A pré-candidata ao Senado Samanda Alves (PT) ampliou sua base política no Seridó neste sábado (20) ao receber o apoio do prefeito de Jucurutu, Iogo Queiroz, do ex-prefeito Júnior Queiroz e da maioria da Câmara Municipal. A adesão foi anunciada durante agenda no município, um dos mais importantes polos econômicos do interior do Rio Grande do Norte.
Também declararam apoio a Samanda os vereadores Edvan Fernandes, Francinildo, Júnior de Dequinha, Lulu de Chico Ivo, Augusto Diniz, Marcione Medeiros, Romualdo Teixeira e Rubens Batista, consolidando a adesão da maioria do Legislativo municipal ao projeto político da pré-candidata.
O encontro reuniu ainda lideranças de outros municípios do Seridó que já integram a base de apoio de Samanda na região, entre elas o prefeito de São Vicente, Genilson Maia, o vice-prefeito Isaac Alexandre, o prefeito de São José do Seridó, Jackson Dantas, e o vereador Del, de Tenente Laurentino Cruz.
Jucurutu é reconhecida como a Capital do Queijo de Coalho do estado e um dos principais polos da indústria de laticínios potiguar. O município também se destaca pela produção de biscoitos, pela atividade mineral e pelas oportunidades geradas a partir da Barragem de Oiticica. Nos últimos anos, a cidade tem ampliado seu protagonismo regional, impulsionada por investimentos em infraestrutura hídrica, desenvolvimento econômico e fortalecimento de suas cadeias produtivas.
Ao agradecer o apoio recebido, Samanda destacou as potencialidades econômicas e sociais do município e reafirmou o compromisso de representar a cidade e o interior do estado no Senado Federal.
“Jucurutu representa muito do Rio Grande do Norte que queremos fortalecer: uma terra de produção, de trabalho e de oportunidades. É a cidade das águas, da agricultura, da mineração e de um povo trabalhador que acredita no futuro. Nosso compromisso é fazer com que esse potencial se transforme em mais investimentos, emprego e desenvolvimento. Estaremos em Brasília, mas sempre presentes no Rio Grande do Norte, lutando para que Jucurutu tenha a atenção e as oportunidades que merece”, afirmou.
Durante o encontro, o prefeito Iogo Queiroz ressaltou os investimentos realizados pelo Governo do Estado e defendeu a continuidade do projeto político liderado pela governadora Fátima Bezerra. Segundo ele, as melhorias na infraestrutura rodoviária, os investimentos em educação e as parcerias com os municípios demonstram os resultados da atual gestão.
Com a adesão do grupo político de Jucurutu, Samanda amplia sua presença no Seridó, região estratégica para as eleições de 2026, e fortalece a articulação de sua pré-campanha em defesa da continuidade de um projeto político voltado ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte e à melhoria da vida da população.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte identificou um terceiro suspeito de participação no atentado ocorrido no município de Mossoró, que resultou na morte do assessor Alyson Dyego de Oliveira Morais e deixou ferido o vereador Cabo Deyvison.
No decorrer das investigações, foi possível reunir elementos que apontam o envolvimento de Wilson Mariano da Silva Filho na ação criminosa. Diante das evidências colhidas, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do investigado, medida que foi deferida pelo Poder Judiciário.
O suspeito encontra-se foragido e é considerado procurado pelas forças de segurança pública. As investigações seguem em andamento com o objetivo de esclarecer integralmente os fatos, identificar todos os envolvidos e responsabilizar os autores, coautores e eventuais mandantes do crime.
A Polícia Civil solicita o apoio da população para auxiliar na localização do investigado. Informações que possam contribuir com as investigações ou indicar o paradeiro do foragido podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181. O sigilo é garantido.
Fonte: Secretaria Executiva e de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte
O deputado federal Sargento Gonçalves manifestou preocupação com a demora na conclusão do processo de promoção do juiz Henrique Baltazar no âmbito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e cobrou esclarecimentos públicos sobre os motivos dos sucessivos adiamentos.
