“Você vai representar o nosso projeto”, diz presidente nacional do PT sobre Samanda durante ato em Natal


O lançamento da plataforma colaborativa para construção do programa de governo do Time de Lula no Rio Grande do Norte, realizado na noite desta terça-feira (2), na Arena das Dunas, foi marcado por manifestações públicas de apoio à pré-candidatura de Samanda Alves ao Senado Federal. Durante o ato, o presidente nacional do PT, Edinho Silva, a governadora Fátima Bezerra e o pré-candidato ao Governo do Estado, Cadu Xavier, destacaram o papel político da vereadora e presidente estadual do partido.

Ao discursar para a militância, Edinho Silva ressaltou a ascensão de Samanda como uma das principais lideranças da nova geração do PT e afirmou que ela representa a continuidade do projeto político construído pelo partido no Rio Grande do Norte.

“Você é uma liderança em crescimento. Você é uma liderança que certamente vai representar tudo aquilo que nós temos construído nas últimas décadas aqui no Rio Grande do Norte. Você vai representar o nosso projeto”, declarou o dirigente nacional petista.

A governadora Fátima Bezerra também destacou a presença de Samanda na chapa majoritária e afirmou que a vereadora representa a indicação do PT para a disputa ao Senado Federal.

“A Samanda que está na chapa, me substituindo sim, representando o PT. A indicação é do PT, e eu não tenho nenhuma dúvida de que, pela trajetória dela, já como vereadora e presidente estadual do nosso partido, vai fazer bonito”, declarou.

Ao defender o nome de Samanda, Fátima reforçou a confiança do partido na vereadora para representar o PT na disputa pela vaga que seria ocupada pela governadora no Senado Federal.

Já Cadu Xavier ressaltou a sintonia política entre as duas lideranças ao afirmar que “Samanda é Fátima e Fátima é Samanda”, associando a vereadora ao legado construído pela governadora ao longo de sua trajetória pública.

O evento reuniu centenas de militantes, representantes de movimentos sociais, dirigentes partidários, parlamentares e mais de 30 prefeitos e prefeitas de diversas regiões do estado. A atividade marcou o início do processo participativo de elaboração do programa de governo que será apresentado pelo campo liderado pelo PT nas eleições de 2026, por meio de uma plataforma digital aberta à contribuição da população.

Presidente estadual do PT, Samanda destacou a importância da participação popular na construção das propostas. “Queremos ouvir quem vive os desafios do nosso estado no dia a dia. Esse programa de governo será construído com a cara do povo do Rio Grande do Norte, reunindo sonhos, demandas e soluções para avançarmos ainda mais”, afirmou.

Felicitações marcam o aniversário do deputado estadual Coronel Azevedo nesta quarta, 3

O deputado estadual Coronel Azevedo está sendo amplamente homenageado nesta data por amigos, correligionários, eleitores, lideranças políticas e apoiadores em todo o Rio Grande do Norte, em razão da passagem de seu aniversário.

Reconhecido por sua atuação firme na defesa dos valores que acredita e pelo compromisso com a população potiguar, Coronel Azevedo recebe inúmeras manifestações de carinho e reconhecimento por sua trajetória pública. Em mensagens divulgadas ao longo do dia, amigos e integrantes de sua equipe destacam sua dedicação ao trabalho, sua fé, lealdade e o respeito conquistado junto aos seus eleitores.

A assessoria do parlamentar também se uniu às homenagens, desejando saúde, paz, sabedoria e muitas realizações pessoais e profissionais. As felicitações ressaltam ainda o desejo de que Deus continue abençoando sua vida, sua família e sua missão de representar os interesses do povo do Rio Grande do Norte.

Neste dia especial, ficam os votos de um feliz aniversário ao deputado estadual Coronel Azevedo, com reconhecimento por sua história de serviço e compromisso com a sociedade potiguar.

Francisco do PT lidera pesquisa de intenção de voto para deputado estadual no Rio Grande do Norte


O deputado estadual Francisco do PT aparece na liderança da pesquisa espontânea de intenção de voto para deputado estadual no Rio Grande do Norte, segundo levantamento Agorasei/96FM divulgado nesta terça-feira (2).

