Revólver, espingardas, gado e dinheiro; veja o que foi apreendido em operação contra empresário


A operação Logro, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) nesta segunda-feira (5), resultou na apreensão de armas de fogo, munição, vários documentos, computadores e ainda R$ 183 mil em espécie. Três pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. O objetivo da ação é investigar um esquema de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e associação criminosa encabeçado por um empresário do ramo atacadista de produtos alimentícios.

A operação Logro contou com o apoio da Secretaria Estadual de Tributação (SET) e das Polícias Civil e Militar. Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal, São Gonçalo do Amarante, Ielmo Marinho, Montanhas e Nova Cruz. Pelo que já foi apurado pelo MPRN, as fraudes cometidas pelo empresário investigado ocasionaram um prejuízo de mais de R$ 180 milhões aos cofres públicos. A pedido do MPRN, foi expedido um mandado de prisão preventiva contra o empresário. Ele não foi localizado e é considerado foragido de Justiça.

O MPRN constatou, com base em dados repassados pela Secretaria Estadual de Tributação, que o esquema criminoso de sonegação fiscal arquitetado pelo empresário consistia na criação de empresas de fachada em nome de “laranjas” para simular aquisições de mercadorias e, em seguida, sonegar o ICMS. Após a constituição e o lançamento das tributações devidas, a empresa de fachada, que havia acabado de adquirir muitos débitos tributários, era fechada. Esse esquema fraudulento causou um prejuízo de, pelo menos, R$ 182.618.183,26 aos cofres públicos. O MPRN requereu na Justiça o bloqueio desse valor.

Mais >

RN quer empréstimo de R$ 1,6 bilhão após firmar Plano de Equilíbrio Fiscal


O Rio Grande do Norte está negociando a adesão do Estado ao Plano de Promoção de Equilíbrio Fiscal (PEF) do Governo Federal, que poderá proporcionar acesso a cerca de R$ 1,6 bilhão junto a instituições financeiras, sendo que R$ 400 milhões ainda esse ano. A intenção do Governo do Estado é usar essa primeira cota na recuperação de estradas.

“É um programa que permite estados como o nosso terem acesso a uma linha de financiamento que pode chegar até 1,6 bi, dividido em quatro parcelas, sendo uma por ano. O PEF está ligado ao compromisso do Estado de melhorar os seus indicadores fiscais”, diz o secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier.

A condicionante de melhoria dos indicadores fiscais do Estado, como explicou o secretário, implica em um grande desafio ao Rio Grande do Norte. Para atingir os requisitos necessários e garantir o acesso à linha de crédito, o governo estadual precisa “reduzir gastos com pessoal” durante o período em que fizer parte do Plano de Promoção de Equilíbrio Fiscal (PEF), que é gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional. Caso a exigência não seja cumprida, o acesso ao crédito nas demais parcelas não será permitido.

Mais >

Ex-deputado Deltan presta depoimento à PF


O Deltan Dallagnol prestou depoimento hoje à Polícia Federal por videoconferência. A oitiva durou cerca de 1h30, e o deputado cassado respondeu a todas as perguntas feitas pela PF, afirmou a assessoria dele, por meio de nota.

“No entanto, reforçamos que o advogado de Deltan, Dr. Leandro Rosa, deverá solicitar, em nome da transparência e do interesse público, o levantamento do sigilo ainda nesta semana, em razão de não haver, no entendimento da defesa, qualquer razão legal para que o inquérito tramite em sigilo, já que os fatos são relacionados  a falas públicas de Deltan como deputado”, acrescentou.

Na semana passada, Deltan foi informado que passou a ser investigado por causa de uma “entrevista que fez como parlamentar, com relação a fatos relacionados à sua atividade, exercendo seu direito e protegido por sua imunidade sobre opiniões e palavras”.

Mais >

Pesquisa aponta que 99,7 milhões de brasileiros devem presentear no Dia dos Namorados


Com a chegada do Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, o setor de varejo e serviços se prepara para o aquecimento das vendas. Neste ano, a data deve levar 99,7 milhões de pessoas às compras no país, um aumento de 7,6 milhões em comparação com o ano passado. É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Brasil).

Ao todo, a data deve movimentar R$ 23,17 bilhões no varejo e serviços, tendo um aumento de R $5,1 bilhões na estimativa deste ano, quando comparado a 2022. “A pesquisa aponta um crescimento no número de consumidores que deverão ir às compras no Dia dos Namorados este ano. A data é de grande importância para o comércio, uma vez que movimenta tanto as lojas quanto os restaurantes e bares no dia da comemoração”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 232 com os presentes do Dia dos Namorados, (R$ 36 a mais que no ano passado), valor que aumenta entre as classes A/B para R$ 293. Entre os presentes mais procurados estão roupas (41%), perfumes, cosméticos e maquiagem (31%), calçados (22%), um jantar (18%) e bombons e chocolates (16%).

