A quadrilha que atacou o vereador Cabo Deyvson (PL) na noite desta segunda-feira (15), em Mossoró, utilizou um Toyota Corolla preto blindado e armamento de grosso calibre, incluindo um possível fuzil. O grupo abriu fogo enquanto o parlamentar realizava uma live em frente à UPA do Alto de São Manoel. Cabo Deyvson foi atingido nas pernas e socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Já seu assessor e videomaker, Diego, não resistiu aos ferimentos e morreu.
Após o atentado, o Corolla utilizado pelos criminosos foi localizado pelas forças de segurança. Os suspeitos abandonaram o veículo e fugiram por uma região de mata, desencadeando uma grande operação de buscas com equipes da Polícia Militar. Até o momento, ninguém foi preso, e as diligências seguem para identificar e capturar os envolvidos no ataque.
O vereador e cabo da Polícia Militar, Cabo Deyverson, foi vítima de um atentado a tiros na noite desta segunda-feira (15), em Mossoró. O parlamentar foi atingido por disparos nas pernas e socorrido para atendimento médico enquanto realizava uma live.
Durante a ação criminosa, o assessor do vereador, identificado como Diego, também foi baleado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu.
Poucas horas após o atentado, o veículo utilizado pelos criminosos, supostamente integrantes da facção Comando Vermelho, foi encontrado abandonado em uma área de lixão em Mossoró.
O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu de Lula, participou da solenidade de entrega das certidões de óbito retificadas de dez potiguares mortos na ditadura militar brasileira, um momento marcado por muita emoção no auditório da Reitoria da UFRN.
Familiares de Anatália Alves, Edson Alves, Emmanuel Bezerra, Hiram Pereira, José Silton, Luiz Gonzaga, Luiz Maranhão, Sebastião Gomes, Virgílio Gomes e Zoé Brito receberam os documentos oficiais corrigidos, constando a informação de que eles foram mortos por ação violenta do Estado na ditadura.
“Momentos como este são mais que emocionantes, eles são uma entrega de reparação histórica, entrega de garantia que a memória é viva e ela é uma importante arma na luta pelo fortalecimento da democracia, pela liberdade e pela justiça”, destacou Cadu.
O momento é uma realização da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), que conta com a participação da deputada Natália Bonavides (PT) representando a Câmara dos Deputados.
O vereador de Mossoró Cabo Deyvison (PL) foi alvo de um ataque a tiros na noite desta segunda-feira (15), enquanto realizava uma transmissão ao vivo nas redes sociais em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel.
De acordo com as primeiras informações, o parlamentar fazia uma live quando foram ouvidos disparos de arma de fogo nas proximidades. O momento causou tensão e interrompeu a transmissão.
Uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a devolução de celulares roubados gerou forte reação de um delegado de polícia, que utilizou as redes sociais para rebater as falas do chefe do Executivo.
Durante um discurso, Lula comentou sobre a possibilidade de ampliar mecanismos para que aparelhos celulares roubados ou furtados sejam devolvidos aos proprietários. Ao mencionar o tema, o presidente afirmou que algumas pessoas poderiam ter receio de procurar delegacias para recuperar seus aparelhos por não saberem “o tipo de delegado” ou “o tipo de policial” que encontrariam.
A fala provocou indignação do delegado, que classificou a declaração como ofensiva às forças de segurança pública. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele afirmou que o presidente desrespeitou policiais civis, militares e federais ao levantar dúvidas sobre a atuação dos profissionais que trabalham nas delegacias.
O delegado também fez duras críticas pessoais ao presidente, utilizando termos ofensivos e questionando sua credibilidade. O conteúdo rapidamente repercutiu entre internautas, dividindo opiniões entre apoiadores e críticos do governo federal.
Até o momento, não houve manifestação oficial do Palácio do Planalto sobre as declarações do delegado. O episódio reacende o debate sobre a relação entre o governo federal e os profissionais da segurança pública, tema que frequentemente gera discussões no cenário político nacional.
