Motoqueiro tenta fazer ultrapassagem e colide com caminhonete na Avenida Coronel Martiniano


Na noite desta quinta (15), foi registrado um acidente tipo colisão frontal na altura da Placar Veículos, Avenida Coronel Martiniano, centro de Caicó.

O motociclista foi fazer uma ultrapassagem e confundiu uma caminhonete D20 com uma moto em virtude do carro estar com um dos faróis queimados.

O Corpo de Bombeiros fez o socorro da vítima que não estava sentindo movimentação em uma das pernas.

Polícia militar recupera moto que havia sido roubada em Caicó


A Polícia Militar recuperou uma moto que havia sido roubada em Caicó.

Dois indivíduos armados estavam em outro veículo quando adentraram numa residência e renderam o proprietário, levando seu transporte, uma Motocicleta tipo XRE 300 de Cor Vermelha, seguindo com destino ao Bairro Recreio, Zona Norte da cidade.

Após realizar diligências, o veículo foi localizado por uma guarnição da Rádio Patrulha e RPmont em um local de pouca movimentação, nas proximidades da BR-427, sentido ao Sítio Baixa Verde.

Diante destes fatos, o veículo foi levado até a Delegacia de Polícia Cívil, onde foram realizados os procedimentos legais e posteriormente entregue ao seu dono.

Mais >

Polícia Federal pediu a prisão de Marcos do Val em operação, mas STF negou


A Polícia Federal pediu a prisão de Marcos do Val (Podemos-ES) durante a operação desta quinta-feira (15) que fez buscas em endereços ligados ao senador, mas o pedido foi negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou apenas a realização de buscas e apreensão. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes

Os mandados foram cumpridos em Brasília e no Espírito Santo. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, que também determinou que do Val deve prestar depoimento.

A PF aponta “eventual intenção golpista” para embasar a investigação contra do Val. A assessoria de do Val afirmou que ele está em Vitória e não vai comentar a operação.

Com informações de g1 (Por Cesar Tralli, TV Globo)

Banco de alimentos celebra um ano com 20 toneladas de alimentos arrecadados em Natal


O Banco de Alimentos da Prefeitura do Natal (RN) completou um ano como uma das políticas sociais que mais atuam de forma estratégica na garantia da segurança alimentar para a população mais vulnerável da cidade. Desde a sua reestruturação, em 2022, o programa arrecadou mais de 20 toneladas de alimentos. Para marcar a data, a Prefeitura promoveu nesta quarta-feira, (14), no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), um evento para incentivar as pessoas a doarem alimentos, ampliar a rede de parceiros e instituições atendidas.

O Prefeito Álvaro Dias participou do evento e parabenizou os empresários e as instituições parceiras, reforçando a importância de que mais empresas possam aderir ao Banco de Alimentos. “É muito importante participar de um evento como esse, no qual pretendemos estimular, divulgar o Banco de Alimentos, tendo em vista que muita gente não participa por não saber que existe esse programa de grande alcance social. Com essa ação, esperamos que mais parceiros venham somar à Prefeitura Municipal no sentido de contribuir e fazer com que essa iniciativa seja cada vez mais abrangente, atendendo um número maior de famílias carentes da cidade de Natal”, pontou Álvaro Dias.

Atualmente, o programa atende 23 instituições assistenciais cadastradas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), coordenadora do Banco, e beneficia mensalmente a cerca de 5.160 pessoas.

Mais >

Governo não vai prorrogar programa de desconto para carros, diz Rui Costa


Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (15), depois da terceira reunião ministerial promovida por Lula, Rui Costa negou que o governo federal pretenda prorrogar o programa de crédito tributário para baixar os preços dos carros novos.

Segundo relatos de participantes à Folha, durante a reunião, Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, apresentou os resultados do programa de redução tributária para carros, ônibus e caminhões. O presidente, então, disse que Alckmin já poderia ir avisando a Fernando Haddad (Fazenda) que “a gente vai querer prorrogar o incentivo”.

“Ele [Lula] fez uma brincadeira, quando foi feito o relato pelo Alckmin de que o programa estava tendo um sucesso absoluto. Ele fez uma brincadeira, mas não está no planejamento do governo”, afirmou o ministro-chefe da Casa Civil.

