Clientes e empresas de energia solar protestam contra cobranças e falhas da Cosern em Natal na sexta-feira, 06


Clientes, integradores e vendedores de equipamentos de energia solar prometem realizar um protesto em frente à sede da Cosern, em Natal, na próxima sexta-feira, dia 6 de fevereiro, a partir das 8h da manhã. A mobilização é motivada por uma série de reclamações envolvendo cobranças consideradas abusivas e falhas operacionais atribuídas à concessionária de energia.

De acordo com os organizadores, mais de 250 empresas do setor solar já confirmaram presença no ato, que deve reunir também consumidores prejudicados pelas recentes mudanças no sistema de cobrança da Cosern.

Entre os principais pontos de insatisfação estão:

  • Mudanças no sistema de cobranças sem aviso prévio, o que tem gerado surpresa e prejuízos financeiros aos consumidores;
  • Desligamento de unidades geradoras de energia solar sem explicações claras;
  • Parcelamentos realizados sem o consentimento dos clientes;
  • Falta de compensação de créditos para unidades beneficiárias;
  • Atrasos na compensação e cobrança de unidades geradoras;
  • Cobrança considerada abusiva da taxa de iluminação pública, mesmo para consumidores com geração própria de energia.

Os manifestantes afirmam que a energia solar não é o problema, mas sim os erros operacionais e administrativos da concessionária. O protesto está sendo divulgado como pacífico e tem como objetivo cobrar respeito, transparência e correções imediatas nas práticas adotadas pela Cosern.

Até o momento, a Cosern não se pronunciou oficialmente sobre a mobilização nem sobre as denúncias apresentadas por clientes e empresas do setor.

PL expõe suposto envolvimento de Lula em caso envolvendo o Banco Master


O Partido Liberal (PL) publicou, nesta semana, um vídeo em seu perfil oficial no Instagram levantando questionamentos sobre a relação entre o Banco Master, integrantes do governo federal e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na publicação, o PL afirma que o Banco Master teria empregado o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para prestar serviços de consultoria. Segundo o partido, Mantega teria sido indicado ao banco a pedido do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e receberia cerca de R$ 1 milhão por mês pelo trabalho.

Ainda de acordo com o conteúdo divulgado pelo PL, o controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, teria se reunido de forma reservada com o presidente Lula e com Gabriel Galípolo, atual diretor do Banco Central e indicado do governo para a presidência da instituição. O partido levanta suspeitas sobre um possível “pacto bancário” envolvendo essas reuniões.

Mais >

Homens que assaltaram correspondente bancário do Bradesco são presos próximo de Caicó


Dois homens suspeitos de praticar um assalto a um correspondente bancário na manhã desta sexta-feira (30), no município de São José do Seridó, foram interceptados e presos pela Polícia Militar nas proximidades de Caicó.

De acordo com informações preliminares, a dupla fugiu do local em uma motocicleta, tomando rumo ignorado. Imagens de câmeras de monitoramento mostram que um dos suspeitos usava camiseta branca, enquanto o outro vestia uma camisa escura.

A Polícia Militar não divulgou mais detalhes sobre a ocorrência, informando apenas que os acusados foram localizados e detidos nas imediações de Caicó.

Por Carlos Felipe / O Fera

Correspondente bancário do Bradesco é assalto nesta sexta feira em São José do Seridó


Uma dupla usando uma XRE-300, vermelho e branca, assaltou na manhã desta sexta-feira, 30, o correspondente bancário do Bradesco em São José do Seridó.

O efetivo da Polícia Militar da cidade está em operação neste momento na busca pelos bandidos. Outras unidades da PM também estão ajudando nas diligências.

Não foi informado o valor subtraído pelos bandidos.

Sargento Valmir é entubado e precisa ser transferido para Natal; CIOPAER aguarda regulação para realizar a remoção


O policial militar Sargento Valmir Dantas está entubado e precisa ser transferido para Natal o mais rápido possível. O militar está em sua sua residência e apresentou piora significativa em seu quadro clínico.

O esquadrão CIOPAER, comandado pelo coronel Franco, já está pronto para fazer a remoção do paciente via serviço aeromédico, com apoio do SAMU, pelo Helicóptero Potiguar II.

