Cadu celebra projeto que moderniza a política ambiental e facilita novos negócios no RN


O pré-candidato ao governo do RN, Cadu de Lula (PT), celebrou o encaminhamento à Assembleia Legislativa do Projeto de Lei que institui o novo Código Estadual de Meio Ambiente. A proposta, assinada pela governadora Fátima Bezerra nesta sexta-feira (26), busca modernizar e tornar mais eficiente a gestão ambiental potiguar, facilitando os processos para instalação de novos negócios no RN, gerando assim mais emprego e renda para os potiguares de modo equilibrado, garantindo também a proteção ao meio ambiente.

O projeto prevê a unificação e atualização do marco legal ambiental, revogando normas antigas para evitar conflitos jurídicos e reorganizando o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). Entre os avanços centrais da nova legislação, destaca-se o fortalecimento institucional do Idema, que passará a se chamar Instituto de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Mudança do Clima, assumindo um papel estratégico no enfrentamento aos desafios climáticos globais.

“Este é um passo histórico para o nosso estado. Com a governadora Fátima, estamos provando que o Rio Grande do Norte pode liderar o desenvolvimento com responsabilidade, protegendo nossa biodiversidade e garantindo voz às comunidades tradicionais e dando celeridade a processos de licenciamento, o que facilita a instalação de novos negócios de forma sustentável”, afirmou Cadu de Lula. Ele destacou que a modernização da política ambiental assegura maior proteção aos recursos naturais, bem como maior segurança jurídica para negócios que investem no RN.

Para Cadu, o projeto é apenas a ‘cereja do bolo’ de um conjunto de ações que oferecem cada vez mais oportunidades para o desenvolvimento do ambiente de negócios no Rio Grande do Norte. Exemplos dessas ações são a modernização da política de incentivos fiscais, aplicada na gestão de Cadu na Sefaz/RN; a recuperação da malha rodoviária estadual; a duplicação da BR-304; e a modernização do Porto de Natal.

Pilões: prefeita, ex-prefeito e grupo político declaram apoio a Walter Alves


O presidente estadual do MDB e pré-candidato a deputado estadual, Walter Alves, recebeu neste sábado (27) mais um importante apoio para as Eleições deste ano. A prefeita de Pilões, Lena de Céu, o ex-prefeito Dr. Sabino Neto, ambos do MDB, além de um grupo político formado por seis vereadores e outras lideranças do município, anunciaram apoio ao projeto de Walter para a Assembleia Legislativa.

O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual e pré-candidato a deputado federal, Dr. Bernardo Amorim, que participou da agenda ao lado das lideranças locais.

Walter Alves agradeceu a confiança do grupo político e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Pilões. “Recebo esse apoio com muita alegria e gratidão. Tenho uma história de trabalho por Pilões e isso aumenta ainda mais a minha responsabilidade de seguir lutando por recursos, obras e ações que melhorem a vida da população”, afirmou.

Ao justificar o apoio, o ex-prefeito Dr. Sabino Neto destacou os investimentos destinados por Walter ao município. “Walter tem muito serviço prestado em Pilões. Sempre foi um parceiro da nossa cidade, destinando recursos importantes e contribuindo para obras e ações que fazem a diferença na vida da população”, disse.

Durante a agenda no município, Walter Alves e as lideranças visitaram o canteiro de obras do Hospital Municipal de Pilões. O equipamento está sendo construído com investimento de quase R$ 3 milhões destinados à obra e à aquisição de equipamentos. Os recursos foram assegurados por Walter ainda quando exercia o mandato de deputado federal.

Além dos recursos para o hospital, Walter também viabilizou emendas para a construção de uma praça de eventos, do calçadão da cidade, aquisição de ambulâncias, custeio da saúde e outras ações que, juntas, somam mais de R$ 5 milhões em investimentos destinados ao município.

Jovem que mobilizou campanha por doação de medula morre aos 15 anos em Natal

O jovem Bernardo Barreto Oliveira de Souza morreu na quinta-feira (25), aos 15 anos. Conhecido como “Bê”, ele enfrentava leucemia e teve a trajetória marcada por uma mobilização em torno da doação de medula óssea no Rio Grande do Norte. A morte foi lamentada nesta sexta-feira (26) pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).

