Câmara de Parnamirim vai promover audiência para fortalecer políticas de Cultura e Desporto

Por proposição do vereador Thiago Fernandes, nesta quinta-feira (23), às 18h, a Casa Legislativa irá realizar uma audiência pública com o seguinte tema: “Discutir Melhorias e Estratégias para o Fortalecimento das Políticas Públicas de Cultura e Desporto no Município”. 

O encontro pretende promover um amplo diálogo entre o Poder Público, sociedade civil, gestores, artistas, atletas e coletivos culturais locais, abordando temas como infraestrutura, financiamento, descentralização de atividades, inclusão social e valorização dos talentos parnamirinenses.

Segundo Thiago, a audiência será um espaço democrático e participativo, voltado à construção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos setores.

A proposta reforça a importância de políticas públicas que ampliem o acesso da população às práticas culturais e esportivas, promovendo saúde, cidadania e a valorização da identidade local.

Serviço:

Audiência Pública para Discutir Melhorias e Estratégias para o Fortalecimento das Políticas Públicas de Cultura e Desporto no Município. 

Quinta-feira, 23/10, às 18h 

Vereador Thiago Fernandes

Plenário Dr. Mário Medeiros, Câmara Municipal de Parnamirim

Texto: Laura Medeiros, sob supervisão de Kassandra Lopes.

Lula acaba de anunciar Boulos como ministro da Secretaria-Geral da Presidência


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu o ministro Márcio Macêdo (PT-SE) e nomeou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para comandar a Secretaria-Geral da Presidência.

A mudança, oficializada nesta segunda-feira (20), ocorre após meses de especulações e marca uma tentativa do governo de reforçar a articulação com os movimentos sociais e fortalecer a base política para as eleições de 2026.

Com a saída, Márcio Macêdo deve se dedicar à campanha para deputado estadual, enquanto Boulos — conhecido por sua forte ligação com movimentos populares — assume o cargo com a missão de ampliar o diálogo social e intensificar as agendas políticas ao lado do presidente.

Mais >

Nikolas Ferreira volta a criticar governo Lula e ironiza contradições da esquerda


O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) voltou a fazer críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à esquerda em um vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (20).

Na gravação, o parlamentar afirma que “ser de esquerda no Brasil é jogar o jogo no modo fácil”, ironizando o que considera contradições e privilégios do atual governo. Nikolas cita promessas eleitorais não cumpridas, indicações políticas para o Supremo Tribunal Federal (STF) e altos gastos públicos, além de criticar a postura da imprensa diante de escândalos envolvendo aliados do governo.

Ele também ironiza o discurso sobre o combate à pobreza e à fome, dizendo que “o governo visita os pobres que ele mesmo disse ter tirado da pobreza”.

Mais >

Polícia Civil apreende quase 3kg de drogas e prende suspeito em flagrante por tráfico em Caicó


Policiais civis da 3ª Delegacia Regional de Caicó (3ª DR/Caicó), com apoio da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR/Caicó), prenderam nesta segunda-feira (20), um homem, de 19 anos, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas no município.

Durante o cumprimento das diligências, os policiais apreenderam quase três quilos de entorpecentes, entre maconha e cocaína, além de balanças de precisão e invólucros utilizados para a fragmentação e comercialização da droga.

O material foi encontrado em um imóvel localizado no bairro Walfrêdo Gurgel, em Caicó/RN, e representa um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 80 mil ao crime organizado.

O suspeito, que já possui passagem anterior por tráfico de drogas, foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça o compromisso com o combate ao tráfico e destaca a importância da colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

ABA Fest reforça o potencial econômico do Seridó e projeta Caicó no cenário nacional

Evento destaca a força da indústria criativa e têxtil da região, que gera milhares de empregos diretos e indiretos.

A Prefeitura de Caicó, em parceria com o SINDBonés do Rio Grande do Norte realiza neste sábado (25) o ABA Fest — Festa dos Boneleiros e Chapeleiros, no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, a partir das 20h30.

O evento surge como uma vitrine para o setor produtivo que coloca o Seridó no mapa nacional da indústria criativa e têxtil.

Hoje, o município é responsável por uma das maiores produções de bonés do país, com empresas que empregam diretamente centenas de profissionais e exportam para todo o Brasil.

A festa reconhece o trabalho de costureiras, bordadeiras, modelistas, cortadores, designers e empreendedores que transformaram Caicó em sinônimo de qualidade e inovação.

Além da celebração, o ABA Fest também será um espaço de networking e fortalecimento do setor, com a presença de empresários e instituições parceiras. O evento é gratuito e aberto ao público, reforçando o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento econômico aliado à cultura e à valorização do trabalhador.

