atendimentos chega a 150 pacientes por dia na baixa estação, podendo alcançar 200 atendimentos diários na alta estação.
A unidade recebeu abastecimento completo de insumos da farmácia, incluindo a disponibilização de trombolítico, medicamento essencial para o atendimento de pacientes com infarto, ampliando a capacidade de resposta em situações de urgência. O hospital também passou a contar com laboratório modernizado, equipado com aparelhos atuais e insumos suficientes para a realização diária de exames laboratoriais. Houve ainda reforço das equipes, com a chegada de novos profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Entre as melhorias, destacam-se também a implantação de aparelhos modernos de eletrocardiograma, com laudos emitidos em poucos segundos e análise ágil, inclusive com suporte cardiológico. A unidade passou ainda por reforma estrutural, com nova sinalização, melhorias físicas e regularização do fornecimento de materiais de limpeza e administrativos.

Para a prefeita Nilda, as ações refletem o compromisso da gestão com a saúde pública. “Nosso objetivo é garantir que a população de Parnamirim e quem visita nossa cidade encontre um hospital estruturado, com profissionais, equipamentos e medicamentos disponíveis. Saúde é prioridade e estamos trabalhando para oferecer atendimento seguro e eficiente em todas as regiões do município”, afirmou.

11º BPM captura foragido na Grande Natal


Policiais militares do 11º Batalhão da Polícia Militar (11º BPM) capturaram, na tarde desta terça-feira (13), um foragido da Justiça no município de Macaíba, na Região Metropolitana de Natal. A ação foi realizada por uma equipe da Rádio Patrulha durante patrulhamento de rotina.

De acordo com informações do Comando de Policiamento Metropolitano, os policiais da viatura B 11-17 localizaram o suspeito, conhecido pelo apelido de “Tubarão”, em um estabelecimento comercial situado às margens da BR-304. No momento da abordagem, o homem teria oferecido resistência, sendo necessário o uso moderado da força para contê-lo.

Após a detenção, o suspeito foi conduzido à 20ª Delegacia de Polícia Civil de Macaíba, onde foi confirmada a existência de um mandado de prisão em aberto contra ele. Em seguida, o foragido foi entregue à autoridade policial para a adoção dos procedimentos legais cabíveis.

A Polícia Militar reforça que ações de patrulhamento e abordagens seguem sendo intensificadas na região com o objetivo de localizar foragidos da Justiça e garantir mais segurança à população.

Deputado Federal Sargento Gonçalves pede apoio para criança com paralisia cerebral


O deputado federal Sargento Gonçalves usou suas redes sociais para pedir apoio à causa da pequena Ketilly, uma criança que nasceu prematura e, em decorrência de complicações, desenvolveu paralisia cerebral, condição que a tornou cadeirante.

Atualmente, Ketilly depende do esforço diário dos pais para manter sua rotina. O pai é policial militar e, junto com a mãe, a acompanha todos os dias até a escola e às terapias necessárias para seu desenvolvimento. Apesar das dificuldades, Ketilly é exemplo de força e superação.

O grande sonho da criança é conquistar uma cadeira de rodas motorizada, com todas as adaptações necessárias, que lhe permita ter mais independência, autonomia e dignidade, proporcionando uma melhor qualidade de vida, tanto na rotina diária quanto no ambiente escolar.

Além disso, Ketilly é atleta de Bocha Paralímpica, demonstrando talento, determinação e amor pelo esporte, mesmo diante dos desafios impostos pela deficiência.

Sensibilizado com a história, o deputado Sargento Gonçalves divulgou em suas redes sociais o link da vakinha solidária, convidando a população a contribuir com essa causa. Para quem deseja mais informações ou acompanhar de perto a história de Ketilly, o perfil oficial é @ketillyvitoria.

