Repercussão da notícia de “união das duas forças adversárias” em torno do projeto de Álvaro Dias soou como “força política” para o pré-candidato. Entenda!
O movimento chamou atenção por aproximar grupos que tradicionalmente ocupam campos opostos na política municipal e está sendo visto como um dos fatos mais relevantes desde o início da corrida eleitoral para o Governo do Estado na região do Seridó.
De um lado está o grupo liderado pelo prefeito Acácio Brito, responsável pela atual gestão municipal. Do outro, o grupo de oposição comandado pelo ex-prefeito Serginho Fernandes, reconhecido como uma das principais lideranças políticas da história recente de Serra Negra do Norte
A senadora Zenaide Maia participou nesta segunda-feira (1º) da assinatura da ordem de serviço para a construção da primeira Unidade Básica de Saúde modelo padrão tipo 1 do Ministério da Saúde na história de Alto do Rodrigues. A obra será viabilizada por meio de emenda parlamentar destinada pela senadora ao município.
Durante a solenidade, Zenaide destacou a importância do investimento para o fortalecimento da atenção básica. “Quem tá feliz aqui hoje sou eu. Vir aqui assinar uma ordem de serviço para um equipamento pra saúde primária me deixa assim. Isso não é só o concreto, o cimento, vidro… isso é um local onde vamos salvar vidas”, afirmou.
Em 63 anos de emancipação política, Alto do Rodrigues nunca havia recebido uma UBS dentro do padrão oficial do Ministério da Saúde. A nova unidade ampliará a capacidade de atendimento da rede municipal, oferecendo mais estrutura, conforto e qualidade nos serviços de saúde.
A prefeita Raquel Lemos agradeceu a parceria da senadora e ressaltou os impactos da obra para a cidade. “Não vai trazer apenas mais dignidade, vai trazer também empregabilidade. Essa construção vai acontecer graças à senhora acreditando no nosso trabalho”, declarou em referência à senadora.
Reconhecida pelo trabalho municipalista desenvolvido em diversas cidades do Rio Grande do Norte, Zenaide Maia tem direcionado recursos para áreas estratégicas como saúde, educação e infraestrutura. Em Alto do Rodrigues, a nova UBS representa mais um investimento que contribuirá diretamente para o atendimento da população e para o fortalecimento da saúde pública no município.
O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte pelo PT, Cadu de Lula, lança nesta terça-feira (2) a plataforma colaborativa de seu Plano de Governo. O evento está marcado para iniciar às 18h, na Arena das Dunas, em Natal, e promete reunir lideranças políticas, militantes e representantes dos partidos que compõem a coalizão de apoio ao projeto.
A plataforma é apresentada como um espaço de diálogo e construção coletiva, onde os cidadãos poderão enviar propostas e sugestões para o estado. “É um momento de união, participação e esperança que o Rio Grande do Norte vai seguir no rumo certo”, afirmou Cadu de Lula. O lançamento terá um forte componente político nacional com a presença confirmada de Edinho Silva, presidente nacional do PT. Além dele, o evento contará com a principal liderança política do RN, a governadora Fátima Bezerra. Eles estarão acompanhados de representantes de agremiações que foram a aliança do “Time de Lula” no estado, contando com o apoio de legendas como o Partido Verde (PV), PCdoB, PDT e PSB.
Deputados e deputadas estaduais e federais, pré-candidatos, como Samanda Alves, que disputará uma cadeira no Senado, e o presidente interino da Fundação Perseu Abramo, Brenno Almeida, também estarão presentes no evento.
O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, concede coletiva de imprensa nesta terça-feira, 2 de junho, às 18h, no Arena Office, na Arena das Dunas, em Natal.
Durante o encontro com jornalistas, Edinho Silva abordará a conjuntura política nacional e estadual, além das perspectivas e estratégias do partido para as eleições de 2026.
A coletiva integra a agenda de atividades do dirigente partidário no Rio Grande do Norte.
