Ciro Gomes oficializa filiação ao PSDB em cerimônia em Fortaleza e encerra ciclo centro-esquerda


O ex-ministro Ciro Gomes oficializou, nesta quarta-feira (22), sua filiação ao PSDB durante evento realizado em um hotel de Fortaleza. Ciro chegou ao local por volta das 10h50, acompanhado do ex-senador Tasso Jereissati, uma das principais lideranças tucanas do país. A chegada foi embalada pela lembrança do icônico jingle da campanha de Tasso nos anos 1990: “É o galeguinho dos olho azul”, cantado por Sirano.

A cerimônia começou com um vídeo que resgatava momentos marcantes da trajetória política de Ciro e Tasso, incluindo a campanha de Ciro ao governo do Ceará no início dos anos 1990. O material também exibiu trechos do programa Roda Viva, que o apresentou como o governador mais jovem da história do Brasil, além de reportagens sobre avanços sociais do período, como a redução da mortalidade infantil.

O vídeo trouxe ainda memórias da passagem de Ciro por outros partidos, incluindo suas candidaturas presidenciais pelo PDT, e momentos pessoais ao lado da família.

Mais >

Eduardo Bolsonaro continua deputado, decide Conselho da Câmara após recusar Representação do PT


O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu, nesta quarta-feira (22), arquivar a Representação 22/25, apresentada pelo Partido dos Trabalhadores contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O PT acusou o deputado de ferir o decoro parlamentar ao promover “ataques verbais a instituições democráticas, como o Supremo Tribunal Federal (STF), e ao tentar influenciar autoridades estrangeiras a impor sanções contra o Brasil”.

O placar foi de 11 votos a favor do arquivamento e 7 contra. O líder da federação PT-PCdoB-PV, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), disse que vai apresentar recurso ao Plenário contra a decisão.

O relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG), recomendou o arquivamento. Ele afirmou que a conduta de Eduardo Bolsonaro está amparada pela liberdade de expressão e que a representação partiu de uma premissa equivocada. “É hora de garantir que qualquer parlamentar possa se manifestar no Brasil e no exterior”, declarou Marcelo Freitas.

Mais >

“Operação Caixa Livre”: Polícias Civil do RN e PB prendem suspeitos por integrar uma associação criminosa especializada em furtos a redes atacadistas no Nordeste

Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Caicó, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), a “Operação Caixa Livre”, com o apoio da Polícia Civil da Paraíba (PCPB), por meio da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio da Capital (DCCPAT). A ação teve como objetivo cumprir quatro mandados de prisão preventiva expedidos contra integrantes de uma associação criminosa especializada em furtos qualificados a grandes redes atacadistas e supermercados da região Nordeste.

As investigações tiveram início após um furto ocorrido em agosto de 2024, quando quatro suspeitos invadiram um estabelecimento atacadista em Caicó e, utilizando artifícios fraudulentos para distrair os funcionários, subtraíram aproximadamente 72 garrafas de whisky, além de outros produtos de alto valor, causando significativo prejuízo à empresa.

Os trabalhos investigativos desenvolvidos pela DEFUR, com o apoio do 3º Núcleo de Investigação Qualificada de Caicó, possibilitaram a identificação dos quatro envolvidos e a posterior decretação das prisões preventivas de todos eles. Entre os investigados estão três homens e uma mulher, todos naturais de João Pessoa (PB), já presos anteriormente pela prática de crimes semelhantes em outros estados do Nordeste, como Alagoas, Bahia e Paraíba.

Os mandados foram cumpridos na capital paraibana, com o apoio da DCCPAT de João Pessoa, bem como em unidades prisionais dos estados do Ceará e da Paraíba, com apoio da Polícia Penal da Paraíba e Delegacia de Polícia Civil de Orós (CE), onde dois dos suspeitos já se encontravam presos por envolvimento em outros delitos.

