Um caminhão-tanque explodiu dentro de uma oficina às margens da BR-405 em Mossoró, na manhã desta quarta-feira (6). Duas pessoas ficaram feridas, segundo o Corpo de Bombeiros.
O caso aconteceu no bairro Bom Pastor, na saída para a cidade de Apodi.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois trabalhadores estavam realizando a manutenção do veículo e realizavam uma solda, quando uma fagulha se soltou e causou a explosão. Segundo os militares, havia gás acumulado dentro do tanque do veículo, que estava vazio, sem diesel.
A Comissão de Assuntos Econômicas (CAE), do Senado Federal, aprovou nesta terça-feira, 6 de junho, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 139/2022, que cria um período de transição gradual ao longo de dez anos para quedas de coeficiente no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O texto também prevê que o Censo 2022 tenha impacto imediato no FPM assim que o levantamento for divulgado, em 28 de junho. A votação ocorreu uma semana após a mobilização realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com a presença de quase mil gestores. O texto ainda deve passar pelo Plenário do Senado.
Demanda prioritária da entidade, o texto foi construído pela CNM e apresentado pelo então deputado federal Efraim Filho (União-PB), hoje senador, com o objetivo de evitar mudanças bruscas no FPM em razão da contagem populacional por meio do Censo. Assim, com a medida proposta, sempre que forem atualizados os dados pelo IBGE, os Municípios terão um prazo até migrarem efetivamente para faixa mais baixa de coeficiente. A CNM destaca, ainda, a atuação dos senadores Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e Rogério Marinho (PL-RN), presidente e relator do texto na CAE, que agiram em favor da pauta após articulação da Confederação.
Na Câmara, a entidade atuou para incluir e aprovar – apresentada pelo relator do texto na Câmara, deputado Benes Leocádio (União-RN) – a obrigatoriedade de o Tribunal de Contas da União (TCU) recalcular os coeficientes do FPM, com efeito imediato, e publicar nova normativa ainda em 2023, até 10 dias após a divulgação completa do novo Censo. Com isso, o projeto atenderá os Municípios que serão beneficiados pela transição e também, imediatamente, aos que passarem para um coeficiente maior.
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quarta-feira (7), o julgamento sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas. A sessão está prevista para começar às 14h e será acompanhada por lideranças indígenas, que estarão no plenário da corte. Nesta semana, indígenas estão acampados na Esplanada dos Ministérios para acompanhar a sessão.
No julgamento, os ministros discutem o chamado marco temporal. Pela tese, defendida por proprietários de terras, os indígenas somente teriam direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.
Na semana passada, a Câmara dos Deputados se antecipou ao julgamento do Supremo e aprovou o marco, mas a matéria ainda precisa ser discutida e aprovada pelo Senado.
Mesmo após redução no preço do gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, a melhora nos preços não tem chegado ao consumidor final. Na última terça-feira (6), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou as distribuidoras de gás de cozinha do país para que possam esclarecer, assim como no caso dos combustíveis, o motivo da redução anunciada pela Petrobras não ter chegado à população.
A medida vem em resposta à divulgação de dados pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Ineep), que apontam que distribuidoras e revendedores de gás de cozinha não estão repassando as quedas de preços aos consumidores.
O secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, destacou a importância da ação. “Normalmente, a atenção do noticiário volta-se sempre para gasolina e diesel. Entretanto, para a população mais pobre, o preço extorsivo do gás de cozinha é muito prejudicial. Existem pessoas que, não tendo condições de pagar pelo gás, estão utilizando lenha, colocando sua vida e de seus familiares em risco. Não podemos aceitar que a redução não tenha chegado nas casas das pessoas”, declarou Damous sobre a notificação.
O vereador Andinho Duarte destacou em seu discurso na tribuna da Casa Legislativa na noite desta segunda-feira (05) o empenho da senadora Zenaide Maia para melhorar a Educação de Caicó.
Andinho disse que ela já está nas tratativas junto ao ministro de Relações Institucionais Antônio Padilha para a liberação da emenda para a construção da Creche Ana Maria Félix e da Escola Monsenhor Ausônio Tércio, ambas localizadas vizinho a Praça do bairro Soledade.
Andinho disse que a Prefeitura já fez a limpeza do espaço e agora é aguardar a liberação dos recursos.
O Papa Francisco, de 86 anos, passará por uma cirurgia de emergência sob anestesia geral, na tarde desta quarta-feira no hospital Gemelli, em Roma, devido ao risco de obstrução intestinal, informou o Vaticano em comunicado. A operação acontece por causa do agravamento dos sintomas apresentados pelo pontífice, que deverá ficar internado por “vários dias” para se recuperar do pós-operatório.
De acordo com o comunicado do Vaticano, ele será operado na parede abdominal sob anestesia geral. Mais cedo, o pontífice participou da audiência semanal na praça São Pedro, no Vaticano, onde não fez nenhuma menção à operação planejada.
“A operação agendada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas. A permanência na unidade de saúde durará vários dias para permitir o curso normal do pós-operatório e a recuperação funcional completa”, diz a nota divulgada à imprensa.
Policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia (DP de Macaíba) deflagraram, nesta terça-feira (06), a 29ª fase da Operação “Parabellum”, em Parnamirim. O seu objetivo é a desarticulação de organizações criminosas que atuam em Macaíba e outros municípios do interior. Nesta nova fase, especificamente, buscou-se a prisão de investigados pela prática de roubo majorado em residências.
No decorrer das diligências, Luiz Henrique de Lima, 21 anos, foi preso em flagrante por receptação e adulteração de sinais identificadores de veículo. Segundo a investigação, ele também teria realizado o transporte dos demais suspeitos até as residências das vítimas de roubo. Para tanto, ele utilizava um táxi de propriedade do seu pai. Luiz Henrique também é investigado por outros crimes. Inclusive, por um roubo cometido em uma residência do bairro Mangabeira, em Macaíba, no dia 27 de novembro de 2022.
Ademais, foram cumpridos cinco mandados de prisão em cadeias públicas em desfavor de Edmilson Anselmo da Silva de Lima, 23 anos, também conhecido como “Queixão”; de João Victor de Morais Fernandes, 25 anos, que ocupa a função de “matuto” na organização criminosa; de José Jandson Ferreira Xavier, 27 anos; de Gabriel Gomes do Nascimento, 22 anos; e de Mateus Dantas Da Silva Nascimento, 21 anos.
O ex-empresário do maranhense Manoel Gomes, conhecido pelo hit “Caneta Azul”, foi o maior doador da campanha do cantor nas eleições de 2022. Manoel concorreu a deputado estadual pelo Partido Liberal (PL) no estado do Maranhão. Joab Castro, denunciado pelo artista e suspeito de desviar pelo menos R$ 1 milhão das contas do cantor enquanto cuidava de sua carreira, investiu R$ 14,5 mil na campanha, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A notícia é do G1. Ao todo, foram R$ 41,6 mil em doações. Além de Joab Jeremias Pereira de Castro, outro homem, identificado como Joab Leonardo Santana de Castro, também investiu a quantia de R$ 5 mil para a candidatura de Manoel Gomes, que disponibilizou R$ 11,5 mil de recursos próprios em busca da cadeira de deputado estadual.
Na época, o candidato — que assumiu a alcunha “Caneta Azul” para se lançar na política — declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 542.615,25. Os bens se dividem entre uma casa, um carro, uma moto, aplicações e capital social de uma empresa com o seu nome “MJ Gomes”.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio Grande do Norte iniciou nesta quarta-feira (07), a Operação Corpus Christi 2023 com o objetivo de prevenir acidentes nas rodovias ao longo do feriado. As ações, de acordo com a PRF, seguem até as 23h59 do próximo domingo (11).
Durante a Operação, a PRF direcionará o reforço de efetivo para a fiscalização em trechos estratégicos das rodovias potiguares, identificados de acordo com os dados estatísticos de acidentes. O objetivo é proporcionar maior segurança aos motoristas e aos passageiros.
O trabalho de fiscalização será focado em ações que contribuam com a redução de acidentes e da violência no trânsito. Dentre os pontos que estarão no foco da fiscalização, estão a não utilização de cinto segurança, ultrapassagens proibidas, excesso de velocidade, embriaguez ao volante e a não utilização do dispositivo de retenção para crianças. Além das ações voltadas para a segurança no trânsito, a PRF também atuará no combate à criminalidade.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), anunciou que a Secretaria Executiva de Natal será transformada em Secretaria Executiva de Parceria Público-Privada, e a escolhida para ocupar o cargo de titular é Danielle Mafra.
Em suas redes sociais, o gestor explicou que essa transformação tem como objetivo principal fortalecer e dar maior atenção às parcerias com o setor privado. A intenção é reduzir custos e buscar investimentos que anteriormente eram realizados exclusivamente com recursos públicos.
De acordo com Álvaro Dias, “nosso objetivo é tratar com mais atenção e seriedade as parcerias com o setor privado para desonerar custos e buscar investimentos feitos anteriormente apenas com recursos públicos”, escreveu em sua rede social.
A Câmara votará a reforma tributária na primeira semana de julho. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (6) pelo relator do projeto, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
A costura foi divulgada minutos após a divulgação do relatório preliminar que mostra as diretrizes da reforma. O texto final será apresentado em 15 dias. O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), deu aval para a data.
O grupo de trabalho da Câmara que trata da reforma apresentou, nesta terça, o relatório preliminar que baliza as mudanças.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 16 de junho o julgamento sobre a legalidade do reconhecimento de vínculo de emprego entre motoristas de aplicativos e as plataformas.
O caso será julgado no plenário virtual do colegiado, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial.
O colegiado vai decidir se mantém uma liminar do ministro Alexandre de Moraes. O ministro anulou uma decisão da Justiça do Trabalho de Minas Gerais que reconheceu vínculo de emprego entre um motorista e a plataforma Cabify.
O sepultamento do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ipueira e da Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte, Diego Macedo será as 17h em Caicó, no Cemitério Campo Jorge. O corpo será velado no Centro de Velório do Sempre.
