Primeiro dia do Fest Bossa & Jazz agita Praia de Pipa-RN e segue até domingo

Já na entrada, uma guitarra gigante sinaliza que logo a frente tem música, ruas tomadas por bandeirolas ao vento, sopros de jazz em cortejo pela avenida principal da praia de Pipa-RN avisam que o Fest Bossa & Jazzdeu a largada e comemora, neste ano, uma década de festival.  Até domingo (18), passam pela praia 22 atrações para 48 pocket shows.

O primeiro dia, 15 de agosto, foi movimentado desde as primeiras horas com a realização das oficinas “Cantando e aprendendo a preservar” com Daniel Vieira e Marizé no Santuário Ecológico de Pipa e, ao mesmo tempo, na Escola Municipal Domitila Castelo, Luciano Prates conduzia a oficina “O que é este tal de jazz? ”. Para o biólogo e músico, Daniel Vieira, a musicalidade é importante em todas as esferas. “Acredito que a música auxilia muito na formação de futuros pensadores, acima de tudo, na construção de bons cidadãos”, comenta o biólogo.

Já a programação noturna teve início com a Bossa & Jazz Street Band agitando moradores e turistas pelas ruas, conduzindo-os até aos polos. Nos palcos, apresentações marcantes e agitadas como a do Gumbo Blues (CE) com repertório que mescla o blues em sua forma de origem, adicionando elementos modernos que dão todo um charme ao som da banda. Teve também o Quarteto da Pipa, Brazuka Jazz, Blues Sinners, Duo Rock Cello & Piano, Duetto Cabroso, Duo Jubileu Filho & Cacá Velloso, além de Arthur Philipe & Quintessence que colocou todos para dançar com releituras de grandes clássicos do jazznorte-americano e, também emocionou o público ao homenagear João Gilberto.

Mais >

Com novos convênios, 41 universidades portuguesas aceitam o Enem

O Ministério da Educação (MEC) informou hoje (16) que mais quatro instituições de ensino superior de Portugal firmaram convênio com a pasta para aceitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção de estudantes brasileiros em seus cursos de graduação. Com isso, 41 universidades portuguesas já aceitam o exame como mecanismo de admissão.

“O jovem brasileiro que vai fazer a prova do Enem em 2019 tem que saber que, além das universidades públicas e privadas brasileiras, a prova também pode ser utilizada para acessar o ensino superior português. Essa é uma oportunidade para o jovem brasileiro que queira estudar fora”, disse o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.

Segundo Lopes, os interessados podem acessar a página do Inep e conhecer as instituições portuguesas que já firmaram convênio. Após o resultado do exame, em janeiro, os estudantes podem procurar as universidades que têm critérios de admissão específicos.

Mais >

Parnamirim: SEMOP dá continuidade às obras de pavimentação

A Prefeitura de Parnamirim continua as obras de pavimentação em diversos bairros. Após o recapeamento da Avenida Rosa Fernandes, em Nova Esperança, onde está localizada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a próxima contemplada é a Rua Cândido Martins dos Santos, em Rosa dos Ventos, que está recebendo a pavimentação asfáltica.

A ordem de serviço, assinada pelo prefeito Rosano Taveira; pelo secretário de Obras, João Albérico Fernandes Júnior e Assis Fonseca, da empresa CLC Construtora, prevê a conclusão dos serviços de pavimentação asfáltica em 23 ruas de Parnamirim em até 60 dias, inclusive com toda a sinalização horizontal.

O valor de investimento da administração é de R$10.735.162,67. “Estamos seguindo o serviço de pavimentação de acordo com o cronograma das obras de Saneamento”, explicou o secretário de Obras Públicas.

Mais >

Brasil negocia US$ 500 milhões com Brics para saneamento

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está negociando um empréstimo de US$ 500 milhões com o Novo Banco de Desenvolvimento do Brics (NDB, na sigla em inglês) para ser repassado a prefeituras do país para obras de saneamento, tratamento de resíduos e energias renováveis. O aporte deve ocorrer no começo do próximo ano.