SERVIÇO
O quê: Coletiva de imprensa com o presidente nacional do PT, Edinho Silva Quando: Terça-feira, 2 de junho, às 18h Onde: Arena Office – Arena das Dunas (Portão de acesso será E1 Sul) Pauta: Conjuntura política e eleições 2026.
O prefeito de Ipanguaçu, Jefferson Santos, promoveu uma grande mobilização política que reuniu uma multidão de apoiadores no município e consolidou o apoio à reeleição do deputado estadual Coronel Azevedo (PL).
Durante o evento, Jefferson apresentou oficialmente Coronel Azevedo como seu pré-candidato a deputado estadual para as eleições de 2026 e destacou que a parceria entre os dois vem de muito antes de sua eleição para prefeito. Segundo ele, Coronel Azevedo sempre acreditou em seu potencial e na capacidade de sua equipe, mantendo-se ao lado do grupo político desde os primeiros passos da trajetória que o levou à Prefeitura. Essa relação de confiança foi fortalecida ao longo dos anos e também durante o mandato, com a destinação de recursos, ações e investimentos em benefício da população ipanguaçuense.
Na ocasião, Coronel Azevedo também prestou contas do trabalho realizado em favor do município, ressaltando conquistas obtidas por meio de seu mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e reafirmando o compromisso de continuar lutando por mais desenvolvimento para Ipanguaçu.
Além da confirmação do apoio a Coronel Azevedo, Jefferson Santos também anunciou o apoio do seu grupo político ao deputado federal General Girão para a Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. O prefeito ainda declarou apoio à pré-candidatura majoritária do Partido Liberal (PL) e ao senador Styvenson Valentim.
A expressiva participação popular foi um dos destaques do encontro, demonstrando o fortalecimento do grupo político liderado pelo prefeito Jefferson Santos e o reconhecimento da população ao trabalho desempenhado pelas lideranças presentes.
“Recebo com muita gratidão a confiança do prefeito Jefferson Santos e o carinho do povo de Ipanguaçu. Seguiremos trabalhando com seriedade, compromisso e resultados para melhorar a vida das pessoas”, afirmou Coronel Azevedo.
O evento reforçou a união do grupo político de Jefferson Santos e consolidou as bases do projeto para as eleições de 2026, tendo Coronel Azevedo como pré-candidato a deputado estadual apoiado pelo prefeito e seu grupo político.
O deputado federal Robinson Faria participou neste sábado (30) do Grande Encontro dos Amigos de Dr. Gustavo, realizado em Assú, e aproveitou a ocasião para anunciar novos investimentos destinados ao município.
O evento reuniu lideranças políticas de mais de 40 cidades do Rio Grande do Norte e contou com a presença da senadora Zenaide Maia, do prefeito Dr. Lula Soares, do ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual Dr. Gustavo Soares, além de vereadores, ex-prefeitos e apoiadores de diversas regiões do estado.
Durante o encontro, Robinson reafirmou sua parceria política com o grupo de Assú e anunciou a destinação de R$ 2 milhões em novas emendas parlamentares para o município, sendo R$ 1 milhão para a área da saúde e R$ 1 milhão para o turismo.
Reconhecido como o parlamentar que mais destinou recursos para Assú ao longo da história do município, Robinson destacou ações já realizadas com recursos de seu mandato, como investimentos na saúde pública, apoio à AMAAVA, à Liga Contra o Câncer e a implantação da ala pediátrica da UPA.
“Quando a parceria é verdadeira, o resultado aparece. Em Assú, ao lado dos meus amigos Dr. Gustavo e do prefeito Lula Soares, reafirmamos um compromisso que já rendeu muitos investimentos para o município. Isso é política feita com respeito e carinho pelo povo de Assú”, afirmou o deputado.
O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, alcançou um feito político significativo em Serra Negra do Norte ao reunir em seu palanque os dois principais grupos políticos do município, consolidando uma ampla frente de apoio em defesa de seu projeto para o estado.
