Mulher é condenada a 66 anos por envenenar a família com ovo de páscoa; duas pessoas morreram

Jordélia Pereira Barbosa, de 35 anos, foi condenada a 66 anos, 8 meses e 7 dias de prisão, em regime inicial fechado, pela morte de duas crianças e pela tentativa de homicídio contra a mãe delas no Maranhão. A sentença foi proferida nesta segunda-feira (22), após júri popular realizado em Imperatriz.

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Maranhão, a condenada enviou um ovo de Páscoa envenenado à casa da família, em abril de 2025. O alimento foi consumido por Mirian Lira Rocha e pelos dois filhos, Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos.

Jordélia foi condenada por duplo homicídio qualificado consumado e tentativa de homicídio qualificado. O juiz da 3ª Vara Criminal da Comarca de Imperatriz, Fábio da Costa Vilar, manteve a prisão da ré e negou o direito de recorrer em liberdade.

Além da pena de prisão, a Justiça fixou indenização de 500 salários mínimos por danos morais. O valor será destinado à mãe das crianças (100 salários mínimos) e aos pais das vítimas (400).

O Conselho de Sentença reconheceu qualificadoras como motivo torpe, emprego de veneno e dissimulação. No caso das crianças, o homicídio também foi considerado qualificado pelo fato de as vítimas terem menos de 14 anos.

Na sentença, o juiz destacou que o crime foi planejado. Segundo as investigações, Jordélia saiu de Santa Inês e viajou até Imperatriz antes da entrega do chocolate. A Polícia Civil apontou que ela usou disfarce, hospedou-se em um hotel e monitorou a rotina das vítimas.

Anvisa aprova 1º remédio sem hormônio contra sintomas da menopausa no Brasil

A menopausa pode vir acompanhada de sintomas como ondas de calor, suores noturnos e alterações no sono, e agora mulheres no Brasil passam a contar com uma nova opção de tratamento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o fezolinetanto, primeiro medicamento não hormonal autorizado no país para aliviar esses sintomas.

O remédio será comercializado com o nome Veoza e é indicado para mulheres na menopausa ou pós-menopausa que apresentam sintomas moderados a intensos, especialmente aquelas que não podem fazer reposição hormonal ou não tiveram boa resposta ao tratamento tradicional.

Produzido pela farmacêutica Astellas Farma, o medicamento é de uso oral, em comprimido diário, e atua diretamente no cérebro, bloqueando receptores ligados à regulação da temperatura corporal no hipotálamo.

A aprovação foi baseada em três estudos clínicos de fase 3, com mais de 3 mil mulheres na Europa, Estados Unidos e Canadá. Os resultados mostraram redução na frequência e intensidade das ondas de calor, além de melhora na qualidade do sono e da vida das pacientes. Em alguns casos, os efeitos foram percebidos já nos primeiros dias de uso.

Mais >

Receita abre consulta e mais de 100 mil contribuintes do RN devem receber quase R$ 194 milhões

Mais de 101 mil contribuintes do Rio Grande do Norte já podem consultar se terão direito ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2026. Segundo a Receita Federal, o pagamento será realizado no próximo dia 30 de junho e deve injetar R$ 193,8 milhões na economia potiguar.

Ao todo, 101.308 contribuintes do estado estão incluídos neste lote. A consulta foi liberada nesta terça-feira (23) e pode ser feita no portal da Receita Federal ou pelo aplicativo oficial disponível para celulares e tablets.

Em todo o país, este é o maior lote de restituição da história em número de beneficiados. Serão pagos R$ 16 bilhões para cerca de 9,58 milhões de contribuintes. De acordo com a Receita, os dois primeiros lotes de 2026 devem contemplar aproximadamente 80% de todas as restituições previstas para este ano.

Recebem primeiro os contribuintes com prioridade legal, incluindo idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores. Também terão prioridade aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram pelo recebimento via Pix.

Para verificar se está entre os contemplados, basta acessar a área “Meu Imposto de Renda” no site da Receita Federal e clicar em “Consultar a Restituição”. O sistema também informa se existe alguma pendência que possa ter levado a declaração para a chamada malha fina.

Caso o crédito não seja realizado por erro nos dados bancários, o contribuinte poderá solicitar o reagendamento junto ao Banco do Brasil e regularizar a situação sem perder o direito ao valor.

