CBMRN alerta para riscos com fogos de artifício durante São João e jogos da Copa do Mundo

Com a chegada dos festejos juninos e a animação dos brasileiros durante os jogos da Copa do Mundo de 2026, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) reforçou as orientações de segurança para o uso de fogos de artifício. O objetivo é prevenir acidentes que podem causar queimaduras, incêndios e outros danos materiais e físicos.

Segundo a corporação, os fogos devem ser adquiridos apenas em estabelecimentos regularizados e utilizados conforme as instruções do fabricante. Além disso, é fundamental manter crianças afastadas dos artefatos e nunca tentar reacender fogos que apresentem falha após a tentativa de uso.

O CBMRN destaca que os fogos de artifício devem ser manuseados exclusivamente em locais abertos, longe de residências, veículos, vegetação seca, postes de energia elétrica e materiais inflamáveis.

Outro alerta importante diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas. De acordo com os bombeiros, o álcool reduz os reflexos e aumenta significativamente o risco de acidentes. Por isso, pessoas sob efeito de álcool não devem manusear fogos de artifício.

Cuidados em caso de queimaduras

Em situações de queimaduras provocadas por fogos, a orientação é lavar imediatamente a área atingida com água corrente em temperatura ambiente e procurar atendimento médico. O Corpo de Bombeiros ressalta que não devem ser aplicadas substâncias caseiras, como pasta de dente, manteiga, pó de café ou qualquer outro produto sobre a lesão, pois isso pode agravar o quadro.

O capitão Henrique reforça que a prevenção é a principal ferramenta para garantir comemorações seguras.

Mais >

Governo Federal sanciona novo piso de R$ 5,1 mil com ganho real para professores da educação básica

O Governo Federal sancionou a Lei 15.437/2026, que estabelece o novo piso salarial profissional nacional dos professores da educação básica em R$ 5.130,63. A medida sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, atualiza a legislação do magistério público e fortalece a política de valorização dos profissionais da educação.

Com o reajuste, o piso salarial dos professores terá aumento de 5,4% em relação ao valor anterior, de R$ 4.867,77, assegurando ganho real de 1,5 ponto percentual acima da inflação. Caso a regra anterior fosse mantida, o reajuste seria de apenas 0,37% em 2026.

A nova legislação estabelece critérios para a atualização anual do piso salarial profissional nacional e determina que o valor não poderá ser corrigido abaixo da inflação acumulada no período anterior. A norma também prevê a divulgação, pelo Ministério da Educação, da memória de cálculo utilizada para a atualização do piso, ampliando a transparência do processo.

Outra mudança importante é a inclusão dos profissionais contratados por tempo determinado entre os beneficiários do piso salarial nacional, garantindo a esses trabalhadores os mesmos direitos assegurados aos demais profissionais do magistério público da educação básica.

Em janeiro deste ano, quando enviou a MP ao Congresso Nacional, o presidente Lula destacou a importância da medida para a valorização dos profissionais da educação. “Investir na Educação é garantir melhores condições de remuneração aos nossos professores. Isso é respeito e compromisso com quem dedica a vida a ensinar”, afirmou.

Acesso de Henrique Baltazar à vaga no TJRN é suspenso. Cláudio Santos diz que há orquestração. Veja vídeo

Henrique Baltazar responde a procedimento administrativo disciplinar (PAD), que originou o referido TAC, e tramita em sigilo. Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça emitiu uma nota pública sobre a suspensão do processo de acesso à vaga de desembargador pelo juiz Henrique Baltazar. No comunicado, alega que aguarda a defesa do juiz se pronunciar acerca “de fatos novos relacionados ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo magistrado”.

A nota surge um dia após o assunto ter sido tema de debate na sessão administrativa que avaliaria o acesso do juiz à vaga e que acabou sendo suspensa após o surgimento de um novo procedimento envolvendo o magistrado, apresentado no mesmo dia da votação, o que surpreendeu a todos.

