São João do Sabugi alcança excelência na Estratégia Saúde da Família e se destaca nos novos indicadores da APS


São João do Sabugi vive um momento histórico na saúde pública. O município alcançou resultado ÓTIMO nas três Estratégias de Saúde da Família (eSF) avaliadas pelos novos indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS), consolidando-se como referência no cuidado com as pessoas e na organização dos serviços de saúde.

De acordo com a avaliação mais recente do Ministério da Saúde, as três equipes de Saúde da Família do município atingiram o nível máximo de desempenho, um feito expressivo que coloca São João do Sabugi em posição de destaque. O resultado comprova a evolução da Atenção Primária, que saiu de um patamar desafiador para alcançar um nível de excelência em todos os indicadores avaliados.

A Estratégia Saúde da Família é a principal porta de entrada do SUS, responsável pelo acompanhamento contínuo das famílias, ações de prevenção, promoção da saúde e cuidado integral. Alcançar esse desempenho significa mais acesso, mais qualidade no atendimento e mais resolutividade para a população sabugiense.

Mais >

“Se lambuzando com o poder”: Prefeito interino Amariudo nomeia irmão para cargo estratégico e “aquece” articulações com nepotismo


O município de Ouro Branco voltou a chamar atenção e não exatamente por boas práticas administrativas. Em Portaria nº 008, de 06 de fevereiro de 2026, o prefeito interino Amariudo dos Santos Silva resolveu inovar na gestão pública ao nomear o próprio irmão, Almir dos Santos Silva, para o cargo de Diretor de Administração e Patrimônio, símbolo CC4.

A nomeação, publicada oficialmente, levanta uma dúvida simples, porém incômoda: a Constituição tirou férias ou foi apenas ignorada?

O ato confronta diretamente o princípio da impessoalidade, previsto no artigo 37 da Constituição Federal — aquele que determina que a administração pública deve servir ao interesse coletivo, e não ao círculo familiar do gestor de plantão.

Para quem ainda insiste em tratar a prefeitura como extensão do sobrenome, o Supremo Tribunal Federal já resolveu a questão há tempos ao editar a Súmula Vinculante nº 13, que é cristalina:

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, viola a Constituição Federal.”

Em linguagem popular: irmão não pode. Nem por confiança, nem por afinidade, nem por “competência comprovada no almoço de domingo”.

O que chama ainda mais atenção é que a nomeação ocorre justamente em um momento de intensas articulações políticas nos bastidores do município. O cargo de Diretor de Administração e Patrimônio não é apenas simbólico: ele controla setores estratégicos da máquina pública, com influência direta sobre contratos, estrutura administrativa e decisões internas da prefeitura.

Nos corredores do poder, o comentário é um só: a movimentação teria como pano de fundo o fortalecimento do nome de Amariudo Santos como pré-candidato a prefeito, usando a estrutura administrativa para ganhar musculatura política, aliados e visibilidade.

Ou seja, além de desafiar o princípio da impessoalidade, a nomeação levanta suspeitas de que a máquina pública esteja sendo utilizada como trampolim eleitoral, algo que a legislação também reprova — ainda que alguns gestores insistam em fingir surpresa quando são questionados.

Agora resta saber se os órgãos de controle irão agir conforme determina a Constituição — ou se, em Ouro Branco, até a Súmula do STF será tratada como mera sugestão administrativa.

Deputado Adjuto Dias e seu grupo político de Caicó apoiarão Nina Souza em sua pré-candidatura de deputada federal


O deputado estadual Adjuto Dias reuniu seu grupo político da cidade de Caicó para declarar apoio à pré-candidatura de Nina Souza a deputada federal.

O encontro contou com a presença de vereadores, suplentes e lideranças comunitárias do município de Caicó, que se somarão ao projeto político de Nina Souza. Entre eles estavam o vereador Mancuso, vereador Diogo Silva, ex-vereador Lobão e ex-vereadora Mara Costa.

O deputado estadual Adjuto Dias destacou a atuação de Nina Souza como secretária de assistência social do município de Natal: “Como secretária Nina já vem fazendo um trabalho reconhecido, com projetos como o banco de alimentos e a qualificação profissional para os jovens. E como deputada federal poderá ajudar todos os municípios com projetos e emendas parlamentares”.

