Cavalgada de São José pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do RN por iniciativa de Nelter


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte analisa um projeto de lei de autoria do deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) que propõe reconhecer a Cavalgada de São José, realizada no município de São José do Seridó, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. O evento acontece tradicionalmente no primeiro domingo da Festa do Padroeiro São José e reúne cavaleiros, amazonas e fiéis em um momento de fé e confraternização que marca o calendário religioso e cultural do Seridó potiguar.

Nelter destacou que a cavalgada simboliza um legado espiritual e cultural profundamente enraizado na identidade do povo são-josé-seridoense. Segundo o parlamentar, o reconhecimento oficial garantirá a valorização dessa tradição, fortalecendo os laços comunitários e preservando costumes sertanejos que resistem ao tempo. “Mais do que um evento festivo, a Cavalgada de São José expressa fé, respeito e solidariedade, transmitindo valores que formam a identidade do nosso povo da Terra da Bonita”, afirmou.

O projeto também ressalta a importância do reconhecimento para o fomento do turismo cultural e religioso na região, reforçando o Seridó como um dos principais polos de tradição e devoção do Rio Grande do Norte.

#CavalgadaDeSãoJosé #NelterQueiroz #SãoJoséDoSeridó #CulturaPotiguar #PatrimônioImaterialRN

6º BPM prende foragido da Justiça durante patrulhamento em Caicó


Na manhã desta sexta-feira (24), o 6º Batalhão de Polícia Militar realizou a prisão de um homem procurado pela Justiça durante patrulhamento ostensivo no bairro Castelo Branco, zona leste de Caicó.

A guarnição da Rádio Patrulha identificou o indivíduo, que possui histórico de diversos crimes. Após consulta aos sistemas de segurança, foi confirmado um mandado de regressão cautelar expedido pela Comarca de Patos-PB.

Diante da constatação, o suspeito foi imediatamente detido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

O 6º BPM reforça o compromisso com a segurança pública e segue atuando de forma constante no cumprimento de mandados e no combate à criminalidade em toda a região.

#Caicó #PolíciaMilitar #6BPM #SegurançaPública #CombateAoCrime

Personalização que converte: soluções IA da Ratts Ratis para marketing de precisão


Na era digital, a personalização é o diferencial essencial para o sucesso das suas campanhas publicitárias. A Ratts Ratis aplica inteligência artificial para compreender profundamente o comportamento, interesses e necessidades do seu público, criando anúncios altamente relevantes e direcionados. Essa abordagem personalizada não apenas aumenta as taxas de conversão, mas também fortalece o vínculo emocional entre sua marca e seu cliente, resultando em maior fidelização. Além da eficácia, nossa tecnologia possibilita uma redução de até 50% no custo de cada anúncio, otimizando seu investimento de forma inteligente e sustentável.

Por meio de ferramentas poderosas de IA, a equipe da Ratts Ratis gerar criativos dinâmicos e produz vídeos, anúncios e spots com elementos que antes eram impossíveis ou extremamente caros de produzir, além de uma gestão eficiente de campanhas com dezenas de anúncios simultâneos, todos coordenados pela IA. Nossa trajetória de 24 anos e relacionamento com mais de 500 marcas comprova que a combinação de criatividade e tecnologia cria resultados concretos e duradouros. Quer conhecer um pouco mais sobre o que a Ratts Ratis pode fazer pelo posicionamento da sua marca? Entre em contato pelo perfil @rattscom ou manda um zap para 99215-9781, e agende uma visita. Sua marca vai ganhar um grande reforço no posicionamento.

Lula diz que traficantes são vítimas dos usuários e defende ‘mais cuidado’ no combate às drogas


Durante entrevista concedida na Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os traficantes também são vítimas dos usuários de drogas. A declaração ocorreu enquanto ele comentava sobre políticas internacionais de combate ao tráfico e criticava a postura dos Estados Unidos.

Lula citou as operações militares autorizadas pelo então presidente norte-americano Donald Trump no Caribe e classificou a abordagem como ineficaz. Segundo ele, é necessário “mais cuidado” e menos ações bélicas na luta contra o narcotráfico.

“O traficante é vítima do usuário também. Nós temos que combater os usuários de drogas, porque eles são os que alimentam o tráfico”, afirmou o presidente.

O petista defendeu que o enfrentamento ao problema deve priorizar políticas de prevenção, educação e tratamento de dependentes, em vez de medidas puramente repressivas. Ele também declarou que pretende dialogar com Trump para discutir novas estratégias sobre o tema.