Segundo o parlamentar, o momento exige transparência e respeito aos critérios constitucionais que regem a magistratura, especialmente diante da relevância da função exercida pelo Poder Judiciário no enfrentamento ao crime organizado.
Sargento Gonçalves destacou a trajetória do magistrado, que acumula mais de quatro décadas de atuação na Justiça potiguar e é reconhecido por sua postura firme no combate à criminalidade. Para o deputado, a sociedade tem o direito de compreender as razões que têm impedido a conclusão do processo de promoção.
“O Rio Grande do Norte vive um cenário desafiador na área da segurança pública. Nesse contexto, é fundamental que as instituições atuem com transparência e que decisões dessa natureza sejam tomadas com base exclusivamente na Constituição, na legislação vigente e no interesse público”, afirmou.
O parlamentar ressaltou que não faz acusações contra qualquer integrante do Judiciário, mas considera legítimo que a população acompanhe o caso e tenha acesso às informações necessárias para compreender os motivos da demora.
Por fim, Sargento Gonçalves defendeu uma definição célere do processo, afirmando que a confiança da população nas instituições depende da observância dos critérios legais, da independência dos Poderes e da transparência dos atos públicos.
Expedito Ferreira firma compromissos para transformar a vida da população do Seridó
Neste sábado (20), em entrevista a Rádio Cabugi do Seridó, a maior reserva política de Parelhas e do Seridó, Dr. Antônio Petronilo (MDB), que foi três vezes prefeito, confirmou que vai apoiar este ano, o desembargador Dr. Expedito Ferreira (PSDB), para a Assembleia Legislativa. Além de Dr. Antonio, o ex-prefeito Alexandre Petronilo e o ex-vereador Pepeu, além de aliados históricos do velho líder, vão engrossar o grupo.
Durante a entrevista, Dr. Expedito destacou o enorme potencial econômico da região Seridó, que vai da extração de minérios preciosos ao turismo impulsionado pelo Geoparque e seus sítios arqueológicos, e assumiu compromissos importantes. Entre eles, a recuperação e construção de estradas, para facilitar o escoamento da produção e o fluxo de turistas. “Estou aqui para servir ao Estado. Assim como meu gabinete no tribunal sempre foi aberto às pessoas, ele continuará acessível na Assembleia. Meu mandato será construído junto com a população”.
O ex‑prefeito Antônio Petronilo manifestou apoio e entusiasmo com a pré‑candidatura: “Expedito é sertanejo autêntico, enfrenta desafios com garra e simplicidade. Conhece quem é de bem e sempre fazia mais do que devia, com humildade e simpatia, seja como juiz ou desembargador. Tem experiência de sobra e está preparado para representar a gente na Assembleia, se Deus quiser”.
Na sexta‑feira (19), Expedito já havia passado por Parelhas, onde foi recebido com carinho pela população. Visitou o comércio local, a tradicional feira da cidade e reuniu‑se com amigos para assistir à vitória do Brasil contra o Haiti na Copa do Mundo de 2026. Desde o início da pré‑campanha, Expedito já participou de entrevistas em emissoras de Natal, Pau dos Ferros e Martins, apresentando suas ideias e o porquê de querer ser deputado estadual.
A palavra “misantropia” chamou atenção de milhares de brasileiros depois de aparecer em alertas sonoros e mensagens de texto atribuídos à Defesa Civil Nacional, enviados a celulares em diferentes regiões do país entre sexta-feira (19) e sábado (20).
A Defesa Civil Nacional informou que a plataforma Defesa Civil Alerta foi retirada do ar à 1h30 da madrugada deste sábado, depois de sofrer uma invasão. Segundo o órgão, o disparo foi feito remotamente por alguém sem autorização e pode ter sido resultado de um ataque hacker.