De acordo com os números, Francisco do PT foi o nome mais lembrado pelos entrevistados, registrando 2,1% das citações na disputa para a Assembleia Legislativa do RN.

O resultado reforça a presença do parlamentar junto ao eleitorado potiguar. Desde que os primeiros levantamentos sobre a disputa eleitoral de 2026 começaram a ser divulgados, ainda no ano passado, Francisco tem figurado de forma recorrente entre os nomes mais lembrados pelos entrevistados nas pesquisas de intenção de voto para deputado estadual.

Atualmente em seu segundo mandato como deputado estadual, Francisco tem atuação destacada em pautas ligadas à educação, recursos hídricos, agricultura familiar, desenvolvimento regional e defesa dos serviços públicos.

A pesquisa espontânea é considerada um dos principais indicadores da lembrança do eleitor, uma vez que não apresenta lista prévia de candidatos aos entrevistados.

O levantamento Agorasei/96FM ouviu 1.500 pessoas entre os dias 28 e 31 de maio. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O estudo está registrado sob os protocolos RN-02699/2026 e BR-05671/2026.

Flávio Bolsonaro afirma ter pedido a Trump que não aplicasse tarifas a produtos do Brasil


O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, divulgou nesta 3ª feira (2.jun.2026) uma carta em inglês enviada ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, na qual pede que o governo americano não avance com a proposta de impor novas tarifas a produtos brasileiros.

No texto, Flávio descreve o Brasil como um país em deterioração fiscal e econômica, cita dívida pública acima de 80% do PIB, aumento da inadimplência de famílias e empresas e mais pedidos de recuperação judicial, e argumenta que um novo tarifaço puniria diretamente a população brasileira.

O senador também agradece formalmente aos EUA pela decisão de classificar PCC e Comando Vermelho como organizações t3rroristas, afirmando que a medida foi bem recebida no Brasil e representa um passo importante no combate ao crlme organizado.

Flávio se apresenta como alternativa ao governo Lula, diz estar confiante em uma vitória nas eleições de outubro e se coloca à disposição para negociar um amplo acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos caso seja eleito presidente.

Com lideranças unidas, Ivan Júnior fortalece projeto político em Ipanguaçu ao lado do ex-prefeito Valderedo


O pré-candidato a deputado estadual Ivan Júnior participou de uma reunião com lideranças políticas e comunitárias de Ipanguaçu ao lado do pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Allyson Bezerra. O encontro também contou com a presença do ex-prefeito Valderedo e de ex-vereadores do município.

A agenda teve como foco o diálogo sobre os desafios e as oportunidades da região do Vale do Açu, reunindo representantes de diferentes segmentos para discutir pautas ligadas ao desenvolvimento regional, geração de empregos, infraestrutura e fortalecimento da economia local.

Durante a reunião, os participantes compartilharam experiências e apresentaram demandas consideradas prioritárias para os municípios da região, destacando a importância de ampliar o debate sobre políticas públicas voltadas para o interior do estado.

Para Ivan Júnior, ouvir as lideranças locais é fundamental para construir propostas alinhadas à realidade de cada município.

“Quem conhece de perto os desafios da região são as pessoas que vivem e trabalham aqui. Esses encontros permitem ouvir diferentes pontos de vista e entender melhor o que precisa ser feito para criar mais oportunidades e melhorar a vida da população”, afirmou.

A passagem por Ipanguaçu integrou uma série de conversas que vêm sendo realizadas com lideranças de diversas cidades do Rio Grande do Norte, buscando aproximar o debate político das demandas apresentadas pela população e pelos representantes locais.

PRIMEIRA ETAPA: Prefeitura de São Gonçalo firma parceria para entregar títulos de propriedade de imóveis


São Gonçalo do Amarante deu um passo importante no processo de legalização fundiária para oferecer segurança jurídica e dignidade a centenas de famílias do município. Nesta terça-feira (02), o prefeito Jaime Calado realizou assinatura dos termos de colaboração da primeira etapa do processo de regularização de quase mil imóveis em áreas urbanas da cidade.

