“Hoje, esse estado é muito melhor do que o estado que Fátima herdou para governar”, afirma Francisco do PT


Durante pronunciamento, o deputado estadual Francisco (PT) afirmou que o Rio Grande do Norte vive hoje uma realidade fiscal e econômica superior àquela encontrada pela governadora Fátima Bezerra ao assumir o comando do Estado, em 2019. Segundo o parlamentar, apesar das dificuldades ainda existentes, os indicadores demonstram avanços importantes na gestão estadual.

De acordo com Francisco, o Governo do Estado conseguiu reduzir significativamente o comprometimento da Receita Corrente Líquida com despesas de pessoal. “Era quase 64% e hoje está em torno de 55% a 56%”, ressaltou, ao destacar o esforço fiscal adotado pela gestão da governadora.

Outro ponto enfatizado pelo deputado foi a regularização da folha salarial dos servidores públicos. Segundo ele, a administração estadual quitou folhas atrasadas que somavam quase R$ 1 bilhão. “Quem assumir o governo do Estado não vai mais se deparar com uma conta de um bilhão de reais apenas de folha de pagamento”, afirmou, ao defender a continuidade do projeto político liderado pela governadora e citar o nome de Cadu como pré-candidato do grupo.

Mais >

Prefeito de Equador, Cletson, comemora ônibus para transportar universitários para Campina Grande-PB


O prefeito de Equador, Cletson Rivaldo, comemorou a entrega de um ônibus equipado que passará a realizar o transporte de estudantes universitários do município para instituições de ensino superior em Campina Grande, na Paraíba. O veículo já está pronto para iniciar as viagens com o começo de mais um ano letivo.

Em mensagem direcionada aos estudantes, o prefeito destacou que o transporte universitário sempre foi um compromisso de sua gestão. “Nosso bom dia todo especial hoje é para os nossos universitários de Campina Grande. Essa promessa, para mim, sempre foi uma dívida e será cumprida. Está aqui o nosso ônibus, já com o nosso motorista, para começar mais um ano letivo em Campina Grande”, afirmou.

Cletson Rivaldo também ressaltou o valor da iniciativa para o futuro do município. “Que Deus abençoe todos os universitários, os atuais e os futuros. Está aqui o nosso compromisso com a educação, o nosso compromisso moral com o desenvolvimento de Equador”, disse.

Mais >

PT sugere que TSE proíba impulsionamento de críticas a governos na pré-campanha


O PT sugeriu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a retirada, das regras eleitorais, de um dispositivo que autoriza a crítica aos governos no período de pré-campanha, com impulsionamento pago das postagens. A sugestão foi apresentada no âmbito de uma audiência pública sobre as regras eleitorais, que iniciou nesta terça-feira (3) e seguirá até quinta-feira (5).

A consulta é presidida pelo ministro Nunes Marques. O Tribunal apresentou minutas de resoluções e, em cima delas, seguiram-se as sugestões. Uma delas previa que “não caracteriza propaganda eleitoral antecipada negativa a crítica ao desempenho da administração pública, realizada por pessoa natural, ainda que ocorra a contratação de impulsionamento, desde que ausentes elementos relacionados à disputa eleitoral.” Hoje, o impulsionamento de tais conteúdos é vedado.

A legenda contesta a permissão alegando que “toda crítica formulada por pré-candidato à gestão pública, nesse período, é inevitavelmente associada ao pleito vindouro; do contrário, sequer haveria razão para a regulamentação especifica das práticas de pré-campanha.”

Reunião em Brasília confirma Babá Pereira como vice na chapa de Álvaro Dias


Uma reunião realizada nesta terça-feira (04), em Brasília, confirmou a escolha do ex-prefeito de São Tomé e atual presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Babá Pereira, para compor a chapa majoritária como candidato a vice-governador, ao lado do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, pré-candidato ao Governo do Estado.

