Fies vai oferecer 75 mil vagas no 2º semestre de 2016, segundo MEC

FIES-22

O Ministério da Educação (MEC) vai oferecer 75 mil vagas na edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), segundo anunciou o ministro Mendonça Filho nesta quinta-feira (16). No primeiro semestre, o ministério ofereceu 147 mil vagas.

Segundo o ministro, a medida mostra “o compromisso do governo do presidente Michel Temer no sentido de assegurar a continuidade de políticdas públicas que atendem a necessidade dos estudantes brasileiros”. O ministro afirmou que, em 2015, o Fies ofereceu 278 mil vagas para estudantes.Entenda: Sisu x Prouni x Fies 

As três siglas representam iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através do Sisu, instituições públicas – sem cobrança de mensalidade – selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e têm baixa renda.

Já Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece contratos de financiamentos. Para se inscrever, no Fies é precisto ter feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos, e ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.