O Carnaval de Natal 2026 já começa a ganhar corpo antes mesmo da tradicional entrega simbólica das chaves da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval.
Nesta sexta-feira (6) e sábado (7), a Prefeitura promove uma grande prévia carnavalesca na Avenida da Alegria, na Redinha, espaço que se consolidou como um dos principais polos da festa desde o ano passado.
A programação reúne artistas de projeção nacional, nomes da nova geração da música potiguar, trios elétricos, ações sociais e uma área exclusiva voltada para pessoas com deficiência (PCD). O acesso é totalmente gratuito.
O presidente Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista ao Uol nesta quinta-feira (5), que já compartilhou informações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para incentivar uma cooperação direta no combate ao crime organizado e ao narcotráfico.
Segundo Lula, durante conversa com o líder norte-americano, ele questionou se haveria disposição para enfrentar essas redes criminosas e enviou materiais preparados por órgãos brasileiros. “Mandei material preparado pela minha Receita Federal, pela Polícia Federal, mandei as empresas, mandei os cinco navios que estão presos aqui”, declarou.
O presidente afirmou ainda ter repassado detalhes sobre um caso específico. “Disse: essa pessoa mora em Miami. Se quiser combater o crime organizado, pode começar a me entregar esses. Mandei fotografia da casa e endereço”, relatou.
Imersão comandada por Alan Oliveira e Fred Perillo atraiu prefeitos, parlamentares e secretários em busca de estratégias de alto impacto para o cenário eleitoral.
Natal recebeu a primeira edição do Persona.iP, evento que tratou sobre comunicação pública e reuniu um seleto grupo de tomadores de decisão, focando em técnicas avançadas de posicionamento e autoridade digital. Entre as autoridades presentes, destacaram-se os prefeitos Gustavo Santos (Nísia Floresta), Wedna Mendonça (Passagem) e Zé Figueiredo (São José de Mipibu), acompanhado pelo vice Bruno Dantas. A força legislativa também marcou presença com o deputado federal General Girão, o deputado estadual Dr. Kerginaldo e o vereador de Natal, Cláudio Custódio, além do pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio, o vereador de Parnamirim, Wolney França, hoje secretário de Tributação do município.
O estrategista político Alan Oliveira, idealizador do projeto, enfatizou a necessidade de profissionalização no Rio Grande do Norte. “O Persona.iP nasceu para preencher uma lacuna de sofisticação estratégica no nosso estado. Ver esse quórum qualificado prova que o líder moderno entende que não basta fazer gestão, mas que é preciso saber comunicar com verdade e técnica para conectar-se de forma genuína com o eleitorado”, afirmou.
Um padre foi denunci@do por supostas falas consideradas tr@nsfóbicas durante uma missa realizada no último domingo (1º), em Quixadá, no interior Cearense.
A denúncia contra o padre Francisco Wilson foi apresentada nesta terça-feira (3) pela Associação Cearense de Diversidade e Inclusão (Acedi) e encaminhada ao Ministério Público.
No documento, a entidade destacou trechos da homilia em que o sacerdote afirmou: “Agora, homem e mulher é pela ideia que você cria de você mesmo. Não interessa o seu corpo. Jesus não manda isso. O que Jesus diz: ‘homem é homem e mulher é mulher”.
Em crise financeira histórica durante o governo Lula, os Correios abriram prazo para funcionários pedirem demissão. O plano de demissão voluntária é parte do programa de recuperação dos Correios. A expectativa é cortar 15 mil dos cerca de 90 mil contratados, reorganizar cargos, mexer nos planos de saúde e na previdência dos servidores. Os Correios informaram que ainda não tem um balanço de quantos já aderiram ao plano. A estatal quer economizar R$ 2 bilhões por ano a partir de 2027.
Um gráfico produzido pelos Correios mostra que os gastos com pessoal dispararam. Em 2022, foram de R$ 15,2 bilhões. Em 2024, pularam para quase R$ 20 bilhões. 60% do dinheiro que entra nos cofres dos Correios vão para pagar salários, plano de saúde e outras despesas com os funcionários.
A estatal, que ha seis anos detinha metade do mercado de entrega de encomendas, terminou 2025 com cerca de 20% desse comércio. O plano dos Correios para 2026 prevê também organizar a venda de 60 imóveis da empresa para levantar R$ 1,5 bilhão. A empresa informou que fechou 121 agências das mil previstas no plano de reestruturação.
A situação dos Correios se deteriorou muito nos últimos quatro anos. Em 2022, a empresa fechou o balanço com um prejuízo de mais de R$ 700 milhões. Em 2024, o déficit pulou para R$ 2,5 bilhões. O rombo de 2025 ainda não foi oficialmente fechado, mas a empresa calcula que tenha sido de R$ 10 bilhões.
