Pai de ministro de Lula pressiona Marina sobre poço da Petrobras


Pai do ministro das Cidades, Jader Filho, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) está pressionando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre a solicitação da Petrobras para perfurar um poço em águas profundas na foz do rio Amazonas.

O parlamentar protocolou nessa quarta-feira (7/6) um requerimento de informação questionando a ministra Marina Silva sobre a negativa do Ibama para a perfuração do poço de pesquisa e faz críticas à decisão.

Em sua justificativa, Jader Barbalho chega a dizer que o órgão ambiental é “contra o desenvolvimento do Brasil”.

Mais >

STF marca julgamento para decidir quem substituirá Deltan na Câmara


Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidem nesta sexta-feira (9), em julgamento no plenário virtual, quem ficará com a vaga na Câmara dos Deputados após a cassação do ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

Na quarta (7), o ministro Dias Toffoli determinou que a cadeira no parlamento iria para o economista e ex-deputado Luiz Carlos Hauly (PODE). A decisão ocorreu após o ministro da Suprema Corte negar um recursos do parlamentar cassado.

Antes, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) indicou o pastor Itamar Paim (PL) por entender que os votos de Dallagnol deveriam ser considerados nulos. Já Toffoli considerou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – corte que condenou o ex-procurador à perda de mandado – havia determinado que os votos fossem contados a favor do Podemos.

Mais >

Caixa libera R$ 25,4 bilhões em cotas do PIS/Pasep; veja quem tem direito e como sacar


A Caixa Econômica Federal liberou R$ 25,4 bilhões em cotas do PIS/Pasep que podem ser sacados por 10,5 milhões de trabalhadores. O dinheiro estará disponível até 5 de agosto, pelo aplicativo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Tem direito à cota do PIS/Pasep quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou foi servidor público entre 1971 e 1988 e que ainda não tenha retirado o dinheiro de sua cota. Os valores também são pagos aos herdeiros.

O pagamento será todo online, portanto, não é necessário comparar a uma agência da Caixa. Segundo o banco, a data-limite de 5 de agosto foi estabelecida para atender a edital do Ministério do Trabalho e Emprego. Se o saque não for realizado no período, o dinheiro irá para Tesouro Nacional. No entanto, há prazo de até cinco anos para requerer o valor.

Mais >

Dois jovens que estavam desaparecidos foram encontrados mortos no interior do RN


Dois jovens, Arielisson de Souza Moura e Vicente Matheus, que estavam desaparecidos há dez dias, foram encontrados sem vida em uma área florestal próxima ao Loteamento Por Sol, em Mossoró, no Oeste Potiguar.

As motocicletas pertencentes às vítimas foram localizadas na mesma região, porém distantes dos corpos, que já se encontravam em avançado estado de decomposição. A distância entre os corpos é aproximadamente de 50 metros.

A última vez que os dois rapazes foram vistos foi há cerca de 10 dias, quando estavam juntos em um bar no Bairro Santo Antônio. Vicente Matheus trabalhava como vigia de rua na região do Abolição V, mas havia deixado o emprego.

Mais >

Flamengo bate Racing e encaminha vaga na Libertadores


O Flamengo bateu o Racing por 2 a 1, no Maracanã, pela quinta rodada, e encaminhou sua classificação na Libertadores.

Wesley e Victor Hugo marcaram para o time da casa, aos 36 minutos do primeiro tempo e aos 38 do segundo.

Matías Rojas, com um golaço, fez para os visitantes, aos quatro da segunda etapa. O meio-campista, que está apalavrado com o Corinthians, quase frustrou a festa flamenguista no estádio

Mais >

Incêndio no Canadá cobre todo o país e metade dos EUA de fumaça tóxica


O Canadá amanheceu na quarta-feira quase totalmente coberto por uma nuvem cinza após as florestas do leste do país registrarem mais de 400 focos de incêndio. Até o momento, 3,8 milhões de hectares foram destruídos — área 15 vezes maior do que o esperado para o período. A fumaça tóxica, proveniente do fogo, também atinge metade do território dos Estados Unidos, incluindo a capital Washington.

O cenário representa um enorme risco à saúde pública e as suas consequências para o meio ambiente podem perdurar por décadas, segundo especialistas ouvidos pelo O Globo. A poluição no ar provocou cancelamento de peças da Broadway e fez atriz abandonar palco.

Segundo a Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês), mais de 100 milhões de pessoas estão sob alerta nos EUA pela qualidade insalubre do ar. Aeroportos cancelaram e atrasarem voos, escolas proibiram atividades ao ar livre e partidas esportivas foram suspensas em diversas partes do país.

Mais >

OCDE diz que avançou o processo de adesão do Brasil ao grupo econômico


O conselho ministerial da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) emitiu declaração parabenizando o Brasil pelo avanço no processo de ingresso do país ao grupo e adesão aos padrões da organização. O colegiado, fórum máximo da OCDE, se reuniu nesta semana e também avaliou o ingresso de outros países.

