Comissão de Educação da ALRN aprova projetos de Francisco do PT que valorizam cultura de Parelhas


A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, nesta quarta-feira (6), dois projetos de autoria do deputado estadual Francisco do PT que reconhecem a importância de instituições culturais do município de Parelhas, na região do Seridó.

Um dos projetos reconhece a tradicional Banda 11 de Fevereiro, fundada em 1907, como Patrimônio Cultural e Histórico do Rio Grande do Norte. Com mais de um século de história, a banda é um símbolo da identidade cultural parelhense, com forte atuação em eventos cívicos, religiosos e festivos, contribuindo para a formação musical de gerações.

O outro projeto aprovado declara o Carnaval da Cobra como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. A festa é conhecida como “O Maior Carnaval Rural do Brasil”, reunindo moradores e visitantes em uma celebração que mistura tradição, alegria e pertencimento cultural.

Para o deputado Francisco do PT, as aprovações representam um passo importante para a valorização e preservação das raízes culturais do interior do estado. “Estamos reconhecendo oficialmente iniciativas que fazem parte da história e da identidade do nosso povo. É um gesto de respeito à cultura de Parelhas e de todo o Seridó”, destacou.

Sem salário e suspenso por 60 dias, deputado de SC chora: “não sei o que falar pros funcionários”


O deputado federal catarinense Zé Trovão (PL) chorou no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (5) momentos antes de o colegiado aprovar a suspensão do mandato dele por 60 dias.

O parlamentar disse que 20 famílias dependem do salário do gabinete e que não saberia o que dizer aos assessores. “Meu coração hoje não está legal”.

Zé Trovão classificou o processo como “perseguição política” e avisou que repetiria o ato.

“Se for preciso tomar a Mesa novamente em algum momento da história para defender quem me elegeu, assim o farei”, declarou.

A representação foi aberta após ele barrar fisicamente o acesso do presidente Hugo Motta à Mesa Diretora durante a ocupação do plenário em agosto de 2025.

Futura/Apex: Flávio supera Lula em cenários de 1° e / 20 turnos no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) lidera em cenários de primeiro e segundo turno na disputa ao Palácio do Planalto contra o presidente Lula (PL), segundo levantamento da Futura/Apex divulgado nessa quarta-feira (6).

Neste cenário, Flávio lidera com 43,6% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 34,6%. Os outros candidatos aparecem empatados dentro da margem de erro, que é de 3,1 pontos percentuais: Ronaldo Caiado (PSD), com 2,1%;

Romeu Zema (Novo), com 2%; Cabo Daciolo (Mobiliza), com 1,3%; Augusto Cury (Avante) e Renan Santos (Missão), ambos com 1,2%; e Aldo Rebelo (DC).

Aqueles que pretendem votar nulo, em branco ou ninguém somam 9,2%; os que não sabem, não souberam responder ou estão indecisos são 4%.

Foi simulado um segundo cenário, sem Romeu Zema, no qual Flávio continua na liderança com 43,2% das intenções de voto, seguido de Lula com

34,4%. Caiado tem 3,5% das intenções, seguido de Daciolo com 2,2%; Cury, com 1,6%; Renan Santos, com 1,1%; e Rebelo, com 0,5%. Os eleitores que votariam em ninguém, branco ou nulo somam 9,5%. Aqueles que não responderam ou estão indecisos possuem 4,1% das intenções.

Em um cenário de eventual segundo turno entre Flávio e Lula, o senador aparece à frente com 48% das intenções de voto, enquanto o petista tem 39,9%. São 10,2% aqueles que não votariam em ninguém, em branco ou nulo. Os que não souberam responder ou estão indecisos fecham a lista com 1,9%.

Lula veta aumento de pena para roubo que resulte em lesão grave


Segurança Pública | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.397/2026 que aumenta penas para furto, roubo, estelionato e receptação.

O projeto tem origem no PL 3.780/2023 e foi aprovado pelo Congresso. Lula vetou o trecho que elevava a punição para roubo com violência que resulte em lesão corporal grave.