#Lula #CombateAsDrogas #Tráfico #PolíticaInternacional #Brasil

Carro capota na Via Costeira e deixa três pessoas feridas em Natal


Por volta das 6h da manhã desta sexta-feira (24), um carro capotou na Via Costeira, em Natal. Três pessoas ficaram feridas no acidente, mas, felizmente, não houve registro de óbito no local.

De acordo com testemunhas, o veículo perdeu o controle e capotou próximo a um dos acessos à praia. Equipes de resgate foram acionadas rapidamente e prestaram atendimento às vítimas, que foram encaminhadas para unidades de saúde da capital potiguar.

O trecho onde ocorreu o acidente é conhecido por registrar ocorrências frequentes. Moradores e motoristas reforçam o apelo por mais sinalização, redutores de velocidade e medidas de segurança viária na Via Costeira, uma das principais avenidas turísticas de Natal.

#Natal #AcidenteViaCosteira #TrânsitoRN #SegurançaViária #RioGrandeDoNorte

Novo vídeo mostra ação e fuga de ladrões após roubo de meio bilhão de reais no Museu do Louvre, em Paris


Um novo vídeo que circula nas redes sociais mostra, em detalhes, a ação dos criminosos que roubaram oito peças históricas do Museu do Louvre, em Paris, no último domingo (19). As imagens, divulgadas pela imprensa francesa, revelam o momento exato em que os assaltantes fogem pendurados em um guindaste, em uma operação ousada que durou menos de quatro minutos.

No vídeo, dois homens aparecem descendo rapidamente a estrutura enquanto sirenes ecoam ao fundo. Um deles veste roupas pretas e capacete, enquanto o outro usa um colete amarelo. Na base do guindaste, um terceiro comparsa aguarda para dar cobertura à fuga. As gravações mostram que a ação foi planejada com precisão e executada em meio à movimentação de turistas e seguranças do museu.

Segundo o jornal Le Parisien, as câmeras de segurança do Louvre registraram o momento em que um dos assaltantes vai direto à vitrine que guardava as joias de Napoleão, enquanto o outro tenta distrair os seguranças. Em poucos segundos, eles recolhem as peças, fogem por uma saída lateral e alcançam o guindaste usado como rota de escape. O alarme do museu foi acionado no instante em que invadiram o local.

Mais >

Senadores apresentam pedido de impeachment contra Flávio Dino


Senadores protocolaram nesta quarta-feira (15), na presidência do Senado, um pedido de impeachment contra o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). A infomação é doO Antagonista.

O documento tem 37 páginas e é assinado por Magno Malta (PL-ES), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Carlos Portinho (PL-RJ), Damares Alves (Republicanos-DF), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Marcos Pontes (PL-SP), Jorge Seif (PL-SC) e Eduardo Girão (Novo-CE).

“Estamos entrando com mais um pedido de impeachment de ministro do Supremo. Não vamos deixar de cumprir o nosso dever, mesmo diante de uma inércia da Casa revisora da República de sequer colocar para o plenário deliberar. Temos mais de 70 pedidos de impeachment”, afirmou Girão.

Mais >

Projeto de lei propõe permitir visitas de animais de estimação a pacientes internados


Animais de estimação poderão visitar pacientes internados em hospitais públicos, privados e conveniados ao SUS, caso seja aprovado o Projeto de Lei nº 5393/2025, apresentado pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP). A proposta autoriza a entrada e permanência dos pets em unidades de saúde mediante agendamento prévio e autorização da administração hospitalar, em conjunto com a equipe médica responsável.

Segundo o parlamentar, o objetivo é favorecer a recuperação dos pacientes, aproveitando o vínculo afetivo entre humanos e animais. “Estudos comprovam que a presença dos pets reduz estresse, ansiedade e depressão, além de estimular o sistema imunológico e acelerar a recuperação. Experiências semelhantes em outras cidades tiveram resultados positivos, desde que respeitadas as normas sanitárias”, destacou Baleia Rossi.

O texto estabelece que, para a entrada ser autorizada, o animal deve apresentar atestado veterinário emitido há até 30 dias, comprovando boas condições de saúde, vacinação e vermifugação atualizadas. Além disso, deve estar limpo, higienizado e transportado de forma segura, utilizando coleira, guia ou caixa de transporte.