A articulação para a remoção do policial conta com a atuação do sargento Alexandre Cazuza, presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e Bombeiros do Seridó (APBMS), em conjunto com o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Araújo, que alinharam a operação junto à equipe do SAMU e CIOPAER.

Mais >

Álvaro Dias faz convite ao ex-vice-governador Fábio Dantas


O burburinho da semana foi a conversa entre Álvaro Dias e o ex-vice-governador Fábia Dantas, mas que terminou sem consenso.

O convite de Álvaro Dias para Fábio Dantas, segundo uma fonte fidedigna do blog, é para coordenação geral da campanha 2026.

Inicialmente, Fábio Dantas declinou ao convite, mas Álvaro vai continuar insistindo, tendo em vista a forte influência política de Fábio.

Mais >

Parque aquático na Serra de Martins anuncia 1ª corrida West Run, com Kiko Chicabana


Estão oficialmente abertas as inscrições para a 1ª edição da West Run, corrida que será realizada no sábado, 4 de abril, a partir das 6h da manhã, no West Acqua Park. O evento promete unir esporte, lazer e música em uma experiência inédita na região. O lote promocional custa R$ 149,90.

Com percurso de 5 quilômetros, a corrida será disputada em meio a uma paisagem marcada por elevações serranas, proporcionando um desafio especial aos atletas e amantes da corrida. Ao todo, serão distribuídos mais de R$ 37 mil em premiação, contemplando diversas categorias.

Além da competição esportiva, a programação contará com estrutura de alto padrão e muita animação. Após a corrida, os participantes poderão aproveitar a diversão liberada no parque aquático e, a partir das 9h, um show com o cantor Kiko Chicabana, garantindo clima de festa e confraternização.

Mais >

Lula passa por cirurgia nesta sexta-feira em hospital particular de Brasília


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido, nesta sexta-feira (30/1), a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. O procedimento será realizado em um hospital particular de Brasília, após exames preparatórios feitos na quinta-feira (29/1). A expectativa é de alta no mesmo dia.

Associada ao envelhecimento, a catarata provoca visão embaçada, ofuscamento e dificuldade para enxergar cores. A cirurgia é considerada segura, rápida e de baixa complexidade. Em 2020, Lula já havia passado pelo mesmo procedimento, também sem complicações.

Desde que reassumiu a Presidência da República, em 2023, o presidente foi submetido a ao menos quatro procedimentos médicos.

Em setembro daquele ano, passou por uma artroplastia total do quadril direito para tratar artrose — quadro que o causava muito incômodo — e por uma blefaroplastia para retirada de excesso de pele nas pálpebras. As cirurgias duraram cerca de quatro horas e foram consideradas bem-sucedidas.

Mais >

Prefeitura lança na zona oeste projeto “Caicó Mais Saúde” para ampliar atendimentos e exames de média complexidade como ecocardiograma e ultrassonografia


A Prefeitura de Caicó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança o projeto Caicó Mais Saúde, uma iniciativa que tem como objetivo ampliar o acesso da população a atendimentos especializados e exames de média complexidade, fortalecendo a assistência e reduzindo filas de espera.

A primeira edição do projeto será realizada neste sábado, 31, a partir das 8 horas da manhã, na Unidade de Saúde do Bairro Walfredo Gurgel, na Zona Oeste, com atendimentos em Cardiologia, além da realização de exames de Eletrocardiograma, Ecocardiograma e Ultrassonografia. “O Caicó Mais Saúde nasce com caráter permanente e continuará sendo executado em outras regiões do município, levando especialidades e exames para mais perto da população, de forma planejada e estratégica”, afirmou o prefeito Dr. Tadeu.

“Todos os pacientes atendidos nesta etapa são residentes da Zona Oeste e foram selecionados diretamente das filas da Central de Regulação, garantindo mais agilidade, organização e justiça no acesso aos serviços”, detalha o secretário de saúde, Gedson Santos.

Mais >

Presidente da Colômbia se envolve em polêmica após dizer que Jesus fez amor e morreu rodeado de mulheres; vídeo


Católico não praticante, como se define, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, envolveu-se em uma nova polêmica ao sugerir, que Jesus Cristo teria tido relações sexuais — possivelmente com Maria Madalena. A declaração foi feita nessa quarta-feira (28/1), durante um discurso público.

