BPRED capacita Guarda Municipal de Macaíba para atuação perante à “Lei Maria da Penha”


O auditório do 11º Batalhão da Polícia Militar, em Macaíba, sediou nesta quarta-feira uma capacitação promovida pelo Batalhão de Polícia de Rondas Escolares e Prevenção às Drogas (BPRED) voltada aos agentes da Guarda Municipal.

Durante a atividade, policiais militares abordaram temas relacionados ao enfrentamento da violência contra a mulher, com foco na aplicação da Lei Maria da Penha, acolhimento às vítimas, acompanhamento de medidas protetivas e atuação integrada da rede de proteção.

A capacitação teve como objetivo preparar os guardas municipais para identificar situações de violência doméstica, realizar atendimentos humanizados e fortalecer as ações preventivas e de proteção às mulheres no município.

Lula diz que “nunca foi esquerdista e que o mundo não é de esquerda” em áudio vazado no G7 da França


Em uma conversa durante uma reunião da cúpula do G7 na França, nesta quarta-feira (17/6), o presidente Lula afirmou que “nunca foi esquerdista”.

No momento da fala, o petista conversava com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e com o atual chanceler da Alemanha, Friedrich Merz.

No trecho vazado, Lula começa explicando que governos de direita, como os republicanos nos Estados Unidos e os conservadores na França, permaneceram mais tempo no poder que governos de esquerda.

O petista diz que demonstra que “o mundo não é de esquerda”, mas “de meio”. A chefe do FMI, então, relembra que, quando Lula foi eleito em 2003, havia uma expectativa de que ele fosse “um esquerdista”, o que não se confirmou.

“Mas eu nunca fui esquerdista”, , responde Lula. “Eu era um dirigente sindical com uma belíssima relação com o sindicalismo alemão. Tinha uma relação boa com o sindicalismo italiano. Tinha uma relação boa com a UGT da Espanha”, respondeu o presidente.

Lula lembrou ainda que chegou a ser tratado como “anticomunista” na década de 1980, após recusar um convite para participar de um congresso na União Soviética e realizar uma viagem pela Europa em busca de apoio internacional.

“Em 1980, tinha um congresso na Rússia para o qual fui convidado. Eu não fui porque havia sido condenado pela Lei de Segurança Nacional. Fiz uma viagem pela Europa angariando solidariedade. E aí passei a ser tratado como anticomunista”, disse o petista.

PF encontra diálogos de Vorcaro em que Hugo Motta pede R$ 22 mi do Master para empresa da cunhada


A Polícia Federal encontrou no celular de Daniel Vorcaro conversas em que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), solicita a liberação de um empréstimo de ao menos R$ 22 milhões do Banco Master para a empresa de Bianca Medeiros, irmã da esposa do parlamentar. A informação foi publicada pelo Estadão e confirmada por outros veículos.

Segundo as investigações, as tratativas ocorreram em março de 2024. O dinheiro foi usado para a compra de um terreno em João Pessoa, onde um bairro planejado seria construído. A operação está sendo analisada pelo Ministério Público, que pediu ao Tribunal de Contas da União que apure se houve favorecimento.

Os diálogos sobre o empréstimo se somam a um conjunto de outras mensagens recuperadas pela PF que mostram Motta em encontros frequentes com Vorcaro em Brasília, inclusive na mansão do ex-banqueiro no Lago Sul, chegando à madrugada Em uma das conversas, Vorcaro descreve o parlamentar como alguém que “queria saber de tudo no detalhe.”

Questionado, Hugo Motta afirmou que a operação de crédito está dentro da legalidade e que não tem ligação com o empréstimo da cunhada. Já Bianca Medeiros disse que escolheu o Banco Master pelas condições ofertadas e nega qualquer irregularidade.