Os Correios receberam no início de 2026 R$ 10 bilhões dos R$ 12 bilhões tomados emprestados com cinco bancos. O empréstimo só saiu depois de Tesouro Nacional dar garantias e vai ser usado para pagar dívidas imediatas e manter as operações. Mas a empresa admitiu que pode precisar de mais R$ 8 bilhões para fechar as contas do ano.
No fim de 2025, o presidente dos Correios, Emannoel Rondon, disse que o resultado negativo de 2026 pode chegar a R$ 23 bilhões se o ciclo negativo da empresa não for quebrado.
O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) requereu a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para discutir as cobranças consideradas abusivas nas contas de energia de consumidores que utilizam sistemas de geração solar no Estado.
Durante pronunciamento em plenário, o parlamentar chamou a atenção para o aumento inesperado e elevado nas faturas de energia, mesmo entre famílias, empresas e produtores rurais que possuem geração própria e créditos acumulados.
Segundo Coronel Azevedo, quem investiu em energia limpa e renovável, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do RN, vem enfrentando insegurança e desânimo diante de contas que, em alguns casos, chegam a triplicar.
O deputado citou dados divulgados pelo jornal Tribuna do Norte, informando que o Procon Natal registrou 154 reclamações relacionadas às mudanças no faturamento da geração distribuída em cerca de quatro meses. Destas, 85 ocorreram entre outubro e dezembro de 2025, e 69 entre janeiro e 3 de fevereiro de 2026.
“O problema é real e afeta um número significativo de potiguares. O foco principal das reclamações está nas contas emitidas pela Neoenergia Cosern, que precisa explicar de forma clara o cálculo e a compensação dos créditos de energia”, afirmou.
Coronel Azevedo destacou ainda relatos de dificuldades na contabilização da energia injetada na rede e a cobrança de taxas mesmo com geração própria. Ele reforçou que não se trata de questionar a legislação federal, mas de garantir sua aplicação correta, justa e transparente no Rio Grande do Norte.
Segundo o parlamentar, a audiência pública terá como objetivo esclarecer os fatos, ouvir consumidores e representantes do setor e buscar soluções rápidas. “O povo do RN merece energia acessível e contas justas. Quem investe em energia renovável não pode ser tratado com insegurança”, concluiu.
Uma enfermeira de 35 anos morreu após cair do 19º andar de uma das torres do CTC, localizado na Avenida Amintas Barros, no bairro Lagoa Nova, em Natal, na tarde desta quinta-feira (5).
De acordo com as informações iniciais, a vítima trabalhava em um consultório médico no prédio. Equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e da Polícia Civil foram acionadas e estão no local realizando os procedimentos necessários.
As circunstâncias e o motivo da queda ainda serão investigados pelas autoridades.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (05) que o escândalo do INSS foi descoberto pelo governo federal, por meio de investigações conduzidas pela Polícia Federal, pela Controladoria-Geral da União (CGU) e por órgãos de controle interno, e que o esquema teria sido montado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, foi identificado um grupo criminoso que atuava dentro do instituto para desviar recursos, o que levou o próprio governo a defender a apuração completa dos fatos.
Ao comentar a citação do nome de seu filho nas investigações, Lula afirmou que conversou diretamente com ele e deixou claro que, se houver qualquer envolvimento comprovado, ele deverá pagar pelo que fez, assim como qualquer outra pessoa. O presidente disse confiar na atuação da Polícia Federal, reforçou a autonomia dos órgãos de investigação e destacou que a lei vale para todos.
Segundo Lula, os responsáveis pelo esquema terão os bens apreendidos para ressarcir os prejuízos, e os aposentados que foram lesados já estão sendo indenizados.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) definiu a data das eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Ouro Branco. O novo pleito municipal acontecerá no dia 17 de maio de 2026, um domingo.
A decisão foi tomada após a vacância dos cargos no Executivo municipal, situação que tornou necessária a realização de novas eleições para garantir a normalidade administrativa e a legitimidade democrática no município.
De acordo com o TRE-RN, o processo eleitoral seguirá o calendário específico que será divulgado nos próximos dias, contemplando prazos para convenções partidárias, registro de candidaturas, propaganda eleitoral e demais etapas previstas na legislação eleitoral.
A eleição suplementar permitirá que a população de Ouro Branco escolha, por meio do voto direto, os novos gestores que irão conduzir o município até o final do mandato vigente.
O Tribunal Eleitoral reforçou que todo o processo será conduzido com base nos princípios da legalidade, transparência e segurança, garantindo o pleno exercício da cidadania aos eleitores ouro-branquenses.
A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores fiquem atentos às informações oficiais divulgadas pelos canais do TRE-RN e pela 24ª Zona Eleitoral, responsável pelo município.
