A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), anunciou nesta segunda-feira (04) apoio à pré-candidatura de Samanda Alves (PT) ao Senado Federal. O gesto fortalece a articulação da vereadora de Natal e presidente do PT-RN no interior do estado, consolidando alianças em municípios estratégicos do Rio Grande do Norte.
Samanda destacou a importância do apoio e ressaltou que a construção da pré-candidatura tem sido marcada pelo diálogo e pela união em torno de pautas que impactam a vida do povo trabalhador.
“Receber o apoio da prefeita Marianna, de um município tão importante, reforça que nosso compromisso é com o povo trabalhador do RN. É por ele que a gente constrói diálogo, defende o nosso estado e segue somando forças. A gente não acredita em muros. A gente constrói pontes e sempre que for para defender os interesses do povo, estaremos juntos”, afirmou.
A manhã desta terça-feira (5) foi de importantes definições políticas e administrativas para Parnamirim. O vereador Professor Italo Siqueira participou de uma reunião estratégica com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, e o secretário de Tributação do município, Wolney França.
No encontro, o trio debateu o fortalecimento do alinhamento entre as esferas estadual e municipal, focando em projetos e ações que visam o desenvolvimento da cidade. A pauta reforçou a união de forças políticas para garantir que as demandas da população parnamirinense continuem sendo atendidas com eficiência.
O presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira, destacou a importância da sintonia entre as lideranças. “Nosso objetivo é consolidar um trabalho que já mostra resultados colhidos lá na ponta, para o cidadão. Estamos reafirmando aqui uma parceria que vem dando muito certo e que seguirá firme em prol do crescimento de Parnamirim”, disse.
A reunião sinaliza um momento de coesão política, unindo a experiência legislativa e a gestão técnica para planejar os próximos passos administrativos da região.
As entidades representativas dos Policiais e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte estiveram reunidas, em mais um momento de diálogo institucional, com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Araújo, reforçando a necessidade de celeridade na revisão da Portaria nº 128.
Durante o encontro, as associações apresentaram e reforçaram sugestões de ajustes na normativa, por meio de uma minuta já encaminhada ao Comando Geral da Polícia Militar, com propostas voltadas à melhoria do texto e à adequação da sua aplicação à realidade do serviço operacional.
O movimento das entidades tem como objetivo resolver pontos de excessiva rigidez na portaria, buscando garantir maior equilíbrio, segurança jurídica e melhores condições de trabalho para policiais e bombeiros militares em todo o Estado.
Neste momento, as entidades aguardam o parecer do Comando Geral e da Secretaria de Segurança Pública, mantendo-se vigilantes e firmes na defesa dos interesses da categoria, sempre pautadas pelo diálogo, responsabilidade e compromisso com a valorização profissional.
A Prefeitura de Caicó realiza, no próximo dia 6 de maio de 2026 (quarta-feira), às 8h30, o lançamento oficial da 53ª Expo Seridó, um dos maiores eventos de desenvolvimento econômico, negócios e fortalecimento regional do Rio Grande do Norte.
O evento acontecerá no Auditório da Emater, vizinho à Secretaria de Agricultura, e contará com a presença do prefeito Dr. Tadeu, do vice-prefeito Toinho Santiago, além de autoridades, vereadores, representantes institucionais e integrantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca.
Durante o lançamento, será apresentada a programação oficial da feira, bem como sua estrutura e as oportunidades que prometem impulsionar a economia do Seridó. A Expo Seridó é reconhecida por reunir empreendedores, produtores rurais, instituições e a população em uma grande vitrine das potencialidades da região.
A edição 2026 da feira acontecerá de 26 a 31 de maio, consolidando-se como um importante espaço de negócios, inovação e valorização das atividades produtivas do Seridó.
De acordo com a organização, o momento do lançamento será fundamental para apresentar os detalhes do evento e reforçar o convite à participação de toda a sociedade. “A Expo Seridó é um marco para o desenvolvimento regional, promovendo integração, oportunidades e crescimento econômico”, destaca a gestão municipal.
A Prefeitura de Caicó reforça o convite para que a população, empresários e produtores participem desse momento importante para o fortalecimento da economia local e regional.
Ao lado da prefeita Jussara Sales, a deputada estadual Terezinha Maia participou, neste domingo (3), das comemorações pelos 266 anos de fundação de Extremoz, ocasião marcada pela realização do primeiro Encontro de Bandas e Filarmônicas do município. O presidente da Câmara Municipal, Anderson Barbosa, também esteve presente.
