Educação do RN se destaca em ranking nacional de competitividade

O Rio Grande do Norte aparece entre os estados brasileiros que mais evoluíram no pilar da Educação nos últimos três anos, segundo levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), que analisa os indicadores de competitividade dos estados brasileiros no período de 2023 a 2025. O RN ocupa a 6ª posição nacional em evolução e 2º lugar entre os estados do Nordeste.

O resultado reflete um conjunto de investimentos e políticas públicas desenvolvidas pela rede estadual de ensino nos últimos anos. Em 2025, o Governo do Estado executou mais de R$ 208 milhões em ações voltadas à educação, além de aplicar 27,46% da Receita Líquida de Impostos e Transferências (RLIT) na área, acima do mínimo constitucional.

Entre os avanços apontados estão a ampliação da educação em tempo integral, os investimentos em tecnologia educacional, climatização e recuperação de escolas, fortalecimento da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos, além da expansão das políticas de alfabetização e inclusão escolar.

Os resultados também aparecem nos indicadores de aprendizagem. O percentual de crianças alfabetizadas na idade adequada passou de 39% para 48% em um ano, enquanto o índice de fluência leitora registrou crescimento significativo, consolidando o Rio Grande do Norte entre os estados que mais avançaram na educação pública brasileira.

Fim da escala 6×1: “Estão proibindo as pessoas de trabalharem mesmo que queiram”


O debate sobre o fim da escala 6×1 entrou na reta decisiva na Câmara dos Deputados. Enquanto aliados do Planalto defendem a proposta como avanço na qualidade de vida dos trabalhadores, parlamentares da oposição afirmam que a mudança pode elevar custos, pressionar preços e gerar insegurança para empresas.

Integrante da comissão especial que analisa a proposta, o atual líder do Novo na Câmara, deputado Gilson Marques (SC), afirma que a discussão tem sido conduzida sob influência do calendário eleitoral de 2026 e critica o que considera uma tramitação acelerada da PEC.

Em entrevista à Gazeta do Povo, ele defende maior liberdade de negociação entre empregado e empregador e diz que pretende apresentar emendas durante a análise do texto. “Estão proibindo as pessoas de trabalharem mesmo que queiram”, afirmou o parlamentar catarinense.

Mais >

Madrugada de pressão: Polícia Militar intensifica patrulhamento em Ipueira para sufocar ações de criminosos


Na madrugada de hoje (26), o Destacamento de Polícia Militar (DPM) de Ipueira iniciou uma operação com foco em rondas e patrulhamento preventivo por toda a cidade.

Por determinação do comando do 6º BPM, as equipes intensificaram a presença ostensiva em pontos estratégicos para inibir práticas criminosas e garantir a tranquilidade dos moradores durante o período noturno. Nenhuma alteração foi registrada.

A operação se estenderá por toda a semana com o patrulhamento ostensivo na madrugada, visando, principalmente, coibir a ocorrência de furtos na região.

POLÍCIA MILITAR
Servir e Proteger

Juliana Sampaio celebra nova ambulância e destaca mais de R$ 1 milhão enviados por Sargento Gonçalves para Jardim do Seridó

A vereadora Juliana Sampaio celebrou nesta segunda-feira a entrega de uma nova ambulância para o município de Jardim do Seridó, adquirida por meio de emenda parlamentar do deputado federal Sargento Gonçalves. A solenidade contou com a presença da prefeita Silvana de Lalá, além de integrantes da gestão municipal. Em suas redes sociais e também à imprensa local, Juliana destacou a importância do novo veículo para reforçar os atendimentos de saúde da população.

Segundo a vereadora, a chegada da ambulância representa a realização de um antigo sonho da cidade, que agora passa a contar com um veículo mais moderno, ágil e equipado para atender os pacientes de Jardim do Seridó. Juliana também ressaltou que, em apenas dois anos de parceria com o deputado Sargento Gonçalves, já foram destinados mais de R$ 1 milhão em recursos através de emendas parlamentares para o município.