O desembargador Cláudio Santos protestou contra o adiamento e afirmou que a situação revela uma sucessão de obstáculos criados para impedir a promoção de Baltazar, mesmo após sete decisões favoráveis do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Assista abaixo o vídeo:

Confira abaixo a nota do TJRN na íntegra:

“Na sessão do dia 17 de junho, o Pleno do TJRN suspendeu o processo de acesso à vaga de desembargador em virtude do surgimento de fatos novos relacionados ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo magistrado Henrique Baltazar, que concorre à vaga.

O julgamento foi suspenso em restrito respeito ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório, para que os advogados de defesa do magistrado tomem conhecimento das informações novas que compõem o processo e possam se manifestar sobre elas.

Em cumprimento à decisão do CNJ, a Presidência do TJRN deu início ao processo de acesso à vaga de desembargador, e agora espera o decurso do prazo para que a defesa se manifeste.

Atualmente, o magistrado responde a procedimento administrativo disciplinar (PAD), que originou o referido TAC, e tramita em sigilo.

CPRE prende oito motoristas por embriaguez ao volante na Grande Natal

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Operação Zero Álcool, realizada pelo Batalhão Rodoviário, registrou oito prisões por embriaguez ao volante entre a noite desta quinta-feira (18) e a madrugada desta sexta-feira (19) na Grande Natal.

Em Macaíba, um jovem de 18 anos foi preso após ser flagrado pilotando uma motocicleta sem capacete. Submetido ao teste do bafômetro, ele apresentou índice de 0,52 mg/l de álcool por litro de ar alveolar, valor que configura crime de trânsito.

Na cidade de São José de Mipibu, três condutores, de 35, 36 e 54 anos, também foram encaminhados à Central de Flagrantes. Os testes de alcoolemia realizados apontaram resultados superiores a 0,33 mg/l, limite a partir do qual a legislação prevê enquadramento criminal.

Já em Extremoz, outros quatro motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e acabaram presos durante a fiscalização.

Além da prisão em flagrante, os infratores foram autuados administrativamente. Cada um recebeu multa no valor de R$ 2.934,70, teve a suspensão do direito de dirigir e responderá criminalmente pelos atos perante a Justiça.

A Operação Zero Álcool tem como objetivo reforçar a segurança viária e combater uma das principais causas de acidentes graves e mortes no trânsito: a combinação de bebida alcoólica e direção. O CPRE destaca que as fiscalizações serão mantidas em diversas cidades do Rio Grande do Norte ao longo do período junino.

RN aparece em 1º lugar no Nordeste em ensino superior, aponta IBGE

O RN voltou a liderar o Nordeste no percentual de pessoas com ensino superior completo. Dados divulgados pelo IBGE mostram que 18,2% da população potiguar com 25 anos ou mais concluiu a graduação em 2025, o maior índice entre os estados da região pelo segundo ano consecutivo.

Esta é a terceira vez que o RN aparece na liderança da série histórica iniciada em 2016. A primeira ocorreu em 2019, quando o percentual era de 15,2%. Desde então, o estado vem ampliando sua participação de pessoas com diploma universitário.

O levantamento também aponta que o RN registrou o menor percentual de pessoas sem instrução de todo o Nordeste. Em 2025, esse grupo representava 7,4% da população pesquisada.

Outro dado considerado positivo é o avanço da escolaridade básica. Segundo o IBGE, 61,8% dos potiguares concluíram pelo menos a educação básica obrigatória. Em 2016, esse percentual era de 51,9%, o que representa um crescimento de quase 10 pontos percentuais ao longo da última década.

Apesar da melhora, a maior parcela da população ainda está concentrada entre aqueles que não concluíram o ensino fundamental (30,8%) e os que têm ensino médio completo (29,1%), mostrando que os desafios educacionais permanecem presentes no estado.

Quase metade dos potiguares frequentou até o ensino médio

O ensino médio foi o nível mais elevado alcançado por 41,4% dos moradores do RN com 15 anos ou mais que já frequentaram a escola. O percentual inclui também quem cursou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou modalidades equivalentes.

