Inmet emite alertas para chuvas intensas no RN de sexta-feira até domingo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas no Rio Grande do Norte desta sexta-feira (26) até o domingo (28). As cidades potiguares podem ser atingidas por chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

Segundo o Inmet, as chuvas podem ser acompanhadas por ventos intensos de até 60 km/h. Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

“Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada”, orienta o instituto.

Para a sexta-feira e para o sábado, os avisos englobam todas as cidades potiguares. Já no domingo (28), o alerta é direcionado para as cidades litorâneas do estado.

Com informações de Portal da Tropical

Mendonça determina que Daniel Vorcaro seja transferido para a Papudinha


Depois de ter suas propostas de delação premiada negadas pela PF e pela PGR, o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, será transferido para a unidade prisional conhecida como Papudinha.

A decisão foi tomada pelo ministro André Mendonça, do STF nesta quinta-feira (25). Vorcaro está na superintendência da PF no Distrito Federal há pouco mais de três meses.

A remoção para a Papudinha deverá ocorrer em até 24 horas, segundo determinou o magistrado. Mendonça afirma que a transferência é “a alternativa mais adequada” para equilibrar a necessidade da prisão preventiva com a segurança do empresário.

Teresa Leitão é a nova líder do governo no Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (25), o nome da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado, após o afastamento do senador Jaques Wagner (PT-BA) do cargo.

Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que a missão de Teresa será articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população que estão em tramitação na casa, como o fim da escala 6 por 1 e a Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública.

Jaques Wagner deixou a liderança do governo nesta quarta-feira (24) após ser alvo de operação da Polícia Federal (PF), na semana passada, por suspeitas de corrupção no caso do Banco Master. Os agentes acusam o senador de ter recebido vantagens do banqueiro Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do Master.

Já Wagner negou irregularidades e afirmou estar “absolutamente tranquilo” em relação à investigação.

Terremotos registrados na Venezuela são sentidos no norte do Brasil

Dois terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24/6), por volta das 19h (horário de Brasília), tiveram reflexos no Brasil. Os eventos foram registrados pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) , coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).

O epicentro do evento principal foi localizado próximo à cidade de Morón, no estado venezuelano de Carabobo, na costa do Caribe, e teve uma profundidade de cerca de 13km – relativamente raso, o que aumenta o potencial destrutivo.

Registros de tremores foram relatados nas capitais Belém (PA), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Macapá (AP) além de outros municípios desses estados.

“É relativamente comum que terremotos com essa magnitude e profundidade sejam percebidos a centenas de quilômetros do epicentro. Embora possam causar preocupação entre a população, tremores registrados a essa distância não representam risco de danos às cidades brasileiras”, explicou o sismólogo do Observatório Nacional, Dr. Gilberto Leite.

Os terremotos consecutivos deixaram pelo menos 164 pessoas mortas e mais de 900 feridas, segundo a presidente interina Delcy Rodríguez. Em La Guaira, ao norte de Caracas, “dezenas” de edifícios desabaram .

O Serviço Geológico dos EUA afirma que milhares de pessoas podem ter morrido no total. No entanto, deve levar dias, semanas ou até meses para determinar a extensão total dos danos.

Mais >

Caixa libera novo lote de dinheiro esquecido do PIS/Pasep

A Caixa Econômica Federal libera, nesta quinta-feira (25), um novo lote de pagamento relativo ao dinheiro esquecido no antigo fundo PIS/Pasep. Desta vez, poderão sacar o dinheiro aqueles que solicitaram o ressarcimento até 31 de maio deste ano.

O antigo PIS/Pasep foi criado para incrementar a poupança dos trabalhadores. Em 1975, os recursos dos programas foram transferidos para um único fundo, que parou de funcionar em 1988, quando foi substituído pelo abono salarial atual. Muitos deixaram de sacar os valores, que acabaram sendo transferidos para uma conta única do Tesouro Nacional.

Agora, os funcionários que trabalharam com carteira assinada ou como servidor público entre 1971 e 1988 poderão pedir o ressarcimento desses valores. A estimativa, segundo o governo federal, é que mais de 10 milhões de pessoas sejam contempladas, totalizando R$ 26,3 bilhões. O saldo médio de saque é de R$ 2,8 mil, mas varia de caso a caso.