A parlamentar municipal afirmou ainda que a parceria com o deputado seguirá fortalecida, garantindo novos investimentos para Jardim do Seridó. Durante a agenda desta segunda-feira, novos pleitos foram apresentados ao gabinete do deputado federal, que também foi convidado para conhecer a Cidade dos Idosos. De acordo com Juliana Sampaio, o parlamentar já destinou inicialmente R$ 100 mil para o projeto e deverá encaminhar novos recursos futuramente.

“Essa é uma parceria duradoura e que continuará trazendo benefícios para nossa população”, destacou Juliana Sampaio ao comemorar os investimentos conquistados para o município.

Janones quer escala 6×1 no Congresso Nacional: “sessões de segunda até aos sábados”, desabafa


O deputado federal André Janones (Rede-MG) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para obrigar deputados e senadores a cumprirem uma rotina de trabalho em escala 6×1 no Congresso Nacional. O texto prevê sessões deliberativas obrigatórias de segunda-feira a sábado, com controle nominal de presença e pontualidade.

A proposta altera o artigo 57 da Constituição Federal para estabelecer que “o funcionamento do Congresso Nacional obedecerá ao regime de jornada de trabalho na proporção de 6 (seis) dias de atividade por 1 (um) dia de descanso semanal remunerado”.

Janones afirma que a medida busca criar “uma simetria necessária, justa e pedagógica entre a rotina de trabalho dos representantes eleitos e a esmagadora maioria dos trabalhadores brasileiros”.

Na justificativa da PEC, o deputado relaciona a proposta ao debate nacional sobre a manutenção da escala 6×1 no mercado de trabalho. Segundo ele, “se a jornada de seis dias de trabalho semanais é considerada adequada e viável para o cidadão comum”, ela também deveria ser aplicada “à rotina daqueles que legislam”.

Ex-governador Cláudio Castro (PL) é alvo de ação da PF nesta manhã por aportes ao Master


O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL-RJ) foi alvo, nesta terça-feira (26), de uma operação da Polícia Federal que investiga aportes bilionários do governo estadual em fundos ligados ao Banco Master. Segundo as investigações, quase R$ 3 bilhões teriam sido transferidos ao conglomerado do ex-banqueiro Daniel Vorcaro por meio do Rioprevidência e da CEDAE.

Ao todo, agentes cumpriram 10 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, autorizados pelo ministro André

Mendonça, do STF. De acordo com a investigação, o Rioprevidência aplicou cerca de R$ 2,6 bilhões em investimentos ligados ao Banco Master, mesmo após alertas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). A Cedae também teria investido cerca de R$ 200 milhões na instituição.

Na Alerj, deputados da oposição articulam a instalação de uma CPI para investigar os repasses.

O advogado Carlo Luchione, responsável pela defesa de Castro, afirmou que acompanharia as buscas realizadas na residência do ex-governador.

Via @portalg1.

Nova pesquisa Data Census aponta Zenaide reeleita senadora no RN


A nova pesquisa Data Census mostra se a eleição fosse hoje, a senadora Zenaide Maia estaria reeleita.

Os dados mostram que o povo potiguar reconhece os serviços prestados por Zenaide em prol do povo do RN.

O Instituto Data Census / Mega Portal RN realizaram a pesquisa entre os dias 20 e 23 de maio/2026, com 2.000 eleitores, em 71 cidades, dentro das 19 microregiões do estado, com uma margem de erro de 2,1% e nível de confiança de 95%. Sob o registro no TSE: RN-05857/2026..




Kelps Lima defende Parque Linear e reforça compromisso com o meio ambiente

O pré-candidato a deputado federal pelo RN, Kelps Lima, saiu em defesa da implantação do Parque Linear de Natal, destacando a importância do projeto para a preservação ambiental e a qualidade de vida da população. Conhecido por sua atuação em pautas ligadas à proteção animal e ao meio ambiente, Kelps reforçou que a capital precisa avançar em iniciativas sustentáveis que garantam a preservação da fauna e da flora urbana.

Autor de legislação voltada à proteção de animais silvestres e domésticos, com normas de preservação e punição a infratores, Kelps afirmou que o Parque Linear representa um passo importante para o futuro da cidade.