Nina Souza ressaltou o compromisso com políticas públicas voltadas à área social, ao fortalecimento das ações municipais e à ampliação de iniciativas que promovam inclusão e desenvolvimento. Segundo ela, o apoio das lideranças de Caicó representa a confiança em um projeto que busca integrar o trabalho municipal, estadual e federal em favor do Rio Grande do Norte.

Preso por liderar rede de pedof*lia: Piloto da Latam é tirado da cabine de avião minutos antes de levantar voo


Piloto da Latam é preso pela Polícia Civil dentro de avião no Aeroporto de Congonhas. Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, é acusado de integrar uma rede de exploração sexual infantil. Além dele, outras 4 pessoas são alvos de mandados de busca, inclusive uma avó que teria entregue as próprias netas para abusos em troca de dinheiro. O voo seguiu para o Rio de Janeiro conduzido por um piloto de emergência.

POSIÇÃO DA LATAM

A LATAM Airlines Brasil confirma que está ciente do ocorrido na manhã de segunda-feira (9/2) durante os procedimentos de embarque do voo LA3900 (São Paulo/Congonhas–Rio de Janeiro/Santos Dumont), no qual um de seus tripulantes foi detido pelas autoridades policiais. O voo operou normalmente, decolando e pousando no horário previsto.

A LATAM está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações. A companhia repudia veementemente qualquer ação criminosa e reforça que segue os mais elevados padrões de segurança e conduta.

Prévia carnavalesca de Parnamirim reúne 60 mil pessoas em Pirangi


Com recorde de público, a prévia carnavalesca de Parnamirim levou cerca de 60 mil foliões à Avenida Deputado Márcio Marinho, na praia de Pirangi, na noite deste sábado (7), consolidando o evento como um dos maiores já realizados no município. A festa, promovida pela gestão da prefeita Nilda, foi marcada por organização, segurança e muita animação. Nenhuma ocorrência foi grave foi registrada.

O grande destaque da noite foi o trio elétrico comandado por Natanzinho Lima, que arrastou uma multidão ao longo da avenida. O público também vibrou com os shows de Thulio Milionário e Rafinha, garantindo uma noite de muita música e celebração.

Outro momento especial foi a escolha do Rei e da Rainha do Carnaval 2026. Mariana Bingnotti e Willian Thomaz conquistaram o público e o júri, levando o título e reforçando o clima de alegria e tradição carnavalesca.

Para garantir uma festa à altura, a Prefeitura de Parnamirim disponibilizou estrutura completa, com reforço na segurança, limpeza pública e serviços de saúde, assegurando conforto e tranquilidade aos foliões. Além da diversão, o evento impulsionou a economia local, movimentando o comércio, gerando emprego e renda.

Para a prefeita Nilda, o sucesso da prévia reafirma o compromisso da gestão com eventos populares e bem organizados: “Foi uma festa linda, segura e cheia de alegria. Esse é o carnaval do povo, feito para as famílias, para os trabalhadores e para todos que amam Parnamirim. Ver Pirangi lotada, com recorde de público, mostra que estamos no caminho certo”, destacou a prefeita.

Armados, bandidos rendem frentista e assaltam posto de combustível em Caicó nesse domingo; vídeo


Dois homens, aparentemente jovens, se passaram por clientes em um posto de combustível na zona leste de Caicó e terminam assaltando o frentista após exibirem uma suposta arma de fogo.

A ousadia dos bandidos, que estavam de moto, não foi pequena, pois o posto Costa e Silva fica bem próximo da delegacia de Polícia Civil e também do Pelotão de Cavalaria de Polícia Militar.

O crime se deu por volta das 23 horas e 30 minutos desse domingo. O horário, apesar de ainda ter fluxo no prolongamento da Av. Cel. Martiniano, não impediu a ação destemida dos criminosos.

Mais >

Lula diz que eleição será ‘guerra’: “não tem mais Lulinha paz e amor”


O presidente Lula afirmou no sabado, em Salvador, que a próxima eleição será uma “guerra” e que a fase “paz e amor” acabou.