Para animar o evento haverá show com Raynel Guedes, Amazan, Rodolfo Lopes e Trio Vênus.

Articulador político e empresário é morto a tiros em São Bento (PB)


O empresário Michel Allysson foi baleado na noite desta segunda-feira na cidade de São Bento, no Sertão da Paraíba, e não resistiu aos ferimentos. Ele havia chegado recentemente de uma viagem à praia, em Natal (RN), quando foi surpreendido por homens armados.

A vítima, pai de dois filhos, ainda chegou a ser socorrida e levada ao hospital, mas morreu após ser atingida por vários disparos.

A motivação do crime ainda é desconhecida e será investigada pela Polícia Civil.

Michel Allysson era bastante conhecido na região e atuou como articulador político na campanha política de Marcos David e Rafinha Banana.

#SãoBentoPB #Polícia #Violência #Luto

Deputado Sargento Gonçalves visita São José do Campestre e cobra melhorias na saúde pública local: parlamentar enviou R$ 1.050.000,00 milhão


O deputado federal Sargento Gonçalves esteve hoje na cidade de São José do Campestre, no interior do Rio Grande do Norte, onde destinou uma emenda parlamentar de R$ 1.050.000,00 (um milhão e cinquenta mil reais) para o fortalecimento da saúde pública do município.

Durante a visita, o parlamentar conversou com moradores para saber como está o funcionamento do sistema de saúde, ouvindo relatos preocupantes. Diversas pessoas afirmaram que a situação está crítica, com falta de medicamentos e atendimento precário nas unidades de saúde.

Sargento Gonçalves destacou que é dever do parlamentar fiscalizar o uso do dinheiro público

Lula reclama da Selic que Hadda elevou a 15% ao ano e pressiona banqueiros: ‘não precisa extorquir o povo’


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a reclamar, nesta segunda-feira (20/10), da alta na taxa básica de juros do país, a Selic, que está em 15% ao ano. Segundo o presidente, o governo prepara o país para uma política monetária “mais séria” e o Banco Central precisa começar a reduzir os juros.

“O Banco Central vai precisar começar a baixar os juros, porque todo mundo sabe o que nós herdamos. E todo mundo sabe que nós estamos preparando esse país para ter uma política monetária mais séria”, afirmou o presidente.

A declaração foi dada durante o lançamento do programa Reforma Casa Brasil, realizado no Palácio do Planalto. O novo projeto oferecerá até R$ 40 bilhões em crédito para reforma de casas em todo o país.

Mais >

Notícia boa, Caicó: Artur Maynard discute implantação do CIOSP durante audiência na Vice-Governadoria


Na manhã desta segunda-feira (20), o vereador Artur Maynard (PSDB) participou de uma importante audiência na Vice-Governadoria do Estado, em Natal, para tratar da implantação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) no município de Caicó.

O encontro contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, coronel Araújo, do secretário Extraordinário de Assuntos Federativos, Luciano Santos, e do coordenador-geral da Vice-Governadoria, Saint Claire.

Durante a reunião, foi definido um cronograma para implantação do CIOSP, que inclui desde a escolha do imóvel até a data prevista de inauguração. O vereador apresentou três opções de imóveis públicos para receber a estrutura.

De acordo com Artur Maynard, o CIOSP representará um avanço significativo para o fortalecimento da segurança pública em Caicó e em toda a região do Seridó, promovendo a integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos de segurança. A expectativa é que o centro esteja em funcionamento até o início do segundo semestre de 2026.

Durante a audiência, o secretário coronel Araújo se comprometeu a visitar o município de Caicó nas próximas semanas para conhecer as instalações dos imóveis apresentados pelo vereador e avaliar o espaço mais adequado para sediar o novo centro operacional.

Vereador Bebeto Diniz anuncia adesão ao grupo de Joaquim e Elismária em Cruzeta


Durante a tradicional Festa de Outubro, o jovem vereador Bebeto Diniz anunciou oficialmente sua adesão ao grupo político do prefeito Joaquim de Medeirinho e da vice-prefeita Elismária Catarina, reforçando o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de Cruzeta.

Bebeto chega ao grupo com importantes conquistas já garantidas para o município. Para a realização da própria Festa de Outubro, o vereador articulou, junto ao deputado estadual Ubaldo Fernandes, a liberação de R$ 100 mil em recursos. Além disso, voltado também para o fortalecimento da saúde municipal, Bebeto assegurou, por meio da deputada federal Natália Bonavides, uma emenda no valor de R$ 385 mil.