Cinthia Pinheiro entra com os dois pés na corrida pela ALRN e surpreende a classe política tradicional

A pré-campanha de Cinthia Pinheiro à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte começa a mostrar, na prática, que está longe de ser apenas discurso. Em São Gonçalo do Amarante, ela deu um passo largo ao receber o apoio de um grupo político consistente, formado por nomes com voto, trajetória e forte presença nas comunidades.

Passam a integrar o projeto os vereadores Nazareno Tavares e Thiago Soares, além dos suplentes Professor Calafange, Pote e Carlinhos do Demutran. Trata-se de um apoio que vai além da formalidade: são lideranças que conhecem a realidade local, têm serviço prestado e musculatura política. Não é adesão de ocasião, é soma de forças.

O movimento reforça a leitura que já circula nos bastidores: Cinthia Pinheiro é um nome que promete surpreender muitos marmanjos da política tradicional. Ela entrou, literalmente, com os dois pés na corrida pela ALRN, montando grupo, dialogando com lideranças e demonstrando capacidade de articulação desde os primeiros passos.

Esposa do prefeito de Mossoró, Cinthia traz a vivência de quem acompanha de perto a gestão pública, conhece os desafios do cotidiano e entende que política se faz com resultado. O projeto cresce com base na confiança e na construção coletiva, ganhando forma e densidade política.

A expansão não parou em São Gonçalo. No município de Touros, o vereador Diego França também anunciou apoio ao nome de Cinthia, ampliando o alcance do projeto e sinalizando que a pré-campanha começa a se espalhar por diferentes regiões do Estado.

Nos bastidores, a avaliação é direta: Cinthia Pinheiro não está testando o terreno. Ela entrou no jogo para valer — e o tabuleiro estadual já começa a sentir o impacto.

Eita: Trump encerra diálogo com Irã e convoca iranianos a tomarem as instituições: “Ajuda está a caminho”


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (13) que cancelou qualquer diálogo com autoridades do Irã e convocou manifestantes iranianos a tomarem as instituições do país. A declaração ocorre em meio à intensificação da repressão contra os protestos no Irã e ao aumento da pressão internacional sobre o regime.

Trump afirmou que os responsáveis pela repressão “pagarão um alto preço” e disse que o governo norte-americano acompanha de perto a situação, prometendo apoio aos manifestantes.

Em mensagem publicada nas redes sociais, o presidente declarou que os protestos devem continuar e incentivou a população a registrar os nomes de autoridades envolvidas em abusos e assassinatos de manifestantes. Segundo ele, todas as reuniões com representantes iranianos foram canceladas até que a violência contra civis cesse.

Trump também afirmou que ajuda externa está a caminho e concluiu defendendo que o Irã volte a ser um grande país.

Polícia Civil prende suspeito de descarregar revólver contra o primo de 30 anos na zona rural de Jucurutu


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu, na tarde desta terça-feira (13), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 20 anos, suspeito da prática do crime de tentativa de homicídio qualificado, ocorrido na zona rural do município de Jucurutu.

De acordo com as investigações, o crime aconteceu na noite do dia 7 de janeiro, em Nova Barra de Santana, na zona rural do município de Jucurutu. Após uma discussão, o suspeito teria efetuado disparos de arma de fogo contra a vítima, seu próprio primo, de 30 anos. Ainda segundo os levantamentos policiais, após o esgotamento das munições, o agressor utilizou tijolos e pedras para golpear a cabeça da vítima, fugindo do local em uma motocicleta.

Após diligências e trabalho investigativo realizados pela equipe policial, foi solicitada a prisão preventiva do suspeito junto à Vara Única da Comarca de Jucurutu. O mandado foi cumprido na própria unidade policial do município. O homem foi ouvido e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

Vídeo mostra assalto em lanchonete no Pitumbu: “Se reagir eu vou dar na cara”


Na noite desta segunda-feira (12), por volta das 21h18, dois homens armados invadiram uma lanchonete na Rua dos Canários, bairro Pitimbú, Zona Sul de Natal, e fizeram um idoso de refém.

