O senador Styvenson Valentim (PSDB) declarou publicamente sua preferência por Rogério Marinho (PL) como nome da oposição para disputar o governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026. Em entrevista à rádio 96 FM, nesta segunda-feira (19), Styvenson elogiou a trajetória política do colega de Senado, destacando sua experiência e capacidade de trazer soluções para o estado. “Hoje tenho uma super simpatia por ele. Um cara que fala claro, traz resultados e pode promover mudanças reais”, afirmou.
Styvenson defendeu a unidade da oposição diante da possibilidade de enfrentar um candidato da base da governadora Fátima Bezerra (PT). Apesar de também serem citados como pré-candidatos o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra (União), e o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), Styvenson apontou que Rogério Marinho reúne mais qualidades e preparo para liderar esse projeto. “Tem coragem, enfrentou reformas e embates importantes no Congresso. É coerente e experiente”, acrescentou.
Além do apoio político, o senador também expôs projetos futuros para a saúde pública do estado, como a ampliação do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, e do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró. Ele afirmou que deseja redirecionar recursos de emendas parlamentares para iniciativas que de fato saiam do papel. “Foi um erro ter enviado verba para o governo, que pouco avançou. Quero aplicar esses recursos com mais controle e resultado para a população”, concluiu.
Na última segunda (19) o Projeto Rota 22 esteve na cidade de Taipu, promovendo uma oficina na Câmara Municipal da cidade. “Mais do que mostrar o que o Partido Liberal já fez pelo Rio Grande do Norte, neste momento estamos fazendo uma escuta ativa da população para traçar projetos e metas para o futuro”, disse Raquel Viana, coordenadora do PL Mulher, na abertura da oficinal. Na terça-feira (20), um novo encontro está marcado em Touros, no Centro de Turismo municipal.
Durante a oficina, em Taipu, a secretária de Desenvolvimento de Pureza, Rosélia Albuquerque, defendeu um plano estruturado pela beneciar a economia da região do Mato Grande do Estado que segundo ela possui boa oferta de água, solo fértil e localização que possibilita acesso fácil.
A secretária municipal da Saúde de Poço Branco (RN), Ana Cristina, lamentou a carência de leitos hospitalares no Estado, para saúde mental, doenças cardiológicos, de urgência e emergência. “Nossa rotina é pedir ajuda aos amigos, parceiros, colegas para internações, quando a fila era para transcorrer normalmente”, disse a secretária, que foi complementada pela secretária municipal de saúde de Taipu (RN), Maria Eduarda, salientando que os recursos destinados à saúde municipal são insuficientes.
Em partida movimentada pela Série C do Campeonato Brasileiro, o ABC empatou em 3 a 3 com o Anápolis/GO na noite da última segunda-feira (19), na Casa de Apostas Arena das Dunas. O gol salvador do time potiguar saiu no último lance da partida, com Joãozinho, garantindo ao Alvinegro um ponto importante e levando a equipe aos sete pontos na tabela.
O técnico Evaristo Piza adotou uma formação ofensiva, mas a estratégia acabou deixando espaços que foram bem explorados pelo adversário. Mesmo com gols de Anderson Rosa e Carlos Eduardo, o ABC viu o Anápolis reagir com três gols de Kadu, que se aproveitou das falhas defensivas do time da casa. A expulsão de Carlos Eduardo no fim do primeiro tempo complicou ainda mais a situação do Alvinegro.
Apesar do descontrole e da instabilidade defensiva, o ABC manteve-se em busca do empate até o fim. Já nos acréscimos, Joãozinho apareceu livre na área e empatou a partida, arrancando um ponto que parecia perdido. O resultado, embora frustrante para a torcida, deu novo fôlego ao time potiguar na luta por uma vaga no G-8 da Terceirona.