Orquestra Freviação anima o Beco das Almas neste fim de semana.
O município de Santa Cruz – RN ganha um novo polo para o Carnaval. A Travessa Miguel Nunes, conhecida como Beco das Almas, se transforma no Espaço Frevo Vivo nesta sexta-feira (6) e sábado (7). A partir das 20h, o público poderá participar de uma grande prévia da folia ao som da Orquestra Freviação.
Localizado no Centro da cidade, entre a Praça Central e a Paróquia de Santa Rita de Cássia (Igreja Matriz), o espaço é de fácil acesso e a programação é gratuita. O evento conta ainda com estrutura adaptada para pessoas com deficiência e área reservada, reafirmando o compromisso com a inclusão e a democratização do acesso à cultura.
O projeto busca ressignificar o Beco das Almas, reforçando o território urbano como lugar de encontro, celebração e identidade cultural. Em uma cidade de forte vocação turística, a iniciativa amplia as experiências oferecidas a moradores e visitantes, convidando todos a vivenciar Santa Cruz para além da religiosidade.
O prefeito de Acari-RN, Fernando Bezerra, é um bom nome para a Câmara Federal, não só pela luta do municipalismo em Brasília, mas pelo legado de vida e de conhecimento da vida pública, amizades e o jeito simples de colocar seu município em um pedestal de transparência invejável.
Contudo, Fernandinho, como é carinhosamente chamado, disse a Jair Sampaio que essa notícia não tem validade: “primeiro que não anunciei que seria candidato e deputado, e outra que ainda tenho mais de dois anos pela frente e vou usar esse tempo para fortalecer Acari, mais ainda”, disse.
Caso fosse disputar, a nominata seria do PL, já que Fernandinho não esconde seu apresso por Rogério Marinho, que durante sua gestão no Ministro do Desenvolvimento Regional lançou a pedra fundamental da “Cidade da Moda” em Acari (dez/2022), obra importante para fomentar a economia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (05) que não há temas proibidos no encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e disse que espera ter uma conversa “olho no olho” para tratar dos principais problemas que afligem os dois países e os interesses da população. Segundo Lula, o objetivo é colocar os assuntos na mesa, negociar divergências e buscar caminhos conjuntos para fortalecer a relação bilateral, sem tabu sobre nenhum tema.
O presidente destacou que pretende impulsionar parcerias em áreas estratégicas, como a exploração de minérios e minerais raros, atração de investimentos e ampliação das exportações brasileiras. Lula afirmou ainda que, antes do encontro em Washington, fará viagens internacionais para dialogar com outras lideranças, reforçando a importância de ouvir, negociar e construir soluções em conjunto.
A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte instaurou uma apuração sobre mudanças na cobrança da taxa de iluminação pública e do ICMS que causaram aumento nas contas de energia de consumidores que têm sistemas de geração de energia solar.
O “procedimento preparatório” pode gerar a abertura de uma ação coletiva na Justiça contra a concessionária de energia que atende o estado, a Neoenergia/Cosern, caso o órgão considere que há irregularidades nas cobranças.
Segundo a Defensoria, foram recebidas várias reclamações de consumidores que relataram aumento significativo nas faturas após mudanças na forma de cálculo adotada pela concessionária. Os relatos apontam duas possíveis irregularidades principais:
Evento reunirá lideranças políticas de todas as regiões do estado neste sábado, em Natal
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), lidera neste sábado (7), às 09h, no Praia Mar Arena (antigo Holiday Inn), em Natal, o encontro “RN do Futuro”. O evento reunirá representantes de cinco partidos: União Brasil, MDB, Solidariedade, Progressistas e PSD.
A ideia do encontro é estabelecer um espaço de diálogo entre as forças políticas para debater propostas e traçar um planejamento conjunto voltado ao desenvolvimento e modernização do Rio Grande do Norte.
Eleito deputado estadual em 2018, Allyson Bezerra assumiu a Prefeitura de Mossoró em 2021, após vencer um grupo político que administrava o município há mais de sete décadas. Em 2024, foi reeleito com 113.221 votos, a maior votação já registrada na história do município.
Serviço: Evento: RN do Futuro Data: Sabado, 7 de fevereiro de 2026 Horário: 09h Local: Praia Mar Arena (antigo Holiday Inn) – Natal/RN
A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) irá participar, na manhã desta quinta-feira (5), de uma importante reunião com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e com representantes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O encontro tem como objetivo discutir os valores que vêm sendo praticados por bandas e artistas contratados para eventos públicos realizados pelos municípios.
A reunião será conduzida pelo presidente da FEMURN, Babá Pereira, que destacou a necessidade de diálogo entre as instituições para garantir transparência, legalidade e equilíbrio nos contratos firmados pelas prefeituras, especialmente em períodos de festividades tradicionais, como festas juninas e eventos culturais.