“Se reagir eu vou dar na cara”, disse um dos assaltantes apontando a arm4 para a vítima.

Nas imagens de câmeras de segurança é possível ver e ouvir a ação criminosa. Após levarem pertences da vítima, os dois bandidos fugiram do local.

Ponta Negra News

Lewandoski envia à PF pedido para investigar Flávio Bolsonaro por post sobre Lula e Maduro


O Ministério da Justiça encaminhou à Polícia Federal o pedido da deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) para investigar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por uma publicação em que ele associa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao ditador venezuelano Nicolás Maduro. Na postagem, Flávio também cita o Foro de São Paulo e uma série de crimes.

O ministério confirmou à Gazeta da Povo que o pedido de investigação foi protocolado na última quarta-feira (7) e enviado à PF dois dias depois. A remessa foi um dos últimos atos de Ricardo Lewandowski à frente da pasta.

“Lula será delatado. É o fim do Foro de São Paulo: tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro, suporte a terroristas e ditaduras, eleições fraudadas…”, disse Flávio no dia em que Maduro foi capturado por militares americanos.

Mais >

A força de Kleber Rodrigues também será de Allyson Bezerra


O deputado estadual Kleber Rodrigues reuniu seus correligionários, e não foram poucos, na manhã de ontem (12) para dialogar e fazer anúncios importantes com foco nas eleições de 2026.

Durante o encontro, Kleber confirmou que deixará o PSDB para se filiar ao PP, partido presidido no Rio Grande do Norte pelo deputado federal João Maia, a quem se referiu como seu “líder político”. Segundo ele, a mudança de legenda também abre caminho para uma dobradinha eleitoral entre os dois.

O parlamentar anunciou ainda que apoiará o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, na disputa pelo Governo do Estado. Para o Senado Federal, Kleber afirmou já ter definidos seus dois votos: a governadora Fátima Bezerra e a senadora Zenaide Maia.

Mais >

Francisco do PT pode sacrificar mandato de deputado por governo tampão


Conversei com assessores do deputado estadual Francisco do PT, que agora vê seu nome surgir como “nova aposta da governadora Fátima Bezerra (PT) para sucedê-la em caso de eleição indireta na Assembleia, na hipótese dela renunciar ao cargo em abril para disputar a eleição para o Senado Federal e o vice-governador Walter Alves (MDB) não assumir o Executivo a fim de concorrer a uma cadeira de deputado estadual”, segundo o jornalismo da Tribuna do Norte.

Questionado, um dos assessores disse que “não procede essa informação, mas se houver necessidade, o parlamentar vai sacrificar “sim” seu mandato caso haja necessidade de um chamamento do partido, que tem como prioridade eleger Fátima Bezerra como senadora: “Elegê-la senadora é prioridade para Lula, então, em face desse pedido do nosso presidente, o partido precisar de Francisco ele vai estar sim à disposição”, destacou o assessor em conversa com o blog.

Francisco já foi prefeito em dois mandatos consecutivos por Parelhas e vai para o terceiro como deputado estadual.

Justiça julga improcedente ação de improbidade contra ex-secretários de Caicó


A Justiça do Rio Grande do Norte julgou improcedente a Ação Civil de Improbidade Administrativa nº 0802771-74.2021.8.20.5101, ajuizada pelo Ministério Público Estadual, em face da ex-secretária municipal de Tributação e Finanças de Caicó, Marleide Carvalho de Macedo, e do ex-secretário de Infraestrutura Jorge Araújo.

A sentença foi proferida pela 3ª Vara da Comarca de Caicó e publicada em 8 de janeiro de 2026, encerrando processo que tramitava desde 2021 .

Na decisão, o Juízo reconheceu a ausência de comprovação de dolo específico, requisito indispensável para a caracterização de ato de improbidade administrativa, conforme a Lei nº 14.230/2021. De acordo com a fundamentação, eventuais falhas administrativas não configuram improbidade quando ausente a intenção deliberada de causar dano ao erário ou de violar princípios da Administração Pública.

