Coleta Solidária da Assembleia minimiza impacto ambiental e reduz custos

Considerando que cada copo descartável leva mais de 200 anos para se decompor e que quando aquecido libera substância cancerígena, dizer não aos descartáveis é simples, é fácil, é legal. A finalidade das mensagens é sensibilizar parlamentares e servidores da Assembleia Legislativa para a construção de uma cultura institucional voltada para um novo modelo de gestão de resíduos. Com um trabalho de paciência e persistência, o Projeto Coleta Seletiva Solidária está ajudando a minimizar os impactos ambientas causados pelo descarte de resíduos, a reduzir custos e gerar emprego e renda.

O programa foi implantado em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Lei Estadual 10.077/16, que dispõe sobre a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual, direta e indireta, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Em execução desde janeiro deste ano, o Coleta Seletiva Solidária já acumulou cerca de 15 toneladas de resíduos, no prédio da Assembleia e nos anexos, destinados às cooperativas.

As mudanças implantadas foram pensadas sobre o que os ambientalistas chamam de ótica socioambiental. Significa contribuir para minimizar os impactos ambientais promovendo mobilização e inclusão social. Nesse sentido, a coleta seletiva solidária valorizou o trabalho das cooperativas de catadores gerando renda para as famílias cooperadas. Os benefícios da coleta, além de prolongar a vida útil dos aterros sanitários, diminuir a exploração de recursos naturais e a poluição do solo, água e ar, foram importantes para gerar emprego e renda com a comercialização dos recicláveis, assim como parar fomentar as atividades produtivas de reciclagem de materiais que iriam para o lixo, bem como proporcionou a redução de custos.

A vice-presidente da Comissão de Coleta Seletiva, Cláudia Catarina, explicou que houve resistência no início, mas com apoio dos parlamentares, tanto os gabinetes da instituição como os demais setores estão aderindo as ideias e ajudando, principalmente, no trabalho de coleta seletiva, de modo a fazer voltar ao ciclo produtivo uma grande quantidade de matéria que teria como destino final o aterro sanitário.

“Uma mudança como a que estamos implantando requer paciência e persistência. É, de fato, um trabalho de formiguinha. Uma das coisas que já está dando certo é a retirada do saco plástico das lixeiras. Em todas as salas, colocamos um cesto para o resíduo não reciclável e outros para o resíduo que pode ser reutilizado e sem sacola plástica. Tendo em vista que o plástico é o grande vilão para o meio ambiente, a medida, além de reduzir os resíduos, ajudou a economizar nas despesas com custeio”. Explicou Catarina.

Com relação a redução do uso de copos descartáveis, apesar de algumas dificuldades no início, a Comissão de Coleta Solidária conseguiu avanços significativos. Em alguns setores, os servidores substituíram o descartável pela garrafinha ou copo de vidro e aboliram definitivamente o seu uso. “Muitos adotam o copo, o que é muito bom, porém poderia ser melhor se o pessoal, em vez de usar copo descartável, utilizasse garrafa ou copo de vidro. A nossa meta é fazer com que todos os setores sigam o exemplo da procuradoria, onde os servidores não utilizam copo descartável. A medida é boa para o meio ambiente e ajuda a instituição economizar.”

O passo mais importante para a execução do programa foi a sensibilização dos servidores. Como estratégia foram desenvolvidas ações de educação ambiental. O trabalho incentivou o protagonismo e a reflexão crítica dos servidores sobre questões ambientais no sentido de promover mudança de hábitos e atitudes. A ideia é conscientizar no sentido de rever a forma de viver de modo a promover uma mudança permanente.

Diante dos resultados obtidos nos primeiros meses de execução, a Comissão de Coleta Seletiva avaliou como positiva a implantação do programa e agora vai partir para um novo desafio. Em parceria com o programa Assembleia e Você, o trabalho de educação ambiental será levado ao interior do Estado e vai integrar as ações do Programa nas próximas edições.

