O governo federal anunciou nesta segunda-feira (14) medidas fiscais de R$ 64,9 bilhões para garantir a meta de superávit primário de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016.
Desse total, R$ 26 bilhões referem-se a corte de gastos num total de 9 medidas, envolvendo adiamento do reajuste dos servidores públicos, suspensão de concursos, redução de gastos no Minha Casa, Minha Vida e no PAC, entre outras.
FONTE: BLOG JAIR SAMPAIO– Educadores do CEDUC de Caicó passaram por maus bocados nesse domingo à noite, horário da refeição noturna, e ao menos um deles ficou ferido na orelha, segundo um de seus colegas, seis adolescentes partiriam para o ataque e por pouco não conseguiram fugir.
“Querem que escondamos o que acontece ali, mas não podemos fazer isso, a imprensa tem que tomar conhecimento, vivemos pressionados e corremos risco de morte todos os dias, se ficarmos calados é pior, quem se responsabilizará por nós?” indagou um educador.
Fonte: G1 – Agentes penitenciários encontraram na manhã desta segunda-feira (14) um túnel escavado em uma cela da Cadeia Pública de Caraúbas, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. O buraco estava embaixo do vaso sanitário da cela 5 do Pavilhão B. Na carceragem, estavam abrigados 11 detentos.
André França, vice-diretor da unidade, informou que os agentes perceberam uma movimentação e, por volta das 10h desta segunda, resolveram retirar os presos das celas para realizar uma revista. A equipe encontrou um buraco embaixo do vaso sanitário da cela 5 do Pavilhão B e também trouxas de lençois com areia. Os 11 detentos que estavam na cela serão redistribuídos em outras. Atualmente, a Cadeia Pública de Caraúbas está com 154 presos e tem capacidade para 152.
O prefeito de Caicó, Roberto Germano, cancelou a Festa das Crianças, no mês de outubro. O anúncio foi feito em entrevista concedida a imprensa na manhã desta segunda-feira (14), no Centro Administrativo. O evento foi cancelado pela crise hídrica que é vivenciada pelo município caicoense.
“Nós decidimos não fazer a Festa das Crianças este ano e esperamos que as pessoas possam entender, pois vamos utilizar esses recursos em instalação de poços para a população de Caicó. A festa é muito importante, mas no momento como esse não podemos gastar 80 ou 100 mil reais em apenas um dia ou uma semana”, disse o prefeito.
O deputado federal Rafael Motta, do PROS, recebeu na manhã desta segunda-feira (14), no escritório dele, em Natal, o prefeito do município de São Vicente, Joci Lins, para discutir melhorias para o município.
Rafael Motta recebeu, também, uma comitiva de vereadores da cidade de Jardim do Seridó, composta por Iron Júnior, Anchieta Júnior e Dedé do Consórcio; o vereador de Nova Cruz, Dinho; e o parlamentar de Montanhas, também chamado Dinho.
“Essas reuniões têm sido muito importantes para ouvir as lideranças municipais e levar esses pleitos para Brasília, na busca de projetos e recursos para o Rio Grande do Norte”, afirmou o parlamentar.
Os guardas vidas do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN) resgataram na manhã deste domingo (13), na Praia do Meio, em Natal, uma criança, de 2 anos de idade, vítima de um princípio de afogamento. No momento do salvamento, a criança respirava com dificuldades e perdia aos poucos a consciência. A rápida ação dos bombeiros foi fundamental para estabilizar os sinais vitais da criança.
De acordo com o Sargento Wellington, do Grupamento de Busca e Salvamento, no momento do afogamento, a maré ainda estava baixa e a criança se afogou no raso. Para ele, a falta de atenção dos pais foi o que motivou o acidente.
“Uma criança de dois anos de idade precisa de atenção redobrada na praia. No momento da ocorrência, a mãe do garoto tentava tomar conta de cinco crianças ao mesmo tempo, o que é impossível! Essa ocorrência é um exemplo de que mesmo no raso é preciso atenção pois há risco de afogamentos”, disse o sargento.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Natal foi acionado e colaborou com o Corpo de Bombeiros na ação. A criança passa bem e já está em casa.
Por Marcos Silva – A ocorrência foi registrada na RN que liga Parelhas à Comunidade Rajada. A vitima estava sozinho no veículo.
O SAMU Parelhas, foi acionado esteve realizando os procedimentos necessários, mas a vitima faleceu quando estava sendo conduzida para a cidade de Currais Novos.
Diante do fato, o corpo foi conduzido para o ITEP em Caicó, para os procedimentos legais. A PM de Carnaúba dos Dantas também esteve no local da ocorrência.
Faça uma criança feliz! Este é o lema da Campanha Criança Feliz, organizada pelo setor de pediatria do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), que pretende arrecadar brinquedos novos para as crianças internadas no hospital e alegrar o dia dos pequenos nas comemorações do Dia das Crianças. Uma parte dos brinquedos doados irá compor o acervo da brinquedoteca do hospital.