Para saber se tem direito ao saque, basta acessar a página do REPIS Cidadão e fazer login com sua conta da plataforma gov.br. Depois, é só digitar o Número de Identificação Social (NIS) e clicar em pesquisar. Se houver dinheiro a receber, o próprio sistema orientará os próximos passos. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo do FGTS.

MPRN recomenda revisão de edital de concurso para policial penal do RN e pede análise de vagas por gênero

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que o Governo do Estado avalie a possibilidade de dividir as vagas por gênero no concurso para policial penal.

A recomendação foi enviada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), que terá 10 dias para informar se vai acatar a orientação e quais medidas poderão ser adotadas.

Segundo o MPRN, a questão precisa ser analisada porque os policiais penais realizam atividades que envolvem contato direto com os presos, como revistas e conduções. Pela legislação, esses procedimentos devem ser feitos, em regra, por servidores do mesmo gênero da pessoa privada de liberdade.

O órgão destacou que a definição das vagas deve levar em conta as necessidades do sistema prisional. Entre os exemplos citados estão a abertura de novas unidades femininas, espaços destinados à população transfeminina e o reforço de equipes que atuam em presídios masculinos.

O Ministério Público também apontou que o concurso anterior para o cargo, realizado em 2017, teve divisão de vagas por gênero. Na época, 79% das vagas foram destinadas a homens e 21% a mulheres. Além disso, um levantamento feito pelo órgão mostrou que 17 dos 24 concursos para policial penal analisados em outros estados também adotaram esse modelo.

Mais >

Arma cai em canoa e tiro acidental mata jovem durante caçada

Um jovem de 19 anos, identificado como Luiz Richel Matias da Rocha, morreu após ser atingido por um disparo acidental da própria arma durante uma caçada em Santo Antônio do Rio Verde, distrito de Catalão (GO), na terça-feira (23/6).

Segundo a Polícia Militar, Luiz participava da atividade com amigos quando, após disparar contra uma caça, pediu um novo cartucho para recarregar a espingarda. Durante o manuseio, a coronha da arma teria batido no assoalho da canoa, provocando o disparo.

O tiro atingiu a região da costela do jovem. Os amigos iniciaram o socorro imediatamente, levando a vítima até uma caminhonete e, depois, à sede da fazenda. Familiares seguiram com o transporte até o distrito, onde uma ambulância levou Luiz para a UPA de Catalão. Apesar dos esforços, ele não resistiu aos ferimentos.

A arma foi apreendida e as testemunhas encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos. Segundo o proprietário da Fazenda Pouso Alegre, onde ocorreu a caçada, a espingarda pertence à propriedade e está no local há mais de 40 anos.

Caern informa que terá nova fatura a partir de julho; veja o que muda para os consumidores

Os clientes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) passarão a receber, a partir de 1º de julho de 2026, uma nova versão da fatura de água e esgoto. A alteração atende às exigências da Reforma Tributária e será adotada por todas as empresas de saneamento do país.

Segundo a Caern, a mudança não representa nenhum custo adicional para os consumidores. Os valores cobrados continuarão os mesmos, assim como as formas de pagamento já utilizadas atualmente, incluindo PIX, código de barras, lotéricas, agências bancárias e demais canais disponíveis.

Mais transparência nas informações

A principal novidade está no layout da conta, que passará a apresentar de forma mais clara e organizada as contribuições e encargos que compõem a tarifa dos serviços. O documento informará tanto os valores quanto os percentuais de cada item.

Além disso, a fatura passará a funcionar como uma Nota Fiscal de Água e Saneamento (NFag), documento com validade jurídica e integrado diretamente à Secretaria Estadual da Fazenda.

De acordo com o gerente comercial central da Caern, Diego Freitas, a mudança tem como objetivo facilitar a compreensão da cobrança pelos clientes.

“A nossa fatura vai ter as contribuições descritas, tanto o valor quanto o percentual. Além disso, itens que já existiam vão ficar melhor organizados, facilitando a leitura para o cliente. Em relação ao pagamento, não altera nada”, explicou.