O modelo de gestão eficiente da Prefeitura de Mossoró é destaque nesta segunda-feira (19), durante a XXVI Marcha dos Prefeitos, realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília-DF. O prefeito interino, Marcos Medeiros, representa o Município de Mossoró no evento.
O gestor destacou o modelo de gestão adotado em Mossoró desde 2021. “São ações que garantem uma gestão eficiente e transparente, uma forma também de levar os serviços de forma rápida e fácil para os cidadãos mossoroenses. É um trabalho iniciado ainda em 2021 com a implantação do Programa Mossoró Digital e hoje temos muito orgulho de ser destaque em todo o país como uma gestão moderna e eficiente’’, disse Marcos.
Na ocasião, foi destaque os serviços implantados na Secretaria Municipal da Fazenda. O secretário municipal da Fazenda, Edilson Júnior, apresentou as ações implantadas pela gestão Allyson Bezerra no tocante a modernização dos serviços, com destaque para o “SEFAZ Digital”, conjunto de ações modernas da secretaria que facilitam o acesso aos serviços em Mossoró.
Nota de Falecimento: José de Araújo Vale Faleceu em Brasília, na tarde desta terça-feira (19.05), José de Araújo Vale, ex-superintendente do Banco do Brasil (no Rio Grande do Norte, na Bahia e no Distrito Federal), e ex-presidente da Cooperativa Agropecuária de Caicó (COACAL).
Senhor José Vale, ou Zeca, para os mais íntimos, foi um dos fundadores e ainda era era sócio, atualmente, do Restaurante Xique-Xique, famoso reduto de nordestinos em Brasília, tendo atuado na política de Belém do Brejo do Cruz (PB), onde foi Secretário de Agricultura, e é pai de Joe Valle, ex-deputado e ex-presidente da Câmara Distrital de Brasília.
O prefeito Joaquim de Medeirinho está cumprindo intensa agenda em Brasília-DF, representando a AMSO-TR participando de audiências em ministérios e gabinetes de parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O objetivo da viagem foi captar recursos para melhorias e investimentos em diversas áreas do município.
Nesses documentos, formalizou pedidos de verbas destinadas a diferentes iniciativas, como a Construir o mirante do pôr do sol, próximo ao açude público, para incrementar os pontos turístico da cidade; Construção do pórtico, sentido Cruzeta/RN à São José do Seridó/RN.
Durante a reunião, Rogério Marinho reafirmou seu compromisso com os pleitos aprestados e se comprometeu em viabilizar os recursos necessários, atendendo a uma antiga demanda de Cruzetenses e incentivadores do turismo local.
Caicó foi impactada no inicio da norte desta segunda feira com o óbito do renomado chefe de cozinha Paulo Moraes.
CHOQUE ELÉTRICO
Moradores próximos da residência de Paulo disseram ao blog Jair Sampaio que tentaram reanimá-lo após um choque.
Paulo foi vítima de um choque elétrico ao manusear um aparelho de liquidificador, e mesmo após sucessivas tentativas de socorro, seu corpo não correspondeu, indo a óbito.
VIDA PROFISSIONAL
Paulo Moraes era profissional na confecção de comidas sofisticadas e trabalhou nos melhores restaurantes de Caicó, ficando muito conhecido quando chefiou a cozinha do Restaurante Certo.
Nos dias atuais, o Cheff Paulo, como gostava de ser chamado, trabalha para si próprio, em casa, onde faleceu. Nas redes sociais, amigos e clientes já se mobilizaram com homenagens ao profissional.
Nesta segunda-feira (19), em pleno início da XXVI Marcha dos Prefeitos a Brasília em Defesa dos Municípios — o maior evento municipalista do país, que ocorre entre os dias 19 e 22 de maio de 2025 —, os presidentes dos consórcios multifinalitários municipais do Estado do Rio Grande do Norte se reuniram em um encontro estratégico com representantes do Governo Federal e de instituições financeiras públicas.
