Ação da senadora Zenaide Maia garante trator para fortalecer a agricultura familiar no município de Caicó


Caicó foi contemplada com um importante reforço para o setor agrícola. A partir de uma ação da senadora Zenaide Maia, o município recebeu um trator que será destinado ao fortalecimento da agricultura familiar e ao apoio direto aos produtores da zona rural.

A entrega do equipamento foi acompanhada nesta segunda-feira (22) pelo vice-prefeito de Caicó, Toinho Santiago, que esteve ao lado do secretário municipal de Agricultura, Alan Rangel, e do vereador Fabinho da Saúde, em São Gonçalo do Amarante. O trator, um Mahindra 6075, com potência de 80 cavalos, foi viabilizado por meio da articulação da senadora Zenaide Maia junto ao município.

O novo equipamento chega em um momento considerado estratégico, às vésperas do período chuvoso, quando cresce a demanda por serviços de corte de terra e preparo do solo. A expectativa é de que o trator contribua de forma direta para aumentar a produtividade e oferecer melhores condições de trabalho aos agricultores e agricultoras da zona rural de Caicó.

Mais >

Polícia Civil apreende munições e identifica suspeito por comércio ilegal em Jucurutu


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou, na tarde de sexta-feira (19), uma diligência que resultou na apreensão de munições e na identificação de um suspeito de comercializar material bélico de forma clandestina na zona rural do município.

A ação ocorreu no Sítio Lagoa, após o recebimento de denúncias indicando a venda ilegal de munições na localidade. No imóvel, os policiais foram recebidos pela companheira do suspeito, que autorizou a entrada da equipe para a realização da busca domiciliar.

Durante as diligências, os agentes localizaram, no interior de uma bolsa pendurada no torno de uma rede, 36 munições intactas de calibre .38, além de quatro estojos deflagrados.  O suspeito não se encontrava no local no momento da ação, porém já foi devidamente identificado e responderá pelos crimes previstos no Estatuto do Desarmamento, conforme o andamento do inquérito policial. Todo o material apreendido foi encaminhado à unidade policial para os procedimentos legais cabíveis.

Toda a ação foi conduzida pela 51ª Delegacia de Polícia (DP) de Jucurutu.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN (SECOMS).

Equipe médica de Bolsonaro fica de sobreaviso para cirurgia em Brasília

A equipe médica que acompanha o ex-presidente Jair Bolsonaro está de sobreaviso para se deslocar a Brasília e realizar uma cirurgia de hérnia assim que houver autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). As informações foram divulgadas pela CNN Brasil.

De acordo com a reportagem, os profissionais de saúde que acompanham Bolsonaro em São Paulo aguardam a liberação judicial para seguir até a capital federal, onde o procedimento deverá ser realizado. A expectativa é que a cirurgia ocorra ainda este ano, embora não haja data definida até o momento.

O cirurgião Cláudio Birolini afirmou que, após a autorização do STF, a equipe médica se deslocará imediatamente para Brasília para a realização do procedimento. O estado de saúde do ex-presidente segue sendo monitorado, e a decisão sobre o momento da cirurgia depende do aval da Justiça.

A situação ocorre em meio às determinações judiciais que envolvem Bolsonaro, o que faz com que qualquer deslocamento para fora do local onde se encontra dependa de autorização formal.

Fonte: CNN Brasil

Polícia Civil do RN deflagra primeira fase da “Operação Combate Organizado” e cumpre mandados em Tangará, Caraúbas, Parnamirim e outros 17 municípios


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, no período de 08 a 22 de dezembro de 2025, a primeira fase da “Operação Combate Organizado”, ação estratégica e integrada voltada ao cumprimento de mandados de prisão e mandados de busca e apreensão, com foco na desarticulação de organizações criminosas, repressão qualificada a crimes graves e retirada de criminosos de circulação. As diligências ocorreram de forma simultânea em diversos municípios do estado, além de outros entes da federação, demonstrando o alcance e a complexidade da operação.