Durante a agenda, Terezinha parabenizou a prefeita pelo trabalho desenvolvido à frente da gestão municipal, reforçando a parceria e o compromisso conjunto de seguir trabalhando por melhorias e investimentos que beneficiem a população.
A parlamentar também agradeceu a receptividade do presidente da Câmara, professor Anderson Barbosa, estendendo o reconhecimento a todos os vereadores e vereadoras, além de cumprimentar Ney Lima e toda a equipe da gestão municipal.
A campanha suplementar em Ouro Branco (RN) entra na reta final, faltando 12 dias para a eleição.
As coligações, o Verde de Amariudo Santos e o Vermelho de Dra. Fátima ampliam o ritmo das mobilizações e demonstram força crescente nas ruas.
A chapa Dra. Fátima e Denis Rildon seguem como favoritos, refletindo o engajamento observado nas últimas movimentações. Passeatas do grupo identificado pelo “vermelho” têm reunido maior público e ganhado destaque no cenário local.
Enquanto isso, a coligação do Verde mantém agenda com Amariudo e Dr. Araújo, focando em reuniões e visitas. Na rua, Amariudo fez um discurso culpando até a Justiça Eleitoral pela cassação de Samuel Souto.
Projeto só foi aprovado com ajuda de dois vereadores que “pularam” para a oposição. Entenda!
A sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (04) na Câmara Municipal de Várzea, na Paraíba, marcou um novo momento na dinâmica política local após a aprovação de mudanças na Lei Orgânica que permitem a reeleição do presidente da Casa para um segundo biênio consecutivo. A alteração rompe com a regra anterior, que limitava o mandato da presidência a apenas um período de dois anos, e abriu espaço para uma reconfiguração no comando do Legislativo.
Embora a proposta tenha seguido os trâmites legais, a medida gerou questionamentos por parte de moradores e observadores da política local, especialmente por possibilitar que um mesmo nome permaneça à frente do Poder Legislativo por até quatro anos — período equivalente ao mandato do chefe do Executivo municipal. Para críticos, a mudança enfraquece o princípio da alternância de poder e pode comprometer o equilíbrio institucional dentro da Câmara.
O debate também ganhou força devido à nova composição política formada durante a votação. O projeto contou com o apoio de dois vereadores da base governista, que se alinharam à oposição e foram decisivos para a aprovação da matéria. Além disso, o fato de o texto ter avançado mesmo diante de parecer contrário de uma comissão interna reforçou as discussões sobre os critérios adotados e as prioridades do Legislativo neste momento.
A investigação sobre Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, entrou em uma nova etapa com a decisão de enviar celulares apreendidos para análise técnica no exterior. Os aparelhos serão encaminhados aos Estados Unidos e a Israel, onde investigadores esperam recuperar mensagens apagadas e eventuais respostas recebidas pelo ex-banqueiro.
Segundo a coluna da jornalista Raquel Landim, no SBT News, fontes próximas à investigação afirmaram que agentes de outros países foram consultados sobre tecnologias capazes de acessar dados deletados dos aparelhos. O objetivo é ampliar o alcance da apuração e verificar comunicações que ainda não foram recuperadas pela Polícia Federal.
Vorcaro tinha nove aparelhos celulares até o momento de sua prisão. Até agora, apenas um aparelho havia sido desbloqueado e analisado pela Polícia Federal (PF). Outros celulares foram acessados apenas recentemente, o que abriu uma nova frente de apuração sobre o conteúdo armazenado nos dispositivos. Os investigadores querem identificar se há registros relevantes para o caso que não aparecem mais nos aparelhos em analise.
De acordo com a reportagem, a Polícia Federal passou a buscar apoio tecnológico nos Estados Unidos e em Israel após consultar agentes nesses países sobre métodos mais avançados de recuperação de dados. A medida ocorre em meio ao avanço da investigação envolvendo o ex-banqueiro.
O progresso da PF também teria impacto direto sobre a tentativa de delação premiada de Daniel
Vorcaro. A percepção entre os investigadores é de que o ex-banqueiro estaria restringindo suas revelações e apostando na possibilidade de que a polícia não consiga acessar todo o conteúdo dos aparelhos.
Essa avaliação torna o avanço técnico sobre os celulares um ponto sensível para a negociação.
Caso novas mensagens sejam recuperadas, os investigadores poderão confrontar o material com as informações já apresentadas por Vorcaro no contexto da tentativa de acordo.