A pauta central do encontro foi o fortalecimento institucional e operacional dos consórcios públicos intermunicipais, com ênfase no apoio técnico e orçamentário da União para execução de políticas públicas em áreas essenciais, como saúde, energia, saneamento e gestão de resíduos sólidos.
Presenças destacadas
A reunião contou com a participação dos seguintes gestores e lideranças municipais: • @marcosaureliorego, prefeito de Riacho da Cruz; • @ivanildinhoalbuquerque, prefeito de Timbaúba dos Batistas; • @joaozinhoitaja, prefeito de Itajá; • Pedro Filho, prefeito de Touros; • Luciano, prefeito de Lajes Pintadas; • Gilson Dantas, ex-prefeito de Carnaúba dos Dantas; • Fernandinha, vice-prefeita de Touros; • Babá, presidente da FEMURN (Federação dos Municípios do RN).
Também estiveram presentes representantes do Governo do Estado, técnicos de vários ministérios, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do BNDES.
A articulação da reunião foi realizada pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, por meio de seu secretário especial substituto, José Ilário Gonçalves Marques, da SEAF/SRI/PR.
Temas prioritários e agenda institucional
Durante o encontro, os presidentes de consórcios apresentaram demandas comuns que envolvem: • Regionalização da saúde pública, com foco em consórcios de especialidades médicas e compras compartilhadas; • Projetos de eficiência energética com base em energias renováveis, buscando sustentabilidade e redução de custos; • Investimentos em saneamento básico e destinação final de resíduos sólidos, com foco no cumprimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento; • Apoio na aquisição de máquinas e equipamentos para uso compartilhado pelos municípios consorciados.
Essas pautas, estruturadas em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), demonstram o protagonismo dos consórcios municipais como instrumentos modernos de gestão pública, capazes de garantir economia de escala, governança colaborativa e efetividade na prestação de serviços.
Compromisso do Governo Federal
Os representantes da União, por sua vez, reconheceram a importância estratégica dos consórcios públicos, reafirmando o compromisso de incluir os consórcios nas linhas de financiamento e programas prioritários do governo federal. Sinalizou-se, ainda, a possibilidade de construção de editais exclusivos para consórcios, em áreas como saúde, resíduos, mobilidade e infraestrutura.
A interlocução será fortalecida por meio da criação de canais permanentes entre os consórcios potiguares e a Secretaria de Assuntos Federativos, com apoio institucional da FEMURN e dos parlamentares da bancada federal potiguar.
Conclusão
A reunião desta segunda-feira marca um importante passo no fortalecimento do municipalismo cooperativo e no reconhecimento do papel fundamental dos consórcios públicos na execução de políticas públicas de forma integrada e eficiente.
No contexto da XXVI Marcha a Brasília, o encontro reforça que os municípios potiguares estão alinhados com as diretrizes nacionais e preparados para liderar, por meio de consórcios, soluções que promovam desenvolvimento regional, justiça fiscal e bem-estar coletivo.
A união de esforços entre os gestores municipais e o Governo Federal é o caminho para superar desafios históricos e avançar na construção de um Estado mais eficiente, inclusivo e sustentável.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem chutando um bebê reborn, o que provocou grande repercussão online. Nas imagens, ele entra em um bar, retira o boneco dos braços de outro rapaz e o chuta, arrancando a cabeça da figura.
O episódio foi amplamente compartilhado e gerou reações nas redes sociais, onde muitos usuários donos de bebês reborn classificaram a ação como “violência infantil”. A informação é do Portal 96.
Apesar de não se tratar de uma criança real, os bebês reborn são produzidos com aparência realista e utilizados por diversas pessoas como parte de tratamentos terapêuticos.
Os bonecos podem custar até R$ 15 mil e, em alguns casos, recebem cuidados semelhantes aos destinados a bebês humanos, como certidões de nascimento simbólicas, enxovais completos, documentos fictícios e matrícula em creches. Alguns usuários relataram que o vínculo com os reborns é utilizado no enfrentamento de quadros como depressão e luto.