Durante a fala, Petro afirmou que Jesus “fez amor” e que “um homem assim não poderia existir sem amor”.

O presidente acrescentou ainda que Jesus “morreu rodeado de mulheres que o amavam”, reforçando uma leitura pessoal e simbólica da figura central do cristianismo.

Mais >

Após polêmica do pé esquerdo, Havaianas sofre impacto e muda conselho administrativo


A Alpargatas, dona da marca Havaianas, anunciou nesta quarta-feira (28) mudanças em seu conselho de administração. Pedro Moreira Salles deixou a presidência do colegiado por conflitos de agenda ligados às atividades acadêmicas que exercerá em 2026 como professor adjunto da Universidade Columbia, nos Estados Unidos.

Para o cargo, foi eleito João Moreira Salles, que já integrava o conselho. Também foi criado o posto de vice-presidente, ocupado por Rodolfo Villela Marino. Com a vacância, Guilherme Bottura passou a atuar como conselheiro efetivo até a próxima assembleia geral. As mudanças foram formalizadas em aditamento ao acordo de acionistas, garantindo a continuidade da gestão até 2027.

Problema resolvido: Presidente da Câmara, Júnior Nogueira reúne comandantes da PM e pauta questão de som no carnaval de Ouro Branco


O presidente da Câmara Municipal de Ouro Branco, Júnior Nogueira, se reuniu com autoridades da segurança pública, representantes de órgãos e instituições do município para debater a organização do Carnaval 2026, com foco especial na segurança e no uso de paredões de som.

Participaram da reunião o Major Rafael Vitor, da Polícia Ambiental, o Coronel Moacir, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), além do padre Amaurilo, pároco do município, que também trouxe contribuições relacionadas à convivência entre as festividades e o respeito aos espaços religiosos e à população em geral.

Durante o encontro, foram discutidas medidas para garantir um Carnaval animado, mas com responsabilidade, buscando conciliar a tradição da festa com a ordem pública, o sossego da população e o cumprimento da legislação vigente, especialmente no que diz respeito ao som automotivo.

Mais >

Com emenda do Deputado Adjuto Dias, Clínica Heitor Carrilho iniciará Projeto “Saúde Mental nas Escolas” em Natal


O Projeto Saúde Mental nas Escolas terá início no primeiro semestre deste ano em Natal, por meio de uma parceria entre a Clínica Heitor Carrilho e o mandato do deputado estadual Adjuto Dias e do Vereador Daniel Rendall.

A iniciativa será viabilizada por meio de emenda parlamentar destinada à instituição e tem como objetivo levar atendimento, orientação e suporte de psicólogos e equipe médica multidisciplinar diretamente ao ambiente escolar da rede pública da capital potiguar.

O projeto prevê ações voltadas ao acompanhamento de crianças e adolescentes que enfrentam situações como depressão, ansiedade, indício de deficiência intelectual e outras condições que impactam o desenvolvimento emocional e social.

Além do atendimento aos estudantes, a proposta também inclui suporte às equipes gestoras das escolas, fortalecendo a rede de proteção e cuidado no ambiente educacional.

Idealizador da iniciativa, o deputado Adjuto Dias destacou a relevância social do projeto. “Estamos falando de cuidado, prevenção e dignidade para crianças e adolescentes que precisam de atenção especializada desde cedo. Esse projeto é uma resposta concreta às necessidades da rede pública de educação”, afirmou.

A expectativa é que o projeto gere impactos positivos duradouros na vida escolar e no desenvolvimento emocional dos estudantes de Natal e, posteriormente, seja replicado em todo o estado.

Segundo pesquisa do Poder Data, percepção de corrupção no governo Lula sobe 10 pontos

Screenshot

A taxa de brasileiros que acham que a corrupção no Brasil aumentou com o governo Lula (PT) saiu de 39% em janeiro de 2024 e está em 49% em janeiro de 2026 — o que representa um aumento de 10 pontos percentuais em dois anos, segundo dados do PoderData.

De acordo com o levantamento, 28% acreditam que a corrupção no país ficou igual, enquanto 18% veem diminuição. Outros 5% não sabem.