PT convida PSOL para discutir cenário eleitoral de 2026 no Rio Grande do Norte

A pré-candidata ao Senado e presidente estadual do PT, Samanda Alves, afirmou à 98 FM que o partido formalizou um convite ao PSOL do Rio Grande do Norte para iniciar um diálogo sobre as eleições de 2026. Segundo ela, uma carta foi encaminhada ao presidente estadual e aos dirigentes da legenda para oficializar a disposição do PT de discutir o cenário eleitoral no estado.

Segundo Samanda, o convite foi encaminhado por meio de uma carta enviada à direção estadual do PSOL, com o objetivo de iniciar conversas sobre uma possível atuação conjunta no próximo pleito.

“O PT enviou uma carta dirigida ao presidente estadual do PSOL e aos dirigentes do partido aqui no Estado, formalizando a nossa disposição em sentar e dialogar sobre as eleições”, declarou.

A dirigente petista destacou que PT e PSOL compartilham pautas e bandeiras históricas, o que justificaria a abertura das tratativas. De acordo com ela, a iniciativa também está alinhada às discussões em andamento no plano nacional para a formação de um arco de alianças em torno da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O PSOL é um partido que comunga de muitos projetos, de muitas lutas conosco. Esse diálogo também faz parte de uma construção que está sendo avançada nacionalmente para compor formalmente o arco de alianças em torno da reeleição do presidente Lula”, afirmou.

Apesar do convite, Samanda reconheceu que o PSOL já possui uma decisão interna pela apresentação de candidaturas próprias no Rio Grande do Norte, incluindo para os cargos majoritários. Ela ressaltou, no entanto, que o PT respeita a autonomia da legenda e considera legítima essa posição.

“Sabemos que já existe uma decisão do diretório estadual por candidatura própria aqui no Rio Grande do Norte para o Governo e para o Senado. Nós respeitamos, é legítimo que o PSOL tenha suas candidaturas, mas estamos fazendo um gesto de convidar o partido para sentarmos e dialogarmos”, disse.

Mais >

Portaria reconhece situação de emergência em municípios do RN

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu a situação de emergência em dois municípios do Rio Grande do Norte afetados pela seca. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça (23) e inclui Campo Redondo e São Miguel.

No RN, Campo Redondo teve o reconhecimento por causa da seca, conforme decreto municipal nº 010, de 10 de junho de 2026. Já em São Miguel, a situação de emergência também foi decretada em razão da estiagem, por meio do decreto nº 364/2026, de 2 de junho de 2026.

Com o reconhecimento federal, as duas cidades passam a ter acesso a ações emergenciais e apoio institucional para enfrentamento dos efeitos da falta de chuvas, além da possibilidade de solicitação de recursos para assistência à população afetada.

A decisão foi assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, com base em competência delegada por portaria ministerial, e leva em consideração os dados do Formulário de Informações do Desastre (FIDE) apresentados pelos municípios.

Reconhecimentos em outros estados

Além do Rio Grande do Norte, a portaria também reconhece situação de emergência em municípios da Bahia, Paraíba e Piauí. Na Bahia, foram incluídos Bom Jesus da Serra e Remanso, ambos por estiagem, além de Salvador, onde houve derramamento de produtos químicos em ambiente lacustre, fluvial e marinho.

Na Paraíba, o município de Assunção também teve reconhecimento por estiagem. Já no Piauí, Caracol foi incluído por causa da seca.

Capotamento na BR-304 deixa vítima ferida na Reta Tabajara, em Macaíba

Um capotamento registrado na tarde desta segunda-feira (22) deixou uma pessoa ferida na BR-304, nas proximidades da Reta Tabajara, em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal.

O acidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), que foram acionadas para atender a ocorrência. A vítima ficou presa no veículo após o capotamento e precisou ser retirada com o auxílio de equipamentos de salvamento.

Após o resgate, a pessoa ferida foi encaminhada ao atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que assumiu os cuidados médicos no local.

O Corpo de Bombeiros reforçou a importância do acionamento rápido do telefone 193 em casos de acidentes de trânsito, para garantir resposta ágil e segurança nas ocorrências.

Idoso descumpre medida protetiva, ateia fogo no salão de beleza da ex e acaba preso em Natal

Um idoso, de 63 anos, foi preso suspeito de descumprir uma medida de protetiva de urgência, além de ameaçar e provocar dano no estabelecimento comercial da ex-companheira. O caso aconteceu no bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal, no domingo (21).

Segundo a Polícia Militar, ele tentou atear fogo no salão de beleza que pertence à mulher.

