Senador Styvenson Valentim assegura recursos na ordem de aproximadamente 4 milhões para construção de creche modelo em Cruzeta – RN


A cidade de Cruzeta foi contemplada com investimento na educação construção da primeira creche modelo, nesta terça-feira (20) o prefeito Joaquim de Medeirinho e Secretários Municipais Administração e Tributação Balfran Kattson e Infraestrutura e Serviços Urbanos Alcion Medeiros estiveram no gabinete do Senador Styvenson Valentim na oportunidade o parlamentar garantiu os recursos para construir a unidade escolar.

A creche modelo será erguida em 5 meses no Bairro Novo Horizonte em PVC/concreto usinado, o novo espaço contará com 12 salas de aulas, padronizada com área de convivência e áreas administrativas, proporcionando um ambiente moderno e acolhedor para alunos e profissionais da educação. A instituição de ensino atenderá as normas de acessibilidade a modularidade do sistema permitirá uma construção mais rápida, com a redução do tempo de execução da obra, a utilização de peças pré-fabricadas e o sistema de encaixe reduzem a geração de resíduos em comparação com a construção em alvenaria tradicional. 

A obra será licitada nos próximos dias e iniciará no próximo semestre.

Jantar da AMLAP reúne classe política potiguar em Brasília e fortalece articulação municipalista liderada pelo prefeito Gustavo Santos


Na noite do dia 20 de maio, o restaurante Coco Bambu, em Brasília, foi palco de um encontro marcante para a política potiguar: o jantar promovido pela Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP). A noite movimentada reuniu nomes de peso da política do Rio Grande do Norte em um ambiente de diálogo, articulação e união em defesa dos interesses dos municípios do Estado.

Fundada em 1984 pelo então prefeito de Natal, Marcos Formiga, a AMLAP tem ao longo dos anos se consolidado como uma das entidades municipalistas mais atuantes do estado, reunindo gestores comprometidos com o fortalecimento da administração pública local e a luta por mais autonomia e recursos para os municípios potiguares.

Sob a liderança do prefeito de Nísia Floresta e atual presidente da AMLAP, Gustavo Santos, o evento teve como pauta central o fortalecimento do municipalismo e a busca por soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos gestores municipais. Gustavo desponta como uma liderança promissora, com forte capacidade de articulação e respeito entre os pares, consolidando-se como uma das principais vozes do movimento municipalista no RN.

Com o salão lotado e uma atmosfera de cooperação, o jantar destacou a importância da união entre prefeitos e parlamentares, sinalizando uma atuação integrada da bancada federal e estadual com os gestores municipais. “A força dos municípios está na união. Hoje, mostramos que é possível reunir diferentes lideranças em prol de um objetivo comum: o desenvolvimento do nosso Rio Grande do Norte”, destacou Gustavo Santos em seu discurso.

Mais >

Vereador Alisson Jackson propõe criação de espaço seguro para esportes e recreação aos domingos

Na última sessão da Câmara de Caicó, o vereador Alisson Jackson apresentou indicação propondo a viabilização de um espaço seguro destinado à prática de esportes e recreação aos domingos. A iniciativa tem como objetivo promover o bem-estar e a saúde da população, incentivando atividades ao ar livre em um ambiente adequado.

A proposta sugere a utilização de áreas públicas, onde o trânsito seria temporariamente bloqueado para permitir a realização de atividades esportivas e recreativas. Segundo o vereador, essa ação visa não apenas incentivar a prática de exercícios físicos, mas também fortalecer o convívio social e proporcionar momentos de lazer para as famílias.

“Acreditamos que oferecer um espaço seguro para a corrida de rua, caminhada ou ciclismo em uma área, por exemplo, como a avenida Seridó. Seria um somatório de esforços entre as secretarias de Saúde, Infraestrutura, Mobilidade Urbana e Esporte”, destacou o parlamentar.

Vaia a Lula não foi à toa: prefeitos do Seridó estão assustados com tudo que estão descobrindo em Brasília; Vídeo


Chefes de executivos do Seridó que estão em Brasília para a 26ª Marcha dos Prefeitos voltarão para casa sem recursos e com péssimas notícias no campo econômico do governo federal.

Vaiar Lula foi o mínimo que os prefeitos poderiam fazer para chamá-lo atenção para a crise que vive os municípios nos dias atuais, sem falar na criminalização das chamadas emendas PIX.

Algum pouco dinheiro que os municípios têm em caixa para obras, ou manutenção na área de infraestrutura, entrou há meses e não há perspectiva de quando vai entrar novamente.