O caso eleva o nível de exposição do presidente da Câmara no escândalo do Master, colocando o líder da principal Casa Legislativa do país no centro de uma investigação que já prendeu o dono do banco, o pai dele, um senador do Centrão e dezenas de operadores ligados à rede de Vorcaro.

Helicóptero faz pouso de emergência em Jandaíra e atrai curiosos: imagens viralizam nas redes; veja


Um helicóptero realizou um pouso forçado na tarde desta quarta-feira (17) em frente ao estádio de futebol do município de Jandaíra, no litoral norte do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações preliminares divulgadas pelo blog de Eurípedes Dias, a aeronave precisou interromper o voo devido ao baixo nível de combustível, levando o piloto a realizar o pouso por medida de segurança.

Videos gravados por moradores rapidamente circularam nas redes sociais, chamando a atenção pela presença do helicóptero em uma área urbana.

Até o momento, não há informações oficiais sobre a procedência da aeronave, o número de ocupantes ou se o helicóptero já deixou o local.

As informações iniciais indicam que ninguém ficou ferido. O caso segue sendo acompanhado e novas informações poderão ser divulgadas.

TJRN adia escolha de desembargador e Cláudio Santos denuncia “orquestração” contra Henrique Baltazar


O processo de promoção do juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos ao cargo de desembargador do TJRN ganhou mais um capítulo de tensão nesta quarta-feira (17).

A sessão administrativa que analisaria o acesso do magistrado à vaga aberta desde outubro de 2025 acabou sendo suspensa após o surgimento de um novo procedimento envolvendo o juiz, apresentado no mesmo dia da votação, o que surpreendeu a todos.

A decisão provocou forte reação durante a sessão. O desembargador Cláudio Santos protestou contra o adiamento e afirmou que a situação revela uma sucessão de obstáculos criados para impedir a promoção de Baltazar, mesmo após sete decisões favoráveis do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“A uma orquestração, desde o ano passado, para impedir que o rapaz chegue ao tribunal”, afirmou.

Fonte: Poder Judiciário.

“Não é criminalidade comum, é terrorismo”, afirma Flávio Bolsonaro sobre ataque ao Cabo Deyvison em Mossoró


O senador e pré-candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, reagiu ao atentado sofrido pelo vereador Cabo Deyvison, em Mossoro, atirmando que o episódio, embora chocante, nao surpreende mais no Brasil atual, onde quem enfrenta as facções narcoterroristas se transforma em alvo certo.

Com solidariedade ao parlamentar ferido e à família do assessor Allysson Diego, assassinado por estar ao lado de quem não se cala diante do crime, Flávio denunciou que não se trata de mera criminalidade comum, mas de terrorismo explícito: o uso de fuzil calibre 5.56, arma de guerra, em pleno dia, revela o poderio militar e a ousadia de organizações que dominam territórios, operam com estrutura de exército paralelo e executam ataques planejados.

O senador retorça a necessidade urgente de o Estado classificar essas facções como organizações terroristas, abandonando de vez o tratamento leniente como “problema de segurança pública”, sob pena de continuar assistindo passivamente ao avanço de verdadeiros exércitos criminosos que intimidam, aterrorizam e eliminam quem ousa combatê-los.

Ivan Júnior cresce nas pesquisas e se consolida entre os principais nomes do MDB para a Assembleia Legislativa