A ação será viabilizada por meio de recursos destinados pela senadora Zenaide Maia, através de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão, e beneficiará moradores de comunidades historicamente marcadas pela ocupação irregular.

O projeto prevê a emissão de títulos definitivos de propriedade para famílias residentes em áreas incluídas dentro da poligonal definida pelo município. A expectativa é regularizar aproximadamente 500 imóveis no Golandim, 400 em Santo Antônio e 90 no Novo Amarante.

A iniciativa representa um marco para famílias que há décadas desejam obter a escritura das suas casas.

Durante a solenidade, o prefeito Jaime Calado destacou o impacto social da ação. “Entregar um título de propriedade provoca a mesma emoção de entregar a chave de uma casa. A partir daquele momento, a pessoa pode dizer que o imóvel é realmente seu. É segurança, dignidade e reconhecimento para quem construiu sua história naquele lugar.”

A senadora Zenaide Maia relembrou a origem do projeto e a importância de ampliar o alcance da regularização fundiária. “Quando conheci experiências de regularização fundiária, percebi o quanto isso transforma a vida das pessoas. Por isso decidimos destinar recursos para garantir que mais de 900 famílias tenham acesso ao documento que comprova a posse do seu imóvel.”

Segundo o secretário municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Saneamento, Geraldo Veríssimo, o trabalho envolve etapas técnicas, jurídicas, urbanísticas e sociais para garantir a entrega dos títulos dentro das normas estabelecidas pela legislação.

O responsável técnico do Instituto Potiguar de Ações Socio Sustentáveis (IPASS), Idalécio Saturnino, ressaltou que a regularização representa muito mais do que a entrega de documentos.
“Estamos falando de cidadania, valorização patrimonial e inclusão social. O título garante segurança jurídica para as famílias e abre portas para diversos direitos.”

A regularização fundiária já teve experiências exitosas no município durante a primeira gestão do prefeito Jaime Calado, iniciadas em 2009, com ações realizadas na comunidade de Barreiros. Agora, o programa ganha uma nova dimensão e deverá alcançar um número significativamente maior de famílias.

Participaram da solenidade os secretários municipais Ledson França (Comunicação); Márcio Pinto (Eventos); Hélio Duarte (Meio Ambiente); Mário David (Gabinete Civil); Alex Sandro Dantas (Licitação); Magnus Kebyo (Serviços Urbanos); além de representantes das instituições parceiras responsáveis pela execução do projeto e servidores da Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Saneamento Básico.

Com a assinatura dos termos de parceria, os trabalhos técnicos serão iniciados para que as famílias contempladas possam, em breve, receber a documentação definitiva de seus imóveis e conquistar o reconhecimento legal da propriedade onde construíram suas vidas.

Estados Unidos acusam governo brasileiro e o STF de práticas injustas, discriminatórias e de decisões autoritárias


Os Estados Unidos divulgaram nesta terça-feira (2) os primeiros resultados de uma investigação sobre práticas comerciais do Brasil. Como resultado dessa investigação, o governo americano propõe um novo tarifaço contra os produtos brasileiros – desta vez, de 25%. Na decisão, o governo americano ataca o PIX e o Judiciário brasileiro.

Era quase meia-noite de segunda-feira (1°), quando o anúncio foi feito. O representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, publicou uma nota em que afirma que ele e o presidente americano, Donald Trump, tiveram diversas reuniões construtivas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu gabinete, reuniões que se intensificaram nas últimas semanas. No entanto, afirma o representante, “continuamos a ter diferenças substanciais na resolução das questões desta investigação”.

A investigação contra o Brasil começou no dia 15 de julho de 2025 e cobriu seis áreas:

  • comércio digital e serviços de pagamento eletrônico;
  • tarifas injustas e preferenciais;
  • proteção da propriedade intelectual;
  • aplicação da legislação anticorrupção;
  • acesso ao mercado de etanol;
  • e desmatamento ilegal.

O resultado preliminar conclui que atos, políticas e práticas do Brasil são injustos ou discriminatórios, e prejudicam ou restringem o comércio dos Estados Unidos.