Mais >

Cultura é fundamental para a defesa da democracia no Brasil, diz Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta terça-feira (20) a extraordinária contribuição da cultura para a defesa da democracia no Brasil. Ao participar da entrega da Ordem do Mérito Cultural, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), Lula agradeceu aos artistas brasileiros. 

“Vocês não desistiram nunca e resistiram sempre. E graças a pessoas como vocês, a gente consegue manter a democracia capengando, mas a democracia andando”.  

Segundo Lula, a arte e a cultura serão sempre alvos prioritários dos autoritários de plantão. Ele lembrou que o Ministério da Cultura sobreviveu a tentativas de esvaziamentos e sofreu um duro golpe durante quatro anos, quando foi extinto. 

“A arte e a cultura foram demonizados e os artistas foram tratados como inimigos do povo quando são, na verdade, a mais completa tradução da alma do nosso povo. Os saudosos do autoritarismo tentaram matar o MinC porque queriam matar a cultura, mas o MinC está de volta e a cultura hoje conta com recursos que jamais imaginou que poderia contar, graças à aprovação das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc”, disse Lula.

Mais >

Polícia Federal publica edital de concurso com mil vagas e salários de até R$ 26,8 mil; confira


Nesta terça-feira (20), foi publicado o edital da Polícia Federal (PF) com as regras do novo concurso público para os cargos de delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista. São mil vagas para policiais.

A remuneração inicial para os cargos de delegado de Polícia Federal e perito criminal federal, em todas as especialidades, é de R$ 26.800. Já os cargos de escrivão, agente e papiloscopista contam com salário inicial de R$ 14.164,81.

Dentre as oportunidades oferecidas, 20% das vagas são destinadas a candidatos negros (incluindo pretos e pardos) e indígenas, enquanto 5% são reservadas para pessoas com deficiência. Os selecionados terão uma carga horária de 40 horas semanais.

Os cargos de escrivão, agente e papiloscopista aceitam profissionais com diploma de ensino superior em qualquer área. Por outro lado, as posições de Delegado de Polícia Federal e Perito Criminal Federal requerem graduação em áreas específicas, conforme edital.

As inscrições serão realizadas exclusivamente online, por meio do site do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), responsável pela organização do concurso. O período se inicia às 10h do dia 26 de maio e se encerra às 18h de 13 de junho.

A taxa de inscrição varia conforme o cargo:

  • Delegado de Polícia Federal: R$ 250;
  • Perito Criminal Federal: R$ 250;
  • Escrivão de Polícia Federal: R$ 180;
  • Agente de Polícia Federal: R$ 180;
  • Papiloscopista Policial Federal: R$ 180.

Com informações de Ponta Negra News

BMW em nome de esposa de ministro foi apreendida com “Careca do INSS”


Um dos carros de luxo apreendidos pela Polícia Federal (PF) com o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, durante a megaoperação contra a farra dos descontos indevidos sobre aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no fim de abril, estava registrado no nome da esposa do ministro Jhonatan de Jesus, do Tribunal de Contas da União (TCU).

O BMW X1 branco, avaliado em R$ 350 mil, estava na casa do filho do lobista, em Brasília, quando a PF cumpriu mais de 200 mandados de busca e apreensão na Operação Sem Desconto, que investiga o esquema bilionário de fraudes contra aposentados. As informações são do Metropoles.

Registros obtidos pela reportagem mostram que, no dia da operação, em 23 de abril, o veículo ainda pertencia formalmente a Thallys Mendes dos Santos de Jesus, esposa do ministro do TCU. O tribunal do qual ele faz parte desde 2023 tem como uma das atribuições fiscalizar as ações do INSS e coibir práticas como a farra dos descontos indevidos de mensalidade associativa sobre aposentadorias.

Mais >

Projeto que obriga escolas a advertirem sobre prática de cyberbullying avança na Assembleia


Na reunião desta terça-feira (20), a Comissão de Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, aprovou projeto da deputada Eudiane Macedo (PV) que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de cartaz informativo em escolas da rede pública e privada sobre a prática criminosa do bullying e cyberbullying. Além deste, outros15 projetos foram aprovados.

A deputada Terezinha Maia (PL) teve aprovado o projeto de lei que cria o Programa de Enfrentamento à Violência contra a mulher na primeira infância, através da conscientização de crianças potiguares. 