De um lado está o grupo liderado pelo prefeito Acácio Brito. Do outro, a oposição comandada pelo ex-prefeito Sérgio Fernandes, considerado uma das maiores lideranças políticas da história recente do município e reconhecido como o ex-gestor mais bem avaliado de Serra Negra do Norte após dois mandatos à frente da Prefeitura.
O movimento ganha ainda mais força com a adesão do ex-prefeito Alysson Moisés, que integra o grupo político liderado por Sérgio Fernandes, além de outras importantes lideranças locais.
Ao comentar a união das forças políticas de Serra Negra do Norte, Álvaro destacou a importância da construção de um projeto amplo para promover mudanças e avanços no Rio Grande do Norte.
“Seguimos ampliando nossos apoios políticos pelo Seridó. Ao acrescentar o grupo da oposição em Serra Negra do Norte, somando-se ao apoio do grupo político do prefeito Acácio Brito, conseguimos unir os dois grupos políticos do município em favor do projeto de mudança que vamos implantar no Rio Grande do Norte”, afirmou.
Além de Sérgio Fernandes e Alysson Moisés, o encontro contou com a participação dos ex-prefeitos Dilvan Monteiro e Alysson Moisés, das vereadoras Ana Karinne Nóbrega e Vaninha, além dos ex-vereadores Flávio Bezerra e José Batista.
Durante a reunião, foram discutidas demandas importantes para o município, entre elas a necessidade de ampliação da política habitacional, com a construção de novas moradias, além de outras ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população.
Para Álvaro Dias, a adesão de lideranças de diferentes grupos políticos demonstra a força de um projeto construído com diálogo e compromisso com o desenvolvimento regional.
“Receber o apoio dessas lideranças reforça ainda mais a construção de um projeto amplo, capaz de reunir pessoas que pensam no futuro de Serra Negra do Norte e do Rio Grande do Norte”, concluiu.
O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) pediu à Polícia Federal a abertura de uma investigação para apurar possíveis vínculos entre integrantes ou intermediários do Comando Vermelho e pessoas ligadas ao entorno político do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Segundo o parlamentar, há indícios que justificam a apuração de eventuais tentativas de obtenção de influência, favorecimento e acesso a estruturas do governo do Rio de Janeiro.
O pedido tem como base reportagens que citaram elementos de investigações da própria PF. A representação menciona mensagens atribuídas a Gabriel Dias de Oliveira, conhecido como “Indio do Lixão”, apontado como integrante da facção, e a Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, o “Dudu”, ex-assessor da TH Joias. Os diálogos fariam referência a reuniões, pedidos de favores, contatos com agentes públicos e possíveis articulações para nomeações em órgãos estatais.
O documento também cita o ex-secretário estadual Gutemberg Fonseca e o ex-secretário de Esportes Alessandro Pitombeira Carracena, preso na Operação Anomalia e apontado em reportagens como destinatário de repasses atribuídos ao Comando Vermelho. Alencar afirma que não pretende antecipar conclusões sobre os envolvidos, mas pede diligências como análise de mensagens, rastreamento financeiro e apuração sobre eventual uso da influência política, do gabinete ou da rede de aliados de Flávio Bolsonaro para atender interesses de pessoas ligadas à facção criminosa.
O pré-candidato Jorge do Rosário acompanhou, na tarde desta segunda-feira (1º), o deputado federal General Girão durante visita ao canteiro de obras do Núcleo de Equoterapia do Semiárido (NESA), que está sendo construído no Campus Leste da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), em Mossoró. O empreendimento será pioneiro na região Oeste do Rio Grande do Norte e tem como objetivo oferecer atendimento especializado a crianças e jovens com deficiência.
Durante a visita, Jorge destacou a relevância social do projeto para Mossoró e municípios vizinhos. As obras estão em estágio avançado e representam um importante avanço na ampliação da rede de atendimento voltada às pessoas com deficiência e suas famílias.
“O NESA nasce para transformar vidas. É um projeto grandioso, pioneiro e de enorme importância para o tratamento, a inclusão e a qualidade de vida de muitas famílias da nossa região. Ver essa obra avançando nos enche de esperança e mostra que investimentos bem direcionados geram resultados concretos para quem mais precisa”, afirmou Jorge.