O nome de Ivan Júnior segue em ascensão na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Presente praticamente em todas as pesquisas divulgadas até o momento, o ex-prefeito de Assú vem se destacando entre os pré-candidatos mais competitivos do MDB, aparecendo nas primeiras posições da nominata do partido.
Os levantamentos refletem o fortalecimento de sua pré-campanha, construída a partir de uma intensa agenda de visitas aos municípios, diálogo com lideranças políticas e comunitárias e defesa de pautas voltadas ao desenvolvimento regional, à geração de empregos e ao fortalecimento da economia do interior do estado.
Nos bastidores da política potiguar, o MDB é apontado como uma das nominatas mais competitivas para a eleição de deputado estadual. A expectativa é que o partido amplie sua representação na Assembleia Legislativa e conquiste pelo menos três cadeiras, cenário que coloca Ivan Júnior na disputa direta por uma das primeiras vagas da legenda.
Além do crescimento nas pesquisas, Ivan vem consolidando importantes apoios políticos em diferentes regiões do Rio Grande do Norte. Entre eles está o apoio de Rafael Motta, pré-candidato ao Senado e parceiro de ações e investimentos que contribuíram para o desenvolvimento do Vale do Açu.
No próximo dia 20, Assú receberá a visita do ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, pré-candidato ao Governo do Estado e um dos nomes mais lembrados nas pesquisas para a sucessão estadual. A agenda reforça a articulação política e o fortalecimento do projeto liderado por Ivan Júnior na região.
Com experiência administrativa, forte presença nos municípios e crescimento constante nos levantamentos eleitorais, Ivan Júnior segue ampliando seu espaço no cenário político estadual e se consolidando como um dos principais nomes do MDB na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa.

”Está virando um país perigoso politicamente”: Trump faz alerta sobre as eleições no Brasil


Durante coletiva na cúpula do G7, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter se reunido e passado um tempo com o presidente Lula durante o evento na França.

Segundo o mandatário norte-americano, os dois conversaram sobre a imposição de novas taxas comerciais e também a respeito da classificação de facções criminosas como organizações terroristas.

O Presidente também comentou sobre a condenação do ex-deputado Eduardo Bolsonaro por coação durante o julgamento do ex-presidente

Jair Bolsaro. De acordo com o republicano, a motivação por trás da ação das autoridades decorre de uma declaração pública feita por Eduardo no estado do Texas. Trump classificou o atual cenário político como “totalmente fraudado”

Lula leva Bolsonaro à Suíça e rebate Trump: “ele tem preferência pelos bolsonaros”


Presidente brasileiro levou, mais uma vez, o ex-presidente Bolsonaro na bagagem do seu discurso, dessa vez, na Suíça e para líderes do G7.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu a fala do presidente dos Estados Unidos após dizer em coletiva no G7 que o Brasil está se tornando um país perigoso politicamente. O petista afirmou que Trump pode ter sua preferência pelos Bolsonaro, mas que ele não pode se meter nas eleições do Brasil.

“Não se meta nas eleições do Brasil”.

A declaração de Lula foi dada em coletiva de imprensa em Genebra, na Suíça, após sua participação como convidado na Cúpula do G7.

“Não se meta nas eleições do Brasil, porque as eleições no Brasil são um problema do Brasil, como as eleições americanas são um problema deles, não meu”, disse.

Segundo Lula, o presidente norte-americano tem muito a aprender com “as eleições civilizadas do Brasil”.

“Eu, na próxima vez, vou levar uma urna eletrônica para mostrar para ele como é que ela funciona”, completou.

METRÓPOLES

Metrópole Parque supera em três vezes média nacional de empregos gerados por parques tecnológicos


Ecossistema potiguar reúne mais de 200 empresas e impulsiona inovação no RN

Os ambientes tecnológicos brasileiros seguem ampliando sua presença no cenário nacional de inovação. Dados atualizados da plataforma InovaData mostram que o país conta atualmente com 76 parques tecnológicos em operação, responsáveis por cerca de 86 mil empregos e 3.800 empresas residentes. O levantamento também aponta outros 40 parques em implantação e 10 em fase de planejamento.

Com oito anos de operação, o principal polo de inovação do Rio Grande do Norte, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), acompanha esse crescimento nacional ao reunir 205 empresas de tecnologia da informação associadas, que juntas geram cerca de 3.500 postos de trabalho. O desempenho coloca o Metrópole com uma média de empregos três vezes superior à observada entre os empreendimentos do setor no Brasil, atualmente estimada em aproximadamente 1.132 vagas por parque.