Sobre o combate à corrupção, o texto afirma que “o Brasil falhou e continua falhando em adotar medidas suficientes de fiscalização e aplicação da lei para combater o suborno e a corrupção”. O documento lembra a decisão do ministro do Supremo Dias Toffoli, que em setembro de 2023 anulou as provas obtidas no acordo de leniência com a Odebrecht. Também cita a suspensão de penas no âmbito da Operação Lava Jato.

“Traidores merecem ser enforcados”: Flávio (PL) reage à fala de Lula (PT) e diz ter sido ‘ameaçado’


O pré-candidato a presidente da República, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou nesta terça-feira em Belo Horizonte que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teria dado um ordem para assassina-lo, ao chamar o parlamentar de traidor da pátria e dizer que quem se comporta assim deve ser enforcado. O parlamentar recebeu no início da noite desta terça-feira (2) o título de cidadão honorário da capital.

A declaração de Lula foi dada durante ato em Goiás também nesta terça-feira. “Esses filhos do Bolsonaro conseguem ser piores do que ele, são vendilhões da pátria. Foram pedir para que um país estrangeiro se intrometesse nas decisões brasileiras. São traidores. Por menos do que isso, Joaquim Silvério dos Reis, que delatou Tiradentes, foi enforcado. O que merece os traidores?”, questionou o presidente.

Lula se equivocou na declaração. Na verdade, quem foi enforcado foi Tiradentes, após delação de Joaquim Silvério dos Reis, na Inconfidência Mineira.

Lula se referia ao fato de Flávio Bolsonaro ter ido aos Estados Unidos conversar com o presidente do país, Donald Trump, que, em seguida, declarou como organizações terroristas as facções Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital (PCC). Na avaliação do governo brasileiro, a decisão afetará operações financeiras, por possíveis sanções internacionais contra o país.

Para Flávio Bolsonaro, Lula não gostou da decisão e teria dado um sinal para que facções criminosas possam executá-lo. “Lula, vocé não vai me enforcar. Eu conheço um vagabundo de longe.

Bastou eu atuar contra o PCC e o CV que você deu uma espécie apito de cachorro para facções me executarem”, disse, ao receber o título de cidadão honorário na Câmara. Apito de cachorro é usado para treinamento dos animais, só audíveis por esses bichos.

Nilda tira do papel sonho antigo e inicia construção da sede própria do CAPS AD III em Parnamirim


A saúde mental de Parnamirim vive um momento histórico. Nesta terça-feira (02), a gestão da prefeita Nilda Cruz iniciou as obras da sede própria do CAPS AD III, um investimento de mais de R$ 3 milhões que vai ampliar e qualificar o atendimento às pessoas que necessitam de acompanhamento especializado para tratamento relacionado ao uso de álcool e outras drogas.

A construção da unidade representa uma conquista aguardada há anos pela população. Para garantir a obra, a Prefeitura assegurou uma contrapartida de R$ 772 mil, viabilizando um projeto que transformará a rede municipal de atenção psicossocial. O novo equipamento funcionará 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados, oferecendo acolhimento contínuo, atendimento multiprofissional e suporte em situações de crise.

“Essa é uma obra que representa cuidado, respeito e compromisso com as pessoas. Estamos investindo mais de R$ 3 milhões para garantir um espaço moderno, acolhedor e preparado para oferecer assistência a quem mais precisa. É uma conquista que vai deixar um legado permanente para Parnamirim e fortalecer ainda mais nossa rede de saúde”, destacou a prefeita Nilda Cruz.

Com valor contratual de R$ 3,08 milhões e recursos assegurados pela atual gestão, a nova unidade também passará a integrar o patrimônio público municipal, gerando economia aos cofres públicos e consolidando mais um importante avanço da administração Nilda na área da saúde.

Brasil não está alinhado com os EUA, diz Marco Rubio, secretário do Governo Donald Trump


Ao Senado americano nesta terça-feira (2), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que o Brasil não está entre uma “coalizão de países amigos” que estariam alinhados aos Estados Unidos. Ele ainda traçou um paralelo com Cuba, Nicarágua e Venezuela. A declaração acontece um dia depois de um relatório sugerir tarifas de 25% para produtos brasileiros.