Do deputado Hermano Morais (PV), foi aprovado o projeto que institui, no âmbito do RN, o Programa Estadual de Conscientização e Apoio às Pessoas com Transtorno de Personalidade Bordeline (TPB), estabelecendo o mês de maio como Mês de Conscientização. Também de Hermano, foi aprovado o projeto que estabelece a utilização do símbolo internacional de acessibilidade no RN. 

Mais >

Em entrevista, Rogério Marinho critica PT e associa fraudes no INSS à gestão sindical; Vídeo


“Nós não temos bandidos de estimação”, afirma o senador Rogério Marinho em entrevista. Em suas redes sociais, o parlamentar afirmou que “o escândalo do roubo ao INSS é o projeto da república sindical ao povo.

Marinho ainda afirma que “o PT desmontou os controles, reaparelhou sindicatos e abriu caminho para o maior assalto aos aposentados da história. É roubo com método e blindagem oficial”.

Audiência Pública debate Dia Municipal da Adoção

Nesta quarta-feira (21), a Câmara de Parnamirim realizará uma audiência pública para debater a temática do Dia Municipal da Adoção. O evento é uma proposição da vereadora Rafaela de Nilda e do vereador Thiago Fernandes.

Em Parnamirim, a data foi instituída por meio da Lei nº 1.814, em 20 de maio de 2017, com o intuito de conscientizar e estimular a reflexão, bem como a naturalização do ato de adotar, além de ressaltar a importância do núcleo familiar no desenvolvimento das crianças e jovens.

Câmara aprova título de Cidadão Natalense para Bolsonaro pela 2ª vez; entrega da homenagem será em junho


A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta terça-feira 20, pela segunda vez, a concessão do título de Cidadão Natalense para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A nova aprovação se deu por 19 votos a favor e 5 votos contrários, com uma abstenção. A proposição do título é do vereador Subtenente Eliabe (PL).

Depois da aprovação, o projeto agora segue para publicação no Diário Oficial do Município (DOM), sem necessidade de sanção ou veto do prefeito Paulinho Freire (União), por se tratar de decreto legislativo.

Agora, a expectativa é que a homenagem seja entregue no dia 12 de junho, quando Bolsonaro deverá chegar ao Rio Grande do Norte para uma visita de três dias. Segundo Subtenente Eliabe, um evento será realizado em frente à Assembleia Legislativa para marcar a entrega.

Mais >

Câmara aprova urgência para PL que proíbe desconto automático no INSS


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (20) a urgência para o projeto de lei (PL 1846/25) que proíbe o desconto automático de mensalidades de associações e sindicatos nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).Com isso, o projeto irá ser votado direto no Plenário, sem precisar passar por aprovação das comissões da Casa.

A mensalidade associativa é uma contribuição que aposentados, pensionistas ou pessoas de uma determinada categoria profissional pagam periodicamente para integrar uma associação, sindicato ou entidade de classe sem fins lucrativos que representa os interesses de seus afiliados.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o mérito do projeto será analisado na próxima semana, “pois o projeto de lei sobre o reajuste de servidores do Executivo (PL 1466/25) tranca a pauta”.Segundo Motta, todas propostas relacionadas ao combate de fraudes no INSS serão juntadas.

Mais >

Professor da UFRN é finalista de prêmio nacional da aquicultura


O professor Paulo Faria, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), está entre os finalistas do Prêmio Aline Brum e Geraldo Bernardino – Personalidades Brasileiras da Aquicultura 2025, que reconhece profissionais de destaque no setor aquícola brasileiro. A escolha dos vencedores ocorre por meio de votação popular, aberta ao público até 24 de maio. Qualquer pessoa pode apoiar os finalistas, e a votação está disponível neste link.

Os vencedores serão anunciados até o final deste mês. A cerimônia de premiação acontecerá em 26 de junho, durante a Aquishow Brasil 2025, um dos maiores eventos de inovação e negócios do setor aquícola, que ocorre entre os dias 26 e 29 de junho, em Uberlândia (MG).

Médico-veterinário pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Paulo Faria possui mestrado e doutorado em Zootecnia. Professor da UFRN desde 2009, dedica-se ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de piscicultura e aquicultura ornamental, formando profissionais e fortalecendo o setor produtivo no Rio Grande do Norte e em outras regiões.

Mais >

Motorista de aplicativo é preso por estupro de vulnerável em Natal


Um motorista de aplicativo foi preso por estupro de vulnerável em Natal. Ele é suspeito de abusar de crianças e adolescentes durante corridas realizadas. A ação ocorreu nesta terça-feira (20) e foi coordenada pela Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA/Natal), com apoio do 1º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ) e da Delegacia Especializada na Investigação de Crimes Contra a Ordem Tributária (DEICOT).