O prefeito Joaquim destacou a chegada do vereador como uma união em prol do bem comum:
“Bebeto sempre demonstrou estar ao lado do povo cruzetense, sem se prender a interesses políticos ou partidários. Ele tem mostrado, com atitudes, o desejo de contribuir com o crescimento da nossa cidade”, afirmou o gestor.

A adesão de Bebeto Diniz representa mais um passo na consolidação de um grupo que tem como principal objetivo o trabalho conjunto e o desenvolvimento de Cruzeta.

Mulher fica ferida em capotamento na RN-041, em Santana do Matos


Um capotamento foi registrado na manhã desta segunda-feira (20) na RN-041, no sítio Juazeiro, zona rural de Santana do Matos. O veículo, um VW Gol branco, ano 2001, placas MYB-7B02, saiu da pista e capotou às margens da rodovia.

A condutora, Jane Cleide Gomes da Silva, de 29 anos, moradora da zona rural do município, foi socorrida ao Hospital Municipal Dr. Clóvis Avelino.

Informações extraoficiais apontam que ela foi transferida para outra unidade hospitalar em Natal devido à gravidade dos ferimentos.

Mais >

Deusa do Forró celebra 40 anos de carreira com show no Teatro Riachuelo e homenageia a força do Nordeste


No mês em que se comemora o Dia do Nordestino, a potiguar Iranilda Albuquerque convida o público para um espetáculo que celebra o forró, a cultura e a alma nordestina

Ela carrega no nome a essência do ritmo mais característico do Nordeste. Deusa do Forró, como é conhecida a potiguar Iranilda Albuquerque, chega aos 40 anos de carreira celebrando o amor pela música nordestina e a força de suas raízes. No dia 24 de outubro de 2025, às 20h, ela sobe ao palco do Teatro Riachuelo Natal, com o seu tradicional triângulo na mão, para um espetáculo emocionante e cheio de simbolismo: “Deusa, 40 anos de Forró Raiz e Resistência”.

O show, que acontece justamente no mês em que se comemora o Dia do Nordestino, é uma homenagem ao legado de um povo que transforma luta em poesia e saudade em canto. “De onde eu venho, meu cantar é um lamento”, costuma dizer a artista, resumindo em uma frase o sentimento que guia sua trajetória e a paixão que dedica à cultura popular.

Mais >

Receita Federal apreende avião com 571 iPhones avaliados em mais de R$ 3 milhões


A Receita Federal apreendeu um avião modelo RV-10 carregado com 571 iPhones, avaliados em mais de R$ 3 milhões, no Aeroporto Costa Esmeralda, em Porto Belo (SC). O piloto e um ajudante, ambos naturais de Foz do Iguaçu (PR), foram presos em flagrante por descaminho.

A aeronave, que vinha do Paraná, foi interceptada durante uma operação de inteligência. O piloto, de 58 anos, já havia sido preso em 2023 pelo mesmo crime, quando foi flagrado transportando celulares escondidos em um carro.

#ReceitaFederal #PortoBelo #SantaCatarina #Descaminho #iPhones #Notícia

Polícia age rápido e prende suspeito após arrombamento na zona norte de Caicó


Um arrombamento ocorrido na madrugada desta segunda-feira (20) em uma residência da zona norte de Caicó mobilizou a Polícia Militar, que conseguiu prender um dos suspeitos e recuperar parte do material furtado. A ação foi registrada na Delegacia de Polícia Civil sob a condução do delegado plantonista Dr. Kaio.

De acordo com informações apuradas pelo blog Jair Sampaio, a vítima relatou que o criminoso entrou em sua casa pulando o muro e furtou três pares de tênis, um cooler, uma bolsa térmica, um rádio e peças de roupa.

Durante as diligências, os policiais localizaram o suspeito conhecido como “Arroz”, que estava em posse de dois pares de sapatos, um rádio, um short, uma bolsa térmica e uma extensão, todos pertencentes à vítima. O homem foi conduzido à Delegacia e o material apreendido e devolvido ao proprietário.

#Caicó #PolíciaMilitar #Furto #ZonaNorte #Notícia

Luto PM: Subtenente é achado sem vida dentro de mercadinho em Caicó


Morre subtenente da reserva da PM conhecido como Zezinho, em Caicó

Uma triste notícia abalou os moradores da zona norte de Caicó nesta segunda-feira (20) com a confirmação da morte do subtenente da reserva remunerada Zezinho, figura bastante conhecida e respeitada na região. Ele foi achado sem vida dentro do próprio comércio no bairro Boa Passagem, zona norte de Caicó.