“A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional acionará a Polícia Federal e tomará as providências para religar o sistema o mais rapidamente possível, quando todas as condições de segurança forem restabelecidas”, afirmou o órgão.
🤔 Mas, afinal, o que significa “misantropia”?
Segundo o dicionário Michaelis, misantropia é a qualidade de quem sente aversão, desconfiança ou rejeição à humanidade. A palavra também pode ser usada para descrever uma tendência ao isolamento social ou um estado de profunda tristeza e melancolia.
Na prática, uma pessoa considerada misantropa é aquela que evita o convívio social ou demonstra descrença em relação às outras pessoas. Isso não significa necessariamente que ela odeie todos ao seu redor, mas pode indicar dificuldade de conexão social ou visão pessimista sobre a natureza humana.
A nova rodada da pesquisa Seta, divulgada neste sábado (20), aponta a vereadora de Natal, Samanda, como o principal destaque de crescimento na corrida para o Senado Federal. O levantamento confirma que a pré-candidata saltou dos cerca de 5% registrados em maio para os atuais 12% das intenções de voto, superando nomes nomes como Rafael Motta e o Coronel Hélio.
O salto nas intenções de voto expõe o peso político de Samanda, que tem o carimbo da governadora Fátima e do time de Lula no RN. Samanda é uma das vereadoras mais atuantes do PT na Câmara de Natal e tem histórico de votação expressiva quando candidata a deputada federal.
A pesquisa Seta foi realizada entre os dias 15 e 17 de julho ouvindo 1.500 eleitores. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob os números RN-01712/2026 e BR-00738/2026.
O Partido dos Trabalhadores (PT) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta sexta-feira, 19, para pedir a retirada de um vídeo publicado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em seu perfil oficial no Instagram. As informações são da Revista Oeste.
A peça, produzida com inteligência artificial (IA), mostra o parlamentar, que é o pré-candidato do Partido Liberal à Presidência da República, em uma ação fictícia de combate a organizações criminosas. Na gravação, Flávio aparece a bordo de uma aeronave ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Vestidos com trajes militares, os dois surgem disparando contra embarcações identificadas com as siglas PCC, referência ao Primeiro Comando da Capital, e CV, em alusão ao Comando Vermelho.
Um terceiro barco, marcado com a sigla PT, também aparece nas imagens.
A ofensiva judicial do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorre em meio ao aumento do discurso de Flávio Bolsonaro sobre segurança pública e combate ao crime organizado.
Em nota divulgada à imprensa, a pré-campanha do liberal afirma que não pretende mudar sua estratégia política em razão da ação apresentada ao tribunal. “Flávio Bolsonaro não vai recuar no combate à criminalidade”, diz o comunicado.
Até o momento, o TSE não se manifestou sobre o pedido apresentado pelo PT.
Além das imagens produzidas por inteligência artificial, o senador publicou uma mensagem afirmando que daria uma “péssima notícia para o CV, o PCC e o PT” nesta quinta-feira (18), ao se referir a operação da Polícia Federal contra o senador e líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).
Pesquisa Datafolha – Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto e o senador Flávio Bolsonaro (PL) com 43% em um eventual segundo turno da eleição presidencial de 2026.
No levantamento anterior, realizado em 22 de maio, Lula registrava 47%, enquanto Flávio Bolsonaro tinha 43%.
Veja números:
Lula: 47% (eram 47% em 22 de maio, 45% em 16 de maio e 45% em abril);
Flávio Bolsonaro: 43% (eram 43% em 22 de maio, 45% em 16 de maio e 46% em abril);
Não sabe/não respondeu: 1% (eram 2% em 22 de maio, 1% em 16 de maio e 1% em abril) Em branco/nulo/nenhum: 8% (eram 9% em 22 e16 de maio, 8% em abril e 10% em março).