Durante o aniversário do PT, ele convocou a militância para combater mentiras nas redes sociais.

Segundo o presidente, o partido precisa de uma narrativa política forte para vencer a disputa em 2026.

Mais >

Recorde de público marca o Bloquinho da Furiosa com youtubers nacionais em Caicó/RN


Cerca de 20 mil pessoas lotaram a avenida neste domingo (08), em Caicó/RN, no Bloquinho da Furiosa “Xameguinho”.

Com Mara Dias, Matheus Kriwat e Max Drumond — juntos com mais de 25 milhões de inscritos no YouTube — o evento emocionou crianças e famílias.

Com apoio do Nota Potiguar, cerca de 2 mil pessoas participaram por meio da troca de vouchers por abadás.

Mais >

PRF no RN usa influenciadores para alertar foliões sobre os riscos de beber e dirigir no Carnaval


A Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte (PRF/RN) está apostando na linguagem das redes sociais para reforçar a conscientização durante o período carnavalesco. Com a participação de influenciadores digitais, a campanha busca alertar os foliões sobre os riscos de beber e dirigir, reforçando a importância da responsabilidade nas estradas.

Em um dos vídeos divulgados, o diálogo simula uma abordagem educativa, onde o motorista confirma que vai viajar no Carnaval, mas garante que não consumiu bebida alcoólica antes de dirigir. Na sequência, ele realiza o teste do bafômetro e é aprovado, destacando a mensagem principal da ação: diversão e segurança devem andar juntas.

A iniciativa faz parte da Operação Rodovida, que intensifica a fiscalização nas rodovias federais durante o período de maior fluxo de veículos. A PRF reforça que o objetivo é reduzir acidentes e salvar vidas, especialmente em datas festivas, quando aumenta o número de viagens e celebrações.

Mais >

Disfarçados de foliões, policiais civis vestindo fantasias entram em bloco e prendem ladrão de celulares; assista


Em uma ação integrada com a Polícia Militar, Policiais Civis fantasiados de ETs prenderam um suspeito por furto de celulares e três suspeitos por venda de bebidas adulteradas durante megabloco no Ibirapuera neste sábado (7), em São Paulo.

Região das apreensões, Ibirapeuera reuniu 1,2 milhão de foliões durante o megabloco “Quem Pede, Pede” com Ivete Sangalo, no circuito em frente ao Parque Ibirapuera, na Zona Sul da capital, segundo a Polícia Militar.

As ocorrências foram registradas no 27° DP e as bebidas apreendidas seguem para perícia.

Segundo a corporação, em toda a área do circuito havia agentes no meio do público, postos de observação e acompanhamento aéreo com drones e o helicóptero Águia.

Mais >

Pastor, deputado e aliado de Bolsonaro, Sóstenes rebate fala de Lula que liga 90% dos evangélicos ao Bolsa Família: “falou besteira”


O pastor Sóstenes Cavalcante, que também é deputado federal e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, reagiu à fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre dados do governo que apontariam que 90% dos evangélicos vivem de auxílio emergencial. Para Sóstenes, “Lula falou besteira novamente”. O parlamentar segue afastado da liderança do PL na Câmara Federal após a apreensão de R$ 400 mil pela Polícia Federal em sua residência, valor que, segundo as investigações, não teria comprovação fiscal.

“Se existem 53 milhões de pessoas que recebem o Bolsa Família, é simples o número: é um quarto da população que recebe o benefício. Nós temos 27% dos 210 milhões de brasileiros que são evangélicos, ou seja, um pouco mais de 60 milhões. Jamais teríamos condições de ter 50 milhões de evangélicos recebendo Bolsa Família. Você não sabe o que fala. Vocês nunca mais terão os evangélicos votando em vocês”, desabafou.

Juninho Saia Rodada surge ao lado do deputado Kerginaldo e anuncia apoio de mais um vereador na corrida à Câmara Federal


A pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal segue ganhando força no Alto Oeste potiguar. Na manhã deste domingo, Juninho recebeu a importante declaração de apoio do vereador Mazinho, da cidade de José da Penha-RN.

