Kátia Pires, Vice-prefeita de Parnamirim, abre dissidência no União Brasil e se alinha a Álvaro Dias e Babá


A vice-prefeita de Parnamirim, Kátia Pires, anunciou apoio à pré-candidatura de Álvaro Dias ao Governo do Rio Grande do Norte, alinhando-se também ao projeto político que tem Babá Pereira como um dos nomes da chapa majoritária. A decisão marca uma dissidência dentro do União Brasil, partido ao qual Kátia é filiada e que, até então, mantém articulações em torno da construção de uma majoritária liderada pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra.

Mesmo sendo considerada uma aliada próxima do ex-senador José Agripino Maia, principal liderança do União Brasil no estado, Kátia optou por seguir outro caminho nas articulações para 2026. Nos bastidores, a movimentação é interpretada como um gesto político relevante, especialmente pelo peso eleitoral de Parnamirim e pela sinalização de rearranjos dentro do campo oposicionista na disputa pelo Governo do Estado.

Lula se confunde e chama Janja pelo nome da ex-esposa durante evento em São Paulo: “Vou com a Marisa”


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizou um ato falho durante um evento na segunda-feira (9) ao chamar a atual primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, pelo nome de Marisa Letícia, sua ex-esposa, falecida em 2017.

Trabalho integrado do 11º BPM e Patrulha Maria da Penha zera ocorrências de feminicídio em Macaíba e diminui violência doméstica


Macaíba tem apresentado resultados positivos no enfrentamento à violência doméstica, contrariando a tendência nacional registrada em 2025, quando houve aumento desse tipo de ocorrência em diversas regiões do país. No município, os dados apontam redução superior a 20% nos casos, além do registro de zero feminicídio no período, resultado atribuído ao trabalho integrado das forças de segurança e da rede de proteção às mulheres.

O destaque vai para a atuação do 11º Batalhão da Polícia Militar, que intensificou a orientação da tropa para garantir atendimento mais humanizado, ágil e cuidadoso às vítimas, somado ao trabalho da Patrulha Maria da Penha, que atua diretamente no acompanhamento e prevenção dos casos. A ação conjunta tem sido apontada como fundamental para a queda nos índices e para o fortalecimento das políticas de proteção no município.

Policial civil e professora morta por aluno: Investigação aponta suposto motivo do crime


A professora de direito e escrivã da Polícia Civil Juliana Mattos de Lima Santiago, de 41 anos, teria sido m0rta porque não quis se relacionar com o aluno que cometeu o crime. A principal linha de investigação foi divulgada pela polícia durante coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira (9/2).

A delegada Leisaloma Carvalho, responsável pelo caso, disse que o estudante João Cândido da Costa Junior, de 24 anos, não aceitou ser rejeitado pela professora e, por isso, a m4tou. O at4que ocorreu na noite de sexta-feira (6/2), dentro de uma sala de aula do Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca), instituição localizada em Porto Velho (RO).

“O que está apurado até agora é que a vítima estava sofrendo investidas do aluno, que queria ter um envolvimento além da relação professora e aluno. Ele teria tentado várias vezes ter um relacionamento íntimo com ela. A professora, então, alertou que isso não poderia ocorrer, uma vez que é contra os regimentos e normas da faculdade”, detalhou a delegada.

Mais >

Deputado Coronel Azevedo visita Assembleia Legislativa de São Paulo e fortalece alianças em defesa da liberdade


O deputado estadual Coronel Azevedo esteve na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde se reuniu com o deputado estadual Gil Diniz (PL/SP) para fortalecer o diálogo e a união de parlamentares comprometidos com a defesa da liberdade e dos valores conservadores.

Gil Diniz integra a FRENAPEL – Frente de Parlamentares Estaduais pela Liberdade, movimento de atuação nacional que reúne deputados de todas as regiões do país e tem como principal liderança o deputado federal Eduardo Bolsonaro.

Durante o encontro, os parlamentares destacaram a importância da articulação entre os estados para enfrentar pautas que ameaçam a liberdade, a família, a fé e os valores que representam milhões de brasileiros.