O indicador permanece relativamente estável desde 2022, sempre na faixa dos 40%, embora tenha registrado uma queda de 1,2 ponto percentual em relação a 2024.

Mais >

Hospital Walfredo Gurgel recebe novo tomógrafo do Ministério da Saúde

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, maior unidade de saúde da rede estadual e referência em urgências e emergências, recebeu na última quarta-feira (17) um novo tomógrafo. O equipamento foi adquirido pelo Ministério da Saúde e está em fase final de instalação para, em breve, dar início ao funcionamento dos serviços.

Com capacidade para realizar cerca de 4.500 exames por mês, o novo aparelho contribuirá para maior agilidade nos diagnósticos e para a redução da necessidade de deslocamento de pacientes para outras unidades. O Walfredo também conta com um outro tomógrafo em funcionamento, desde dezembro do ano passado.

“O novo tomógrafo do Walfredo Gurgel é de grande importância porque chega para atender ao maior hospital do estado do Rio Grande do Norte, que realiza uma média de 180 tomografias por dia, por ser um hospital de referência de politrauma”, afirmou Alexandre Motta, secretário estadual de Saúde.

Com informações de Tribuna do Norte

Justiça rejeita medidas do MPF e libera continuidade da engorda em Ponta Negra

A Justiça Federal negou os principais pedidos apresentados pelo Ministério Público Federal (MPF) em ação que questiona o sistema de drenagem da engorda de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. A decisão mantém a área sem interdições, afasta a suspensão de novas licenças urbanísticas e rejeita, neste momento, a determinação de obras emergenciais no local.

A decisão foi assinada na quarta-feira (17) pelo juiz federal Magnus Augusto Costa Delgado, da 1ª Vara Federal do RN. Segundo ele, medidas como interdições, suspensão de licenças e intervenções emergenciais possuem caráter excepcional e exigem análise técnica mais aprofundada por meio de perícia judicial.

Na ação, o MPF alegou possíveis falhas no sistema de drenagem da praia, riscos ao aterro hidráulico, impactos ambientais e problemas sanitários. Entre os pedidos estavam a limpeza semanal dos dispositivos de drenagem, isolamento de áreas consideradas de risco, interdição de estruturas e até a interdição da base do Morro do Careca.

O processo também foi encaminhado ao Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc), onde deverá ser realizada audiência de conciliação ou mediação entre as partes.

A Prefeitura do Natal sustentou que o projeto foi aprovado pelos órgãos competentes, defendeu a adequação técnica da obra e argumentou que parte dos problemas registrados ocorreu em razão do elevado volume de chuvas. O Município também afirmou que não há risco geotécnico no Morro do Careca e classificou as medidas pedidas como excessivas.

Embora tenha rejeitado os pedidos mais urgentes, a Justiça determinou que a Prefeitura apresente mensalmente os dados de acompanhamento da volumetria de areia da faixa do aterro hidráulico, permitindo o monitoramento contínuo das condições da engorda.

Mulher é presa suspeita de vender vídeos de maus-tratos e mortes de animais no interior do RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) atuou em conjunto com a Polícia Civil para apurar denúncias de crimes contra animais no município de Marcelino Vieira que resultou na prisão preventiva de uma mulher suspeita de praticar crimes ambientais de forma reiterada. A investigada mantinha canais em plataformas digitais onde publicava vídeos na internet com situações da vida rural e utilizava áreas restritas a assinantes para veicular agressões explícitas. A apuração começou após o MPRN requisitar a instauração de uma investigação policial para verificar o caso.

Foram identificados conteúdos que mostravam o abate cruel de aves por meio de torção de pescoço e pisoteamento. Os materiais indicavam que os animais continuavam se debatendo com sinais de sofrimento após os atos.

As condutas ilícitas envolviam também a tortura e morte de gatos, além de agressões a cães, preás e capivaras. A suspeita utilizava as redes sociais para comercializar os vídeos personalizados e de maior teor de crueldade de acordo com solicitações financeiras de seguidores. O público interessado pagava mensalidades para obter o acesso aos materiais violentos e sugerir as formas como os animais deveriam ser mortos.