A Justiça de São Paulo declarou extinta a punibilidade do jornalista Luan Araujo e encerrou definitivamente a ação penal movida pela deputada federal cassada Carla Zambelli. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (15/6) pelo juiz José Fernando Steinberg, da Vara do Juizado Especial Criminal.
Segundo a defesa de Araujo, o magistrado acolheu o pedido apresentado pelos advogados e reconheceu que o jornalista já havia cumprido integralmente as penas impostas no processo. Com isso, a punibilidade foi declarada extinta e o caso foi oficialmente arquivado.
O desfecho ocorre após uma campanha de arrecadação online organizada por Luan Araujo para quitar multas e prestações pecuniárias que somavam R$ 2.216,30. De acordo com a defesa, a mobilização popular permitiu o pagamento integral dos valores determinados pela Justiça.
“A defesa celebra a decisão, que não apenas encerra o processo, mas também reafirma a importância da solidariedade e da mobilização social como instrumentos de justiça”, diz o comunicado.
Luan Araújo foi condenado após publicar um texto que relatava um episódio de agressão, ocorrido em outrubro de 2022, quando Carla Zambelli o perseguiu pelas ruas do bairro dos Jardins, na zona oeste de São Paulo, com uma arma em mãos, às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais.
O jornalista foi condenado por injúria e recebeu penas alternativas, incluindo o pagamento de multa e prestação pecuniária. Em maio deste ano, a Justiça chegou a converter a punição em prisão após apontar o descumprimento das obrigações financeiras impostas na sentença.
O presidente da Associação de Praças da Polícia Militar do Seridó (APBMS), sargento Alexandre Cazuza, realizou uma visita institucional ao 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), em Currais Novos, onde foi recebido pelo comandante da unidade, tenente-coronel Medeiros, e pelo subcomandante, major Miranda.
Durante o encontro, foram discutidas demandas relacionadas aos policiais militares que atuam não apenas no batalhão, mas também em Currais Novos e em toda a região do Seridó. A reunião ocorreu em um ambiente de diálogo e cooperação, com foco na valorização da tropa e na busca por melhorias nas condições de trabalho.
Entre os principais temas abordados, destacou-se a preocupação com a estrutura oferecida aos policiais durante grandes eventos, especialmente com a proximidade da tradicional Festa de Sant’Ana. Questões como alimentação adequada, locais de descanso, acomodação e apoio logístico foram apontadas como essenciais para garantir melhores condições de serviço aos militares.
Segundo o presidente da APBMS, é fundamental que os profissionais responsáveis pela segurança da população tenham condições dignas para exercer suas funções. “Não podemos oferecer aos policiais menos do que eles têm em casa. Quem dedica sua vida à proteção da sociedade merece respeito, valorização e condições adequadas de trabalho”, ressaltou.
A APBMS informou que continuará acompanhando as demandas apresentadas e mantendo diálogo com os comandos e autoridades competentes, buscando assegurar melhores condições de trabalho para os policiais militares da região.
A Justiça Eleitoral da 15ª Zona Eleitoral, com sede em São José do Campestre, manteve a decisão que cassou os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Monte das Gameleiras e determinou a realização de novas eleições no município. A decisão que ocorreu nesta segunda-feira (15), foi assinada pelo juiz eleitoral Francisco Pereira Rocha Júnior, que negou os embargos de declaração apresentados pela defesa dos gestores.
No entendimento do magistrado, os argumentos apresentados no recurso não apontaram falhas processuais que justificassem a revisão da sentença anterior. O juiz destacou que os embargos de declaração não podem ser utilizados como instrumento para rediscutir o mérito da causa ou promover uma nova avaliação das provas já analisadas durante o processo.
A ação de impugnação de mandato eletivo julgada pela Justiça Eleitoral concluiu pela existência de abuso do poder econômico e corrupção eleitoral com gravidade suficiente para comprometer a legitimidade do pleito municipal. Com isso, foram mantidas a cassação dos diplomas dos eleitos e a anulação dos votos atribuídos à chapa majoritária vencedora nas eleições.