A mudança prevista pelo Congresso elevava a pena desse crime de 7 a 18 anos para 16 a 24 anos de prisão. Na justificativa do veto, o Planalto alegou que a alteração criaria desproporção com a pena mínima do homicídio qualificado.

A lei segue em vigor nos demais pontos. O veto ainda pode ser analisado pelo Congresso Nacional.

Fontes: O Globo – 5 de maio de 2026.

Inspetoras morrem ao tentar conter atirador de 13 anos que invadiu escola no Estado do Acre


As vítimas fatais do ataque a tiros ocorrido no Instituto São José, em Rio Branco, na tarde desta terça-feira (05), foram identificadas como Alzenir Pereira, de 56 anos, e Raquel Sales Feitosa, de 36. As duas trabalhavam como inspetoras da escola e morreram após serem atingidas pelos disparos feitos por um adolescente de 13 anos.

Segundo a Polícia Militar, a arma utilizada pertence ao padrasto do jovem. Um aluno e outra funcionária também ficaram feridos e foram encaminhados ao pronto-socorro. O adolescente foi apreendido e levado para prestar esclarecimentos.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre lamentou a morte das profissionais e destacou a dedicação delas à educação. Após o ataque, o Governo do Acre suspendeu as aulas da rede estadual por três dias e informou que equipes de apoio psicossocial foram mobilizadas para atender alunos e funcionários.

Vereador “pega ar” e trava votação após prefeita mudar celebração do “Dia do Evangélico”em Japi


Durante a sessão legislativa desta semana, a Câmara Municipal de Japi decidiu adiar a votação de um projeto após pedido de vista do vereador George, em meio a um clima de tensão com o Executivo. O impasse teve início após a prefeita Simone Silva anunciar, por meio das redes sociais, a antecipação do evento do Dia do Evangélico — tradicionalmente realizado em novembro — para o mês de maio. A mudança gerou reação entre parlamentares, que defenderam que a decisão deveria passar previamente pela Câmara, resultando no adiamento da análise do projeto para a próxima sessão.

Em discurso firme, o vereador George criticou a postura da gestora, ressaltando que há limites institucionais entre os poderes e que o Legislativo precisa ser respeitado nos trâmites formais. Segundo ele, a falta de diálogo motivou sua decisão de barrar a votação no momento. Nos bastidores, o episódio também ganha contornos políticos mais amplos, já que a prefeita é aliada do deputado Francisco do PT (Mineiro), figura que enfrenta críticas de setores conservadores por suas posições em pautas ligadas à agenda religiosa. A expectativa agora é que o tema volte à pauta na próxima sessão, com discussão mais aprofundada entre os vereadores.

Entre gestos e sinais: Dr. Niceas pode ser o nome de Dr. Tadeu para sucessão em 2028


A apresentação do nome de Allyson como pré-candidato ao Governo pelo prefeito Dr. Tadeu nesta quarta-feira, em Caicó, foi além do gesto político esperado. Em meio a lideranças e convidados, um detalhe chamou atenção de quem acompanhava de perto: a presença do cardiologista Dr. Niceas na linha de frente do evento. Discreto, mas estrategicamente posicionado, ele acabou se tornando um dos nomes mais comentados nos bastidores, não pelo que disse, mas pelo que sua presença pode representar.

A leitura política é quase inevitável: Dr. Niceas surge, ainda que de forma sutil, como possível nome para a sucessão municipal em 2028. Ligado diretamente à gestão de Dr. Tadeu, ele é considerado peça-chave na área da saúde, atuando no Hospital do Seridó (o tradicional HS) e também na Policlínica do Seridó, estrutura que atende cerca de 12 municípios sob coordenação do próprio prefeito. A proximidade administrativa e a confiança consolidada colocam o médico em posição privilegiada dentro do grupo governista.