Na noite desta terça feira, por volta das 23 horas, populares acionaram a Polícia Militar da cidade de Ipueira após visualizarem um carro submerso no açude da comunidade Curral Queimado, à margem da RN-118.
Na noite dessa terça (06), foi registrado mais um assalto no município de Carnaúba dos Dantas (RN).
Os dois carnaubenses (Nego de Alonso e seu filho Pedro Henrique), foram assaltados por dois indivíduos em uma moto na RN-288 (Sítio Xique -Xique).
Após anunciar o assalto, as vítimas caíram de uma ponte, surpreendentemente os meliantes fizeram a abordagem e levaram seu celular e outros pertences.
A reportagem da TV JCN esteve no Hospital Municipal; Nego de Alonso fraturou o braço e foi encaminhado para o Hospital de Picuí/PB, já seu filho Pedro Henrique teve escoriações.
O trio pernambucano As Januárias será uma das atrações do Pavilhão Cultural da Festa de Sant’Ana de Caicó, no próximo mês de julho.
Sucesso nas redes sociais e pelos cidades por onde passaram, este será o primeiro show no Rio Grande do Norte.
Para o repertório do show, o grupo apresenta canções que pesquisaram de alguns destes ícones femininos do forró: Marinês, a primeira mulher nordestina líder de uma banda de forró, de Anastácia, de Clemilda, mas passando também por Gonzagão, Alceu Valença e pelas canções autorais da banda, como a música “Eu sou Janu”, que fala justamente dos espaços ocupados pela mulher na sociedade.
O grupo feminino de forró foi criado no ano de 2017 em Pernambuco pelas irmãs Mayra Barbosa, Mayara Barbosa e Sidcléa Cavalcanti. O projeto é formado por mulheres e busca exaltar a força e o protagonismo feminino no forró.
O Pavilhão Cultural da Festa de Sant’Ana é uma realização da Paróquia de Sant’Ana e ACAF – Associação Cultural Amigos da Furiosa, com apoio do projeto Letra e Música do SESC RN, Município de Caicó, Emprotur e Fundação José Augusto.
O PT enviou pedido ao Ministério das Comunicações nesta terça-feira (6) para ter direito a seus próprios canais de TV e rádio.
No pedido, assinado pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e pelo secretário de Comunicação, Jilmar Tatto, a legenda solicita que lhe sejam alocadas concessões que estejam vagas, ou seja, já existentes, mas não utilizadas atualmente.
Caso o ministério atenda ao pedido, o PT será o primeiro partido brasileiro a contar com seus próprios canais de rádio e TV.
Em participação no Mais Você, Preta Gil comentou que precisou ser reanimada durante o choque séptico que sofreu no hospital em que trata um câncer no intestino.
“Eu passei por uma septicemia que eu fui entender a gravidade só depois, quando fui voltando. Os médicos disseram: a gente te reanimou, a gente te trouxe de volta. Eu falei: então Deus me deu uma segunda chance de viver”, relembrou a cantora.
Preta diz que a septicemia e o câncer a obrigaram a encarar a própria mortalidade: “A gente, no ocidente, não fala, né? É uma coisa da nossa cultura, a morte é um tabu e é um assunto que não se toca”.
O salário mínimo para suprir as necessidades de uma família de quatro pessoas em maio deveria ter sido de R$ 6.652,09, segundo levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgado nesta terça-feira (6).
Valor é equivalente a 5,04 vezes o salário mínimo atual, de R$ 1.320. Houve ligeira queda em relação a maio do ano passado, quando o salário mínimo deveria ter sido de R$ 6.535,40 -5,40 vezes o valor vigente na época, de R$ 1.212.
Para fazer a conta, o Dieese considera o preço de alimentos básicos em 17 capitais brasileiras e a Constituição, que diz que o salário mínimo deve ser suficiente para suprir as despesas de um trabalhador e da família dele com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.
Um dia após o governo federal anunciar um pacote para baratear veículos, dados inéditos mostram como o setor automotivo patinou no último mês. Apesar da disparada na fabricação, as vendas decepcionaram.
O panorama foi divulgado nesta terça-feira (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A venda de veículos caiu 5,6% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, num total de 176,5 mil unidades. No segmento de automóveis, a retração foi maior, de 8,6%.
O calendário de licenciamento veicular vai ser finalizado nesta semana, quando os proprietários de veículos com placas finais 9 e 0 devem quitar a taxa nestas quinta-feira (08) e sexta-feira (09), respectivamente. O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) indica que 304.131 mil veículos, cerca de 20% da frota estadual, estão incluídos nesta última etapa da tabela de Licenciamento.
O valor do licenciamento de veículos no Rio Grande do Norte é de R$ 90,00 e não passa por reajuste desde 2018. A taxa paga no RN é uma das menores do país. O tributo é obrigatório para que o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) seja emitido. Desde 2020, o CRLV é apenas Digital, podendo também ser portado pelo condutor numa via impressa em papel comum.
Para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo 2023 (CRLV), além da taxa do Licenciamento, todos os débitos do veículo devem estar quitados, como IPVA, Taxa de Bombeiros e, se houver, encargos e multas de trânsito.