A ideia é contribuir, por meio de atividades educacionais, com transformação social. Os temas a serem abordados nos eventos terão como objetivo orientar para o descarte adequado dos resíduos, incentivar o uso dos recursos naturais de forma racional, além de estimular a pesquisa e reflexão sobre os processos produtivos que não dispensam a devida preocupação socioambiental. O foco do trabalho é contribuir para mudança de hábitos e valores no sentido de construir sociedades sustentáveis.  

Bolsonaro revoga decreto de armas de fogo; PL é enviado ao Congresso

O presidente Jair Bolsonaro decidiu revogar o decreto que facilita o porte e a posse de armas de fogo. A informação foi dada, nesta terça-feira (25), pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Na semana passada, o Senado aprovou parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pedindo a suspensão do pacote de medidas, editado em maio por Bolsonaro. No mesmo período, o presidente também editou decreto que alterava as regras para a posse de armas.

Agora, a Câmara dos Deputados é que vai analisar o parecer. Até que se termine a avaliação e votação na casa, as regras previstas nos decretos continuarão valendo.Mais >

3º DPRE apreende arma de fogo e material de recarga em blitz na cidade de São Fernando

Policiais Militares do 3º DPRE/Caicó, subordinados ao Comando de Polícia Rodoviária Estadual, aprenderam uma arma de fogo de fabricação caseira e material de recarga em uma blitz de fiscalização de trânsito na RN-083 na entrada da cidade de São Fernando, distante 18km de Caicó.

O acusado guiava um Fiat Uno com placa HDQ-0370, cor branca, quando na abordagem apresentou inquietação e foi submetido à revista pessoal e o veículo passou revista minuciosa, quando foi encontrado o material ilícito, sendo uma Espingarda caseira, tipo ‘bate bucha’ com cano cromado e coronha de madeira e material de recarga, como pólvora e espoletas.

O investigado foi conduzido e apresentado na delegacia à autoridade policial competente, onde foi ouvido e vai responder pelo material que conduzia sem a devida autorização legal.

Pastora e Deputada Flordelis em seu depoimento hoje disse que “esta com a polícia”, e que “deseja esclarecer o que houve”

A líder evangélica e deputada federal Flordelis (PSD-RJ), afirmou nesta terça-feira, 25, que não havia nenhuma desavença entre ela e o marido, o pastor Anderson do Carmo, e nem entre o marido e os filhos.O pastor foi assassinado na madrugada do último dia 16, dentro de casa, em Niterói (região metropolitana do Rio).

Dois dos 55 filhos de Flordelis – um biológico, Flávio, de 38 anos, de um casamento anterior, e Lucas, de 18 anos, adotado por ela e o pastor – estão presos, investigados pelo homicídio.

Segundo a polícia, Flávio confessou ter cometido o crime. Os advogados dele contestam essa confissão, alegando que ele teria sido ouvido sem a presença de defensores.

Mais >

Bolsonaro decide revogar decreto sobre armas de fogo

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) revogou nesta terça-feira, 25, o decreto que facilita o porte e posse de armas no país. Há uma semana, o plenário do Senado havia suspendido os efeitos do texto por 47 votos a 28.

Após a votação, o decreto seguiria para a análise da Câmara dos Deputados em regime de urgência. Entretanto, foi publicada uma edição extra do Diário Oficial da União que oficializou o recuo do governo.

O decreto promovia flexibilização para o acesso a armas. Entre elas, concedia o porte a 20 categorias profissionais e ampliava de 50 para 5 mil a quantidade de munições que poderiam ser compradas anualmente.

Mais >

Ação conjunta do MPRN e Polícia Civil do RJ prende universitário que cometeu estupro no RN

Uma ação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e da Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta terça-feira (25) o estudante universitário Vinícius Sobreira de Almeida, 42 anos.

Ele cometeu estupro de vulnerável no dia 21 de julho do ano passado, dentro de um ônibus que fazia a linha Fortaleza/Natal, na cidade potiguar de Riachuelo.