De acordo com a PM, os policiais foram acionados via Ciosp após o Corpo de Bombeiros solicitar apoio para a ocorrência de incêndio em um imóvel na avenida Santarém. No local, os militares constataram que o fogo havia atingido parte do salão.

“Em contato com a proprietária do estabelecimento, ela relatou que, por meio das câmeras de segurança, identificou seu ex-companheiro como o suposto autor do incêndio. A vítima informou ainda que possuía medida protetiva de urgência em vigor contra o suspeito, em razão de episódios anteriores de violência doméstica, e que ele utilizava tornozeleira eletrônica”, destacou a corporação.

Com as informações, a equipe do 4º Batalhão iniciou as diligências nas proximidades e encontrou o suspeito na rua Ponte Nova, onde ele foi abordado e preso. O homem foi conduzido à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Com informações de Porta da Tropical

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio; saiba como será o esquema

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável. 

Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha. 

No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.

Com a mudança mais recente, o esquema volta a ser: 

Três doses aos 2, 4 e 6 meses para conferir proteção básica;
Duas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade, para complementar a prevenção. 

Nas cinco ocasiões serão aplicadas a vacina inativada injetável. Todas as crianças menores de 5 anos que não tiverem recebido as cinco doses devem ser levadas ao posto de saúde para verificar a necessidade de atualização vacinal. 

A mudança no esquema de vacinação foi decidida após reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e comunicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em uma nota técnica na semana passada. Ela passa a valer a partir do dia 3 de agosto. 

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), Isabela Ballalai, explica que o reforço é necessário porque a proteção conferida pela vacina cai com o passar do tempo. Logo, as doses adicionais garantem que ela permaneça alta. 

“A pólio está controlada entre nós. No entanto, a situação mundial vem apresentando surtos localizados que preocupam e aumentam o risco de chegar ao país. Então é melhor manter o esquema de dois reforços. Este é o padrão da Organização Mundial de Saúde”, complementa. 

Mais >

Consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2026 inicia hoje (23)

A Receita Federal libera nesta terça-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O crédito bancário será realizado no dia 30 de junho. 

A consulta pode ser feita a partir das 9h, pelo site da Receita Federal, na opção “Meu Imposto de Renda” e depois “Consultar minha restituição”

Também é possível consultar pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones, 

Com R$ 16 bilhões em créditos e 9.585.797 contribuintes contemplados, o lote é o maior da história em quantidade de contribuintes contemplados. O valor pago será igual ao do primeiro lote de restituição deste ano, registrado no dia 29 de maio deste ano. 

Do total, R$ 4.494.204.020,63 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma:

  • Idosos acima de 80 anos: 155.060 restituições
  • Idosos entre 60 e 79 anos: 1.106.923 restituições
  • Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave: 106.294 restituições
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério: 507.768 restituições

Outras 7.709.752 restituições serão destinadas a contribuintes sem prioridade legal, mas que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via PIX.

PGR defende que Mendonça relate pedido de investigação do Dark Horse


A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu nesta segunda-feira (22) que o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve assumir a relatoria do pedido para investigar os pagamentos do banqueiro Daniel Vorcaro para o filme Dark Horse, a cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mendonça é o relator do caso Master na Corte. 

O parecer foi solicitado pelo ministro Alexandre de Moraes, destinatário de uma petição na qual o deputado federal Lindberg Farias (PT-RJ) pede que seja investigado o pedido de dinheiro feito pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à presidência da República, a Vorcaro para o custeio das gravações. 

Diante do parecer que defende que o caso seja enviado a Mendonça, Moraes solicitou que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, dê a palavra final e decida quem deve ser o relator do pedido. 

Mais >

Presidente Petro não aceita resultado e fala em fraude contra o voto na eleição da Colômbia

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, denunciou “delito contra o voto” em suposta fraude na eleição presidencial de domingo (21), cujo resultado preliminare apontou vitória do opositor Abelardo De La Espriella.

“Muitos formulários E-14 foram alterados após o upload e, ao contrário do que afirmou o registrador [responsável pela apuração], removeram o registro de data e hora e o Hash dos algoritmos para modificá-los deliberadamente, a partir dos escritórios dos irmãos Bautista”, disse o presidente em rede social.

Petro se refere aos empresários Bautista, donos da Thomas Greg & Sons, uma das empresas responsáveis pela contagem preliminar. Os formulários E-14 são os que registram os votos de cada urna, depositados em papel pelos eleitores, enquanto o Hash é o software que deveria garantir a integridade digital dos documentos.