O debate sobre os altos valores cobrados por atrações artísticas teve início no estado da Bahia, avançou para o Ceará e agora chega ao Rio Grande do Norte, refletindo uma preocupação comum entre os gestores municipais de todo o Nordeste. A intenção é construir entendimentos que assegurem a valorização da cultura e dos artistas, sem comprometer a responsabilidade fiscal e o bom uso dos recursos públicos.
A primeira-dama, Janja da Silva, vai desfilar na Marquês de Sapucaí, no primeiro dia dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Ela vai defender as cores da escola Acadêmicos de Niterói, que faz sua estreia na principal categoria do carnaval carioca.
O enredo “O amor venceu o medo”, defendido pela escola, homenageia, em ano eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O desfile abre as apresentações do grupo especial no domingo, dia 15 de fevereiro. O presidente vai acompanhar o desfile do camarote da prefeitura do Rio ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), pré-candidato ao governo do estado.
A senadora Damares Alves (Republicanos- DF) entrou com uma ação no Ministério Público Eleitoral (MPE) contra a homenagem que a escola de samba Acadêmicos de Niterói faz ao presidente da República.
Segundo a senadora, o desfile é uma campanha eleitoral antecipada. “Se fosse em um outro ano, a gente até entenderia, mas em ano eleitoral é flagrante a campanha eleitoral”, afirmou.
Damares afirmou também que, durante os ensaios da escola, são exibidos vídeos desconstruindo a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), O que, segundo ela, é uma propaganda eleitoral negativa.
Damares Alves prometeu ingressar com novas ações na justiça contra o desfile da Acadêmicos de Niterói.
Maria Íris, moradora da zona rural de Poço de Pedra, no distrito de Lagoa da Onça, atua na agricultura há 12 anos. Durante o primeiro contato com o mini trator, ela destacou a importância do equipamento para ampliar a produção. “Eu aceitei o desafio”, afirmou. “Minha experiência é com a enxada, mas quero aprender como funciona esse equipamento, que vai me ajudar a produzir mais feijão e macaxeira.”
A declaração foi dada durante o treinamento oferecido pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (Semada), na tarde desta quarta-feira (4), na Creche Maria Odete. A capacitação integra o programa de mecanização agrícola do município e é voltada aos agricultores cadastrados.
De acordo com a Semada, o treinamento é requisito indispensável para a solicitação do uso do equipamento por meio de concessão. A secretaria informou ainda que a proposta é percorrer as comunidades rurais onde houver demanda dos agricultores inscritos no programa.
O instrutor Jefferson Walyrys avaliou positivamente a iniciativa. “Essa ação é de suma importância para a vida dos agricultores. Aqui, eles encontram um aliado importante para a produção agrícola”, disse.
Os interessados em participar do programa devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Agropecuária, localizada na Avenida Firmino Moura, nº 3, bairro Santa Terezinha, no Centro. Para o cadastramento, é necessário apresentar RG, CPF e comprovar que reside e produz em São Gonçalo do Amarante.
O cantor Chicão dos Teclados, um dos destaques do brega nordestino, anunciou que fará sua primeira apresentação em Caicó, no Seridó potiguar. O show está marcado para o dia 6 de junho, no tradicional Clube Pingo d’Água.
Em convite direcionado ao público da cidade, o artista confirmou a expectativa para o encontro com os fãs e reforçou o convite para o evento, que promete reunir admiradores do ritmo brega e muita animação.
A apresentação marca a estreia de Chicão dos Teclados nos palcos caicoenses e já movimenta os fãs da região, que aguardam o show com grande expectativa.
Um grave acidente foi registrado por volta das 23h desta quarta-feira (04), na RN-086, entre os municípios de Parelhas e Carnaúba dos Dantas, na região Seridó do Rio Grande do Norte.
A vítima foi identificada como Ailton Gonçalves de Medeiros, natural de Caicó. Ele ficou bastante ferido e foi socorrido para o Hospital Dr. José Augusto Dantas, em Parelhas, onde recebe atendimento médico.
Familiares ou pessoas próximas que tiverem contato com a vítima são orientados a procurar a unidade hospitalar para acompanhar a situação.
Um novo levantamento do instituto Gerp, divulgado nesta quarta-feira (4), pela Jovem Pan News. aponta um cenário de polarização acirrada para as eleições presidenciais.
No primeiro turno estimulado, o presidente Lula (PT) lidera com 39% das intenções de voto, seguido de perto pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), que registra 35%.
O equilíbrio se intensifica em uma eventual simulação de segundo turno, onde ambos aparecem tecnicamente empatados com 45% das intenções de voto cada.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em todo o território nacional e possui margem de erro de 2,24 pontos percentuais.