Vinícius de Almeida chegou a ser preso em flagrante após cometer o crime, mas foi solto quatro dias depois.Após ser solto, Vinícius de Almeida, que é paulista, fugiu para o Rio de Janeiro e estava foragido desde então.

Mais >

Suspeito de assalto morre em cela da DP Zona Sul em Natal, Policia acredita em mal súbito

Um homem suspeito de assalto morreu na manhã desta terça-feira (25) dentro de uma das celas da Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal. Outros seis presos chegaram a dividir a cela com ele.

A Polícia Civil acredita que o homem sofreu um mal súbito, muito provavelmente em razão do consumo excessivo de drogas. No entanto, a causa da morte só poderá ser confirmada após perícia.

O morto foi identificado como Daywison Mavelito Dias Marques, de 26 anos. A Polícia Civil confirmou que ele foi preso por roubo de um celular e uma motocicleta na noite desta segunda-feira (24) em Goianinha, cidade da Grande Natal, e já chegou à capital bastante alterado.

Mais >

Operação da Polícia Civil prende casais em chalé de praia na Grande Natal

Uma operação da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) e da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, prendeu cinco pessoas na manhã desta segunda-feira (24), na Grande Natal. Dessas prisões, quatro aconteceram em um chalé, localizado na praia de Búzios, no município de Nísia Floresta. A outra foi no bairro das Quintas, na capital.

Segundo a Polícia Civil, os presos são suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e de fazer parte de facção criminosa. Dois homens, de 34 e 27 anos foram presos em flagrante na casa de praia, com suas companheiras – mulheres de 32 e 19 anos, respectivamente. No local, os policiais encontraram um revólver calibre 38 e uma pistola 380, diversas munições, carregadores, além de jóias, dois veículos e mais de R$ 3 mil.

Um dos suspeitos já responde a vários inquéritos e processos por homicídios e tráfico de drogas. Uma das mulheres, ainda segundo a polícia, responde um processo por tráfico de drogas e já esteve em prisão domiciliar. Outro responde a vários processos por homicídios e também por tráfico de drogas.

Polícia Civil prende cinco integrantes de facção criminosa envolvida com homicídios e tráfico de drogas

Equipes de policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Natal realizaram, na manhã desta segunda-feira (24), uma operação que resultou na prisão de cinco pessoas.

Dessas prisões, quatro aconteceram em um chalé, localizado na praia de Búzios, no município de Nísia Floresta, e outra no bairro das Quintas, na capital potiguar.

No local, havia um revólver calibre 38 e uma pistola 380, diversas munições, carregadores além de jóias, dois veículos e uma quantia em dinheiro superior a 3 mil reais, motivo pelo qual eles foram autuados em flagrante.

Mais >

Bem avaliado no Governo Bolsonaro, Marinho é sondado para assumir ministério

O economista e ex-deputado federal Rogério Marinho vem desempenhando bem a função de Secretário Especial de Previdência Social do Governo Federal e agora é sondado para assumir um ministério.

De acordo com o que chegou para o blog Jair Sampaio, o ministro Paulo Guedes é quem está articulando um ministério para Marinho, assunto que já foi tratado pessoalmente com o Presidente Bolsonaro.

Vândalos agem contra estrutura da prefeitura e Batata presta queixa à polícia

Vândalos agiram contra uma estrutura física usada por feirantes no local conhecido em Caicó como “Beco da Troca” danificando a cobertura.

A prefeitura municipal agora quer saber se foram usados rojões de São João ou tiros para causar o dano ao patrimônio público da cidade.

O prefeito Batata (PSDB) disse a pouco à imprensa local que vai à delegacia prestar queixa e espera punição para o/ou envolvido(s).

Policiais civis fazem nova paralisação contra reforma nesta terça

Em protesto contra a reforma da Previdência, policiais civis do Rio Grande do Norte vão paralisar suas atividades nesta terça-feira, 25, a concentração ocorre a partir das 8h na sede do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol), na Cidade Alta.