Participaram do encontro o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), o ex-prefeito da capital Álvaro Dias (Republicanos) e os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB), reforçando a unidade do grupo político que articula uma candidatura de oposição no Rio Grande do Norte.
A definição do nome de Babá Pereira é vista como estratégica dentro do projeto político liderado por Álvaro Dias. À frente da Femurn, Babá construiu forte relação com os municípios potiguares, destacando-se pela defesa do municipalismo e pela articulação junto à prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças locais em todas as regiões do estado.

Nos bastidores da política, a confirmação da chapa vem sendo recebida com entusiasmo, especialmente no interior, onde Babá Pereira possui ampla capilaridade política. A expectativa é de que o anúncio fortaleça a presença da pré-candidatura nos municípios e amplie o diálogo com as bases locais.
De acordo com interlocutores do grupo, a chapa completa deverá ser anunciada no início do mês de março, período que coincide com a abertura da janela partidária, momento decisivo para definições partidárias e rearranjos políticos visando as eleições deste ano.

Com a consolidação do nome de Babá Pereira como vice, o grupo sinaliza coesão política e avança na construção de uma chapa considerada competitiva para a disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte

”Magistrados não podem julgar causas que tenham advogado da família”, diz Moraes


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (04) que as regras atuais da magistratura já são suficientes para impedir conflitos de interesse e condutas inadequadas de juízes. A declaração foi feita durante o julgamento das ADIs 6293 e 6310, que tratam do uso de redes sociais por integrantes do Judiciário.

Moraes ressaltou que a Constituição e a Lei Orgânica da Magistratura proíbem magistrados de julgar processos nos quais tenham vínculo pessoal ou familiar, incluindo casos em que parentes atuem como advogados. Segundo ele, essas normas valem para todos os juízes, inclusive ministros do STF.

O ministro também defendeu a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e explicou que a legislação permite que magistrados recebam por palestras ou tenham investimentos, desde que não exerçam cargos de direção em empresas, evitando interpretações que inviabilizariam a atuação judicial. Via Metrópoles

Mais >

“Você já engraxou os sapatos com o presidente do Senado?”: Felipe Cortez homenageia Garibaldi


O ex-senador e ex-presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho, foi homenageado nesta quarta-feira por seu aniversário com uma mensagem que destacou uma de suas marcas mais conhecidas na vida pública: a humildade.

A homenagem foi feita pelo renomado advogado Felipe Cortez, que relembrou um episódio simbólico vivido ao lado de Garibaldi no aeroporto de Brasília, quando o político ainda ocupava um dos cargos mais altos da República.

“Você já engraxou os sapatos com o Presidente do Senado? Eu já…”, escreveu Cortez, ao recordar o momento em que ambos utilizaram o serviço de engraxate no salão de embarque do aeroporto, espaço frequentado diariamente por milhares de pessoas.

Segundo o advogado, a cena resume bem o perfil de Garibaldi Filho. “@garibaldifilhorn nunca perdeu a simpatia e a simplicidade, mesmo ocupando os mais altos cargos da República”, afirmou.

Felipe Cortez destacou ainda que a foto do momento foi registrada quando retornavam de Brasília para Natal, período em que Garibaldi exercia a Presidência do Senado Federal. “Feliz aniversário, meu senador! Forte abraço!”, completou.

A publicação repercutiu como um retrato da trajetória política de Garibaldi Filho, reconhecido nacionalmente não apenas pelos cargos que ocupou, mas pela postura acessível e pelo trato simples com todos, independentemente da função que exercia.

Parnamirim salta de 6% para 94% em avaliação do Ministério da Saúde na Atenção Primária


A Atenção Primária da rede pública municipal de saúde de Parnamirim vive uma nova realidade graças ao trabalho da gestão Nilda. Em apenas um ano, o município saiu de 6% para 94% das equipes do setor avaliadas com bom desempenho pelo Ministério da Saúde, consolidando um dos maiores avanços já registrados no Rio Grande do Norte no setor. A avaliação faz parte dos chamados indutores de boas práticas, que analisam a qualidade da assistência prestada à população. Os resultados classificam as equipes em regular, suficiente, bom e ótimo, servindo como parâmetro nacional para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS).