“Natal precisa crescer sem destruir suas riquezas naturais. O Parque Linear é uma oportunidade de proteger nossa fauna, preservar áreas verdes e oferecer mais qualidade de vida para as pessoas. Desenvolvimento e preservação precisam caminhar juntos”, declarou.

Final de semana tem: Caicó já vive expectativa para a 53ª Exposição Agropecuária do Seridó

Neste fim de semana, o Parque Monsenhor Walfredo Gurgel será palco de uma grande programação reunindo tradição, agronegócio, cultura e shows imperdíveis para toda a população.

A Expo Seridó é um dos maiores eventos do setor agropecuário da região e movimenta a economia, fortalece o homem do campo e valoriza as potencialidades do nosso Seridó.

Prepare-se para viver grandes momentos, reencontrar amigos e aproveitar uma programação especial feita para toda a família.

Menos trabalho: Lula fecha acordo para reduzir jornada e acabar com escala 6×1 em 2026


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou acordo nesta segunda-feira (25) para reduzir jornada de trabalho das atuais 44 para 40 horas semanais e o fim da escala 6×1 (seis dias de trabalho com apenas um descanso). De acordo com a proposta, as mudanças começam a vigorar já em 2026, com a obrigatoriedade de duas folgas semanais e uma jornada máxima de 42 horas.

Em reunião, Lula e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), acertaram que essas alterações passam a valer 60 dias após a promulgação. Depois de 12 meses, serão reduzidas mais duas horas da jornada, que chegará ao limite de 40 horas. Os salários não poderão ser impactados.

“Nós estamos garantindo que iremos reduzir de 44 horas para 40 horas semanais. Isso estará no texto do relator. Também para nós é inegociável a questão do fim da escala 6×1. Nós estamos aqui garantindo que os trabalhadores brasileiros passarão a ter a redução da escala. Garantiremos dois dias de folga por semana para os trabalhadores”, diz Motta.

Mais >

Justiça manda soltar acusada em caso envolvendo suposto desvio de recursos da OAB/RN e CAARN


A 6ª Vara Criminal da Comarca de Natal determinou a soltura da acusada em ação penal que apura a suposta prática de furto qualificado em caso relacionado à Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN), entidade vinculada à OAB/RN.

A decisão foi proferida pelo juiz Ivanaldo Bezerra Ferreira dos Santos, que entendeu não ser mais necessária a manutenção da prisão preventiva.

O magistrado destacou que a ré já foi citada, apresentou resposta à acusação e encontra-se submetida à jurisdição do juízo, circunstâncias que afastaram a necessidade da custódia cautelar.

Com a revogação da prisão preventiva, a acusada deverá cumprir medidas cautelares, entre elas o comparecimento mensal em juízo para informar e justificar suas atividades, além da proibição de frequentar as sedes da OAB/RN e da CAARN.

A defesa é patrocinada pelos advogados Ariolan Fernandes, de Caicó, e Larissa Campos Cavalcante e Ana Clara Câmara, ambas com atuação profissional na capital do Estado. Os defensores sustentam que as medidas cautelares impostas são suficientes para garantir o regular andamento do processo.

Na decisão, o magistrado ressaltou que a prisão preventiva possui caráter excepcional e que, diante das circunstâncias atuais do caso, medidas menos gravosas mostram-se adequadas para assegurar a aplicação da lei penal e a continuidade da instrução processual.

Polícia Civil prende homem por integração a grupo criminoso em Jardim de Piranhas


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu, nesta segunda-feira (25), um homem de 31 anos, suspeito de integrar um grupo criminoso no município de Jardim de Piranhas.

De acordo com as investigações, o suspeito era morador do município de Jardim de Piranhas, mas estava residindo na cidade de Brejo do Cruz. Após trabalho investigativo, equipes policiais conseguiram localizar e prender o homem no estado vizinho.

A prisão ocorreu após o cumprimento de um mandado expedido pela 1ª Vara Regional de Execução Penal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), em razão de regressão cautelar de regime.

O homem foi conduzido para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população. Informações podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN (SECOMS).

