Em leitura anual, Prefeita Nilda celebra avanço histórico na saúde de Parnamirim e outras conquistas


A prefeita Nilda Cruz realizou nesta terça-feira (3) a leitura anual da mensagem do Poder Executivo, na Câmara Municipal de Parnamirim. Na oportunidade, ela fez um balanço das ações da sua administração e celebrou os avanços obtidos no primeiro ano à frente da Prefeitura. A primeira mulher a comandar os destinos de um dos principais municípios do Estado, Nilda enalteceu as conquistas na educação, geração de emprego, desenvolvimento econômico, serviços urbanos, assistência social, segurança e infraestrutura, mas foram os investimentos e melhorias realizadas na saúde, que mereceram destaque. De acordo com o Ministério da Saúde, o Município deu um salto significativo na avaliação de desempenho de suas equipes, saindo de 6,15% para 93,84% de aprovação.

Esse avanço histórico na saúde de Parnamirim soma-se a uma série de outros conquistados ao longo do primeiro ano da atual gestão. Foram zeradas as filas de espera para fraldas geriátricas, kits glicêmicos e de diversos procedimentos cirúrgicos. Na Atenção Especializada, conseguiu um avanço estrutural, com a incorporação do teto MAC, ampliando recursos para R$ 25 milhões anuais.

A prefeita fez questão de lembrar ainda da requalificação da UPA de Nova Esperança. A unidade teve os equipamentos renovados e o laboratório ampliado, permitindo a realização de mais de 30 tipos de exames. O aparelho de raio-X foi consertado e foram reabastecidos medicamentos e insumos. “Todas essas melhorias impactaram positivamente a vida dos usuários; são mais de 10 mil atendimentos mensais. Hoje oferecemos dignidade, qualidade e tratamento humanizado”, detalhou a prefeita.

“Quando assumimos a gestão em 1º de janeiro de 2025, encontramos desafios importantes: dívidas de mais de R$ 300 milhões, serviços essenciais fragilizados, obras paralisadas, filas reprimidas e uma administração que precisava ser reorganizada para voltar a servir bem à população; não escolhemos o caminho fácil, escolhemos o caminho certo” conclui a prefeita em sua fala inicial.

Professora de formação e com uma sólida carreira dentro da sala de aula, a prefeita Nilda se emocionou ao falar sobre o quanto a sua gestão trabalhou para melhorar a qualidade do ensino da rede pública municipal de educação, com seis CMEIS reformados e inaugurados, vinte unidades passaram por manutenção e professores valorizados, com reajuste e recomposição salarial.

Os serviços urbanos estão em dia. A gestão está executando o maior plano de recuperação e manutenção das lagoas de captação da história de Parnamirim. Os cemitérios públicos foram revitalizados, a iluminação pública tem sido aprovada pela população e chuveiros foram instalados na orla.

Foi feita uma retomada de obras e investimentos. Praça Cidade Verde, Praça de Pium, ruas com pavimentação completa. E a segurança recebeu 57 novos Guardas Municipais, e foram e fortalecidasa Ronda Escolar e a Patrulha Maria da Penha. Parnamirim alcançou a posição de cidade mais segura do RN e 3ª mais segura do Nordeste. “No primeiro ano trabalhamos muito. No segundo ano vamos trabalhar o dobro. E, a partir de agora, eu convoco toda nossa equipe a triplicar o esforço por Parnamirim; gratidão Parnamirim” concluiu.

Médico passa mal após ganhar partida de beach tennis e morre

O médico Marcelo Ferreira Manna Nunes, de 32 anos, morreu após vencer uma partida de beach tennis durante torneio realizado em um clube de Campina Verde, no último sábado

(31). Segundo o Samu, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e, apesar das tentativas de reanimação, não resistiu.

De acordo com a presidência do Urupê Tênis Clube, Marcelo participava do 4° Open de Beach Tennis.

Após vencer uma partida, ele se sentou para descansar e, pouco depois, começou a passar mal.

Ao perceber a situação, o clube informou que acionou imediatamente o Samu. Enquanto a equipe não chegava, outros médicos que estavam no local prestaram os primeiros atendimentos.