Os brinquedos podem ser doados até o dia 2 de outubro no Núcleo de Assistência a Saúde do Trabalhador (NAST) do Hospital Walfredo Gurgel, que funciona das 8h às 17h, e na Unifacex, na Coordenação de Psicologia.
A festa acontece no dia 8 de outubro, a partir das 14 horas na enfermaria pediátrica do terceiro andar e a partir das 16 horas na enfermaria do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), além de uma parte da equipe também se deslocar para a UTI pediátrica e para a urgência pediátrica do hospital. “Neste dia teremos uma programação especial com apresentação teatral, circuito de brincadeiras e lanches”, explica a psicóloga Laiane da Costa, uma das idealizadoras da campanha. Ao longo da semana do Dia das Crianças serão programadas outras atividades recreativas com voluntários parceiros do hospital.
Ela explica que os brinquedos a serem arrecadados precisam ser novos. “Não são permitidos brinquedos de pelúcia ou pano e todos devem ser impermeáveis, pois como as crianças estão hospitalizadas é preciso ter um cuidado para que o brinquedo não seja fonte de infecção”.
Policiais da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur) realizaram durante este final de semana a Operação Orla Segura nos principais corredores turísticos da zona Sul de Natal. Ao todo sete pessoas foram presas, um adolescente apreendido, 700 pessoas abordados e mais de três mil veículos fiscalizados.
Na sexta-feira (11) a PM prendeu três pessoas acusadas de furto, corrupção de menores, porte ilegal de drogas e falsificação de documentos. Todos foram conduzidos à Delegacia e apresentados em flagrante ao delegado plantonista.
No sábado (12), os policiais da CIPTur, em ação conjunta com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), intensificaram, com barreiras, as fiscalizações em veículos que transitaram nos acessos as praias da cidade. Utilizando o fiscalizador eletrônico, cerca de três mil veículos foram fiscalizados, sendo recolhidas 14 carteiras de habilitação, 17 motocicletas e cinco carros.Mais >
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) do RN tem um projeto, no mínimo, ousado. Disputar as prefeituras em todos os 167 municípios do estado em 2016.
Caicó, Apodi, Mossoró, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante são considerados estratégicos.
Blog do Wallace –Quem consultar os dados do SIAFI e SICONV irá perceber que novos repasses foram realizados do Ministério do Turismo para a Prefeitura de Santa Cruz. Dois convênios asseguram recursos federais para implantação do Teleférico de Santa Cruz, com o canteiro de obras ao lado da Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia.
Um convênio libera recursos para a primeira etapa do Teleférico, totalizando R$ 1.000.000,00, e teve liberação no dia 1º deste mês o valor de R$ 299.000,00 para continuidade das obras. O número deste convênio é 781512, e pode ser verificado no Portal da Transparência, no setor convênios.
O segundo convênio, de número 799592, celebrado com o Ministério do Turismo, tem valor total de R$ 3.218.750,00, e teve liberação de recursos no último dia 21 de agosto, com R$ 131.054,80.
A presidente Dilma Rousseff sancionou, com veto, mudanças na Lei de Execução Penal para instituir o ensino médio nas penitenciárias. O texto está publicado no Diário Oficial da União (DOU).
A nova lei, N° 13.163, modifica a Lei de Execução Penal (7.210/1984) e prevê a implantação, em presídios, do ensino médio, regular ou supletivo, com formação geral ou educação profissional de nível médio, cumprindo assim o preceito constitucional de universalização.
Os sistemas de ensino oferecerão aos presos cursos supletivos de educação de jovens e adultos. Também está previsto que União, estados, municípios e o Distrito Federal incluam em seus programas de educação à distância e de utilização de novas tecnologias de ensino, o atendimento aos presos.
O censo penitenciário passará a apurar, também em cumprimento da mudança na legislação, o nível de escolaridade dos presos; a existência de cursos nos níveis fundamental e médio e o número de presos e presas atendidos. Além disso, verificará a implementação de cursos profissionais em nível de iniciação ou aperfeiçoamento técnico e o número de presos e presas atendidos; a existência de bibliotecas e as condições de seu acervo
Assu notícia– O homossexual Washington da Costa Batista, 24 anos de idade, que sofreu uma tentativa de homicídio na última quarta-feira (02) no município de Pendências, cidade localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, morre em hospital de Mossoró.
O se deu no Conjunto Independência, quando um menor, natural de Macau, desferiu aproximadamente 27 cutiladas de faca peixeira no homossexual que foi socorrido para o hospital e em seguida transferido para Mossoró. O homossexual não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na noite deste sábado (12) no Hospital municipal da cidade, onde estava internado se recuperando do atentado.
A Informação é que a vítima tinha uma relação com o acusado que logo após o ocorrido foi preso pela Polícia Civil e Militar que após receber denuncias realizou a prisão do menor de idade que é natural de Macau. Segundo informações da Polícia Militar o menor encontra-se internado no CEDUC em Mossoró.