Mais >

Ex-juiz eleitoral descarta possibilidade de Ubaldo perder mandato na Assembleia


O deputado estadual Ubaldo Fernandes, do PSDB, deve permanecer na Assembleia legislativa do Rio Grande do Norte. Esse, pelo menos, é o entendimento que vem se fortalecendo, nos últimos dias, na mídia potiguar por especialistas do Direito Eleitoral, que apontam para essa tendência. Mais um analista da área ventilou essa possibilidade nesta quarta-feira (14). Segundo o ex-juiz eleitoral, o advogado Wladimir Capistrano, em entrevista ao Jornal 91, da 91 FM, a vaga do tucano está segura no legislativo estadual.

“As situações, de fato, são bastante semelhantes, eu diria praticamente iguais. Eu, primeiro, esclareço que discordo da decisão da decisão do Supremo (Supremo Tribunal Federal – STF) no caso da definição de quem assumiria a vaga do ex-deputado Deltan Dallagnol (Paraná), porque o que me parece é que houve, na decisão do Supremo, uma confusão entre vacância de cargo e redefinição de eleitos. O que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) fez após a decisão do TSE sobre o registro de candidatura do Dallagnol foi redefinir a lista de eleitos, porque essa é a regra que está no Código Eleitoral”, iniciou.

O ex-juiz eleitoral Capistrano afirma que quando um registro de candidatura é considerado indeferido após a eleição, a lista dos eleitos é redefinida, e quando isso acontece todas as regras de definição dos eleitos precisam ser aplicadas, inclusive a exigência de votação mínima para que um candidato seja considerado eleito, sendo 10% no caso de vaga do quociente eleitoral e 20% no caso de vaga vinda das sobras. “O Supremo fez confusão entre as situações e tratou o caso como vacância em que realmente nesses casos se convoca o suplente do mesmo partido, já que nesse caso não há necessidade de votação mínima, como está expresso na própria legislação a respeito dessa situação. E não era o caso de Dallagnol. Mas mesmo eu não concordando, a decisão existe, já que foi tomada pelo STF, e é irrecorrível”, reforça.

Inscrições para o Enem 2023 terminam nesta sexta-feira


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira (16). Interessados em participar do certame, a ser aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, podem fazer o cadastro na Página do Participante. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho.

edital com o cronograma e com as regras para o Enem 2023 foi publicado no início do mês. Além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.   

Critérios

A publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) traz também critérios para correção das provas e procedimentos para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso.  
Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep.

Mais >

Rogério Marinho demonstra que sucesso econômico é mérito de Bolsonaro e Temer


O senador Rogério Marinho (PL-RN) foi ao Twitter para provar que os louros da recuperação econômica que estão sendo colhidos pelo governo Lula, na verdade, têm outro DNA: o de Temer e Bolsonaro, além do próprio Marinho, que foi secretário da Previdência e relator na Câmara pela reforma trabalhista.

“O governo e a imprensa embarcaram em uma onda de euforia sobre a economia que não condiz com a realidade. Em relação à melhora do rating do Brasil, que tal lermos a nota da S&P antes de repetir a torcida e a versão do governo sobre os fatos?”, destacou o parlamentar, ressaltando trechos que apontam que a recuperação econômica que rendeu a melhoria da nota do país no ranking de confiabilidade começou em 2016.

Davi Alcolumbre confirma para quarta-feira sabatina de Zanin, indicado ao STF


O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União-AP), confirmou para a próxima quarta-feira (21) a sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A arguição está marcada para as 10h. Nesta quinta-feira (15), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) leu o relatório à mensagem (MSF 34/2023 ), encaminhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Neste tipo de proposição, o relator não se manifesta a favor ou contra a indicação da autoridade. O parlamentar se limita a analisar se a mensagem presidencial atende a critérios objetivos definidos pela Constituição. No caso dos ministros do STF, a Carta Magna exige mais de 35 anos e menos de 70 anos de idade, notável saber jurídico e reputação ilibada.

Para Veneziano Vital do Rêgo, o integrante do Poder Judiciário “deve sempre lembrar de ter e manter equilíbrio, senso de justiça, independência e imparcialidade”.