Em nota, o Legislativo estadual destacou a rede de solidariedade formada durante o tratamento de Bernardo, que envolveu familiares, servidores e outras pessoas sensibilizadas pela necessidade de ampliar os cadastros de doadores.

A mobilização teve participação direta do servidor Leonardo Barreto, pai de Bernardo, que incentivou colegas da Assembleia a realizarem o cadastro de doação de medula óssea junto ao Hemonorte. A mãe do jovem, Monalisa, também atuou na campanha, que ganhou repercussão para além do estado.

No fim do ano passado, a família recebeu a confirmação de um doador compatível, o que permitiu a realização do transplante. Na época, o procedimento foi tratado pelos familiares como um momento de “renascimento”.

Em nota, a Assembleia Legislativa afirmou que o caso de Bernardo deixa um legado de conscientização sobre a importância da doação de medula óssea e manifestou solidariedade à família.

As cerimônias de despedida ocorrem nesta sexta-feira. O velório é realizado na Igreja Presbiteriana do Alecrim, em Natal, com culto fúnebre previsto para as 14h. Em seguida, o cortejo seguirá para o Cemitério e Crematório Vila Flor, em Macaíba.

Governo avalia aumentar teto do MEI para R$ 140 mil, diz ministro

O governo federal estuda elevar o limite de faturamento do microempreendedor individual (MEI) dos atuais R$ 81 mil para a faixa entre R$ 130 mil e R$ 140 mil por ano, informou nesta sexta-feira (26) o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti.

Segundo ele, a proposta deve ser enviada ao Congresso nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de recompor a inflação acumulada ao longo de quase uma década sem reajustes.

A mudança no valor deverá ser implementada de forma escalonada entre 2027 e 2028, de forma a evitar comprometer o equilíbrio das contas públicas.

“Esta é uma pauta legítima, porque o teto [do MEI] está estagnado desde 2018. Estamos trabalhando com a perspectiva de atualizar esse teto para um patamar entre R$ 130 e 140 mil, que é mais ou menos a reposição da inflação”, disse Moretti ao garantir que tudo será feito levando em conta a questão da responsabilidade fiscal.

“Fazendo de forma escalonada, a gente consegue absorver isso nas contas públicas”, complementou.

VÍDEO: Avião de pequeno porte sai de rota e atinge o prédio mais alto de Pequim

Um avião de pequeno porte atingiu nesta sexta-feira (26) a região central de Pequim, na China, e colidiu com a CITIC Tower, considerada o prédio mais alto da cidade. Segundo registros do FlightRadar24, a aeronave saiu de um padrão de voo repetido em operações anteriores e seguiu uma trajetória que avançou em direção ao centro urbano antes do impacto.

A aeronave envolvida é um Sunward SA 60L Aurora, de pequeno porte e cerca de 400 kg, utilizada em atividades de treinamento e voos recreativos. Ela pertencia à empresa Shuangyue General Aviation.

De acordo com dados de rastreamento, o avião havia decolado de um terminal de carga aérea localizado a cerca de uma hora de Pequim.

O trajeto registrado anteriormente pela mesma aeronave indicava operações repetitivas fora da área urbana, sem aproximação da capital. Após a colisão, houve quebra de vidros na fachada do edifício e pequenos focos de incêndio na base da estrutura.

A área foi isolada pela polícia chinesa, que cercou o quarteirão ao redor da torre. A estrutura principal da CITIC Tower não sofreu danos relevantes.

Operação da PF no RN prende homem suspeito de praticar abuso contra os filhos e compartilhar imagens

Um homem foi preso pela Polícia Federal suspeito de praticar abusos sexuais contra os próprios filhos menores de idade desde que as vítimas tinham, aproximadamente, quatro anos.

A operação Sombra Paterna foi deflagrada nesta sexta-feira (26) para apurar crimes de abuso sexual infanto-juvenil, bem como compartilhamento, pela internet, de imagens envolvendo crianças vítimas de violência sexual. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva no Rio Grande do Norte.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais localizaram, no telefone celular do investigado, arquivos contendo imagens de abuso sexual infanto-juvenil, o que resultou também na prisão em flagrante dele.

