Policiais militares da Força Tática do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), pertencente ao Comando de Policiamento Metropolitano, prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas na noite desta terça-feira (27), no bairro Campo da Santa Cruz, em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal.
De acordo com informações da PM, por volta das 21h45, as equipes Tático Mike 01 e 02 realizavam patrulhamento de rotina quando visualizaram um indivíduo portando uma arma de fogo. Ao perceber a aproximação das viaturas, o suspeito tentou fugir, entrando em um imóvel e tentando pular o muro do quintal, mas foi rapidamente alcançado e detido pelos policiais.
Durante a abordagem, os militares encontraram com o suspeito uma arma de fogo e porções de substância análoga à maconha. Questionado, ele informou que havia mais entorpecentes enterrados no quintal da residência.
O ano político começou com o pé esquerdo para prefeitos em todo o Brasil. Operações policiais, investigações e ações ostensivas têm se multiplicado em diversos municípios, especialmente nas cidades de maior porte, deixando um recado direto: ninguém está fora do radar.
O cenário atual é de tensão permanente para os gestores. Em Recife, o prefeito conhecido como “prefeito do TikTok” afirmou ter encontrado um rastreador supostamente instalado pela Polícia Civil, fato que gerou repercussão nacional e levantou debates sobre limites, investigações e exposição pública. Em Mossoró, a Polícia Federal bateu à porta do prefeito, e, antes mesmo da conclusão de qualquer procedimento formal, parte da imprensa já aponta culpados, ignorando o devido processo legal.
Nesta quarta-feira, o episódio mais grave: o prefeito de Ielmo Marinho foi preso em flagrante durante operação da Polícia Civil, acusado de embaraçar investigação envolvendo organização criminosa. O caso reforça a sensação de que os prefeitos se tornaram o alvo preferencial do momento.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (28), a Operação Securitas, para dar cumprimento a mandados judiciais de busca e apreensão no âmbito de investigação que apura a atuação de organização criminosa, com participação de agente político e integrante das forças de segurança. As diligências ocorreram nos municípios de Ielmo Marinho, São Gonçalo do Amarante, Natal e Parnamirim.
As investigações tiveram início em 2023 e indicam que o grupo criminoso estaria estruturado para a intimidação de adversários políticos e a prática de outros ilícitos, contando com núcleo armado e capilaridade político-administrativa. De acordo com a apuração, o prefeito investigado, do município de Ielmo Marinho, é apontado como líder da organização criminosa. Há ainda investigados ocupantes de mandato legislativo e um policial militar.
Os fatos que impulsionaram a investigação incluem ocorrência registrada em Ielmo Marinho, quando houve notícia de que homens fortemente armados estariam no interior da Câmara Municipal, supostamente para fazer segurança privada de parlamentar e intimidar opositores. Na ocasião, foi apreendido um arsenal, com armas e munições, inclusive de calibres restritos (.40 e .45), além de outros materiais.
Moradores do sítio Timbaubinha, zona rural de Jardim de Piranhas, estão vivendo uma situação grave e revoltante. Segundo relatos da comunidade, a água que chega às torneiras das residências estaria misturada com esgoto, apresentando forte mau cheiro e presença de fezes humanas.
Timbaubinha é considerada a maior comunidade rural do município, com cerca de 400 moradores, entre crianças, idosos e famílias inteiras que dependem exclusivamente dessa água para beber, cozinhar e realizar atividades básicas do dia a dia.
A população afirma que já buscou ajuda junto aos órgãos competentes, mas até o momento nenhuma providência efetiva foi tomada, o que aumenta o risco de doenças e problemas de saúde pública. Diante do cenário, os moradores fazem um pedido de socorro, cobrando ações urgentes das autoridades responsáveis pelo abastecimento e vigilância sanitária.
A Câmara Municipal de Ouro Branco realiza, na próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, às 10h, uma reunião de planejamento voltada à organização do Carnaval no município. O encontro acontecerá no plenário da Casa Legislativa e tem como objetivo discutir medidas relacionadas à ordem pública e à realização das prévias carnavalescas.
A iniciativa é do presidente da Câmara Municipal, Junior Nogueira, que convidou representantes de diversos órgãos, repartições e instituições para contribuir com o planejamento e alinhamento das ações. Entre os convidados confirmados estão o Coronel Moacir, do 6º Batalhão da Polícia Militar; o Major Vitor, da Polícia Ambiental; o Subtenente Marconi, comandante local; o Padre Amaurílio, pároco do município; além do Prefeito Amarildo.
Durante a reunião, um dos principais pontos em pauta será o uso de paredões de som, tema que tem gerado debates na comunidade, especialmente no período carnavalesco. A proposta é buscar soluções equilibradas que garantam a festa, o lazer da população e o respeito às normas de convivência e ao sossego público.