O nome da operação, “Caixa Livre”, faz referência ao modus operandi utilizado pelo grupo, que consistia em criar distrações para reduzir a vigilância dos funcionários e passar livremente pelos caixas com carrinhos de compras carregados de produtos furtados.

A Polícia Civil solicita que a população continue colaborando com as investigações, repassando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181. 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS.

Ex-presidiário acusado de três homicídios é morto a facadas em Cruzeta


Cícero Romão, conhecido pela aparência com discípulos do cangaceiro Lampião, foi morto a facadas nesta quarta-feira (22) na cidade de Cruzeta, no Seridó potiguar. O homem, que havia deixado a prisão por ordem da Justiça há alguns anos, estava “meio quieto, mas era acusado de três homicídios e tinha diversas passagens pela polícia.

Segundo informações, Cícero sofria de esquizofrenia e estava em crise no momento em que foi atacado. A morte dele encerra um histórico de medo e violência que, segundo moradores, vinha se intensificando desde sua libertação. A Polícia Civil investigará as circunstâncias do crime e a identidade dos envolvidos no homicídio.

Cruzeta #Seridó #PolíciaCivil #Homicídio #NotíciaRN

Policia Civil prende condenado por est*pro de vulnerável em Jucurutu; Homem é tio da vítima


Policiais civis da 51ª Delegacia de Polícia (DP) de Jucurutu prenderam, nesta quarta-feira (22), um homem de 45 anos condenado pelo crime de estupro de vulnerável.

O foragido, que é tio da vítima, foi localizado e preso no Sítio Tapera, zona rural de Jucurutu, durante ação da equipe de investigação da 51ª DP.

O mandado de prisão definitiva foi expedido pela Vara Única da Comarca de Jucurutu, com pena fixada em 14 anos, 11 meses e 19 dias de reclusão. As investigações apontam que o crime foi praticado contra a sobrinha do condenado, quando ela tinha entre 7 e 9 anos de idade, na residência da avó da vítima, no Sítio Aroeira. A jovem denunciou o caso após atingir a maioridade.

O suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue colaborando com as investigações, repassando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS.

Na Venezuela, avião cai logo após a decolagem, explode e deixa mortos


Um avião sofreu uma trágica queda nesta quarta-feira (22) na Venezuela, no Aeródromo de Paramillo, localizado em San Cristobal, estado de Táchira. Segundo informações, a aeronave perdeu o controle durante a decolagem e caiu logo após tentar ganhar altitude. O impacto foi violento e provocou um incêndio de grandes proporções no local, mobilizando equipes de resgate e bombeiros.

Apesar da rápida resposta das autoridades, duas pessoas morreram no local do acidente. A investigação já foi iniciada pelas autoridades venezuelanas, que apuram as causas da queda. As primeiras hipóteses apontam para uma possível falha mecânica ou erro operacional como fatores que podem ter contribuído para a tragédia.

”Estava do lado de fora, quando correu sofreu os tiros”, saiba detalhes da tentativa de homicídio em Caicó


Uma tentativa de homicídio foi registrada na tarde desta quarta-feira (22) na rua Pedro Velho, no centro comercial de Caicó. A vítima estava do lado de fora do estabelecimento comercial de seu pai quando foi surpreendida por um homem armado. Ao tentar correr para dentro do imóvel, o suspeito efetuou dois disparos, atingindo a vítima no ombro e na boca.

Inicialmente, segundo relatos de uma testemunha, a própria vítima acreditava ter sido baleada nas nádegas, mas o Hospital Regional do Seridó não confirmou essa informação. A Polícia Militar esteve no local e segue apurando as circunstâncias e a motivação do crime.

#Caicó #TentativaDeHomicídio #PolíciaMilitar #SegurançaPública #Seridó

Bandido armado invade comércio no centro de Caicó e tenta contra vida de comerciário; vítima sofreu tiro nas nádegas


Uma tentativa de homicídio foi registrada na tarde desta quarta-feira (22) na rua Pedro Velho, uma das mais movimentadas do centro comercial de Caicó. Segundo informações apuradas no local, a vítima estava dentro da sua empresa, uma gráfica situada na referida rua, quando um homem armado invadiu o estabelecimento e efetuou pelo menos dois disparos.