Além do destaque na geração de empregos, o parque potiguar também supera significativamente os índices nacionais no número de empresas vinculadas. Enquanto os parques tecnológicos brasileiros possuem, em média, cerca de 50 empresas, o ambiente de inovação do RN reúne praticamente quatro vezes esse quantitativo, reforçando sua relevância no cenário nacional.

Criado para fortalecer a conexão entre universidade, mercado e sociedade, o Metrópole Parque vem consolidando seu papel como um dos principais ambientes de inovação do Nordeste. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura do Natal, Sebrae-RN, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) e outros atores do setor no estado. O objetivo é estimular a geração de empregos qualificados, o desenvolvimento de tecnologias e o fortalecimento da economia baseada em conhecimento.

De acordo com Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, os resultados demonstram o amadurecimento de um ambiente de inovação que vem sendo consolidado fora do eixo Sul-Sudeste do país. “Temos muita clareza sobre o nosso crescimento olhando para a nossa trajetória individual. Porém, ao ver nossos números frente à média nacional, francamente, me surpreendeu. Agora consigo entender melhor a reação de muitos gestores nacionais que se espantam, positivamente, com os resultados alcançados em apenas oito anos”, destaca Rodrigo Romão.

Programa de incubação

O Parque também atua diretamente no incentivo ao empreendedorismo inovador por meio do seu Programa de Incubação, que atualmente acompanha 48 startups, sendo 23 incubadas e 25 em pré-incubação. Recentemente, a incubadora conquistou a certificação CERNE 4, nível máximo do modelo desenvolvido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que reconhece boas práticas de gestão voltadas ao desenvolvimento de negócios inovadores.

As empresas atendidas pelo programa desenvolvem soluções em áreas estratégicas como saúde, educação, biotecnologia, ciência de dados e e-commerce. Durante o período de incubação, os empreendimentos têm acesso a infraestrutura moderna, além de assessorias especializadas em gestão, direito, marketing, finanças e desenvolvimento humano e organizacional. O programa também oferece capacitações e oportunidades de networking que contribuem para acelerar o crescimento dos negócios.

Para Romão, os indicadores e reconhecimentos conquistados pelo Parque evidenciam a efetividade do modelo adotado no ambiente potiguar de inovação. “Isso reforça que estamos com um modelo de gestão acertado e na trajetória correta. Cabe-nos, agora, continuar trabalhando com o mesmo afinco para demarcar o RN como um território pujante em inovação”, conclui.

Posto de combustível é assaltado em São João do Sabugi; criminosos estão foragidos


Um assalto à mão armada foi registrado no início da tarde desta quarta-feira (17), em um posto de combustível localizado no município de São João do Sabugi, na região do Seridó potiguar.

De acordo com as primeiras informações, dois homens chegaram ao estabelecimento a bordo de uma motocicleta. Um dos criminosos rendeu o frentista que estava em serviço e anunciou o assalto. Sob ameaças, o trabalhador foi obrigado a entregar todo o dinheiro do apurado do dia.

Fuga com destino ignorado

Logo após subtraírem o dinheiro, a dupla subiu na motocicleta e fugiu em alta velocidade. Até o momento, a direção que os assaltantes tomaram é desconhecida.

A Polícia Militar foi acionada, realizou diligências na região e segue em busca de suspeitos, mas, até o fechamento desta matéria, ninguém foi preso. O valor total levado pelos criminosos ainda não foi divulgado de forma oficial.

Nota: Quem tiver qualquer informação que possa levar à identificação ou paradeiro dos suspeitos pode colaborar de forma anônima através do Disque-Denúncia da Polícia Militar (190).

Jair Bolsonaro no Cinema: Em Las Vegas, filme “Dark Horse” é exibido pela primeira vez


O filme Dark Horse, que conta a história de Jair Bolsonaro e foi financiado pelo banqueiro Daniel Vorcaro, teve a sua pré-estreia em Las Vegas, nos Estados Unidos.

