Kelps mostra como São Gonçalo sofre por falta de uma bancada federal forte no RN


A paralisação das obras da Linha Roxa, projeto ferroviário que deveria ligar Extremoz e São Gonçalo do Amarante ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, voltou a ser alvo de críticas do pré-candidato a deputado federal Kelps Lima. Prevista para entrar em funcionamento desde 2022, a obra segue travada após a identificação de um grave erro de engenharia: o trajeto da linha passa sobre uma adutora, e a operação dos trens poderia provocar rompimentos na estrutura e comprometer o abastecimento de água para milhares de pessoas.

Kelps criticou o silêncio da bancada federal potiguar diante do problema e afirmou que falta acompanhamento efetivo das obras financiadas com recursos públicos. Segundo ele, São Gonçalo do Amarante é um dos municípios mais prejudicados pela demora e pela falta de respostas concretas sobre a retomada do projeto. “Não basta mandar emenda e tirar foto. É preciso fiscalizar, acompanhar e cobrar solução. A população está cansada de obra parada e promessa vazia”, disparou.

Para Kelps Lima, o caso da Linha Roxa expõe um cenário de abandono e falta de compromisso político com obras estruturantes importantes para a mobilidade e o desenvolvimento da Região Metropolitana de Natal. Ele defendeu uma mobilização urgente da bancada potiguar junto ao Governo Federal para destravar o impasse técnico e garantir uma solução definitiva para a retomada da obra.

Polícia Federal amanhece batendo porta de morador em condomínio de Parnamirim


Ao menos três viaturas da Polícia Federal e mais uma da Polícia Civil do Rio Grande do Norte amanheceram batendo a porta de algum morador no Nelson Monteiro, um condomínio nobre em Nova Esperança, saída para Pium e Pirangi, na cidade de Parnamirim.

De acordo com um morador em contato com o blog Jair Sampaio, pelo menos uma pessoa foi vista sendo levada pelas equipes de Polícia Federal, mas até então não teve nenhuma nota do órgão policial falando sobre essa operação na manhã de hoje.

Juninho amplia articulação na Grande Natal e recebe apoio de vereador em São José de Mipibu


A pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal segue fortalecendo sua base política no Rio Grande do Norte. Desta vez, o projeto recebeu um importante apoio na cidade de São José de Mipibu-RN com a adesão do vereador Gustavo Roque, popularmente conhecido como Guga.

Advogado e em seu primeiro mandato como vereador, Guga se destacou nas últimas eleições ao conquistar uma expressiva votação, consolidando seu nome entre as novas lideranças políticas do município.

A chegada do parlamentar reforça o crescimento da pré-candidatura de Juninho na região da Grande Natal e amplia o grupo de lideranças que vêm declarando apoio ao projeto político em diversas cidades do estado.

”Vou ter dois candidatos a deputado estadual”, diz prefeito Dr. Tadeu


O prefeito de Dr. Tadeu confirmou que deverá apoiar dois nomes para deputado estadual nas eleições do próximo ano. Durante declaração pública, o gestor afirmou que manterá apoio ao deputado Ezequiel Ferreira e também terá “um olhar muito especial” para a pré-candidatura de Nélter Queiroz.

“Eu vou ter dois candidatos a deputado estadual nessa eleição: o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, como também terei um olhar muito especial para a pré-candidatura de Nélter Queiroz”, declarou Dr. Tadeu.

PRF prende casal com cerca de 30 kg de maconha na BR-101; flagrante foi feito na DP de Parnamirim; Vídeo


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 32 anos e uma mulher de 24 anos por tráfico de drogas na madrugada desta quarta-feira (27), durante fiscalização na BR-101, em São José de Mipibu/RN.

Por volta das 4h, no km 116 da rodovia, a equipe abordou um Toyota/Etios Sedan branco e, durante a inspeção veicular, localizou 30 tabletes de maconha escondidos no interior do automóvel.

Segundo estimativa inicial da PRF, a carga apreendida totaliza aproximadamente 30 quilos da droga.

Diante da constatação do crime, os dois ocupantes do veículo foram presos em flagrante e encaminhados, juntamente com o entorpecente apreendido, à Delegacia de Plantão em Parnamirim/RN.