O deputado federal General Girão foi responsável pela destinação individual de R$ 3,6 milhões para a construção da unidade. A visita também reuniu representantes de famílias atípicas dos municípios de Mossoró, Apodi, Governador Dix-Sept Rosado e Baraúna, além de representantes da causa animal, que acompanharam de perto o andamento das obras e conheceram detalhes da estrutura que será disponibilizada à população.
Equoterapia
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento de desenvolvimento biopsicossocial. A prática é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e contribui para o desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional e social de pessoas com deficiência, transtornos do desenvolvimento e outras necessidades especiais, promovendo inclusão, autonomia e melhoria da qualidade de vida.
Estudantes de Natal poderão pagar metade do valor das inscrições em corridas de rua realizadas na capital. A medida está prevista no Projeto de Lei nº 256/2025, da vereadora Samanda Alves (PT), que recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal nesta segunda-feira (1º). A proposta busca ampliar o acesso ao esporte e incentivar hábitos saudáveis entre os jovens.
O texto prevê desconto de 50% para estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino públicas e privadas nas corridas promovidas ou autorizadas pelo município. A medida surge em um momento de crescimento da modalidade na cidade, que conta com um calendário de mais de 30 corridas oficiais por ano e reúne milhares de participantes.
De acordo com Samanda, apesar da popularização das provas, o custo das inscrições ainda impede a participação de parte da juventude: “As corridas de rua cresceram muito em Natal e se tornaram parte da rotina de milhares de pessoas. Mas muitos estudantes ainda ficam de fora por causa do custo das inscrições. Queremos garantir que mais jovens tenham acesso ao esporte, à saúde e à convivência social”, afirmou.
Na justificativa do projeto, a parlamentar destaca que o esporte é uma importante ferramenta de promoção da saúde, inclusão social e formação cidadã. A proposta também busca estimular o uso dos espaços públicos, fortalecer a convivência comunitária e incentivar a adoção de hábitos saudáveis desde a juventude.
Samanda ressalta ainda que o incentivo à prática esportiva contribui para a prevenção de doenças, melhora a qualidade de vida e amplia as oportunidades de participação dos jovens em atividades que promovem bem-estar e integração social. Com parecer favorável da Comissão de Educação, a matéria segue agora para análise das demais comissões temáticas da Câmara Municipal antes de ser apreciada em plenário.
O presidente Lula (PT) aparece na liderança da rejeição entre os nomes testados para a disputa presidencial de 2026, segundo levantamento do Instituto Real Time Big Data. As informações são da CNN.
De acordo com a pesquisa, Lula registra 48% de rejeição, empatado com Flávio Bolsonaro, que também marcou 48%. Na sequência do ranking aparecem Aécio Neves, com 45%, Ronaldo Caiado, com 39%, Romeu Zema, com 35%, e Aldo Rebelo, com 34%.
Também foram citados Cabo Daciolo (32%), Samara Martins (31%), Rui Costa Pimenta (30%), Renan Santos e Hertz Dias (28% cada).
Fecham a lista Joaquim Barbosa e Edmilson Costa, ambos com 27%, além de Augusto Cury, com 24%.
O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, recebeu nesta segunda-feira o apoio do prefeito de Serra Negra do Norte, Acácio Brito, em mais um importante movimento de fortalecimento de sua pré-candidatura ao Governo do Estado.
O encontro reuniu o prefeito Acácio Brito, o vice-prefeito Evanildo Rosa, os vereadores Stênio, Júnior Inácio e Zé Roberto, secretários municipais, o empresário Joésio, representante do setor boneleiro, além do ex-vereador e liderança política do município Dr. Sesiom Wanderley.
Durante a reunião, Álvaro Dias destacou a importância de conhecer de perto as vocações econômicas dos municípios potiguares para construir um plano de governo alinhado às necessidades de cada região e capaz de impulsionar o desenvolvimento do estado.