Mais >

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,66% para distribuidoras


A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (15) a redução de R$ 0,13 no litro da gasolina vendida a distribuidoras de combustíveis. Com a queda do preço, de 4,66%, o litro passará a custar R$ 2,66 a partir desta sexta-feira (16). 

Como a gasolina vendida nas bombas tem adição de 27% de etanol anidro, a parcela do preço da Petrobras no preço do combustível vendido nos postos de gasolina será de R$ 1,94 por litro. 

Segundo a Petrobras, caso os demais agentes da cadeia do combustível (distribuidoras e postos) mantenham os valores de suas parcelas, o preço médio ao consumidor final poderá atingir R$ 5,33 por litro, com base na última pesquisa feita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

Mais >

Polícia Federal faz buscas em endereços do senador Marcos do Val


A Polícia Federal realizou na tarde desta quinta-feira (15) buscas em endereços ligados ao senador Marcos do Val (Podemos-ES).

A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

No Senado, foi proibido o acesso de jornalistas ao corredor que dá acesso ao gabinete do senador. Os mandados são cumpridos em Brasília e no Espírito Santo.

Informações preliminares dão conta de que ele é investigado por obstruir investigações sobre os atos golpistas do 8 de janeiro.

Mais >

Vereador Andinho Duarte realiza o projeto Gabinete Itinerante nas Escolas


O vereador Andinho Duarte iniciou nesta quinta-feira (15), um projeto de seu Gabinete Legislativo com o título: Gabinete Itinerante nas Escolas.

A iniciativa é uma parceria com o Gabinete da Senadora Zenaide Maia que disponibilizou 600 unidades das Constituições em miúdos e seus cadernos de atividades para distribuição com alunos do 5⁰ ano do ensino fundamental I e 9⁰ ano do ensino fundamental II.

Na oportunidade de entrega, o vereador caicoense fala sobre a importância do Poder Legislativo, dos direitos e deveres do cidadão e temas que dizem respeito a ética, moral e cidadania.

Mais >

Seridoense é bicampeão brasileiro universitário


O atleta de São João do Sabugi, Sali Elias de Medeiros, conhecido como Sali da Barra, está em Brasília DF, participando dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs, com realização da Confederação Brasileira de Desporto Universitário – CBDU, em parceria com o Ministério do Esporte. Esta competição é uma etapa seletiva para a “Universíade 2023”, que será realizada na China.

Na última segunda-feira, 12, Sali foi classificado em 2° lugar no Lançamento de Disco, e na terça-feira 13, vieram mais duas premiações: Sali foi 2° lugar no Lançamento de Dardo e 1° lugar no Arremesso de Peso, sendo bicampeão brasileiro universitário.

“É muito gratificante chegar até aqui com estas conquistas, mas é muito difícil porque a parte de preparação não tem. É tudo no improviso, então, chegar aqui tem muito significado. Graças a Deus vem dando certo!!” diz o bicampeão Sali.

Mais >

Final da Taça São Fernando de Futsal acontecerá neste sábado (17)


Os jogos do maior campeonato de futsal do Rio Grande do Norte continuam e, neste sábado (18/06), tem a cerimônia de encerramento a partir das 19h15 no Ginásio Municipal Poliesportivo Paulo Emídio de Medeiros, com entrada gratuita.

As equipes Cachos FC e CG City já faturaram R$1.000,00 cada, por conseguirem chegar às semifinais do certame. A final, reunirá as duas melhores equipes que buscam a taça Cruzeiro Assú e União Jucurutu, ambas fizeram a melhor campanha durante as fases de grupos e mata a mata.

O duelo promete ser emocionante, com casa cheia, reunindo atletas renomados. O campeão irá faturar, além do troféu, R$ 15.000,00, o segundo colocado receberá R$8.000,00 e haverá também a premiação para o melhor técnico, goleiro, jogador e artilheiro.

O Secretário de Esportes, Pablo Araújo, destacou a importância da competição: “Sediamos essa competição com a parceria entre o poder público e a iniciativa privada, tivemos todo o cuidado em priorizar a lisura e a legitimidade da competição, tratamos com igualdade e responsabilidade as 30 equipes, onde vários atletas se destacaram no decorrer da competição. Desejo boa sorte as finalistas e convido os desportistas para prestigiarem a grande final da Taça São Fernando de Futsal”, finalizou.