O material apreendido será submetido à perícia, e as investigações prosseguem para esclarecer todos os fatos e para identificar eventuais envolvidos.

O investigado poderá responder pelos crimes de estupro de vulnerável, de produção, de armazenamento e de compartilhamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil.

Michelle Bolsonaro cita Salmo sobre punição a mentirosos um dia após atrito público com Flávio

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou uma mensagem com referências bíblicas sobre punições a quem “profere mentiras” após expor publicamente um atrito com o seu enteado, senador Flávio Bolsonaro (PL).

A publicação ocorreu no contexto de uma disputa interna no partido sobre a composição de chapas para as eleições de outubro no Ceará. A informação é da CNN Brasil. Um dos trechos bíblicos citados foi “A falsa testemunha não ficará impune, e o que profere mentiras perecerá. Salmo 34:13”. Neste Salmo está escrito que “Guarde a sua língua do mal e os seus lábios de proferir mentiras”.

O desentendimento surgiu após dois nomes defendidos por Michelle para a chapa cearense serem preteridos pelo PL e por Flávio. A ex-primeira-dama apoiava Eduardo Girão (Novo) para o governo e Priscila Costa (PL) para o Senado, em negociação que envolve o pré-candidato ao governo Ciro Nogueira (PP).

Michelle publicou um vídeo de cerca de 26 minutos em que detalhou a negociação e acusou o enteado de maltratá-la. No dia seguinte, recuou e afirmou que não havia briga entre os dois, dizendo querer apenas esclarecer a situação.

Flávio Bolsonaro também buscou reduzir as tensões com um convite público ao diálogo. O senador afirmou acreditar que “o diálogo, o respeito e a união serão sempre o melhor caminho” e reiterou o convite já feito à ex-primeira-dama. O episódio expõe uma divisão interna no PL em torno das alianças eleitorais para outubro, com Michelle e Flávio em lados opostos na negociação. A troca pública de mensagens entre os dois ocorre a menos de quatro meses das eleições municipais.

Tragédia na Venezuela: 589 mortos e até 40 mil desaparecidos após terremotos; feridos passam de 2,9 mil

O número de mortos após os terremotos que atingiram a Venezuela na última quarta-feira (24) subiu para 589, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde do país nesta sexta-feira (26). As autoridades também confirmam que o total de feridos já ultrapassa 2,9 mil pessoas.

As áreas mais afetadas incluem o estado de La Guaira e a capital, Caracas, onde há registros de colapso estrutural, interrupções em serviços essenciais e dificuldades de acesso em regiões atingidas.

Após os dois principais tremores, um novo abalo de magnitude 5 foi registrado no dia seguinte. Segundo autoridades locais, não houve novos danos significativos, mas o risco de novos tremores ainda é monitorado.

O governo venezuelano mantém equipes de resgate mobilizadas em diferentes regiões, com foco na busca por sobreviventes e no atendimento emergencial às vítimas. Hospitais operam sob forte pressão devido ao volume de feridos.

A tragédia também provocou uma rápida mobilização internacional. Pelo menos 20 países já anunciaram envio de ajuda humanitária à Venezuela, incluindo Brasil, Estados Unidos, México, França, Espanha, Alemanha e outros parceiros regionais e europeus.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou ainda que dois brasileiros estão entre os mortos. O Itamaraty informou que presta assistência consular às famílias, mas não divulgou detalhes sobre as identidades.

Enquanto isso, o governo venezuelano ainda trabalha na consolidação dos dados oficiais, já que parte das informações segue em atualização diante da extensão dos danos e das dificuldades logísticas nas áreas atingidas.

INSS terá funcionamento até 11h na próxima segunda (29): veja o que muda por causa do jogo do Brasil

Na próxima segunda-feira, dia 29 de junho de 2026, as agências do INSS terão funcionamento até as 11h, em decorrência da participação da Seleção Brasileira de futebol em seu primeiro jogo da segunda fase da Copa do Mundo da FIFA 2026, agendado para as 14h.

