Estado prevê investimento de R$ 299 milhões no sistema prisional até 2022

O governador Robinson Faria assinou nesta segunda-feira, 31, o Plano Diretor do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte (Pladispen/RN). O documento define metas e ações para os próximos cinco anos com etapas de curto, médio e longo prazos, envolvendo ações integradas de seis secretarias de Estado: da Justiça e Cidadania, Segurança e Defesa Social, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Esportes, Saúde e Infraestrutura.

Robinson Faria explicou que várias ações já estão em curso como a recuperação e readequação de unidades prisionais, a construção dos novos presídios em Ceará Mirim e Afonso Bezerra, a contratação de novos agentes penitenciários, ações de saúde.

“Estamos inovando, quebrando paradigmas. O Plano define linhas e ações, estabelece metas, evita a acomodação e traz uma nova era para o sistema prisional que precisa funcionar bem para melhorar a segurança pública como um todo”, enfatizou Robinson Faria.

Também serão iniciadas ações visando a ressocialização dos apenados através do trabalho em hortas, reciclagem de materiais, esporte, equipes de manutenção, alfabetização e formação profissional. O coordenador do Sistema Penitenciário estadual e presidente da Comissão do Pladispen, general Carlos César Araújo Lima, explica que o plano atua em três frentes, a da modernização da gestão, da reintegração social e da justiça, através da Defensoria Pública Estadual.

O Pladispen prevê investimento de R$ 299 milhões até 2022 e também conta com um Comitê Gestor que acompanha a execução das ações e a aplicação dos recursos, já a partir de hoje.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.