Juninho amplia força no Seridó com mais um apoio de vereador em Serra Negra do Norte


A pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal segue avançando pelo interior do Rio Grande do Norte e ganhou um importante reforço político na cidade de Serra Negra do Norte-RN. O vereador Tiago de Chico Velho declarou oficialmente apoio ao projeto, fortalecendo ainda mais a articulação no Seridó potiguar.

Tiago está em seu segundo mandato como vereador e é considerado uma das lideranças em destaque no município. Com a nova adesão, Juninho amplia sua base política na cidade, onde já conta com o apoio do vereador Nego de Eriberto.

O crescimento do grupo em Serra Negra do Norte reforça o movimento de expansão da pré-candidatura, que vem consolidando alianças e somando lideranças em diversas regiões do estado.

Soraya Thronicke agora “faz o L”: Senadora diz que o presidente Lula a deixou de queixo caído pela humanidade: vídeo


A senadora Soraya Thronicke afirmou publicamente que mudou de lado sem medo porque não tem compromisso com ninguém, elogiou Lula pela humanidade e forma de agir e declarou que vai trabalhar pela reeleição do presidente no primeiro turno.

A parlamentar foi eleita senadora no palanque de Bolsonaro em 2018 quando o partido ainda era o PSL, já em 2022 ela foi candidata à Presidência da República mas sofreu derrota humilhante por mostrar despreparo nos debates e ataques a Bolsonaro, que era seu principal eleitorado ha época.

Soraya ainda justificou a mudança lembrando que em todas as CPIs e CPMIs que participou, os convocados do lado de Lula compareceram e os do lado de Bolsonaro, nenhum, classificando isso como uma vergonha.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante lança nova temporada da Caravana da Cidadania


Na manhã desta segunda-feira (25), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria para Assuntos Extraordinários e Secretaria Municipal de Cultura, realizou o lançamento da nova temporada do projeto “Caravana da Cidadania”, no Teatro Poti Cavalcante.

A iniciativa utiliza elementos lúdicos e personagens de desenhos animados para auxiliar no aprendizado sobre preservação ambiental, recursos naturais e cuidados com a saúde mental.

Durante a solenidade, o prefeito Jaime Calado destacou o alcance social do projeto ao afirmar que “por meio da arte estamos levando aos alunos valores de uma educação plena e cidadã, voltada à preservação ambiental e à construção de uma sociedade de paz”.

Mais >

Kleber Rodrigues reúne cúpula da segurança pública para planejar São João de Macaíba e Monte Alegre


A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) sediou, nesta terça-feira (26), uma reunião estratégica para discutir o esquema de segurança dos festejos juninos de Macaíba e Monte Alegre. O encontro foi articulado pelo deputado estadual Kleber Rodrigues, que reuniu representantes das forças de segurança estaduais e municipais, além dos prefeitos Emídio Júnior e André Rodrigues.

Participaram da reunião o secretário da SESED, coronel Araújo; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico; representantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais e secretarias municipais de segurança e cultura dos dois municípios.

Durante o encontro, foram discutidas ações integradas para garantir tranquilidade à população e aos visitantes durante os eventos juninos, que começam já na próxima semana. O planejamento prevê reforço do policiamento ostensivo, atuação preventiva das forças de segurança e integração entre os órgãos estaduais e municipais.

Kleber Rodrigues destacou a importância do alinhamento antecipado entre as instituições para assegurar festas organizadas e seguras. Segundo ele, o objetivo da reunião foi fortalecer a atuação conjunta das forças de segurança, garantindo que os festejos ocorram com tranquilidade em Macaíba e Monte Alegre.

Também participaram do encontro o comandante do 11º BPM, Tenente-Coronel Lenarte Azevedo, representantes da 8ª CIPM e integrantes das equipes técnicas envolvidas na organização dos eventos juninos.

Francisco do PT solicita recuperação de rodovia no Seridó e defende Bolsa Família


O deputado estadual Francisco do PT fez pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (26), destacando o requerimento que o mandato dele fez ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para promoção dos serviços de manutenção e recuperação asfáltica no trecho da BR-427, entre Jardim do Seridó até a divisa com o estado da Paraíba, mais especificamente entre os trechos Jardim do Seridó/Caicó e Caicó/Serra Negra do Norte, até a divisa com o estado vizinho.