Já está em vigor no Rio Grande do Norte a Lei nº 12.605/2025, que torna obrigatória a afixação de cartazes informativos em estabelecimentos públicos e privados com a mensagem de que racismo é crime.
A legislação é de autoria do deputado estadual Francisco do PT e tem como objetivo conscientizar a população, reforçar o combate ao racismo e informar sobre as penalidades previstas em lei para práticas discriminatórias.
De acordo com a nova norma, os cartazes deverão ser colocados em locais visíveis ao público e deverão conter, de forma clara, a seguinte informação: racismo, injúria racial e discriminação racial são condutas tipificadas como crime, podendo ser punidas, na forma da lei.
Um corpo do sexo masculino foi encontrado no fim da tarde desta terça-feira (22), em uma área de mata localizada no bairro Nova Descoberta, na zona Sul de Natal. A suspeita inicial é de que o corpo seja do policial militar João Bosco Dantas, de 58 anos, que estava desaparecido desde a semana passada.
O local onde o corpo foi localizado fica em uma região pertencente ao Parque das Dunas. Segundo as primeiras informações, pessoas que caminhavam e realizavam trilhas na área se depararam com o corpo e acionaram as autoridades.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar estiveram no local realizando os procedimentos necessários para acesso à área de mata, enquanto a Polícia Científica iniciou os trabalhos periciais. Até o momento, não há confirmação oficial sobre a identidade da vítima.
A Polícia Militar de Currais Novos acaba de dar mais uma triste notícia para a família dos caicoenses que se acidentaram na RN-288 na tarde de hoje (27/01/2026) após o condutor do Golf WV perder o controle da direção e capotar entre Acari e Cruzeta.
Hospitalizada no regional de Currais Novos, Isabel Andrade, conhecida como Bebel, avô do garotinho Kauã Nikolas, 8 anos, que morreu no local do acidente, também não resistiu aos ferimentos e foi a óbito após horas de entubação.
Uma outra triste notícia, que está aguardando confirmação oficial, é que a mãe de Kauã, que também está grávida, pode ter perdido o bebê, mas a confirmação ainda depende de exames para ser confirmada.
O deputado federal Sargento Gonçalves criticou duramente o afastamento do policial militar conhecido como Sargento Painho da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar, em Natal. O parlamentar saiu em defesa do policial e atribuiu a decisão ao que classificou como perseguição a profissionais que se destacam no combate à criminalidade.
Segundo Gonçalves, o afastamento reforça a visão de que o governo do PT, liderado pela governadora Fátima Bezerra, “não gosta da polícia ou, ao menos, não valoriza aqueles que trabalham de forma ostensiva e eficiente”.
A retirada do sargento da Força Tática foi determinada pelo coronel Harrison, comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC). De acordo com o comandante, o policial estaria “muito exposto” em razão da intensa atuação operacional.
A nota enviada pela prefeitura de Assú se refere a uma matéria do blog Jair Sampaio que expõe contratos da Dismed Distribuidora de Medicamentos, alvo da operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (27) em Mossoró, com a Prefeitura de Assú, que superam a cifra de R$ 1 milhão. Os dados, inclusive, são do portal da transparência, e não há nenhum distorção.
NOTA DA PREFEITURA DE ASSÚ
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura do Assú vem, por meio desta, esclarecer que as informações publicadas por este blog, ao tentar estabelecer vínculo entre a operação deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (27) e a Prefeitura do Assú, não correspondem à verdade e induzem o leitor a conclusões equivocadas.
Não há qualquer investigação, acusação ou apontamento da Polícia Federal envolvendo o município de Assú, a atual gestão ou o prefeito Lula Soares. A simples existência de contratos administrativos firmados em exercícios anteriores, dentro da legalidade e com ampla transparência, não autoriza ilações, insinuações ou associações de cunho político.
A menção a relações familiares e alianças políticas, sem qualquer lastro factual ou ligação com a operação em curso, configura tentativa de criar narrativa, o que compromete a correta informação ao público e atinge a reputação de pessoas e instituições.
Reforçamos que todos os contratos da Prefeitura do Assú seguem os princípios da legalidade, publicidade e controle pelos órgãos competentes, estando disponíveis para consulta nos portais oficiais de transparência.
Diante disso, solicitamos a imediata correção do conteúdo, com a devida contextualização dos fatos, a fim de restabelecer a verdade e evitar a propagação de desinformação.
Atenciosamente, Leane Fonseca Secretária Municipal de Comunicação da Prefeitura do Assú
Uma tragédia marcou a tarde desta terça-feira na RN-288. Uma criança de apenas 6 anos, da família de Damião de Keka, morreu após um grave acidente registrado na rodovia estadual, nas proximidades da região da Gargalheiras, em Acari.