Após a realização de todos os procedimentos pré-hospitalares, o paciente foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Campina Verde. Na unidade, após avaliação da médica de plantão, a morte foi confirmada.

Marcelo era servidor público e atuava em uma unidade de saúde do município.

Acidente com ônibus de romeiros em Alagoas deixa 15 pessoas mortas


Ao menos 15 pessoas morreram por conta de um acidente envolvendo um ônibus de romeiros nesta terça-feira (3). O caso ocorreu na rodovia AL-220, no povoado Caboclo, em São José da Tapera (215 km de Maceió), no sertão de Alagoas.

Segundo o governo estadual, o ônibus, com 60 pessoas, capotou na via. Entre os mortos estão cinco homens, sete mulheres e três crianças.

Os demais feridos foram encaminhados a hospitais da região, onde recebem atendimento médico.

Deputado Francisco reafirma compromisso com o povo do RN na abertura dos trabalhos da Assembleia


O deputado estadual Francisco (PT) participou, nesta terça-feira (03), da sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Ele falou à imprensa sobre as expectativas para o ano.

Francisco ressaltou que, embora 2026 seja ano eleitoral, o compromisso com as demandas de interesse do povo do Estado deve ser a prioridade. “2026 será um ano de muitos desafios. Não tenho dúvidas de que o parlamento estadual continuará dando a sua contribuição no que tange as questões de interesse do povo e do desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.

Líder do Governo do Estado, o parlamentar acrescentou que continuará o trabalho de diálogo plural com os demais deputados, intermediando as pautas entre os poderes executivo e legislativo.

Eleição indireta, voto aberto e a porta aberta para Ezequiel assumir mandato tampão

Screenshot

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), confirmou nesta terça-feira 3 que a eleição indireta para o Governo do Estado será realizada com voto aberto – ou seja, o público saberá em qual candidato cada deputado votou.

A eleição indireta está prevista para acontecer na Assembleia Legislativa até abril, diante das renúncias anunciadas da governadora Fátima Bezerra (PT) e do vice-governador Walter Alves (MDB) antes do tim do mandato. Como pretendem ser candidatos no pleito de outubro, Fátima e Walter precisam deixar os cargos até 4 de abril de 2026.

“A eleição se daria aqui na Assembleia com o voto aberto. Eu já defini que o voto seria aberto”, afirmou Ezequiel, em conversa com jornalistas na abertura dos trabalhos legislativos em 2026.

Mais >

Prefeita Nilda anuncia conclusão da obra de drenagem de Monte Castelo


A prefeita Nilda anunciou a conclusão para os próximos meses da obra de drenagem do bairro Monte Castelo, uma das intervenções mais aguardadas pela população da região. Neste momento, restam apenas cerca de 600 metros da Rua Getúlio Vargas e a construção do dissipador para a conclusão total da intervenção, que já representa um marco histórico para o bairro. A expectativa é que essa etapa seja concluída dentro dos próximos 200 dias. O projeto foi recebido com diversos problemas deixados pela administração anterior, exigindo readequações técnicas e estruturais para garantir a qualidade da obra.

A obra de drenagem de Monte Castelo é considerada um avanço significativo para a mobilidade urbana, a segurança e a qualidade de vida dos moradores, resolvendo problemas históricos de alagamentos e transtornos durante o período chuvoso. As intervenções já beneficiam importantes vias da região, como as ruas Pedro Rufino, Manoel Fernandes Neto, Manoel Ferreira Neto, Brigadeiro Trompowski, Georgino Avelino e Paulo Afonso.

Para a prefeita Nilda, a conclusão da obra simboliza o compromisso da gestão com quem mais precisa. “Recebemos uma obra com muitos problemas, mas assumimos a responsabilidade de corrigir, readequar e concluir. Estamos trabalhando com seriedade para entregar à população aquilo que ela merece: infraestrutura de qualidade e respeito”, destacou.

