Na manhã deste domingo (3), por volta das 4h40, policiais militares do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Macaíba, recuperaram dois veículos furtados e prenderam suspeitos durante uma ação na BR-304, na Região Metropolitana de Natal.
De acordo com informações da corporação, a equipe da Força Tática foi acionada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) após a denúncia de que dois veículos do tipo Toyota SW4, um de cor branca e outro de cor preta, haviam sido furtados no município de Lajes, no interior do estado. Os suspeitos seguiam em direção a Macaíba.
Imediatamente, os policiais iniciaram diligências ao longo da rodovia federal. O veículo de cor preta foi interceptado nas proximidades do distrito de Telha, onde dois suspeitos foram abordados e receberam voz de prisão ainda no local.
Já o segundo veículo, de cor branca, foi localizado posteriormente pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), abandonado às margens da BR-304, também no trecho que corta o município de Macaíba.
Os suspeitos detidos e o veículo recuperado foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de São Paulo do Potengi, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. Eles permanecem à disposição da Justiça.
A ação reforça a atuação integrada das forças de segurança no combate à criminalidade e na recuperação de bens furtados no estado.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) desmentiu nesta sexta-feira (1°) a existência de um acordo com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ou com o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), relativo à instalação da CPMI do Banco Master.
A declaração foi feita depois da derrubada de veto presidencial ao projeto que trata da dosimetria de penas relacionadas aos atos de 8 de janeiro. Segundo Flávio, a votação ocorreu em um contexto específico e não envolve qualquer tipo de negociação com integrantes do Judiciário.
Em vídeo no seu perfil na plataforma X, o pré-candidato à Presidência da República disse que jamais faria um acordo com o “algoz” de seu pai. “Não tem acordo nenhum, não vai ter acordo nenhum.” Ele também classificou como “mentirosa” a narrativa de que teria tratado do tema com Alcolumbre.
Robson José dos Santos foi demitido do cargo de juiz pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) após um processo administrativo disciplinar apontar condutas incompatíveis com a função. A decisão, tomada em fevereiro, determinou o não vitaliciamento do magistrado, que ainda estava em estágio probatório.
A trajetória de Santos era conhecida pela superação de dificuldades econômicas no Recife, onde trabalhou como vendedor ambulante e gari antes de ser aprovado na magistratura após mais de 70 concursos. No entanto, a avaliação de desempenho técnico e de conduta concluiu que o magistrado não possuía condições para permanecer no cargo.
No ambiente de trabalho, o processo citou relatos de tratamento grosseiro e desrespeitoso com servidores e assessores, incluindo comentários depreciativos em eventos internos. O tribunal identificou um padrão de comportamento que deteriorava as relações profissionais e contrariava rotinas básicas do Judiciário.
Fora do fórum, a apuração indicou proximidade inadequada com detentos e visitas a unidades prisionais fora do padrão institucional. Santos foi acusado de permitir que um preso utilizasse seu celular, levar crianças para visitas fora do horário permitido e autorizar a participação de pessoas estranhas ao Judiciário em audiências sigilosas de violência doméstica.
A investigação também registrou críticas feitas pelo magistrado a decisões de colegas diretamente a presos, interferência na administração prisional e irregularidades administrativas, como pedidos de diárias sem respaldo e descumprimento da jornada de trabalho.
O TJRO ressaltou que o processo garantiu o direito ao contraditório e à ampla defesa. O desfecho resultou no encerramento definitivo da carreira judicial de Robson José dos Santos antes que ele alcançasse a estabilidade definitiva.
As informações foram publicadas por Mirelle Pinheiro no Metrópoles.
Um operador de máquina pesada protagonizou momentos de tensão na BR-135, na altura da Vila Maranhão, em São Luís, após perder o controle do veículo e trafegar de forma irregular pela rodovia. A situação colocou em risco motoristas e pedestres que passavam pelo local, gerando pânico e movimentação intensa ao longo do trecho.
De acordo com informações preliminares, a Polícia Militar foi acionada e iniciou uma perseguição para conter o equipamento. Diante da gravidade da ocorrência, os agentes efetuaram disparos direcionados aos pneus da máquina, conseguindo interromper o deslocamento e evitar possíveis acidentes mais graves. O caso será apurado pelas autoridades competentes.
O ator José de Abreu usou as redes sociais neste sábado (02) para comentar o cenário político e sugerir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se afaste da vida pública.