As ações resultaram em prisões nos municípios de Areia Branca, Mossoró, Baraúna, Caraúbas, Caiçara do Rio do Vento, São Paulo do Potengi, Tangará, Natal, Nova Cruz, Santa Cruz, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Portalegre, Umarizal, Parnamirim, Ceará-Mirim, São José de Mipibu e Goianinha, além de João Pessoa/PB e Brasília/DF, evidenciando a atuação integrada interestadual no cumprimento das ordens judiciais.

Durante o período da operação, foram 85 mandados de prisão expedidos e 53 mandados de busca e apreensão, com o emprego de 408 policiais civis, resultando, até o momento, em 85 prisões efetuadas. A maior parte dos presos é investigada por participação em organização criminosa e tráfico de drogas, crimes que estão no foco central da ação policial.

Mais >

Walter Alves é sabido, está deixando o nome solto e vai abocanhar aquilo que lhe convier, mas “em nome do MDB”


O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB) assumiu que disputará uma vaga ao cargo de deputado estadual caso não assuma o governo em 2026. O posicionamento foi dado em declaração durante cumprimento de agenda em Angicos.

Questionado sobre uma possível ida para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que já foi apontado como um possível destino para Alves após cumprir seu período como governador, ele classificou o assunto como “especulação”.

“Na verdade, o Tribunal de Contas é especulação. Na verdade o que nós vamos (fazer) é ouvir o nosso partido no sentido de assumir o governo ou não. Não assumindo o governo, serei candidato a deputado estadual”, disse Walter, em entrevista ao repórter Jarbas Rocha.

Mais >

Prefeito que viralizou ao flagrar médicos dormindo durante plantão em hospital morre por suspeita de envenenamento


O município de Piedade, interior de São Paulo está em luto oficial após a confirmação da morte do prefeito Geraldo Pinto de Camargo Filho, conhecido como Geraldinho, ocorrida na última quinta feira (19). O gestor, que tinha 47 anos, ganhou projeção nacional recentemente por sua postura firme na fiscalização da saúde pública municipal.

Geraldinho foi levado em estado grave para a Santa Casa de Piedade – o mesmo hospital que foi palco de uma de suas ações mais memoráveis — com suspeita de intoxicação química. Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu. A causa oficial da morte ainda não foi divulgada pelas autoridades competentes.

Em junho de 2024, Geraldinho tornou-se uma figura conhecida em todo o país após a divulgação de um vídeo gravado por ele mesmo na Santa Casa de Piedade. Na ocasião, o prefeito realizou uma fiscalização surpresa e flagrou médicos plantonistas dormindo enquanto diversos pacientes aguardavam atendimento por horas.

Mais >

Gestão Nilda celebra Festival Gastronômico e Artesanal Pirangi Sabor & Arte com mais de 20 mil visitantes


A 1ª edição do Festival Pirangi Sabor & Arte foi um grande sucesso e marcou a programação do Natal do Povo, promovido pela Prefeitura de Parnamirim, na gestão da prefeita Nilda Cruz. Realizado nos dias 19 e 20, na orla da Praia de Pirangi, o evento reuniu mais de 20 mil pessoas ao longo dos dois dias, contando com a participação de 20 estandes de gastronomia e 40 artesãs e empreendedores, consolidando-se como uma iniciativa que uniu cultura, sabores, arte e desenvolvimento econômico.

Com uma proposta inovadora, o festival valorizou a culinária regional, os talentos locais e o litoral de Parnamirim, transformando a orla de Pirangi em um grande espaço de convivência, lazer e celebração. A expressiva presença do público confirmou o acerto da iniciativa e o potencial do evento para integrar, de forma permanente, o calendário cultural e turístico da cidade.

A programação musical foi um dos grandes destaques do evento. No primeiro dia, o público vibrou com as apresentações de Giannini Alencar, acompanhado da Orquestra Sanfônica, e Alan Persa. Já no segundo dia, a orla foi tomada por emoção com o show do consagrado Geraldo Azevedo, além da apresentação de Alana Pessôa, encerrando o festival em clima de celebração.