“É uma reivindicação de quem trafega por esse trecho da rodovia. Ela é muito importante para o povo da região que precisa trafegar, especialmente, com destino ao estado vizinho da Paraíba. Tenho certeza de que o DNIT tomará as providências necessárias para recuperação do trecho”, disse o parlamentar.

Francisco do PT também usou o tempo disponível para comentar sobre uma fala recente de apresentador de televisão contendo críticas direcionadas ao programa Bolsa Família. Ele destacou que se trata de uma política de transferência de renda que tem um papel fundamental na garantia de acesso a uma renda mínima capaz de prover as condições mínimas necessárias para viver com dignidade a uma parcela da população mais vulnerável.

“Os críticos desse tipo de política pública geralmente são pessoas que defendem muito os modelos políticos adotados por países desenvolvidos como os Estados Unidos, ou países da Europa. É importante que se diga que nesses países também existem políticas de distribuição de renda para pessoas mais necessitadas. As pessoas que criticam geralmente não têm a sensibilidade talvez porque elas nunca passaram por dificuldades financeiras na vida. Talvez porque elas não saibam como que é acordar de manhã e não ter a perspetiva de ter o que comer”, expressou o deputado.

Flávio Bolsonaro diz que “ao contrário de Lula”, pediu para Trump classificar PCC e CV como grupos terroristas


O senador Flávio Bolsonaro (PL) esteve nesta terça-feira (26) na Casa Branca, em Washington, onde participou de um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A reunião, considerada uma das agendas mais aguardadas da ala conservadora brasileira, ocorreu no Salão Oval e contou com articulação do ex-deputado Eduardo Bolsonaro, que atualmente mantém interlocução com aliados do governo norte-americano.

Após o encontro, Flávio afirmou que levou ao presidente americano pautas ligadas à segurança pública, combate ao crime organizado e liberdade de expressão nas redes sociais. O senador declarou ter pedido diretamente a Trump que os Estados Unidos classifiquem o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. “Ao contrário de Lula, eu fui exatamente fazer esse pedido expresso a ele”, afirmou.

Durante entrevista, Flávio Bolsonaro também fez críticas ao governo brasileiro e defendeu uma maior aproximação do Brasil com países que considera democráticos e estratégicos economicamente. O senador afirmou ainda que deseja uma educação mais voltada ao ensino de idiomas nas escolas públicas brasileiras, defendendo que inglês e espanhol sejam universalizados no país.

Segundo Flávio, o combate às facções criminosas deve envolver cooperação internacional com países como Estados Unidos, Israel e nações europeias. O parlamentar argumentou que as organizações criminosas exercem influência em diversas regiões do Brasil e comparou a atuação das facções a um “governo paralelo” em áreas dominadas pelo crime organizado.

A visita repercutiu no cenário político brasileiro e internacional, especialmente pelo simbolismo da aproximação entre o grupo político ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro e Donald Trump, figura central da política conservadora nos Estados Unidos.

Trump abre Salão Oval para receber Flávio Bolsonaro nos EUA


O senador Flávio Bolsonaro (PL) participou, nesta terça-feira (26), de um encontro considerado super esperado com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington. A imagem da reunião foi divulgada por integrantes da comitiva brasileira e rapidamente repercutiu no meio político. A articulação da agenda contou com atuação do ex-deputado Eduardo Bolsonaro, que mantém proximidade com aliados do governo Trump nos EUA.

Durante o encontro, Flávio Bolsonaro discutiu temas ligados à segurança pública e liberdade de expressão nas redes sociais. Entre os assuntos tratados estiveram a possibilidade de classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas e debates sobre garantias de liberdade nas plataformas digitais, pauta defendida tanto pelo senador brasileiro quanto pelo ex-presidente norte-americano.

Geraldo Alckmin vai à concessionária chinesa anunciar R$ 30 bilhões de financiamento para a compra de carros elétricos de aplicativos


O vice-presidente Geraldo Alckmin visitou nesta semana a concessionária chinesa GWM Jorlan, em Brasília, para anunciar a assinatura da Medida Provisória que libera R$ 30 bilhões para o programa Move Brasil Apps. A iniciativa do governo federal vai facilitar o financiamento de veículos novos para taxistas e motoristas de aplicativos, com juros reduzidos e limite de até R$ 150 mil por veículo.