A pesquisa é a segunda do instituto feita integralmente após a revelação das conversas entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. As mensagens foram reveladas pelo site The Intercept Brasil. Segundo a reportagem, Flávio Bolsonaro pediu apoio financeiro a Vorcaro para a produção de um filme sobre a trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Foram entrevistadas 2.004 pessoas entre os dias 17 e 19 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O avanço das facções criminosas e os recentes episódios de violência registrados no Rio Grande do Norte reforçam a necessidade de uma mobilização conjunta da sociedade e das instituições para enfrentar a criminalidade. É o que defende o pré-candidato a deputado estadual Jorge do Rosário (PL), que tem colocado a segurança pública como uma das principais bandeiras de sua pré-campanha.
A discussão ganhou ainda mais força após o atentado sofrido pelo vereador de Mossoró e pré-candidato a deputado federal Cabo Deyvison (PL), aliado político de Jorge. O parlamentar foi alvo de disparos de arma de fogo enquanto realizava uma fiscalização em frente à UPA do Alto de São Manoel. O ataque resultou na morte do assessor Allyson Diego e provocou grande repercussão em todo o estado.
Para Jorge, o episódio é mais um sinal de alerta sobre a escalada da violência e o fortalecimento das organizações criminosas no Rio Grande do Norte. Segundo ele, o problema já ultrapassou os limites das grandes cidades e exige uma resposta ampla e coordenada.
“O avanço das facções e do banditismo nas principais cidades vai chegar a todo o estado, e já passou da hora de se encontrar uma solução para o problema, que afeta não só a segurança das famílias, mas também inibe a chegada de investimentos, empregos e arrecadação para os municípios”, afirma.
Jorge defende a criação de uma frente ampla envolvendo os poderes constituídos, forças de segurança, entidades representativas, instituições religiosas e organizações comunitárias. Na avaliação do pré-candidato, o enfrentamento ao crime organizado exige a participação de toda a sociedade.
“É preciso debater e encontrar, imediatamente, uma solução eficaz. A segurança pública não pode ser tratada como um problema apenas das polícias. É uma questão que impacta toda a sociedade e precisa unir diferentes setores em torno de um objetivo comum”, destaca.
Ao percorrer cidades potiguares durante a pré-campanha, Jorge afirma que a insegurança aparece entre as principais preocupações da população. Segundo ele, comerciantes, trabalhadores e famílias relatam diariamente o medo provocado pelo avanço da criminalidade e cobram medidas mais efetivas por parte do poder público.
O pré-candidato reforça que pretende levar o debate para a Assembleia Legislativa caso seja eleito. “A segurança é uma das principais demandas dos potiguares. Vamos levar essa pauta para a Assembleia e brigar por soluções concretas que fortaleçam as forças de segurança e devolvam a tranquilidade à população”, conclui.
A prefeita de Passagem, Wedna Mendonça, lançou o nome de Alyandro Rocha, seu assessor parlamentar, para a primeira suplência ao Senado de Styvenson Valentim. Durante visita ao município, um secretário de gestão revelou ao blog que Wedna falou que ele seria o nome ideal.
Alyandro Rocha conhece bem Styvenson, acompanha o senador de perto e tem acesso total aos precisados e vereadores do Rio Grande do Norte. Alyandro esteve na visita de Styvenson a Passagem, acompanhado de perto o anúncio do senador que garantiu uma ponte no Rio Jacu e a pavimentação tão sonhada na comunidade do Seixo, distrito do município.
Em um clima de celebração após a vitória da Seleção Brasileira, o pré-candidato ao Governo do RN, Cadu de Lula, percorreu os corredores da tradicional feira livre e do mercado de Caicó, na manhã deste sábado (20). Acompanhado por lideranças como a vereadora Ana Aline e o vereador Arthur Maynard, Cadu sentiu de perto o carinho da população seridoense, sendo recebido com entusiasmo.