Natural de Barra de Sant’Ana, no município de Jucurutu, Zezinho serviu à Polícia Militar em diversas cidades, como Jardim de Piranhas e Caicó, sempre reconhecido pelo comprometimento e dedicação ao serviço público. Sua partida deixa luto e saudade entre familiares, colegas e amigos.

#Caicó #Jucurutu #PolíciaMilitar #Luto #Notícia

No interior do RN, Idosa fanática por Lula atinge criança com rojão, PM é acionada e clima tenso tende a ficar pior; vídeo


A rotina pacata de Boa Saúde (RN) tem sido marcada por episódios envolvendo Maria Nazaré de Paiva, de 82 anos, conhecida na cidade por seu fanatismo por Lula e pelo PT. Nos últimos dias, a idosa teria soltado fogos em via pública e danificado um comércio vizinho, gerando transtornos e preocupação entre os moradores da comunidade.

Vizinhos relatam que dona Nazaré, antes apenas entusiasmada com a política, passou a apresentar comportamentos descontrolados, o que levou parte da vizinhança a pedir sua internação. O caso acende um alerta para a necessidade de apoio da família e do poder público, buscando garantir o bem-estar da idosa e a tranquilidade da comunidade.

#BoaSaúde #RioGrandedoNorte #Notícia #Política #Lula #Comunidade

Troca de celulares e uma noite em cada lugar: oficiais do regime de Maduro entram em paranoia na Venezuela


Reportagem do jornal britânico Financial Times, publicada neste sábado (18), revelou que figuras próximas do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, estariam em estado de “paranoia” após o anuncio do presidente norteamericano Donald Trump, na última quarta-feira (15), de que autorizou a ClA a realizar operações secretas na Venezuela.

Segundo apuração do Financial Times, representantes do alto escalão do regime de Maduro trocaram de celular, estão dormindo em locais diferentes a cada noite e trocaram seus guarda-costas cubanos por novos contingentes de Havana.

“O protocolo de segurança determina que as autoridades se movam constantemente entre diferentes locais”, disse um general venezuelano ativo ao jornal britânico, acrescentando que eles estão se movendo entre Caracas e as cidades de Valência e Maracay.

Mais >

Animal na pista: Jovem morre em acidente na RN-091, rodovia que liga à cidade de Santa Cruz


Um jovem identificado como Gabriel morreu na noite desse domingo (19) após colidir com um animal na RN-091, rodovia que liga Santa Cruz a São Bento do Trairi. A vítima, bastante conhecida na cidade, era filho de um motorista que presta serviços à Viação Jardinense. Gabriel morreu na hora com o impacto da batida.

A Polícia Militar isolou a área e aguarda a chegada da Polícia Científica para remoção do corpo. O acidente reacende o alerta sobre o grande número de animais soltos nas rodovias estaduais, problema que tem causado risco constante aos motoristas da região.

#SantaCruz #SãoBentodoTrairi #Acidente #RN091 #Trânsito #Notícia

Homem tenta incendiar casa dos pais no interior do RN e vete uns preso


Um homem de 45 anos foi preso na madrugada deste domingo 19 após tentar incendiar a casa dos pais, no Centro de Monte Alegre, no interior do Rio Grande do Norte. A prisão foi feita por policiais da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

De acordo com a corporação, a viatura foi acionada pelo COPOM pouco depois da meia-noite, após denúncia de que o suspeito havia chegado em casa alterado, discutido com os pais idosos, retirado gasolina do tanque de uma motocicleta e ateado fogo na residência. O incêndio foi controlado pelas vítimas com ajuda de vizinhos.

Os familiares informaram ainda que o homem tentou incendiar o botijão de gás e se trancou em um quarto. Os policiais conseguiram prender o suspeito e levaram os pais ao Hospital Municipal devido ao abalo emocional.

Mais >

Flats são atingidos por incêndio na noite desse domingo em Ponta Negra


Um incêndio atingiu o condomínio de flats, localizado na Rua João Rodrigues de Oliveira, em Ponta Negra, zona Sul de Natal, no fim da tarde deste domingo (19). O local fica próximo ao Morro do Careca, um dos principais pontos turísticos da capital potiguar.

De acordo com registros do canal no YouTube “Natal Live Cam”, as chamas começaram por volta das 17h50. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado e chegou rapidamente ao local. Às 18h40, o fogo já havia sido controlado, restando apenas fumaça saindo de parte do edifício.

Até o momento, não há informações sobre feridos nem sobre as possíveis causas do incêndio. O Corpo de Bombeiros deve realizar uma perícia técnica para determinar a origem do fogo.

Mais >