Durante a visita, Alckmin destacou que o programa também amplia o incentivo à renovação da frota com carros menos poluentes e elétricos. Entre as novidades, o modelo GWM Ora 3 passou a integrar a faixa de financiamento do programa, sendo apresentado como mais uma opção sustentável para motoristas de aplicativos em todo o país.

“Vitória para a população”: Justiça decide reabrir abatedouro público de Jucurutu, diz prefeito

Nesta terça-feira 26 de maio de 2026, em Natal, o prefeito de Jucurutu, Iogo Queiroz, participou de uma audiência de conciliação ao lado do advogado Tiago Cortes e anunciou uma importante vitória para o município: a decisão da Justiça pela reabertura do abatedouro público de Jucurutu.

De acordo com o prefeito, já a partir desta quarta-feira (27) os abates serão retomados no município. Iogo destacou que a gestão segue trabalhando para concluir o processo da licença ambiental, que ainda está em fase de ajustes e processamento.

“É uma notícia muito feliz. A população de Jucurutu já vai voltar a consumir uma carne deliciosa”, destacou o prefeito.

O advogado Tiago Cortes também ressaltou o esforço do corpo técnico do município, afirmando que toda a equipe trabalhou intensamente para apresentar à Justiça, ao IBAMA e ao IDEMA todas as medidas tomadas em busca da regularização do abatedouro.

Segundo Tiago, os órgãos envolvidos reconheceram o empenho da gestão e concordaram com a reabertura do espaço, ficando apenas ajustes finais relacionados ao licenciamento ambiental, e que o abatedouro de Jucurutu hoje é considerado um dos mais limpos e modernos do estado do Rio Grande do Norte.

Tiago Cortes finalizou agradecendo à Justiça Federal, ao Ministério Público e aos órgãos de fiscalização ambiental pela condução do diálogo e afirmou que, com a licença definitiva pronta, o município não deverá mais enfrentar problemas relacionados ao funcionamento do abatedouro.

Presidente da Assembleia Legislativa acompanhou trabalho da gestão do prefeito de Caicó


O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB) realizou nesta terça-feira (26) uma visita ao Hospital do Seridó, em Caicó, ao lado do prefeito Dr. Tadeu, reforçando a parceria institucional que vem garantindo importantes investimentos para o município, especialmente nas áreas da saúde e do fortalecimento das tradições culturais da cidade.

“O Hospital do Seridó desempenha um papel fundamental na assistência à população, sendo porta de entrada para centenas de pacientes de diversos municípios. Ao longo dos últimos anos, Ezequiel Ferreira tem destinado emendas parlamentares para custeio, manutenção e fortalecimento dos serviços oferecidos pela unidade hospitalar”, agradeceu o prefeito e aniversariante do dia.

A visita simboliza a união de esforços entre o mandato do parlamentar e a gestão municipal de Dr. Tadeu, parceria que tem resultado em benefícios concretos para Caicó, tanto no apoio à saúde pública quanto no incentivo aos grandes eventos e festas tradicionais do município, importantes para a economia e para a cultura da região.

“Nosso compromisso é continuar ajudando Caicó, uma cidade que tem importância histórica e regional. Temos trabalhado ao lado do prefeito Dr. Tadeu para garantir investimentos que melhorem a vida da população e fortaleçam os serviços essenciais”, destacou Ezequiel Ferreira.

Logo após a visita o presidente da Assembleia Legislativa concedeu entrevista aos radialistas Joelma de Souza e Rosivan Amaral, no Programa Rural Mais Noticia, da Rádio Rural de Caicó. Também fez uma visita institucional ao Comando do Policiamento Regional do Seridó (CPR II), onde foi recebido pelo comandante-coronel Cirne.

Flávio Bolsonaro deixa hotel e segue para a Casa Branca, EUA


O senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deixou o hotel por volta das 14h desta terça-feira (26/5) e seguiu para a Casa Branca, onde deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Flávio deixou o hotel onde está hospedado em Washington acompanhado do ex-deputado Eduardo Bolsonaro. A expectativa é de que o ex-deputado, que vive autoexilado nos Estados Unidos há mais de um ano, acompanhe o irmão na agenda com Trump.