A apuração do MPRN e da Polícia demonstrou que a investigada tem satisfação durante a prática dos atos de violência contra os animais, circunstância que poderia guardar relação com comportamentos descritos na literatura psicológica e psiquiátrica sob a denominação de zoosadismo.

Atuação
A atuação do MPRN ocorreu por meio da Promotoria de Justiça de Marcelino Vieira. Após a polícia iniciar os procedimentos a pedido do órgão e apresentar uma representação, o MPRN endossou o caso e requereu a prisão preventiva. A instituição também se manifestou a favor das medidas de busca e apreensão e da quebra de sigilo de dados das contas virtuais.

Mais >

CNJ determina que TJRN marque em 24 horas sessão para escolher novo desembargador

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que o Tribunal de Justiça do RN (TJRN) marque, no prazo de 24 horas, a sessão destinada à escolha do ocupante de uma vaga de desembargador.

A decisão foi proferida pela conselheira Jaceguara Dantas no âmbito de procedimento apresentado pelo juiz Henrique Baltazar.

Segundo a decisão, o edital para preenchimento da vaga foi publicado em outubro de 2025 e o processo de promoção ainda não foi concluído.

A conselheira determinou que a sessão seja realizada após o encerramento do prazo de manifestação em incidente que tramita no próprio TJRN. A decisão estabelece ainda que a escolha para a vaga seja concluída na mesma sessão.

O documento também prevê o encaminhamento dos autos ao corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques.

Leilão do Detran-RN tem motos a partir de R$ 800 e carros por R$ 3,2 mil; confira

O Detran-RN abriu um novo leilão com 85 lotes de veículos e sucatas, com lances iniciais a partir de R$ 800 para motos e R$ 3,2 mil para carros.

A disputa será realizada na próxima terça-feira (23), a partir das 10h, de forma totalmente online, por meio do site da Lance Certo Leilões. Do total, são 49 lotes de veículos aptos à recuperação e retorno à circulação e 36 lotes de sucatas.

Os bens foram removidos por infrações de trânsito ou abandono e estão armazenados em pátios credenciados nos municípios de Caicó, Mossoró e São Gonçalo do Amarante.

Para participar, é necessário realizar cadastro no portal da leiloeira com pelo menos 72 horas de antecedência. Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos e empresas.

Os lotes de sucata, no entanto, só podem ser arrematados por empresas de desmontagem credenciadas, conforme a legislação vigente.

Proprietários ainda podem recuperar os veículos antes do leilão. Para isso, é necessário procurar a Comissão de Leilão do órgão, em Natal, mediante agendamento pelo Portal de Serviços do Detran.

Visitação aos veículos nas cidades

A visitação aos veículos será permitida nos dias 19 e 22, das 8h às 16h, em três locais diferentes.

Em Caicó, os lotes de 1 a 18 estão disponíveis na RN-288, km 1,1, zona rural.

Em Mossoró, os lotes de 19 a 33 podem ser vistos no pátio da Avenida Centenária, nº 1.000, no bairro Aeroporto I.

Mais >

Jogador do Canadá quebra a perna em lance com atleta do Catar na Copa

capa portal (29)

A goleada do Canadá por 6 a 0 sobre o Catar, pela Copa do Mundo de 2026, ficou marcada por uma cena que comoveu jogadores e torcedores. O volante Ismaël Koné sofreu uma fratura na perna esquerda após uma disputa de bola com o meio-campista catari Madibo no início do segundo tempo da partida.

A lesão ocorreu aos cinco minutos da etapa final, quando o Canadá já vencia por 3 a 0, com dois gols de Jonathan David e um de Cyle Larin. No momento do lance, a seleção do Catar já atuava com um jogador a menos após a expulsão de Homam Ahmed.