O magistrado também destacou que a atuação administrativa da então secretária de Finanças evidenciou a adoção de providências compatíveis com suas atribuições legais, a exemplo do encaminhamento de pedido de providências aos setores técnicos competentes, o que afasta a caracterização de conduta dolosa .

Defesa

A defesa de Marleide Carvalho de Macedo foi conduzida pelo advogado Rubens Germano Júnior. Ao longo do processo, a defesa sustentou a inexistência do elemento subjetivo doloso exigido pela legislação para a configuração de improbidade administrativa, destacando a distinção jurídica entre a mera irregularidade administrativa e improbidade, tese acolhida na sentença.

Com a improcedência da ação, fica reconhecida judicialmente a regularidade da conduta dos ex-secretários no exercício de suas funções públicas, nos termos da decisão proferida.

O emocionante sepultamento de Titina Medeiros em Acari


O sepultamento da atriz Titina Medeiros, realizado nesta terça-feira em Acari, no Seridó potiguar, foi marcado por forte comoção e emoção. Uma multidão acompanhou o cortejo e prestou a última homenagem à artista, que tinha uma relação profunda com a cultura e o povo da região.

Familiares, amigos e admiradores se reuniram no cemitério da cidade para se despedir de Titina, reconhecida pelo talento, carisma e contribuição às artes cênicas. Entre os presentes estava o ator César Ferrario, amigo pessoal da atriz, que se mostrou visivelmente emocionado durante a cerimônia e fez questão de se despedir com palavras de carinho.

O clima foi de tristeza, mas também de gratidão pela trajetória de Titina Medeiros, cuja obra deixa um legado marcante para o teatro, o cinema e a televisão, além de uma lembrança afetiva forte entre os conterrâneos de Acari.

Mais >

Janeayre Souto: “O salário do Estado está atrasado e não é de hoje”


Com discurso duro e tom de indignação, a presidente do sindicato Janeayre Souto fez severas críticas à governadora Fátima Bezerra (PT) e ao secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, durante protesto realizado na manhã desta segunda-feira (12), contra o atraso no pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do Rio Grande do Norte.

Em sua fala, Janeayre afirmou que, desde que se aposentou, passou a sentir na prática o que classifica como desigualdade no tratamento do governo com os servidores inativos. “Desde que eu me aposentei, meu salário de aposentada não é pago igual ao salário da governadora”, declarou. Para ela, faltou exemplo por parte da chefe do Executivo estadual. “Ela deveria dar exemplo. Se quisesse, dava um comando na folha e dizia que nem entraria o salário dela nem o de Cadu enquanto os pensionistas não recebessem”, completou.

A sindicalista também contestou o discurso oficial de falta de recursos. Segundo Janeayre, no dia 10 de dezembro o próprio governo divulgou à imprensa que o Estado encerraria o ano com o maior equilíbrio financeiro. “Se o salário da governadora está em dia, o secretário da Fazenda vai dizer que não tem dinheiro? Para onde foi esse dinheiro?”, questionou.

Janeayre citou ainda um estudo do DIEESE, que, segundo ela, apontou que o Rio Grande do Norte tinha condições de pagar o 13º salário de todos os aposentados e pensionistas até o dia 20 de dezembro. “O DIEESE é um instituto sério, com mais de 70 anos. Fez as contas e disse que tinha dinheiro sim. O Estado fez outra opção. Para onde foi o dinheiro?”, indagou novamente.

Ela afirmou que, até aquele momento, nenhuma ordem de pagamento havia sido enviada ao Banco do Brasil. Além disso, criticou gastos do governo com o que chamou de instrumento de propaganda oficial, o “RN Fato ou Fake”. “É pago com o meu dinheiro, com o seu, com o dinheiro da população, para minimizar denúncias. Eu não vi esse instrumento dizer que a governadora ou Cadu Xavier estavam mentindo”, disse.