Desastre com a saúde: Ambulância de Serra Negra do Norte é rebocada pela PRF


Uma ambulância pertencente à Secretaria Municipal de Saúde de Serra Negra do Norte foi rebocada pela Polícia Rodoviária Federal na manhã desta segunda-feira (25), após uma fiscalização identificar diversas irregularidades no veículo. O caso repercutiu rapidamente na cidade, principalmente por se tratar de um automóvel utilizado no transporte de pacientes e em atendimentos ligados à saúde pública do município. A situação aumentou as críticas à gestão do prefeito Acácio Brito, com moradores classificando o episódio como mais um “desmantelo” da administração municipal.

Nas redes sociais, a notícia virou chacota entre internautas e rapidamente se transformou no assunto mais comentado do dia em Serra Negra do Norte. Vídeos mostrando a ambulância sendo rebocada pela PRF circularam em grupos de WhatsApp e perfis da região, gerando uma onda de comentários, memes e críticas sobre a situação da frota da saúde municipal e a falta de fiscalização preventiva por parte da gestão.

Hospital municipal de Mossoró é alvo de denúncias por falta de atendimento: equipe de reportagem presenciou revolta de pacientes


EM MOSSORÓ hospital não funciona de noite e nem fim de semana. Diretora ainda ame:aça prender equipe de reportagem

O Via Certa esteve em Mossoró na última sexta feira para cobrir uma operação da Polícia e após denúncias de populares sobre a situação do Hospital Municipal da cidade, a nossa equipe encontrou demora no atendimento, unidade sem funcionamento à noite e nos finais de semana, além de pacientes reclamando da falta de estrutura.

Durante a reportagem, nossa equipe ainda foi impedida de gravar dentro da unidade e amea:çada de ter equipamentos confiscados pela direção do hospital.

“O trabalho tá aí”: Governo do RN destaca avanços em áreas sensíveis: ‘R$ 500 mi de investimento só na Segurança Pública’


O Governo do Rio Grande do Norte lançou uma nova campanha institucional destacando os investimentos realizados na segurança pública em todo o estado. Na peça publicitária, a gestão afirma ter investido cerca de R$ 500 milhões no setor, ressaltando ações como reforço das forças policiais, aquisição de equipamentos e melhorias na estrutura da segurança. A campanha também destaca que o RN teria alcançado o posto de estado mais seguro do Nordeste, segundo dados apresentados pelo próprio governo.

Além da segurança pública, a propaganda reforça investimentos em áreas como educação, saúde, infraestrutura, geração de empregos e segurança hídrica. O material divulgado nas redes sociais utiliza o slogan “O trabalho tá aí” para enfatizar obras, recuperação de estradas, ampliação de leitos hospitalares e chegada das águas do São Francisco ao estado. A campanha integra a estratégia institucional de divulgação das ações da atual gestão estadual.

#GovernodoRN #OTrabalhoTáAí

Flávio Bolsonaro viaja aos Estados Unidos para encontro com Trump


O senador e pré-candidato à Presidência pelo PL, Flávio Bolsonaro, embarcou para os Estados Unidos nesta segunda-feira (24), após ser chamado pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Segundo informações de bastidores, a expectativa é de que o encontro entre Flávio e Trump aconteça nos próximos dias, embora ainda não exista confirmação oficial da Casa Branca sobre a reunião. O convite teria sido enviado na semana passada.

A viagem é vista por aliados como um movimento importante dentro do cenário político nacional, especialmente diante das articulações para as eleições presidenciais. A aproximação entre o senador brasileiro e Trump vinha sendo construída nos últimos meses, com interlocução de aliados próximos nos Estados Unidos.

“Nem dentro de casa há segurança”, denunciam moradores de Ipueira


Moradores da cidade de Ipueira procuraram o Blog Jair Sampaio para denunciar uma onda de furtos e roubos que, segundo relatos, tem assustado a população do município nos últimos dias. De acordo com as denúncias recebidas, os crimes estariam acontecendo com frequência, gerando medo entre os moradores de uma cidade conhecida pela tranquilidade e pelo pequeno número de habitantes.

A população cobra mais ações das forças de segurança e atenção do poder público para evitar que a situação se agrave ainda mais. Em mensagem enviada ao blog, moradores afirmam que muitos cidadãos estão “reféns dentro de casa”, preocupados com novos casos de assaltos e furtos. Também há o apelo para que a população contribua com denúncias anônimas às autoridades policiais, ajudando nas investigações e no combate à criminalidade no município.