Atualização cadastral é recomendada

A companhia também orienta os consumidores a manterem os dados cadastrais atualizados para garantir a emissão correta da Nota Fiscal de Água e Saneamento e facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela empresa.

A atualização é gratuita e pode ser realizada por meio do WhatsApp (84) 98118-8400, pelo aplicativo Caern Mobile, pelo telefone 115, na Agência Virtual, nos escritórios de atendimento da companhia e nas Centrais do Cidadão.

Mais >

Faixa da Ponte de Igapó é interditada para instalação de câmeras

Uma das faixa da Ponte de Igapó, em Natal, ficará parcialmente interditada nesta quinta-feira (25), das 10h às 15h, para a instalação de câmeras de monitoramento. A intervenção ocorre no km 85 da BR-101, no sentido Centro–Zona Norte, e afetará a faixa da esquerda da via, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A expectativa é de que o trânsito apresente lentidão ao longo da execução dos trabalhos.

De acordo com a PRF, o trecho foi devidamente sinalizado para orientar os motoristas durante a execução do serviço. A orientação é que os motoristas reduzam a velocidade, mantenham a atenção à sinalização.

Com informações de Portal da 98 FM

Morre a jornalista Helga Oliveira

A jornalista Helga Oliveira morreu nesta quinta-feira (25), aos 48 anos. Ela enfrentava um tratamento contra a leucemia e estava internada nas últimas semanas em uma policlínica.

Helga era casada com o jornalista Luiz Henrique e deixa dois filhos.

A notícia causou grande comoção entre familiares, amigos e colegas de profissão.

Nossos sentimentos ao jornalista Luiz Henrique, aos filhos e a todos os familiares e amigos neste momento de dor.

Briga generalizada em cruzeiro termina com 16 passageiros expulsos

Uma confusão generalizada na fila da alfândega após o desembarque de um cruzeiro nos Estados Unidos terminou com pelo menos 16 passageiros proibidos de voltar a viajar pela companhia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma grande pancadaria envolvendo socos, chutes e bagagens sendo arremessadas durante a briga no navio Carnival Conquest, da Carnival Cruise, na Flórida.

Segundo informações do Daily Mail, o confronto teria envolvido duas famílias rivais. Seguranças tentaram conter a confusão, que aconteceu na segunda-feira (22/6), por volta das 8h.

A Carnival afirmou que não tolera esse tipo de comportamento e informou que os passageiros envolvidos foram banidos permanentemente. Ninguém foi preso ou indiciado.

O caso é o segundo episódio de agressão envolvendo passageiros da companhia em cerca de dois meses. Em maio, duas mulheres também se agrediram durante um cruzeiro após uma discussão sobre lugar na fila.

UFRN abre seleção para preencher 80 vagas remanescentes em cursos de graduação

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu seleção para preencher 80 vagas remanescentes em cursos de graduação nos campi de Natal, Caicó e Currais Novos. As inscrições seguem até o dia 28 de junho, exclusivamente pelo site da Comperve, responsável pelo processo seletivo. As informações são do Portal da 98 FM.

A seleção será realizada com base na média simples das notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025. A taxa de inscrição é de R$ 30, com possibilidade de isenção para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Do total de vagas, 13 são destinadas ao campus de Caicó, sendo 10 para Engenharia de Computação e três para Sistemas de Informação. Em Currais Novos, são ofertadas 43 vagas para o curso de Turismo. Já no campus de Natal, há 14 vagas para Engenharia Biomédica, seis para Engenharia Têxtil e quatro para Engenharia Mecatrônica.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário eletrônico e anexar a documentação exigida no edital. Os candidatos que concorrerem por ações afirmativas também precisarão apresentar documentos comprobatórios e participar das etapas de validação e heteroidentificação, conforme a modalidade de cota.

O resultado final está previsto para o dia 24 de julho. Após a divulgação, a UFRN publicará um edital específico com as orientações para cadastramento e matrícula dos candidatos aprovados.