Na publicação, José de Abreu afirmou que, se estivesse no lugar do petista, optaria por se aposentar e dedicar o tempo a viagens e palestras.
O ator também criticou o ambiente político, classificando-o como “política podre”, e mencionou desgastes recentes enfrentados pelo governo.
A declaração ocorre após derrotas do Palácio do Planalto no Congresso Nacional, como a rejeição da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a derrubada do veto presidencial ao projeto de lei da dosimetria, que trata da revisão de penas.
As decisões foram interpretadas como reveses políticos para o governo e ampliaram a tensão entre Executivo e Legislativo.
A pré-candidatura de Cadu Xavier (PT) ao Governo do Rio Grande do Norte vai se fortalecendo ainda mais pelo interior do estado. Neste sábado (2), durante agenda intensa no Vale do Açu, três prefeitos da região confirmaram apoio ao Time de Lula e Fátima.
Dino, prefeito de Porto do Mangue, recebeu Cadu e a pré-candidata ao Senado Samanda Alves, quando a parceria foi selada.
“A população de Porto do Mangue é muito grata à Cadu, à Samanda, à professora Fátima e ao presidente Lula. O governo federal é presente em Porto do Mangue, temos UBS para construir, escolas, além de várias obras do Governo do Estado, incluindo a estrada que é um presente para a nossa cidade. É por tudo isso que a gente declara voto à você, Cadu. O povo do RN vai saber agradecer à Lula e à professora Fátima, que têm trabalhado e recuperado esse estado”, disse o prefeito Dino.
Em seguida, o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores foi recebido em Assú com uma grande festa que contou com a presença de centenas de lideranças, entre vereadores, do ex-prefeito Gustavo Soares e do prefeito Lula Soares, que aproveitou a ocasião para manifestar o seu apoio ao projeto.
“É uma satisfação muito grande recepcionar Cadu Xavier, nosso pré-candidato a governador, aqui em Assú. Aqui, nós temos uma parceria político-administrativa – com o Governo do Estado – na cidade do Assú, que vem desde 2018 e só trouxe frutos para a nossa cidade”, destaca Lula Soares, prefeito de Assú.
Na ocasião, o ex-prefeito Gustavo Soares também concretizou a sua adesão, lembrando dos avanços que a cidade alcançou desde a parceria com os governos da professora Fátima Bezerra e do presidente Lula.
Depois de Assú, Cadu foi recebido em Itajá pelo prefeito João Eudes, o terceiro líder da região do Vale do Açu a aderir ao projeto do Time de Lula, liderado pelo pré-candidato ao governo do estado.
“Nós somos o Time de Lula, do presidente que retornou para o terceiro mandato e trouxe grandes entregas, junto com a professora Fátima, para o Rio Grande do Norte. É graças ao retorno do presidente Lula que a gente está vendo a duplicação da BR-304, que é um sonho de todo o povo aqui do Vale do Açu”, disse Cadu Xavier.
O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu arquivar a representação que pedia investigação sobre a origem dos recursos que custearam viagens aéreas do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) em um jatinho do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
O caso chegou ao TCU após o Ministério Público de Contas apresentar ação questionando a origem dos recursos dos deslocamentos de Nikolas no jatinho durante a campanha eleitoral de 2022.
Apesar disso, o caso foi encerrado por decisão do ministro Antonio Anastasia, relator do processo, que entendeu que a análise cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e não ao tribunal de contas.
Com isso, o TCU decidiu não analisar o mérito da representação e arquivou o processo. Em acórdão, o tribunal entendeu que os fatos narrados se enquadram como financiamento de campanha eleitoral e, por isso, não cabe à Corte analisá-los.
“Considerando que os fatos narrados na representação se relacionam ao financiamento de campanha eleitoral e à forma de custeio de despesas realizadas nesse contexto, cuja apuração técnico-contábil e julgamento da regularidade das contas constituem atribuição própria da Justiça Eleitoral”, cita o documento.
A representação foi apresentada após matéria revelada pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, segundo a qual o parlamentar viajou no jatinho de Vorcaro para fazer campanha em nove estados e no Distrito Federal.
À coluna, Nikolas disse que o arquivamento do processo no TCU é “mais uma narrativa que caiu por terra”. “Vão ter que inventar mais uma para me derrubar. Fico em paz demais. Não tenho nada. Tenho nada de errado”, afirmou.