“Unidos, continuaremos trabalhando em defesa dos nossos valores e do Brasil que acreditamos”, destacou o deputado Coronel Azevedo.

Zulamar confirma pré-candidatura a prefeito de Ouro Branco nas eleições suplementares


Quem esteve visitando recentemente Ouro Branco foi o ex-prefeito de Currais Novos, Odon Jr.

Odon visitou a Escola Estadual Manoel Correia e dialogou com a Diretora Da Luz, que repassou algumas problemáticas da escola para levar até o Deputado Francisco do PT.

Odon visitou também o companheiro Zulamar, líder do PT de Ouro Branco e Zulamar confirmou que o seu nome está a disposição do Partido e da Cidade para disputar as novas eleições de Ouro Branco.

Odon estimulou o companheiro Zulamar, que é Assessor da Deputada Federal Natália Bonavides e em todos esses anos já levou junto com o PT Local diversas conquistas, obras e emendas parlamentares para Ouro Branco através dos mandatos e governos do PT.

“Zulamar mesmo sem ter mandato, já fez muito por Ouro Branco e merece uma oportunidade do povo para mostrar o seu trabalho para todo o município, se ganhar será um grande Prefeito, já mostrou que faz pela sua terra”, disse Odon Jr.

Pela 1ª vez, MEC deixa 45 mil deficientes visuais sem livros didáticos no início do ano letivo


Segundo o site de O Globo, mais de 45 mil alunos cegos ou com baixa visão vão começar hoje o ano letivo sem acesso a livros didáticos em Braille, sistema de escrita tátil em papel relevo voltado para deficientes visuais.

A denúncia é da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva (Abridef), que representa o setor que produz conteúdos desse tipo.

Os materiais em Braille são considerados essenciais para a alfabetização e acompanhamento escolar desse público. A situação afetaria estudantes tanto de turmas regulares quanto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos ensinos fundamental ao médio.

Secretário de Obras mata amigo, presidente da Câmara Municipal de São Bento do Trairi, com máquina


O presidente da Câmara Municipal de São Bento do Trairi, cidade localizada a 137 km de Natal, morreu ao ser atropelado pelo secretário de obras do município. O acidente aconteceu na tarde deste domingo (8) no sítio Ipueira Rasa, na zona rural do município

De acordo com as informações iniciais colhidas pela polícia no local do acidente, a moto conduzida pelo vereador José Eduardo Bezerra (PSDB), de 48 anos, foi atingida por uma retroescavadeira operada pelo secretário de obras do município, Alexsandro Florentino da Silva, mais conhecido como Alex Silva, amigo de Eduardo.

O relato inicial também foi confirmado ao g1 pelo prefeito do município Rafael Matias. Também estavam na garupa da moto um outro homem, que recebeu atendimento médico, e uma criança de 8 anos. O secretário ficou em choque após o acidente.

Mais >

Abraão Lincoln costura Secretaria de Estado para prestigiar o filho no futuro governo do RN


Mesmo depois de envergonhar o Rio Grande do Norte com seu nome envolvido até o talo no rombo bilionário do INSS, pelo qual saiu preso na CPMI que apura os desvios contra aposentados, o Presidente da CBPA, Abraão Lincoln Ferreira, não cansa de mostrar que tem força, dinheiro e poder.

Abraão Lincoln se aliou ao projeto de Alisson Bezerra para Indicar Allan Cruz, filho dele (Abraão Filho) como Secretário de Estado, caso o projeto Allyson Bezerra saia vitorioso nas eleições que estão por vir.

Hoje a pasta almejada por Abraão Lincoln é a SAPÉ (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca), super bem administrada pelo competente Guilherme Saldanha, e seria uma derrota enorme para o Estado ter que entregar uma das mais importantes secretarias para o “cara do INSS no RN”.

Mais >

Ex-prefeito Flávio de Berói ganha espaço nas discussões sobre chapa majoritária no RN


O nome do ex-prefeito de Nova Cruz, Flávio de Berói, passou a ser citado com mais frequência nas articulações políticas que envolvem a formação das chapas majoritárias para 2026. Com trajetória consolidada no Agreste potiguar, ele é visto por aliados e interlocutores como um quadro com densidade eleitoral e capacidade de diálogo em diferentes campos políticos.

