A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desmantelou, nesta quarta-feira (5/5), um esquema de agiotagem instalado em um condomínio de Vicente Pires. A operação, coordenada pela 38ª Delegacia de Polícia, resultou na apreensão de nove carros e um barco. Os veículos eram entregues como garantia dos empréstimos em dinheiro a juros.
Policiais civis iniciaram as investigações, após receberem a informação de que um morador de um condomínio guardava diversos veículos em um galpão na própria residência, obtidos por meio do esquema ilegal, revelaram as investigações.
O dono do local foi identificado como João Thiago de Sousa Matos, de 37 anos, mas ele não estava no endereço no momento da chegada da polícia. “Na casa, estava apenas a mulher dele e, posteriormente, chegou a advogada”, afirmou o delegado-chefe da 38ª DP, João Ataliba.
Dois homens foram presos e um adolescente apreendido após assaltarem o comandante da Guarda Municipal de Natal, Alberfran Grilo, na noite dessa terça-feira (4). Eles foram capturados no bairro do Alecrim, na zona Leste da capital, após o agente de segurança fazer o acompanhamento do trio sem que eles percebessem.
Durante a ação, o comandante já acionou os companheiros de guarda, que já iniciaram as buscas. O grupo foi localizado nas proximidades do cruzamento da Rua dos Caicós (Av. 7) e Avenida Leão Veloso (Av. 5).
Alberfran contou que os três estavam andando separados pela rua. “Muito atrevido. A gente também é sociedade e sofre também. Eu tive sorte que era um simulacro. Eu não vi a princípio que era, ele veio do escuro. Esperei o momento certo para a gente efetuar a prisão”, declarou Alberfran Grilo. Além de recuperar o celular do comandante, os guardas municipais encontraram com eles uma bolsa feminina, o que leva a entender que o grupo já vinha praticando assaltos.
Em passagem pelo Rio Grande do Norte, o embaixador de Israel no Brasil, Shmulik Arie Bass, se reuniu com parlamentares e representantes da indústria potiguar nesta segunda-feira, 03, para discutir oportunidades de negócios para ambos os países.
A audiência, que aconteceu na Federação das Indústrias do Estado (Fiern), contou com a presença dos deputados federais Rafael Motta (PSB), Benes Leocádio (Republicanos) e General Girão (PSL).
O grupo discutiu propostas que impulsionem a produção agrícola, energética e industrial do Rio Grande do Norte, com destaque para o semiárido, por meio da transferência de tecnologias de Israel, país reconhecido pelas técnicas de dessalinização, reuso de água e irrigação.
O deputado Rafael Motta destacou que a capacidade colaborativa de Israel também pode ser extensiva às áreas da segurança e da saúde. Esta, por força da pandemia, em especial.
Disse ele: “Há muito ansiamos por essa parceria, pois Israel tem bastante a colaborar. Precisamos trabalhar para viabilizá-la e fazer com que efeitos práticos de fato aconteçam”.
O embaixador afirmou que Israel está aberto e disponível para cooperações. “Queremos estar mais próximos e buscar caminhos que sejam positivos para os dois países. Não somos um país que quer vencer lugares e sim que quer colaborar com as pessoas”, palavras do embaixador.
Para o presidente da Fiern, Amaro Sales, a agenda é inclusiva, pois “contempla o RN no eixo de desenvolvimento e de novas tecnologias, nas relações a serem estreitadas entre Brasil e Israel”.
Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) prenderam na noite de sábado (1) um homem que estava de posse da arma do policial civil Kléber Mota da Nóbrega, de 48 anos, que foi morto com um tiro na cabeça no último dia 25 durante um assalto a uma conveniência em São José de Mipibu, na Região Metropolitana. A arma dele havia sido levada pelos criminosos.
A Polícia Civil e o Ministério Público detalharam, na tarde desta sexta-feira (30), em uma coletiva de imprensa, a conclusão de um inquérito em que o vereador Dr. Jairinho era investigado por cometer supostas agressões contra a filha de uma ex-namorada.
As investigações começaram na 16ª DP (Barra da Tijuca), onde ainda são apuradas as circunstâncias que envolvem a morte do menino Henry Borel. No entanto, por se tratar de outro inquérito, o trabalho foi transferido à Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV).
Policiais do Grupo de Escolta Penal (GEP), da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), prenderam na quinta-feira (29), no Centro de Mossoró, José Jandoir de Souza, conhecido pelo apelido de Juquinha, por força de mandado de prisão expedido em 15 de março deste ano.
A Polícia Civil prendeu dois homens em flagrante e procura um terceiro suspeito de seduzir pessoas casadas para, em seguida, extorquir dinheiro, em Natal. As prisões aconteceram nesta quinta-feira (29) em um supermercado na Zona Sul da capital potiguar. Segundo os investigadores, pelo menos cinco possíveis vítimas do grupo já foram identificadas no Rio Grande do Norte.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo criminoso procurava uma pessoa do sexo masculino, geralmente casada, flertava com ela e a levava para um hotel na Zona Sul de Natal, onde a vítima era ameaçada, coagida, fotografada e mantida sob violência física e psicológica, na intenção de obter vantagens financeiras.