O jatinho está em nome do grupo Prime You. A empresa também é dona de outras aeronaves de Vorcaro e de outros bens do banqueiro, entre eles uma mansão em Brasília.
Em outubro de 2022, durante as viagens de Nikolas no jatinho, Vorcaro ainda era sócio da empresa com Maurício Quadrado. A sociedade foi desfeita em setembro de 2025, dois meses antes da liquidação do Banco Master.
Após anos de espera, a macrodrenagem da Avenida Olavo Montenegro finalmente sai do papel em Parnamirim — uma conquista que reflete uma luta antiga da prefeita Nilda Cruz e que se concretiza a partir da parceria com o Governo do Estado. O anúncio foi feito neste sábado (02) pela governadora Fátima Bezerra, durante entrevista concedida no município, ao lado da prefeita e de vereadores da base. A entrega do plano de obras marca o início de uma solução concreta para um dos problemas mais antigos da cidade: os alagamentos que há décadas comprometem a região.
O projeto integra o eixo de prevenção a desastres do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e prevê investimento de R$ 52,6 milhões. A obra vai enfrentar um problema crônico da região, marcado por alagamentos frequentes, transbordamento de lagoas e interrupções no tráfego. A expectativa é que os serviços comecem ainda em 2026, com prazo estimado de 18 meses.
Além da drenagem, outro avanço importante já é realidade no município: o Hospital Metropolitano, que segue com obras em ritmo acelerado. O equipamento contará com 350 leitos e recebe cerca de R$ 200 milhões em investimentos, consolidando-se como um novo polo de saúde para toda a região metropolitana.
Ao todo, os projetos somam mais de R$ 250 milhões em investimentos e representam uma mudança concreta nos cenários de infraestrutura e saúde de Parnamirim, resultado de articulações institucionais conduzidas pela gestão municipal junto aos governos estadual e federal.
A governadora destacou a importância da parceria entre os entes públicos: “Estamos trabalhando em parceria para garantir uma solução definitiva para a Olavo Montenegro. Uma gestão se faz assim: com diálogo, união de esforços e compromisso com a população. É dessa forma que conseguimos avançar e transformar a realidade das pessoas.”
A vereadora e presidente do PT-RN, Samanda Alves, recebeu neste sábado (2) o apoio do prefeito de Porto do Mangue, Dino, à sua pré-candidatura ao Senado e à pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado. O anúncio foi feito durante agenda da caravana política que percorre o interior do Rio Grande do Norte.
A iniciativa integra mais uma etapa da caravana que vem cruzando o Vale do Açu e chegou à região da Costa Branca, fortalecendo o diálogo com lideranças locais e ampliando a articulação política em diferentes regiões do estado.
“Esse apoio chega com muita força. É um gestor que conhece de perto a realidade do seu povo e que decide caminhar com um projeto coletivo, que cresce a cada dia no Rio Grande do Norte”, afirmou Samanda.
Segundo a parlamentar, o movimento consolida uma base política cada vez mais capilarizada. “A gente tem percorrido o estado, ouvido as pessoas e construído junto. Cada apoio reforça que estamos no caminho certo, com um projeto que responde aos desafios do presente e aponta para o futuro do RN”, completou.
Em uma decisão histórica e de grande relevância para a saúde pública, a Câmara Municipal de São Fernando aprovou por unanimidade o projeto de lei, de iniciativa do Poder Executivo, que reconhece oficialmente o condutor de ambulância como profissional essencial no atendimento à população.
A aprovação representa um avanço significativo na valorização desses profissionais, que desempenham um papel fundamental no transporte seguro de pacientes e no apoio direto às equipes de saúde em situações de urgência e emergência. Muitas vezes sendo o primeiro contato no socorro, o condutor de ambulância atua com responsabilidade, agilidade e compromisso com a vida.
A iniciativa do Executivo demonstra sensibilidade e reconhecimento à importância da categoria, enquanto a aprovação unânime pelos vereadores reforça o entendimento coletivo sobre a relevância desse trabalho para o município.
“Quero agradecer pelo empenho de todos que contribuíram para essa conquista — ao Poder Executivo pela iniciativa e à Câmara Municipal pela aprovação unânime. Esse reconhecimento é uma vitória de todos nós que atuamos na saúde de São Fernando, que enfrentamos diariamente os desafios da profissão com dedicação e responsabilidade”; Destacou Francivan e Márcio motoristas do município.