A avaliação recorrente entre lideranças é de que Flávio reúne características consideradas importantes para composições majoritárias: imagem associada à honestidade, reconhecimento regional e trânsito tanto entre setores da direita quanto da esquerda. Esse perfil amplia sua capacidade de agregar apoios e fortalece a leitura de que sua presença em uma chapa poderia ampliar o alcance eleitoral no interior do estado.

Além do peso político acumulado em Nova Cruz e na região Agreste, há o entendimento de que sua eventual participação representaria um gesto de valorização regional, com potencial de retorno nas urnas. Nesse cenário, o nome de Flávio de Berói deixa de ser apenas uma alternativa e passa a integrar, de forma mais concreta, o debate sobre as composições que estão sendo desenhadas para a próxima disputa estadual.

Flávio é mdbista, e Hermano também é, mas Flávio pode somar três vezes mais numa majoritária, já Hermano é imbatível para o legislativo.

Deputado Sargento Gonçalves denuncia furtos a residências durante alagamentos no Jardim Primavera, Zona Norte de Natal


Na noite desta segunda-feira (9), o deputado federal Sargento Gonçalves tornou públicas denúncias de furtos a residências na área da Lagoa de Captação do Jardim Primavera, localizada na Zona Norte de Natal. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o parlamentar afirmou ter sido procurado por moradores que relatam a ação de criminosos aproveitando o cenário de vulnerabilidade provocado pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias.

Segundo os relatos recebidos pelo deputado, o avanço da água forçou diversas famílias a deixarem suas casas temporariamente, abrindo espaço para invasões e subtração de bens. A situação, de acordo com Gonçalves, agrava ainda mais o drama vivido pela população, que já contabiliza prejuízos materiais e transtornos causados pela inundação.

Durante a manifestação, o parlamentar destacou que tem acompanhado o problema da lagoa há anos e relembrou que destinou recursos por meio de emendas parlamentares para intervenções na região. Ele afirmou que, do total enviado para o município, R$ 1,5 milhão foram direcionados especificamente para ações relacionadas à estrutura da lagoa de captação.

Mais >

Nome de Vivaldo Costa volta às especulações para o mandato tampão após Fátima postar foto e mencionar o deputado

A jornalista Anna Ruth avaliou como politicamente significativa a publicação feita pela governadora Fátima Bezerra nas redes sociais, em que aparece ao lado do deputado estadual Vivaldo Costa, da deputada Isolda Dantas e do deputado Francisco do PT, em reunião realizada na Governadoria. Segundo a jornalista, a imagem “diz muito”, pois reforça uma hipótese já ventilada nos bastidores políticos: a possibilidade de Vivaldo Costa ser o nome cogitado pela governadora para disputar o chamado mandato tampão no governo do Estado.

De acordo com Anna Ruth, Vivaldo Costa surge como um nome viável dentro do grupo governista por sua trajetória política e pelo perfil de diálogo tanto com aliados quanto com a oposição. A jornalista destacou ainda que a legenda publicada por Fátima Bezerra, citando o diálogo sobre demandas do Seridó e de Caicó e a parceria com o Legislativo, segue o tom institucional, mas que, do ponto de vista político, o encontro sinaliza articulação e movimentação estratégica em torno da sucessão temporária no Executivo estadual.

“Um prazer enorme receber o deputado Vivaldo Costa na Governadoria. Dialogamos sobre as demandas prioritárias da região do Seridó e de Caicó. Seguiremos trabalhando em parceria com o Legislativo para levar mais investimentos e melhorias para a vida do povo potiguar., escreveu a governadora.

Após seis mortes, Anvisa faz alerta sobre uso de canetas emagrecedoras por casos de pancreatite


A Anvisa emitiu um alerta sobre o uso de canetas emagrecedoras para o tratamento de obesidade e diabetes sem acompanhamento médico.

O documento, divulgado nesta segunda-feira (9), cita o aumento de casos de pancreatite associados a esses medicamentos. Seis mortes pela doença são investigadas no Brasil e há 145 notificações suspeitas.