“O trabalho agora é estudar a melhor forma de implementação imediata do recurso, se será o repasse a consórcios de municípios, municípios individualmente ou montagens de estruturas de destinação do lixo feitas pelo governo federal em parcerias com os municípios”, explicou o ministro.

Salles participou de uma reunião, esta semana, em São Paulo, com ministros do Meio Ambiente do grupo de países emergentes formados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics).

Cármen Lúcia arquiva pedido de investigação sobre Moro feito por PT

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou o arquivamento de um pedido do PT para que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, fosse investigado por supostamente ter tido acesso à investigação sigilosa da Polícia Federal na Operação Spoofing, que apura a invasão de celulares de diversas autoridades.

Cármen Lúcia atendeu a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que não viu indícios de que Moro tenha violado o sigilo da investigação.

O pedido de investigação havia sido feito pela presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR), pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS) e pelo senador Humberto Costa (PT-PE). Os parlamentares acusaram Moro dos crimes de abuso de autoridade, violação de sigilo funcional e supressão de documento.

Mais >

Mulher é flagrada com drogas na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga em Nísia Floresta

Agentes da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz flagraram, nesta quinta-feira (15), Jaqueline do Nascimento, 42 anos, entrando com drogas e canetas dentro de uma sacola plástica, usada para a entrada da alimentação. Essa é a quarta apreensão realizada neste ano, pela equipe.

Jaqueline Nascimento estava levando a droga LSD, para seu filho, interno da unidade prisional.

Após ser flagrada, a mulher foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil de Nísia Floresta, para os procedimentos cabíveis e em seguida encaminhada para o Centro de Detenção provisória Feminino (CDP).

Mais >

Ladrões rendem motorista e roubam Cruze na BR-304. Carro é encontrado incendiado

Homens do 2º BPM localizaram nesta quinta feira, 15 de agosto, um Chevrolet Cruze, cor cinza e placas OWB-7082 queimado na zona rural de Mossoró, no RN.

O carro havia sido roubado em Mossoró e levado para um matagal no Assentamento Cabelo de Negro, às margens da BR 304, sentido Apodi.

O carro ficou impossibilitado de ser conduzido a delegacia de Furtos e Roubos, por falta de guincho da PM. Nesta quinta feira, a PM conseguiu também recuperar três motos com queixa de roubo.

Mais >

Polícia Civil apreende adolescente envolvido em homicídio em Caicó

Equipes de policiais civis da 3ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Caicó, da Delegacia Municipal de Caicó e da Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) de Caicó, apreenderam, nesta sexta-feira (16), um adolescente de 15 anos. A apreensão se deu na cidade de Caicó, referente à participação em um homicídio.

De acordo com investigações, o homicídio, que vitimou Paulo José dos Santos, conhecido como “Paulo Golinha”, ocorreu no bairro Alto da Boa Vista, em julho deste ano. A motivação estaria relacionada a uma ordem de uma facção criminosa. O principal suspeito de ter cometido o homicídio, Ítalo de Sousa, já foi preso.

Mais >

Morre o jornalista Carlos de Souza. Governo do Estado emite nota

O Governo do Rio Grande do Norte lamenta, com enorme pesar, o falecimento do jornalista Carlos de Souza nesta sexta-feira (16). Aos 60 anos, Carlão, como era conhecido no mercado jornalístico, faleceu em sua casa, apenas dois meses depois de descobrir um câncer.

Sua atuação profissional foi marcada nas redações dos principais impressos do estado, como Diário de Natal e Tribuna do Norte, onde foi repórter, editor e colunista. Também trabalhou na então TV Cabugi, em campanhas políticas e na Assessoria de Comunicação do Governo do RN, nos anos de 2011 e 2012.

Nascido em Areia Branca, Carlão ingressou na literatura ao lançar cinco livros. Foi também professor da UFRN. Além da mulher, Sônia, ele deixou três filhos – Alex, Sérgio e Constância – e quatro netos – Helena, Ulisses, Alexandre e Vinícius.

Mais >

IBGE aponta que Rio Grande do Norte tem taxa de desemprego de 12,5%

No Rio Grande do Norte a taxa de desocupação foi de 12,5% no trimestre de abril a junho de 2019. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) divulgada pelo IBGE.