Por fim, Janeayre ressaltou que quem está na ativa e recebe em dia não sente o atraso, mas aposentados e pensionistas, sim. “Os pensionistas estão recebendo com cinco, sete dias de atraso. O salário do Estado está atrasado, e não é de hoje”, concluiu.

Agora deu: Defesa Civil avalia riscos no Mercado da Redinha após área pública virar sensação no banho noturno


A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), por meio da Defesa Civil do município, realizou na manhã desta segunda-feira (12) uma vistoria preventiva no Mercado da Redinha, especialmente no acesso utilizado pelo público à faixa de areia e ao mar.

A ação levou em consideração a recente abertura do mercado e o consequente aumento da circulação de pessoas, sobretudo nos períodos vespertino e noturno. Durante a vistoria, a equipe técnica avaliou áreas onde há presença de pedras, identificadas como pontos de atenção por representarem riscos à integridade física e à vida, principalmente em situações de escorregões, quedas ou alterações nas condições da maré.

De acordo com a secretária titular da Semdes, Samara Trigueiro, a iniciativa tem caráter preventivo e visa ampliar a segurança da população. “A vistoria foi realizada porque identificamos que as pessoas estão transitando por áreas com pedras, o que pode oferecer riscos à integridade física e até à vida, especialmente em caso de escorregões, quedas ou mudanças na maré. Nosso objetivo é antecipar situações de risco e garantir mais segurança para todos que frequentam o local”, afirmou.

Na ocasião, a equipe da Defesa Civil realizou a avaliação técnica dos riscos existentes, sugerindo, quando necessário, interdições, sinalização, orientações preventivas e outras providências técnicas adequadas à preservação da segurança dos frequentadores.

A Semdes reforça que ações preventivas como essa fazem parte do trabalho contínuo da Defesa Civil, voltado à redução de riscos, à proteção da população e ao fortalecimento da segurança em áreas de grande circulação no município.

Fernandinho destaca legado de Titina Medeiros durante velório da atriz: “Acari perde sua embaixadora”


O prefeito de Acari, Fernandinho Bezerra, prestou homenagem à atriz Titina Medeiros na tarde desta segunda-feira (12), enquanto o corpo da artista é velado no município. Em declaração emocionada, o gestor ressaltou a dimensão do legado cultural deixado por Titina para Acari e para o Rio Grande do Norte.

“Titina é imensa, é gigante. Se você analisar a história do Rio Grande do Norte, vai perceber que, na televisão e no teatro, foi a artista potiguar com maior destaque nacional”, afirmou o prefeito. Segundo ele, mesmo com o reconhecimento nacional, Titina nunca perdeu a ligação com suas origens. “Ela nunca perdeu a essência cariense, o trato com as pessoas, a sua originalidade.”

Fernandinho destacou ainda a presença constante da atriz na cidade e a relação próxima com familiares e amigos. “Aqui estão sua família, seus amigos, sua presença. Acari perde uma de suas grandes filhas, uma de suas vozes, sua embaixadora. E o Rio Grande do Norte perde um brilho especial, não só pelo talento e disciplina, mas porque ela abriu portas para outros artistas.”

O prefeito também lembrou a relação pessoal entre as famílias. “Nossas famílias são muito próximas. O pai dela, em 1982, foi candidato a vice-prefeito de Acari ao lado do meu pai. Temos uma história de amizade e de família de muitos anos”, recordou.

Ao final, Fernandinho expressou o sentimento coletivo de luto. “Este é um momento de muita dor, de saudades antecipadas e de profundo lamento”, concluiu.

Líder do PT edita foto de Lula com IA e o deixa “musculoso” e gera debate nas redes sociais


O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT), publicou, no sábado (10/1), uma foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e um detalhe chamou atenção dos internautas: Lula aparece “musculoso” e com o dedo mindinho na mão esquerda.