Passando na Hora – Um acidente foi registrado por volta das 8h da manhã desse Domingo (13), na BR 101 em São José do Mipibu envolvendo o carro da funerária que levava os corpos de dois irmãos que vieram a óbito em tiroteio na cidade de Nova Cruz.
Os irmãos foram mortos a tiros e dois adolescentes ficaram feridos na noite de sábado (12), no município de Nova Cruz, na região Agreste do Rio Grande do Norte.
O consumidor deve preparar o bolso: a gasolina pode ficar 14% mais cara. O governo pretende aumentar a Cide (imposto dos combustíveis) em R$ 0,50 por litro. Se prevalecer essa intenção, o preço médio no país passará de R$ 3,55, para R$ 4,05. Atualmente, arrecada-se R$ 12,5 bilhões com a somatória da Cide e Pis-Cofins que juntas custam R$ 0,22. Com essa alta, o Ministério da Fazenda estima arrecadar mais R$ 15 bilhões ao ano. O impacto na inflação será de 0,9%.
O diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), Adriano Pires, constata que, com esse aumento, o brasileiro vai pagar bem mais caro pelo combustível de petróleo que o registrado no mercado internacional. Nos Estados Unidos paga-se hoje US$ 0,77 pelo litro; na China sai a US$ 0,98. Com o dólar cotado a R$ 3,87, a gasolina custa agora US$ 0,91. Com o aumento, passará para US$ 1,04. E junto com a alta da gasolina, todo o custo da cadeia de produção aumenta automaticamente e tira ainda mais a competitividade do país.
Três homens foram executados na noite deste domingo (13), na rua Beberibe, na comunidade da África, bairro Redinha, zona Norte de Natal.
Os autores do triplo homicídio ainda pintaram a parede de uma residência, como sangue das vítimas a sigla de uma suposta facção criminosa. De acordo com a polícia os suspeitos chegaram a pé e efetuaram pelo menos 50 tiros.
Segundo o tenente Santos, oficial de serviço na região Norte da capital, na comunidade ninguém que se envolver com o fato e por esse motivo ficam em silêncio deixando a polícia sem informações. “A lei do silêncio atrapalha bastante o nosso serviço, aqui todos ficam quietos e só assistem o que acontece após o crime”, disse.Mais >
Após se reunir na véspera com 12 ministros, a presidente Dilma Rousseff voltou a se encontrar neste domingo (13) com os ministros Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Aloizio Mercadante (Casa Civil) no Palácio da Alvorada, em Brasília.
O governo prepara cortes da ordem de R$ 20 bilhões nos gastos na máquina pública federal. As medidas devem ser apresentadas nesta segunda-feira (14) aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), antes de serem divulgadas.
No sábado (12), Dilma convocou parte da sua equipe ministerial para dar diretrizes sobre as reduções que cada ministério terá de fazer no esforço de equilibrar as contas públicas.
Assim como as reuniões de sábado, o compromisso deste domingo não estava na agenda oficial da presidente. O Palácio do Planalto não informou a pauta discutida nem se outros ministros participaram do encontro, que teve início por volta das 15h30 e durou pouco menos de três horas. Também estiveram presentes o secretário-executivo da Fazenda, Tarcísio Godoy, e os secretários da Receita, Jorge Rachid, e do Tesouro, Marcelo Saintive.
Policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) lotados na cidade de Pau dos Ferros, distante 392 km da capital, detiveram neste sábado (13) Francisco Wellington da Costa suspeito de furto de um Toca CD subtraído de um automóvel naquela cidade. A detenção ocorreu após um patrulhamento tático com a localização do suspeito ainda de posse do material roubado.
Francisco Wellington foi conduzido para a 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil onde o proprietário do automóvel reconheceu o aparelho eletrônico como de sua propriedade. O infrator foi autuado por furto, sendo encaminhado para o sistema prisional onde ficou à disposição da Polícia Judiciária.
Ainda em Pau dos Ferros, os policiais do 7º BPM apreenderam neste sábado (13) um revólver calibre 32 de posse de José Jackson Fagundes Eugênio e Janeo Cardoso Alves Queiroz, ambos de 26 anos. A dupla foi abordada na BR 405, na saída da cidade, em uma motocicleta do tipo Honda Twistter, de cor azul e placas DOA 4553, quando foram detidos. Eles também foram conduzidos para a 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil na cidade, sendo autuados por porte ilegal de arma de fogo, ficando a disposição da justiça.
Na cidade de Umarizal, os policiais do 7º BPM recuperaram na manhã deste domingo (13) duas motocicletas que tinham queixa de roubo/furto. As motocicletas foram encontradas após um patrulhamento de rotina e posteriormente encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil para o registro da ocorrência e localização dos seus legítimos proprietários.