Pressão: PM apreende drogas e balanças de precisão após perseguição em Macaíba


Policiais militares da Força Tática do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM) realizaram a apreensão de entorpecentes e materiais utilizados para o tráfico de drogas na noite desta segunda-feira (02), durante patrulhamento na Estrada das Torres, no município de Macaíba, na Grande Natal.

De acordo com a PM, as equipes Tático Mike 01 e 02, que utilizavam as viaturas B 1111 e B 1106, realizavam policiamento ostensivo por volta das 18h20 quando visualizaram dois indivíduos em uma motocicleta em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação das guarnições, os suspeitos empreenderam fuga, dando início a um acompanhamento tático.

Durante a evasão, o passageiro da motocicleta arremessou uma bolsa do tipo necessaire em via pública. Apesar das diligências realizadas na região, os indivíduos conseguiram fugir. No entanto, o material descartado foi localizado e recuperado pelos policiais.

Dentro da bolsa, foram encontrados:

  • uma balança de precisão de tamanho médio;
  • uma balança de precisão de tamanho pequeno;
  • seis porções médias de substância análoga à maconha;
  • dez porções pequenas de substância análoga à maconha;
  • uma porção de substância análoga à cocaína.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Plantão, onde foram adotados os procedimentos cabíveis junto à autoridade policial.

A Polícia Militar segue intensificando o patrulhamento com o objetivo de combater o tráfico de drogas e garantir a segurança da população.

PRF aposentado é morto ao reagir assalto em sua granja na Grande Natal; um dos b*ndidos morreu


Um policial rodoviário federal aposentado foi morto na noite desta segunda-feira (data a confirmar) durante um assalto à sua residência, localizada na comunidade de Arenã, em São José de Mipibu, na Grande Natal. Um dos criminosos envolvidos na ação também morreu após ser baleado.

A vítima foi identificada como Fernando Delfino, policial rodoviário federal aposentado. No momento em que os criminosos invadiram a granja, ele não estava dentro da residência. Seus familiares foram feitos reféns e, segundo relatos, chegaram a pedir diversas vezes que os assaltantes levassem tudo o que quisessem e deixassem o local. Mesmo assim, o grupo afirmou que permaneceria na casa.

De acordo com as informações preliminares, os criminosos aguardavam o retorno do policial, com o objetivo principal de se apoderar de armas de fogo e munições que ele possuía. Ainda segundo a polícia, seis suspeitos participaram da ação criminosa.

Populares acreditam que o grupo tenha chegado ao local a pé, utilizando uma área de mata próxima para acessar a propriedade. Durante o assalto, houve confronto, e um dos suspeitos foi baleado.

Após a ação, os criminosos fugiram na caminhonete da vítima, descrita como uma Strada branca, seguindo em direção ao município de Monte Alegre. No hospital da cidade, eles deixaram o comparsa ferido, que não resistiu aos ferimentos e morreu. Em seguida, os suspeitos fugiram novamente, tomando destino ignorado.

Equipes da Polícia Civil, por meio da DHPP, e da Polícia Científica estiveram no local realizando os procedimentos de perícia e iniciando as investigações. A polícia segue em diligências para localizar e prender os outros cinco envolvidos no crime.

O caso será investigado como latrocínio (roubo seguido de morte).

”Caicó voltou a levantar a cabeça”, afirma Dr. Tadeu ao abrir trabalhos legislativos de 2026


O prefeito Dr. Tadeu abriu oficialmente os trabalhos legislativos de 2026 destacando que esta é a sexta vez que participa da solenidade e reforçando o compromisso de sempre entregar mais do que promete. Em tom pessoal e emotivo, lembrou suas origens em Caicó, sua trajetória como médico e o início da vida pública marcada por desafios, afirmando que governar é um ato de amor, respeito ao cidadão e responsabilidade com o futuro da cidade. Segundo ele, a parceria entre Executivo e Legislativo é essencial para continuar transformando a realidade da população.