O homem de 53 anos estava foragido, mas os policiais conseguiram localizá-lo após diligências investigativas. A Justiça havia expedido mandado de prisão preventiva contra ele, que foi cumprido imediatamente após sua localização.

Outro homem, de 37 anos, também foi preso na operação. Ele já havia sido condenado a 13 anos e 6 meses de prisão em regime fechado por estupro de vulnerável. Ambos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Ação conjunta mobiliza forças de segurança
A operação contou ainda com o apoio de policiais civis da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (DECCOR). Após os procedimentos legais, os dois suspeitos foram transferidos para o sistema penitenciário.

A prisão por estupro de vulnerável reforça o compromisso da Polícia Civil com o enfrentamento aos crimes sexuais, principalmente os cometidos contra crianças e adolescentes.

Governo anuncia mais 130 novas moradias em nova seleção do Minha Casa, Minha Vida


O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou, nesta terça-feira (20), a seleção de 130 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida com recursos do FAR e do FNHIS. O anúncio aconteceu durante a 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), junto ao presidente Lula.

“Ao final deste encontro, vocês, prefeitos, podem começar a procurar o Governo Federal para se inscrever e concorrer a novas casas. O que está em jogo é a necessidade dos moradores de cada cidade, que precisam de casas”, orientou o presidente.

“O que nós desejamos é que essas obras sejam selecionadas e, imediatamente, elas gerem emprego, renda e que, o quanto antes, a gente esteja entregando novas moradias a comunidades ao redor do Brasil. Todos esses novos empreendimentos têm que ter biblioteca e varanda, para que a gente possa dar um conforto melhor às famílias”, completou o ministro Jader Filho.

Novo ciclo de contratações do Minha Casa, Minha Vida FAR

O novo ciclo prevê mais 110 mil novas unidades habitacionais urbanas, sendo 100 mil unidades para atendimento geral de famílias inscritas no cadastro local dos municípios e 10 mil destinadas para situações específicas, como localidades impactadas por obras públicas federais e situações de emergência ou calamidade.

Serão atendidos municípios com população acima de 50 mil habitantes em todo o Brasil. Para a meta destinada ao cadastro habitacional deverá ser observado o teto de contratação de unidades habitacionais por município, definido conforme porte populacional, e a meta por UF, distribuída a partir do déficit habitacional local.

Os municípios não abrangidos pelo MCMV-FAR continuarão sendo atendidos por meio de nova seleção do MCMV-FNHIS.

No novo processo do MCMV-FAR serão recepcionadas, inicialmente, apenas propostas em terrenos de padrão de inserção superior, isto é, aqueles com maior proximidade a equipamentos públicos e serviços urbanos. A boa localização dos terrenos traz qualidade de vida para as famílias do MCMV e reduz o impacto ambiental por deslocamentos.

Mais >

Natal está entre os principais destinos escolhidos por aposentados no programa Voa Brasil

A cidade de Natal figura entre os principais destinos procurados por aposentados do INSS no programa Voa Brasil, que oferece passagens aéreas com valores de até R\$ 200. De acordo com levantamento recente, a capital potiguar aparece após cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Brasília, Salvador, João Pessoa, Maceió e Belo Horizonte.

Desde o início do programa, que movimentou aeroportos de 84 cidades, cerca de 40 mil reservas foram efetuadas. O crescimento no fluxo de turistas em Natal também tem sido impulsionado por ações da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), com campanhas promocionais, apoio a eventos e investimentos em infraestrutura.

Um dos destaques é o incremento de 36 voos extras para o estado, promovido pela Natal Airport, especialmente durante o mês de junho. A cidade também se prepara para o São João de Natal, com programação que valoriza a cultura popular e inclui atrações locais e nacionais, fortalecendo ainda mais o turismo na região.

Governo federal reconhece situação de emergência por seca em três municípios do RN

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em três municípios do Rio Grande do Norte em razão da seca. As cidades de Doutor Severiano, José da Penha e São Bento do Trairí estão agora autorizadas a solicitar recursos federais para ações emergenciais.

Com o reconhecimento, as prefeituras poderão implementar medidas como a compra de cestas básicas, distribuição de água mineral, fornecimento de refeições para trabalhadores e voluntários, além da entrega de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório para as populações afetadas.