Além de promover cultura e lazer, o Pirangi Sabor & Arte cumpriu um papel estratégico no fortalecimento da economia local. O evento movimentou o comércio, impulsionou o turismo, gerou emprego e renda e fortaleceu a cadeia produtiva ligada à gastronomia, ao artesanato e aos serviços, beneficiando diretamente trabalhadores e empreendedores locais.

A prefeita Nilda Cruz destacou o orgulho pelo sucesso da iniciativa e pelos resultados alcançados.

“Ver mais de 20 mil pessoas passando pelo festival, 20 estandes de comida e 40 artesãs e empreendedores participando dessa primeira edição é motivo de muito orgulho. É a prova de que iniciativas da nossa gestão dão certo, movimentam a economia, valorizam a nossa cultura e levam oportunidades para a população. O Pirangi Sabor & Arte mostrou a força do nosso povo e do nosso litoral”, afirmou a prefeita.

Frente a frente com Lula, Milei fica ao lado dos EUA e critica ditadura de Nicolás Maduro


Durante reunião do Mercosul, o presidente da Argentina, Javier Milei, adotou uma posição oposta à do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ao tratar da crise na Venezuela. Frente a frente com Lula, Milei elogiou a postura dos Estados Unidos e defendeu o aumento da pressão internacional contra o regime de Nicolás Maduro.

Enquanto Lula criticou a possibilidade de uma intervenção armada e voltou a defender uma solução negociada para o impasse venezuelano, Milei classificou o governo de Maduro como uma “ditadura atroz e desumana” e afirmou que o tempo de uma abordagem tímida já se esgotou.

O posicionamento explícito de Milei evidenciou o contraste entre as duas lideranças sul-americanas. De um lado, o presidente brasileiro mantém uma linha diplomática de diálogo e cautela em relação à Venezuela; do outro, o argentino se alinha aos Estados Unidos e a países que defendem maior pressão política e econômica sobre Caracas.

Mais >

Estudo aponta 9 ‘bolhas’ que dividem o eleitor brasileiro em meio à polarização política: ‘Voltamos ao mundo das tribos, diz Felipe Nunes


O Brasil voltou a viver uma lógica de “tribos” no ambiente político, impulsionada pelas chamadas bolhas digitais. A avaliação é do CEO da Quaest, Felipe Nunes, que apresentou, em entrevista ao Canal Livre, da Band, uma análise baseada em dados estatísticos que identificou nove grandes grupos que hoje ajudam a explicar o comportamento do eleitorado brasileiro.

Segundo Nunes, as bolhas digitais funcionam como tribos modernas: grupos quase fechados, que consomem as mesmas informações, dialogam entre si e reforçam visões semelhantes de mundo. A partir de uma bateria de 137 perguntas, o pesquisador aplicou um modelo estatístico capaz de agrupar eleitores por afinidades e afastamentos políticos, chegando à identificação de nove bolhas distintas no país.

De um lado do espectro político estão três grupos que, em geral, orbitam o campo do PT e do presidente Lula: os militantes de esquerda, a chamada classe dos dependentes do Estado (DIE) e os progressistas. Esses segmentos compartilham pautas e visões alinhadas ao projeto político petista.

No campo oposto, aparecem quatro grupos que tendem a se posicionar contra o PT: a extrema direita, o agro, o empresariado e os conservadores cristãos. Esses eleitores costumam se identificar com discursos antipetistas e valores mais conservadores na política e na economia.

Sobrando no centro do tabuleiro político estão dois grupos considerados decisivos e atualmente em disputa: os empreendedores individuais e os liberais sociais. Este último grupo, segundo Nunes, é formado em grande parte por eleitores que no passado se identificavam com o PSDB e que, historicamente, votaram contra o PT entre 1994 e 2018.

