Após anos de abandono, gestão Nilda devolve funcionalidade às lagoas de captação


A Prefeitura de Parnamirim, sob a liderança da prefeita Nilda, está promovendo a maior ação de recuperação, manutenção e revitalização das lagoas de captação já realizada no município. Diferente de administrações anteriores, que por anos negligenciaram esses equipamentos fundamentais para o controle das águas pluviais, a atual gestão tem enfrentado o problema de frente, com trabalho contínuo, planejamento e investimentos. Atualmente, mais de 10 lagoas de captação estão recebendo serviços simultaneamente em diferentes bairros da cidade.

As ações incluem limpeza geral e capinação, tratamento com aplicação de bioquímicos, instalação de aeradores, desassoreamento, contenção para a recuperação dos dissipadores, além de pintura e revitalização estrutural, garantindo mais eficiência, segurança e qualidade ambiental para a população.

A prefeita Nilda tem acompanhado de perto todas as etapas dos trabalhos. Nesta semana, esteve pessoalmente na Lagoa Araguaia, em Nova Parnamirim, vistoriando as intervenções e reforçando o compromisso da gestão com a infraestrutura urbana e a prevenção de alagamentos.

O resultado do trabalho já é sentido pela população. Durante as chuvas registradas neste mês de janeiro, não houve nenhum caso de transbordamento nas lagoas de captação do município, demonstrando a eficiência das ações realizadas pela atual administração.

“Durante muito tempo, essas lagoas foram abandonadas, sem manutenção, sem cuidado e sem planejamento. A população pagou o preço com alagamentos, mau cheiro e insegurança. Nós mudamos essa realidade. Hoje, Parnamirim tem uma gestão que cuida, investe e trabalha todos os dias para garantir qualidade de vida às pessoas”, afirmou a prefeita Nilda.

Do Seridó para o mundo, e de volta a Caicó. A trajetória de L.F. Lunardello é dessas que atravessam fronteiras sem perder o sotaque

Nordestino, seridoense, nascido em Currais Novos, e desde 2007 morando em Caicó, Lunardello construiu um caminho intelectual pouco comum. Começou no Direito, migrou para as Letras e, movido pela paixão pela língua inglesa e pela educação, chegou aos Estados Unidos, onde se formou em TESOL (Teaching English to Speakers of Other Languages) pela Universidade do Arizona. A experiência acadêmica fora do país ampliou horizontes, mas nunca apagou as referências do sertão que seguem atravessando sua escrita.

Professor, tradutor, autor e revisor, ele fundou em 2007 a @nerdenglish (NerdEnglish Consultoria Linguística), iniciativa que o colocou em contato direto com a produção científica global. Ao longo da carreira, já trabalhou na tradução de mais de mil publicações científicas internacionais, conectando pesquisadores brasileiros ao debate acadêmico mundial.

Nos últimos anos, porém, Lunardello tem se dedicado cada vez mais às suas paixões: literatura, horror e quadrinhos. Atua com editoras e criadores independentes como BRASA, Diário Macabro, Raphus Press, Tai, O Grifo, Clepsidra e DaRosa, traduzindo nomes fundamentais do insólito internacional, entre eles Ray Nelson, H.P. Lovecraft, Algernon Blackwood e Mary Shelley.

Mais >

Prefeito Allyson Bezerra surfa na onda boa, paga salário antecipado dos servidores municipais e R$ 27 milhões circularão na economia ainda hoje


Allyson Bezerra aproveitou a repercussão nacional em torno de Mossoró e do seu nome para surfar na onda boa, e assim anunciou o pagamento antecipado do salário dos servidores do município para hoje, 29, injetando mais de R$ 27 milhões na economia local. Entenda.

A gestão do prefeito Allyson Bezerra realizou nesta quarta-feira (29), o pagamento do salário referente ao mês de janeiro para todos os servidores municipais. Ao todo, foram injetados R$ 27 milhões na economia local, fortalecendo o comércio, os serviços e garantindo segurança financeira às famílias mossoroenses.

O pagamento dentro do mês trabalhado reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos servidores públicos e com o equilíbrio das contas do município. O pagamento em dia tem sido uma marca da gestão do prefeito Allyson Bezerra desde o primeiro mandato, iniciado em 2021.

“O pagamento em dia dos nossos servidores públicos é um compromisso com quem trabalha diariamente para garantir o funcionamento dos serviços públicos de Mossoró”, pontuou Allyson Bezerra.

Primo de Rogério Marinho retira pré-candidatura de deputado federal, anuncia apoio a Nina e encolhe nominata do PL


O ex-prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho, não é mais pré-candidato a deputado federal.