Daniel Vorcaro está preso preventivamente na superintendência da Polícia Federal em Brasília. Ele assinou um acordo de confidencialidade como parte das tratativas para uma eventual delação premiada.
Uma nova pesquisa do instituto Real Time Big Data começou a ser realizada no último sábado, 2, e será divulgada nesta terça-feira, 5. No total, duas mil pessoas foram entrevistadas e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento vai medir não só quem lidera a corrida presidencial, mas também potencial de migração de voto, rejeição, temas prioritários, apoio a propostas polêmicas, confiança institucional, avaliação da economia e do governo Lula.
A pesquisa traz dois cenários estimulados para a eleição presidencial. No primeiro, aparecem nomes como Aldo Rebelo (DC), Augusto Cury (Avante), Cabo Daciolo (Mobiliza), Edmilson Costa (PCB), Flávio Bolsonaro (PL), Hertz Dias (PSTU), Lula (PT), Renan Santos (Missão), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (PSD), Rui Costa Pimenta (PCO) e Samara Martins (UP). No segundo cenário, entra Ciro Gomes (PSDB), mantendo-se os demais nomes. O objetivo aqui é medir como o eleitorado se distribui em diferentes composições da disputa.
Rejeição dos candidatos
A pesquisa também mede quem é o candidato mais rejeitado entre os nomes apresentados. Esse item ajuda a identificar limites de crescimento eleitoral e dificuldades de um nome avançar numa disputa nacional.
Um baiano identificado como Léo viralizou nas redes sociais após mostrar uma cena inusitada: ele preparou uma festa completa para comemorar seus 34 anos, mas nenhum convidado apareceu.
O detalhe que chamou atenção foi o tema escolhido: inspirado no ex-presidente Jair Bolsonaro, com decoração nas cores verde e amarelo e imagens do político espalhadas pelo ambiente.
No vídeo, Léo aparece sozinho, cercado por toda a estrutura montada, e sugere que o tema pode ter afastado os convidados.
O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias (PL), retomou a agenda pública nesta segunda-feira (04) após mais de 15 dias fora do estado. A ausência, que movimentou os bastidores da política potiguar, ocorreu, segundo sua assessoria, para a realização de uma cirurgia oftalmológica e um check-up clínico em São Paulo. No retorno, o ex-prefeito de Natal apareceu com visual renovado.
O primeiro compromisso público foi na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, onde Álvaro, ladeado do vice Babá Pereira, foi recebido pelo presidente Roberto Serquiz. O encontro marca a retomada das articulações políticas e institucionais do pré-candidato, que busca fortalecer o diálogo com setores produtivos do estado neste período que antecede a corrida eleitoral.
Consumo A Coca-Cola vai expandir o portfólio de embalagens no Brasil com tamanhos menores. A companhia passará a oferecer garrafas de 1,25 litro e latas de 269 ml, mas todos os tamanhos atuais, incluindo as garrafas retornaveis, continuarão disponíveis normalmente.
A estratégia busca adaptar os produtos à inflação e à redução do poder de compra das famílias, oferecendo opções mais acessíveis no preço unitário e mantendo a frequência de compra.
O novo CEO global da companhia, o brasileiro Henrique Braun, afirmou que o formato de 1,25 litro é o ideal para o consumo doméstico por ser mais compatível com o orçamento diário.
A medida já está em curso nos Estados Unidos e chegará em breve ao Brasil, resultando em maior custo por litro para o consumidor final nas novas embalagens.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo federal pretende criar condições para ajudar brasileiros a quitarem dívidas acumuladas desde o período da pandemia. Em declaração recente, Lula destacou que o endividamento das famílias cresceu por necessidade durante a crise sanitária e ainda impacta pequenos comerciantes, donos de bares e restaurantes, além de trabalhadores que recorreram ao crédito para manter despesas básicas.
Segundo o presidente, a proposta é permitir que essas pessoas “voltem a respirar”, com medidas que facilitem a renegociação de débitos antigos, especialmente aqueles ligados ao cartão de crédito e ao cheque especial. Lula ressaltou que a iniciativa busca equilibrar a recuperação financeira das famílias com a retomada do consumo, incentivando a economia. Ele também defendeu maior consciência no uso do crédito, afirmando que o endividamento deve respeitar a capacidade de pagamento de cada cidadão. A expectativa, de acordo com o presidente, é que a redução das dívidas estimule o comércio, fortaleça a produção e contribua para melhorar a qualidade de vida da população.