A taxa de desocupação, percentual de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho, apresentou estabilidade frente ao trimestre anterior (janeiro a março de 2019), assim como em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (abril a junho de 2018).

A diferença da taxa de desocupação relativa ao trimestre anterior foi de -1,3%, uma variação pequena que aponta para estabilidade da taxa. Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, apresentou diferença de -0,6%.

Mais >

SET-RN: Auditores apreendem carga de cerveja sem nota fiscal quer seria comercializada na PB

Auditores fiscais da Secretaria Estaduais de Tributação (SET-RN) interceptaram e apreenderam, na madrugada de ontem (15), uma carga de cerveja transportada sem documentos fiscais. A carreta foi abordada na BR-101, na altura de São José de Mipibu, e transportava quase 7 mil pacotes, contendo cada um 12 latas da bebida.

A mercadoria avaliada em R$ 195 mil sairia de Natal em direção a Campina Grande (PB) e estaria sonegando um valor superior R$ 52,8 mil referentes ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Essa é a terceira carga irregular de cervejas apreendidas nas fiscalizações de rotina dos auditores da SET em menos de 30 dias. No dia 22 de julho, o Fisco Estadual apreendeu o mesmo tipo de mercadoria na RN-160, no município de Santo Antônio do Salto da Onça, e novamente no dia 25 fez outra apreensão de cervejas na mesma rodovia, sempre por volta das 22h.

Mais >

Tite convoca seleção com Neymar para amistosos de setembro

O técnico da Seleção Brasileira de Futebol Masculina, Tite, anunciou hoje (16) a lista de 23 jogadores que disputarão os amistosos de setembro, contra o Peru e a Colômbia.

O Brasil enfrentará o Peru em Miami, no Hard Rock Stadium, no dia 6 de setembro. No dia 10, será a vez do jogo contra a Colômbia, em Los Angeles, no Los Angeles Memorial Coliseum.

A seleção convocada terá como novidades o goleiro Ivan, zagueiro Samir, lateral Jorge, atacante Bruno Henrique e a volta de Neymar que ficou de fora da Copa America por causa de uma lesão no pé.

Ganha força o nome do Secretário de Saúde Carlos Filho para sucessão em Ceará-Mirim

Em notícias veiculadas por Blogs de Ceará-Mirim/RN, o prefeito Marcone Barreto chegou a afirma ter o desejo que na sua linha sucessória, caso tenha ou não Eleição suplementar e/ou nas próximas eleições, o atual Secretário de Saúde, Carlos Filho, seja o próximo gestor do município

É público e notório que a saúde de Ceará Mirim avançou, e tendo como exemplo uma gestão inovadora e humanizada na saúde da cidade. “Carlos Filho pode sim fazer o mesmo avanço à frente da Prefeitura”, desabafa uma popular nas redes sociais do Secretário de Saúde.

Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas em Parnamirim

Policiais civis da 2ª Delegacia de Parnamirim deram cumprimento, na manhã desta sexta-feira (16), a um mandado de busca e apreensão em uma residência no bairro Liberdade, no município de Parnamirim.

Foram presos em flagrante Paulo de Tarço Morais de Oliveira, 36 anos, e Patrícia Dantas da Silva, 37 anos. Ambos foram autuados pela prática dos crimes de associação para o tráfico de drogas e tráfico de drogas.

No local, os policiais civis apreenderam com o casal: 56 porções de cocaína, sete porções de maconha, além de diversos objetos utilizados no tráfico de drogas. No momento da ação policial, os suspeitos tentaram se desfazer das drogas, mas foram flagrados e autuados pelos policiais.

Mais >

Desafios e lutas da juventude potiguar pautam audiência na AL

Em alusão ao Dia do Estudante, celebrado no dia 11 de agosto, bem como ao Dia Internacional da Juventude, comemorado no dia 12, a Assembleia Legislativa realizou audiência pública, na tarde desta quinta-feira (15). Sob o tema “Juventude em luta por terra, pela vida e por direitos”, o debate proposto pelo deputado Francisco do PT discutiu os desafios, as lutas e as políticas públicas que podem ser implantadas em benefício dos jovens do nosso estado.