Essa alteração foi estabelecida pela Portaria MGI nº 4.779/2026, publicada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que define orientações sobre o expediente nos dias de jogos da seleção.

O objetivo desse ajuste é permitir que servidores e demais agentes públicos acompanhem a partida sem comprometer a prestação de serviços à população. O atendimento presencial retorna ao funcionamento padrão no dia seguinte, 30 de junho de 2026. Veja mais detalhes!

O que muda no funcionamento do INSS no dia do jogo do Brasil

Na segunda-feira, 29 de junho, todas as agências do INSS encerrarão o atendimento presencial às 11h, três horas antes do início da partida da seleção. Essa medida segue o padrão definido para dias em que partidas da seleção acontecem às 14h, conforme o horário de Brasília.

O texto permite a alteração excepcional do horário de trabalho de servidoras e servidores, empregados públicos, contratados temporários e estagiários nos dias de jogos da Seleção Brasileira

A possibilidade de ajuste no horário de encerramento do expediente em dias de partidas também se aplica aos trabalhadores terceirizados, para fins de cumprimento do Decreto nº 12.174, de 2024, que amplia garantias trabalhistas a esses profissionais.

Os horários de saída nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 dependerão do horário das partidas. Veja como fica:

  • Jogos às 14h: saídas permitidas a partir das 11h
  • Jogos às 16h: saída a partir das 13h
  • Jogos às 17h: saída a partir das 14h
  • Jogos às 18h: saída a partir das 15h
  • Jogos às 19h: saída a partir das 16h
  • Jogos noturnos (ex: 21h30 ou 22h): saída liberada para quem encerra expediente após 18h30 ou 19h.
Mais >

[VÍDEO] Mulher esfrega cocô de cachorro em imagem de Bolsonaro; assista

Uma mulher foi flagrada por câmeras de segurança vandalizando uma pintura do ex-presidente Jair Bolsonaro no muro da chamada “Casa Bolsonaro”, na Praia do Canto, em Vitória (ES).

Segundo as imagens, o caso ocorreu em dois dias diferentes: 13 de junho, por volta das 20h, e 20 de junho, às 8h. Nas duas ocasiões, a suspeita aparece passeando com um cachorro, carregando uma sacola com fezes do animal e esfregando o material na pintura.

O proprietário do imóvel, o vereador Armandinho Fontoura, registrou boletim de ocorrência. O local é utilizado como apoio ao exercício de seu mandato.

Segundo o registro, o ato provocou manchas, contaminação biológica, desbotamento das cores e deterioração estética da obra.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o vereador afirmou que esta foi a segunda vez que a pintura foi alvo de vandalismo e disse que a autora já foi identificada por meio das câmeras de segurança instaladas na região.

Em nota, a Polícia Civil informou que o boletim foi registrado pela internet e validado pelo 3º Distrito Policial de Vitória, responsável por identificar e responsabilizar os envolvidos no caso.

[VÍDEO] Mulher é flagrada esfregando cocô de cachorro em imagem de Bolsonaro; assista



Ex-vereador rompe tornozeleira, vira foragido e é suspeito de golpe de R$ 85 mil contra idosas no RN

A Polícia Civil voltou a divulgar a imagem do ex-vereador de Parnamirim, Diogo Rodrigues da Silva, que segue foragido da Justiça após descumprir medidas judiciais e romper a tornozeleira eletrônica. A corporação pede que a população repasse informações que possam ajudar na localização do investigado.

Segundo a Polícia Civil, ele é alvo de mandado de prisão preventiva e é investigado por suspeita de integrar um esquema de fraudes financeiras que teria causado prejuízo superior a R$ 85 mil a três idosas de 70, 73 e 76 anos.

De acordo com as apurações, os empréstimos teriam sido contratados sem autorização, além da abertura irregular de contas bancárias e desvio de recursos.

Uma das vítimas seria deficiente visual, e o grupo investigado teria se aproveitado da vulnerabilidade e da confiança das idosas para realizar as movimentações.

As investigações também apontam a participação de uma mulher que se apresentava como advogada, que teria atuado para intimidar as vítimas durante a execução do suposto esquema.