Do outro lado, o ex-prefeito Bibi Costa já sinalizou que pretende voltar à disputa em 2028, mesmo após desempenho abaixo do esperado na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026. O cenário, portanto, começa a ganhar contornos de um possível embate entre renovação e experiência, com nomes que carregam pesos distintos, mas com forte presença local.

Se confirmada a leitura dos bastidores, Caicó poderá assistir a uma disputa marcada por duas lideranças jovens, com perfis diferentes, mas com capacidade de mobilização e influência. Entre articulações silenciosas e movimentos calculados, o xadrez político já começou a ser montado — e a aparição de Dr. Niceas pode ter sido a primeira peça movida rumo a 2028.

De Mução a Cavaleiros do Forró e Arreio de Ouro: confira as atrações da 53ª Expo Seridó – Caicó


A cidade de Caicó já vive a expectativa para a realização da 53ª Expo Seridó — Exposição Agropecuária, que acontecerá de 26 a 30 de maio, no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel.

Considerada um dos mais tradicionais eventos do setor agropecuário do Rio Grande do Norte, a Expo Seridó reúne exposição de animais, negócios, fortalecimento da agricultura familiar, cultura, entretenimento e grandes atrações musicais.

A programação artística contará com nomes que prometem atrair grande público durante os dias de festa. Na quarta-feira, dia 27, o humor toma conta da arena com o show de Mução. Já na sexta-feira, dia 29, sobem ao palco Cavaleiros do Forró, Thullio Milionário e Arreio de Ouro. Encerrando a programação musical no sábado, dia 30, se apresentam Raynel Guedes, Thales Play e Elayne Tyne.

A Expo Seridó é promovida pela Prefeitura de Caicó, através da SEMAPA, em parceria com o Governo do Estado, Banco do Nordeste e Governo Federal, fortalecendo o desenvolvimento econômico, o agronegócio e a valorização das tradições do Seridó.

Governo Lula tem 52% de desaprovação e 43% de aprovação, aponta pesquisa Quaest


A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (06) indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresenta forte variação regional na aprovação do governo. O melhor desempenho aparece em Pernambuco, onde 61% aprovam a gestão e 32% desaprovam.

Já o pior cenário é registrado no Paraná, com 34% de aprovação e 60% de desaprovação. Na média dos dez estados analisados, Lula é desaprovado por 52% dos eleitores e aprovado por 43%.

Os dados da Quaest mostram que a aprovação supera a desaprovação em quatro estados (Pernambuco, Bahia, Ceará e Pará) todos no Nordeste ou com perfil semelhante ao da região. Nos demais estados pesquisados, o saldo é negativo.

Mais >

Dr. Tadeu declara apoio a Allyson Bezerra para Governo e confirma coordenação no Seridó


O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, reuniu a imprensa local e oficializou apoio ao candidato ao Governo do Estado, Allyson Bezerra. A decisão confirma o que o Blogue do Xerife já havia antecipado e reposiciona o cenário político no Seridó.

Além de declarar apoio, Dr. Tadeu também assumirá a coordenação da campanha de Allyson Bezerra na região do Seridó, ampliando o peso político da candidatura no interior do estado.

O próprio Allyson Bezerra esteve presente na coletiva, reforçando a aliança e destacando a importância do apoio. A expectativa agora é de fortalecimento da campanha na região. Veja a declaração de Dr. Tadeu no vídeo acima.

Prefeitura de São Gonçalo firma parceria com SENAR/IPDR para implantação de projeto de Piscicultura e Aquicultura Familiar


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante deu mais um passo importante no fortalecimento da agricultura familiar ao firmar parceria com o Sistema FAERN/SENAR e o Instituto Potiguar de Desenvolvimento Rural (IPDR) para a implantação de um projeto de Piscicultura Integrada à Produção Vegetal no município.