Mais >

Por unanimidade, TRE-RN não acolhe recurso de ex-candidata e mantém mandatos dos vereadores Dedé Boneleiro e Luiz da Samanaú


Nesta quinta-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte concluiu o julgamento de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) movida pela ex-candidata do PT de Caicó, que visava a cassação do mandato dos Vereadores Dedé Boneleiro e Luiz da Samanaú, ambos do Podemos, e de toda a chapa do seu partido na última eleição em Caicó.

O julgamento rejeitou por unanimidade (7×0) as teses acusatórias, que afirmavam que o Podemos havia fraudado a cota de gênero na formação de sua chapa.

O TRE/RN, ao julgar o recurso (0600001-20.2025.6.20.0025), entendeu pela inexistência de provas das acusações, pontuando ainda que não houve fraude na eleição municipal de 2024, considerando legítimos os mandatos obtidos pelo Podemos.

A decisão do julgamento foi comemorada pela defesa dos edis, que conduziu os trabalhos desde o 1º grau. “Conseguimos demonstrar a legitimidade da decisão popular expressada nas urnas, o que foi confirmado por uma decisão justa. Mero inconformismo não pode mudar uma eleição”, declarou o escritório responsável.

No total, foram duas ações judiciais que visaram cassar a chapa do Podemos, ambas julgadas improcedentes pela Justiça em primeiro e segundo graus.

Moto usada em tentativa de homicídio no centro de Caicó é encontrada pela Polícia Militar


A motocicleta utilizada pelos suspeitos de atirar contra um jovem comerciário na tarde desta quarta-feira (22) foi localizada pela Polícia Militar poucas horas após o crime. O atentado ocorreu na Rua Pedro Velho, área central de Caicó, quando a vítima foi surpreendida pelos criminosos em frente ao estabelecimento de seu pai.

De acordo com informações do 6º Batalhão de Polícia Militar, o veículo — uma Shineray branca — foi encontrado abandonado em uma região de mata no Sítio Pedra do Sino, próximo ao trevo que dá acesso ao distrito Palma, na zona rural do município.

Após a checagem dos dados, os policiais constataram que a moto não possuía registro de roubo ou furto, estando cadastrada em nome de uma mulher.

O veículo foi apreendido e levado à 46ª Delegacia de Polícia Civil de Caicó, onde passará por perícia técnica. O material deverá auxiliar nas investigações que buscam identificar os autores da tentativa de homicídio.

Deputado confronta depoente na CPMI sobre apartamento de R$ 28 milhões em Balneário Camboriú com dinheiro da fraude do INSS


Durante sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes e irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um dos momentos mais tensos foi protagonizado por um parlamentar ao questionar uma depoente sobre a origem de R$ 28 milhões supostamente usados na compra de um apartamento de luxo em Balneário Camboriú (SC).

O deputado federal Alfredo Gaspar afirmou desconfiar que o valor teria origem em recursos desviados de aposentados e pensionistas.

“Se eu dissesse à senhora que estou desconfiado que esses 28 milhões de reais vieram dos sofridos aposentados e pensionistas, eu estou errado?”, perguntou o parlamentar, citando o Sena Tower, edifício considerado um dos mais luxuosos do mundo, onde a depoente teria adquirido uma unidade avaliada em R$ 28 milhões.

Mais >

Placa, capacete e habilitação serão obrigatórios para ciclomotores a partir de 2026


Os proprietários de motos e ciclomotores elétricos têm até 31 de dezembro de 2025 para regularizar seus veículos junto ao

Renavam (Registro Nacional de Veículos

Automotores). A obrigatoriedade faz parte da Resolução n° 996/2023 do Contran, que atualizou as normas de circulação para bicicletas, ciclomotores e equipamentos elétricos autopropelidos no país.

A medida busca padronizar o uso desses veículos e aumentar a segurança viária, especialmente diante do crescimento expressivo das motos e bikes elétricas nas cidades brasileiras. O prazo foi estabelecido para que os condutores possam se adequar às exigências sem sofrer penalidades imediatas.

Mais >

Comissão de Educação aprova projeto do deputado Francisco que cria o Sistema Estadual de Prevenção à Pedofilia Cibernética


A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, nesta quinta-feira (23), o projeto de lei de autoria do deputado estadual Francisco do PT que cria o Sistema Estadual de Prevenção ao Crime de Pedofilia Cibernética (SIEPPCE).

A proposta tem como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes contra crimes de exploração sexual praticados por meio da internet e das redes sociais.