Na Colômbia, a apuração ocorre em duas etapas. A pré-contagem, divulgada no dia da votação, tem caráter informativo e não tem valor legal para definir o vencedor. Já o escrutínio, conduzido por juízes eleitorais com fiscalização de partidos, verifica manualmente os formulários E-14 e consolida o resultado oficial.

Petro também mencionou possíveis irregularidades no exterior e citou um consulado com 80 eleitores inscritos que teria registrado mil votantes. Além disso, sugeriu envolvimento de Israel nas supostas fraudes.

“Hoje temos evidências de uma mudança nos endereços IP de vários servidores pertencentes ao Registro Nacional [órgão responsável pela apuração dos votos]. Isso significa que o software foi comprometido e outros registraram dados de seções eleitorais e centros de votação. A única entidade no mundo capaz de fazer isso é o Estado de Israel”, afirmou.

Mais >

Menino de 7 anos morre após se afogar em rio na zona rural de município do interior do Estado


Um menino de 7 anos morreu após se afogar em um rio temporário na zona rural de Pilões, no Alto Oeste potiguar. O caso aconteceu no início da tarde desta segunda-feira 22, no Sítio Almas, e mobilizou moradores, equipes de socorro e a Polícia Militar.

A vítima foi identificada como Arthur Moreira Ferreira. Segundo informações da Polícia Militar, o menino estava acompanhado de outras três crianças quando ocorreu o afogamento.

Segundo apuração do G1 RN,as crianças brincavam de caçar, pescar e nadar no local quando Arthur se afogou. Ao perceber a situação, uma das crianças correu para pedir ajuda ao pai.

Mais >

Operação conjunta do MPRN e Polícia Civil prende empresário investigado por esquema de sonegação de quase R$ 73 milhões no RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Polícia Civil deflagraram, nesta terça-feira (23), a Operação Emirados para investigar um esquema de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica que teria causado prejuízo de R$ 72.922.514,57 aos cofres públicos estaduais. A ação resultou na prisão de um empresário do setor de combustíveis apontado como líder do grupo e no cumprimento de mandados em Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

A operação cumpriu um mandado de prisão, 33 mandados de busca e apreensão e 75 medidas cautelares diversas da prisão. As investigações apontam que os envolvidos utilizavam empresas de fachada, laranjas e mecanismos de ocultação patrimonial para esconder bens e valores obtidos por meio de fraudes fiscais e evitar cobranças judiciais.

Segundo o MPRN e a Polícia Civil, o principal investigado registrava imóveis, veículos e empresas em nome de parentes, funcionários e terceiros para ocultar patrimônio. As apurações indicam ainda que ele exercia o controle de distribuidoras, bares e postos de combustíveis sem constar formalmente nos contratos sociais das empresas.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos mais de R$ 90 mil em espécie, além de dólares, euros, joias, documentos, celulares e computadores. A Justiça também determinou o sequestro de 18 imóveis e de uma lancha, bem como o bloqueio de bens e valores para garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos.

De acordo com as investigações, as empresas ligadas ao grupo acumulam débitos milionários relacionados principalmente ao não recolhimento do ICMS. Entre os indícios apurados está a aquisição de um veículo de luxo avaliado em cerca de R$ 800 mil e de uma residência de alto padrão registrada em nome de um funcionário com renda incompatível com os bens.

A Operação Emirados é conduzida pela 56ª Promotoria de Justiça de Natal, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), com apoio das instituições que integram o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf).

Messi se torna o maior artilheiro da história das Copas do Mundo com 18 gols; veja ranking

Lionel Messi entrou para a história nesta segunda-feira (22). O atacante da Argentina marcou dois gols contra a Áustria e se tornou o maior artilheiro da história das Copas do Mundo.

Agora, o camisa 10 chegou a marca de 18 gols em Mundiais e ultrapassou o alemão Miroslav Klose, que permaneceu por 12 anos na liderança do ranking histórico com 16 gols.

O argentino teve a oportunidade de marcar logo aos oito minutos do primeiro tempo. No entanto, desperdiçou uma cobrança de pênalti ao chutar para fora.

Mesmo assim, Messi seguiu participativo durante toda a partida. O atacante também encontrou dificuldades diante do goleiro austríaco Alexander Schlager, que realizou importantes defesas ao longo do confronto.

Messi chegou ao quinto gol nesta edição da Copa do Mundo e assumiu a liderança da artilharia do torneio.