A iniciativa foi consolidada durante visita do prefeito Jaime Calado à sede do SENAR/RN, na tarde desta segunda-feira (04), onde conheceu de perto o funcionamento do projeto, já executado em outros municípios do estado. A proposta consiste em um sistema integrado de produção que promove o reaproveitamento da água utilizada na piscicultura para irrigação de culturas vegetais, garantindo maior eficiência no uso dos recursos hídricos e sustentabilidade ambiental.

Durante a apresentação, a analista técnica do SENAR, Verlane Ferreira, explicou o funcionamento do projeto e destacou seus benefícios. “Esse projeto consiste na renovação da água da piscicultura que é reaproveitada no sistema de produção vegetal. Então, é um sistema de piscicultura integrado a um sistema de produção vegetal com o reaproveitamento da água para produção agrícola”, afirmou.

Ela também detalhou o suporte oferecido aos produtores participantes. “Nesse projeto, os produtores são acompanhados pela nossa equipe e recebem um tanque escavado e lonado, dois mil alevinos e ração para alimentação desses peixes”, completou.

Atualmente, a iniciativa já beneficia produtores em sete municípios do Rio Grande do Norte, atendendo 22 famílias que aderiram ao modelo de produção integrada.

O prefeito Jaime Calado destacou a relevância da parceria e o impacto positivo esperado para o município. “O SENAR tem sido um grande parceiro da nossa gestão, oferecendo cursos e capacitações importantes para a população. Esse projeto de piscicultura associado à produção agrícola é um passo fundamental para garantir produtividade, retorno econômico e respeito ambiental. O que nós estávamos buscando encontramos aqui no SENAR”, declarou.

Como próximos passos, estão previstos a formalização do convênio entre as instituições, a seleção de produtores com perfil adequado ao projeto e o início da implantação das estruturas necessárias para a produção. A execução contará com acompanhamento técnico contínuo, visando garantir o desempenho e a produtividade das atividades.

Participaram da reunião o superintendente do SENAR, Luiz Henrique; o chefe de gabinete da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Mário David; o secretário municipal de Agropecuária, Jarbas Cavalcanti; o coordenador de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Agropecuária, Marcelo Camarão; a analista técnica do SENAR, Verlane Ferreira; e a analista administrativa do SENAR, Marlane Azevedo.

Conselho de Ética suspende mandatos de Marcel van Hattem, Marcos Pollon e Zé Trovão por 2 meses


A decisão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados de suspender, por dois meses, os mandatos dos deputados federais Marcel van Hattem, Marcos Pollon e Zé Trovão, anunciada nesta terça-feira, provocou forte repercussão no meio político. Além do afastamento dos parlamentares, a medida também atinge diretamente o funcionamento dos gabinetes, com a suspensão dos servidores vinculados às equipes dos três deputados durante o período.

A decisão gerou reação entre aliados e apoiadores. O deputado Sargento Gonçalves publicou um vídeo nas redes sociais em tom de indignação, saindo em defesa dos parlamentares, a quem classificou como representantes honestos. “Nunca botaram dinheiro na cueca”, afirmou, ao criticar a punição aplicada pelo Conselho de Ética. Para apoiadores, a medida representa um ataque à representatividade popular; por outro lado, o colegiado atua com base em processos internos e investigações, o que reforça o caráter disciplinar da decisão. O caso amplia o debate sobre os limites da atuação parlamentar e os mecanismos de controle dentro do Legislativo brasileiro.

Prefeito Iogo Queiroz celebra avanço histórico com envio do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) à Câmara de Jucurutu


O prefeito Iogo Queiroz comemorou, nesta terça-feira (05), um importante avanço para o funcionalismo público municipal de Jucurutu. Trata-se do envio à Câmara Municipal do Projeto de Lei Complementar nº 1.054, de 4 de maio de 2026, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores efetivos.

Para o gestor, o momento é histórico e representa um marco na valorização dos profissionais que atuam diariamente em prol do município. Segundo ele, o PCCR garante mais reconhecimento, organização e crescimento para os servidores públicos.