A mudança ocorreu na eleição de 2022, quando, motivados pelo receio de uma ruptura institucional ou de um golpe, muitos liberais sociais migraram, pela primeira vez, para o apoio a Lula. Para o CEO da Quaest, esse comportamento torna o grupo especialmente estratégico.

“Eles são os swing voters brasileiros”, destacou Nunes, ao recomendar atenção redobrada a esse segmento nas eleições de 2026. O desempenho de candidatos junto a esses eleitores pode ser decisivo para definir os rumos da próxima disputa presidencial.

Lama e solo rachado: imagens atestam volume morto do açude Itans, em Caicó


O cenário do açude Itans, em Caicó, é de completa tristeza e preocupação. Imagens aéreas feitas por drone neste domingo revelam a real situação do reservatório centenário, que hoje se encontra totalmente no volume morto, tomado pela lama e com o solo visivelmente rachado.

Responsável historicamente pelo abastecimento de água de Caicó, município com cerca de 70 mil habitantes, o Itans aparece praticamente seco, evidenciando os efeitos prolongados da estiagem e a grave crise hídrica que atinge a região do Seridó.

As imagens foram registradas pelo dentista Marcos Moreira e mostram com clareza a dimensão do problema: onde antes havia água, agora predominam extensas áreas de barro, fendas profundas no solo e marcas do recuo extremo do reservatório.

Além do impacto no abastecimento humano, a situação do açude também afeta diretamente a economia local, a criação de animais e o equilíbrio ambiental da região. O Itans é um símbolo histórico de Caicó e sua atual condição reforça o alerta para a necessidade de políticas públicas permanentes de segurança hídrica e convivência com o semiárido.

A população acompanha com apreensão e esperança de que boas chuvas possam, em breve, devolver vida a um dos mais importantes patrimônios hídricos do Seridó.

Show de emancipação política no Sertão da Paraíba termina sob forte chuva na madrugada desta segunda-feira (22)


O show em comemoração à emancipação política do município de Nazarezinho, no Sertão da Paraíba, foi encerrado na madrugada desta segunda-feira (22) em razão da forte chuva que atingiu a cidade durante a programação festiva. O evento, realizado na área central, reunia um grande público e contava com apresentações musicais em alusão ao aniversário de emancipação.

Segundo a organização, a decisão de interromper o show foi tomada por questões de segurança, diante da intensidade da chuva, que comprometeu a estrutura do palco e os equipamentos de som e iluminação. Não houve registro de feridos.

A festa havia começado ainda na noite de domingo (21), com apresentações de artistas locais e regionais, atraindo moradores e visitantes de cidades vizinhas. Mesmo com a chuva, parte do público permaneceu no local até o anúncio oficial do encerramento.

Mais >

Em Caicó, João Maia deixa escapar que Walter Alves indica o vice de Allyson e concorre vaga de deputado estadual

Durante passagem por Caicó, neste domingo (21), o deputado federal João Maia, presidente do Partido Progressistas (PP) no Rio Grande do Norte, confirmou que o vice-governador Walter Alves (MDB) não assumira o Governo do Estado, com a renúncia da governadora Fatima Bezerra (PT) em abril.

Em entrevista concedida ao repórter Rosivan

Amaral, João Maia revelou que Walter Alves vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Além disso, segundo João Maia, o vice-governador apoiará a candidatura ao Governo do Estado do preteito de Mossoro, Allyson Bezerra, filiado ao União Brasil. E já está definido que o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ficará responsável pela indicação do candidato a vice na chapa encabeçada por Allyson.

“É o combinado”, afirmou o deputado federal ao ser questionado sobre o papel do MDB na composição da chapa de Allyson para as eleições de 2026.

Transporte aeromédico do CIOPAER leva paciente de 73 anos de Currais Novos para Natal neste domingo (21)


Uma operação de transporte aeromédico foi realizada na manhã deste domingo (21) pela equipe do CIOPAER (Centro Integrado de Operações Aéreas) do Governo do Rio Grande do Norte, garantindo a remoção rápida e segura de uma paciente de 73 anos do município de Currais Novos para a capital Natal.