O político anunciou nessa quarta feira, 28, que vai apoiar o nome de Nina Souza para deputada.

Com a escolha de Daniel, que é primo de Rogério Marinho, a nominata do PL no RN encolheu, contudo continua sendo a mais forte.

Mais >

Lula diz no Fórum Internacional Latino-Americano que implementou o Pix no Brasil e enfrenta críticas


O discurso do presidente Lula no Fórum Internacional Latino-Americano, nesta quarta-feira (28/1), virou assunto nas redes, não pelo brilho, mas pelo constrangimento. Em meio às falas, o presidente fez afirmações que levantaram sobrancelhas e dúvidas.

Uma delas foi dizer que seu governo teria tirado milhões de brasileiros da fome em menos de dois anos e meio. O problema não é a intenção do discurso, mas a falta de dados concretos que sustentem essa declaração. Em eventos internacionais, números importam. E muito.

Mas o momento mais polêmico veio quando Lula falou sobre integração econômica regional e citou o Pix como exemplo de inovação criada por seu governo. A afirmação não bate com a realidade.

Mais >

Chacina na Grande Natal mata criança de 4 anos, adolescente de 17 e a mãe deles, de 52 anos; há outros dois feridos


Criança de 4 anos tem morte cerebral confirmada após ataque a família em São José de Mipibu, na noite desta quarta-feira (28).

O crime aconteceu no conjunto Bosque das Colinas, onde cinco pessoas da mesma família foram baleadas dentro de casa. De acordo com as informações apuradas, a tragédia resultou em três mortes confirmadas e dois feridos.

Entre as vítimas estão a criança Maria Hadassa Policarpo da Silva, de 4 anos, a avó Antônia Cícero da Silva, de 53 anos, e o tio Fernando da Silva Rocha, de 17 anos, que também não resistiram.

MORTOS

ANTONIA CICERO DA SILVA, 52 anos (mãe)

MARIA HADASSA POLICARPO SILVA, 04 anos (filha)

FERNANDO DA SILVA ROCHA, 17 anos (filho)

INTERNADOS

O caso será investigado pela Polícia Civil, mas a sensação entre moradores é de que o Rio Grande do Norte vive uma verdadeira terra sem lei, onde a violência avança sem controle e famílias inocentes pagam o preço da insegurança.

JOÃO MARIA DA ROCHA (pai)

CRISTIANO DA ROCHA SILVA, 24 anos (parente)

Com informações da TV aponta Negra

A experiente FPMP segue com inscrições para o curso de “Operador de Máquina Pesada” em Caicó


A FPMP – Formação em Máquinas Pesadas, considerada pioneira na região do Seridó, está com inscrições abertas para cursos de Operador de Máquinas Pesadas em Caicó e municípios vizinhos. A iniciativa busca ampliar a qualificação profissional e atender à crescente demanda por mão de obra especializada no setor.

Como parte de uma promoção exclusiva para Caicó, a instituição está oferecendo um combo que permite ao aluno aprender a operar três tipos de máquinas pelo preço de um. O pacote inclui formação em retroescavadeira, empilhadeira e escavadeira hidráulica, com investimento total de R$ 1.500,00 pelos três cursos.

A capacitação é composta por aulas teóricas, treinamento em simulador e prática direta nas máquinas, proporcionando ao aluno uma formação completa e voltada para o mercado de trabalho. O início das aulas está previsto para o dia 20 de janeiro.

Mais >

Criança é baleada em ataque a tiros em São José de Mipibu e socorrida para UPA de Parnamirim; duas pessoas foram mortas


Uma criança de aproximadamente dois a três anos foi baleada durante um ataque a tiros registrado na noite desta quarta-feira no bairro Bosque das Colinas, em São José de Mipibu, na Grande Natal. A criança foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Parnamirim, localizada a cerca de três quilômetros do local do crime.

De acordo com as primeiras informações, homens armados chegaram a uma residência situada na Rua nº 105 e chamaram no portão. Quando uma pessoa foi atender, os suspeitos iniciaram uma sequência de disparos. Pelo menos cinco pessoas foram atingidas pelos tiros.

Além da criança, o pai dela também teria sido socorrido por populares para a UPA de Parnamirim. No local, um homem de aproximadamente 50 a 55 anos recebeu os primeiros atendimentos em uma unidade de suporte básico do SAMU.