Lula mira discurso na família Bolsonaro e cita enforcamento de Tiradentes: “traidores”


Lula atirou toda pólvora que tinha no seu canhão contra o senador Flávio Bolsonaro e os outros filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro e provocou forte repercussão pela agressividade das palavras. Durante discurso, Lula classificou os bolsonaristas como “traidores da pátria” por, segundo ele, buscarem apoio externo para interferir em assuntos internos do Brasil. Ao fazer a crítica, o presidente citou o episódio histórico envolvendo Tiradentes e Joaquim Silvério dos Reis, afirmando que “por muito menos Tiradentes foi enforcado”.

A fala gerou interpretações divergentes. Enquanto aliados do governo afirmam que Lula utilizou uma comparação histórica para reforçar sua crítica política, opositores consideram que a referência ao enforcamento de Tiradentes ultrapassou os limites do debate democrático e carrega um simbolismo que pode ser entendido como ameaça política. O episódio reacendeu a discussão sobre o tom adotado por lideranças públicas e os limites da retórica em um ambiente político cada vez mais polarizado.

Juninho Saia Rodada fortalece base no Oeste e conquista novos apoios em Rafael Godeiro-RN


A pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal segue ampliando sua presença pelo interior do Rio Grande do Norte. Em visita à cidade de Rafael Godeiro-RN nesta segunda-feira, Juninho recebeu importantes declarações de apoio que reforçam o crescimento do projeto político na região.

O primeiro apoio anunciado foi o do ex-vereador e atual suplente de vereador Nicolau Cortez, liderança com relevante atuação política no município. Também passaram a integrar o grupo de apoiadores a ex-vereadora Luiza Holanda e seu esposo, Ivaldo Holanda, nomes reconhecidos pela participação na vida pública e comunitária da cidade.

As novas adesões fortalecem a articulação de Juninho no Oeste potiguar e demonstram o avanço de uma pré-candidatura que vem conquistando o apoio de lideranças em diversas regiões do estado.

Trump publica foto com Flávio: “Jovem inteligente que ama muito o seu país”


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta terça-feira (2) uma foto ao lado do senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL). A postagem foi feita uma semana após o encontro entre os dois no Salão Oval da Casa Branca, em Washington.

Na imagem, também aparece o deputado federal cassado Eduardo Bolsonaro. Na publicação, Trump escreveu:

“Foi muito bom ter Flávio Bolsonaro no Salão Oval da Casa Branca — um jovem inteligente que ama muito o seu país, o Brasil! Presidente DONALD J. TRUMP”

A reunião ocorreu na última terça-feira (26) e não constava na agenda oficial divulgada pela Casa Branca. Mesmo assim, interlocutores de Flávio Bolsonaro já afirmavam que a possibilidade de um encontro reservado com o presidente americano não estava descartada.

Após o encontro, o governo Trump classificou o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como “Terroristas Globais Especialmente Designados”. O anúncio foi feito pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos na semana passada.

Flávio Bolsonaro afirmou que a classificação das facções foi um dos temas tratados na conversa.

Segundo o senador, o objetivo era discutir formas de cooperação internacional no combate ao crime organizado.

Lei de Samanda cria programa de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes nas redes sociais


A vereadora Samanda Alves (PT) teve sancionada pelo prefeito de Natal, Paulinho Freire, a lei que institui o Programa Municipal de Prevenção à Violência Sexual nas Redes Sociais contra Crianças e Adolescentes. De autoria da parlamentar, a iniciativa será desenvolvida nas escolas da rede pública municipal e prevê ações de educação digital, orientação, prevenção e canais de denúncia para proteger estudantes dos riscos de violência sexual no ambiente virtual.

A nova legislação responde ao crescimento dos casos de aliciamento, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes pela internet, especialmente por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens. O tema tem mobilizado autoridades, educadores e especialistas em todo o país diante dos desafios impostos pela expansão do ambiente digital na vida de crianças e jovens.