Recorde encerra domínio de Miroslav Klose

O ranking histórico ganhou um novo líder após mais de uma década. Miroslav Klose havia assumido a liderança em 2014, durante a vitória da Alemanha por 7 a 1 sobre o Brasil, na semifinal da Copa do Mundo disputada no país.

Na ocasião, o atacante alemão ultrapassou Ronaldo Nazário, que ocupava a primeira posição.

O craque argentino já vinha acumulando marcas importantes nesta edição do Mundial.

Na estreia da Argentina, Messi marcou três gols diante da Argélia. Com isso, ultrapassou Pelé em participações diretas em gols na história das Copas do Mundo.

Ranking dos maiores artilheiros da história das Copas do Mundo

  1. Lionel Messi – 18 gols
  2. Miroslav Klose – 16 gols
  3. Ronaldo Nazário – 15 gols
  4. Kylian Mbappé – 14 gols
  5. Gerd Müller – 14 gols
  6. Just Fontaine – 13 gols
  7. Pelé – 12 gols

Com informações de Ponta Negra News

Bolsonaro presta depoimento sobre arma nesta terça (23)


O ex-presidente Jair Bolsonaro será ouvido pela Polícia Civil do Distrito Federal nesta terça-feira (23), às 15h, em Brasília, sobre uma pistola registrada em seu nome que foi apreendida com um de seus seguranças durante uma blitz na semana passada. O depoimento ocorre a dois dias do fim de sua prisão domiciliar e pode influenciar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a manutenção ou não da medida.

Segundo a defesa, Bolsonaro afirmará que apenas solicitou o conserto da arma após identificar uma falha em seu funcionamento. Os advogados sustentam que integrantes da equipe de segurança retiraram o percussor da pistola sem o conhecimento do ex-presidente, tornando-a inoperante como medida preventiva para evitar acidentes.

A defesa também argumenta que não existe determinação judicial para entrega do armamento ou cancelamento do registro da arma, emitido em 2019. Além disso, Bolsonaro deverá informar que não tem interesse em reaver a pistola apreendida e que está à disposição para prestar esclarecimentos às autoridades.

A arma, uma pistola Glock calibre 9 milímetros, foi apreendida em 15 de julho com o militar Estácio Leite da Silva Filho, integrante da segurança do ex-presidente. Após o episódio, Moraes determinou que a defesa explicasse por que a arma permanecia vinculada a Bolsonaro e por qual motivo havia sido encaminhada para manutenção às vésperas do término da prisão domiciliar.

Mais >

Anac autoriza duas novas companhias aéreas a operar no Brasil

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou duas novas companhias aéreas estrangeiras a operar em território nacional no transporte aéreo internacional regular de passageiros e carga com origem e/ou destino no Brasil, sendo a Espanhola Wamos Air e a nigeriana Air Peace.

“A Agência autorizou as empresas da Espanha Wamos Air S.A. a realizar operações regulares internacionais no país e a nigeriana Air Peace Ltd. para operar serviços regulares de transporte aéreo internacional de passageiros e carga com origem e/ou destino no Brasil”, disse em nota.

Segundo a Anac, as autorizações foram concedidas com base no Código Brasileiro de Aeronáutica e seguem os procedimentos previstos pela regulamentação para empresas estrangeiras interessadas em atuar no mercado brasileiro.

Ainda em comunicado, a agência afirmou que as autorizações reforcam “o foco na ampliação da conectividade aérea internacional e na promoção de um ambiente regulatório que favoreça a concorrência”.

Fonte: CNN

PF faz operação em banco de bispo Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, com o objetivo de desarticular um complexo esquema fraudulento voltado à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, no âmbito da gestão de instituição financeira Digimais, do grupo do bispo Edir Macedo.

Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. A decisão judicial também autorizou o afastamento do sigilo bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e bloqueio de bens no valor de até R$ 670.348.945,70.

Durante as investigações, a Polícia Federal teve acesso a relatórios produzidos pelo Banco Central do Brasil que apontaram graves irregularidades na condução dos negócios pelos administradores da instituição financeira.

As apurações indicam que o esquema envolveria a manipulação sistemática de balanços e resultados contábeis, com o objetivo de ocultar a real situação econômico-financeira da instituição e aparentar solvência perante os órgãos de controle. A prática teria permitido ainda a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas no montante de centenas de milhões de reais.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas, previstos na Lei nº 7.492/1986, que define os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Mais >

Em carta deixada em vestiário, seleção iraniana pede paz entre nações

Em carta escrita à mão deixada no vestiário do estádio de Los Angeles, nos Estados Unidos, a seleção de futebol do Irã agradeceu à cidade e aos iranianos que torceram pelo time em solo estadunidense e fez um apelo pela paz entre as nações.