O presidente estadual do MDB e pré-candidato a deputado estadual, Walter Alves, aproveitou o feriado de ontem, dia 1º, para intensificar a agenda política e ampliar o diálogo com lideranças do interior do Rio Grande do Norte. Durante as visitas, Walter passou por três municípios — Fernando Pedroza, Riachuelo e São Paulo do Potengi — onde recebeu importantes declarações de apoio à pré-candidatura para as Eleições 2026.
Em Fernando Pedroza, Walter participou da 15ª Cavalgada do Trabalhador, sendo recepcionado por amigos e lideranças locais. No município, ele conta com o apoio do ex-prefeito Gon Miranda, secretária de Saúde Clara Braga, secretária de Obras Marly Braga, ex-vereador Edson Faustino, liderança política Mateus Garibaldi e secretária de Administração, Ana Angélica Braga.
Na sequência, o pré-candidato seguiu para Riachuelo, onde se reuniu com o grupo político liderado pela ex-prefeita Mara Cavalcante. Além dela, também declararam apoio a Walter os vereadores Thiago Martins, Claudymar e Mazinho Arruda.
Um atendimento que parecia rotineiro terminou em um resgate inusitado e emocionante na BR, em São José de Mipibu. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, uma motorista foi alertada por outro condutor após um impacto na pista, indicando que havia algo errado na parte dianteira do veículo. Ao procurar a unidade da PRF para averiguar a situação, os agentes se depararam com uma cena surpreendente: um cachorro estava preso dentro do para-choque do carro.
Com agilidade e técnica, os policiais realizaram o resgate do animal, que, apesar do susto, saiu andando e sem ferimentos aparentes. A ocorrência reforça a importância da atenção redobrada nas rodovias, especialmente diante da presença de animais na pista. A PRF orienta que, ao perceber qualquer impacto ou risco, o motorista reduza a velocidade e busque um local seguro para verificar a situação. A ação conjunta entre condutores atentos e a pronta resposta dos agentes foi fundamental para garantir um desfecho positivo.
Cinco presos fugiram da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, neste sábado (2), segundo informou a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).
De acordo com a Polícia Penal, os detentos estavam na Triagem do Pavilhão 1 e escaparam durante as intensas chuvas registradas na região de Nísia Floresta. Para deixar a unidade, eles danificaram a cela e utilizaram uma corda improvisada, conhecida como “teresa”, para pular o muro.
As forças de segurança foram acionadas logo após a fuga e realizam diligências para tentar recapturar os foragidos.
Os presos que fugiram foram identificados como:
Carlos Soares Alves da Silva
Jefferson Cleyton Lima da Silva
Maycon Dias Mora
Pedro Gabriel da Silva
Rodrigo da Silva Nascimento
A Seap informou ainda que abriu procedimento para apurar as circunstâncias da fuga.
Com cerca de 3 mil corredores nas ruas, arrecadação de 3 toneladas de alimentos e recorde de participação na categoria de pessoas com deficiência, a 10ª edição da Corrida do Trabalhador movimentou Parnamirim nesta sexta-feira (1º) e transformou o feriado em uma grande celebração de esporte, inclusão e solidariedade.
Quem também entrou no clima foi a prefeita Nilda, que não ficou apenas na largada: acompanhou tudo de perto e ainda encarou o percurso completo de 5 km, lado a lado com os participantes.
“Foi lindo de ver. Uma energia contagiante, famílias reunidas, atletas dando o seu melhor e, principalmente, um grande gesto de solidariedade com essas doações. Parabéns a todos que participaram e fizeram dessa corrida um momento tão especial para nossa cidade”, destacou a prefeita.
A organização também foi um dos pontos mais elogiados: estrutura bem montada, segurança garantida, trânsito organizado, boa sinalização em todo o percurso, além de pontos de hidratação e distribuição de frutas para os atletas. Todos os participantes receberam medalha, e a premiação contou ainda com troféus para os destaques, tudo pensado para oferecer a melhor experiência possível aos corredores.