Vagas por campus

NATALCURRAIS NOVOSCAICÓ
Engenharia Biomédica: 14 vagas
Engenharia Têxtil: 6 vagas
Engenharia Mecatrônica: 4 vagas
Turismo: 43 vagasEngenharia de Computação: 10 vagas
Sistemas de Informação: 3 vagas

Reservatórios do RN estão com mais de 53% de sua capacidade de armazenamento

O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) divulgou nesta quarta-feira (24) o Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do estado. Juntos, os mananciais monitorados acumulam 2.808.708.102 metros cúbicos de água, o equivalente a 53,04% da capacidade total de armazenamento, que é de 5.295.422.524 metros cúbicos.

Entre os maiores reservatórios do estado, a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, maior reserva hídrica superficial do Rio Grande do Norte, acumula 1.027.294.183 metros cúbicos, correspondentes a 43,29% de sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 metros cúbicos.

A Barragem Oiticica, localizada em Jucurutu, segundo maior reservatório do estado, registra 560.823.966 metros cúbicos armazenados, o que representa 75,52% de sua capacidade total de 742.632.840 metros cúbicos.

Já a Barragem Santa Cruz do Apodi acumula 445.707.850 metros cúbicos de água, correspondentes a 74,32% de sua capacidade máxima, que é de 599.712.000 metros cúbicos.

O reservatório Umari, em Upanema, apresenta volume atual de 190.589.363 metros cúbicos, equivalente a 65,09% da sua capacidade total de 292.813.650 metros cúbicos.

Atualmente, três reservatórios monitorados pelo IGARN encontram-se com 100% da capacidade: Encanto, no município de Encanto; Lagoa de Pium, em Nísia Floresta; e Lagoa do Jiqui, em Parnamirim. Outros mananciais também apresentam volumes elevados, com destaque para Rodeador, em Umarizal (98,77%); Passagem, em Rodolfo Fernandes (98,60%); o açude público de Marcelino Vieira (98,44%), Riacho da Cruz II, no município de Riacho da Cruz (97,98%); Corredor, em Antônio Martins (97,63%); Lagoa de Boqueirão, em Touros (97,64%) e barragem Campo Grande, em São Paulo do Potengi (97,29%).

Mais >

Presidente nacional do PL reage a vídeo de Michelle sobre Flávio Bolsonaro: “Vamos ter paciência”

IMG_8890.jpeg

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, minimizou os efeitos políticos do vídeo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com críticas ao senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ), publicado nesta quarta-feira (24).

Ele minimizou os impactos negativos e pregou “paciência” para resolver os atritos no clã Bolsonaro, em entrevista à coluna Igor Gadelha, do Metrópoles.

“Não (vai prejudicar Flávio). Vamos ter paciência, vamos resolver”, afirmou Valdemar à coluna por mensagem de texto enviada direto da Copa, nos Estados Unidos.

Em dois vídeos publicados nas redes sociais, Michelle expôs o desconforto com Flávio. Na gravação, a ex-primeira-dama relata ter se sentido “traída” e “apunhalada” pelo senador.

Blog do BG

Governo corrige MP que viabiliza empréstimos a caminhoneiros e MEI

O governo federal publicou nesta quarta-feira (24) medida provisória que corrige a nomenclatura do crédito extraordinário que facilita empréstimos a caminhoneiros e microempreendedores individuais (MEIs) para a compra de veículos.

MP 1.371/2026 altera trecho de medida provisória anterior (a MP 1.354/2026, editada em maio) cuja redação limitava a pequenas e médias empresas o reforço de R$ 2 bilhões ao Fundo Garantidor de Investimentos (FGI). 

Na justificativa da MP 1.371, o governo informa que a nova redação é apenas descritiva, sem alterar valores ou outro atributo do crédito extraordinário. O documento explica que a redação anterior “não estava devidamente coerente com a própria lógica” da MP 1.354, que ampliou a aplicabilidade do uso do FGI para financiamentos concedidos a trabalhadores autônomos rodoviários de cargas. 

Além disso, transportadores autônomos e MEIs sempre foram foco do programa de crédito, mas ficaram de fora da descrição, diz o Executivo, que espera mais segurança jurídica com a atualização do texto.