Esta é a segunda paralisação da categoria em junho. No último dia 14, os policiais civis já haviam cruzado os braços, tendo decidido por um novo protesto em assembleia realizada na última terça-feira, 18.

Nesta mesma assembleia, os policiais deliberaram por participação da categoria em ato que deve ocorrer no próximo dia 2 de julho, em Brasília. Policiais civis, federais, rodoviários e guardas municipais de todo o país viajarão à capital federal. Pelo Rio Grande do Norte, uma comitiva de dez representates está programada para comparecer ao encontro.

Foto: José Aldenir / Agora RN

Adolescente é apreendido no interior de SP suspeito de participação na morte de Policial Civil no RN

Um adolescente de 16 anos foi apreendido no início da manhã desta segunda-feira (24) em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, suspeito de participação no latrocínio (roubo seguido de morte) do policial civil André Severiano, crime ocorrido no dia 30 de abril deste ano na cidade de Parnamirim, na Grande Natal.

A apreensão foi confirmada ao G1 pela Delegacia Geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Segundo a Degepol, o adolescente é o quinto envolvido na morte do agente. O suspeito de ser o autor dos disparos morreu no dia 23 de maio ao trocar tiros com policias civis durante uma operação realizada para recuperar a arma do policial. Já os outros três suspeitos, foram presos no dia 5 deste mês durante a operação ‘Todos Por Um’.

“Após a prisão dos demais autores do crime, ficou confirmada a participação do adolescente na morte. Ele fugiu para São José dos Campos dias após a morte do policial, e foi apreendido na manhã de hoje pela Polícia Civil paulista, em cumprimento a mandado de busca e apreensão pessoal expedido pela Vara da Infância e Juventude de Parnamirim”, acrescentou a assessoria de comunicação da Polícia Civil potiguar.

O crime

A investigação aponta que os criminosos pretendiam fazer um assalto na cidade de Macaíba, vizinha a Parnamirim, mas desistiram ao terem visto uma viatura da Polícia Militar. Contudo, quando voltavam para Natal, passaram pelo veículo em que André estava, estacionado ao lado do viaduto de Emaús. Sem saber que o motorista era policial, resolveram abordá-lo.

André Severiano havia parado o carro para manusear seu telefone celular. Ele estava a caminho de casa. Foi quando ele acabou surpreendido pelos bandidos, que estavam em um Fiat Uno Vivace, de cor vermelha. O grupo abordou o policial com o intuito de assaltá-lo. Porém, diante da reação do policial, efetuaram os disparos que o mataram.

G1RN

Arma usada para matar pastor no RJ custou R$ 8 mil, diz polícia

A arma usada para matar o pastor Anderson do Carmo, marido da deputada Flordelis, custou R$ 8 mil, segundo investigadores da Polícia Civil. De acordo com os policiais, a pistola foi comprada pelo filho adotivo Lucas, dois dias antes do assassinato, no último domingo (16), em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

A investigação apontou que Lucas deu R$ 3 mil e o irmão Flávio, que confessou ter atirado no pastor, pagou os R$ 5 mil restantes. Lucas negou e disse que apenas indicou onde comprar a arma sem saber para que seria usada.

Os dois cumprem prisão temporária de 30 dias por homicídio qualificado. Flávio, de 38 anos, é filho biológico de Flordelis e foi preso durante o enterro do pastor. Ele já tinha um mandado de prisão por violência doméstica.Mais >

Polícia de Campina Grande confirma estupro de jovem ao sair do Parque do Povo

A Polícia Civil confirmou que uma jovem foi estuprada ao sair do Parque do Povo, no Maior São João do Mundo, em Campina Grande.

O acusado do crime seria um vigia que atua nas ruas paralelas ao Parque do Povo. Vítima teria sido perseguida e violentada.

De acordo com a Polícia, o acusado ainda chegou a ferir a moça, que tentou reagir a ação. Ela foi socorrida para o Hospital Antônio Targino. Investigadores já têm o retrato falado do acusado, que continua foragido.