Após a dividida, Koné caiu imediatamente no gramado, gerando preocupação entre os atletas canadenses. Os jogadores cercaram o árbitro chileno Cristián Garay enquanto a equipe médica prestava atendimento ao volante. Madibo recebeu cartão vermelho e deixou o campo visivelmente abalado com as consequências do lance.

A gravidade da situação emocionou os companheiros de equipe. Os jogadores do Canadá se reuniram em círculo durante o atendimento, e o atacante Jonathan David foi visto chorando enquanto acompanhava a retirada de Koné. O jogador deixou o gramado de maca e acenou para os torcedores presentes no estádio.

Mesmo após o episódio, a seleção canadense manteve o controle da partida e ampliou a vantagem no placar. Durante a comemoração do quarto gol, marcado por Saliba, os atletas prestaram homenagem ao companheiro lesionado. O defensor ergueu a camisa número 8 de Koné em direção à arquibancada, gesto que foi aplaudido pelos torcedores.

Com a vitória, o Canadá conquistou seus primeiros três pontos na competição e iniciou sua campanha no Mundial com uma goleada. A preocupação da equipe agora se volta para a recuperação de Ismaël Koné, que deixou o campo sob aplausos após a grave lesão.

El Niño fará Brasil ter inverno com menos frio, prevê meteorologia

Brasília (DF), 18/06/2026 – EL NIÑO NO OCEANO.
Ilustração Nottus/Divulgação

O inverno no Hemisfério Sul começa exatamente às 5h25 do próximo domingo (21). A nova estação é conhecida pelas temperaturas frias, mas, este ano, terá um caráter um pouco diferente. Por causa do fenômeno El Niño, os brasileiros vão sentir menos o frio nos próximos três meses.

A previsão é da empresa de consultoria em meteorologia Nottus, que apresentou, nesta quinta-feira (18), um estudo sobre como o fenômeno climático vai impactar o país.

O El Niño se caracteriza quando acontece o aquecimento anormal da região equatorial do Oceano Pacífico. A elevação da temperatura do mar 0,5 grau Celsius (C°) acima da média já caracteriza a condição.

A Agência dos Estados Unidos para Oceanos e Atmosfera (Noaa, na sigla em inglês) confirmou na última semana o início do El Niño.

Chuva e seca

No Brasil, a temporada será marcada pela concentração de chuva além no normal na Região Sul, enquanto as precipitações ficam mais curtas e menos intensas no Norte e Nordeste, favorecendo a chance de secas.

De acordo com o sócio-diretor e meteorologista da Nottus, Alexandre Nascimento, o inverno deve começar com temperaturas mais baixas, mas, “os efeitos do El Niño devem frear as baixíssimas temperaturas neste ano, principalmente de agosto em diante”.

Isso acontece porque a combinação de períodos mais secos e ventos do Norte favorece a elevação gradual das temperaturas, especialmente na segunda metade do inverno. Com isso, “a percepção pode ser de um inverno mais ameno”.

Alexandre Nascimento pondera que isso não significa que não haverá frio na estação. “El Niño não tem frio? Tem, mas são eventos curtos, muito rápidos”, diz.

Ele aponta que algumas áreas da região central do país devem ter a presença dos veranicos, como são chamados os períodos de tempo seco e temperaturas atipicamente elevadas, que ocorrem no meio do outono ou inverno.
 

El Niño no oceano – Ilustração Nottus/Divulgação

Mais >

Porto de Natal é habilitado para exportação de animais vivos e consolida nova frente de negócios

O Rio Grande do Norte alcançou mais um marco estratégico para o fortalecimento da sua agropecuária e da economia estadual. O Porto de Natal foi oficialmente habilitado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para realizar operações de exportação de animais vivos, consolidando uma nova frente de negócios para o setor produtivo potiguar e posicionando o Estado como importante corredor logístico do agronegócio nordestino.

A habilitação foi concedida após a conclusão das vistorias técnicas realizadas pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), que atestou o cumprimento integral de todas as exigências sanitárias, operacionais e estruturais necessárias para a movimentação de cargas de interesse agropecuário.