Escrita em inglês, a mensagem foi encontrada quando a delegação já havia deixado o local, após o empate de 0 a 0 contra a Bélgica na fase classificatória da Copa do Mundo 2026, sediada nos Estados Unidos, no Canadá e no México.

“Da Pérsia antiga de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje, o espírito do Irã permanece vivo e inabalável”, descreve o texto. “Viemos para Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade.”

A carta cita a hospitalidade da cidade de Los Angeles e agradece aos iranianos que torceram pelo time durante a passagem na Califórnia. “Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações”, finaliza o texto.

Entenda

Desde o início da competição, após cada partida disputada nos Estados Unidos, a seleção iraniana precisou retornar para Tijuana, no México, devido às restrições impostas à permanência da delegação em território estadunidense.

Inicialmente os iranianos ficariam hospedados no Arizona, nos Estados Unidos. Dias antes do início do torneio, porém, ficou acertada a mudança para a cidade de Tijuana, no México. As três partidas da seleção do Irã na primeira fase, no entanto, ocorreram nos EUA.

Em meio ao imbróglio envolvendo os vistos estadunidenses para a delegação iraniana, a poucos dias do início do torneio, um funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou à agência Reuters a emissão dos documentos de entrada no país, destacando a concessão “aos atletas e à equipe de apoio necessária”.

“Não permitiremos que a seleção iraniana abuse desse sistema para levar terroristas para os EUA sob falsos pretextos”, acrescentou o funcionário do governo estadunidense na ocasião.

Alcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado

A tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6×1 no Brasil deve seguir travada no Senado em uma semana esvaziada pelas festas de São João, pelo jogo do Brasil contra a Escócia e pelos trabalhos semipresenciais na Casa.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), mantém a PEC 221 de 2019 em sua mesa, sem despachá-la para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como a comissão não marcou reuniões para esta semana, a expectativa é que a PEC siga parada, completando um mês, no próximo sábado (27), desde a aprovação na Câmara dos Deputados. 

O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), não marca reuniões em semanas semipresenciais, quando os parlamentares podem votar remotamente, devido ao baixo quórum.

A assessoria da CCJ informou à Agência Brasil que não houve sinalização de Alcolumbre para liberar a PEC. Já a assessoria do presidente do Senado não respondeu à reportagem.

Com o feriado de São João no Nordeste, na quarta-feira (24), e também dia do jogo do Brasil contra a Escócia pela Copa do Mundo, a expectativa é de uma semana esvaziada no Parlamento.

Na semana passada, o senador Paulo Paim (PT-RS) cobrou, no plenário, a votação da PEC. “Não temos mais por que demorar”, afirmou.

“O que afinal está faltando para que o Senado vote a matéria, já que debatemos esse tema há anos?”, questionou Paim.

Mais >

TJRN marca para dia 1º de julho análise sobre promoção de Henrique Baltazar a desembargador

Henrique Baltazar Foto: José Aldenir

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) marcou para o dia 1º de julho, a partir das 9h, o julgamento dos processos administrativos que tratam da definição de uma vaga de desembargador pelo critério de antiguidade. A informação consta em publicação no Diário da Justiça Eletrônico do dia 19 de junho.

A pauta do Tribunal Pleno inclui o processo de Eleição de Acesso ao Cargo de Desembargador do TJRN pelo Critério de Antiguidade, referente ao Edital nº 2/2025-TJRN, além do Incidente de Recusa relacionado ao mesmo procedimento.

A movimentação ocorre após decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou que o TJRN marcasse, em até 24 horas, a sessão para concluir o processo de escolha do novo desembargador. A vaga permanece aberta desde outubro de 2025 e, segundo a decisão, a definição deve ser finalizada na mesma reunião.

A decisão do CNJ foi tomada após pedido do juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, que questionou a demora na conclusão do processo de promoção. O Conselho informou que o edital para preenchimento da vaga foi publicado em outubro do ano passado, mas o julgamento ainda não havia sido concluído.

Na avaliação do CNJ, houve mora administrativa. O órgão determinou que a sessão fosse realizada após o encerramento do prazo de defesa no incidente em tramitação no próprio TJRN.

Mais >