Acompanhado de Rafael Motta, pré-candidato ao Senado, e de Alexandre Lima, pré-candidato a deputado federal, Cadu destacou a importância de valorizar a cultura e a economia local, saboreando as riquezas da região. “Viemos à feira de Caicó e tivemos uma recepção maravilhosa, por isso eu não posso deixar de agradecer ao povo de Caicó, do Seridó, por esse momento que acolhe a mim e ao Time de Lula”, afirmou o pré-candidato, que aproveitou para prestigiar os produtores locais de itens típicos da região, como o queijo coalho e a manteiga de garrafa.
A caminhada também foi um momento de diálogo com a agricultura familiar, setor essencial para o desenvolvimento regional. A vereadora Ana Aline reforçou que o povo de Caicó reconhece o que o projeto liderado por Lula tem feito pelo Rio Grande do Norte, destacando que a presença de Cadu na feira simboliza o fortalecimento das políticas públicas que chegam diretamente à mesa do trabalhador.
O presidente estadual do MDB e pré-candidato a deputado estadual, Walter Alves, cumpriu agenda nesta quinta-feira (18) nos municípios de Lajes e Pendências, onde participou de eventos institucionais e religiosos, além de prestar contas do trabalho desenvolvido em favor da população potiguar.
Em Lajes, a convite do prefeito Felipe Menezes (MDB), Walter participou do evento Avança Prev, realizado para celebrar os avanços alcançados pelo município na área previdenciária após a aprovação da PEC 66, em 2025.
A proposta relatada pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB) contou com o apoio de Walter Alves e permitiu que estados e municípios encontrassem soluções para dívidas previdenciárias que comprometiam investimentos e o desenvolvimento.
Durante o evento, Walter destacou a importância da medida para o fortalecimento das finanças municipais e reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando em defesa dos municípios do Rio Grande do Norte.
Pendências Em seguida, Walter esteve em Pendências, atendendo convite da prefeita Dra. Lays (MDB) para participar da quinta noite da 70ª Festa de São João Batista, padroeiro do município. Neste ano, a celebração tem como tema: Como São João Batista, há 70 anos testemunhamos a fé que renova a vida e fortalece a esperança.
A programação reúne fiéis e visitantes em um momento de fé, tradição e fortalecimento dos laços comunitários. Durante a visita, Walter esteve acompanhado da prefeita Dra. Lays, do ex-prefeito Flaudivan Martins, do vice-prefeito Gilberto Fonseca, além de secretários municipais, vereadores e lideranças locais.
Nas duas cidades, Walter conversou com a população, ouviu demandas e apresentou ações e iniciativas que têm contribuído para o desenvolvimento dos municípios, colocando-se à disposição para continuar ajudando as cidades potiguares a avançarem.
A tradicional Rua da Copa, em Macaíba, ganhou projeção nacional mais uma vez ao receber a equipe da CazéTV para a cobertura de mais um dia de jogos da Seleção Brasileira. O local, conhecido por suas pinturas temáticas e pela grande concentração de torcedores durante competições internacionais, foi cenário de gravações comandadas por integrantes da equipe do canal, entre eles o influenciador e humorista Defante, além de Luizinho, que participou de uma divertida narração improvisada com moradores.
Idealizada pelo artista plástico Wellington Potiguar, a Rua da Copa se tornou um dos principais símbolos da paixão pelo futebol no Rio Grande do Norte. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Macaíba, por meio da gestão do prefeito Emídio Júnior, que oferece a estrutura necessária para a realização do evento e para receber visitantes durante o período dos jogos.
Wellington Potiguar comemorou a presença da equipe da CazéTV e destacou a importância do reconhecimento nacional. Segundo ele, a visita representa uma valorização do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “Me senti muito prestigiado. A CazéTV enviou uma equipe de peso para mostrar ao Brasil a nossa Rua da Copa. É uma alegria enorme ver esse projeto alcançando tanta visibilidade”, afirmou.