Com a autorização, o Porto de Natal passa a estar apto para operações de embarque e desembarque de bovinos, ovinos, equinos e suínos, ampliando significativamente as oportunidades de inserção do Rio Grande do Norte nos mercados internacionais de proteína animal.

A expectativa é que a primeira operação ocorra nos próximos dias, em caráter de teste, com o embarque de aproximadamente 3.300 animais destinados ao Líbano.

O Estado já conta com uma infraestrutura preparada para atender essa demanda, incluindo duas Estações de Pré-Embarque (EPEs) credenciadas junto ao Ministério da Agricultura, localizadas em Alto do Rodrigues e São Gonçalo do Amarante.

Para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), a habilitação representa um avanço importante na estratégia de diversificação econômica e fortalecimento da competitividade do setor agropecuário potiguar.

“O credenciamento do Porto de Natal para exportação de animais vivos é uma conquista que fortalece toda a cadeia produtiva da agropecuária do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma nova oportunidade de negócios para produtores, transportadores, prestadores de serviços e para a economia como um todo. Essa habilitação coloca o Estado em uma posição estratégica dentro da rota internacional do agronegócio e reforça o potencial do Nordeste como fornecedor de produtos agropecuários para mercados globais”, destaca o secretário adjunto da Sedec, Hugo Fonseca.

Mais >

Duplicação da BR-304: começa a implantação do pavimento definitivo

Uma das mais importantes obras de infraestrutura viária do Rio Grande do Norte avança em diferentes frentes e alcançou um novo marco nesta semana com o início da execução do pavimento rígido de concreto no trecho entre Mossoró e Assú (lote 1B). A etapa corresponde à implantação da pista definitiva da rodovia, por onde os veículos irão circular após a conclusão das obras. Os investimentos integram três contratos já firmados para a duplicação da BR-304 e ultrapassam R$ 570 milhões, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

As intervenções são executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em parceria com o Ministério dos Transportes e com o acompanhamento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN).

Os investimentos contemplam três trechos estratégicos da BR-304. O primeiro corresponde ao segmento entre Mossoró e Assú (lote 1B), atualmente em execução. O segundo contempla a conclusão da duplicação da Reta Tabajara, em Macaíba, incluindo a construção do viaduto de acesso ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. O terceiro abrange o trecho entre a Reta Tabajara e Riachuelo (lote 2D), ampliando a capacidade de tráfego em um dos principais corredores rodoviários do estado.

O lote 2D contempla 38,1 quilômetros da BR-304, entre os quilômetros 242 e 280,1, abrangendo o trecho entre a Reta Tabajara e Riachuelo. A obra contará com investimento de R$ 204,4 milhões e terá prazo contratual de 24 meses. O empreendimento prevê a duplicação da rodovia, adequação da capacidade de tráfego e eliminação de pontos críticos, ampliando a segurança e a fluidez do trânsito.

Já o trecho da Reta Tabajara, em Macaíba, possui contrato assinado para execução das obras e encontra-se em fase de licenciamento para emissão da Ordem de Serviço e início da execução. A intervenção contempla a conclusão da duplicação da Reta Tabajara e a construção do viaduto de acesso ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, com investimento de R$ 78 milhões.

No trecho entre Mossoró e Assú (lote 1B), as obras seguem em andamento em um segmento de 57,6 quilômetros, com investimento estimado em aproximadamente R$ 370 milhões.

Mais >

Integrantes do PT defendem investigação de Wagner e dizem que não haverá “passa pano”

Integrantes do PT afirmaram que o senador Jaques Wagner (PT-BA) deve ser investigado após ser alvo de uma operação da Polícia Federal que apura suspeitas envolvendo o Banco Master.

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo da Folha de São Paulo, alguns aliados do partido avaliam que não deve haver uma defesa antecipada do senador e defendem que a investigação avance independentemente de quem esteja envolvido. Parte dos petistas também teria defendido que Wagner deixe a liderança do governo no Senado durante a apuração

Petistas defendem apuração “doa a quem doer”

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara, afirmou que eventuais irregularidades devem ser investigadas, independentemente de quem esteja envolvido.