De acordo com as informações apuradas, a criança estava em um veículo acompanhado de outros cinco membros da família, que haviam ido ao local para pagar uma promessa. No retorno, o veículo se envolveu no acidente, resultando na morte do menino ainda no local.
A família é residente no bairro Itans, zona Leste de Caicó. A mãe da criança ficou bastante abalada emocionalmente e precisou de atendimento médico, assim como a avó do menino. A mulher está grávida, o que aumenta a preocupação com seu estado de saúde após o ocorrido.
As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes. O caso gerou comoção entre moradores da região e da cidade de Caicó, que lamentam profundamente a perda precoce e trágica da criança.
Associações de comunidades rurais do município de Caicó estão cobrando ações urgentes do Governo do Rio Grande do Norte diante do aumento da insegurança e da sequência de assaltos registrados nas últimas semanas na zona rural. Moradores relatam a ausência de policiamento ostensivo e afirmam que a falta de rondas tem contribuído para o avanço da criminalidade.
Em mensagens compartilhadas entre lideranças comunitárias, presidentes de associações defendem a união das comunidades para dialogar diretamente com o comando da Polícia Militar, além de levar a demanda ao secretário estadual de Segurança Pública, coronel Araújo, e à governadora Fátima Bezerra.
Segundo os relatos, desde mudanças no comando do policiamento local, o número de ocorrências teria aumentado, especialmente em áreas mais afastadas da zona urbana. Os moradores afirmam que não se vê mais a presença regular da polícia nas comunidades rurais, o que gera sensação de abandono e medo entre as famílias.
O secretário da Fazenda e pré-candidato ao governo do estado, Cadu Xavier (PT), prestigiou, ao lado da governadora Fátima Bezerra, a 31ª edição da FIART, realizada no Centro de Convenções de Natal na noite desta segunda-feira (26).
O secretário e a chefe do Executivo estadual foram recebidos pelo idealizador da FIART, Neiwaldo Guedes, que destacou a importância da parceria do governo do estado com o evento e a presença do secretário na feira.
“Ele veio ver a economia, vem incentivar o artesanato do Rio Grande do Norte. Ele está aqui sentindo a pujança dessa economia criativa, porque quem pretende governar o estado tem que estar próximo às atividades econômicas, e Cadu é sensível a isso”, disse Neiwaldo.
Cadu visitou também o estande do Banco do Nordeste, um importante parceiro dos micro e pequenos empreendedores artesanais presentes na feira internacional. No local, o secretário cumprimentou a equipe do banco, parabenizou os profissionais e tirou fotos com visitantes.
“O Banco do Nordeste é uma peça central no desenvolvimento do Rio Grande do Norte e ainda mais no contexto do apoio aos artesãos potiguares. A presença do banco aqui fortalece uma agenda que o governo da professora Fátima defende” , comentou Cadu.
O pré-candidato percorreu a feira ao lado do diretor técnico do Sebrae/RN, João Hélio, que ressaltou a importância da visita. “É importantíssima a presença do secretário, que conhece a máquina pública, a gestão do governo do estado e, mais do que isso, conhece o estado. A presença de Cadu é motivo de grande satisfação”, afirmou João Hélio.
Durante a abertura oficial do evento, a governadora Fátima Bezerra agradeceu a presença do secretário e desejou sucesso para mais uma edição da Fiart. “Meus queridos artesãos, quero aqui desejar uma grande Fiart; que a feira continue nessa caminhada, cada vez mais inspiradora”, destacou a governadora.
Nos corredores do evento, Cadu foi recebido com carinho pelo público. Visitantes e expositores abraçaram o secretário, desejando boa sorte na nova caminhada até as eleições em outubro. “Meu pai era muito amigo do pai dele, a gente já conhece”, disse a artesã Nina Macedo.
O acidente registrado na RN-288 entre Cruzeta e Acari deixou uma vítima fatal entre as seis pessoas que estavam a bordo.
“Acabei de presenciar um acidente entre Cruzeta e Acari, e vinham seis pessoas no veículo. Fiquei de coração partido, porque a mãe do lado da criança, grávida também, o filho sem poder responder”, narrou uma testemunha em áudio enviado ao blog Jair Sampaio.
Ambulâncias do serviço de saúde dos municípios de Acari e Cruzeta foram acionadas na tarde desta terça-feira para socorrer vítimas de um acidente envolvendo um carro de passeio na RN-288.
As vítimas estão sendo socorridas para o hospital de Acari. O veículo envolvido no sinistro é um Gol, cor branca, no qual uma criança também estava a bordo.
Pelo menos seis prefeituras de cidades do Rio Grande do Norte estão na mira da Polícia Federal por suspeita de envolvimento em um esquema criminoso de desvio de recursos públicos e fraudes em processos de licitação de saúde no estado.