Doutor Tadeu recebe Ezequiel Ferreira para comemorar aniversário e anuncia apoio para deputado estadual


O prefeito de Caicó, Doutor Tadeu, declarou nesta terça-feira apoio ao presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira de Souza, para deputado estadual nas eleições de 2026.

A declaração foi feita justamente no dia em que

Tadeu comemora aniversário, durante movimentações políticas e encontros realizados em Caicó. O prefeito afirmou que possui muita gratidão por Ezequiel e reconheceu tudo o que o parlamentar fez pelo município ao longo dos últimos anos.

“Tenho gratidão por Ezequiel Ferreira por tudo que ele fez por Caicó. E, como forma de reconhecimento e gratidão, declaro meu apoio a ele para deputado estadual”, afirmou Doutor Tadeu.

Lula faz primeira das 15 sessões de radioterapia para retirada de câncer


O presidente Lula (PT) realizou uma segunda sessão de radioterapia na manhã desta terça-feira (26), no Hospital Sírio-Libanês. A intervenção é classificada como um ‘tratamento complementar’ e foi adotada após o chefe do Executivo retirar um câncer de pele em abril.

De acordo com o Planalto, serão realizadas, ao todo, 15 sessões ao longo de três semanas, com duração de dois minutos cada. Após o procedimento, Lula deixou o hospital por volta de 7h08 e seguiu para a Base Aérea de Brasília, onde embarcou para Manaus (AM).

De acordo com o Hospital Sírio-Libanês, a intervenção não causa efeitos colaterais e que o presidente deve seguir sua rotina e agenda normalmente, mas deve ser acompanhado pelas equipes médicas lideradas pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pela doutora Ana Helena Germoglio.

Mais >

MDB Mulher Natal promove encontro com lideranças e lançamento coletivo de pré-candidaturas femininas


Com o objetivo de ampliar esse protagonismo e fortalecer a presença das mulheres nos espaços de liderança e decisão, o MDB Mulher Natal realizará, no próximo sábado, dia 30, às 9h, na Arena das Dunas, o evento “Aqui Elas Têm Voz”, reunindo importantes lideranças políticas estaduais e nacionais em um encontro marcado por diálogo, representatividade e construção coletiva.

A iniciativa surge como um movimento de fortalecimento institucional e social, voltado à valorização da participação feminina na política e à construção de novas oportunidades para mulheres que desejam contribuir ativamente com o desenvolvimento da sociedade.

Um dos momentos centrais da programação será o lançamento coletivo da pré-campanha de 10 mulheres pré-candidatas ligadas ao MDB Mulher, marcando oficialmente a apresentação dessas lideranças femininas e reafirmando o compromisso do movimento com a renovação política, a representatividade e o fortalecimento da participação das mulheres nos espaços de decisão.

Mais >

Educação do RN se destaca em ranking nacional de competitividade

O Rio Grande do Norte aparece entre os estados brasileiros que mais evoluíram no pilar da Educação nos últimos três anos, segundo levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), que analisa os indicadores de competitividade dos estados brasileiros no período de 2023 a 2025. O RN ocupa a 6ª posição nacional em evolução e 2º lugar entre os estados do Nordeste.

O resultado reflete um conjunto de investimentos e políticas públicas desenvolvidas pela rede estadual de ensino nos últimos anos. Em 2025, o Governo do Estado executou mais de R$ 208 milhões em ações voltadas à educação, além de aplicar 27,46% da Receita Líquida de Impostos e Transferências (RLIT) na área, acima do mínimo constitucional.

Entre os avanços apontados estão a ampliação da educação em tempo integral, os investimentos em tecnologia educacional, climatização e recuperação de escolas, fortalecimento da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos, além da expansão das políticas de alfabetização e inclusão escolar.

Os resultados também aparecem nos indicadores de aprendizagem. O percentual de crianças alfabetizadas na idade adequada passou de 39% para 48% em um ano, enquanto o índice de fluência leitora registrou crescimento significativo, consolidando o Rio Grande do Norte entre os estados que mais avançaram na educação pública brasileira.