A exibição ocorreu na noite da segunda-feira (15) durante um evento conservador, o “Fraud-Fighter Summit”, cujo nome pode ser traduzido como “Cúpula de Combate à Fraude”. O congresso foi organizado por um grupo chamado UnAuthorized.

O ex-deputado Eduardo Bolsonaro participou de um dos painéis do evento. Segundo o jornal O Globo, ele enfatizou a importância da guerra cultural e afirmou que Dark Horse será um “pesadelo” para a esquerda.

Mais >

Vereadora Samanda promove audiência pública sobre regulamentação do trabalho por aplicativo em Natal


A vereadora Samanda Alves (PT) promove nesta quinta-feira (18), às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Natal, a audiência pública “Dignidade para quem move a cidade: caminhos para a atualização da regulamentação do trabalho por aplicativo em Natal/RN”. O debate reunirá trabalhadores, entidades representativas, pesquisadores, órgãos de fiscalização e representantes do poder público para discutir a atualização das regras que disciplinam a atividade no município.

A audiência vai debater a minuta do projeto de lei que está sendo construída por um grupo de trabalho instituído pela Prefeitura de Natal e que deverá ser encaminhada à Câmara Municipal. O objetivo é ampliar a participação da sociedade e da categoria na discussão do texto antes de sua tramitação no Legislativo.

Serviço
Data: 18 de junho de 2026 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Plenário Érico Hackradt – Câmara Municipal de Natal

Deputado Francisco do PT recebe título de cidadão natalense em reconhecimento aos serviços prestados à capital


O deputado estadual Francisco do PT recebeu, na noite desta terça-feira (16), o título de cidadão natalense, uma das mais importantes honrarias concedidas pelo município de Natal. A homenagem foi proposta pela vereadora Samanda Alves, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo parlamentar à capital potiguar.

Natural de Parelhas, na região Seridó, Francisco construiu uma forte relação com Natal ao longo de sua trajetória pessoal e profissional. Além de deputado estadual, ele é professor da rede pública e já lecionou em escolas do município, contribuindo diretamente para a formação de centenas de estudantes da capital.

Durante a solenidade, realizada na Câmara Municipal de Natal, Francisco relembrou sua história com a cidade e destacou o carinho especial que nutre pela capital potiguar desde a adolescência.

“Conheci Natal aos 14 anos de idade e, desde então, construí uma relação muito forte com esta cidade. Foi aqui que minha filha nasceu, foi aqui que vivi momentos importantes da minha vida pessoal e profissional. Receber o título de cidadão natalense é uma honra que guardarei para sempre no coração”, afirmou o deputado.

Francisco também agradeceu à vereadora Samanda Alves pela iniciativa da homenagem e pela parceria em defesa das pautas sociais e do desenvolvimento da capital.

“Recebo este reconhecimento com muita gratidão e divido essa homenagem com todas as pessoas que caminham ao nosso lado na luta por uma Natal mais justa, inclusiva e com mais oportunidades para todos”, acrescentou.

Autora da proposição, a vereadora Samanda Alves destacou a contribuição de Francisco para Natal ao longo dos anos, especialmente nas áreas da educação, dos direitos sociais e da defesa dos trabalhadores.

“Francisco tem uma trajetória marcada pelo compromisso com o povo potiguar e, em especial, com Natal. Como professor, educador popular e parlamentar, sempre colocou seu mandato a serviço das pessoas. Esta homenagem é um reconhecimento justo a quem tanto contribui para o desenvolvimento da nossa cidade”, ressaltou a vereadora.

Polícia diz que encontrou PIX de R$ 10 mil em celular de suspeito preso por envolvimento em atentado contra o vereador Cabo Deyvison


A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) reuniu a imprensa de Mossoró e região nesta terça-feira (16) para detalhar as ações que resultaram na prisão de dois suspeitos de participação no atentado contra o vereador Cabo Deyvison (PL).