“Parabenizamos o progresso feito no processo de adesão do Brasil, Bulgária, Croácia, Peru e Romênia. Continuamos nossa colaboração com parceiros-chave e outros, inclusive por meio de programas regionais e nacionais, bem como sua adesão aos padrões da OCDE”, disse o comunicado.

“Reafirmamos a importância do multilateralismo e de permanecermos unidos para enfrentar desafios globais e em ir além de nossos membros atuais para aprimorar e desenvolver parcerias globais”, informa.

Mais >

Polícia Militar apreende veículo com sinais de adulteração em São João do Sabugi


A Polícia Militar apreendeu um veículo com sinais de adulteração na tarde desta quinta-feira (8).

A guarnição realizava um patrulhamento na área urbana da cidade quando se deparou com uma condutora transitando em atitude de fundada suspeita.

Ao realizar uma abordagem foi constatado que o veículo tipo Honda Biz estava com sinais de adulteração na numeração do chassi e ao consultar a placa constava ser de outro veículo.

Diante destes fatos, o veículo e a responsável foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil em Caicó (RN), onde a mesma foi autuada pelos crimes de Receptação (ART. 180 do CPB) e Adulteração de Sinal Identificador de Veículo (ART. 311 do CPB).

Lula: Farmácia Popular foi ironizado, mas volta com mais força


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira 7 que o programa Farmácia Popular foi “ironizado e diminuído” pelo governo passado, mas que retorna agora com muito mais força, com mais remédio e maior capacidade de fazer convênio. “Para que mais farmácias possam participar, e a gente chegar no momento de atender à totalidade de pessoas necessitadas no país”.

De acordo com o presidente, a proposta do atual governo é, cada vez mais, inserir novos medicamentos na cartela de insumos fornecidos pelo programa, oferecendo “oportunidade de as pessoas viverem mais, poderem curar as suas doenças. Até porque hoje cuidar de doenças é muito caro. Qualquer remédio é muito caro”.

“Por isso, tenho dito que cuidar da saúde não é gasto. Os outros vão dizer que é gasto”, disse. “Não estou gastando. Estou investindo dinheiro no pobre. Cuidar da saúde do povo é investimento. Uma pessoa sã, com saúde, está mais alegre, trabalha mais, produz mais, cuida melhor das coisas que tem que fazer”, completou.

Mais >

Ex-ministro de Bolsonaro, Fábio Faria faz foto com Alckmin e irrita aliados


O ex-ministro das Comunicações Fábio Faria acompanhou nos bastidores o evento de comemoração dos 60 anos do Programa Silvio Santos e posou para fotos com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que participou da gravação. Ex-deputado potiguar, Fábio Faria é casado com Patrícia Abravanel e genro de Silvio Santos.

De acordo com a colunista Juliana Dal Piva, do UOL, a imagem do encontro de Faria e Alckmin, divulgada pelo SBT, irritou bolsonaristas, que se queixam de um abandono do ex-ministro em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e consideram o episódio como o início de uma aproximação de Faria com o governo do presidente Lula (PT), o que é visto como traição. Durante o encontro, Fábio teria enviado saudações ao presidente.

Em março deste ano, o BTG contratou Faria para o gerenciamento das relações institucionais do banco.

Vereador Lobão solicita serviço de terraplanagem para o bairro Recreio


Durante sessão plenária da Câmara Municipal de Caicó, o vereador Lobão pediu por meio de ofício enviado ao setor de Infraestrutura e Serviços Urbanos da Prefeitura, que seja feita um serviço de terraplanagem no bairro Recreio, zona norte.

Com o fim do período das precipitações que causam estragos nas vias, a terraplanagem é um serviço que consiste em nivelar a terra para proporcionar boas condições para o local, facilitando o tráfego dos veículos e meios de transporte.

Alisson Jackson anuncia retomada da obra da retomada do asfalto no trecho que liga Caicó ao perímetro Irrigado Sabugi


O vereador Alisson Jackson anunciou em seu discurso na tribuna da Casa Legislativa que nos próximos dias será retomado a obra do asfalto no restante do trecho que liga Caicó ao perímetro Irrigado Sabugi.

Alisson disse que já foi feita a topografia do espaço e agradeceu o empenho de todos para resolver esse problema. O recurso foi disponibilizado através de uma emenda do deputado federal general Girão.

Preta Gil comemora fim da radioterapia e fará cirurgia em agosto


Ao lado de amigos, a cantora Preta Gil comemorou no final desta terça-feira (6) a última sessão de radioterapia, uma das etapas do tratamento contra um câncer no intestino. “Agora são dois meses de pausa, a cirurgia e a cura”, disse em vídeo publicado nas redes sociais.