O prefeito relembrou o cenário encontrado em 2021, com salários atrasados, dívidas milionárias, serviços precários e perda da esperança popular, agravados ainda mais pela pandemia. Destacou que, sem milagres, mas com gestão, planejamento e articulação política, a administração conseguiu reorganizar as finanças, manter salários em dia e captar mais de R$ 43 milhões em emendas parlamentares. Entre os principais avanços citados estão quase 90 ruas pavimentadas pelo programa Pavimenta Caicó, a ampliação da saúde básica de 8 para 28 equipes médicas, o Caicó Limpa, a criação do Caicó Mais Saúde e a conquista histórica do Hospital Universitário do Seridó, fruto de acordo com a EBSERH.

Para 2026, Dr. Tadeu afirmou que o ano será de aceleração com responsabilidade. Estão previstas novas pavimentações, investimentos no Distrito Industrial (CISCOM), avanços na agenda ambiental com o fim definitivo do lixão, fortalecimento das áreas de saúde, educação, habitação, agricultura e ações sociais, além da consolidação de Caicó como polo regional de saúde e educação. Ao final, agradeceu o apoio institucional da Câmara, dos servidores, lideranças políticas e da população, reafirmando que a reeleição representa missão e não troféu, e convocou todos a seguirem unidos para garantir um futuro melhor para o povo caicoense.

Mais >

‘Tom de pré-candidato’: discurso de Dr. Tadeu na CMC “foi mais do que a abertura dos trabalhos”


A abertura dos trabalhos legislativos com o prefeito Dr. Tadeu deixou uma imagem mais entusiasmada para os aliados do gestor caicoense sobre a disponibilidade do seu nome quando o assunto é concorrer uma cadeira de deputado estadual. A casa entendeu que “houve um recado” para quem ainda duvida.

“Andou pelo passado, falou das conquistas de 2021 até aqui, e projetou o futuro da maior cidade do Seridó, deixando claro que ele tem um projeto bem maior para o município, e ficar dois anos parado (a contar de quando deixar a prefeitura), seria um prejuízo incalculável para nós e para ele”, disse um aliado.

Dr. Tadeu tem dito, repetido e confirmado a veículos de imprensa que é sim pré-candidato a deputado estadual, e a cada dia deixa menos gente duvidando da sua palavra, mesmo que ainda não tenha montado agenda apresentando esse projeto para as lideranças da região, a menos que tudo esteja in off.

Câmara de Parnamirim retoma sessões legislativas com leitura da mensagem anual da prefeita Nilda Cruz nesta terça


A Câmara Municipal de Parnamirim retoma oficialmente suas atividades legislativas nesta terça-feira, 3 de fevereiro. A sessão solene de abertura do ano legislativo está marcada para as 9h e contará com a presença da prefeita Nilda Cruz, que fará a leitura da mensagem anual do Poder Executivo ao Legislativo e à população.

A leitura da mensagem anual é um dos momentos mais importantes do início dos trabalhos parlamentares, pois apresenta um balanço das ações realizadas pela Prefeitura e as diretrizes, prioridades e metas da gestão municipal para o ano de 2026.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Dr. César Maia, destacou que a retomada das sessões marca o início de um novo ciclo de debates. “São proposições e deliberações voltadas ao desenvolvimento do município e ao fortalecimento do diálogo institucional entre os poderes”, afirmou.

A sessão é aberta ao público e também poderá ser acompanhada pela TV Câmara, no canal 29.2, e no perfil oficial do YouTube.

Prefeitos da Bahia vão à CNM contra cachês exorbitantes para o São João: Wesley Safadão agora é R$ 1,1 milhão


Durante evento realizado na semana em Brasília, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), prefeitos da Bahia, liderados pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí, protestaram contra preços de cachês de bandas para os festejos juninos.

Os gestores defendem a abertura de um diálogo com os órgãos de controle, visando à definição de recomendações e critérios que orientem a contratação de atrações artísticas no período do São João. O tema vem ganhando repercussão, adesão maciça, ampliando o debate chamando a atenção também de artistas e produtoras que figuram como alvos diretos das reclamações feitas pelos gestores municipais.