Mais >

Securitas: MPRN apoia operação contra organização criminosa na Grande Natal


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), apoiou a Polícia Civil na investigação e deflagração da operação Securitas nesta quarta-feira (28). A ação cumpriu mandados de busca e apreensão para investigar uma organização criminosa com a participação de agentes políticos e de um integrante das forças de segurança. As diligências ocorreram em Ielmo Marinho, São Gonçalo do Amarante, Natal e Parnamirim.

A investigação começou em 2023 e indica que o grupo se estruturou para intimidar adversários políticos e praticar outros crimes. A apuração aponta que o grupo contava com um núcleo armado e influência na administração pública. O prefeito do município de Ielmo Marinho é apontado como o líder dessa organização, que conta ainda com parlamentares e um policial militar entre os investigados.

O caso ganhou força após registros de homens armados dentro da Câmara Municipal de Ielmo Marinho em 2023 para fazer segurança privada de um parlamentar e intimidar opositores. Naquela ocasião, foi apreendido um arsenal com armas e munições de calibres restritos, como .40 e .45, além de outros materiais. Esse episódio motivou o aprofundamento das buscas por provas contra o grupo.

Mais >

Manifestantes ocupam ruas do centro do Recife nesta quarta (28) em protesto contra os EUA em relação à Venezuela


Manifestantes ocupam ruas do centro do Recife em ato contra o imperialismo dos EUA na América Latina.

Um protesto no cruzamento da Rua Gonçalves Maia com a Boa Vista, próximo ao Consulado Americano, está causando bloqueios no trânsito nesta quarta-feira (28).

Segundo informações iniciais, cerca de 30 pessoas participam da manifestação, que conta com um carro de som. O protesto passou pela Avenida Agamenon Magalhães e segue sentido Conde da Boa Vista.

Motoristas enfrentam lentidão e congestionamento na região. Acompanhe as atualizações sobre a situação no trânsito.

Mais >

Ivete Sangalo dança “Vampirinha” com criança em show e é denunciada no MPBA


A cantora Ivete Sangalo foi denunciada ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) após a circulação de um vídeo em que aparece dançando e cantando a música “Vampirinha” ao lado de uma criança no palco, durante uma apresentação recente.

A representação foi registrada como notícia de fato, procedimento inicial para apuração de possíveis irregularidades envolvendo direitos de crianças e adolescentes. O órgão informou que o caso tramita sob sigilo por envolver menor de idade.

As imagens repercutiram nas redes sociais e motivaram o pedido de investigação. Até o momento, a assessoria da cantora informou que não irá se manifestar.

Gleisi Hoffmann afirma que Lula sabia de contratos privados de Lewandowski com o Banco Master; assista


A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha conhecimento de que Ricardo Lewandowski mantinha contratos privados de consultoria antes de ser convidado para assumir o Ministério da Justiça.

Segundo Gleisi, Lula convidou Lewandowski mesmo ciente dos contratos, após o então futuro ministro assegurar que cumpriria a legislação e se desvincularia de todas as atividades privadas, o que teria sido feito antes de assumir o cargo. “Não há problema, irregularidade ou crime algum no fato de ele ter tido contrato de consultoria”, afirmou.

A dirigente petista também destacou que Lewandowski prestou “relevante serviço ao país” e rebateu tentativas de associar o governo às investigações envolvendo o Banco Master. De acordo com Gleisi, toda a apuração sobre a instituição financeira ocorreu sob a gestão de Lewandowski à frente do Ministério da Justiça, incluindo a atuação da Polícia Federal.

Mais >

Odon Jr: Deputado Francisco é a grande liderança de Parelhas


Odon Jr esteve hoje em Parelhas sendo entrevistado por Marcos Silva no Jornal das 12 na Rádio Rural de Parelhas.

Em sua fala, Odon Jr afirmou que Francisco do PT é a grande liderança de Parelhas e junto com o PT do Município e Aliados, mesmo sendo oposição no plano local político, não fazem oposição ao desenvolvimento de Parelhas e buscam benefícios.

As conquistas recentes foram as reformas das escolas estaduais, o investimento de mais de 20 milhões de reais no saneamento do município de Parelhas, a obra de alargamento da ponte do Rio Caldeirões, a recuperação da RN que liga Parelhas a Equador passando pelo acesso a Santana do Seridó e esse ano terá a recuperação de Santana do Seridó até a divisa com a Paraíba e mais recentemente a recuperação da Barragem Boqueirão.

“Essa parceria da Governadora Fátima, do Presidente Lula e do Deputado Francisco do PT proporcionou conquistas concretas para o povo do município de Parelhas”, disse Odon Jr.