A paciente foi transferida do Hospital Regional de Currais Novos para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, referência estadual em atendimentos de alta complexidade. De acordo com informações repassadas pelas autoridades, a remoção não teve relação com transplante, como chegou a ser especulado inicialmente. Trata-se de uma senhora diagnosticada com aneurisma de aorta, quadro que exige acompanhamento e cuidados médicos especializados.

O helicóptero do CIOPAER pousou no aeródromo de Currais Novos, onde a paciente foi conduzida até a aeronave com o apoio de uma equipe do SAMU, responsável pela estabilização e pelo transporte terrestre do hospital até o local de embarque. Toda a operação ocorreu seguindo protocolos de segurança, assegurando agilidade no deslocamento e preservação da vida.

A atuação integrada entre CIOPAER, SAMU e profissionais de saúde reforça a importância do transporte aeromédico no atendimento a casos graves no interior do estado, reduzindo o tempo de deslocamento e ampliando as chances de um tratamento mais eficaz.

A paciente segue em Natal sob cuidados da equipe médica especializada, onde passará por avaliação detalhada e acompanhamento conforme a evolução do seu quadro clínico.

Flávio Bolsonaro responde insistência da imprensa de ceder para Tarcísio a disputa de 2026 para presidência


Em entrevista recente, o senador Flávio Bolsonaro afirmou que não há qualquer possibilidade de disputa eleitoral entre ele e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Segundo Flávio, o cenário político deixa claro que apenas um nome será indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para a corrida eleitoral nacional, o que torna sem sentido qualquer concorrência interna.

De acordo com o senador, Tarcísio de Freitas já manifestou apoio ao seu nome em mais de uma oportunidade e deixou clara sua intenção de buscar a reeleição ao governo de São Paulo. Flávio destacou que o governador é uma figura de total confiança do grupo político bolsonarista e que integra o mesmo projeto nacional.

Flávio Bolsonaro elogiou a gestão de Tarcísio, classificando-o como um governador bem avaliado, que realiza um trabalho considerado excepcional à frente do maior estado do país. Para o senador, São Paulo terá papel estratégico nas eleições, com uma votação expressiva que poderá ser potencializada pela candidatura de Tarcísio à reeleição.

Ainda segundo Flávio, a aliança entre os dois não é circunstancial, mas pensada para o futuro. Ele afirmou que se trata de um projeto político de longo prazo, voltado para as próximas décadas, e garantiu que não há qualquer intriga capaz de romper a relação entre ele e o governador paulista.

Por fim, o senador reforçou que a união entre Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas será fundamental para a estratégia nacional do grupo político liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro nas próximas eleições.

Havaianas entra no radar do cancelamento após novo comercial: “desculpa, mas não quero que você comece 2026 com o pé direito”


A Havaianas passou a ser alvo de críticas nas redes sociais após a divulgação de um novo comercial estrelado pela atriz Fernanda Torres. Na peça publicitária, a atriz faz uma referência à sorte ao afirmar que não gostaria de “começar 2026 com o pé direito”, frase que foi interpretada por parte do público como uma alusão política.

Em um contexto de forte polarização e com 2026 sendo ano eleitoral, o comentário gerou reação principalmente entre internautas de direita, que passaram a criticar a marca e a associar a campanha a posicionamentos ideológicos, colocando a empresa no radar do chamado “cancelamento” digital.

Grupo de servidores do Estado ganha na justiça o direito de ter o 13º salário pago até o fim de dezembro no RN


A Justiça do Rio Grande do Norte determinou que o governo do estado pague o 13º salário de 2025 ainda dentro do mês de dezembro aos servidores públicos estaduais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A decisão é do juiz Airton Pinheiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal e foi proferida nesta sexta-feira (19) 

A medida atende a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN), que ingressou com ação após declarações públicas do governo indicando que o pagamento da gratificação natalina não seria feito no prazo previsto em lei. 