Preta fez as sessões em um hospital de São Paulo e agora voltará para casa, no Rio de Janeiro, onde ficará até a data da cirurgia para retirada do tumor.

Ao som da música “Amizade é tudo”, de Thiaguinho, o vídeo mostra a artista recebendo abraços de profissionais de saúde e de amigos.

A cantora anunciou, na saída da sessão, que fará uma festa de aniversário no dia 8. “Amo vocês, nunca vou esquecer o que fizeram por mim”, disse aos profissionais de saúde. No vídeos, médicos e enfermeiros deixaram recados emocionados.

Mais >

TCU aprova contas de Bolsonaro por unanimidade


O Tribunal de Contas da União (TCU) analisou e aprovou as contas do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) referentes ao exercício de 2022 nesta quarta-feira (7). A relatoria foi do ministro Jorge Oliveira.

Ao encerrar o julgamento, o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, elogiou o relatório de Oliveira. “O senhor apresenta rigor técnico, demonstrando apreço pela administração pública”.

CNN

Anvisa revoga suspensão e libera venda de produtos da Fugini


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quarta-feira (7) que revogou todas as medidas de fiscalização sanitária que impôs à Fugini, empresa que produz molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostardas.

A empresa, localizada na cidade de Monte Alto (SP), teve seus produtos suspensos em março deste ano, após inspeção sanitária.

Segundo a agência, com a medida publicada hoje, está liberada a fabricação de todos os produtos da marca.

Também foi liberada a comercialização, a distribuição e o uso dos produtos acabados em estoque na fábrica, produzidos até o dia 27/3/2023, e das polpas de tomate utilizadas como matéria-prima, fabricadas ou adquiridas até aquela data.

Mais >

Confira a previsão do tempo no RN para o Dia de Corpus Christi


A previsão do tempo no Rio Grande do Norte para o Dia de Corpus Christi, nesta quinta-feira (8), feriado em Natal e outros municípios do estado e ponto facultativo para servidores do governo do RN, é de sol, mas com períodos de chuva nas regiões Alto Oeste e Leste.

A previsão é apontada pelo sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa do Rio Grande do Norte (Emparn) e também pelo Climatempo

Em Natal, a previsão para esta quinta-feira é de sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. A mínima é de 24ºC e a máxima de 31ºC. A previsão é idêntica para as cidades de São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul.

Mais >

PRF apreende 229 quilos de lagostas pescadas ilegalmente no RN


Um homem de 57 anos foi preso na BR-406, em Jandaíra, na Região Agreste do Rio Grande do Norte, por transportar 229 quilos de lagostas de vivas que foram pescadas ilegalmente, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A prisão do suspeito e a apreensão da carga ocorreram na tarde da terça-feira (6). As lagostas estavam acondicionadas em caixas térmicas na caçamba de uma caminhonete.

Segundo a PRF, a mercadoria saiu de Porto do Mangue, na Região da Costa Branca, e tinha como destino a cidade de Touros, no litoral Norte do estado.

Mais >

RN tem taxa de analfabetismo de 10,5% e não bate meta


A taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte está em 10,5%. Esses são os dados mais recentes divulgados pelo IBGE, que estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Educação 2022. Nenhum estado do Nordeste conseguiu bater a meta estabelecida.

A taxa de analfabetismo é uma das metas do atual Plano Nacional de Educação (PNE), que tem vigência até 2024. Um dos itens seria a redução da taxa da população de 15 anos ou mais para 6,5% em 2015 e a erradicação em 2024. A meta intermediária foi alcançada em 2017 na média Brasil, porém, no Nordeste e para a população preta ou parda, ainda não foi alcançada.

Além dos nove estados nordestinos, também não cumpriram a meta o Acre, Pará e Tocantins, que têm taxas de 8,5, 7,4% e 7,2%, respectivamente.

Mais >

Polícia prende foragido da justiça em Ouro Branco


Nessa terça-feira (6), a Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão na cidade de Ouro Branco/RN.

O documento foi expedido pela Vara Única da Comarca de Jardim do Seridó/RN.

No momento da ação foi constatado que também existia um mandado de prisão pelo crime de homicídio expedido pela Vara de Execução Penal de João Pessoa/PB.

Diante destes fatos, a Polícia Militar conduziu o indivíduo até a Delegacia de Polícia onde foram executados os procedimentos cabíveis.

Polícia Militar conduz homem à delegacia por posse de drogas em Cruzeta


Na noite dessa terça-feira (6), a Polícia Militar conduziu um homem até a Delegacia de Polícia Civil em Caicó/RN, por posse de drogas.

A guarnição recebeu uma denúncia e após realizar diligências, localizou a pessoa e constatou o fato.

O material apreendido e seu responsável foram conduzidos até a Delegacia de Polícia, onde foi atuado pelo crime.