Com a rejeição do recurso, permanece válida a determinação para a realização de uma nova eleição em Monte das Gameleiras, oportunidade em que os eleitores voltarão às urnas para definir os ocupantes dos cargos de prefeito e vice-prefeito do município. A defesa dos gestores ainda poderá recorrer às instâncias superiores da Justiça Eleitoral.
Por iniciativa da vereadora Samanda Alves (PT), a Câmara Municipal de Natal realiza nesta terça-feira (16), às 18h, sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Natalense ao deputado estadual Francisco do PT.
A homenagem reconhece a trajetória pública do parlamentar e sua contribuição para o Rio Grande do Norte e para a capital potiguar.
Natural de Parelhas, Francisco do PT exerce atualmente mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e tem atuação ligada à educação, ao movimento sindical e à defesa de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do estado.
A solenidade será realizada no plenário da Câmara Municipal de Natal e reunirá parlamentares, autoridades, lideranças políticas, representantes de movimentos sociais e convidados.
Serviço
O quê: Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Natalense ao deputado Francisco do PT Proponente: Vereadora Samanda Alves
A tradição junina tomou conta de Santo Antônio do Potengi durante quatro dias de festa, cultura e emoção com a realização do São Gonçalo Junino 2026. O evento teve início na quinta-feira (11), com os shows sociais de Márcia Forrozeira, Briola e Ferro na Boneca, Forró Virote, além de Kelvin Pablo, reunindo um grande público na Rua dos Antúrios, conhecida popularmente como Rua Larga ou Rua da Festa.
No Ginásio Poliesportivo Senador Luiz de Barros, as apresentações seguiram nos dias 12 e 13 com as quadrilhas tradicionais e foram encerradas neste domingo (14) com as quadrilhas estilizadas, que apresentaram coreografias, figurinos e histórias ligadas à cultura nordestina.
Além da presença do público, a festa também alcançou espectadores de todo o Rio Grande do Norte e de outras regiões por meio da transmissão ao vivo realizada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social. A cobertura levou cada momento para quem acompanhou de casa.
A competição entre as quadrilhas movimentou a programação com premiações que reconheceram os grupos participantes. Na categoria tradicional, o Arraiá Padre Piná, de Mãe Luiza (Natal), conquistou o título com 69,2 pontos e garantiu o bicampeonato. A Zé Matuto, de Pajuçara, ficou em segundo lugar com 65,9 pontos, seguida pela Coração Matuto, de Mãe Luiza, com 65,8 pontos.
Entre as estilizadas, a Junina São João, de Natal, foi campeã com 69,5 pontos, também conquistando o bicampeonato e garantindo a vaga para representar o Rio Grande do Norte no Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste. A vitória veio com o tema “40 horas de Angicos. Obrigado, Paulo Freire!”, que relembra o marco histórico da educação brasileira realizado em 1963, no município de Angicos.
A Balão Dourado, também de Natal, ficou na segunda colocação com 69,4 pontos, e a Lume da Fogueira, de Mossoró, terminou em terceiro lugar com 68,5 pontos.
Os vencedores da categoria tradicional receberão R$ 18 mil para o primeiro colocado, R$ 10 mil para o segundo e R$ 6 mil para o terceiro. Já na categoria estilizada, a premiação será de R$ 22 mil, R$ 16 mil e R$ 7 mil, respectivamente.
O prefeito Jaime Calado destacou a força da tradição junina no município e relembrou a trajetória das quadrilhas em São Gonçalo do Amarante.“Nas duas primeiras gestões realizamos o festival de quadrilhas entre os anos de 2009 e 2016. Agora, neste terceiro mandato, estamos no segundo ano de uma nova edição em parceria com a InterTV, que leva a campeã da categoria estilizada para o Festival da Globo Nordeste. No ano passado, ajudamos 96 eventos juninos. Enquanto eu for prefeito, essa chama não se apagará”, afirmou.