A matéria gravada pela equipe da CazéTV vai ao ar nesta sexta-feira (19), mostrando a animação dos torcedores, as tradicionais pinturas espalhadas pela rua e a energia que transformou a Rua da Copa em um dos pontos mais famosos do país durante os jogos da Seleção Brasileira.
A líder social Leila assumiu a presidência do Diretório Municipal do Progressistas em Natal, sucedendo o vereador Ériko Jácome. O movimento fortalece seu nome como uma das principais opções do partido para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.
Com trajetória marcada pela defesa da saúde mental, inclusão social, pessoas com deficiência, mães atípicas e fortalecimento das famílias, Leila construiu uma atuação próxima da população e baseada na escuta, no acolhimento e no compromisso com causas que impactam diretamente a vida das pessoas.
Candidata a deputada estadual em 2022 e primeira suplente de vereadora de Natal em 2024, Leila chega a este novo momento político consolidada como uma liderança em crescimento, com forte presença social, capacidade de diálogo e baixa rejeição.
Sua pré-candidatura surge como uma alternativa para representar o Rio Grande do Norte no Congresso Nacional, defendendo pautas voltadas à saúde mental, inclusão, proteção social e desenvolvimento humano.
“Quero levar para Brasília a voz de quem muitas vezes não é ouvido. A política precisa estar mais próxima das pessoas e dos desafios reais das famílias brasileiras.”
O projeto político liderado pelo deputado estadual e pré-candidato a deputado federal, Dr. Bernardo, e pela pré-candidata a deputada estadual, Kaline de Dr. Bernardo, deu um passo decisivo rumo à consolidação de suas bases na capital potiguar. Na noite desta quinta-feira (18), a dupla reuniu centenas de lideranças comunitárias de diversas zonas de Natal em um primeiro encontro estratégico que demonstrou a força e a capilaridade do grupo na cidade, atraindo também ex-vereadores, suplentes e novos apoiadores.
O evento, que registrou casa cheia, marcou o início de uma agenda de diálogos diretos com os movimentos de bairros e comunidades da capital. Conhecidos pelo forte trabalho de articulação em todo o Rio Grande do Norte, Dr. Bernardo e Kaline de Dr. Bernardo agora cravam bandeira definitiva em Natal, mostrando que o projeto de renovação e compromisso social já conquistou o apoio de importantes núcleos populares locais.
Durante a reunião, lideranças de várias comunidades destacaram a confiança no trabalho da dupla, apontando a necessidade de representantes que mantenham as portas abertas e conheçam de perto a realidade do povo.
O presidente estadual do MDB e pré-candidato a deputado estadual, Walter Alves, cumpriu agenda nesta quinta-feira (18) nos municípios de Lajes e Pendências, onde participou de eventos institucionais e religiosos, além de prestar contas do trabalho desenvolvido em favor da população potiguar.
Em Lajes, a convite do prefeito Felipe Menezes (MDB), Walter participou do evento Avança Prev, realizado para celebrar os avanços alcançados pelo município na área previdenciária após a aprovação da PEC 66, em 2025.
A proposta relatada pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB) contou com o apoio de Walter Alves e permitiu que estados e municípios encontrassem soluções para dívidas previdenciárias que comprometiam investimentos e o desenvolvimento.
Durante o evento, Walter destacou a importância da medida para o fortalecimento das finanças municipais e reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando em defesa dos municípios do Rio Grande do Norte.
Taxa de analfabetismo recua para 9,3% em 2025 e estado registra avanços na escolarização, na alfabetização e na permanência
O Rio Grande do Norte alcançou em 2025 um marco histórico na educação. Pela primeira vez desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, a taxa de analfabetismo do estado ficou abaixo dos 10%, atingindo 9,3%. O resultado representa uma redução significativa em relação aos 13,9% registrados em 2016 e aos 10,5% observados em 2024.