Na decisão, o juiz Airton Pinheiro concedeu tutela antecipada e determinou que o 13º salário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas da Sesap seja pago até o último dia de dezembro de 2025. O magistrado destacou o caráter alimentar da verba e o risco de prejuízo aos servidores em caso de atraso. 

Mais >

Caicó: Executores de PH gravaram todo o cr1me e jogaram nas redes; vídeo mostra a vítima implorando pela vida


Executores do jovem Pedro Henrique de Souza Santos, conhecido em Caicó como PH, de 28 anos, gravaram o momento da exe*cussão e divulgaram o vídeo nas redes sociais. O cr1*me ocorreu na última sexta-feira, 19, quando a vítima desapareceu por volta das 21h40, no bairro Boa Passagem.

Segundo as informações apuradas pelo blog Jair Sampaio, o corpo de Pedro Henrique só foi localizado nas primeiras horas da manhã deste sábado, 20, por volta das 6h. As circunstâncias do crime apontam para uma ação violenta e premeditada, o que causou grande comoção entre familiares, amigos e moradores da cidade.

Em respeito à dor da família da vítima e à gravidade dos fatos, o vídeo não será exibido por completo. O caso está sendo investigado pelas forças de segurança, que trabalham para identificar e prender os responsáveis pelo homicídio.

Confirmado: Dilma Rousseff receberá indenização fixa de R$ mil 400 mil e ainda indenização mensal por tortura na ditadura


A Justiça Federal determinou que a União pague indenização no valor de R$ 400 mil à Dilma Rousseff por tortura sofrida pela ex-presidente, durante a ditadura militar.

A decisão também prevê uma indenização fixa mensal equivalente ao salário médio do cargo que ela ocupava antes de ser presa.

O tribunal afirmou que ficaram evidenciadas prisões ilegais e perseguição política contra a ex-presidente – e também práticas sistemáticas de torturas física e psicológica por parte de agentes do Estado.

Foto de capa: Fábio Tito/g1

Dia histórico: Serra da Formiga se torna símbolo de fé com inauguração do Monumento de São Francisco de Assis


Riachuelo/RN viveu um dia histórico neste sábado, 20 de dezembro, com a Bênção Inaugural e a inauguração oficial do Monumento de São Francisco de Assis, na Serra da Formiga, um dos pontos mais altos e simbólicos do município.

O evento reuniu um grande número de fiéis, autoridades, visitantes e devotos, consolidando o local como um novo marco da fé, do turismo religioso e da cultura regional.

A programação teve início às 15h, com a Missa Campal e a Bênção Inaugural do monumento, momento marcado por emoção, oração e agradecimento, tendo como inspiração a oração de São Francisco de Assis:

“Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz.”

Logo após a celebração religiosa, o público acompanhou shows católicos, que deram continuidade à programação espiritual e cultural do dia, com apresentações de Padre Nunes, Ana Clara Rocha e Ítalo Poeta.

Localizado na Serra da Formiga, o monumento se destaca não apenas pela grandiosidade, mas também pela proposta de fortalecer o turismo religioso, movimentar a economia local e valorizar a identidade cultural de Riachuelo e região.

Um evento marcado por fé, organização, grande participação popular e emoção, acompanhado de perto por registros aéreos com drone e imagens terrestres, eternizando um momento que ja faz parte da história do município.

Desespero em meio ao congestionamento: médico desce de ambulância para pedir passagem a motoristas


A enfermeira do SAMU Daiane Burgos usou as redes sociais para relatar o tratamento dado às ambulâncias no trânsito de Salvador.

Em um vídeo publicado na última sexta-feira (19), as imagens mostram o veículo do SAMU com as sirenes ligadas, sem conseguir avançar porque os carros à frente não abriam espaço. A gravação ressalta a dificuldade enfrentada pela equipe para seguir pelo trajeto.

Diante da situação, um dos médicos decidiu sair da viatura e se dirigir aos veículos para tentar conscientizar os condutores e liberar a via.

Mais >