Câmeras flagram furto de motocicleta em plena luz do dia na zona leste de Caicó


Um furto de motocicleta foi registrado no início da tarde desta quarta-feira (28) no bairro Penedo, localizado na zona leste de Caicó. A ação criminosa aconteceu durante o dia e foi registrada por câmeras de vigilância instaladas na região.

A moto levada é uma Yamaha Ténéré 250, de placa NPX8D33. As imagens captadas mostram o momento em que o suspeito se aproxima do veículo e realiza o furto, o que pode contribuir para a identificação do autor e auxiliar o trabalho das forças de segurança.

O caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes. A polícia orienta que qualquer informação que possa levar à localização da motocicleta ou do suspeito seja repassada de forma anônima pelos canais oficiais.

Prefeitura de Parnamirim reforça prazo para desconto de 20% no IPTU 2026 e amplia atendimento ao contribuinte


Para facilitar a vida de quem deseja garantir o benefício, a gestão da prefeita Nilda ampliou o horário e os pontos de atendimento da Secretaria Municipal de Tributação (Semut), reforçando o compromisso com o cidadão. Além de funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, a Semut também passou a atender no bairro de Cidade Verde, além dos polos em Nova Parnamirim e Pirangi do Norte, descentralizando ainda mais os serviços, e aproximando a Prefeitura da população. Em todos os locais, os contribuintes podem receber orientações, negociar débitos, emitir carnês e acessar diversos serviços relacionados à tributação municipal. Para o desconto é necessário pagar até sexta-feira (30).

Para ter direito ao desconto máximo, é necessário estar regular com a Fazenda Municipal, manter o cadastro do imóvel atualizado e realizar a emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) por meio do site oficial da Prefeitura. O DAM é composto pelo IPTU, com 20% de desconto, pela Taxa de Coleta e Remoção de Lixo (TCRL) e pela Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP).

A prefeita Nilda destacou a importância de aproveitar o momento e manter as obrigações em dia.
“Estamos oferecendo todas as condições para que o contribuinte regularize sua situação e aproveite esse desconto tão importante. É uma forma de reconhecer quem é bom pagador e contribui para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.

A gestora também reforçou que os recursos arrecadados retornam diretamente para a população.
“O IPTU é fundamental para manter e ampliar os investimentos em saúde, educação, limpeza urbana, praças, iluminação pública e para garantir o pagamento dos servidores. Cada contribuinte que mantém seus impostos em dia ajuda a construir uma Parnamirim melhor para todos”, ressaltou Nilda.

A Prefeitura lembra que o prazo para garantir o desconto está chegando ao fim e reforça o chamado para que os contribuintes não deixem para a última hora.

“Essa é uma oportunidade que premia quem é responsável com a cidade. Organizamos nossa estrutura para atender bem e facilitar o acesso. Aproveitem, regularizem sua situação e garantam o desconto”, concluiu a prefeita.

Kelps Lima sai em defesa de Allyson Bezerra e fala do “cuidado ao pré-julgamento, como muita gente já está fazendo”


O ex-deputado estadual Kelps Lima se manifestou publicamente em defesa do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, um dia após a Polícia Federal cumprir mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação que envolve gestores de diversos municípios.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Kelps afirmou ser amigo pessoal de Allyson e destacou que, justamente por isso, não poderia se omitir diante do que classificou como pré-julgamentos. Segundo ele, o prefeito não foi afastado do cargo, não teve pedido de prisão decretado e nem sofreu qualquer cerceamento de liberdade.

“Eu não poderia deixar de me posicionar sobre o ocorrido da busca e apreensão contra o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, meu amigo. E com todo cuidado, para não fazer pré-julgamento, como muita gente vem fazendo”, afirmou Kelps.

O ex-parlamentar disse ainda que teve acesso à decisão judicial divulgada pela imprensa e ressaltou que o nome de Allyson aparece apenas citado por terceiros, sem envolvimento direto nos fatos investigados. “Tanto é que não teve pedido de prisão, não teve pedido de afastamento”, destacou.

Kelps Lima também fez um alerta sobre os riscos de condenações antecipadas, especialmente em períodos de disputa política. “Quantas vezes nós já vimos casos de pessoas que tiveram a imagem manchada antes do devido processo legal e, ao final, foram absolvidas?”, questionou.

Para ele, Allyson Bezerra merece tempo e o direito à ampla defesa para que os fatos sejam devidamente esclarecidos. “Não se pode fazer um pré-julgamento ou uma condenação pelo Tribunal da Internet ou por adversários políticos, que exploram o caso, como é comum na política brasileira”, concluiu.