Na ocasião, também esteve presente o pré-candidato a deputado estadual Dr. Kerginaldo, fortalecendo o momento de diálogo e alinhamento político em torno de um projeto voltado para o desenvolvimento da região.

O apoio reforça o crescimento da pré-candidatura e amplia o diálogo com lideranças que conhecem de perto as demandas do povo. Juninho agradeceu a confiança e destacou a importância de construir um projeto político baseado na união, no trabalho e no compromisso com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Mulher é presa com 43 celulares furtados em prévia de carnaval na Redinha, em Natal


Uma mulher foi detida pela Polícia Militar na manhã deste sábado (7) após ser flagrada com 43 aparelhos celulares que teriam sido furtados durante uma prévia carnavalesca realizada na noite anterior, na Avenida da Alegria, no bairro da Redinha, na Zona Norte de Natal. O caso foi registrado na Rodoviária de Natal. A suspeita iria seguir viagem para Fortaleza.

Um homem procurou o posto policial da rodoviária para informar que teve o celular furtado durante o evento da sexta-feira (6). A vítima relatou que estava tentando rastrear o aparelho, mas o sinal havia sido interrompido pouco antes de ele chegar ao local.

Os policiais explicaram que, devido à grande movimentação na área de embarque da rodoviária, não seria possível realizar abordagens em todas as pessoas. A vítima, então, foi orientada a tentar identificar visualmente o celular.

Mais >

Mulher e namorado são mortos a facadas no interior do RN; ex-companheiro dela é suspeito do crime


Uma mulher e o namorado dela foram mortos a facadas no município Paraná, no Alto Oeste potiguar, no início da madrugada deste sábado (7). Segundo a Polícia Militar, o principal suspeito do crime é o ex-companheiro da mulher.

O caso aconteceu por volta de meia-noite no distrito Caiçara. Segundo a polícia, o autor do crime destelhou e invadiu a casa onde as vítimas estavam pelo teto. Em seguida, começou a esfaquear o casal.

As vítimas foram identificadas como:

  • Maria Elinete Duarte, de 42 anos
  • José Wagner da Silva. 37 anos

Segundo a Polícia Militar, a mulher ainda conseguiu correr e pedir ajuda dos vizinhos, mas foi alcançada pelo criminoso, que desferiu novos golpes de faca. Ela chegou a ser socorrida ao hospital do município, mas não resistiu.

Mais >

“CHAMEQUINHO”; com 1.000 vouchers da Nota Potiguar e mais 2 mil abadás extras vendidos, Bloquinho da Furiosa sai hoje pelas ruas de Caicó


O Bloquinho da Furiosa “Xameguinho” promete reunir um grande público no Carnaval infantil de Caicó. O evento conta com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte, por meio do programa Nota Potiguar, que disponibilizou 1.000 vouchers para a troca de abadás através do aplicativo oficial. Cada voucher garante 01 abadá infantil e 01 pulseira para o responsável.

O bloquinho acontece hoje, domingo, 8 de fevereiro, a partir das 17h, com concentração em frente ao Arco do Triunfo, de onde seguirá pelas ruas de Caicó levando alegria, música e animação para crianças, famílias e foliões. A festa terá animação de Mara Dias, Matheus Kriwat e Max Drumond.

A troca dos abadás está sendo realizada na loja Pingo de Gente, localizada na Avenida Carlindo Dantas, nº 605, no Centro de Caicó, nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro.

Mais >

Na festa dos 46 anos do PT, Lula incita militância ir atrás dos evangélicos porque “90% recebe benefícios do governo”


Em ato de comemoração ao aniversário de 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), em Salvador (BA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou, neste sábado (7/2), que petistas vão atrás dos evangélicos.

“90% dos evangélicos recebem benefícios do governo. Não podemos esperar que o pastor fale bem de nós, temos que ir atrás, conversar”, disse Lula.