Os vencedores em cada categoria foram:
Cidadão Parnamirinense (Masculino e Feminino) Troféu para os 5 primeiros colocados:
Feminino: 1º Tamires Larissa Souza da Rocha 2º Jennys Barillas 3º Raniele Oliveira 4º Rita Leite da Silva Ribeiro 5º Geiza de Souza Virginio da Silva
Masculino: 1º Leonardo Teixeira de Lima 2º Silas Silva de Melo 3º Francisco Janilson de Almeida 4º João Cordeiro do Nascimento 5º Gabriel Lucas
Categoria Geral (Masculino e Feminino) Troféu para os 5 primeiros colocados:
Feminino: 1º Janaina Fernandes Sales da Costa 2º Laura Gessica de Oliveira Costa 3º Camila Machado do Nascimento 4º Claudiana Cristina do Nascimento Silva 5º Rayane Daniel Torquato
Masculino: 1º José Adailton 2º Francisco Nascimento 3º Jean da Silva Cosme 4º Cleyvan Antonio dos Santos Rocha 5º Leandro Reinaldo Rodrigues
Pessoas com Deficiência (PCD) – 1º lugar por subcategoria:
Feminino: Membro inferior – Rita Catarina Tonico da Cunha Auditivo – Maria Cristine Santiago de Lima Dantas Membro superior – Maria Vieira de Lima Visual – Rita Maria André da Silva
Masculino: Membro inferior – José Augusto Ribeiro de Oliveira Membro superior – João Oliveira de Bastos Visual – Joevan Francisco de Oliveira Costa
Um acidente grave terminou em morte na noite desta sexta-feira (01), na BR-304, no trecho conhecido como Reta Tabajara, na Grande Natal. O motorista perdeu o controle do veículo, um Hyundai i30, e colidiu violentamente contra um poste às margens da rodovia. Com o impacto, o condutor ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos, morrendo ainda no local.
A vítima foi identificada como Josivan Paixão da Silva, de 35 anos. Ele estava acompanhado de uma mulher, que ficou ferida e foi socorrida por equipes do Corpo de Bombeiros, sendo encaminhada ao Pronto Socorro Clóvis Sarinho, em Natal. A força da colisão espalhou destroços por vários metros da pista, incluindo partes do veículo e uma placa de sinalização. Moradores da região chegaram a ficar sem energia elétrica, mas o serviço foi restabelecido. Segundo familiares, Josivan trabalhava nas proximidades e deixa uma filha de seis anos. Equipes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Científica estiveram no local realizando os procedimentos de praxe.
A governadora Fátima Bezerra defendeu hoje (01), ao participar do Ato Unificado de 1º de Maio, em Natal, o fim da escala 6×1, com redução da jornada semanal de 44 para 40 horas, garantindo dois dias de descanso remunerado, sem redução salarial, conforme previsto no projeto de lei de iniciativa do governo do presidente Lula, e um Brasil com mais igualdade e justiça social.
O PL 1.838/2026 foi encaminhado ao Congresso Nacional no dia 14 de abril com pedido de urgência para votação. Além dos trabalhadores abrangidos pela CLT, o projeto incorpora normas aplicáveis a categorias específicas, como trabalhadores domésticos, empregados no comércio, radialistas, tripulantes de voo e atletas profissionais.
No Rio Grande do Norte, pelo menos 552 mil trabalhadores estão submetidos à escala que prevê apenas um dia de descanso na semana. Esse é o contingente de celetistas, com carteira assinada, que estão no mercado formal de trabalho, 57,6% deles em Natal e Mossoró.
Oriunda da luta sindical, eleita e reeleita governadora com propostas implementadas durante sua gestão em defesa da melhoria de vida dos trabalhadores tanto da iniciativa privada como do serviço público, Fátima caminhou pela avenida Roberto Freire do local da concentração, nas imediações do Viaduto de Ponta Negra, até o Ponto 7, ao lado do pré-candidato ao governo do Estado pelo PT, Cadu Xavier; deputados federais, estaduais e vereadores de Natal, lideranças sindicais e estudantis.
“Neste 1º de Maio, estamos nas ruas reafirmando que trabalhador e trabalhadora merecem respeito, dignidade e direitos garantidos. Seguimos na luta pelo fim da escala 6×1, pela redução da jornada sem redução salarial e contra toda forma de precarização do trabalho”, destacou Fátima, acrescentando: “Estamos juntos e juntas em defesa dos direitos do nosso povo, contra as privatizações, contra a retirada de direitos e em defesa de mais justiça social para que move nosso país todos os dias,” complementou.
Apesar do clima de turbulência política em Brasília, o 1º de Maio deste ano ocorre no melhor momento da economia dos últimos 10 anos. Em março, a taxa de desocupação foi de 6,1%, a menor para trimestre encerrado em março desde o início da série histórica da PNAD Contínua em 2012. A renda média do trabalhador atingiu recorde de R$ 3.722 no primeiro trimestre de 2026, com um aumento de 5,5% na comparação anual.