A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de maio do Bolsa Família. Recebem nesta segunda-feira (19) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. Ao todo cerca de 20,4 milhões de famílias receberão o benefício neste mês.
Os beneficiários de alguns municípios de sete estados recebem o pagamento nesta segunda, independentemente do NIS. O pagamento ocorre em cidades em situação de emergência ou em calamidade pública nos seguintes estados: Amazonas, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.
O valor mínimo corresponde a R$ 600. Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.
No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
Além do benefício integral, cerca de 3 milhões de famílias estão na regra de proteção em maio. Em vigor desde junho de 2023, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.
A partir de junho, o tempo de permanência na regra de proteção será reduzido de dois para um ano. No entanto, a mudança só abrangerá as novas famílias que entrarem na fase de transição. Quem se enquadrou na regra até maio continuará a receber metade do benefício por dois anos.
Desde o ano passado, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).
Auxílio Gás Neste mês não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias cadastradas no CadÚnico. Como o benefício só é pago a cada dois meses, o pagamento voltará em maio.
Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a exigir a identificação biométrica de aposentados e pensionistas que quiserem autorizar que as parcelas do empréstimo consignado sejam descontadas diretamente de seus benefícios previdenciários.
Conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DO) nesta segunda-feira, a medida entrará em vigor a partir do próximo dia 23.
“Todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validadas em bases do governo federal”, diz despacho assinado pelo presidente do instituto, Gilberto Waller Junior.
Além de se identificar, o interessado pode usar o aplicativo Meu INSS para consultar instituições financeiras e as taxas de juros para pedidos de empréstimos.
De acordo com a medida, a identificação biométrica feita por meio da verificação de características físicas como a foto ou a impressão digital dos beneficiários, atende à necessidade de avaliação do serviço de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados, com o objetivo de mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos.
A concessão de novas autorizações automáticas para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas está bloqueada desde o último dia 8, atendendo a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Em junho do ano passado, depois de identificar irregularidades em descontos de mensalidades associativas – lançadas diretamente na folha de pagamento de aposentados – o TCU determinou ao INSS que só permitisse as cobranças em folha em favor de organizações sociais mediante a obtenção e conferência da assinatura eletrônica avançada e dados biométricos do beneficiário. A determinação valia tanto para as mensalidades de filiação às entidades, quanto para empréstimos consignados.
Nesta segunda-feira (19) o Projeto Rota 22 esteve na cidade de Taipu, promovendo uma oficina na Câmara Municipal da cidade. “Mais do que mostrar o que o Partido Liberal já fez pelo Rio Grande do Norte, neste momento estamos fazendo uma escuta ativa da população para traçar projetos e metas para o futuro”, disse Raquel Viana, coordenadora do PL Mulher, na abertura da oficinal. Na terça-feira (20), um novo encontro está marcado em Touros, no Centro de Turismo municipal.
Durante a oficina, em Taipu, a secretária de Desenvolvimento de Pureza, Rosélia Albuquerque, defendeu um plano estruturado pela beneciar a economia da região do Mato Grande do Estado que segundo ela possui boa oferta de água, solo fértil e localização que possibilita acesso fácil.
A secretária da Saúde de Poço Branco (RN), Ana Cristina, lamentou a carência de leitos hospitalares no Estado, para saúde mental, doenças cardiológicos, de urgência e emergência. “Nossa rotina é pedir ajuda aos amigos, parceiros, colegas para internações, quando a fila era para transcorrer normalmente”, disse a secretária, que foi complementada pela secretária municipal de saúde de Taipu (RN), salientando que os recursos destinados à saúde municipal são insuficientes.
A melhoria no aparato do setor de segurança na região também pautou os debates na oficina e a vereadora de Taipu, Analice, na abordagem sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos, sugeriu transformar lixo em renda; investindo em tecnologias de reciclagem e tratamento de resíduos, convertendo-os em matéria-prima ou subprodutos com valor comercial.