A proposta transforma em política pública permanente ações de prevenção e orientação sobre os riscos da violência sexual online. Entre as medidas previstas estão a capacitação de profissionais da educação para identificar sinais de violência virtual, a orientação de crianças, adolescentes e famílias sobre o uso seguro da internet e a criação de canais seguros de escuta e denúncia nas escolas.

A lei também prevê o envolvimento dos pais e responsáveis no acompanhamento da vida digital dos filhos e a afixação de cartazes com informações sobre como denunciar casos de violência sexual online, incluindo contatos do Disque 100, Conselho Tutelar, CREAS e Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente.

“A internet trouxe inúmeras possibilidades, mas também novos riscos para nossas crianças e adolescentes. O poder público precisa acompanhar essa realidade. Com essa lei, Natal dá um passo importante na proteção da infância, fortalecendo a prevenção, a informação e a capacidade das escolas de identificar e enfrentar situações de violência no ambiente digital. Proteger nossas crianças também significa protegê-las no mundo digital”, afirmou Samanda.

A legislação também cria a Jornada Municipal de Educação Digital Segura, que passará a integrar o calendário oficial do município, com realização preferencialmente no mês de maio. A iniciativa promoverá atividades de conscientização sobre o uso responsável das redes sociais e a prevenção da violência sexual virtual.

Com a nova lei, Natal passa a contar com uma política pública permanente voltada à proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, fortalecendo a atuação das escolas, das famílias e da rede de proteção no enfrentamento à violência sexual online.

Rogério: “Enquanto a esquerda manipula, apresentamos soluções para o trabalhador”


O senador Rogério Marinho voltou a defender a chamada PEC da Liberdade e criticou o Partido dos Trabalhadores pelas acusações feitas contra a proposta. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Rogério afirmou que o PT estaria espalhando informações falsas por não conseguir abrir mão de seu projeto de poder.

Segundo o parlamentar, a PEC preserva todos os direitos já garantidos aos trabalhadores e amplia a liberdade de escolha nas relações de trabalho. Para ele, a proposta representa uma alternativa moderna e responsável, construída com base na realidade do mercado e nas necessidades dos trabalhadores brasileiros.

Rogério Marinho também acusou setores da esquerda de manipular o debate por interesses eleitorais. “O trabalhador merece respeito, não propaganda política”, afirmou o senador, ao defender que a discussão sobre o tema seja feita de forma transparente e baseada em fatos.

Delegado e equipe de investigação são presos em operação policial no Estado da Paraíba


O delegado da Polícia Civil da Paraíba Braz Morroni, com mais de 18 anos de atuação na corporação, está entre os presos da Operação Perfidus, deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira (2) pela Polícia Civil e pelo Ministério Público da Paraíba. Além dele, também foram presos dois agentes da Polícia Civil e um ex-policial militar.

Ao todo, a operação cumpriu nove mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão em diferentes localidades do estado. A Justiça ainda determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 10 milhões em bens e valores dos investigados.

Segundo as investigações da DRACO, UNINTELPOL e GAECO, os integrantes da organização criminosa são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, corrupção, desvio de entorpecentes apreendidos e repasse de informações sigilosas para integrantes do crime organizado.

Mais >

Fátima confirma visita de Lula ao RN no fim de junho


A governadora Fátima Bezerra confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará o Rio Grande do Norte no final de junho. A declaração foi dada ao ser questionada sobre a agenda presidencial no Estado, que era aguardada inicialmente para maio, mas acabou sendo adiada.

Sem demonstrar qualquer dúvida sobre a visita, Fátima foi categórica ao afirmar que a presença de Lula no RN já está prevista para o próximo mês. “O presidente Lula estará no final de junho aqui no Rio Grande do Norte”, declarou a governadora.

A expectativa agora é pela confirmação oficial da agenda e dos compromissos que serão cumpridos pelo presidente durante a passagem pelo Estado.

Prefeito Rogério Couro Fino e ex-prefeito Antônio Macaco declaram apoio a Álvaro Dias em Jardim de Piranhas


O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, recebeu o apoio do prefeito de Jardim de Piranhas, Rogério Couro Fino, do vice-prefeito Luiz Macaco e do ex-prefeito Antônio Macaco, em mais um importante movimento de fortalecimento de sua pré-candidatura ao Governo do Estado.