A Polícia Civil informou ainda que o ex-vereador chegou a participar de uma audiência por videoconferência em junho de 2025, quando negou as acusações e afirmou ter retirado a tornozeleira após uma crise de ansiedade. Após o depoimento, ele não foi mais localizado e segue sendo considerado foragido.

Copa do Mundo 2026: veja os jogos desta sexta-feira e onde assistir

Seis partidas marcam o penúltimo dia da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, nesta sexta-feira (26). Entre os destaques da programação, estão os duelos Uruguai x Espanha e Noruega x França, que definem a liderança dos Grupos H e I, respectivamente. No Grupo G, a Bélgica luta pela sobrevivência contra a Nova Zelândia.

Confira horários e onde assistir aos jogos desta sexta-feira:

16h – Noruega x França
Onde assistir: TV Globo, sportv, Globoplay, ge.globo e CazéTV

16h – Senegal x Iraque
Onde assistir: CazéTV

21h – Cabo Verde x Arábia Saudita
Onde assistir: sportv2, Globoplay e CazéTV

21 – Uruguai x Espanha
Onde assistir: TV Globo, sportv, getv, Globoplay, ge.globo, SBT, NSports e CazéTV

00h – Egito x Irã
Onde assistir: TV Globo, sportv, Globoplay, ge.globo e CazéTV

00h – Nova Zelândia x Bélgica
Onde assistir: CazéTV

Com informações de ge

Irmão de Michelle defende vídeo contra Flávio e sugere mais revelações: “falou pouco diante de tudo”

Eduardo Torres, irmão da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, saiu em defesa da irmã após ela publicar um vídeo acusando o senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), de humilhá-la e desrespeitá-la. Nesta quinta-feira (25/6), pelas redes sociais, Eduardo pediu o fim das “covardias” e disse que Michelle “falou pouco diante de tudo”.

Segundo ele, a irmã publicou o vídeo por não suportar mais “tamanha injustiça” e afirmou que ela sofreu por muito tempo em silêncio. Ele relatou ainda que precisou intervir em situações envolvendo ataques direcionados à ex-primeira-dama.

“São críticas, cobranças, acusações, injúrias e injustiças. Michelle não suportou mais tamanha injustiça e resolveu fazer alguns esclarecimentos. Michelle apenas narra alguns fatos e isso não foi ataque, foi apenas a descrição de alguns momentos acontecidos. E eu sei que foi muito pouco diante de tudo o que tem acontecido, inclusive do que eu já presenciei e precisei intervir”, escreveu.

Eduardo também afirmou que os ataques continuaram após a divulgação do vídeo. Integrantes do PL saíram em defesa de Michelle diante da repercussão do caso.

Ao comentar as críticas recebidas pela ex-primeira-dama, o irmão classificou os ataques como “covardes” e alegou que existe um “método” por trás das investidas contra ela.

Tragédia em Natal: homem morre atropelado enquanto estava sentado em calçada

Uma morte de maneira trágica abalou o bairro das Rocas. Éder Barbosa faleceu depois de ser atingido por um veículo enquanto estava sentado na calçada de uma conveniência.

Imagens registradas no local mostram a violência do impacto. Com a força da colisão, a vítima foi arremessada contra um poste, sofrendo ferimentos gravíssimos.

Ainda de acordo com testemunhas, o condutor do veículo deixou o local pouco tempo depois do acidente sem prestar os devidos socorros à vítima.

Informações extraoficiais apontam que o motorista estaria praticando direção perigosa antes da colisão. No entanto, essa informação ainda deverá ser apurada pelas autoridades responsáveis pela investigação. O veículo envolvido no acidente é um Hyundai HB20.

A morte de Éder causou grande comoção entre os moradores das Rocas. Bastante conhecido pelo carisma e pela atuação em projetos ligados ao esporte na comunidade, ele era uma figura querida por amigos e vizinhos.

Com informações de Ponta Negra News

Papa Leão XIV envia 100 mil euros de ajuda à Venezuela após terremotos

O papa Leão XiV, por meio da Esmolaria Apostólica, destinou 100 mil euros (cerca de R$ 591 mil) à Venezuela após o país ser atingido por dois fortes terremotos na noite desta quarta-feira (24). A informação foi divulgada pelo Vaticano.