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) consolidou seu mandato como protagonista no combate à violência de gênero ao avançar com uma série de propostas legislativas e ações institucionais que reforçam a rede de proteção às mulheres do rio Grande do Norte e de todo o Brasil. Entre os principais destaques de sua autoria e relatoria, estão projetos que garantem cotas de empregos terceirizados; prioridade no Bolsa Família para vítimas sob medida protetiva; a unificação de processos judiciais para agilizar pedidos de divórcio e pensão; e a proibição de teses jurídicas arcaicas, como a “legítima defesa da honra” em casos de feminicídio.
Zenaide utilizou sua gestão na Procuradoria Especial da Mulher do Senado (2023-2025) para viabilizar a maior pesquisa nacional do tema – o Mapa Nacional da Violência de Gênero, feito pelo DataSenado. À frente do órgão, ela ainda impulsionou ferramentas educativas inclusivas, como a distribuição nacional da cartilha Lei Maria da Penha em Miúdos, além de democratizar o acesso à informação com cartilhas em braile e votar a favor de novos pilares legislativos para erradicar o feminicídio no país.
No plenário, a parlamentar propôs e defendeu um novo pacto nacional que una reforço no orçamento público, uso de tecnologia para socorro imediato e educação preventiva no Plano Nacional de Educação (PNE). Durante o “Março da Mulher” de 2026, Zenaide reforçou o compromisso com a causa ao votar pacotes de proteção à mulher que envolvem uso de recursos tecnológicos.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta do Hospital DF Star, em Brasília, nesta segunda-feira (4/5), após passar por uma cirurgia no ombro na última sexta-feira (1º/5). Bolsonaro segue para a sua residência, onde cumpre prisão domiciliar.
O ex-mandatário deixou o hospital por volta das 14h25 (horário de Brasília) e seguiu para o condomínio Solar de Brasília, localizado no Jardim Botânico, bairro de alto padrão na capital federal.
O ex-presidente deixou o hospital acompanhado da esposa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
A vereadora de Natal e pré-candidata ao Senado, Samanda Alves, recebeu o apoio do prefeito de Poço Branco, Edinho, durante encontro realizado nesta semana. Na ocasião, também foi confirmada uma agenda da pré-candidata no município nos próximos dias.
Ao declarar apoio, o prefeito destacou a importância de dar continuidade ao projeto que vem promovendo avanços na região do Mato Grande. “A gente já contou com o empenho da governadora Fátima Bezerra em prol do Mato Grande e de Poço Branco, e agora vamos caminhar com Samanda. Em breve ela estará na nossa cidade e será nossa pré-candidata ao Senado”, afirmou.
Samanda agradeceu o apoio e ressaltou a importância do diálogo com as gestões municipais. “Recebo esse apoio com muita responsabilidade. Poço Branco tem um papel importante no Mato Grande, e nosso compromisso é seguir somando com os municípios, apoiando quem está no dia a dia da gestão e trabalhando por mais desenvolvimento para a região”, disse.
Em mais uma ação executada pela gestão Nilda, a UPA de Nova Esperança já está operando com ala exclusiva para atendimento infantil a partir desta segunda-feira (04). O novo espaço começou a receber pacientes pediátricos com estrutura própria, fluxo separado e foco em acolhimento mais ágil e seguro para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.
Na prática, a mudança reorganiza o atendimento da unidade: agora, o público infantil conta com recepção exclusiva, sala de classificação de risco, consultório médico e equipe dedicada, formada por recepcionistas, profissionais de acolhimento, porteiros, maqueiros, enfermeiros e médicos. A separação do fluxo reduz a sobrecarga na classificação geral e torna o atendimento mais rápido e eficiente para todos e reafirma os cuidados da gestão com o acolhimento e humanização.
A expectativa é que a ala infantil registre cerca de 100 por 24 hora. Como comparativo, apenas no mês de março a unidade contabilizou 2.817 atendimentos, reforçando a importância da reorganização do fluxo para garantir mais agilidade e qualidade na assistência.
A criação da ala infantil é mais um passo da gestão da prefeita Nilda Cruz na reestruturação da rede municipal de saúde. A medida melhora o acolhimento, diminui o tempo de espera e garante um ambiente mais adequado para o cuidado com os pequenos.
A prefeita Nilda Cruz destacou a importância da iniciativa para qualificar o atendimento e garantir mais cuidado às famílias. “A gente está organizando a rede para atender melhor quem mais precisa. Essa ala infantil traz mais acolhimento, mais agilidade e mais dignidade no atendimento às nossas crianças. É um compromisso da nossa gestão seguir avançando e cuidando das pessoas”, afirmou.