O movimento também conta com o apoio do grupo de vereadores da base política municipal, que declarou adesão à pré-candidatura de Álvaro Dias ao Governo do Estado. Esse grupo conta também com o apoio do empresário Nenêm Bode e o vereador Fabrício Bode.

Durante a reunião, foram debatidos os principais desafios enfrentados pelo município, além de propostas voltadas ao desenvolvimento econômico, à melhoria da infraestrutura e ao fortalecimento dos serviços públicos. A agenda também proporcionou a apresentação de demandas consideradas prioritárias para Jardim de Piranhas e para toda a região do Seridó.

Pré-candidatos do RN desaceleram críticas entre si e focam na conquista de lideranças


Após meses marcados por trocas de críticas, provocações e disputas narrativas, os principais pré-candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte parecem ter adotado uma nova estratégia neste início de junho. O tom dos ataques pessoais diminuiu significativamente, dando lugar a uma etapa considerada fundamental em qualquer corrida eleitoral: a consolidação de alianças políticas e o fortalecimento das bases nos municípios.

Nas últimas semanas, os movimentos de Álvaro Dias, Allyson Bezerra e Cadu Xavier têm apontado para uma mesma direção. Em vez de concentrar esforços em confrontos públicos entre adversários, os três passaram a intensificar agendas pelo interior do estado, ampliando diálogos com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e lideranças regionais.

A mudança de postura não acontece por acaso. Com a aproximação do período mais intenso das articulações políticas, as equipes de coordenação das pré-campanhas sabem que o apoio de lideranças municipais poderá ser decisivo na construção dos palanques para 2026.

O mês de junho, marcado pelas tradicionais festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, costuma ser um período de intensa movimentação política no interior potiguar. É justamente nesse ambiente de encontros, eventos e celebrações populares que os pré-candidatos buscam ampliar suas redes de apoio e conquistar espaços estratégicos.

A avaliação nos bastidores é que a disputa entra agora em uma fase menos voltada para o confronto direto e mais focada na formação de grupos políticos sólidos. O objetivo é reunir apoios, fechar ciclos de alianças e preparar o terreno para o momento em que as propostas de governo passarão a ocupar o centro do debate eleitoral.

Enquanto percorrem municípios e acumulam adesões políticas, os pré-candidatos também tentam se aproximar do eleitor que ainda não definiu seu voto. A expectativa é que, nos próximos meses, o discurso das campanhas seja cada vez mais direcionado à apresentação de projetos e soluções para os problemas do estado.

Por enquanto, o cenário mostra uma trégua nas disputas mais acaloradas e uma corrida intensa pelos apoios políticos. A fase dos ataques perdeu velocidade. A fase das articulações já começou.

Instituto Veritá: Flávio Bolsonaro lidera em todas as regiões do país, exceto no Nordeste

A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (1°) pelo Instituto Verita mostra um cenário de ampla vantagem do pré-candidato do PL, Flávio Bolsonaro, nas principais regiões do país em um eventual confronto contra o presidente Luiz

Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o levantamento, Flávio aparece à frente em quatro das cinco regiões brasileiras, enquanto Lula mantém vantagem apenas no Nordeste.

Na Região Norte, Flávio Bolsonaro registra 59,9% das intenções de voto, contra 41,1% de Lula. No Centro-Oeste, o senador também lidera com folga, alcançando 59,5%, enquanto o petista soma 40,5%. Já no Sudeste, região mais populosa do país, Flávio aparece com 55,2%, diante de 44,8% de Lula. No Sul, a vantagem é semelhante: 55,8% para o pré-candidato do PL e 44,2% para o presidente da República.

O Nordeste segue como principal reduto eleitoral de Lula. Na região, o petista aparece com 54,5% das intenções de voto, contra 45,5% de Flávio Bolsonaro. Os números reforçam a força eleitoral do presidente entre os eleitores nordestinos, enquanto o senador mantém desempenho superior nas demais regiões do país.

A pesquisa do Instituto Veritá possui margem de erro de 2,0 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04276/2026 e ouviu 3.330 eleitores em todo o Brasil.