Morre Brad Arnold, cantor e vocalista do “3 Doors Down”, aos 47 anos de idade


O cantor americano Brad Arnold, vocalista e um dos fundadores da banda 3 Doors Down, morreu neste sábado (7), aos 47 anos, em decorrência de complicações de um câncer renal em estágio avançado. A informação foi confirmada pelo próprio grupo por meio de uma nota divulgada nas redes sociais.

De acordo com o comunicado, Arnold faleceu de forma tranquila, cercado pela esposa, Jennifer, e por familiares próximos. “Ele foi um marido dedicado, e sua gentileza, senso de humor e generosidade tocaram todos que tiveram a sorte de conhecê-lo”, diz a nota.

O diagnóstico de carcinoma renal de células claras (CCRCC) havia sido tornado público pelo artista no ano passado. Trata-se do subtipo mais comum de câncer renal, conhecido por seu potencial de progressão e disseminação para outros órgãos. No caso de Arnold, a doença já havia atingido os pulmões, conforme informado anteriormente pela banda.

Em maio deste ano, o 3 Doors Down anunciou o cancelamento da turnê prevista para os meses seguintes, decisão tomada para que o vocalista pudesse iniciar o tratamento. A época, Arnold comentou publicamente sobre o quadro de saúde e disse que não tinha medo da doença.

Janja esbanja alegria no ensaio técnico de escola que homenageia Lula no Carnaval do Rio


A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, entrou no clima do Carnaval e participou, na sexta-feira (6/2), do ensaio técnico da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que vai homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A bateria terá o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, e será realizada no Rio de Janeiro (RJ).

Em meio à chuva, Janja estava acompanhada da ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial. Ela fez uma publicação no Instagram com o ensaio.

Mais >

Walter Alves invoca trajetória de Garibaldi e fala em “cheiro de vitória” durante evento com Allyson, em Natal


O vice-governador Walter Alves (MDB) participou do evento “RN do Futuro”, realizado pela equipe do pré-candidato ao Governo do Estado, Allyson Bezerra, e destacou a trajetória administrativa do ex-governador Garibaldi Alves Filho ao falar sobre gestão pública e perspectivas para o Rio Grande do Norte.

Durante o discurso, Walter afirmou sentir um clima positivo no encontro e demonstrou otimismo com o cenário político. “Aqui eu estou sentindo o cheiro da vitória”, declarou, ressaltando que o momento é de diálogo dentro do partido e de discussão sobre os rumos do estado.

Ao citar o MDB, o vice-governador destacou o nome do deputado Hermano Moraes como um quadro preparado e à disposição do partido, além de relembrar ações realizadas durante a gestão de Garibaldi Alves Filho no Governo do Estado. Segundo Walter, naquele período houve redução de custos da máquina pública, aumento da capacidade de investimentos com recursos próprios e avanços em áreas como infraestrutura hídrica, programas voltados ao homem do campo e serviços públicos.

Walter também mencionou o potencial econômico do Rio Grande do Norte, citando setores como petróleo, gás, energias renováveis e fruticultura, além da posição estratégica do estado no cenário internacional. Para ele, o RN reúne condições para avançar economicamente com planejamento e união política.

O evento reuniu lideranças políticas e aliados do grupo e marcou mais um momento de articulação em torno do projeto político liderado por Allyson Bezerra, cujo nome é colocado como pré-candidato ao governo, tendo o MDB como um dos principais apoiadores da construção política em andamento.

Ronda ostensiva da PM termina com apreensão de drogas na zona oeste de Caicó neste sábado


Policiais militares de Rádio Patrulha, em ronda ostensiva no bairro João XXIII, zona oeste de Caicó, apreenderam uma significativa quantidade de drogas no fim da tarde deste sábado, 07.

A equipe responsável pela apreensão estava em deslocamento de rotina no bairro João XXIII quando percebeu uma movimentação estranha e decidiu intervir, dando um grande golpe no crime organizado.

SOBRE A APREENSÃO

350 gramas de maconha, 40 porções de cocaína, 100 gramas de Haxixe, Balança de precisão, Sacos para embalagens de drogas, 829.00 em dinheiro fracionado e outros apetrechos para o trafico.

Os policiais envolvidos merecem elogios. Se o comandante for humilde, fará isso documentalmente.