São João de Natal tem programação completa divulgada; confira


O São João de Natal 2023 promete ser o maior da história na capital potiguar. Com atrações e projetos para todos os gostos e estilos e atendendo todas as regiões da cidade, a programação completa do evento já foi divulgada. Confira:

Arena das Dunas

20/06 – Terça-feira

– Zé Hilton do Acordeon (18h às 19h)
– Walkyria Santos (19h30 às 21h)
– Bruno e Marrone (21h30 às 23h)

21/06 – Quarta-feira

– Marina Elali (18h às 19h)
– Waldonys (19h30 às 21h)
– Michelle Andrade (21h30 às 23h)

22/06 – Quinta-feira

– Hugo e Leitor (18h às 19h)
– Zé Cantor (19h30 às 21h)
– Léo Santana (21h30 às 23h)

23/06 – Sexta-feira

– Papel Gomes (18 às 19h)
– Carol Melo (19h30 às 20h30)
– Kanelinha (21h às 22h)
– Ferro na Boneca (22h30 às 00h)
– Claudia Leitte (00h30 às 2h)

Mais >

Igreja Batista Missionária realizará Passeio Ciclístico da Família


A IGREJA BATISTA MISSIONÁRIA do Pastor Erinaldo Lino, convidou a todos para um passeio ciclístico em homenagem ao mês da família, conforme o anúncio acima.

Instituto emite alerta de acumulado de chuvas para 29 cidades do RN; veja lista


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de acumulado de chuvas para 29 cidades do Rio Grande do Norte. O alerta é válido até às 23h59 desta quinta-feira (15).

De acordo com o alerta, as chuvas podem variar entre 20 e 30 milímetros (mm) por hora ou até 50 mm por dia.

Ainda segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Mais >

Ayrton Lucas deve ser titular na Seleção Brasileira no amistoso contra Guiné


A seleção brasileira deve ter nove remanescentes da Copa do Mundo do Catar como titulares no amistoso contra Guiné, nesse sábado. O duelo acontece às 16h30 (de Brasília), no estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona.

Nessa quinta-feira, o técnico Ramon Menezes manteve a escalação esboçada nos últimos dias. As novidades na equipe ficam por conta do lateral-esquerdo Ayrton Lucas, do Flamengo, e Joilinton, do Newcastle, ambos convocados pela primeira vez nessa data Fifa.

Se o treinador não promover nenhuma surpresa, o Brasil irá a campo com: Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vini Jr e Richarlison.

Mais >

Policial militar ganha buquê de rosas de rapaz no interior do RN e vídeo viraliza


Um policial militar ganhou um buquê de rosas de um rapaz e o vídeo viralizou nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver que o homem chega ao policial em uma moto e anuncia uma “surpresa” ao PM, que é de Baraúna, no interior do Rio Grande do Norte.

O PM, que estava em serviço, reagiu de forma discreta, mas abriu um sorriso ao receber as flores.

Apesar do gesto, não se sabe ainda qual seria a relação do PM com o rapaz que o entregou o buquê.

LINK DO VÍDEO: https://youtube.com/shorts/7brlAAM8i5E?feature=share

96fm.com.br

Quase 30 montadoras aderem a programa de veículos mais baratos

Nove montadoras de carros, dez de caminhões e nove de ônibus aderiram ao programa do governo federal que prevê a redução de impostos para baratear o valor dos automóveis no Brasil. A informação foi divulgada nesta quarta-feira 14 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços (MDIC).

Em relação aos carros de passeio, demonstraram interesse em participar do programa as montadoras Renault, Volks, Toyota, Hyundai, Nissan, Honda, GM, Fiat e Peugeot. Elas colocaram à disposição 233 versões de 31 modelos de automóveis. O MDIC informou ainda que “a lista é dinâmica, ou seja, as montadoras podem a qualquer momento incluir outros modelos, desde que comuniquem o MDIC”.

A lista completa dos modelos e versões organizada por ordem alfabética, com os descontos previstos, pode ser conferida aqui. Já a lista organizada pelo valor dos modelos pode ser acessada aqui.  

Mais >