A medida é a primeira ajuda emergencial do Vaticano destinada às vítimas dos terremotos, que deixaram ao menos 188 mortos e mais de 1,5 mil pessoas feridas.

Segundo o Vatican News, o valor foi definido após conversas com o núncio na Venezuela, Dom Alberto Ortega Martín, e com o Arcebispo de Caracas, Dom Raúl Biord Castillo, “No entanto, será dada atenção constante às necessidades do povo venezuelano, que serão atendidas nos próximos dias, conforme orientação da Igreja local”, informou a mídia oficial do Vaticano.

Terremotos deixam ao menos 188 mortos

Os terremotos de magnitude de 7,5 e 7,2 que atingiram a Venezuela na noite desta quarta-feira (24) deixaram ao menos 188 mortos e mais de 1,5 mil feridos, segundo a presidente interina do país, Delcy Rodríguez, que declarou estado de emergência.

O epicentro do tremor foi detectado a cerca de 300 quilômetros a leste da capital, Caracas, no município de Montalbán, no estado de Carabobo, na região central da Venezuela. O terremoto teve uma profundidade de 13,2 quilômetros, por isso foi classificado como um sismo superficial, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

USGS estimou ainda que os terremotos poderão deixar um saldo potencial de 10 mil a 100 mil mortes, segundo a avaliação preliminar de seu sistema PAGER, que também prevê grandes perdas econômicas.

As equipes de resgate correm contra o tempo para salvar vítimas que ainda estariam nos prédios que desabaram.

Mais >

Crianças e adolescentes participam de ação de Saúde Bucal no CRAS Dona Vicência em Caicó

As crianças e os adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram, nesta quarta-feira (24), de uma importante ação de Saúde Bucal realizada no CRAS Dona Vicência. A atividade teve como objetivo promover a conscientização sobre a importância dos cuidados com a higiene oral e a prevenção de doenças bucais desde a infância.

A ação foi conduzida pelas cirurgiãs-dentistas Dra. Maria Rita Uchoa e Dra. Nathalia Cunha, que atuaram de forma voluntária, compartilhando orientações práticas e educativas sobre escovação correta, hábitos saudáveis e cuidados essenciais para a manutenção da saúde bucal.

Durante o encontro, as crianças e os adolescentes tiveram a oportunidade de aprender de maneira lúdica e interativa sobre a importância de preservar a saúde dos dentes e da boca, fortalecendo hábitos que contribuem para mais qualidade de vida e bem-estar.

A iniciativa reforça o compromisso da assistência social com o desenvolvimento integral das crianças atendidas pelo SCFV, promovendo ações que unem educação, saúde e cidadania.

O CRAS Dona Vicência agradece a dedicação e a parceria das dentistas voluntárias, cuja contribuição foi fundamental para o sucesso da atividade e para a formação de uma cultura de prevenção e autocuidado entre as crianças participantes.

Jogador de vôlei morre enquanto aguardava o nascimento do primeiro filho

A morte do jogador de vôlei Jonathan Dutra, de 29 anos, comoveu o esporte brasileiro nesta quarta-feira (24). O atleta faleceu em São José (SC) enquanto aguardava o nascimento do primeiro filho, Isaac. A causa oficial da morte não foi divulgada, mas há suspeita de infarto fulminante.

Jonathan atuou como central da APAN Blumenau na temporada 2025/2026 e era reconhecido pela dedicação dentro das quadras e pelo bom relacionamento com colegas e dirigentes.

Nas redes sociais, a esposa, Gi Rocha, lamentou a perda: “Ainda sem acreditar que eu perdi você. Cuide de nós aí de cima e eu vou me esforçar para ser uma ótima mãe”.

Em nota, a APAN Blumenau destacou o legado do atleta, lembrando sua generosidade, alegria e dedicação. O clube também prestou homenagem ao pequeno Isaac, desejando que ele cresça cercado de amor e conheça, por meio das lembranças da família, o pai dedicado que Jonathan foi.