Atualmente, o estado contabiliza 49 reconhecimentos de situação de emergência vigentes, sendo 39 por seca, nove por estiagem e um por chuvas intensas. Os pedidos de recursos devem ser feitos pelas prefeituras por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise técnica da Defesa Civil Nacional, os valores podem ser liberados com base em portarias específicas. A pasta também oferece cursos de capacitação a distância para agentes municipais e estaduais de defesa civil.

Governo do RN entrega 12 novas viaturas à PM e reforça Patrulha Maria da Penha

O Governo do Rio Grande do Norte entregou 12 novas viaturas à Polícia Militar para reforçar o policiamento ostensivo em diversas regiões do estado. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), beneficia tanto unidades operacionais quanto o programa Patrulha Maria da Penha, que atua na proteção de mulheres vítimas de violência.

Das 12 viaturas, quatro serão destinadas exclusivamente à Patrulha Maria da Penha, com atuação na Região Metropolitana de Natal. As demais oito foram distribuídas entre Natal (3), Mossoró, Caicó, Nova Cruz, João Câmara e Pau dos Ferros, com o objetivo de ampliar a presença policial e agilizar o atendimento às ocorrências nas ruas.

A entrega dos veículos integra a política de valorização das forças de segurança e descentralização do policiamento. Segundo a SESED, a nova frota permitirá um enfrentamento mais eficiente da criminalidade e fortalecerá a fiscalização de medidas protetivas por meio da Patrulha Maria da Penha.

Veículos de duas rodas superam automóveis no RN; crescimento exige atenção das autoridades

O Rio Grande do Norte agora tem mais motocicletas, motonetas e ciclomotores do que automóveis, segundo levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran RN). Os veículos de duas rodas representam 41,43% da frota estadual, enquanto os automóveis somam 40,67%. Em números absolutos, são 680.948 veículos de duas rodas contra 668.460 automóveis, uma diferença de 12.488 unidades. O levantamento também apontou um crescimento expressivo: entre 2023 e 2024, houve 33.315 novos registros, aumento de 67,6% em relação ao período de 2020 a 2021.

Na capital Natal, os carros ainda predominam, com 51,39% da frota, mas os veículos de duas rodas também registraram crescimento. Entre 2023 e 2024, foram 5.525 novos registros, alta de 62,11% em relação ao período entre 2020 e 2021. A média anual de crescimento na capital foi de 4.463 veículos de duas rodas. Os dados mostram uma tendência de expansão desse tipo de transporte, tanto no interior quanto nos centros urbanos.

Diante do novo cenário, o Setor de Estatística do Detran RN alerta para a necessidade de políticas públicas voltadas à segurança viária. O aumento da frota impõe desafios como a melhoria da infraestrutura, intensificação da fiscalização e fortalecimento de ações educativas para reduzir acidentes e garantir a segurança dos condutores.

RN intensifica vigilância após caso de gripe aviária no RS; Brasil mantém estabilidade no setor avícola

Após o primeiro caso confirmado de gripe aviária no Brasil, registrado no Rio Grande do Sul, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) está reforçando as ações de vigilância sanitária no Estado. Até o momento, o RN nunca teve registros da doença em sua avicultura comercial, e o foco agora é na prevenção e resposta rápida a qualquer suspeita. O Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA) intensificou as fiscalizações em granjas, propriedades rurais e no trânsito de produtos avícolas. Técnicos do órgão estão orientando produtores sobre boas práticas de biosseguridade e realizando coletas de amostras para análise laboratorial, enviadas aos centros federais de referência em Campinas (SP) e Recife (PE). Além disso, há capacitação de fiscais e agentes municipais para reforçar os protocolos de notificação obrigatória via Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-Sisbravet).

Apesar do alerta sanitário, não há risco para o consumidor, já que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos devidamente cozidos e inspecionados. Em nível nacional, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, garantiu que o foco da doença no RS não causará impacto significativo nos preços da carne de frango, mesmo com suspensões temporárias de exportação por parte de mais de dez países. Ele estima apenas pequenas variações no curto prazo, com a oferta sendo redirecionada para o mercado interno ou outros mercados. O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, com 5,2 milhões de toneladas exportadas em 2024, gerando US\$ 9,9 bilhões em receita. Cerca de 35,3% da produção nacional é destinada ao mercado externo, com 78% das exportações concentradas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fávaro explicou que, após 28 dias sem novos casos, o país poderá emitir uma autodeclaração sanitária à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o que pode levar à retomada gradual das exportações suspensas. A recomendação das autoridades é para que produtores e população estejam atentos a qualquer suspeita e acionem imediatamente os canais oficiais, como o Idiarn ou o e-Sisbravet.