Populares relataram ter ouvido os tiros e acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A vítima foi socorrida com um ferimento, possivelmente nas nádegas, e encaminhada ao Hospital Regional do Seridó, onde recebe atendimento médico.

Equipes da Polícia Militar e Polícia Civil permanecem no hospital, conversando com familiares e colhendo informações que possam ajudar a esclarecer a motivação e autoria do crime.

Mais >

TRE aprova contas de campanha do candidato do PL Alexandre Cazuza


As contas de campanha do candidato do PL, Alexandre Cazuza, foram aprovadas pela Justiça Eleitoral, confirmando o cumprimento das normas legais e a transparência na prestação de contas. A aprovação reforça a responsabilidade do candidato e de sua equipe durante o período eleitoral.

A campanha de Cazuza percorreu bairros e comunidades do município, mantendo proximidade com a população e ouvindo demandas locais. Apesar de uma equipe reduzida, o grupo se destacou por dedicação, organização e compromisso com a ética.

Embora o resultado eleitoral não tenha sido favorável, a campanha é lembrada pela coerência e confiança conquistada junto aos eleitores, reafirmando o compromisso do candidato com a população.

#AlexandreCazuza #PL #Eleições2025 #Transparência #Responsabilidade

APAGÃO DE MÃO DE OBRA: “Uberização” afasta jovens da construção civil, diz CEO da construtora Setin


Antônio Setin, CEO da construtora Setin, apontou a “uberização” como um dos principais fatores para a escassez de mão de obra na construção civil. Segundo ele, muitos jovens têm optado por trabalhos com mais flexibilidade e conforto, como dirigir para aplicativos, em vez de seguir a rotina rígida dos canteiros.

“O filho do pedreiro não quer ser pedreiro. Ele prefere o conforto e o ar-condicionado de um carro de aplicativo ao compromisso de estar na obra às sete da manhã”, destacou Setin.

A fala reflete uma transformação geracional no mercado de trabalho, em que a busca por autonomia e qualidade de vida tem superado a estabilidade oferecida por profissões tradicionais.

Mais >

Aprovado projeto de lei do deputado Francisco que reconhece a Festa de Nossa Senhora das Vitórias, de Carnaúba dos Dantas, como Patrimônio do RN


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, nesta terça-feira (22), o projeto de lei de autoria do deputado Francisco do PT que reconhece a Festa de Nossa Senhora das Vitórias, realizada no município de Carnaúba dos Dantas, como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Estado do Rio Grande do Norte.

Realizada tradicionalmente no mês de outubro, a Festa de Nossa Senhora das Vitórias é organizada pela Paróquia de São José e representa uma das manifestações religiosas e culturais mais importantes do Seridó potiguar. O evento reúne milhares de fiéis, romeiros e visitantes de diversas regiões, reafirmando a fé e a tradição do povo carnaubense.

Ao apresentar a proposição, o deputado Francisco destacou a relevância histórica da celebração e sua importância para a preservação da identidade do povo seridoense.

“A Festa de Nossa Senhora das Vitórias é uma das expressões mais bonitas da fé e da cultura do nosso povo. É uma tradição que atravessa gerações e que ajuda a manter viva a história e o sentimento de pertencimento da comunidade de Carnaúba dos Dantas”, afirmou o parlamentar.

Mais >

Parnamirim se torna o primeiro município do RN a oferecer tratamento gratuito para esporotricose em cães e gatos


Iniciativa é viabilizada por emenda impositiva do vereador Michael Borges

O município de Parnamirim se torna pioneiro no Rio Grande do Norte ao oferecer tratamento médico veterinário gratuito para cães e gatos com esporotricose e leishmaniose, doenças graves e de alto impacto tanto na saúde animal quanto na saúde pública. A iniciativa faz parte do Programa Protege Pet, viabilizado por emenda impositiva do vereador Michael Borges, que destinou recursos ao orçamento municipal para fortalecer as políticas de proteção e bem-estar animal no município.