Fonte: Blog do Márcio Rangel

Polícia Militar de Florânia prende homem suspeito de roubar vaqueiros na região

A Polícia Militar de Florânia, sob o comando do Cabo Graco, prendeu o nacional Maurício Márcio da Silva, 24 anos, natural de Cruzeta-RN, após denúncia de roubos a vaqueiros na região.

De acordo com o que foi repassado ao blog Jair Sampaio, o suspeito estava na posse de objetos roubados em Fernando Pedrosa no último final de semana. Ele ficou preso na DP de Caicó.

O trabalho ostensivo da Polícia Militar tem surpreendido positivamente os florianenses nos últimos meses, desde a chegada ao comando do Cb Graco. População agradece tamanho sossego.

Governo dá início aos trabalhos com vistas ao cumprimento do que foi pactuado com os policiais e bombeiros militares do RN

Nesta quarta-feira (19) representantes de associações de policiais e bombeiros militares do RN participaram da primeira reunião de trabalho com a equipe do Governo Fátima Bezerra com vistas ao cumprimento do que foi pactuado com os policiais militares e bombeiros militares do Rio Grande do Norte em 17 de junho.

O ponto de partida foi fazer levantamento de todos os processos referentes às promoções já efetivadas e níveis para implantação na folha de julho. Próximo encontro será na terça-feira (25). “Reafirmo o meu compromisso com as demandas da nossa coletividade por uma segurança pública melhor para profissionais e população”, Subtenente Eliabe.

Polícia Civil e Militar prendem jovem acusado da prática de assaltos no Oeste

Policiais Civis da 7a. DRPC Patu, em conjunto com Policiais Militares do GTO Patu, prenderam em flagrante, durante a tarde de hoje a pessoa de NERINALDO ALENCAR MATIAS, 18 anos.

O jovem na companhia de três outros não identificados, vinham praticando assaltos na BR 226, no trecho entre as cidades de Campo Grande e Janduis, e na madrugada de hoje, durante uma das empreitadas criminosas, foi alvejado acidentalmente por um de seus comparsas.

Após receber atendimento médico de urgência na cidade de Janduis, Nerinaldo foi transferido para a cidade de Mossoró, onde após ser submetido a procedimento cirúrgico, ficará custodiado e está a disposição da justiça local.

Justiça suspende quebra de sigilo de empresa no caso Flávio Bolsonaro

O desembargador Antônio Amado, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, suspendeu as quebras de sigilos bancário e fiscal da empresa MCA Exportação e Participações e um de seus sócios, alvos da investigação que envolve o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

A liminar foi concedida na sexta-feira (14) na análise do mandado de segurança apresentado pela firma e por Marcelo Cattaneo Adorno, um de seus sócios. Os termos da decisão são mantidos sob sigilo. O mérito do caso ainda será apreciado pela 3ª Câmara Criminal.

Em novembro de 2010, a MCA adquiriu de Flávio Bolsonaro 12 salas comerciais em construção 45 dias depois do senador ter firmado escritura para obter os direitos sobre sete desses imóveis. Na operação, o filho do presidente Jair Bolsonaro lucrou R$ 504 mil, segundo o Ministério Público.Mais >

Ao retirar faixa fixada por criminosos em frente a colégio policiais são recebidos a tiros em São Gonçalo/RJ

Policiais foram recebidos a tiros, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, quando retiravam uma faixa colocada por criminosos em frente a um colégio no bairro do Rocha, nesta quarta-feira (19). PMs do 7º BPM (São Gonçalo) revidaram e houve confronto.

Na faixa estava escrito: “Proibido fumar maconha dentro ou em frente do colégio. Colégio é lugar de aprendizado, educação e um futuro digno para nossas crianças”.

Ela foi colocada no fim de semana na entrada do Colégio Estadual Ministro José de Moura e Silva.

O tiroteio assustou alunos, professores e funcionários. Mas ninguém ficou ferido. Também não houve prisões.