Na publicação, o lider petista compartilhou a imagem com a legenda, “o homem está forte e o projeto é longo. Vem tetra”. Os internautas notaram as modificações na imagem e reagiram: “Acharam o dedo do homem”, brincou um usuário.

A foto foi um recorte de um vídeo publicado no Instagram da primeira-dama Janja, onde relembra férias na Restinga da Marambaia, ilha localizada no Rio de Janeiro.

Com a repercussão, usuários do X adicionaram uma nota informando que a imagem foi modificada com Inteligência Artificial.

Ao receber Globo de Ouro, Wagner Moura usou o espaço para criticar Jair Bolsonaro: “Fascista”, desabafou


Wagner Moura, vencedor do Globo de Ouro 2026 na categoria de Melhor Ator de Drama pelo filme “O Agente Secreto”, criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro durante a coletiva da premiação neste domingo (11). O ator afirmou que o Brasil precisa continuar produzindo filmes sobre a ditadura militar e chamou o governo Bolsonaro (2018-2022) de “extrema-direita/fascista”.

Na cerimônia, Moura destacou a importância do cinema para refletir sobre a história e alertar sobre os perigos do autoritarismo. O filme “O Agente Secreto” retrata os conflitos e tensões da ditadura militar no Brasil, mostrando como o protagonista navega entre a repressão do regime e sua missão secreta. A obra aborda temas como censura, vigilância e resistência política.

Mandato tampão perde força e povo do RN pode ser chamado às urnas


A crise política que se desenha no Rio Grande do Norte ganhou novos contornos após setores da imprensa local apontarem que o desembargador Ibanez Monteiro, atual presidente do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), não teria disposição para assumir a administração do Estado em um eventual mandato tampão. A informação, ainda não formalizada por meio de nota oficial, amplia o cenário de incerteza e revela o tamanho do impasse institucional que se forma nos bastidores do poder.

Pelo desenho constitucional, em situações excepcionais, a Presidência do TJRN pode ser chamada a assumir temporariamente o Executivo estadual até a realização de novas eleições. No entanto, a sinalização de que Ibanez Monteiro não pretende exercer esse papel reforça a tese de que o Judiciário não deseja ser protagonista político em um momento de forte instabilidade, evitando desgastes e questionamentos sobre interferência entre os Poderes.

Diante dessa recusa, cresce a pressão para que, caso o desembargador venha a assumir apenas formalmente, determine de imediato a convocação de eleições, transferindo a decisão ao eleitorado e encerrando o período de interinidade. A avaliação predominante entre analistas é de que prolongar um mandato tampão sem legitimidade popular aprofundaria a crise política e administrativa do Estado.

Nesse vácuo, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) surge como um espaço onde há, claramente, interessados em assumir a missão. Entre os nomes citados nos bastidores está o do deputado Vivaldo Costa, figura histórica da política potiguar, ex-governador e com trajetória consolidada no Parlamento estadual. Aliados apontam que Vivaldo reúne experiência administrativa, trânsito político e conhecimento da máquina pública, atributos considerados essenciais em um cenário emergencial.

A possibilidade de um parlamentar assumir, no entanto, também não está livre de controvérsias. Especialistas alertam que qualquer solução que não passe diretamente pelo voto popular tende a enfrentar resistência social e questionamentos jurídicos, sobretudo em um ambiente de desconfiança generalizada da classe política.

O fato é que o RN vive um momento de encruzilhada institucional. A recusa do Judiciário em administrar o Estado, a existência de interessados no Legislativo e a pressão crescente por eleições revelam que a saída mais segura, do ponto de vista democrático, pode ser a devolução rápida do poder ao povo. Até lá, o Estado segue mergulhado em um cenário de indefinição, onde cada movimento é acompanhado com cautela e desconfiança. Ou seja: pode haver eleições suplementares se assim persistir.