A proposta tem como objetivo estabelecer critérios claros para o desenvolvimento na carreira, progressão funcional e definição da estrutura remuneratória, assegurando direitos e promovendo maior justiça no serviço público. O projeto também está fundamentado no artigo 39 da Constituição Federal de 1988, que trata da organização do regime jurídico dos servidores.

Outro ponto destacado pela gestão municipal é a responsabilidade fiscal na elaboração do plano. De acordo com o Executivo, o projeto foi construído respeitando os limites legais de despesa com pessoal, com base em estudo de impacto orçamentário-financeiro, garantindo equilíbrio nas contas públicas.

Diante da relevância da matéria, o prefeito solicitou que a proposta seja apreciada em regime de prioridade pelo Legislativo municipal. A expectativa é que, com a aprovação, o PCCR represente um novo capítulo na valorização do servidor público e no fortalecimento da administração de Jucurutu.

VÍDEO: Homem morre eletrocutado ao manusear bomba em poço no município de Ouro Branco


Um acidente doméstico com desfecho trágico abalou o município de Ouro Branco na noite desta terça-feira (05). Um homem identificado apenas como Joaquim morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto manuseava uma bomba d’água em um sítio da zona rural.

De acordo com informações preliminares, a vítima foi encontrada já sem vida por familiares. Ainda não há confirmação oficial sobre a idade e o nome completo, mas a estimativa é de que ele tivesse cerca de 50 anos. O caso causou forte comoção na cidade, que permanece consternada diante da fatalidade.

PM prende dois suspeitos após encontrar dois fuzis dentro de casa em Mossoró


A Polícia Militar apreendeu dois fuzis durante uma operação montada na madrugada desta terça-feira (5) no bairro Malvinas, em Mossoró, no Oeste potiguar.

Além dos armamentos, quatro carregadores de munição calibre 5.56 também foram encontrados dentro de uma casa e levados à delegacia.

Duas pessoas foram presas em flagrante e conduzidas à Delegacia de Polícia Civil.

De acordo com policiais militares que atuaram na ação, um suspeito de envolvimento com facção criminosa levado à delegacia horas antes havia informado a chegada dos armamentos a uma casa no bairro.

Diante da informação, uma equipe com cerca de 12 militares foi ao imóvel e fez um cerco, por volta das 5h.

O morador do imóvel atendeu ao chamado e, ao ser informado que era a polícia, disse que iria abrir a porta. No entanto, segundo os policiais, minutos depois, foi ouvido o barulho de alguém pulando o muro.

A esposa do homem abriu a porta e disse que os militares poderiam revistar a casa, porém o homem não foi encontrado na casa.

Durante as buscas no imóvel, os armamentos foram encontrados dentro de uma caixa de som.

“Mediante esses fatos, ele (suspeito) estava perto, ouviu que a gente tinha conseguido encontrar os fuzis e resolveu se apresentar, porque ainda estava dentro do cerco. Ele assumiu a propriedade dos fuzis e foi dada voz de prisão”, afirmou o sargento Silva, do 12° Batalhão da PM.

Samanda apresenta ao prefeito Paulinho Freire recursos articulados em Brasília e reforça compromisso com Natal


A vereadora de Natal Samanda Alves (PT) se reuniu, nesta terça-feira (5), com o prefeito Paulinho Freire (União) para tratar da liberação de recursos federais e avançar em projetos estruturantes para a capital.

Durante o encontro, Samanda apresentou atualizações sobre convênios junto ao Governo Federal e reforçou a atuação do seu mandato na articulação em Brasília, em diálogo com a Secretaria de Relações Institucionais e a Casa Civil. A parlamentar destacou que recursos firmados entre 2021 e 2022 só começaram a ser pagos na atual gestão federal. “Todos os valores foram liberados no governo do presidente Lula. Só este ano, já são mais de R$ 12 milhões destinados a Natal referente aos seis convênios apresentados”, afirmou.

Entre os avanços, Samanda ressaltou a liberação de quase R$ 9 milhões para a conclusão da obra da Praia do Meio, demanda que contou com o reforço dos deputados Natália Bonavides e Fernando Mineiro.