Apesar do alerta, a Anvisa deixa claro que o risco é muito baixo para a eficácia dessas canetas, mas chama atenção para o uso inadequado sem acompanhamento médico.

Drogas apreendidas explodem ao bater no chão e assustam policiais em delegacia


Uma ocorrência policial terminou em susto após drogas apreendidas reagirem ao impacto e provocarem uma detonação no momento em que eram descarregadas em uma delegacia. Segundo informações, a carga teria explodido ao bater no chão, gerando uma reação imediata e colocando em risco os agentes que participavam do procedimento.

O material havia sido apreendido durante uma ação policial e estava sendo encaminhado para os trâmites legais quando ocorreu o incidente. A explosão não deixou feridos, mas causou preocupação entre os policiais presentes, diante do risco de danos mais graves.

A ocorrência chamou atenção para os riscos enfrentados diariamente por equipes policiais durante operações e no manuseio de materiais apreendidos, especialmente em situações que exigem transporte e armazenamento adequados.

Juninho Saia Rodada recebe apoio do vereador Ray Alves, de Ipanguaçu-RN


A pré-candidatura de Juninho Saia Rodada recebeu mais uma importante declaração de apoio político. Desta vez, quem oficializou adesão ao projeto foi o vereador Ray Alves, da cidade de Ipanguaçu-RN.

Ray Alves está em seu terceiro mandato como vereador e possui uma trajetória consolidada no município, tendo também exercido o cargo de secretário municipal, o que reforça sua experiência administrativa e conhecimento das demandas locais. O apoio do parlamentar fortalece ainda mais a pré-candidatura de Juninho Saia Rodada, que segue ampliando alianças e diálogo com lideranças de diferentes regiões do Rio Grande do Norte.

Secretaria de Educação conquista Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização 2025


A educação do município de Jucurutu celebra uma importante conquista: a Secretaria Municipal de Educação foi reconhecida com o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização 2025, certificação concedida pelo Governo Federal às redes de ensino que demonstram compromisso efetivo com a garantia do direito à alfabetização de todas as crianças.

O selo integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e reconhece estados, municípios e o Distrito Federal que desenvolvem políticas públicas, ações e estratégias voltadas à alfabetização na idade certa. A iniciativa tem como foco a equidade, a colaboração entre os entes federados, o uso de práticas pedagógicas baseadas em evidências e a melhoria contínua dos resultados de aprendizagem.

A conquista do Selo Ouro atesta o empenho e a seriedade do trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino de Jucurutu/RN. O reconhecimento é fruto de um esforço coletivo que envolve professores, gestores escolares, equipes técnicas, estudantes e famílias, todos comprometidos com o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem e com a ampliação das oportunidades educacionais no município.

Para a Prefeitura de Jucurutu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o selo reafirma o compromisso da gestão com a qualidade da educação pública. A certificação reforça a prioridade dada às políticas educacionais que garantem o direito à alfabetização na idade certa, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e para a construção de um futuro com mais equidade e oportunidades para toda a população jucurutuense.

A conquista do Selo Ouro representa não apenas um reconhecimento institucional, mas também um estímulo para que o município siga avançando na promoção de uma educação cada vez mais inclusiva, eficiente e transformadora.

Com informações de Edilson Silva

Carnaval das Tradições 2026 – “Galo na Folia” anima São Gonçalo com Leo Fera, Banda Detroit e Kris Lima na prévia do dia 12 de fevereiro


A cidade de São Gonçalo do Amarante já entra no clima da alegria e da tradição com a realização do Carnaval das Tradições 2026, que este ano chega com o tema “Galo na Folia” e promete movimentar o Centro do município em uma grande prévia carnavalesca.

O evento acontece no dia 12 de fevereiro, a partir das 17h, com concentração em frente ao Teatro Municipal Poti Cavalcante. De lá, o público seguirá em cortejo pelas ruas do Centro ao som da Banda Detroit, que vai puxar o pranchão, garantindo animação, axé e muito frevo no pé.

A programação contará ainda com orquestras de frevo, show de Kris Lima e Banda, além da energia contagiante do cantor Leo Fera, que promete encerrar a prévia em grande estilo, com swing e animação.