Uma segunda denúncia recebida pelo Blog Jair Sampaio relata que os casos vêm se intensificando nos últimos 30 dias. Segundo os moradores, criminosos já invadiram residências pulando muros, arrombando janelas e até destelhando casas para conseguir furtar dinheiro, celulares, cartões de crédito, roupas e outros objetos. Em um dos episódios, uma câmera de segurança chegou a ser arrancada da residência durante a ação criminosa. Os relatos apontam ainda que idosos e pessoas que moram sozinhas estariam entre as vítimas, aumentando ainda mais a sensação de insegurança e medo na cidade.

Mais >

Caicó recebe evento da OAB/RN sobre os desafios das Eleições 2026


A cidade de Caicó sediará, no próximo dia 28 de maio, mais uma edição do projeto “Eleitoral em Foco”, promovido pela OAB/RN, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), da Comissão de Direito Eleitoral e da Subseção da OAB de Caicó.

O evento acontecerá às 19h, no auditório da UFRN, reunindo magistrados, advogados e especialistas para debater temas que estarão em destaque nas Eleições 2026, como prestação de contas eleitorais, condutas vedadas aos agentes públicos e fraudes à cota de gênero.

Entre os participantes confirmados estão o desembargador eleitoral Paulo Pinheiro, os advogados Thiago Cortez, Augusto Maia e Manoel Matias, além do juiz eleitoral Isaac Soares e do contador Alexandre Leite.

Mais >

Samanda acompanha ação do SUS que levará consultas e cirurgias de catarata para Natal e região


A vereadora Samanda Alves (PT) esteve nesta segunda-feira (25) em São Gonçalo do Amarante para acompanhar a chegada da Carreta de Oftalmologia do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte e prefeituras municipais. A unidade móvel começará os atendimentos na próxima quarta-feira e terá capacidade para realizar até 120 consultas e 100 cirurgias de catarata por dia, atendendo pacientes de Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz e São Gonçalo do Amarante.

Instalada no Parque das Fontes, em São Gonçalo do Amarante, a carreta permanecerá na Grande Natal pelos próximos 45 dias, ofertando consultas especializadas, exames oftalmológicos e cirurgias de catarata pelo SUS. A ação faz parte da estratégia nacional do governo do presidente Lula para ampliar o acesso a atendimentos especializados e reduzir filas na rede pública de saúde.

Samanda destacou que a chegada da carreta à Grande Natal é fruto da articulação entre o governo do presidente Lula e a gestão da governadora Fátima Bezerra para ampliar o acesso a atendimentos especializados no SUS. A vereadora acompanhou a chegada da carreta em São Gonçalo do Amarante e destacou o impacto da ação para pacientes da capital e da região metropolitana. “Essa carreta representa atendimento chegando mais rápido para quem esperava há meses por uma cirurgia ou consulta especializada e vai ajudar a reduzir filas em Natal e na região metropolitana”, afirmou.

Mais >

Patrícia Poeta grava em Genipabu e Pitangui e coloca Extremoz em destaque nacional na Globo


A apresentadora Patrícia Poeta escolheu as praias de Genipabu e Pitangui, no município de Extremoz, como alguns dos principais cenários para uma edição especial do programa Encontro com Patrícia Poeta, que será exibida nesta segunda-feira (25) pela TV Globo.

A gravação faz parte do projeto “Encontro pelo Brasil” e mostra para todo o país as belezas naturais, a cultura e os atrativos turísticos do litoral norte potiguar, reforçando o protagonismo de Extremoz como um dos destinos mais procurados do Rio Grande do Norte.

Nas gravações, Patrícia Poeta aparece passeando de buggy pelas dunas de Genipabu e Pitangui, visitando lagoas, praias e cenários paradisíacos que fazem parte do roteiro turístico de Extremoz. A apresentadora também interagiu com personagens tradicionais da região, como a conhecida “Tigresa Bugueira”, símbolo dos passeios turísticos nas dunas potiguares.

Mais >