A investigação segue em andamento sob responsabilidade da Polícia Federal, e até o momento o prefeito Allyson Bezerra permanece no exercício do cargo.

Mutirão ‘Caicó Limpa’ recolhe 16 toneladas de lixo e entulhos das Casas Populares zona Oeste da cidade


A Prefeitura de Caicó deu continuidade, nesta quarta-feira (28), ao programa “Caicó Limpa”, com a realização de um mutirão de limpeza no entorno da Escola Municipal Auta de Souza, no bairro Barra Nova (Casas Populares). A ação contou com equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e outras frentes da gestão.

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, destacou a importância da participação da população. “Somente hoje foram recolhidas 16 toneladas de lixo e entulhos. A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas é fundamental que cada cidadão colabore. Cuidar dos espaços públicos é um dever coletivo e reflete diretamente na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida da nossa cidade”, afirmou.

A diretora da Escola Municipal Auta de Souza, Daniele Régis, reforçou o apelo à conscientização da comunidade. “Pedimos que a população não descarte lixo ao redor da escola. O acúmulo traz insetos, ratos e causa transtornos para alunos, servidores e moradores. Quando cada um faz a sua parte, todos ganham”, ressaltou.

A gestão municipal reforça que o sucesso do Caicó Limpa depende do engajamento coletivo para construir uma cidade mais limpa, organizada e ambientalmente responsável.

O programa marca uma nova fase das políticas de limpeza urbana e educação ambiental do município, com ações itinerantes mensais, instalação de ecopontos móveis e atividades educativas voltadas à correta separação de resíduos, reciclagem e descarte adequado de lixo e entulhos.

Partidos divulgam nota de apoio ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra


Os partidos União Brasil, Progressistas (PP), Partido Social Democrático (PSD) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) divulgaram, nesta semana, uma nota conjunta de apoio ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, em meio a uma investigação que envolve gestores de diversos municípios.

Na nota, as siglas manifestam solidariedade ao prefeito e reafirmam confiança na condução de sua gestão, destacando o compromisso com a transparência, o respeito às instituições e a responsabilidade com a administração pública.

“As legendas reafirmam nossa confiança na postura do prefeito Allyson, que tem pautado sua gestão pelo compromisso com a transparência, pelo respeito às instituições e pela responsabilidade com a coisa pública”, diz o texto.

Os partidos também ressaltam a importância do respeito ao devido processo legal, ao contraditório, à ampla defesa e à presunção de inocência, princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito. Segundo a nota, há confiança de que todos os fatos serão devidamente apurados pelos órgãos competentes.

“Seguimos ao lado de Allyson Bezerra, com a certeza de que todos os fatos serão devidamente apurados, com absoluto respeito às garantias legais”, afirmam.

Ao final do comunicado, as legendas reforçam a expectativa de que os esclarecimentos necessários serão feitos e que a verdade prevalecerá.

A investigação citada ainda está em curso e envolve gestores de diferentes municípios, sem que, até o momento, haja condenações ou conclusões definitivas sobre os fatos.

Líder do PT aciona PGR contra Nikolas Ferreira por feridos com raio em manifestação em Brasília


O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), e o deputado Rogério Correia (PT-MG) apresentaram uma notícia de fato à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), devido aos feridos no ato realizado em Brasília no domingo (25).

Na peça, encaminhada nesta terça (27), os deputados solicitam investigação por “exposição da vida a perigo direto e iminente”, “lesão corporal dolosa” e “omissão penalmente relevante” por conta das descargas elétricas que atingiram cerca de 80 pessoas.

Os petistas escreveram que os organizadores mantiveram a concentração de pessoas, apesar da existência de alerta meteorológico oficial, nível laranja, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com previsão de chuvas intensas, ventos fortes e alto risco de descargas elétricas.

Mais >

Tragédia na RN-288: jovem perde segundo filho após acidente que matou criança de 8 anos

A cidade de Caicó amanheceu em luto nesta quarta-feira (28) diante de uma tragédia que comoveu toda a região do Seridó. A família de Hellen Andrade, moradora do bairro Itans, confirmou o falecimento do segundo filho da jovem, que estava grávida no momento do grave acidente ocorrido na RN-288, na tarde da última terça-feira (27).

Hellen já havia perdido o filho Kauã Nikolas Andrade, de apenas 8 anos, que morreu instantaneamente no local do sinistro. Grávida, a jovem foi socorrida inicialmente para o Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, e, devido à gravidade do caso, transferida para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

Apesar de todos os esforços da equipe médica, foi confirmado nesta quarta-feira que o bebê não resistiu e faleceu ainda no ventre da mãe.

Mais >