Para garantir a realização da festa, diversas secretarias municipais atuaram de forma integrada. A Secretaria da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência garantiu os espaços acessíveis durante toda a programação. A Guarda Municipal trabalhou em conjunto com as demais forças de segurança, enquanto o Departamento Municipal de Trânsito organizou a logística de acesso e transporte dos quadrilheiros. A Secretaria Municipal de Saúde montou um posto de atendimento médico.
A Secretaria de Serviços Urbanos ficou responsável pela limpeza, iluminação e credenciamento dos ambulantes. Já a Secretaria Extraordinária de Eventos coordenou a estrutura necessária para os shows e apresentações, e a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer realizou os serviços de pintura e preparação do ginásio.
A realização do São Gonçalo Junino 2026 é da Natal Cultural e do Governo do Estado, com patrocínio da Comjol, por meio da Lei Câmara Cascudo e da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Norte. O festival teve ainda o patrocínio do Instituto Integra Brasil, parceria da InterTV e apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
As auxiliares de serviços gerais (ASGs) e merendeiras que prestam serviços ao Município de Serra Negra do Norte paralisaram suas atividades nesta segunda-feira (15). A categoria alega atraso no pagamento dos salários e reivindica a regularização de outros direitos trabalhistas.
Segundo os trabalhadores, além dos salários em atraso, existem quatro meses de cestas básicas pendentes e débitos relacionados ao recolhimento do FGTS. Diante da situação, os profissionais decidiram suspender as atividades até que haja uma solução para as demandas apresentadas.
A paralisação já afeta diretamente o funcionamento da Escola Municipal Coronel Mariz, que ficou sem aulas nesta segunda-feira devido à ausência de ASGs e merendeiras, comprometendo os serviços essenciais de limpeza e alimentação escolar.
Até o momento, a Prefeitura de Serra Negra do Norte não se pronunciou oficialmente sobre as reivindicações dos trabalhadores nem sobre as medidas que serão adotadas para normalizar a situação.
Enquanto o impasse permanece, os principais prejudicados são os alunos da rede municipal de ensino, que tiveram as atividades escolares interrompidas.
O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte e ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou na noite deste domingo da programação do São João de Natal, na Arena das Dunas, que encerrou o segundo fim de semana de apresentações de um dos maiores eventos culturais do Rio Grande do Norte e do Nordeste brasileiro.
Criado durante a gestão de Álvaro à frente da Prefeitura de Natal, o São João da capital consolidou-se como uma das maiores festas juninas do Nordeste, atraindo milhares de pessoas, movimentando a economia, fortalecendo o turismo e gerando oportunidades para trabalhadores de diversos setores.
Ao lado do prefeito de Natal, Paulinho Freire, Álvaro acompanhou a programação que reuniu um grande público para os shows de Xand Avião, Matheus e Kauan e Léo Foguete. A Arena das Dunas recebeu milhares de pessoas, confirmando mais uma vez o sucesso da edição deste ano da festa.
Uma médica causou polêmica nas redes sociais ao revelar que optou por não usar a tradicional camisa da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo por receio de ser associada ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Em um vídeo publicado em suas plataformas digitais, a profissional de saúde explicou que preferiu comprar uma blusa vermelha para acompanhar os jogos do Brasil. Ela afirmou categoricamente que sentiria “muita vergonha” caso fosse identificada como apoiadora do movimento político de direita.
Ao longo do desabafo, a médica subiu o tom contra o grupo conservador, criticando manifestações passadas e pautas de intervenção militar, além de utilizar termos ofensivos direcionados ao ex-presidente. Ao final do registro, ela comentou que chegou a encomendar uma peça personalizada de crochê em verde e amarelo, mas reforçou que decidiu vetar o visual por enquanto para se blindar de suposições políticas, classificando o risco de ser confundida com uma bolsonarista como “a pior ofensa do universo”, disse.
O deputado estadual Francisco do PT participou, na noite deste domingo (14), das festividades do São João de Assú, reconhecido como o São João mais antigo do mundo. Em 2026, a tradicional festa dedicada a São João Batista celebra 300 anos de história, consolidando-se como um dos maiores patrimônios culturais e religiosos do Rio Grande do Norte e do Brasil.