Quando a atual gestão assumiu, o cenário era preocupante. O município tinha apenas quatro equipes classificadas como “bom desempenho” e 61 avaliadas como “suficiente”, figurando entre os piores índices do estado. Em 2024, apenas 6% das equipes alcançavam avaliação positiva. Já em 2025, primeiro ano da gestão da atual administração, a mudança foi expressiva. No segundo quadrimestre (Q2), a avaliação do Ministério da Saúde apontou uma virada histórica: 61 equipes passaram a ser classificadas como “bom desempenho” e apenas quatro permaneceram com desempenho suficiente, elevando o índice para 93%.

A prefeita Nilda destacou que o resultado é fruto de planejamento, compromisso e valorização dos profissionais da saúde: “Esse avanço mostra que estamos no caminho certo. Recebemos a saúde em uma situação difícil, mas com trabalho, organização e respeito aos servidores, conseguimos transformar a realidade da Atenção Primária. Hoje, Parnamirim é referência e isso representa mais cuidado, mais qualidade e mais dignidade para nossa população”, afirmou.

PM é excluído da “Lei Seca” três dias depois de prender Agente de Trânsito do STTU bêbado


Um policial militar que presta serviço à Lei Seca por meio do CPRE (Comando de Policiamento de Trânsito Estadual) disse estar sendo punido pela corporação porque prendeu um Agente de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) no último domingo, 01, na capital.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o caso aconteceu por volta das 21h30 na Rua Vicente Egberto Cavalcanti, no bairro Campim Macio, na Zona Sul da capital potiguar, mas a decisão de transferir o policial militar saiu nesta quarta feira, 04, segundo palavras do PM ao Professor Emerson Melo.

Mais >

Nota Potiguar libera 1000 vouchers para troca de abadás para o Bloquinho da Furiosa “Xameguinho” em Caicó


O Bloquinho da Furiosa promete ter recorde de público no Carnaval infantil de Caicó. O evento conta com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte, por meio do programa Nota Potiguar, que disponibilizou 1.000 vouchers para a troca de abadás através do aplicativo oficial do programa. Cada voucher dá direito a 01 abadá infantil + 01 pulseira do responsável.

O Bloquinho da Furiosa acontecerá neste domingo, 08 de fevereiro, a partir das 17h, com concentração em frente ao Arco do Triunfo, reunindo crianças, famílias e foliões em um momento de alegria, música e inclusão. A animação ficará por conta de Mara Dias, Matheus Kriwat e Max Drumond.

A troca dos abadás acontecerá na loja Pingo de Gente, localizada na Avenida Carlindo Dantas, nº 605, Centro, Caicó/RN, nos dias 06,07 e 08 de Fevereiro.

Mais >

Motoqueiro ultrapassa em local proibido e atropela transeunte em Caicó; Vídeo


Um transeunte foi atropelado por um motoqueiro na manhã dessa terça-feira, 03, sobre faixa de pedestre no prolongamento da avenida Coronel Martiniano, em frente ao antigo posto Galileu, no bairro Barra Nova, zona oeste.

Nas imagens de circuito de TV é possível ver com clareza que o condutor da moto faz a ultrapassagem por um caminhão, este para na faixa de pedestres, mas irresponsavelmente o motoqueiro avança para tentar seguir o caminho.

A vítima, ao passar pela frente do caminhão, foi colhida pelo motoqueiro irresponsável, que ignorou o Art. 203, V do CTB (ultrapassar em faixa contínua na área urbana).