Fique conectado com o Rota 22 — Acesse o site plrota22.com.br e confira quando o projeto passará por sua região. Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais, pelos perfis @pl22rn e @plnacional22, e no canal de WhatsApp do Rota 22 no Rio Grande do Norte: canal.plrota22.com.br.
Realizado pelo PL, em parceria com o Instituto Álvaro Valle e sob a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Rogério Marinho, o Rota 22 promove oficinas e seminários em todas as regiões do Rio Grande do Norte, com o objetivo de identificar demandas locais e fortalecer o compromisso do partido com a melhoria da qualidade de vida da população.
Microempreendedores individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio de 2025 para enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente ao faturamento de 2024. O prazo para preenchimento começou em 1º de janeiro e segue até o final de maio. A declaração é obrigatória para todos que possuem um CNPJ como MEI — mesmo sem movimentação financeira no ano — e deve ser feita pelo Portal do Empreendedor: gov.br/mei .
No site, é necessário informar o número do CNPJ, selecionar o ano de apuração (2024), declarar o total do faturamento bruto no período e indicar se houve contratação de funcionário. Após concluir essas etapas, o sistema emite um recibo que deve ser salvo como comprovante.
Para quem encontrar dificuldades no processo, o Sebrae disponibiliza atendimento gratuito por meio da Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 570 0800, que também funciona via WhatsApp. O MEI também pode procurar auxílio presencial nas agências do Sebrae no estado, na Loja do Empreendedor, na Zona Norte de Natal, ou nas Salas do Empreendedor dos municípios parceiros.
Segundo Thales Medeiros, gerente da Agência Sebrae Grande Natal, enviar a declaração é um passo fundamental para manter a empresa em situação regular com a Receita Federal, Previdência e entes estaduais e municipais.
Nesse caso, o microempreendedor passa a enfrentar restrições como a impossibilidade de emitir notas fiscais, perda de benefícios previdenciários, dificuldade para conseguir crédito e até cobrança judicial de dívidas. Além disso, o atraso na entrega gera multa mínima de R$ 50, com desconto de 50% para pagamento em até 30 dias. A penalidade também pode incluir juros de 2% ao mês sobre o valor dos tributos devidos, limitada a 20%.
Um incêndio atingiu um quarto da residência universitária masculina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró, na madrugada de domingo (18). O caso aconteceu no campus central da instituição.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o quarto em chamas e, depois, parte destruído. O fogo começou por volta das 4h da manhã.
O estudante Maxon Oliveira, de 19 anos, que mora na residência universitária, contou que decidiu dormir em outro quarto da casa, junto com colegas, para não ficar sozinho.
“Estava sozinho no meu quarto, com o ventilador ligado e o carregador na tomada. Desliguei o ventilador e fui dormir no outro quarto. Por volta das 4h, um amigo da casa da frente viu o fogo e me chamou. Quando cheguei, o quarto já estava em chamas. Não sobrou nada”, relatou.
Colegas de uma casa vizinha conseguiram desligar o disjuntor e apagaram as chamas com baldes de água.
O estudante, que é de Apodi, cursa Ciência, Tecnologia e Inovação e mora há 1 ano na vila, perdeu notebook, ventilador, livros, cadernos, colchões e roupas.
Uma operação da Delegacia do Consumidor (Decon) para fiscalizar a produção de gelo nas comunidades da Zona Oeste do Rio terminou em tragédia na manhã desta segunda-feira (19). Um policial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) foi baleado na cabeça durante ação na Cidade de Deus. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, mas não resistiu.
De acordo com a Secretaria de Estado da Polícia Civil, o agente foi atingido durante a execução de mandados de busca e apreensão em fábricas e depósitos ligados à distribuição irregular de gelo, que abastece barraqueiros e quiosques nas praias da Barra e do Recreio.