Francisco, que esteve acompanhado da governadora Fátima Bezerra, de Cadu Xavier, Samanda Alves e Odon Júnior , destacou a importância do evento.
“Participar do São João de Assú é viver um momento especial da nossa cultura e da nossa história. Estamos falando do São João mais antigo do mundo, uma tradição que atravessa séculos e que, em 2026, completa 300 anos. É motivo de orgulho para todo o povo potiguar”, destacou Francisco.
O deputado também agradeceu a recepção da família de Dra. Isabela Morais, vice-prefeita de Assu.
“Minha gratidão pelo carinho e acolhimento da companheira Inês Almeida e do seu esposo Paulo Morais, assim como da filha do casal, Dra. Isabela Morais, vice-prefeita de Assu. Fomos recebidos com muito afeto e alegria, o que tornou a festa ainda mais especial”, afirmou.
O engenheiro agrônomo Ângelo morreu nesta segunda-feira após sofrer um acidente de moto na saída de Caicó para São José do Seridó, em um trecho conhecido popularmente como “Dubai”.
De acordo com as informações iniciais, ele foi encontrado ferido às margens da rodovia e recebeu socorro, sendo encaminhado para uma unidade hospitalar. Apesar dos esforços da equipe médica, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Até o momento, a ocorrência foi registrada pelas autoridades como acidente de trânsito. No entanto, diante das circunstâncias do caso, uma das hipóteses consideradas é a de que Ângelo possa ter sofrido um mal súbito, possivelmente um infarto, antes da queda da motocicleta. A causa exata deverá ser esclarecida pelas investigações e pelos exames periciais.
Familiares e amigos informaram que ele seguia para uma comunidade rural próxima a Caicó, onde mantinha um sítio.
O novo prefeito de Ouro Branco, Amariudo Santos (PP), nem bem tomou posse oficialmente, na última terça-feira (9), e já deu as primeiras gratificações beneficentes da sua consanguinidade. À base de canetada, agraciou a Associação de Músicos Ourobranquenses (CNPJ 07.382.927/0001-82) com nada-módicos R$ 95 mil em subvenção social, parcelados pelos próximos oito meses. O valor consta no Decreto 11/2026, para pagamento imediato já a partir da publicação, ocorrido no dia 10 de junho.
O favorecimento familiar do prefeito já vem sendo exposto pela imprensa potiguar, indicando que seus parentes custaram onerosas cifras aos cofres públicos. A própria associação subvencionada pela canetada de Amariudo Santos tem seu sobrinho presidente, João André, que coordenou a campanha suplementar no tio, Os repasses vão beirar meio milhão de reais, recebidos desde 2021, sem que ninguém tenha acesso à prestação de contas.
A benesse direcionada pelo prefeito Amariudo à associação, que é controlada por seu irmão e maestro Ademir Santos, o Mil, é completamente ilegal, mas o prefeito nem liga para isso. Pela regra, deveria haver uma chamada pública para incluir outras associações interessadas, sem falar que a lei proíbe parentes do prefeito contratarem com o Município. Sem surpresas, Amariudo publicou uma regra para esse tipo de convênio, mas só no dia depois de autorizar os pagamentos para a associação de seus familiares. É o besta! O caso poderá chegar ao Ministério Público, que se pedir as prestações de contas dos valores recebidos e gastos, vai causar a maior correria na associação.
O vereador Artur Maynard recebeu, em Caicó, o médico e pré-candidato a deputado federal Dr. Bernardo Amorim, em mais um gesto de fortalecimento da parceria política construída em defesa dos interesses do Seridó e do Rio Grande do Norte. Durante o encontro, Artur reafirmou publicamente seu apoio ao projeto de Dr. Bernardo para a Câmara dos Deputados.
Ao lado do pré-candidato, Artur destacou a trajetória de Dr. Bernardo na medicina e na vida pública, ressaltando seu compromisso com a saúde, com os municípios e com a busca por melhorias para a população potiguar. Segundo o vereador, a experiência acumulada pelo parlamentar o credencia para representar o estado em Brasília.