“Todos nós sabemos a importância da juventude nas lutas políticas. Nós não vivemos dias fáceis e percebemos um avanço do conservadorismo e autoritarismo. A retirada de direitos trabalhistas, os cortes na Educação, a negação do direito à terra, a tentativa de criminalização das lutas sociais. Tudo isso prejudica a juventude do país, e estamos aqui hoje para encontrar soluções de uma vida melhor para os nossos jovens”, destacou Francisco do PT.

Gabriel Medeiros, Subsecretário de Juventude do RN, enriqueceu a discussão com dados estatísticos sobre a realidade dos jovens do estado.  

Mais >

Perseguição em ruas de Natal termina com adolescente em fuga morto e policial ferido

Parecia cena de filme, mas era uma ocorrência policial que cruzou várias ruas de Natal na noite dessa quinta-feira (15). O resultado de uma perseguição na capital foi um adolescente, que fugia da polícia, morto e um policial militar ferido.

Segundo a polícia, a perseguição começou após os militares visualizarem um veículo que havia sido roubado na quarta-feira (14), no Alecrim. A PM, então, iniciou o acompanhamento tático.

Na fuga, os suspeitos atropelaram duas pessoas que estavam em uma moto, no bairro de Felipe Camarão. As vítimas – um adulto e uma criança – foram socorridas, mas não tiveram ferimentos graves.Na sequência, já na BR-226, na altura da Avenida Capitão-mor Gouveia, o carro com os suspeitos atingiu uma viatura da PM que tentava fazer um bloqueio. Um dos policiais acabou sendo atingido pelo veículo e ficou ferido levemente.

Mais >

Alienação parental será debatida hoje em audiência na Assembleia Legislativa do RN

”Seu pai tem outra família, ele não liga pra gente” 

”Sua mãe nunca vai ser boa pra você”

Frases como essas são ouvidas constantemente por mais de 20 milhões de crianças vítimas da alienação parental em todo o mundo. Dados apontam que 80% dos filhos de pais separados sofrem algum tipo de alienação parental.

Consciente da importância de debater esse assunto, a Assembleia Legislativa promove, nesta sexta-feira (16), 10h, audiência pública e campanha institucional “Alienação Parental: os mais prejudicados são os filhos”.

O presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), propositor da audiência e da campanha, apresentará, durante o evento, um conjunto de ações e projetos de leis – como a Campanha Estadual Permanente de Conscientização e Combate e o Dia Estadual de Conscientização e Combate a Alienação Parental. “O bem-estar das crianças deve ser prioridade dos pais, avós ou responsáveis. Estamos trazendo o debate para que todos entendam que essa prática deve ser evitada e que sejam tomadas medidas corretas para a proteção à saúde e direitos das crianças e adolescentes”, afirma Ezequiel Ferreira.

 Estudos apontam que a alienação parental desencadeia a síndrome da alienação parental, reconhecida como doença pela Organização Mundial de Saúde – OMS, que gera transtornos de comportamento e psicológicos e podem ter sequelas gravíssimas na sociedade e quando não tratados causam patologias como depressão; casos de automutilação; baixa autoestima; transtorno de ansiedade; crises de pânico, além do aumento no índice de uso de drogas e álcool como forma de aliviar a dor e culpa, como explicado pelas psicólogas Helga Torquato e Lyssa Dantas.

No Brasil, a Alienação Parental é definida por lei (nº 12.318, de 26 de agosto de 2010) como a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este. Além de “interferência na formação psicológica”, outra lei, nº 13.431 de abril de 2017, identifica o ato de alienação parental como tipificação de violência.

Audiência Pública

Mais >

PRF ordena suspensão imediata dos radares móveis nas estradas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou um ofício nesta quinta-feira (15) determinando o “cumprimento imediato” da suspensão da fiscalização por radares móveis nas estradas federais, as chamadas BRs.

A medida atende a ordem do presidente Jair Bolsonaro e não vale para radares fixos, que continuarão funcionando, e nem para rodovias estaduais e municipais, que não são de responsabilidade da PRF.