O FGI garante aos bancos que os casos de inadimplência serão pagos pelo fundo, o que resulta em juros mais baixos para o tomador de empréstimo.

A medida provisória será examinada pelo Congresso Nacional. O texto já está em vigor, mas precisa ser aprovado por senadores e deputados para ser convertido em lei e não perder a validade.

Fonte: Agência Senado

Dark Horse: Fachin cobra área técnica do STF sobre pedido para investigar Bolsonaro e filhos


O presidente do STF, ministro Edson Fachin, cobrou esclarecimentos da área técnica da Corte sobre os critérios usados para distribuir a notícia-crimeapresentada pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus filhos, Flávio e Eduardo Bolsonaro. A informação é do R7.

“À Coordenadoria de Processamento Inicial da Secretaria Judiciária para que preste esclarecimentos sobre os critérios de distribuição”, disse.

Nesta semana, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou um documento ao STF no qual defende que o ministro André Mendonça seja o relator da notícia-crime. 

A PGR defendeu Mendonça porque o caso já é alvo de uma apuração sob relatoria do ministro. O atual relator, ministro Alexandre de Moraes, enviou o processo para a Presidência da Corte definir a tramitação.

Mais >

Mundial Feminino de 2027 será disputado em oito cidades brasileiras

Falta exatamente 1 ano para o pontapé inicial da Copa do Mundo Feminina. O torneio começa em 24 de junho de 2027 no Brasil e será uma competição histórica. A 10ª edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA e a primeira no Brasil e na América do Sul. Além disso, será a última competição com 32 equipes. A partir de 2031, o torneio será ampliado para 48 seleções.

A Seleção Brasileira chega em busca do título inédito. A melhor campanha verde e amarela é o vice-campeonato em 2007, na China, quando o Brasil foi derrotado pela Alemanha na decisão.

O técnico brasileiro é Arthur Elias, multicampeão pelo Corinthians e que está à frente da equipe nacional feminina desde setembro de 2023. Ele tem a missão de reestruturar o time, mesclando novos nomes e jogadoras consagradas. No ranking de junho da Fifa, que tem a Espanha na liderança, o time nacional aparece em sétimo.

Nomes como a atacante Tainá Maranhão, do Palmeiras, são peças fundamentais para colocar o Brasil entre as melhores seleções. Com 21 anos, ela marcou o primeiro gol com a camiseta principal do Brasil em fevereiro contra a Costa Rica. Mas o auge da jovem talentosa foi o gol que ajudou a virada canarinho por 2 a 1 sobre os Estados Unidos em junho em São Paulo.

Se falarmos em atletas consagradas e veteranas, é impossível não citar a Rainha Marta. Em 2027, ela terá 41 anos, mas dificilmente o técnico Arthur Elias abrirá mão de contar com o talento da craque.

Na carreira, a alagoana já foi medalhista de prata nas Olimpíadas três vezes (Atenas, 2004; Pequim, 2008; Paris, 2024), bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007) e vice-campeã da Copa do Mundo (2007), foi eleita seis vezes a melhor do mundo pela Fifa e lidera o ranking de maiores artilheiras da história da Copa do Mundo Feminina com 17 gols.

Governo do RN inaugura Central do Cidadão de Jucurutu

O Governo do Rio Grande do Norte inaugurou, nesta quarta-feira (24), a Central do Cidadão “Adonias Januário de Medeiros”, em Jucurutu. A nova unidade, a 31ª em funcionamento no estado, fortalece a rede de atendimento ao cidadão e amplia o acesso da população aos serviços públicos, consolidando o processo de interiorização e modernização promovido pela gestão estadual.

A Central do Cidadão foi entregue pela governadora Fátima Bezerra e resulta de um investimento de R$ 300 mil, realizado em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Jucurutu. Os recursos foram destinados à instalação da unidade, reforma do prédio e adequações estruturais voltadas ao conforto, à acessibilidade e à melhoria do atendimento à população.

A unidade reúne serviços essenciais em um único espaço, incluindo atendimentos da Polícia Científica para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital, serviços do Detran, Sine, Caern, Ipem, Defesa Civil Municipal, além de programas vinculados ao Cadastro Único (CadÚnico) nas esferas federal e municipal.