A visita também serviu para discutir demandas de Caicó e da região Seridó, além de fortalecer o diálogo em torno de projetos voltados ao desenvolvimento regional. Artur Maynard tem sido apontado como uma das principais lideranças políticas de Caicó, ampliando a base de apoio de Dr. Bernardo em uma das regiões mais importantes do estado.
Dr. Bernardo, que confirmou sua pré-candidatura a deputado federal para as eleições de 2026, vem intensificando articulações e recebendo apoios de lideranças em diversas regiões do Rio Grande do Norte.
Com a união das lideranças, o grupo político reforça o compromisso de defender pautas municipalistas e ampliar a representatividade do Seridó no Congresso Nacional.
A passagem de Samanda Alves (PT) por Serra Negra do Norte, na noite desta sexta-feira (12), foi marcada pela declaração de apoio do prefeito Acácio Brito à sua pré-candidatura ao Senado.
A passagem por Serra Negra do Norte integrou a agenda que Samanda cumpriu no Seridó nesta sexta-feira. Durante o encontro, foram discutidos temas ligados ao desenvolvimento regional, às demandas dos municípios do interior e ao cenário político potiguar.
Para Samanda, o apoio tem um significado especial por vir de uma das cidades mais tradicionais do Seridó. “Recebi com muita alegria o apoio do prefeito Acácio. Serra Negra do Norte tem uma história muito bonita, um povo acolhedor e uma participação importante na construção do nosso estado. Saio daqui feliz pela confiança e ainda mais motivada para seguir esse diálogo com todas as regiões do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Santana do Seridó Após a agenda em Serra Negra do Norte, Samanda seguiu para Santana do Seridó, onde participou de um encontro com lideranças da oposição no município. Estiveram presentes o ex-prefeito Adriano Gomes, a médica Emanuella Renata, o deputado estadual Francisco do PT, o pré-candidato a deputado federal Odon Júnior, o ex-vereador Thiago Cabral e os vereadores Flávio Azevedo e Bruno Augusto.
O influenciador Thiago Alcântara, conhecido nas redes sociais como lae Break, tez um emocionante desabafo neste domingo (14) após o acidente de helicóptero que vitimou o cantor norte-americano Oliver Tree no Rio de Janeiro.
Segundo o influenciador, ele chegou a ser convidado para embarcar na aeronave envolvida na tragédia, mas acabou desistindo da viagem devido a um compromisso profissional já agendado.
Thiago contou que passou os últimos dias ao lado de Oliver Tree, acompanhando o artista em diversos pontos turísticos da cidade. Em seu relato, ele também lamentou a morte do amigo e produtor musical Lucas Frota, que estava a bordo do helicóptero.
Muito abalado, o influenciador destacou a simplicidade e o carinho do cantor com os fãs brasileiros. “O Oliver veio para o Brasil para se conectar com os brasileiros. Ele tinha um coração gigante”, afirmou.
Outro produtor musical, Victor WAO, também teria sido convidado para participar do voo, mas não embarcou na aeronave, escapando da tragédia.
O atacante brasileiro Vini Jr. chamou atenção após a vitória do Brasil sobre Marrocos ao optar por não responder uma pergunta em espanhol durante entrevista pós-jogo. Ao ser questionado por um jornalista estrangeiro, o camisa 7 preferiu responder em português, ressaltando que estava representando a Seleção Brasileira.
Segundo relato divulgado pela CazéTV, o jogador demonstrou que, naquele momento, sua prioridade era se comunicar na língua do país que defendia em campo. A atitude foi interpretada por muitos torcedores como um gesto de valorização da identidade nacional e do compromisso com a Amarelinha.
Autor de um dos gols da partida, Vini Jr. foi um dos destaques da equipe brasileira e recebeu elogios nas redes sociais pela atuação e pela postura durante a entrevista. A repercussão foi imediata, com internautas destacando o orgulho do atleta em vestir a camisa da Seleção.
Nas redes, a publicação da CazéTV resumiu o sentimento de parte da torcida: “Não tem jeito, o Vini é muito Brasil”.