Segundo o governo, a suspensão é para evitar “desvirtuamento do caráter educativo” e “a utilização meramente arrecadatória dos aparelhos”. Ela só vai terminar depois que o uso dos radares móveis for reavaliado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Mais >

Atuação do PSL no estado atrai recursos do Governo Federal para RN

Desde o início da gestão do presidente Jair Messias Bolsonaro, o Partido Social Liberal do Rio Grande do Norte (PSL/RN), presidido pelo Coronel Hélio Oliveira e que tem o General Girão como deputado federal, têm buscado estreitar os laços entre o Governo Federal e o estado potiguar. Com o objetivo de atrair recursos e investimentos que beneficiem o povo norte-rio-grandense, em apenas oito meses de governo, muito já foi conquistado.

Entre os recursos já destinados ao Estado, merecem destaque os R$ 75 milhões para a Barragem de Oiticica, R$ 80 milhões para a Segurança Pública, R$ 1,5 bilhão para investimentos em energia solar e eólica, além de R$ 3 milhões para a Ponte Newton Navarro e recursos para as áreas de saúde e infraestrutura.

“Nós somos o partido do presidente do Bolsonaro e temos o dever de buscar melhorias para o nosso Estado. O PSL do Rio Grande do Norte tem funcionado como um elo fundamental entre o Governo Federal e os municípios potiguares. Escutamos as suas demandas e buscamos soluções para elas. A instalação de diretórios municipais representa a aproximação com as cidades e, por isso, é tão importante. Já conquistamos muitos investimentos para o Estado e ainda há muito a ser feito”, pontua o Coronel Hélio Oliveiro, presidente do Diretório Estadual do partido.

Além dos investimentos, o partido tem articulado visitas de ministros ao Estado e entregue diretamente aos representantes do Executivo Federal as demandas do Rio Grande do Norte. “O General Girão articulou a vinda da ministra da Agricultura Tereza Cristina no início do ano, também tivemos um papel preponderante na visita do Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, além da nossa participação no evento com o presidente da Caixa Econômica Federal. Antes destes eventos, escutamos representantes de cada setor e montamos um caderno de demandas referentes à pauta para entregar ao Governo Federal. Em nível local, temos promovido muitos eventos com empresários e capacitação com os diretórios e filiados”, completa o presidente do PSL/RN.

FILIAÇÃO
Visando a aproximação entre o partido do presidente Bolsonaro e os municípios, no próximo dia 17 (sábado), o Partido Social Liberal (PSL) realiza, em todo o país, uma Campanha Nacional de Filiação. No Rio Grande do Norte, a etapa regional ocorrerá na sede do PSL estadual, localizada na avenida Senador Salgado Filho, 1803 (em frente ao Bob’s), com a presença confirmada dos 40 municípios do Estado que já possuem diretórios do partido. O evento para filiação de novos membros acontecerá das 9h às 17h e a programação também contará com programação musical, área de alimentação e uma palestra do presidente do PSL/RN, Coronel Hélio Oliveira.

“A meta do nosso PSL é atingir 1 milhão de filiados em todo o Brasil até o final do ano e este evento surge como parte importante para alcançarmos esta meta, mas também, para discutir o que o nosso partido vem fazendo para mudar o nosso Brasil e avaliar os próximos passos. No Rio Grande do Norte, já temos 40 diretórios municipais instalados e vamos aproveitar a presença de todos eles na capital para fazer uma nova capacitação”, explica o presidente do PSL/RN.

Punições a autoridades: Bolsonaro diz que vai ouvir ministros para decidir se veta projeto sobre abuso de autoridade

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (15) que ouvirá ministros na próxima semana antes de decidir se veta trechos do projeto sobre abuso de autoridade.

Bolsonaro deu a declaração ao conceder uma entrevista coletiva após ter participado de uma cerimônia no Clube Naval em Brasília.

A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados nesta quarta (14) e define quais situações configuram abuso de autoridade.

Como o texto já havia sido aprovado pelo Senado, seguirá para sanção de Bolsonaro. Caberá ao presidente da República sancionar, vetar parcialmente o texto ou vetar a íntegra do projeto.

Mais >