Os resultados positivos também aparecem nos níveis de escolarização. Entre crianças de 6 a 14 anos, a taxa de frequência escolar chegou a 99,3%, consolidando a universalização do acesso à educação nessa faixa etária. Além disso, 96,3% das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental na etapa adequada à idade, superando a meta de 95% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE).
“Recebemos com muita alegria e senso de responsabilidade esse resultado histórico. Pela primeira vez, o Rio Grande do Norte reduz sua taxa de analfabetismo para menos de 10%, um marco que demonstra que investir em educação pública, com planejamento, compromisso e parceria com os municípios, produz resultados concretos na vida das pessoas. Esses números refletem o trabalho diário de professores, gestores, servidores, estudantes e famílias, além dos investimentos que estamos realizando desde a alfabetização das crianças até a Educação de Jovens e Adultos. Avançamos na permanência dos estudantes na escola, ampliamos o acesso à educação e fortalecemos políticas que garantem o direito de aprender em todas as etapas da vida. Ainda temos desafios importantes pela frente, mas os dados do IBGE confirmam que o Rio Grande do Norte está no caminho certo: construindo uma educação mais inclusiva, democrática e transformadora, capaz de gerar cidadania, reduzir desigualdades e abrir oportunidades para o nosso povo”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.
Para a secretária de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer, Socorro Batista, a redução histórica da taxa de analfabetismo demonstra a importância da continuidade das políticas públicas e da colaboração entre os diferentes entes federativos. “Os resultados divulgados pelo IBGE refletem um trabalho permanente realizado em todo o território potiguar. Estamos investindo na alfabetização das crianças, mas também garantindo oportunidades para jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação em etapas anteriores da vida. Esse é um compromisso com a inclusão, a cidadania e a transformação social”, destacou.
A pesquisa revela ainda avanços entre os jovens. A proporção de pessoas de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham caiu para 21,4%, o menor índice da série recente, representando uma redução de 2,5 pontos percentuais em comparação com 2024. Entre as mulheres, a queda foi ainda mais expressiva, passando para 25,2%.
Os resultados são acompanhados pelo fortalecimento das políticas públicas de alfabetização desenvolvidas pelo Governo do Estado nos últimos anos. Entre elas, destaca-se a Política Territorial de Alfabetização de Crianças (Pró-Alfa RN), estruturada em regime de colaboração entre Estado, municípios e Governo Federal. Um dos principais marcos desse processo foi a adesão de 100% dos municípios potiguares ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), fortalecendo a articulação entre as redes de ensino e ampliando o alcance das ações voltadas à alfabetização na idade certa.
A política conta com uma rede de articuladores estaduais, regionais e municipais que acompanham diretamente a implementação das estratégias pedagógicas nos territórios. Entre as iniciativas desenvolvidas estão a distribuição de materiais complementares de alfabetização para mais de 190 mil estudantes, a implantação de Cantinhos de Leitura nas escolas e a concessão de bolsas destinadas à formação continuada e à mobilização educacional nos municípios. Outro eixo estratégico é o fortalecimento do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (SIMAIS), ferramenta que permite acompanhar continuamente o desempenho dos estudantes e orientar intervenções pedagógicas com base em evidências.
O enfrentamento ao analfabetismo também ocorre por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade que atualmente atende cerca de 24 mil estudantes em todo o estado. A rede estadual oferta a EJA em 202 escolas, garantindo oportunidades de escolarização para pessoas que não concluíram seus estudos na idade regular.
Desde 2021, o Rio Grande do Norte desenvolve a Política de Superação do Analfabetismo (PSA/RN), iniciativa financiada com recursos próprios do Estado e articulada com programas federais. A ação já alfabetizou mais de 10 mil pessoas em 113 municípios potiguares e se consolidou como uma referência nacional na área. O reconhecimento levou o Ministério da Educação a escolher o Rio Grande do Norte como sede do lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo no Nordeste, realizado no ano passado.