Mais >

Lula chegou aonde não queria estar: pesquisa aponta presidente com 51,4% de desaprovação


Levantamento do instituto Meia/Ideia divulgado nesta quarta-feira (04) indica que 46,6% dos brasileiros aprovam a forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conduz o governo, enquanto 51,4% desaprovam a gestão. Em comparação ao mês anterior, a aprovação oscilou negativamente 0,4 ponto percentual, e a desaprovação subiu 1,4 ponto.

Quando questionados sobre a continuidade de Lula no cargo, 47% afirmaram que ele deve seguir na Presidência, enquanto 51% disseram que não; outros 2% não souberam responder. A pesquisa ouviu 1.600 pessoas com 16 anos ou mais entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026, tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Com informações de Poder 360

O cálculo de Ezequiel Ferreira


Dentro da Assembleia Legislativa o que se sabe é que Ezequiel Ferreira de Souza é considerado o melhor estrategista quando se fala, principalmente, em apoios, ou seja: dar moral, entregar suas lideranças e obviamente brigar por aquele nome: é o caso de apoiar um pré-candidato ao governo.

Ezequiel tem praticamente um palanque pronto, uma terceira ou quarta via, podemos assim dizer, e ele não entrega tudo isso sem avaliar direitinho os riscos e benefícios para todo o grupo, tendo em vista que se o barco naufragar leva todo mundo junto. E, sejamos sinceros, isso não é frescura, é estratégia!

Kleber Rodrigues não esconde de ninguém o desejo de sentar na cadeira de presidente da ALRN, a qual é ocupada por Ezequiel há muito tempo, o que causa uma certa tensão entre os dois, e é aí que está o X da questão. Ezequiel queria ver o caminho de Kleber para ir por outro, e isso aconteceu, claro, aconteceu.

Mais >

Prefeita Nilda anuncia condomínio com 192 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida em Parnamirim: ‘inscrições’


A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, anunciou a implantação de um novo condomínio habitacional com 192 apartamentos pelo programa Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa integra a política municipal de habitação e tem como objetivo ampliar o acesso à moradia digna para famílias do município, fortalecendo a segurança, a qualidade de vida e a inclusão social.

Durante o anúncio, a prefeita destacou que as inscrições para o programa terão início no dia 6 de fevereiro e serão realizadas exclusivamente de forma online, pelo site habitacao.parnamirim.rn.gov.br. Segundo Nilda Cruz, a digitalização do processo garante mais praticidade e agilidade aos interessados, sem a necessidade de deslocamento até a Secretaria de Habitação, ampliando o alcance do programa e facilitando o acesso da população ao sonho da casa própria.

Mais >

Cosern se antecipa a protesto e se reúne com representantes do setor solar; movimento agora mira prefeituras


A Neoenergia Cosern se antecipou a um protesto que estava previsto para ocorrer nesta sexta-feira (7) em frente à sede da distribuidora, em Natal, e se reuniu ontem com representantes do setor de energia solar no Rio Grande do Norte para tratar das recentes mudanças no faturamento da micro e minigeração distribuída (MMGD).

O encontro aconteceu nesta terça-feira (3) e contou com a participação da diretoria da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER), além de representantes de empresas do segmento. A reunião teve como objetivo esclarecer dúvidas relacionadas à contabilização da energia, impostos e valores finais que vêm sendo considerados elevados por consumidores que utilizam sistemas de geração própria.

Apesar da reunião, o protesto segue mantido e pode ocorrer nesta sexta-feira, desta vez em frente à Prefeitura do Natal. O setor solar agora volta sua atenção para as prefeituras, questionando possíveis cobranças de taxas municipais e outros entraves administrativos que estariam impactando diretamente o custo final da energia para os consumidores.

Em nota, a Neoenergia Cosern informou que apresentou um plano de ação durante o encontro, incluindo o reforço no atendimento presencial para esclarecer dúvidas sobre a MMGD. A partir da próxima segunda-feira (9), consumidores poderão buscar atendimento nas lojas da concessionária em Natal (Rua João Pessoa, Centro), Mossoró e Caicó.