Mais >

Esclerose múltipla: por que é tão importante o diagnóstico precoce?


Apesar de ser uma condição autoimune e ainda não existir uma cura, é possível controlar a progressão da Esclerose Múltipla e sintomas a partir do diagnóstico precoce e tratamento adequado. ”Nas últimas décadas, os avanços tecnológicos permitiram uma maior precisão em identificar a enfermidade, mas a demora para procurar atendimento médico continua sendo um problema”, explica Alex Machado Baeta, médico neurologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A esclerose múltipla é caracterizada por inflamações que afetam a bainha de mielina, substância que recobre os neurônios para garantir a passagem dos impulsos elétricos de uma célula para outra. A idade média dos indivíduos diagnosticados com a doença é de 30 anos em países desenvolvidos, enquanto no Brasil este índice sobe para 34 anos, de acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem). Estima-se que 40 mil pessoas vivem com a doença no País: são cerca de 15 casos para cada 100 mil habitantes.

De acordo com o médico da BP, há um certo desconhecimento da população com relação à doença por não ser muito frequente no Brasil, além de ser confundida com outras patologias, já que seus sintomas são bem diversos e transitórios. Os sinais incluem alterações de sensibilidade, como formigamento e dormência; perda de força ou fraqueza muscular; déficit visual, geralmente de um único olho; falhas na coordenação motora e desequilíbrio; perda da capacidade de controle da urina e/ou das fezes; entre outros.

Mais >

Saiba quem é suposta ex-amante de Casemiro que ficou com ele por 5 anos


Após prints divulgados neste domingo (4/6) que seriam de uma suposta traição do jogador Casemiro, que atua na Seleção Brasileira, e da esposa do próprio negar que as conversas sejam reais, mais um capítulo da história foi divulgado. De acordo com o site Leo Dias, a amante que ficou com o atleta por 5 anos seria Sinttya Ramos.

A mulher é nascida na Paraíba e é modelo. Ela mora em Barcelona desde 2018 e não se relaciona mais com o jogador desde o fim de 2022. Informações adicionais afirmam que ela trabalhava como vendedora de uma das franquias da loja de chocolates Lindt até 2017, quando foi convencida pelo atleta a parar de trabalhar.

De acordo com o site Leo Dias, Casemiro, que atua na Seleção Brasileira e no Manchester United da Inglaterra, teria vivido uma relação extraconjugal. Os prints divulgados pelo jornalista seriam da traição do jogador de futebol. A esposa do craque nega que seja ele nas mensagens.

Mais >

Adolescente de 16 anos submetida a exploração sexual em casa noturna é resgatada em Mossoró


Policiais civis da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA/Mossoró), com apoio da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), realizaram na noite de sexta-feira (02) uma fiscalização em bares e casas noturnas no município de Mossoró. Na ocasião, uma mulher responsável por um dos estabelecimentos foi  presa em flagrante por manter uma adolescente de 16 anos em situação de exploração sexual.

A prisão em flagrante ocorreu em um estabelecimento comercial situado no bairro Doze Anos, conhecido como “Portão Preto”, e culminou com a condução da responsável pelo local por exploração sexual de vulnerável, descrito no artigo 218-B, § 2º, II do Código Penal.

No estabelecimento foi encontrada uma adolescente de 16 anos que confirmou que estava no local submetida a situação de exploração sexual. A adolescente é residente em Fortaleza e foi encaminhada à equipe do Conselho Tutelar que acompanhará sua volta para a cidade de origem.

Mais >

RN: confira previsão do tempo para esta semana


A previsão do tempo para está semana indica céu parcialmente nublado, com chuvas isoladas em todas as regiões do Estado. As informações são do Portal Clima Tempo.

Em Natal, a segunda-feira (5), será de sol e aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A mínima é de 23ºC e a máxima poderá chegar a 31ºC. Já na terça e quarta-feira, a previsão é de aumento de nuvens pela manhã, com pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Na quinta -feira, feriado Corpus Christi, a previsão é de sol com chuva pela manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade. Na sexta-feira, há possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura oscila entre 24ºC e 30°C.

Mais >

Janja não se engaja em campanha para Lula indicar mulher ao STF


A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, não se engajou abertamente, até agora no debate sobre a indicação de uma mulher para substituir a ministra Rosa Weber no Supremo Tribuna Federal (STF). Ao contrário do que faz em outras áreas, ela não está opinando sobre o assunto com integrantes do governo.