A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar recuperaram, na madrugada deste domingo (03), duas Toyota Hilux SW4 furtadas poucas horas antes no município de Lajes/RN.
As equipes foram acionadas para interceptar os veículos, que seguiam em direção a Macaíba/RN pela BR-304. Durante as diligências, a PRF localizou uma das camionetas abandonada no km 271 da rodovia, em Macaíba/RN, ao passo que a Polícia Militar interceptou a outra no distrito de Telha, também em Macaíba/RN, e prendeu dois suspeitos.
A ocorrência da PRF foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de plantão em Parnamirim/RN, enquanto os suspeitos e o segundo veículo foram conduzidos à Delegacia de São Paulo do Potengi/RN.
A ação demonstra a importância da atuação integrada entre as forças de segurança pública, garantindo resposta rápida, recuperação de bens e enfrentamento qualificado à criminalidade.
A gestão municipal de Caicó, liderada pelo prefeito Dr. Tadeu e pelo vice Toinho Santiago, celebra o desempenho do município no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que posicionou a cidade na quarta colocação em geração de empregos no Rio Grande do Norte durante o mês de março de 2026. Entre os 167 municípios do estado, Caicó se destacou com a criação de 184 novos postos de trabalho formais, um resultado expressivo que reflete o fortalecimento da economia local.
O levantamento aponta que o crescimento foi impulsionado por setores estratégicos, como o comércio e a construção civil, além do impacto de eventos festivos que movimentam a cadeia produtiva, a exemplo do Carnaval e da Festa de Sant’Ana, que em 2025 injetou R$ 145,6 milhões na economia, superando em 34% o ano anterior.
O prefeito Dr. Tadeu avaliou os números com otimismo e destacou que o resultado é fruto de um planejamento baseado em quatro vetores de indução econômica: infraestrutura, saúde, turismo e desenvolvimento industrial.
“Este quarto lugar no estado é a prova de que nossas ações em infraestrutura, como o programa Pavimenta Caicó com mais de 90 ruas pavimentadas, e os investimentos em eventos e no Complexo Industrial do Seridó (CISCOM) estão gerando oportunidades reais. Estamos criando um ambiente favorável para que o comércio e a indústria cresçam, reduzindo a dependência da máquina pública e garantindo renda para as famílias caicoenses”, afirmou o prefeito Dr. Tadeu.
A trajetória de recuperação econômica iniciada em 2021 é sustentada por R$ 43 milhões captados em emendas parlamentares, que financiaram desde reformas de escolas e UBSs até a ampliação do atendimento materno-infantil. Atualmente, Caicó detém o maior PIB per capita da Região Intermediária do Seridó, atingindo a marca de R$ 20.300.
Setores como o polo de vestuário e confecção, com mais de 700 vínculos, e a construção civil, impulsionada pelas obras públicas e saneamento, consolidam a cidade como referência regional. Com o CISCOM atingindo 70% de conclusão e a articulação com a Sudene, a agenda para 2026 prevê uma aceleração ainda maior no desenvolvimento econômico e na oferta de postos de trabalho.
Kelps tem uma meta que é tornar Parnamirim um município voltado para oportunidades de tecnologia.
Ele já está atuando para isso. Criou o projeto do Aeroporto Digital, para transformar o antigo Augusto Severo em local de empresas e escolas de tecnologias, e agora quer acomodar na cidade uma unidade como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) instituição pública de ensino superior ligada à Força Aérea Brasileira, especializada em engenharia e tecnologia aeroespacial. Uma entidade de altíssimo nível educacional que está se instalando no Ceará e é desejada também pela Bahia.
“Para se tornar um município tecnológico, Parnamirim precisa de espaços físicos, pessoas estudando e criando ações tecnológicas, e um mandato em Brasília lutando para viabilizar os caminhos e destravar os obstáculos que surgirem. Hoje Parnamirim já tem a maior Base Aérea da América Latina, a Grande Natal já tem pessoas ensinando e estudando tecnologia na UFRN, e, o que nos falta, é uma bancada federal com prestígio. A nossa atual bancada federal é fraca, e por isso não conseguimos grandes projetos em Brasília”.
“Se depender da gente, Parnamirim vai volta a ser o Trampolim da Vitória do Rio Grande do Norte”, diz Kelps.