Serra Negra do Norte é reconhecida nacionalmente como a maior produtora de bonés personalizados do Brasil, atividade que movimenta a economia local, gera empregos e fortalece o empreendedorismo no município. O setor foi um dos temas debatidos durante o encontro, dentro da proposta de compreender as cadeias produtivas potiguares e identificar oportunidades para ampliar a geração de renda e o desenvolvimento regional.
A reunião também foi marcada pela apresentação de demandas consideradas prioritárias para o desenvolvimento da região. Entre elas, o grupo político destacou a importância da ligação rodoviária entre Serra Negra do Norte e São João do Sabugi, obra considerada estratégica para melhorar a mobilidade, fortalecer a integração regional e impulsionar a economia dos dois municípios.
A solicitação foi apresentada para ser incorporada ao plano de governo que está sendo construído por Álvaro Dias a partir das contribuições recebidas durante as visitas aos municípios potiguares, reforçando a proposta de elaborar um programa de governo conectado às necessidades reais da população e às demandas de cada região do estado.
A agenda integra a série de reuniões e visitas que o pré-candidato vem realizando em todas as regiões do Rio Grande do Norte, buscando conhecer experiências exitosas, identificar desafios e reunir contribuições para a elaboração de um plano de governo alinhado à realidade dos potiguares
Pesquisa RealTime Big Data divulgada nesta segunda-feira (01) aponta que os governadores Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) apresentam desempenho melhor que Flávio Bolsonaro (PL) em cenários de segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial de 2026.
No primeiro turno, Lula aparece com 38% das intenções de voto e Flávio Bolsonaro tem 31%, enquanto Caiado e Renan Santos registram 6% e Zema varia entre 4% e 5%. Já no segundo turno, Lula marca 45% contra 40% de Flávio Bolsonaro, empata com Caiado em 43% a 43% e registra 43% contra 40% de Zema.
O levantamento ouviu 2.000 pessoas em todo o país entre os dias 29 e 30 de maio, foi realizado com recursos próprios, tem nível de confiança de 95%, margem de erro de dois pontos percentuais e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05864/2026.
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por meio do Destacamento de Ipueira, localizou e recuperou um veículo Hyundai Creta, de cor branca, que havia sido subtraído em uma ação criminosa iniciada por volta das 19h30 de ontem (31), na cidade de Caicó.
O automóvel pertencia a um motorista de aplicativo que foi rendido por três indivíduos nas proximidades do Parque de Exposições. Após ser deixada pelos suspeitos, a vítima conseguiu pedir ajuda e compareceu à Delegacia de Polícia Civil para registrar a ocorrência.
Enquanto o procedimento era realizado, a Polícia Militar em Ipueira, já ciente do ocorrido, localizou o veículo abandonado em uma via pública daquela cidade.
Equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica (ITEP) foram acionadas para realizar os procedimentos periciais necessários no local. O caso segue sob os cuidados das autoridades competentes para a devida restituição do automóvel ao legítimo proprietário e continuidade das investigações.
Nova pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira, 1°, mostra vantagem de Lula em eventual segundo turno contra Flávio Bolsonaro na eleição presidencial. Na simulação, o presidente aparece com 45% das intenções de voto, contra 40% do senador. Brancos e nulos somam 8% e 7% não sabem ou não responderam.
Em relação ao último levantamento Real lime Big Data, Lula cresceu dois pontos e Flávio perdeu quatro. Esta é a primeira sondagem do instituto feita após a divulgação do áudio do senador a Daniel Vorcaro e o estouro do escândalo ‘Dark Horse’. Trata-se, portanto, de um bom sinal para o petista e de um alerta para o filho mais velho de Jair Bolsonaro.
Trabalhadores da região da Serra do Poção, área localizada entre o município de Ouro Branco, no Rio Grande do Norte, e o município de Várzea, na Paraíba, realizaram um protesto nesta semana após uma operação do Ministério do Trabalho que resultou na interdição de atividades de garimpo na localidade.