A distribuidora também confirmou que uma nova reunião com representantes do setor solar já está agendada para o início do mês de março, mantendo o tema em debate nas próximas semanas.

Consumidores seguem relatando dificuldades no entendimento das faturas e questionam a forma de cobrança aplicada, o que tem gerado mobilização do setor e pressão sobre órgãos públicos e gestores municipais.

Foto: Divulgação

Mãe reconhece corpos das duas filhas achados às margens da BR-304 e fala de envolvimento da mais velha com drogas

A polícia encontrou nesta terça-feira (3), às margens da BR-304, em Macaíba, na Grande Natal, dois corpos que podem ser das irmãs Lidemila Alinny Fernandes de Souza, de 16 anos, e Ana Beatriz Fernandes de Freitas, de 19 anos, desaparecidas desde 30 de dezembro no Rio Grande do Norte. As jovens foram vistas pela última vez em Bom Jesus. A mãe confirmou que os corpos são das filhas e lamentou a tragédia. Os corpos foram recolhidos e encaminhados à Polícia Científica para exames periciais, incluindo identificação genética. A motivação do crime ainda não foi divulgada, e a investigação segue em andamento.

Na semana passada, quatro pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no desaparecimento das irmãs. Durante diligências na cidade de Extremoz, a Polícia Civil encontrou com um dos suspeitos o celular de uma das vítimas, confirmado por meio da checagem do IMEI. No local, também foram apreendidos um veículo Volkswagen Tera vermelho com sinais de adulteração e ligação com outros crimes, além de armas de fogo, carregadores e munições. A polícia informou que mais detalhes serão divulgados após a conclusão do laudo pericial.

Homem é agredido e tem motocicleta roubada na madrugada entre Currais Novos e Lagoa Nova


Na madrugada desta quarta-feira (04), por volta de 00h30, a Polícia Militar de Currais Novos foi acionada para atender a uma ocorrência de roubo registrada na estrada que liga o município a Lagoa Nova.

De acordo com o relato da vítima aos policiais, quatro homens teriam participado da ação criminosa. O homem informou que foi agredido fisicamente, amarrado pelos suspeitos e, em seguida, teve sua motocicleta levada. Os criminosos fugiram com o veículo em direção a Currais Novos.

A Polícia Militar realizou diligências na região, mas até o momento ninguém foi preso. Ainda segundo a PM, a vítima foi orientada a registrar o boletim de ocorrência no plantão da delegacia, porém optou por não formalizar o registro.

O caso segue sem investigação oficial devido à ausência do boletim de ocorrência, documento necessário para a abertura do procedimento policial.

Repórter Seridó

“Alguém vai ter que pagar a conta”, diz Sargento Gonçalves ao votar contra Auxílio Gás


O deputado federal Sargento Gonçalves (PL) se posicionou contra o programa federal de Auxílio Gás durante votação recente e afirmou que a medida representa, segundo ele, um modelo de “compra de votos legalizada”. Em discurso, o parlamentar argumentou que não existe benefício social sem custo e que a conta, no final, recai sobre o contribuinte.

“Não existe almoço grátis. Alguém vai ter que pagar a conta. E quem paga é o cidadão que acorda às cinco da manhã, pega ônibus lotado para trabalhar e volta para casa à noite, também em transporte lotado”, declarou.

Gonçalves afirmou que o país vive uma realidade em que uma parcela significativa da população depende de auxílios governamentais, enquanto outra parte sustenta o sistema por meio do pagamento de impostos. Para ele, o problema não é a existência de programas sociais, mas o que chamou de “excessos e o modelo aplicado”.

“Eu não sou contra auxílios. Sou contra os excessos. Hoje é bolsa para tudo”, disse o deputado, ao criticar políticas sociais do governo federal e da gestão estadual do Rio Grande do Norte, comandada pelo PT.