O debate se intensifica diante dos altos valores praticados no mercado artístico desde o São João de 2025, que já vinham sendo considerados elevados pelas prefeituras. No entanto, a preocupação aumenta com a sinalização de que, para 2026, os cachês previstos estão ainda mais altos do que os praticados neste ano, o que pode tornar inviável a realização das festas em muitos municípios, especialmente os de pequeno e médio porte. Entre os cachês mais elevados em 2025 estavam:

Mais >

Eduardo Bolsonaro é convidado para evento com Trumo e Milei nos Estados Unidos


O ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) informou, nesse domingo (1º/2), que estará presente, no dia 10 de fevereiro, em evento que contará com a participação do presidente da Argentina, Javier Milei, no Mar-A-Lago Club, resort do presidente americano, Donald Trump, na Flórida (EUA).

Eles participarão do “Hispanic Prosperity Gala”, que homenageará os “250 anos de prosperidade americana e as contribuições vitais dos hispano-americanos para o futuro econômico da nação”.

Eduardo publicou no X o card do evento confirmando sua presença e afirmando que é uma “satisfação” retornar ao hotel de Trump no mesmo evento em que estará Milei, descrito pelo filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como o “melhor presidente da Argentina de todos os tempos”.

Cadu diz que PT não abre mão de ter um nome de confiança tocando o mandato tampão; Vídeo


O pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier (PT) afirmou que o Partido dos Trabalhadores se articula para manter o comando do executivo estadual caso se confirme um cenário de vacância do cargo após a eventual renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT) para disputar o Senado e a não assunção do vice-governador Walter Alves (MDB).

A declaração foi feita em entrevista nesta segunda-feira (02), no programa Repórter 98, da 98FM Natal.

“Uma coisa que a gente não abre mão é de manter uma pessoa de extrema confiança do Partido dos Trabalhadores tocando o governo nesse período após a renúncia da governadora. Isso a gente vai trabalhar para isso”, declarou Xavier, ao tratar da estratégia política em discussão no Legislativo estadual.

Mais >

Estresse no trabalho pode “tornar alguém gay”, diz ministro religioso da Malásia


Declarações do ministro de Assuntos Religiosos da Malásia, Zulkifli Hasan, provocaram forte repercussão internacional após ele afirmar que o estresse no ambiente de trabalho poderia “transformar alguém em gay”. A fala foi feita durante um evento público e rapidamente se espalhou pelas redes sociais.

Segundo o ministro, fatores como pressão emocional, influência social, experiências sexuais e tensão profissional estariam entre as possíveis causas do que chamou de “aumento de comportamentos LGBT”. Hasan afirmou ainda que se baseou em um estudo publicado em 2017 para sustentar sua argumentação.

Especialistas em saúde, pesquisadores e organizações de direitos humanos reagiram de forma crítica às declarações. De acordo com a comunidade científica, não há qualquer evidência de que estresse, condições de trabalho ou fatores externos sejam capazes de alterar a orientação sexual de uma pessoa, que é considerada parte intrínseca da identidade individual.

Mais >

Casal de irmãos, de 4 e 6 anos, morre abraçado após incêndio destruir sua casa


Dois irmãos perderam a vida após um incêndio destruir a casa onde moravam, na cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. As vítimas foram identificadas por Bernardo Abraão, de seis anos, e Alexia Rielly de quatro anos de idade. O caso aconteceu na tarde da quinta-feira (29), no bairro Pitanga.

Segundo o relato de vizinhos, as crianças estavam sozinhas dentro de casa quando o incêndio começou, e chegaram a ser socorridas com vida, mas não resistiram após dar entrada no hospital.

O Corpo de Bombeiros foi acionado assim que moradores perceberam as chamas. As crianças foram encontradas abraçadas em um cômodo da residência e conscientes. Mesmo diante do medo e do desespero, eles permaneceram juntos até o fim.

Mais >

Juninho Saia Rodada inicia semana com novo apoio no Agreste para sua pré-candidatura


A pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal iniciou a semana com mais um importante reforço político no Rio Grande do Norte. Desta vez, o apoio veio da vereadora Monique Andrade, do município de São José do Campestre-RN.

Monique Andrade é empreendedora e farmacêutica de formação, com forte atuação no município. Ao declarar apoio, a vereadora destacou a importância de fortalecer projetos que dialoguem com as necessidades da população e contribuam para o desenvolvimento regional.