Outro momento aguardado é o tradicional Concurso do Rei Momo e da Rainha do Carnaval São-gonçalense, que valoriza a cultura popular e premiará os vencedores com recompensa em dinheiro.

O Carnaval das Tradições 2026 é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. O evento conta com patrocínio da Rede Mais Supermercados, por meio da Lei Câmara Cascudo, com incentivo da Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Estadual de Fazenda, da Fundação José Augusto e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. O Carnaval das Tradições também recebe o apoio da Academia Life Jardins e do bloco Amor de Kenga.

Com o tema “Galo na Folia”, a expectativa é de reunir foliões de todas as idades para celebrar a cultura, fortalecer as tradições carnavalescas e movimentar o Centro da cidade em um momento de alegria, integração e valorização da identidade são-gonçalense.

Mais de 26 mil alunos voltam às aulas em Parnamirim com estrutura garantida pela gestão Nilda


A rede pública municipal de Parnamirim retomou as aulas nesta segunda-feira (09) com mais de 26 mil alunos de volta às salas, iniciando o novo ano letivo com fardamento, merenda, material pedagógico e professores garantidos. O retorno reforça a educação como prioridade absoluta da gestão da prefeita Nilda, que fez questão de acompanhar, pessoalmente, as entregas dos fardamentos, em cerimônia realizada na Escola Tio Hermes. O início das aulas acontece em um cenário de avanços concretos.

A Prefeitura já reformou e entregou seis CMEIs e realizou manutenção e reparos em mais de 20 escolas, garantindo mais conforto, segurança e dignidade para alunos e profissionais da educação. Essas ações de melhorias serão ampliadas neste ano para reforçar ainda mais a infraestrutura nas unidades escolares. As manipuladoras de alimentos passaram por capacitação para garantir mais segurança para os estudantes.

Para a prefeita Nilda, investir em educação é cuidar do presente e construir o futuro da cidade: “Educação é prioridade todos os dias da nossa gestão. Estamos garantindo estrutura, professores, merenda e fardamento para que nossos alunos tenham as condições que merecem para aprender e sonhar. É assim que a gente transforma Parnamirim”, destacou.

Mulher investigada por associação ao tráfico de drogas em Caicó é presa pela Polícia Civil – 3ªDRP


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, cumpriu, nesta segunda-feira (09), um mandado de prisão preventiva em desfavor de uma mulher de 25 anos, investigada pela prática do crime de associação para o tráfico de drogas. A prisão foi realizada no bairro João XXIII, na zona oeste do município de Caicó, na residência da investigada.

Na mesma ocasião, também foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva em desfavor de dois homens, de 29 e 33 anos, igualmente investigados pelo crime de associação para o tráfico de drogas. Ambos já se encontravam custodiados no sistema prisional, motivo pelo qual as ordens judiciais foram formalmente cumpridas no interior da unidade prisional.

A investigada foi conduzida para a realização dos procedimentos legais cabíveis e, posteriormente, encaminhada ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte ressalta que a população pode contribuir com informações de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181. O sigilo é garantido.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN (SECOMS).

São João do Sabugi alcança excelência na Estratégia Saúde da Família e se destaca nos novos indicadores da APS


São João do Sabugi vive um momento histórico na saúde pública. O município alcançou resultado ÓTIMO nas três Estratégias de Saúde da Família (eSF) avaliadas pelos novos indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS), consolidando-se como referência no cuidado com as pessoas e na organização dos serviços de saúde.

De acordo com a avaliação mais recente do Ministério da Saúde, as três equipes de Saúde da Família do município atingiram o nível máximo de desempenho, um feito expressivo que coloca São João do Sabugi em posição de destaque. O resultado comprova a evolução da Atenção Primária, que saiu de um patamar desafiador para alcançar um nível de excelência em todos os indicadores avaliados.

A Estratégia Saúde da Família é a principal porta de entrada do SUS, responsável pelo acompanhamento contínuo das famílias, ações de prevenção, promoção da saúde e cuidado integral. Alcançar esse desempenho significa mais acesso, mais qualidade no atendimento e mais resolutividade para a população sabugiense.

Mais >