De acordo com o texto, o SIEPPCE será responsável por coletar, organizar e integrar dados e informações que auxiliem na formulação, execução e avaliação de políticas públicas de combate à pedofilia cibernética, além de produzir estudos, estatísticas e indicadores que orientem a atuação do poder público.

“A pedofilia cibernética é uma das formas mais cruéis de violência contra nossas crianças. O Estado precisa estar preparado para enfrentá-la com inteligência, integração e firmeza. Esse sistema vai permitir ações mais articuladas e eficientes na prevenção e no combate a esses crimes”, destacou o deputado Francisco do PT.

O projeto também prevê a criação de um cadastro estadual com informações sobre domínios de internet que promovam conteúdos de exploração sexual infantil, bem como sobre pessoas condenadas por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal.

Inspirado em modelos nacionais como o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP), o SIEPPCE deverá adotar padrões de interoperabilidade, integridade e confidencialidade dos dados, garantindo segurança no tratamento das informações.

De acordo com Francisco, a proposta surgiu da necessidade de o poder público atuar com mais força também no ambiente digital, onde o número de ocorrências de abusos vem crescendo.

“O Estado precisa estar preparado para proteger nossas crianças em todas as frentes — inclusive na internet. Essa lei é mais um passo importante nessa direção”, afirmou o parlamentar.

Com a aprovação na Comissão de Educação, o projeto segue agora para votação no plenário da Assembleia Legislativa.

Restam poucas vagas para a 1ª Corrida de Nossa Senhora do Patrocínio

A contagem regressiva já começou! A 1ª Corrida de Nossa Senhora do Patrocínio será realizada no próximo dia 22 de novembro, em São Fernando, e promete reunir atletas e entusiastas do esporte em um grande evento de celebração, fé e superação.

Com inscrições abertas há poucos dias, restam apenas 30% das vagas disponíveis, demonstrando o sucesso e a grande adesão da comunidade. A corrida é uma realização do Governo Municipal de São Fernando, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo, e integra a programação da festa da padroeira Nossa Senhora do Patrocínio.

O evento tem como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a saúde e fortalecer o turismo local. A expectativa é reunir corredores, em um percurso que valoriza as belezas e tradições do município.

Os participantes inscritos receberão kit do atleta e medalha de participação. As premiações serão concedidas aos melhores colocados em diferentes categorias.

As inscrições seguem abertas até o preenchimento total das vagas. Os interessados devem acessar o perfil do Instagram da corrida e fazer a sua inscrição para garantir participação nessa estreia que promete entrar para o calendário esportivo de São Fernando.

Gestão Nilda retoma cirurgias eletivas na Maternidade Divino Amor


Após quase dois anos de paralisação, a Prefeitura de Parnamirim, retomou a realização dos procedimentos de cirurgias eletivas, uma importante conquista garantida pela gestão da prefeita Nilda. Desde julho deste ano, o programa de cirurgias eletivas foi reativado, devolvendo à população o acesso a procedimentos fundamentais para o bem-estar e a qualidade de vida. Realizadas na Maternidade Divino Amor, as cirurgias contemplam especialidades como ginecologia e urologia. Em apenas 90 dias, já foram realizados 79 procedimentos, entre eles laqueaduras, histerectomias, postectomias, vasectomias, eletrocoagulações, correções de cicatriz de cesárea, cisto vaginal e colpoperineoplastias. O avanço no número de atendimentos tem reduzido significativamente a fila de espera, que estava parada desde 2024.

A reativação do programa reforça a política pública de valorização da vida adotada pela atual gestão, que tem colocado a saúde como uma de suas principais prioridades. O trabalho realizado na Maternidade Divino Amor representa não apenas o retorno de um serviço essencial, mas também o compromisso da administração municipal em cuidar das pessoas com atenção, responsabilidade e eficiência. Os pacientes que passam pelos procedimentos são encaminhados pelas unidades de saúde do município, por meio do Sistema de Regulação (SISREG), respeitando o fluxo e os critérios de prioridade estabelecidos, garantindo transparência e organização no acesso aos serviços.

A prefeita Nilda destacou a importância da retomada: “Essa é mais uma demonstração do nosso compromisso com a saúde de Parnamirim. Encontramos um cenário de descaso, com serviços essenciais interrompidos, mas com muito trabalho e responsabilidade conseguimos reativar as cirurgias eletivas. Hoje, estamos garantindo dignidade e cuidado às pessoas que esperavam há tanto tempo por esses procedimentos”, afirmou.