“O escândalo do Banco Master não é do governo Lula. Agora, se alguém de nós entrou no esquema, teve algum benefício, tem que ser investigado”, declarou.

Em publicação nas redes sociais, o parlamentar disse que a investigação deve seguir até o fim e que pessoas envolvidas em irregularidades precisam responder.

Críticas internas após defesa de Wagner

Um deputado do partido criticou a manifestação do presidente do PT, Edinho Silva, que afirmou confiar que Wagner apresentará explicações e comprovará sua inocência.

Segundo esse integrante da sigla, não seria possível “passar pano” para o senador diante das suspeitas levantadas pela investigação.

Para ele, uma defesa antecipada poderia enfraquecer o discurso do partido sobre o combate à corrupção e a defesa de investigações independentes.

Governo acompanha caso

Outro aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo precisa manter a posição de que a Polícia Federal deve investigar todos os envolvidos, inclusive pessoas próximas ao presidente.

A Operação Compliance Zero apura possíveis irregularidades relacionadas ao Banco Master. Wagner nega ter cometido qualquer irregularidade e afirma que os valores e negociações citados na investigação têm explicações legais.

Confira quais são os jogos desta sexta-feira (19) pela Copa do Mundo 2026

Copa do Mundo de 2026 terá mais um dia importante nesta sexta-feira (19), quando será disputada a segunda rodada dos grupos C e D. Os quatro confrontos previstos na programação podem alterar a configuração das chaves e aproximar algumas seleções da classificação para as oitavas de final.

O primeiro jogo do dia acontece às 16h, em Seattle, entre Estados Unidos e Austrália. As duas equipes venceram na estreia e chegam embaladas para o confronto direto pela liderança do Grupo D. Quem conquistar os três pontos ficará em situação confortável na disputa por uma vaga na próxima fase.

Pelo Grupo C, Escócia e Marrocos medem forças às 19h, em Boston. Os escoceses começaram a campanha com vitória sobre o Haiti, enquanto os marroquinos somaram um ponto ao empatarem com o Brasil. O resultado do duelo pode ter impacto direto na classificação da chave.

A Seleção Brasileira volta a campo às 21h30, na Filadélfia, para enfrentar o Haiti. Após estrear com empate diante do Marrocos, a equipe de Carlo Ancelotti busca o primeiro triunfo no torneio e a chance de se aproximar da vaga no mata-mata. Os haitianos, derrotados na rodada inicial, também entram pressionados pela necessidade de pontuar.

O encerramento da rodada será à meia-noite de sábado (20), quando Turquia e Paraguai se enfrentam em Santa Clara. Os turcos iniciaram a competição com vitória sobre a Austrália e podem encaminhar a classificação em caso de novo resultado positivo. Já os paraguaios tentam reagir após a derrota para os Estados Unidos.

Programação desta sexta-feira (19)

  • Estados Unidos x Austrália – 16h
  • Escócia x Marrocos – 19h
  • Brasil x Haiti – 21h30
  • Turquia x Paraguai – 0h (sábado)

Lei cria campanha permanente contra casamento infantil no RN

Rio Grande do Norte conta com uma lei que cria a Campanha Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Casamento Infantil e às Uniões Precoces.

O documento foi sancionado por meio da lei nº 12.782, que está em vigor na data de sua publicação. Com isso, a campanha prevê fiscalização do cumprimento da legislação que proíbe o casamento de menores de 16 anos. O texto também determina orientação às famílias sobre riscos e violações de direitos ligados a essas uniões.

Entre os objetivos da lei está a sensibilização sobre prejuízos emocionais, sociais e educacionais decorrentes do tema. A norma busca ainda prevenir situações de violência sexual, vulnerabilidade e evasão escolar.