A vereadora também adiantou ao prefeito a inclusão de um novo projeto de mobilidade urbana no PAC, após reformulação da proposta da trincheira da avenida Salgado Filho. A expectativa é de publicação ainda esta semana, garantindo recursos para execução da obra.

Ao final, Samanda reforçou seu papel de articulação institucional em favor da cidade. “Acima das diferenças políticas, está o compromisso com Natal. Nosso mandato segue trabalhando para garantir investimentos e melhorar a vida da população”, concluiu.

Polícia Civil prende suspeito de roubo violento em Caicó


Polícia Civil prende homem suspeito de envolvimento em roubo em Caicó

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu, na tarde desta segunda-feira (05), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 33 anos, suspeito de envolvimento em um roubo cometido mediante violência, no município de Caicó, na região do Seridó potiguar.

De acordo com as investigações, o crime ocorreu no mês de novembro de 2025, quando o suspeito abordou uma mulher no centro da cidade e subtraiu aparelhos celulares, bolsa e outros objetos da vítima, causando lesões corporais.

As diligências investigativas resultaram na identificação e localização do suspeito. Ele foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue contribuindo com informações anônimas por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

De cara nova: Câmara Municipal de Ouro Branco investe em estrutura e eficiência administrativa


A Câmara Municipal passou recentemente por uma série de melhorias importantes, marcando um novo momento para o Poder Legislativo.

A nova fachada não apenas renovou a aparência do prédio, trazendo mais beleza e modernidade, como também garantiu mais acessibilidade, oferecendo melhores condições de acesso e acolhimento para toda a população, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida.

A nova fachada representa muito mais do que uma simples mudança estética: trata-se de um projeto arquitetônico inovador, pensado para modernizar o espaço e valorizar ainda mais o prédio da Câmara Municipal. Com linhas contemporâneas e um design que une beleza e funcionalidade, a nova estrutura transformou completamente a identidade visual do local.

O resultado é um espaço mais acolhedor, acessível e visualmente marcante, colocando a Câmara como uma das mais bonitas do Rio Grande do Norte.

Mais >

Reajuste de servidores sai na folha de maio; retroativo será pago; saiba sobre o retroativo


O Governo do Rio Grande do Norte informa que já garantiu, na folha de maio, o reajuste de 4,26% na remuneração dos servidores públicos estaduais e militares, conforme a Lei Complementar Estadual nº 777/2025.

O valor retroativo referente ao mês de abril será pago de forma parcelada, em seis vezes, no período de junho a novembro de 2026.

A medida considera o atual cenário fiscal, impactado por frustração de receitas e oscilações na arrecadação, que limitam o pagamento integral imediato. A decisão foi apresentada pelo Comitê Gestor de Eficiência do Estado aos representantes sindicais e associações de servidores nesta terça-feira (5).

A iniciativa integra a política salarial permanente do Governo do Estado, voltada à valorização dos servidores e ao equilíbrio das contas públicas.

Prefeita de Pau dos Ferros declara apoio a Samanda para o Senado


A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), anunciou nesta segunda-feira (04) apoio à pré-candidatura de Samanda Alves (PT) ao Senado Federal. O gesto fortalece a articulação da vereadora de Natal e presidente do PT-RN no interior do estado, consolidando alianças em municípios estratégicos do Rio Grande do Norte.

Samanda destacou a importância do apoio e ressaltou que a construção da pré-candidatura tem sido marcada pelo diálogo e pela união em torno de pautas que impactam a vida do povo trabalhador.

“Receber o apoio da prefeita Marianna, de um município tão importante, reforça que nosso compromisso é com o povo trabalhador do RN. É por ele que a gente constrói diálogo, defende o nosso estado e segue somando forças. A gente não acredita em muros. A gente constrói pontes e sempre que for para defender os interesses do povo, estaremos juntos”, afirmou.

Mais >