Segundo relatos dos próprios garimpeiros, a ação de fiscalização culminou em multas e no fechamento das frentes de trabalho, afetando diretamente centenas de trabalhadores que dependiam da atividade para garantir o sustento de suas famílias, tanto em Ouro Branco quanto em Várzea.
Com a paralisação das atividades, os manifestantes afirmam que a situação gerou forte impacto econômico na região, provocando desemprego imediato e insegurança social entre as famílias envolvidas no garimpo.
Uma equipe formada por seis jovens conquistou o 1º lugar no Techstars Startup Weekend, realizado em Currais Novos, com o projeto Saúde 360°, uma solução inovadora voltada para modernizar a gestão da saúde pública.
Entre os integrantes da equipe, três são alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, além de contar com a participação de um estudante da cidade de Tenente Laurentino Cruz, um colaborador da Câmara Municipal de Currais Novos e outro estudante de Currais Novos, mostrando a força da união entre diferentes experiências e áreas do conhecimento.
O Saúde 360° foi desenvolvido como ideia inicial do aluno Gabriel Roque, do IFRN, com o objetivo de oferecer mais eficiência à gestão pública, permitindo que gestores municipais tenham acesso, em tempo real, a informações estratégicas da saúde para tomada de decisões mais rápidas, assertivas e eficientes.
A plataforma busca auxiliar prefeitos e secretários municipais no acompanhamento de indicadores essenciais, garantindo melhor aplicação de recursos, planejamento de investimentos e maior controle administrativo da pasta.
A conquista reforça o potencial inovador da juventude da região e mostra que soluções tecnológicas criadas no interior do Rio Grande do Norte podem gerar impacto real na administração pública.
Mais que uma vitória no evento, o resultado representa o nascimento de uma ideia com potencial para transformar a gestão da saúde pública em diversos municípios brasileiros.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou neste domingo (31) que não reconhece os resultados da contagem preliminar das eleições presidenciais e disse que aguardará a apuração final, revisada por juízes. Com 99,92% das urnas apuradas, o candidato de direita Abelardo de la Espriella liderava a disputa com 43,7% dos votos, seguido pelo esquerdista Iván Cepeda, que somava 40,9%. Como nenhum dos concorrentes alcançou maioria absoluta, a decisão ficará para o segundo turno, marcado para 21 de junho.
Em publicação nas redes sociais, Petro declarou que a contagem inicial não possui efeito legal e questionou o sistema utilizado pela empresa responsável pela logística eleitoral, apontando supostas inconsistências nos números divulgados. A manifestação gerou reação do ex-presidente Iván Duque, que criticou as declarações do atual mandatário e afirmou que a democracia colombiana não está em risco.
Os deputados estaduais Adjuto Dias (PL) e Francisco do PT foram os mais citados para a Assembleia Legislativa na pesquisa Seta divulgada neste domingo.
Dados da pesquisa
A pesquisa Seta foi realizada entre os dias 26 e 28 de maio, ouvindo 1.500 eleitores de todas as regiões do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%. O trabalho está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-03807/2026 e BR-01878/2026.
O pré-candidato a deputado federal Bernardo Amorim recebeu, neste domingo (31), o apoio de lideranças políticas ligadas ao grupo de oposição do município de Porto do Mangue, na região da Costa Branca potiguar.
O grupo é formado pelo ex-candidato a prefeito Júnior Bola, segundo colocado na eleição municipal de 2024, e pelo ex-prefeito Sael Melo. Também integram a articulação o ex-prefeito Chico Pereira, o ex-vice-prefeito Magnus, os vereadores Raniery Filho, Tieigo de Helena e Lissandra Florêncio, além de suplentes, ex-vereadores e outras lideranças locais.
Durante agenda no município, Dr. Bernardo participou de encontro com representantes do grupo político e apoiadores na sede da cidade. Na ocasião, as lideranças confirmaram o alinhamento político em torno de seu projeto para a Câmara dos Deputados.
A adesão amplia a presença política de Dr. Bernardo na região da Costa Branca, onde o parlamentar vem mantendo agenda de visitas e diálogo com lideranças municipais.