De acordo com ministros e interlocutores de Lula (PT), a primeira-dama teria compreendido que a escolha de um magistrado para a Corte é questão complexa, que deve ser decidida exclusivamente pelo presidente e levando em conta diversos outros aspectos, e não apenas a questões de gênero.

Janja, segundo esses auxiliares, tem sido “respeitosa” diante da delicadeza do assunto. Pode até dar opiniões diretas a Lula, mas não quando os dois estão com outras pessoas do governo.

Mais >

RN fecha o mês de maio com redução de 16,5% no total de mortes violentas


O mês de maio foi concluído no Rio Grande do Norte com redução no total de mortes violentas. No quinto mês do ano, a queda foi de 16,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em relação ao acumulado no ano, o RN apresenta uma diminuição de 12% em relação aos cinco primeiros meses de 2022.

De acordo com os dados divulgados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), em maio do ano passado foram registrados 91 homicídios em todo o estado. Em maio deste ano, foram 76 ocorrências de mortes violentas, o que representa redução de 16,5%.

No acumulado, de janeiro a maio em 2022, foram 497 mortes violentas contra 439 casos no mesmo período deste ano, o que dá uma queda de 12% no total de CVLIs.

Mais >

Lula pedirá “socorro” a Lira para salvar o governo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta segunda-feira (5) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

A expectativa é de que o encontro ocorra pela manhã, com o objetivo de discutir os entraves na articulação política do Palácio do Planalto com a Casa Legislativa.

Na semana passada, Lira criticou a falta de apoio do governo petista na Casa Legislativa diante das dificuldades em aprovação da medida provisória da reestruturação ministerial.

Mais >

Empresa divulga nota sobre show de Flávio José depois de polêmica sobre horário


Com relação ao fato envolvendo o cantor Flávio José, durante a noite de abertura da edição deste ano do Maior São João do Mundo, a empresa Arte Produção, organizadora do evento, divulgou uma ´Nota Oficial´.

Eis o texto:

“Sobre o ocorrido na apresentação do cantor Flávio José, na última sexta-feira (02), no São João de Campina Grande, gostaríamos de nos desculpar, em nome da gestão do evento e enfatizar nossa total estima e respeito por esse artista que é um ícone da nossa música.

Devido um erro em nosso cronograma técnico, o show que deveria ter sido antecipado, a fim de cumprir com pontualidade o horário de encerramento geral do evento, acabou sendo suprimido em alguns minutos, não tendo relação nenhuma com a apresentação do artista Gusttavo Lima, que aconteceu em seguida”.

Shakira vai a GP de Fórmula 1 em meio a boatos de namoro com Lewis Hamilton


Shakira, que mora em Miami desde o divórcio, foi fotografada neste domingo 4 no GP de Fórmula 1 em Barcelona, na Espanha.

Ela foi vista no paddock de Lewis Hamilton, que ficou em segundo lugar na competição –recentemente, os dois foram fotografados juntos em um iate nos Estados Unidos, o que deu origem a boatos de que eles estariam tendo um romance.

A dupla também chegou a ser flagrada jantando após o GP de Miami.

Em um post nas redes sociais, a cantora disse que “é bom estar de volta a Barcelona”. O flagra fez o nome dela ir parar entre os assuntos mais comentados do Twitter.

Mais >

Agência Espacial Brasileira segue presidida por nomeado por Bolsonaro


Passados quase seis meses do governo Lula, a AEB (Agência Espacial Brasileira) continua sendo presidida por Carlos Augusto Teixeira de Moura, um coronel da reserva da Aeronáutica nomeado em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A indefinição na agência preocupa o setor. Enquanto a ministra do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), Luciana Santos, não define quem comandará a AEB, já foram assinados dois acordos na área, e não há clareza de como serão executados.

Um deles foi firmado em abril em Pequim, na China, e prevê o desenvolvimento, fabricação, lançamento e operação conjunta do Satélite Sino Brasileiro de Recursos Terrestres.

Mais >

Moraes autoriza transferência de Jefferson para hospital no Rio


O ministro do STF Alexandre de Moraes autorizou a transferência de Roberto Jefferson para o Hospital Samaritano Botafogo, na zona sul do Rio. Jefferson cumpre pena no Complexo Penitenciário de Gericinó.

O ex-deputado Roberto Jefferson caiu em sua cela na sexta-feira (2) e bateu a cabeça. A defesa de Jefferson havia solicitado a transferência para que ele pudesse realizar uma tomografia.