Nova Plataforma
Nessa terça-feira (16), o Governo do RN lançou a Comissão Permanente de Avaliação Digital (CPA Digital), iniciativa que moderniza e amplia o acesso aos processos de certificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Rio Grande do Norte.
A nova plataforma digital envolve aproximadamente 150 unidades da rede estadual, entre Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs), escolas certificadoras e escolas aplicadoras. Com a implantação da CPA Digital, pessoas a partir dos 15 anos que não concluíram a educação básica poderão realizar avaliações para certificação em formato digital, tornando o processo mais acessível, ágil e seguro.
Apesar dos desafios ainda existentes, especialmente entre a população idosa, os números divulgados pelo IBGE apontam para uma trajetória consistente de redução do analfabetismo e de ampliação do acesso à educação, consolidando avanços importantes para a população potiguar.
. O advogado Navde Rafael Varela dos Santos encontra-se em São Paulo/SP para uma imersão técnica de alto nível.
Entre os dias 19 e 21 deste mês, ele participa da Mentoria de Inquirição de Testemunhas (Cross Examination), realizada junto à Confraria Criminal. . O Cross Examination é o momento em que o advogado interroga as testemunhas apresentadas pela parte contrária. O objetivo principal é testar a credibilidade, a memória e a consistência do depoimento, buscando garantir que apenas fatos verídicos sustentem a decisão judicial. . O treinamento, que tem início nesta sexta-feira (19), é conduzido pelo Professor Zanone Júnior e foca no aprimoramento de técnicas de Cross e Direct Examination. Essas metodologias são essenciais para a atuação estratégica em tribunais, permitindo uma condução mais técnica e precisa da prova testemunhal durante as audiências. . A presença de Navde Rafael neste evento destaca sua busca contínua por atualização e excelência na advocacia criminal, trazendo para sua prática profissional as técnicas mais modernas de inquirição utilizadas no cenário jurídico atual.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) brincou ao comentar a convocação de Neymar para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
Durante um evento em Belo Horizonte (MG), ao conversar com uma criança que acompanhava a cerimônia, o petista disse que o atacante é “o primeiro convocado home office do mundo”, arrancando risadas da plateia.
Lula discursava sobre igualdade de gênero quando perguntou ao menino se ele já havia visto a jogadora Marta, seis vezes eleita a melhor futebolista do mundo, jogar. A criança respondeu que não. Em seguida, o presidente questionou quem era o jogador “bom de bola” da Seleção Brasileira atualmente, e o menino respondeu: “Neymar”.
Na sequência, Lula afirmou que o atacante não estava “nem jogando” — Neymar se recupera de uma lesão na panturrilha — e mencionou uma publicação que viu nas redes sociais.
“Eu vi uma coisa ontem, que o Neymar é o primeiro convocado home office do mundo”, brincou o petista, provocando risos entre os presentes.
“Jogador home office. Isso eu vi na internet ontem.
Eu acho que qualquer dia a gente vai ter que fazer uma seleção na inteligência artificial: 11 Pelés”, emendou Lula.
O ex-senador Garibaldi Alves Filho e Denise Pereira Alves celebraram nesta sexta-feira (19) as Bodas de Ouro de matrimônio. A comemoração dos 50 anos de casamento foi marcada por uma missa em ação de graças realizada na Igreja de Santa Teresinha.
A celebração religiosa foi conduzida pelo monsenhor Lucas e pelo padre Charles, reunindo familiares e amigos em um momento de fé, gratidão e renovação dos votos de amor e companheirismo construídos ao longo de cinco décadas.
A missa contou com a presença dos filhos do casal, Walter Alves e Bruno Alves, além das noras e netos, que participaram da homenagem aos 50 anos de união de Garibaldi e Denise.
Durante a celebração, familiares destacaram a trajetória do casal, marcada pelo respeito, dedicação à família e pelos valores que inspiram as novas gerações.