O parlamentar também fez críticas a programas voltados a jovens em conflito com a lei, classificando-os como incentivos equivocados. Segundo ele, esse modelo faria parte da política social adotada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Outro ponto destacado por Sargento Gonçalves foi a mudança no formato do Auxílio Gás. De acordo com o deputado, anteriormente o beneficiário podia escolher onde comprar o botijão, enquanto agora estaria restrito a distribuidoras autorizadas por convênios do governo.

“Isso prejudica o pequeno comerciante da periferia, o revendedor independente, e fere a livre concorrência. No final, todo mundo perde: quem paga imposto, quem trabalha e até quem recebe o auxílio”, afirmou.

Para o deputado, o modelo beneficia grandes distribuidoras de gás, que passariam a concentrar a venda de milhões de botijões subsidiados com recursos públicos. “São cerca de 65 milhões de botijões pagos com dinheiro do trabalhador”, disse.

Ao encerrar, Sargento Gonçalves voltou a criticar o governo federal e fez um alerta aos eleitores, reforçando seu posicionamento contrário às políticas sociais adotadas pela atual gestão.

Polícia Civil de SC pede internação de adolescente por morte do cão Orelha


A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu, nesta terça-feira (3), as investigações sobre a morte do cão comunitário Orelha e os maus-tratos ao cão Caramelo, ocorridos em Florianópolis.

O inquérito resultou no pedido de internação de um adolescente pelo ataque fatal ao cão Orelha, medida equivalente à prisão para adultos. No caso do cão Caramelo, outros quatro adolescentes foram representados. A força-tarefa também indiciou três adultos por coação no curso do processo.

Os trabalhos foram conduzidos pela Delegacia Especializada no Atendimento de Adolescentes em Conflito com a Lei (DEACLE) e pela Delegacia de Proteção Animal (DPA).

Para identificar os responsáveis, as autoridades analisaram mais de mil horas de filmagens de 14 câmeras de monitoramento e utilizaram um software francês de geolocalização para confirmar a presença dos suspeitos no local dos crimes.

Homenagem a Lula será por amor; TCU suspende repasse de R$ 1 milhão do Governo Federal à Acadêmicos de Niterói

A Justiça determinou a suspensão do uso de verbas públicas para o desfile da Acadêmicos de Niteroi, que planejava levar uma homenagem ao presidente Lula para a Sapucaí. Embora a definição dos enredos aconteça muito antes do Carnaval, a escolha se torna delicada diante do cenário político atual. Como 2026 é um ano eleitoral e Lula é o nome consolidado da esquerda para a disputa, transformar a passarela em um momento de exaltação política com o dinheiro do contribuinte é, no mínimo, polêmico. A escola parece ter ignorado a sutileza das regras que regem o equilíbrio eleitoral.

A decisão judicial reforça que, se a agremiação deseja seguir com a homenagem, deve fazê-lo com recursos privados. É um direito de qualquer escola escolher seu tema, mas custear uma valorização pública de um candidato com dinheiro do povo não é apropriado de forma alguma. Em um ano tão decisivo, a justiça entende que o financiamento estatal não pode servir de palanque, garantindo que o recurso público seja usado para o bem comum, e não para promoção política em pleno período de eleições.

Juninho Saia Rodada ganha mais um apoio no Seridó: Daniel Bezerra vai representar a força da cidade de Currais Novos


A pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal continua avançando no interior do Rio Grande do Norte e recebeu mais um importante reforço no Seridó. Desta vez, o apoio veio de Currais Novos, com a declaração do suplente de vereador Daniel, liderança bastante conhecida no município.

Daniel, que também já exerceu mandato como vereador, destacou-se por um trabalho atuante e próximo da população durante sua passagem pela Câmara Municipal, o que fortalece ainda mais o projeto político encabeçado por Juninho Saia Rodada na região.

O novo apoio reafirma o crescimento da pré-candidatura e amplia o diálogo com lideranças locais comprometidas com o desenvolvimento de Currais Novos e de todo o Rio Grande do Norte.