Jovem baleado em tentativa de homicídio em Caicó é transferido para Natal


Pedro, jovem atingido por disparos em uma tentativa de homicídio na tarde desta quarta-feira (22), foi transferido do Hospital Regional do Seridó, em Caicó, para uma unidade de saúde em Natal, durante a madrugada, pelo SAMU USA.

O crime ocorreu em frente à empresa do pai da vítima, localizada na rua Pedro Velho, no centro de Caicó. Segundo informações, Pedro estava do lado de fora do imóvel quando foi surpreendido pelo atirador. Ao tentar correr para dentro do estabelecimento, acabou atingido por dois tiros — um deles no ombro e outro na boca.

A Polícia Civil já identificou o suspeito do crime, mas ainda não divulgou a motivação do atentado. As investigações continuam.

Mais >

Em viagem à Indonésia, Lula confirma que vai disputar seu quarto mandato


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (23/10), que vai concorrer ao quarto mandato nas eleições do próximo ano. O anúncio ocorreu durante declaração à imprensa no primeiro dia de agendas na Indonésia, ao lado do presidente Prabowo Subianto. O petista viajou com o objetivo de estreitar as relações comerciais com a Ásia.

“Eu quero lhe dizer que eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, assegurou o titular do Palácio do Planalto.

Lula também se disse “preparado” para disputar o pleito. “Este meu mandato só termina em 2026, no fim do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja uma relação por demais valorosa, e que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia”, ressaltou.

Mais >

Natal destina R$ 3,2 milhões para atender pessoas em situação de rua


A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) publicou chamamento público, que destina R$ 3,25 milhões à contratação de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para atuar no atendimento a pessoas em situação de rua durante a madrugada. O serviço funcionará de forma complementar às ações da pasta, com foco em abordagens noturnas, combate à mendicância e ao trabalho infantil. A iniciativa deve reunir uma equipe de 79 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, motoristas, educadores, auxiliares e cuidadores. Natal tem aproximadamente 1,4 mil pessoas em situação de rua.

Segundo a Semtas, o novo programa busca preencher uma lacuna. Isso porque não há hoje na capital atendimento para esse público nas horas entre a meia-noite e o amanhecer. Atualmente, os serviços de abordagem social operam até meia-noite. A proposta do edital é ampliar a rede de proteção social e reforçar a presença do poder público nas ruas, especialmente em áreas de grande concentração de pessoas em vulnerabilidade. Inicialmente, o projeto terá a duração de um ano.

A titular da pasta, Nina Souza, diz que a ideia é estar presente durante as horas mais críticas, em diferentes regiões da cidade. “É uma atividade complementar. Nós queremos colocar grupos à noite, fazendo monitoramento das regiões, nas madrugadas, porque o que nós temos hoje só atua até meia-noite. É uma atividade extra, que eu nem tenho a obrigação de fazer. Mas como nós sabemos que Natal é uma cidade turística precisa ter essa abordagem mais consolidada, nós vamos fazer”, comenta.

Mais >

Após 4 anos, TSE arquiva inquérito contra Bolsonaro por ataque às urnas eletrônicas


O TSE arquivou um inquérito administrativo contra Jair Bolsonaro que apurava ataques sem provas ao sistema eletrônico de votação e à legitimidade das eleições de 2022.

A investigação, aberta há quatro anos, foi encerrada por falta de novos elementos que justifiquem sua continuidade no âmbito eleitoral.

A apuração foi instaurada dias após uma live nas dependências do Palácio do Planalto em que o ex-presidente expôs supostas fraudes nas urnas eletrônicas, sem comprová-las. Na ocasião, o TSE avaliou que Bolsonaro teve “possível conduta criminosa”.

Mais >

Durante filiação ao PSDB Ciro Gomes ataca Lula: “oposto é taxado de Bolsonarista, fascista e até piriquitista”; Vídeo


PEGOU PESADO – Durante oficialização de sua filiação ao PSDB ontem, Ciro Gomes passou boa parte de seu discurso atacando Lula e seu governo.

Em determinado momento o, agora, tucano, afirmou que o governo Lula manipula o sentimento nacional com a campanha ‘soberania brasileira’, que surgiu após Donald Trump taxar o Brasil em 50% no ato do tarifaço.

“Temos no Brasil um quadro em que tudo está rosa e lindo. E quem disser o oposto, logo é taxado de bolsonarista, fascista e até piriquitista”, debochou o ex-ministro.