Pelo menos 35% do efetivo policial militar que está nas ruas das grandes cidades potiguares é escalado por meio de pagamento de Diárias Operacionais, aumentando assim a sensação de segurança em locais de índices de violência alto, gerando queda nas estatísticas de crimes violentos.
De acordo com as associações de policiais militares do Rio Grande do Norte, o Estado vai ficar sem essa fatia de homens da Segurança Pública nas ruas, a partir desse sábado, se as diárias operacionais que estão há 45 dias sem pagamento não forem depositadas e de hoje para amanhã.
Para o Sargento M. Sousa, presidente da APBMS (Associação de Policiais e Bombeiros Militares do Seridó), o comandante geral, Coronel Alarico, comunicou que não vai colocar o efetivo nas ruas caso o pagamento das DOs que estão em atraso não seja regularizado até essa data, 30 de abril.
O delgado de Macaíba, Dr. Cidorgeton Tonny, detalhou à imprensa como se e porque foi feito levantamento investigativo para chegar à milícia armada que possivelmente estava usando do seu poderia bélico para pressionar moradores em comunidades rurais no município de Bom Jesus.
Um grupo suspeito de formar uma milícia armada e extorquir moradores e comerciantes de cidades da região Agreste potiguar foi detido nesta segunda-feira (26) pela Polícia Civil. Cinco pessoas foram conduzidas para a delegacia, quatro delas suspeitas de integrar o grupo.
Os homens estavam em um carro roubado e foram presos na cidade de Bom Jesus, distante 52 quilômetros de Natal. A Polícia Civil encontrou armas de fogo, capas de colete balístico, pistola taser, uma luz intermitente, além de porções de maconha e celulares com os suspeitos.
Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba prenderam, nesta segunda-feira (26), Naedson Tayrone Lins da Silva, 29 anos, Lázaro Jair de Araújo, 52 anos, Raimundo Messias Gomes da Silva, 26 anos e José Everaldo do Nascimento, 59 anos. Eles foram detidos na cidade de Bom Jesus.
Segundo as investigações, um grupo criminoso realizava a atividade de segurança privada armada sem a devida regulamentação estabelecida pelos órgãos de segurança. Além disso, há a suspeita de que eles intimidavam os moradores e comerciantes a realizarem um pagamento pelo serviço que estavam ofertando.
Em posse dos suspeitos, foram encontrados: um revólver calibre 38, dois munições de calibre 38, uma espingarda calibre 20 de fabricação artesanal, três munições calibre 20, cinco munições calibre 12, três capas de coletes balísticos, uma pequena quantidade de erva semelhante a maconha, dois giroflex, arma de choque e um tubo de spray de pimenta.
A PMRN, por meio do CPRE, na área do 3º GPRE/1ºDPRE realizou, às 22h, a prisão de LEONARDO OLIVEIRA FILHO , 24 anos.
Ele foi abordado durante patrulhamento tático com abordagens na comunidade de Boa Água, zona rural de Nísia Floresta, ocasião em que ao proceder com a busca veicular foi encontrado em Revólver cal. 38, com 06 (seis) munições intactas.
Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Nísia Floresta para a adoção das medidas criminais cabíveis.
Na noite do dia 25 de abril, Policiais Militares da cidade de Pureza tiveram a oportunidade de cumprir uma nobre missão, que era realizar o sonho da jovem Maria, que ao completar 17 anos, em plena Pandemia, e sem poder comemorar seu aniversário, apenas desejava receber em sua casa, a visita desses agentes de segurança que atuam na sua cidade.
A jovem, residente na área rural de Pureza e que sonha em ser Policial Militar, entrou em contato com a Comandante local, que de imediato acionou a guarnição de serviço, solicitando à equipe que se deslocasse à Comunidade do Paulo Freire, local onde habita a moça.
A jovem Maria, que preparou uma pequena lembrança para cada Policial Militar da guarnição, agradeceu extremamente emocionada pela oportunidade inesquecível daquele momento.
Os Policiais Militares que compõem o Destacamento de Pureza agradecem o reconhecimento e homenagem prestada por essa família aos integrantes da nossa nobre Instituição.
Um assalto registrado no finalzinho da tarde desse domingo na Comunidade Barra de Baixo, município de São Bento-PB, terminou com o suspeito preso em flagrante pela Polícia Militar da cidade de Jardim de Piranhas.
Além da prática de roubo, o nacional, de nome Jonatan Farias Ferreira da Silva, ainda estava na posse de uma moto roubada. O indivíduo foi algemado pelos policiais mas conseguiu pular uma cerca mesmo com as mãos atadas.
De acordo com o que foi apurado pelo blog Jair Sampaio, os PMs conseguiram novamente fechar o cerco e recapturaram Jonatan. Ele tentou justificar os crimes: ele disse à polícia que teria “levado um chifre” e teria surtado.