Em 2024, 30% da população achava que a corrupção havia diminuído, enquanto 19% não viam mudança. Na ocasião, 11% não sabiam responder.

O instituto mostra ainda que, entre os que dizem que aumentou, os percentuais são maiores entre homens (52%), pessoas de 25 a 44 anos (55%), moradores do Centro-Oeste (55%), pessoas com o ensino superior completo (56%) e com renda superior a 5 salários mínimos (56%).

A pesquisa PoderData entrevistou 2.500 pessoas, por telefone, entre os dias 24 e 26 de janeiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

#CNNBrasil #Lula #Notícias #Política #Corrupção

Médico do HRS esclarece estado de saúde de Hemilly Andrade, transferida de helicóptero para Natal

O médico plantonista do Hospital Regional do Seridó (HRS), Dr. Gabriel Dantas, explicou a situação clínica da jovem Hemilly Andrade de Medeiros, de 21 anos, que foi transferida de helicóptero para Natal na tarde desta quinta-feira (29), após sofrer um acidente.

Segundo o médico, a paciente está sendo acompanhada pela equipe desde a última terça-feira, quando deu entrada na unidade. Após exames de imagem, foi constatada a existência de três fraturas na região cervical.

Hemilly permaneceu em observação e passou por avaliação da equipe de neurocirurgia. Apesar de as imagens não indicarem gravidade imediata, o médico destacou que se trata de uma região delicada e complexa, o que motivou a decisão pela transferência para um serviço com suporte mais especializado.

De acordo com Dr. Gabriel Dantas, a remoção aérea, embora não seja comum na rotina da unidade, foi considerada extremamente benéfica para a paciente. O transporte terrestre poderia provocar trepidações e aumentar o risco de agravamento do quadro, em razão da fratura cervical.

A decisão foi tomada em conjunto entre o HRS e o SAMU, priorizando a segurança da paciente, a redução do tempo de deslocamento e a prevenção de possíveis complicações durante o trajeto.

O médico informou ainda que Hemilly estava estável no momento da transferência e demonstrou otimismo quanto à evolução do quadro clínico, destacando a expectativa de que ela receba o melhor atendimento possível na capital.

Acabou a especulação: Tarcísio confirma que vai para a reeleição e que Flávio Bolsonaro é seu candidato a Presidente da República

Após visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que não há qualquer dúvida sobre seu apoio ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas eleições deste ano.

Questionado se irá apoiar Flávio, Tarcísio respondeu: “Claro, sem dúvida, como tenho afirmado constantemente”.

Ainda na coletiva, o governador declarou que “desde 2023” seu interesse “é ficar em SP”. “Isso não tem controvérsia nenhuma, eu tenho uma linha de coerência, falei lá atrás que tenho um comprometimento com o estado de SP, sou grato ao estado e SP”, enfatizou.

Potiguar II em Caicó: Mais uma vítima de acidente na RN-288 é transferida para Natal com fraturas na cervical

Mais uma vítima do grave acidente registrado na RN-288, na última terça-feira (27), precisou ser transferida às pressas para Natal nesta quinta-feira (29). Trata-se de Hemilly Andrade de Medeiros, de 21 anos, que também ocupava o veículo envolvido no sinistro. Ela tem dias fraturas na cervical.

Segundo informações repassadas por familiares, Hemilly esteve no sepultamento da mãe, Isabel Andrade, de 52 anos, ocorrido nessa quarta-feira (28), em Caicó.

A tragédia familiar é marcada por múltiplas perdas. Hemilly também perdeu o sobrinho, Kauã Nikolas Andrade, de apenas 7 anos, que morreu ainda no local do acidente.

Mais >

Ceará-Mirim é um dos seis municípios do RN selecionados para o Projeto EducarPRF

O município de Ceará-Mirim passa a integrar um grupo de cidades potiguares contempladas pelo Projeto EducarPRF, iniciativa da Polícia Rodoviária Federal voltada à educação para o trânsito. No Rio Grande do Norte, apenas seis municípios, entre os 167 existentes, foram selecionados para participar do programa.