A solenidade de lançamento aconteceu na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), em Cajupiranga, e contou com a presença do vereador Michael Borges, da prefeita Nilda Cruz, de protetores independentes e representantes de ONGs da causa animal.

Com o novo programa, cerca de 120 animais serão atendidos por mês, de terça a quinta-feira, mediante agendamento prévio pelo WhatsApp (84) 3644-8185. Serão disponibilizadas 10 fichas por dia, garantindo atendimento contínuo e gratuito para tutores e protetores que enfrentam dificuldades em custear o tratamento das doenças. Os recursos para fazem parte da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.

Mais >

Secretaria de Saúde realiza Mutirão Outubro Rosa no Hospital do Seridó


No último sábado, dia 18, a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó promoveu mais uma importante ação de cuidado e prevenção voltada à saúde da mulher, dentro da programação do Outubro Rosa. A atividade foi realizada no Hospital do Seridó e contou com a oferta de exames de ultrassonografia mamária.

O mutirão teve como principal objetivo fortalecer as ações de diagnóstico precoce do câncer de mama, além de facilitar o acesso das mulheres aos serviços especializados, contribuindo para a detecção precoce de possíveis alterações nas mamas. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde e a valorização da vida.

Além dos exames, a ação contou com orientação profissional e acolhimento às pacientes, em um ambiente preparado para oferecer conforto, segurança e informação. A iniciativa também contou com o apoio de profissionais de saúde e da equipe do Hospital do Seridó, que trabalharam em conjunto para garantir o sucesso da mobilização.

Morre Kadu Santos: Ele tinha 31 anos, era referência em fisiculturista e multicampeão


O fisiculturista gaúcho Ricardo Nolasco dos Santos, conhecido no meio esportivo como Kadu Santos, morreu nesta segunda-feira (20/10), aos 31 anos, no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada por familiares por meio de um comunicado publicado nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.

Natural de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Kadu era uma das principais referências do fisiculturismo no estado. Nas redes sociais, onde acumulava mais de 12 mil seguidores, compartilhava treinos, dicas de preparação e bastidores de competições. Além de atleta, atuava como treinador e consultor on-line, auxiliando outros competidores e entusiastas do esporte.

O pai do atleta, Amauri Santos, lamentou a perda do filho em uma publicação emocionada. “O dia mais triste da minha vida. Meu filho amado”, escreveu ele ao divulgar a notícia.

Mais >

15 minutos cravados: Maior empresa de rastreamento do RN recupera veículo roubado de empresário em Caicó


Tem que respeitar as empresas @carromais.protecao24h e @motomais.protecao24h pelo excelente trabalho que fazem no Estado em apoio às polícias na recuperação de veículos roubados. E em Caicó, sua unidade não faz diferente. Entenda!

Em apenas 15 minutos, a equipe Carro+ e Moto+, em parceria com a Polícia Militar, conseguiu localizar e recuperar uma motocicleta CB 300 Twister 2025 roubada de um empresário na cidade de Caicó-RN. A ação foi possível graças ao rastreador inteligente da proteção veicular, que permite resposta rápida e eficiente em situações de roubo ou furto.

“Com tecnologia de ponta e monitoramento em tempo real, a Carro+ e Moto+ reforça seu compromisso em garantir segurança, agilidade e tranquilidade aos seus associados. Aqui, seu veículo está protegido de verdade, sem demora e sem enrolação”, disse um dos colaboradores da empresa, que por sinal, é policial.