Uma operação foi deflagrada nesta terça-feira (27) e cumpriu 35 mandados de busca e apreensão no estado. Segundo apurou a TV Globo, as prefeituras alvos de medida são Mossoró, Serra do Mel, Tibau, Paraú, São Miguel e José da Penha. Todas ficam na região Oeste potiguar.
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), está entre os alvos da operação. Ele negou qualquer irregularidade em sua conduta.
Além de Allyson, também foram alvo de mandados de busca da PF o vice-prefeito de Mossoró, Marcos Medeiros (PSD), o prefeito de Sâo Miguel, Leandro do Rego Lima (União), o Prefeito de Paraú, Júnior Evaristo (PP) e secretários de José da Penha. A casa do irmão do prefeito de São Miguel também foi alvo de busca.
Segundo a Polícia Federal, a investigação apura indícios de irregularidades em contratos de fornecimento de insumos para a rede pública de saúde, envolvendo empresas sediadas no Rio Grande do Norte que atuavam junto a administrações municipais de diversos estados.
A operação tem como base auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU). Documentos do órgão apontam que há falhas na execução contratual. Inclusive, indícios de compra de materiais que não foram entregues, fornecimento inadequado de insumos e sobrepreço dos produtos.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Mossoró, Natal, Paraú, São Miguel, Upanema, Serra do Mel, Pau dos Ferros e José da Penha.
Segundo apuração da TV Globo, a Justiça determinou medidas cautelares diversas contra os empresários, inclusive pagamento de fiança e implementação de tornozeleira eletrônica relativos a sócios e funcionários das empresas investigadas.
A empresa Dismed Distribuidora de Medicamentos, alvo da operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (27) em Mossoró e em outros municípios do Rio Grande do Norte, também possui contratos de valores expressivos com a Prefeitura de Assú, no Oeste potiguar. Os dados de pagamentos levantados apontam cifras relevantes ao longo dos últimos anos.
De acordo com as informações, em 2022 a empresa recebeu R$ 173.897,52 da gestão municipal. Já em 2023, os repasses chegaram a aproximadamente meio milhão de reais, valor que se repetiu no período entre 2024 e 2025, somando mais cerca de R$ 500 mil em contratos relacionados ao fornecimento de medicamentos.
A Dismed pertence à família do ex-vice-prefeito de Serra do Mel, Moab Soares, que é aliado político de ao ex-prefeito de Assú, Gustavo Soares, que é pré-candidato a deputado estadual. Gustavo é primo do atual prefeito do município, Luís Eduardo Pimentel Soares, conhecido politicamente como Lula Soares, o que reforça o interesse político em torno dos contratos firmados.
A operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (27) em Mossoró e em outros municípios do Rio Grande do Norte representou um duro golpe no projeto político do prefeito Allyson Bezerra, que vinha sendo tratado nos bastidores como a maior pré-candidatura ao Governo do Estado. Independentemente do desfecho jurídico da investigação, o impacto político imediato foi negativo e profundo.
Mossoró, segunda maior cidade do RN e um dos mais importantes colégios eleitorais do Estado, tornou-se o centro das atenções nacionais com a presença da PF. Esse fator, por si só, já gera desgaste. No campo político, a operação produziu um efeito colateral relevante: o medo. Prefeitos que mantinham diálogo, parceria ou até já demonstravam apoio ao projeto estadual de Allyson passaram a adotar cautela extrema.
Nos bastidores, a avaliação é de que muitos gestores municipais ficaram receosos de permanecer próximos ao prefeito de Mossoró, temendo que a investigação não se restrinja apenas ao município-sede e que outras cidades, inseridas no mesmo contexto da operação, possam ser alcançadas. A insegurança é clara: ninguém sabe, ao certo, se o foco era exclusivamente Mossoró ou se a estratégia envolveu ampliar o raio de ação para outras administrações.
Durante a cobertura ao vivo da operação da Polícia Federal realizada em Mossoró, nesta terça-feira (27), jornalistas da GloboNews destacaram a relevância política do município no cenário estadual e nacional. Léo Arcoverde e Mônica Waldvogel comentaram que a cidade é vista como um importante colégio eleitoral no Rio Grande do Norte e que o presidente Lula acompanha de perto o contexto político local.
Portiguar, Léo Arcoverde ressaltou que Mossoró é a segunda maior cidade do Estado e historicamente exerce forte protagonismo político, especialmente em ano eleitoral. Segundo ele, a operação da PF ocorre em um momento sensível, quando o debate sucessório para o Governo do Estado já movimenta os bastidores da política potiguar.
Os jornalistas explicaram que a base da operação está em auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU), que apontaram falhas na execução de contratos na área da saúde. O alvo citado na apuração é o prefeito Allyson Bezerra, jovem gestor de 33 anos que comanda Mossoró e que, conforme lembrou Arcoverde, aparece bem posicionado em pesquisas eleitorais, inclusive liderando simulações para o Governo do Rio Grande do Norte.