O apoio soma-se a outras adesões recentes e evidencia o crescimento da pré-candidatura de Juninho Saia Rodada em diferentes regiões do estado.

Confronto com a PM deixa dois mortos próximo ao rio Piranhas; outros dois suspeitos conseguiram fugir


Dois homens morreram durante um confronto com a Polícia Militar ocorrido às margens do Rio Piranhas, na região do Seridó, quando equipes policiais tentavam capturar quatro suspeitos envolvidos em crimes na área.

De acordo com informações preliminares, os policiais foram recebidos a tiros no momento da abordagem. Houve revide, e dois suspeitos acabaram sendo baleados. Eles chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. Outros dois indivíduos conseguiram fugir pelo matagal e seguem sendo procurados.

Circulam nas redes sociais imagens divulgadas por amigos que apontam que os supostos mortos seriam Samuel da Silva Leite, conhecido pelo vulgo “Grilo”, e Ycaro, natural do município de Timbaúba dos Batistas e conhecido como De Menor. No entanto, até o momento, os corpos ainda não foram oficialmente identificados pelas autoridades, e a informação não foi confirmada pela Polícia Civil.

A ocorrência será investigada, e a polícia segue em diligências para localizar os suspeitos foragidos. Novas informações devem ser divulgadas após a identificação oficial das vítimas e a conclusão dos procedimentos legais.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante entrega pavimentação de 9 ruas, além de sinalização e iluminação 100% LED


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante segue intensificando os investimentos em infraestrutura urbana, promovendo avanços significativos na mobilidade, na segurança e na qualidade de vida da população. Na última semana, o prefeito Jaime Calado realizou a entrega de obras de pavimentação, sinalização viária e iluminação pública com tecnologia 100% LED nos bairros Guajiru, Nova Zelândia e Loteamento Samburá (Santa Terezinha), beneficiando diretamente centenas de famílias.

No bairro Guajiru, foram inauguradas as obras das ruas Valdomiro Teixeira e Dom Matias, que passaram a contar com pavimentação, sinalização vertical e nova iluminação em LED. A Rua Valdomiro Teixeira recebeu pavimentação em uma área de 1.735,97 m², enquanto a Rua Dom Matias foi contemplada com 2.508,91 m², totalizando um investimento de R$ 849.658,91. As intervenções foram viabilizadas por meio de emenda parlamentar do deputado federal Sargento Gonçalves. A solenidade de entrega aconteceu na segunda-feira (26).

Durante o evento, o prefeito Jaime Calado ressaltou a relevância das obras para a população que conviveu por anos com a ausência de infraestrutura adequada. “Quem já morou em rua sem calçamento sabe o quanto isso traz sofrimento. Pavimentação é prioridade, e vamos lutar todos os dias para garantir mais dignidade ao nosso povo”, afirmou.

Mais >

Imagens mostram deputado do PT chegando em viatura da PF para exame após prisão por encostar p3nis em mulher


As imagens registram a chegada do deputado estadual Pedro Lobo (PT) ao Núcleo da Perícia Forense, em Juazeiro do Norte, na manhã desta segunda-feira (2), sendo conduzido em uma viatura da Polícia Federal para a realização de exame de corpo de delito.

O parlamentar chegou ao local por volta das 10h30, fato que chamou a atenção de quem passava pela região e rapidamente repercutiu na cidade. Pouco antes, Pedro Lobo havia sido preso em flagrante, suspeito do crime de importunação sexual.

Após desembarcar da viatura, o deputado foi encaminhado para os procedimentos legais de praxe, enquanto o caso segue sob apuração das autoridades competentes. A ocorrência passou a repercutir tanto nos bastidores políticos quanto entre a população da região do Cariri.

Toda a movimentação foi acompanhada pela equipe da TV News Cariri, que registrou desde a chegada da viatura da Polícia Federal até a entrada do parlamentar no órgão pericial.

Redação: Forquilha na Mídia

Imagens: TV News Cariri

Fonte: TV News Cariri