Mais >

Adolescente tenta tirar a vida do próprio pai em Caicó, Polícia Militar age rápido e o apreende


Um grave caso de violência doméstica foi registrado nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (22), no bairro Paraíba, zona sul de Caicó. Um adolescente de 16 anos tentou atingir o próprio pai com uma arma branca durante uma discussão.

O jovem, que já possuía passagens por ato infracional análogo ao tráfico de drogas e havia deixado recentemente o Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), foi apreendido em flagrante após ação rápida da Polícia Militar. A vítima foi socorrida e permanece internada no Hospital Regional do Seridó, onde recebe atendimento médico.

Mais >

Terezinha Maia: a deputada que mais luta pela saúde do povo do RN


Enquanto muita gente fica em silêncio diante dos problemas da saúde pública, a deputada Terezinha Maia (PL) não se cala. Ela tem sido uma das vozes mais fortes na defesa da saúde do povo potiguar, cobrando e fiscalizando.

Na semana passada, durante uma visita ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, Terezinha denunciou a situação grave da unidade: a empresa que fornece alimentação está em greve por falta de pagamento há 10 meses, acompanhantes ficam sem comida, e faltam medicamentos e materiais básicos. Para ela, isso mostra o abandono da saúde pelo Governo do Estado.

Terezinha tem cobrado constantemente o secretário estadual de Saúde, exigindo que promessas se tornem ações de verdade. E não é de hoje que ela denuncia a falta o descaso com os hospitais do Rio Grande do Norte.


Recentemente, ela chamou atenção para o abandono do Hospital de São Gonçalo do Amarante, onde o Governo nem pagou as emendas que ela destinou. Também tem cobrado melhorias urgentes no Hospital do Seridó, que sofre com falta de estrutura, medicamentos e profissionais, prejudicando pacientes e funcionários.

Terezinha Maia mostra que defender a saúde do povo potiguar é urgente.

Caminhão com carga de tijolos tomba na BR-427, próximo à cidade de Caicó


Um acidente foi registrado na madrugada desta quarta-feira (22), na BR-427, nas proximidades do Iate Clube, em Caicó, região Seridó do Rio Grande do Norte. De acordo com as primeiras informações, um caminhão carregado de tijolos tombou às margens da rodovia.

Ainda não há detalhes sobre as causas do acidente nem sobre o estado de saúde do motorista. Equipes foram acionadas e estiveram no local para realizar os procedimentos de praxe e garantir a segurança da via.

Mais >

Fux pede transferência para a 2ª Turma do STF, que reúne Gilmar, Toffoli, Mendonça e Nunes após embates com Moraes


O ministro Luiz Fux formalizou nesta terça-feira (21) seu pedido de transferência da 1a para a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.

Com isso, Fux se afasta dos julgamentos relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023, nos quais foi voto vencido em decisões anteriores. Em seu voto mais recente, Fux argumentou que a Corte não tem competência para julgar o caso, defendendo a anulação da ação penal e a absolvição dos réus.

A mudança de turma é permitida pelo Regimento Interno do STF e está sendo analisada pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin. Se aprovada, Fux passará a integrar a 2ª Turma, composta por Gilmar Mendes, André Mendonça, Nunes Marques e Dias Toffoli.

Mais >

Deputada causa clima de velório em evento do marido ao expor traição; “Trair, ele me traiu, mas na política ele não trai”


A coletiva de imprensa que marcou o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito de Cajazeiras (PB), Zé Aldemir, a deputado estadual, ganhou contornos de polêmica após uma declaração inesperada da deputada estadual Dra. Paula, esposa do político.

Ao defender a lealdade de Aldemir na trajetória pública, Dra. Paula fez uma distinção entre a vida política e a vida conjugal do marido. “Traição não existe no calendário de Zé Aldemir na política”, afirmou, antes de completar: “Ele me traiu. Ele me traiu como marido, ele me traiu. Agora, como político, ele não traiu”. A fala surpreendeu o público presente e rapidamente repercutiu nas redes sociais e bastidores políticos da Paraíba.

Mais >