PT entra na Justiça para barrar anúncios de bets durante transmissões esportivas


Os deputados federais Pedro Uczai (PT-SC) e Alencar Santana (PT-SP), que ocupam cargos de liderança na bancada do PT na Câmara, ingressaram nesta quinta-feira (25) com uma ação popular na Justiça Federal do Distrito Federal para tentar impedir a veiculação de publicidade de plataformas de apostas esportivas durante transmissões ao vivo de competições.

A medida tem como alvo a União, a Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, o Google Brasil, a LiveMode, empresa responsável pela CazéTV, e operadoras do setor de apostas esportivas.

Na ação, os parlamentares pedem que a Justiça determine a suspensão de qualquer forma de promoção das chamadas “bets” durante as transmissões. O pedido inclui anúncios comerciais, merchandising, exibição de odds, QR Codes, cupons promocionais, links para plataformas de apostas e comentários patrocinados relacionados ao tema.

Mais >

CBF envia carta à Fifa e contesta gol anulado de Vini Jr. contra a Escócia

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou uma carta à Fifa contestando a anulação do gol de Vini Jr. na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, pela Copa do Mundo de 2026. O lance ocorreu ainda no primeiro tempo da partida e foi inicialmente validado em campo, mas depois anulado após revisão do VAR por suposta falta do atacante na origem da jogada. As informações são do Estadão, que teve acesso ao documento.

No texto, a CBF questiona a consistência dos critérios adotados pela arbitragem de vídeo ao longo do torneio e pede uniformidade nas decisões.

Em um dos trechos da carta, a entidade afirma:

“Ao longo da competição, parece ter havido uma clara ênfase em respeitar a interpretação do árbitro em campo e limitar a intervenção às situações que envolvam erros claros e evidentes. Acreditamos que essa filosofia beneficia o futebol, preserva a autoridade do árbitro e contribui positivamente para a fluidez do jogo. O gol anulado do Brasil contra a Escócia, aos 21 minutos, não parece estar alinhado com a filosofia adotada ao longo da competição”.

A confederação sustenta que a anulação do gol não estaria alinhada com essa diretriz adotada no Mundial.

A CBF também cita a reação dos jogadores em campo como indicativo de inconsistência na decisão. Segundo o documento, “a decisão pareceu inesperada não apenas para a equipe brasileira, mas também para os jogadores escoceses, cujas reações imediatas sugeriram que não esperavam uma revisão nem a posterior anulação do gol”.

Mais >

Itamaraty confirma dois brasileiros entre vítimas de terremoto na Venezuela

O governo federal informou nesta quinta-feira (25) que dois brasileiros morreram em decorrência do terremoto que atingiu a Venezuela. O balanço total da tragédia chega a 235 mortos e cerca de 4,3 mil feridos, segundo dados oficiais citados pelo Ministério das Relações Exteriores. Os tremores, de magnitude 7,5, são considerados os mais fortes registrados no país em mais de um século, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Em nota, o Itamaraty confirmou o óbito de uma cidadã e um cidadão brasileiros e afirmou que presta assistência consular às famílias das vítimas. O governo não divulgou detalhes sobre a identidade dos mortos.

Os terremotos ocorreram em sequência na tarde de quarta-feira, com o primeiro abalo de magnitude 7,2 registrado a cerca de 200 quilômetros a oeste de Caracas. Poucos minutos depois, um segundo tremor, mais forte, de magnitude 7,5, teve epicentro próximo ao primeiro. Após os dois eventos, foram registradas cerca de 30 réplicas, segundo a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez.

Os abalos provocaram destruição em larga escala, com desabamento de prédios, danos estruturais e cenas de pânico em Caracas e outras regiões do país. O governo venezuelano decretou estado de emergência, fechou o Aeroporto Internacional de Maiquetía e mobilizou equipes de resgate para busca de sobreviventes.

Os tremores também foram sentidos em países vizinhos e em cidades do Norte do Brasil, como Belém, Manaus, Santarém, Macapá e Cutias do Araguari. Em Brasília, o governo brasileiro prepara o envio de ajuda humanitária, com equipes de bombeiros, técnicos e toneladas de equipamentos, incluindo estrutura para hospital de campanha e insumos médicos.

Com informações de Portal da 98 FM