A investigação da Decon teve início em fevereiro, quando uma operação conjunta com a Delegacia do Meio Ambiente (DPMA), a Cedae, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA) identificou possíveis irregularidades na cadeia de produção e fornecimento de gelo vendido em pontos comerciais da orla carioca.
Amostras recolhidas em quiosques da Barra e do Recreio apresentaram a presença de coliformes fecais na composição do produto.
A ação desta segunda visava verificar, em campo, as condições de armazenamento do gelo, a origem da água utilizada, além de apurar possíveis crimes ambientais, ligações clandestinas de energia e consumo irregular de água. A expectativa da Decon era recolher novas amostras para enviar à perícia e cruzar com os laudos anteriores.
A operação ocorreu em fábricas clandestinas e depósitos supostamente ligados à produção do gelo contaminado, que, segundo a polícia, vinha sendo comercializado sem qualquer controle sanitário e em locais com graves infrações ambientais.
A primeira-dama Janja admitiu quebra de protocolo ao pedir a palavra em um jantar oficial do presidente Lula com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim, na semana passada. Na ocasião, ela protagonizou um “climão” ao falar dos efeitos nocivos do TikTok.
“Em nenhum momento eu calarei a minha voz para falar sobre isso. Em nenhum momento, em nenhuma oportunidade. Não há protocolo que me faça calar se eu tiver uma oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa que seja, do maior grau ao menor grau, do mais alto nível a qualquer cidadão comum”, afirmou Janja, nesta segunda-feira (19), em um evento do Ministério dos Direitos Humanos.
“Quero dizer que a minha voz, vocês podem ter certeza, vai ser usada para isso. E foi para isso que ele foi usada na semana passada quando eu me dirigi ao presidente Xi Jinping após a fala do meu marido sobre uma rede social. Quero dizer que eu, como mulher, não admito que alguém me dirija dizendo que eu tenho que ficar calada. Não me calarei quando for para proteger a vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes”.
Termina nesta segunda-feira (19) o prazo da Justiça Eleitoral de regularização do título de eleitor para os chamados “eleitores faltosos”.
O termo designa quem não votou, não justificou e não pagou a multa referência a essas ausências nos três últimos pleitos seguidos – regulares ou suplementares.
Importante: o primeiro e o segundo turno contam como eleições diferentes para essa verificação.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a sexta-feira (16) 145.714 eleitores e eleitoras já tinham regularizado sua situação. Faltavam, no entanto, outros 5.129.608.
Quem não regularizar o documento até esta segunda terá o titulo de eleitor cancelado.
O que acontece se o título for cancelado?
Sem um título válido, além de não poder comparecer às urnas, o cidadão fica impedido de tirar passaporte e assumir vaga ao ser aprovado em um concurso público, por exemplo.
Outras restrições incluem:
Votar ou se candidatar a cargos públicos.
Receber salários, proventos ou qualquer remuneração de cargo ou função pública, autárquica, paraestatal ou de empresas e fundações subvencionadas pelo governo.
Participar de concorrências públicas ou administrativas da União, estados, municípios, autarquias ou entidades similares.
Obter carteira de identidade.
Renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais ou fiscalizados pelo governo.
Realizar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou do imposto de renda.
Um feto foi encontrado neste domingo (18) dentro de uma estação elevatória de esgoto da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), localizada em uma praça no bairro de Neópolis, na zona Sul de Natal.
O corpo foi descoberto por funcionários da companhia durante um procedimento de manutenção da estrutura. Segundo relatos de moradores da região, uma mulher teria passado pela praça durante a madrugada e abandonado o feto no local. O material encontrado media cerca de 20 centímetros, compatível com aproximadamente 20 semanas de gestação.