O presidente Lula, ao fazer um balanço das ações do governo voltadas para o trabalhador, destacou a isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 mil, promessa de campanha eleitoral cumprida por ele, ampliação da licença paternidade e o lançamento de medidas para reduzir o nível de endividamento das famílias.
DIA DE LUTA Comemorado em mais de 80 países, o Dia Internacional do Trabalhador foi instituído em 1889 para eternizar a luta de operários de Chicago duramente reprimidos durante a greve de 1886 em defesa da redução da jornada de trabalho. No Brasil, o primeiro de maio foi oficializado como feriado nacional em 1924, no governo do presidente Arthur Bernardes.
Uma manifestação contra a escala de trabalho 6×1 reuniu militantes, trabalhadores e lideranças políticas na manhã desta sexta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Natal. A concentração teve início por volta das 8h30, seguida de uma caminhada no sentido BR-101/Ponta Negra. O ato faz parte de uma mobilização nacional, com protestos registrados simultaneamente em diversas capitais do país.
Entre os participantes, estiveram a governadora Fátima Bezerra, o pré-candidato Cadu Xavier e a deputada federal Natália Bonavides, além de outras lideranças ligadas ao Partido dos Trabalhadores (PT), como Fernando Mineiro, Samanda Alves e Divaneide Basílio. O protesto reuniu ainda representantes de sindicatos, movimentos sociais e trabalhadores de diferentes categorias.
No Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, levantamento do Instituto Veritá mostra como votaria a População Economicamente Ativa (PEA) se as eleições fossem hoje. O senador Flávio Bolsonaro lidera com 44,6% das intenções de voto, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 38,1%.
A diferença de 6,5 pontos percentuais coloca Flávio Bolsonaro fora da margem de erro, indicando vantagem estatisticamente relevante dentro do segmento de trabalhadores e pessoas em busca de emprego. O levantamento foi realizado com nível de confiança de 95%, seguindo padrões usuais de pesquisas eleitorais.
Influentes do mundo político acreditam que o resultado pode refletir mudanças no humor do eleitorado trabalhador, influenciado por fatores como emprego, renda e custo de vida. Ainda assim, o cenário segue aberto e pode evoluir conforme o andamento do debate político e de novas pesquisas.
O pronunciamento alusivo ao Dia do Trabalhador destacou o simbolismo histórico da data como marco da luta de homens e mulheres por melhores condições de trabalho em todo o mundo. Neste ano, no Brasil, a celebração ganha um significado especial com o envio ao Congresso Nacional de um projeto de lei que propõe a redução da jornada semanal para, no máximo, 40 horas. A medida é apresentada como um avanço importante nas relações trabalhistas, alinhado às transformações tecnológicas e às novas dinâmicas sociais.
O texto também propõe o fim da escala 6×1, garantindo dois dias de descanso semanal sem redução de salário, ampliando o tempo livre do trabalhador para convivência familiar, qualificação e cuidados pessoais. O discurso enfatiza ainda o impacto positivo da mudança, especialmente para as mulheres, que enfrentam dupla jornada ao conciliar trabalho e responsabilidades domésticas. A proposta, segundo o pronunciamento, busca promover mais qualidade de vida e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Faleceu nesta sexta-feira (1º), em Currais Novos, Maria de Lourdes, carinhosamente conhecida como Dona Bobó. Além de ser bastante querida na cidade, ela também era lembrada como uma das últimas mulheres ligadas ao grupo político do ex-governador e ex-ministro Aluízio Alves, integrando o grupo que ficou conhecido no Rio Grande do Norte como as “senadoras” do PMDB.
Na época, lideranças femininas de várias regiões do estado foram escolhidas para representar e defender a bandeira do partido nos municípios. Dona Bobó marcou sua trajetória em Currais Novos com lealdade política, amizade e forte presença popular. Ela também era mãe do músico currais-novense Robson Carneiro.
O aluizismo é um movimento político-partidário no Rio Grande do Norte, iniciado nos anos 60 com a campanha de Aluízio Alves ao governo, caracterizado pelo carisma, apoio popular popular (“Cruzada da Esperança”) e o símbolo dos “bacuraus”. Marcado pela modernização, o movimento teve força histórica com lideranças em Mossoró e Natal.