Um policial do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foi baleado durante tentativa de assalto a uma sanduicheira na Avenida Romualdo Galvão, na Zona Sul de Natal, na noite de sábado (24). Ele trocou tiros com os bandidos e acabou atingido por dois disparos – um em cada braço.
Segundo a Polícia Militar, três homens chegaram em um carro Sandero preto e dois deles entraram no estabelecimento para realizar o assalto. Ao perceberem que um dos clientes era um policial, atiraram contra ele e houve a reação do PM.
Os bandidos fugiram sem levar nada e o veículo acabou abandonado na região do Rio Guarapes, entre Natal e Macaíba, por volta das 22h30. De acordo com a PM, manchas de sangue foram encontradas no carro, o que leva a crer que um dos criminosos também foi atingido. O policial baleado foi levado consciente ao Pronto-socorro Clóvis Sarinho.
Um Sargento da Polícia Militar sofreu dois tiros durante uma tentativa de assalto, no bairro Tirol, na manhã deste domingo (25). A vítima foi abordada por criminosos enquanto trafegava no local.
De acordo com o relatório do Ciosp, o PM não reagiu, mas foi baleado nos dois braços e socorrido em seguida para o ponto socorro Clóvis Sarinho. Diligências foram realizadas, mas os criminosos conseguiram fugir. Com informações do PORTAL BO
Um policial civil identificado como Kleber Mota foi morto a tiros neste domingo (25) durante um assalto a uma loja de conveniência na cidade de São José de Mipibu.
Ele estava acompanhado de um policial Militar chamado sargento Ubirajara quando foram surpreendidos por 4 assaltantes no estabelecimento por volta das 4h deste domingo.
Ao identificar os policiais, os bandidos atiraram contra os dois. O civil foi morto enquanto o militar foi baleado e conseguiu sobreviver.
Os bandidos conseguiram fugir e a polícia está em busca de informações para prender os assassinos. Informações via Sgt Heronides/CPRE.
Foi confirmada na tarde dessa sexta feira, 23 de abril, a morte do jovem Jorsean, vítima de tentativa de homicídio no último sábado em Caicó.
Jorsean transitava pela BR-427 quando foi surpreendido por dois elementos em uma moto, sendo atingido a tiros e socorrido para emergência do HRS.
A vítima foi transferida para um hospital na capital do estado, indo a óbito no dia de hoje. Jorsean também era apontado autor de um homicídio em Caicó.
Reunião administrativa tem como objetivo firmar parceria com sistema de informatização
Na tarde desta terça-feira (20), o presidente do Legislativo Municipal de Parnamirim, o vereador Wolney França, esteve com o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, para uma reunião administrativa.
O objetivo da reunião é firmar a parceria para aquisição do Sistema Legis, que possibilita a informatização e desburocratização do setor de Recursos Humanos do poder legislativo de Parnamirim. O Sistema Legis é premiado e reconhecido pela qualidade, o que tornaria os processos mais modernos, com redução de custos e otimização do tempo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ “Na oportunidade, conversamos sobre a cooperação entre as duas Casas Legislativas para que a Câmara Municipal passe a utilizar no setor de RH o Sistema Legis, desenvolvido pelos servidores da própria Assembleia e premiado nacionalmente. Essa parceria permitirá que os processos se tornem menos burocráticos e mais econômicos. Com isso, avançaremos no objetivo de modernizar a nossa gestão. Também tratamos sobre outras colaborações, dentre as quais, está a Escola Legislativa da ALRN, que poderá beneficiar o Poder Legislativo Parnamirinense.”, afirma o presidente da Câmara dos vereadores, Wolney França.
Também estiveram presentes na reunião, o vereador Ítalo Siqueira e o diretor geral Marcelo Noronha da Câmara Municipal de Parnamirim, além do Prefeito Rosano Taveira e o Secretário de Administração do município Homero Grec.
Sobre o Sistema Legis RH
Uma inovação da direção de Gestão Tecnológica da Assembleia Legislativa do RN. O software já está sendo utilizado, também, pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Os legislativos da Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco e Mato Grosso já sinalizaram interesse na ferramenta desenvolvida pelos servidores potiguares, que, entre outras ações, promove o processamento da folha de pagamento, além do controle do cadastro dos servidores.
O programa já foi, inclusive, premiado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), reconhecimento a projetos exitosos que humanizam os serviços prestados pelo Poder Legislativo. Eleita pelos participantes da 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), a Casa Legislativa do RN venceu em 1º lugar a categoria Gestão, com o projeto Legis RH.
Uma operação do Bpchoque na manhã desta sexta-feira (23), na comunidade do Paço da Pátria, na zona Leste de Natal, resultou na morte de Renato Rovegno de Souza Júnior, mais conhecido por Renatinho. Ele matou o cabo da Polícia Militar Gustavo, em uma tentativa de assalto no último dia 13 de abril, em Capim Macio.
Segundo a polícia, os suspeitos estavam armados com com uma pistola 9mm e uma pistola que pertence à PM, que foi tomada do policial durante o crime. Após terem sido atingidos durante o confronto, eles foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.