Durante a coletiva, toi intormado que, durante as prisões e apreensões de objetos pessoais, foi identificado um PIX de R$ 10 mil em um dos celulares apreendidos, valor que passou a ser alvo das investigações.

A Polícia Civil apura se a transferência tem ligação com o atentado que resultou na morte do assessor Alyson Dyego de Oliveira Morais. Os dois suspeitos foram presos na rodovia CE-040, após uma ação integrada das forças de segurança do Rio Grande do Norte e do Ceará.

TCM

Desembargador Expedito Ferreira engrossa caldo do PSDB e vai acompanhar decisão conjunta para o Governo


Pré-candidato a deputado estadual tem liderança no Alto Oeste Potiguar

O desembargador aposentado Expedito Ferreira de Souza, que tem história no Alto Oeste Potiguar, onde iniciou sua vida no município de Alexandria, e é pré-candidato a Assembleia Legislativa se soma ao grupo do PSDB que vão tomar decisão conjunta para o Governo do Estado.

Dr. Expedito tem vários serviços prestados à magistratura potiguar. Ele foi presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e do Tribunal Regional Eleitoral, além de ter se destacado como juiz em Mossoró por um grande período.

O caldo no PSDB vem engrossando para se tomar a mesma decisão em relação a governador. Além do presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, a deputada Cristiane Dantas, o líder do PSDB na Assembleia, Taveira Júnior, o prefeito de Parelhas, Dr. Tiago, a médica Júlia Almeida, pré-candidata a deputada estadual, o ex-vice-governador Fábio Dantas, e o ex-prefeito Flávio de Berói, que concorre a deputado no PSDB e exerce liderança em Nova Cruz e no Agreste. Agora se soma o desembargador Expedito Ferreira, nome que vem sendo trabalhado para a Assembleia Legislativa.

Líder no Agreste, Flávio de Berói vai acompanhar decisão em bloco do PSDB para a escolha do governador


Pré-candidato a deputado estadual, ex-prefeito exerce forte liderança em Nova Cruz, maior cidade da região

O empresário Flávio de Beroi (PSDB), maior líder de Nova Cruz e que foi prefeito por dois mandatos consecutivos, encerrou a gestão com forte aprovação popular. Flávio comunicou hoje ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, que vai acompanhar a decisão conjunta do grupo do PSDB, na escolha do nome que o partido vai apoiar para governador.

A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa vai tomar uma posição conjunta. A decisão reúne o presidente da sigla, Ezequiel Ferreira, a deputada Cristiane Dantas, o líder do PSDB na Assembleia, Taveira Júnior, além do prefeito de Parelhas, Dr. Tiago Almeida, secretário-geral do partido. A médica pediatra Drª. Júlia Almeida, pré-candidata a deputada estadual, também participou do encontro e engrossa o coro da decisão. O ex-vice-governador Fábio Dantas, que em 2022 foi candidato a governador, também integra a decisão do grupo tucano. Agora, se soma ao grupo, Flávio de Berói, que em 2024, consolidou a liderança política ao eleger o sucessor, Joquinha Nogueira, com quase 67% dos votos válidos, em uma das maiores votações da história do município.

Reconhecido como uma das principais lideranças políticas da região Agreste potiguar, Flávio tem a simpatia e apoio do senador Styvenson Valentim (Podemos), que encaminhou e trabalhou para vários munícipios do Agreste e do Rio Grande do Norte. Flávio é uma liderança ligada diretamente ao senador, que inclusive fez um trabalho para ele se filiar ao PSDB.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e SEBRAE-RN firmam parceria para impulsionar desenvolvimento rural


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e o SEBRAE-RN firmaram parceria para desenvolver no município o Programa Territorial de Desenvolvimento do Agro, uma estratégia voltada à valorização das potencialidades econômicas do campo e ao fortalecimento da agroindústria e do turismo rural no município.