O prefeito Antônio Henrique e a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, professora Margareth, participaram nesta quarta-feira (29) de reunião na sede da Polícia Rodoviária Federal, em Natal, que marcou a assinatura do convênio e a consolidação da parceria entre a PRF e a Prefeitura de Ceará-Mirim, além da definição do cronograma de execução do projeto.

O encontro contou com a presença do superintendente da PRF no Rio Grande do Norte, Péricles Venâncio dos Santos, e de toda a equipe da instituição. Durante a reunião, o prefeito Antônio Henrique destacou a importância da parceria:

“Quero agradecer ao superintendente Péricles Venâncio e a toda a equipe da Polícia Rodoviária Federal pela receptividade, pela parceria e pelo compromisso com a educação e a preservação de vidas. Para Ceará-Mirim, é motivo de orgulho integrar um projeto tão importante, que fortalece a formação cidadã das nossas crianças e contribui diretamente para um trânsito mais seguro.”

O Projeto EducarPRF é um programa permanente de educação para o trânsito, desenvolvido no ambiente escolar, com foco na formação cidadã de crianças e adolescentes e na conscientização sobre segurança viária. A iniciativa está alinhada ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Com a formalização do convênio, Ceará-Mirim passa a integrar o conjunto de municípios potiguares que desenvolvem, em parceria com a PRF, ações permanentes de educação para o trânsito, fortalecendo políticas públicas de prevenção, cidadania e preservação de vidas.

Contra CPMI do banco Master, Haddad cita politização e diz que “Comissão pode beneficiar criminosos”


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a politização do caso envolvendo o Banco Master pode acabar beneficiando criminosos e enfraquecendo as instituições. A declaração foi dada nesta quarta-feira (29), durante entrevista à imprensa, ao comentar a proposta de criação de uma CPMI para investigar o escândalo.

Haddad ressaltou que o trabalho das autoridades deve ser conduzido com foco na responsabilização de quem cometeu irregularidades, independentemente de vínculos políticos, religiosos ou partidários. Segundo ele, a tentativa de levar o debate para o campo político desvirtua o objetivo principal da investigação.

“Se você quer a verdade, não importa de que igreja a pessoa é, de que partido é. Vai lá e pune. Pune quem tiver que ser punido”, afirmou o ministro.

O titular da Fazenda destacou que a punição correta dos responsáveis fortalece as instituições democráticas e não o contrário. Para Haddad, quando há rigor na apuração, ganham o Estado, os órgãos de controle e a própria democracia.

“Isso fortalece as instituições: fortalece o partido, a igreja, o Supremo, a Receita, a polícia”, disse.

Ao comentar a possibilidade de uma CPMI, Haddad avaliou que há um movimento da oposição para vincular o caso ao governo federal, o que, na sua visão, representa um risco de pré-julgamentos. Ele alertou que julgamentos antecipados baseados em encontros políticos ou doações de campanha não contribuem para a busca da verdade.

“Contato de Nikolas no celular de Vorcaro é um problema, mas o encontro de Lula e Vorcaro não é”, diz líder do PT


O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), disse nesta quarta-feira (28) que os encontros entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o CEO do Banco Master, Daniel Vorcaro – alvo de uma investigação que apura o maior rombo bancário da história do país– não são um problema. 

O deputado também defendeu a atuação de Ricardo Lewandowski, ex-ministro da Justiça e do STF (Supremo Tribunal Federal), que confirmou ter prestado consultoria ao Master por meio de seu escritório de advocacia –o ex-ministro disse que não ocupava cargo público quando atendeu o banco. Mulher de Lindbergh, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), seguiu a mesma linha do marido e minimizou tanto os encontros de Vorcaro no Planalto quanto a consultoria de Lewandowski.

“O presidente pode ter encontrado, ter feito uma reunião, isso não tem problema algum. O fato é que a decisão do governo, a decisão do Banco Central foi liquidar o banco e a decisão da Polícia Federal foi investigar. Mesmo o Lewandowski ter tido um contrato lá com o Banco Master. Qual é o problema? A Polícia Federal é ligada ao Ministério da Justiça. O que é que a Polícia Federal fez? Foi pra cima, prendeu o Vorcaro e vai aparecer tudo. Nós queremos, nesse caso, apurar tudo”, disse o petista a jornalistas depois da reunião de líderes da Câmara.

Mais >