A execução das ações cabe a órgãos públicos, escolas, conselhos de direitos e organizações da sociedade civil. A lei cria, no calendário oficial do estado, a semana estadual de mobilização sobre o tema e ocorrerá todos os anos na primeira semana de outubro. Para este evento, a lei prevê palestras, debates, oficinas e seminários voltados ao tema. As atividades devem envolver as áreas de educação, saúde e assistência social.

Homem é executado a tiros em frente a condomínio em Nova Parnamirim

Um homem de 26 anos foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (18) em frente ao condomínio Barcas, em Nova Parnamirim, localizado em Parnamirim.

De acordo com informações preliminares, a vítima foi surpreendida por homens fortemente armados e atingida por disparos de arma de fogo.

O homem ainda chegou a ser socorrido, mas morreu ainda no local.

A ocorrência chamou a atenção de moradores e pessoas que passavam pela região. Equipes policiais foram acionadas para isolar a área e iniciar os primeiros levantamentos sobre o crime.

Corrida de Santana terá 100 inscrições solidárias via Cadastro Único em Caicó

A Prefeitura de Caicó, por meio da Secretaria de Assistência Social, anunciou a abertura de 100 inscrições solidárias para a tradicional Corrida de Santana deste ano. A iniciativa visa garantir a participação de atletas locais inscritos em programas sociais.

A secretária de Assistência Social, Soraya Dias, destacou a importância de unir o evento esportivo à inclusão social, aproveitando a estrutura do setor responsável pelas políticas públicas do município.

“Esse ano teremos mais uma grande Corrida de Santana e nós teremos as inscrições solidárias. Como o Cadastro Único é referente à nossa secretaria, nós iremos disponibilizar 100 inscrições” , afirmou a secretária.

As inscrições começaram na terça-feira, dia 16 de junho, e devem ser feitas presencialmente na sede do Cadastro Único. Os interessados devem procurar a técnica responsável pelo procedimento, Graziela Ferreira.

A organização reforça alguns critérios obrigatórios para garantir a vaga:

– Documentação : É necessário possuir o número do NIS (Número de Identificação Social) ativo.

– Intransferibilidade : As inscrições são estritamente pessoais e intransferíveis.

A secretária Soraya Dias encerrou fazendo um convite à comunidade esportiva da região: “Os atletas que desejam participar podem procurar a técnica lá no Cadastro Único. Não percam essa oportunidade e venham participar conosco de mais uma Corrida de Santana”.

Serviço

– O quê: Inscrições solidárias para a Corrida de Santana (100 vagas)

– Quando: A partir de 16 de junho

– Onde: Sede do Cadastro Único de Caicó

– Público-alvo: Atletas inscritos no NIS

PM apreende 113 cartões de benefícios e R$ 17 mil com suspeito de estelionato em Natal

1781784863868729 0

Policiais militares do 5º Batalhão apreenderam 113 cartões de benefícios sociais e da Caixa Econômica Federal, documentos de terceiros e cerca de R$ 17 mil em espécie com um homem suspeito de estelionato em Natal. A ocorrência foi registrada nesta quarta-feira (17), em uma agência bancária no bairro Parque das Colinas, na zona Sul da capital.

A ação teve início após uma denúncia recebida pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Copom), que informou sobre uma possível prática de estelionato dentro da unidade bancária.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram um homem realizando movimentações financeiras utilizando diversos cartões. Durante a abordagem e a revista, foram localizados 113 cartões vinculados a benefícios sociais e contas da Caixa Econômica Federal, além de documentos pertencentes a outras pessoas e aproximadamente R$ 17 mil em dinheiro.

Segundo informações repassadas pelo próprio suspeito aos policiais, os cartões seriam de moradores dos municípios de Riachuelo, Santa Maria e São Paulo do Potengi, cidades localizadas na região Agreste do Rio Grande do Norte.

Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Plantão, juntamente com todo o material apreendido. A Polícia Civil ficará responsável pela apuração da origem dos cartões, da documentação encontrada e da movimentação financeira realizada pelo suspeito.

O caso será investigado para verificar possíveis vítimas e a eventual participação de outras pessoas no esquema.