A Caern informou que casos como esse são extremamente raros e que, diante da situação, seguiu o protocolo padrão de comunicar imediatamente as autoridades.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), a Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionados e estiveram no local para recolhimento do corpo e início da investigação.
Até o momento, não há confirmação da identidade da mulher e também não há informações sobre imagens de câmeras de segurança que possam ter registrado a movimentação na área.
A Prefeitura de Parnamirim deu início, nesta segunda-feira (19), à programação da 1ª Semana de Enfermagem do município, que segue até a próxima sexta-feira (23), no auditório do Centro Administrativo, localizado na Cohabinal.
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), tem como tema “Enfermagem em Foco: Cuidado, Ciência e Inovação para um Futuro Sustentável” e reúne enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal de saúde. O objetivo é promover debates e reflexões sobre temas relevantes para a atuação desses profissionais no contexto atual.
Durante a solenidade de abertura, o secretário de Saúde, Rogério Gurgel, destacou a importância da categoria e agradeceu o empenho de todos os profissionais de enfermagem do município. “Parnamirim foi o município que mais vacinou no estado. E vocês são os principais responsáveis por esse resultado”, afirmou.
Na ocasião, a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RN) ministrou a palestra magna “O protagonismo da enfermagem na história e na atualidade”, abordando a relevância histórica e os desafios contemporâneos da profissão.
A programação desta segunda-feira (19) também contou com o I Encontro de Estagiários da Atenção Primária em Saúde de Enfermagem de Parnamirim, que teve como destaque a palestra da coordenadora do Departamento de Atenção Primária (DAP), Marília Gabriela.
Confira a programação dos próximos dias:
20/05 (Terça-feira) – 14h
Palestra: A atuação do enfermeiro na APS e a longitudinalidade do cuidado
Mesa Redonda: O Protagonismo da Enfermagem na perspectiva futura da profissão
21/05 (Quarta-feira) – 14h
Palestra: Enfermagem e Ciência: a prática da APS baseada em evidências
Mesa Redonda: A atuação da Enfermagem como membro de equipe
22/05 (Quinta-feira) – 14h
Palestra: A Enfermagem e as Redes de Atenção a Saúde
Mesa Redonda: Liderança e Posicionamento na atuação da Equipe de Enfermagem
23/05 (Sexta-feira) – 14h
Palestra: Cuidado, Ciência e Inovação para um Futuro Sustentável
Mesa Redonda: Perfil epidemiológico da enfermagem de Parnamirim e o futuro da APS
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou, neste domingo (18), que investiga duas novas suspeitas de foco de gripe aviária (H5N1) no Brasil. Os casos em análise estão no Rio Grande do Sul e em Tocantins.
Uma das apurações é de uma propriedade de subsistência que fica no raio de 3 km da granja comercial em Montenegro (RS), onde surgiu o primeiro foco da doença em aves no país.
A notícia do primeiro caso de gripe aviária no Brasil foi divulgada pelo Mapa na sexta-feira (16). Também foi identificado um foco de gripe aviária no zoológico de Sapucaia do Sul (RS), também na Região Metropolitana de Porto Alegre. Lá, houve a morte repentina de 38 cisnes e patos, e o local acabou fechado para visitação.
Depois disso, oito países e a União Europeia suspenderam as compras de proteína de frango do Brasil.
A propriedade de subsistência onde é investigada a nova suspeita de gripe aviária fica no raio de 3 quilômetros do primeiro foco da doença, em Montenegro. Já houve a coleta de amostras para exames, e o material está em trânsito para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, no município de Campinas (LFDA-SP). A previsão é de que o resultado preliminar saia no fim desta segunda-feira (19).
Na granja comercial de Montenegro, ocorreu o descarte de todas as aves e ovos, e o local passa por um trabalho de limpeza e desinfecção das instalações. O Mapa afirma ter rastreado e providenciado a destruição de todos os ovos que saíram do estabelecimento.
Em Minas Gerais, o governo descartou 450 toneladas de ovos.