Em funcionamento desde março deste ano, a Central já realizou cerca de 9 mil atendimentos. A unidade opera de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, registrando uma média diária de aproximadamente 300 atendimentos, número que evidencia a demanda reprimida existente na região. A expectativa é ampliar ainda mais a oferta de serviços e reduzir a necessidade de deslocamentos da população para outras cidades, especialmente Caicó.

Impacto regional

A implantação da Central do Cidadão em Jucurutu representa um avanço estratégico para o Seridó ao descentralizar serviços antes concentrados em municípios-polo e facilitar o acesso da população a políticas públicas essenciais. Além dos moradores de Jucurutu, a unidade beneficiará cidadãos de municípios vizinhos, fortalecendo a integração regional e ampliando a cobertura dos serviços públicos.

A iniciativa contribui para a redução de custos e do tempo de deslocamento dos usuários, promove mais eficiência no atendimento e fortalece as políticas de cidadania e inclusão social. Também reforça o papel de Jucurutu como referência regional na oferta de serviços públicos.

Mais >

Relatório aponta 62,2 milhões de empregos formais com avanço de mulheres e jovens no mercado

O Brasil registrou 62,2 milhões de vínculos formais de trabalho em fevereiro de 2026, segundo dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) Mensal divulgados nesta quarta-feira (24) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O levantamento reúne informações do setor privado e do serviço público.

Do total, 47,9 milhões são vínculos celetistas (regidos pela CLT) e 13,8 milhões são de agentes públicos, incluindo servidores estatutários e contratos temporários.

Em relação a fevereiro de 2025, houve crescimento de 2,17 milhões de vínculos, alta de 3,6%. No acumulado de janeiro e fevereiro de 2026, o aumento foi de 1,4 milhão de postos formais, o equivalente a 2,3% em comparação a dezembro de 2025.

Segundo o MTE, o avanço foi puxado principalmente por contratações temporárias e pelo setor público, que teve crescimento de 8,5% no período. Já o emprego celetista cresceu 2,2%.

Entre os novos postos, o maior volume foi de contratos por tempo determinado, que somaram 886,8 mil admissões entre janeiro e fevereiro.

Crescimento regional

As regiões com maior expansão do emprego formal foram o Norte (4,16%), Nordeste (3,27%) e Centro-Oeste (2,70%). Sul (2,10%) e Sudeste (1,62%) ficaram abaixo da média nacional.

Em números absolutos, os maiores aumentos ocorreram em Minas Gerais (271,2 mil vagas) e São Paulo (148,4 mil).

Mais >

Fenômeno da Copa, Vozinha negocia com três clubes brasileiros

Um dos principais personagens da Copa do Mundo de 2026, Vozinha pode jogar no futebol brasileiro a partir de julho.

De acordo com o blog do Nicola, do R7, três clubes da Série B já abriram negociação com o goleiro, de 40 anos de idade, que encantou o mundo após enorme partida no 0 a 0 contra a Espanha — ele também foi titular no 2 a 2 diante do Uruguai.

Vale lembrar que Vozinha está desempregado. Ele chegou a se despedir do Chaves, pequeno clube português com o qual tem contrato até o fim deste mês, convencido de que boas atuações lhe abririam mercado em clubes maiores de Portugal ou do exterior. 

“Posso te contar que os três interessados nele aqui no Brasil são times na parte de cima da tabela de classificação da Série”, revela a fonte. “Uma deles, talvez aquele que mais quer contratar o Vozinha, é do Nordeste”, acrescenta.

Mais do que um goleiro em boa fase, Vozinha se tornou um influenciador digital da noite para o dia. Foram quase 16 milhões de seguidores novos em uma semana. Sua conta no Instagram, que tinha 57 mil seguidores antes do Mundial, está com 15,7 milhões.

A mudança para o Brasil agrada demais à Vozinha. Seu antigo emprego em Portugal lhe rendia um salário de aproximadamente 5 mil euros ou menos de R$ 30 mil. Mesmo na segunda divisão brasileira, os vencimentos do cabo-verdiano seriam bem maiores.

Com informações de Blog do Nicola, R7