A execução do programa está prevista para os próximos três anos, e busca estimular o crescimento sustentável das atividades produtivas locais, ampliando oportunidades de negócios, geração de renda e inclusão produtiva para agricultores e empreendedores rurais.

O programa será desenvolvido por meio da integração entre poder público, produtores, agroindústrias, instituições parceiras e comunidades locais. A proposta contempla ações de fortalecimento das cadeias produtivas, apoio à agregação de valor dos produtos regionais, incentivo à regularização da produção e ampliação do acesso a mercados consumidores.

A estratégia está baseada em três eixos principais: desenvolvimento das cadeias produtivas, fortalecimento da agroindústria e promoção do turismo rural de base comunitária. Entre as ações previstas estão o mapeamento das vocações econômicas do território, a organização dos produtores e a criação de roteiros turísticos associados à cultura e às atividades rurais da região.

Para o prefeito Jaime Calado, a parceria representa um passo importante para ampliar a competitividade de segmentos já consolidados no município, como a carcinicultura, a aquicultura familiar e a bovinocultura. Segundo ele, “o apoio técnico do Sebrae contribuirá para fortalecer os pequenos produtores e ampliar os resultados econômicos do setor”.

De acordo com a gestora do programa ELI Agro do Sebrae-RN, Maria Luísa Fontes, São Gonçalo do Amarante foi escolhido por reunir fatores estratégicos, como localização privilegiada, infraestrutura logística, presença de agroindústrias e potencial para o turismo rural. A expectativa é promover um desenvolvimento integrado, capaz de beneficiar toda a comunidade.

O superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, destaca que a proposta busca conectar diferentes segmentos da economia, aproximando o campo da indústria, do comércio e do turismo. A expectativa é consolidar novos mercados, fortalecer produtos com identidade territorial e transformar o município em referência em desenvolvimento rural sustentável.

Com informações do SEBRAE- RN

Cadu discute ideias para a saúde pública com representantes do Sindicato dos Médicos do RN


O pré-candidato ao Governo do RN, Cadu de Lula, foi recebido nesta terça-feira (16) na sede do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN), onde participou de uma reunião com a direção da entidade, liderada pelo seu presidente, o médico Dr. Geraldo Ferreira, de quem ouviu demandas da classe profissional.

Na ocasião, Cadu esteve acompanhando do vereador Daniel Valença. Além de ouvir as preocupações dos profissionais, o pré-candidato aproveitou a oportunidade para compartilhar as suas visões do sistema atual e ideias para o futuro da saúde pública do estado.

Defensor declarado do SUS, Cadu pontuou suas visões sobre o que pensa para a saúde pública do RN, como o fortalecimento dos hospitais regionais e a valorização dos profissionais.

“O estado tem que ser aquele que é capaz de prover o bem-estar social para a população, isso passa, entre outras coisas, por uma saúde pública de qualidade. Para isso, não podemos deixar de falar do fortalecimento do SUS, bem como do fortalecimento do serviço público geral”, pontuou Cadu.

Aprovação de Lula sobe e supera desaprovação, diz pesquisa divulgada por revista nesta terça


A pesquisa Futura/Apex divulgada nesta segunda-feira (16) aponta uma melhora nos índices de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, 49,6% dos entrevistados aprovam o governo, enquanto 47,7% desaprovam. Outros 2,7% não responderam.

Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em maio, a aprovação subiu 4,7 pontos percentuais, enquanto a desaprovação caiu 4,1 pontos. Na ocasião, Lula registrava 44,9% de aprovação e 51,8% de desaprovação.

Quando questionados sobre a avaliação do governo, 39,8% classificaram a gestão como ótima ou boa, 18% como regular e 41,4% como ruim ou péssima.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas por telefone entre os dias 8 e 12 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01461/2026.