Segundo a Seap, Jefferson apresenta quadro de confusão mental e precisa fazer o exame “com urgência” para verificar possível traumatismo craniano. A informação consta em um laudo médico, emitido neste sábado (3) pela secretaria, após o ex-deputado passar por consulta no hospital penitenciário de Bangu 8, onde está detido.

Mais >

Inscrições no Enem começam nesta segunda-feira; saiba como fazer


As inscrições para o próximo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) começam na próxima segunda-feira, 5, e vão até o próximo dia 16 de junho. As provas, que funcionam como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do País, serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação, vai divulgar também nesta segunda-feira o resultado dos candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição. O prazo para entrar com a solicitação se encerrou no último dia 28.

Quem tiver o pedido de isenção ou a justificativa de ausência na prova do ano passado indeferidos poderá entrar com recurso até a próxima sexta-feira, 12. Esta última era obrigatória para os estudantes que conseguiram a isenção no Enem 2022, mas não compareceram aos dois dias da prova e tentaram novo abono este ano.

Mais >

Bolsonaro aposta em Braga Netto como candidato à Prefeitura do Rio


Após barrar o filho e senador, Flávio Bolsonaro (PL), na disputa pela Prefeitura do Rio, o ex-presidente Jair Bolsonaro costura uma candidatura de seu vice na chapa derrotada nas eleições do ano passado à sucessão municipal de 2024. O general Walter Braga Netto é a aposta de Bolsonaro para agradar seu eleitorado tradicional na cidade e evitar um racha do grupo político.

Pesquisas internas do PL indicavam que Flávio teria dificuldades em vencer o prefeito e eventual candidato à reeleição Eduardo Paes (PSD), que busca o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão de Jair Bolsonaro de tirar o filho do processo sucessório municipal levou em conta, ainda, o impacto das denúncias de corrupção envolvendo a família. No entanto, as escolhas do ex-presidente têm incomodado o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Com a saída do senador do jogo, reacendeu a disputa interna no diretório do PL fluminense pela indicação de um novo candidato. Além de Braga Netto, o deputado federal e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, o senador Carlos Portinho e os deputados estaduais Márcio Gualberto e Alan Lopes trabalham pela indicação ou pelo posto de vice, em caso de composição com outros partidos.

Mais >

Polícia resgata adolescente de 16 anos vítima de exploração sexual e prende dona de estabelecimento em Mossoró


A Polícia Civil resgatou uma adolescente de 16 anos que estava sendo vítima de exploração sexual e prendeu em flagrante a dona do estabelecimento em que ela estava em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte.

A prisão ocorreu na sexta-feira (2) à noite, mas só foi divulgada pela polícia neste sábado (3).

O estabelecimento fica no bairro Doze Anos. De acordo com a Civil, a proprietária do estebelecimento foi detida por exploração sexual de vulnerável, descrito no artigo 218-B do Código Penal.

À polícia, a adolescente de 16 anos confirmou que estava sendo submetida a uma situação de exploração sexual. A adolescente reside em Fortaleza e foi encaminhada à equipe do Conselho Tutelar, que acompanhará a volta dela para a cidade de origem.

Mais >

STJ autoriza que homem plante até 354 plantas de cannabis por ano para tratar ansiedade


O ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizou que um homem com ansiedade generalizada plante até 354 plantas cannabis por ano para fazer tratamento terapêutico.

A decisão, publicada na semana passada, representa um salvo-conduto para que o morador do Paraná possa plantar e cultivar a planta para realizar a extração do óleo da Cannabis, a fim de viabilizar seu tratamento médico. Na prática, a decisão impede que ele seja processado criminalmente e até preso.

Há quase um ano, em decisão inédita, a Sexta Turma do tribunal permitiu que três brasileiros começassem o plantio de maconha para fins medicinais, como forma de tratamento de estresse pós-traumático, fobias sociais e ansiedade. Os ministros, no entanto, não fixaram parâmetros para o cultivo, como o número de plantas.

Mais >

Lojas Renner vai encerrar atividades


Uma das maiores redes de varejo do país anunciou o fechamento de várias lojas, acionando o chamado botão vermelho.

“Em um balanço atualizado, referente ao primeiro trimestre deste ano, a Lojas Renner confirmou o encerramento das atividades de 20 unidades de suas marcas em comparação aos últimos três meses de 2022. Desse total, 13 lojas pertenciam à Camicado, quatro à Renner e três à Youcom. Essas informações foram divulgadas no relatório trimestral de resultados da empresa.

A decisão de fechamento foi tomada como parte de uma estratégia para aumentar a eficiência, impulsionar as vendas por metro quadrado e reduzir os custos operacionais. A alta cúpula optou por encerrar algumas unidades, privilegiando aquelas que poderiam ser absorvidas pelas demais lojas.

Mais >