Projeção mostra quem estaria eleito para a Assembleia Legislativa se a eleição fosse hoje


Levantamento recente da pesquisa Exatus motivou uma projeção sobre a possível composição da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte caso as eleições fossem realizadas hoje. Embora levantamentos para cargos proporcionais apresentem maior margem de imprecisão, em razão do elevado número de candidatos, a estimativa foi construída a partir de cálculo do quociente eleitoral, considerando o crescimento do eleitorado e a média de votos válidos. Nesse cenário, a distribuição de vagas indicaria predominância do Partido Liberal (PL) e da federação PT/PV/PCdoB, ambos com sete cadeiras, seguidos pelo PSDB e pela federação União Brasil/PP, com quatro cada, enquanto o MDB apareceria com duas vagas.

Com base nesses dados, a projeção aponta como possíveis eleitos nomes já conhecidos do eleitorado potiguar, distribuídos entre as nominatas partidárias. 

PARTIDO LIBERAL
Tomba Farias
Doutor Kerginaldo
Adjuto Dias
Coronel Azevedo
Gustavo Carvalho
Getúlio Rêgo
Terezinha Maia
Suplentes: Anne Lagartixa e Luiz Eduardo

PT/PV/PCdoB
Francisco do PT
Eudiane Macedo
Ivanilson Oliveira
Ubaldo Fernandes
Divaneide Basílio
Isolda Dantas
Kaline Amorim
Suplente: Daniel Valença

PSDB
Ezequiel Ferreira
Gustavo Soares
Flávio de Berói
Cristiane Dantas
Suplentes: Taveira Júnior e Érico Jácome

UNIÃO BRASIL/PP
Kléber Rodrigues
Nélter Queiroz
Júlio César
Galeno Torquato
Suplentes: Neilton Diógenes e Cinthia Pinheiro

MDB
Walter Alves
Ivan Júnior
Suplentes: Júlia Ferreira e Bibiano

causa animal mais forte: Pesquisa aponta Robson Carvalho entre os mais lembrados no estado


O vereador Robson Carvalho vem ganhando destaque no cenário político do Rio Grande do Norte ao ser lembrado em diferentes cenários na mais recente pesquisa eleitoral, aparecendo citado tanto para deputado estadual quanto federal.

Mesmo sendo pré-candidato à Assembleia Legislativa, a presença do seu nome em mais de uma disputa evidencia o crescimento da sua visibilidade junto ao eleitorado potiguar.

Robson agradeceu o reconhecimento e reforçou o foco do seu projeto político: “Vamos juntos levar o trabalho pelas pessoas e pelos animais para todo o RN. Sigo firme na certeza de que a população dará voz a quem não tem voz por meio da nossa representatividade na ALRN. Agradeço a lembrança de 1,8% dos entrevistados pela confiança”, destacou.

Parlamentares de Parnamirim recebem destaque nacional na Marcha dos Vereadores em Brasília


Durante a 25ª Marcha dos Vereadores, realizada em Brasília, os vereadores Thiago Fernandes, Professor Diego Américo e Rhalessa de Clênio conquistaram reconhecimento nacional por iniciativas de impacto social. A premiação, concedida pela União dos Vereadores do Brasil, destacou projetos que vêm transformando realidades e ampliando o acesso a direitos essenciais.

Pelo terceiro ano consecutivo, o vereador Thiago Fernandes foi agraciado com o “Troféu Destaque Nacional”. Dessa vez, pelo projeto “Vida e Saúde: Inclusão Digital”, iniciativa que promove o acesso de pessoas idosas à tecnologia, incentivando autonomia e qualidade de vida, com encontros semanais que atualmente atendem cerca de 40 participantes. 

O vereador Diego Américo recebeu premiação pelo projeto “Conectados”, voltado à educação de jovens da rede pública. A iniciativa oferece curso preparatório gratuito com foco no ingresso no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, ampliando oportunidades e democratizando o acesso ao ensino de qualidade. A edição de 2026 está prevista para iniciar em maio, com aulas todos os sábados, na sede da Casa Legislativa.

Mais >

Terras de Dom João: O pesadelo de figuras históricas e “renomadas” do RN


Uma decisão recente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte voltou a sacudir os bastidores do poder no estado. Em mais um capítulo da disputa pelas terras do lendário fazendeiro João Izaias de Macedo, o “Dom João”, a Justiça decidiu manter o bloqueio de registros e impedir qualquer negociação ou intervenção no imóvel em disputa. 

O motivo? Indícios fortes de sobreposição de matrículas e possíveis irregularidades cartoriais, com base em um registro original que remonta a 1951 — o que, pela lei, pode garantir prioridade aos herdeiros legítimos.

A decisão é clara: preservar o patrimônio até que tudo seja devidamente apurado. Nada de vender, lotear ou construir. O recado foi dado.

Mas o que está por trás disso tudo?

Mais >

Mesmo após derrota na indicação de Messias ao STF, Lula diz que vai indicar um outro nome


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou a aliados que não pretende abrir mão de indicar um novo nome para o Supremo Tribunal Federal após a rejeição de Jorge Messias pelo

Senado Federal. Em reunião no Palácio da Alvorada, o presidente afirmou que deve apresentar uma nova indicação nas próximas semanas, mantendo a prerrogativa do cargo.

Segundo relatos de participantes, o placar desfavorável acendeu alertas no governo e expôs falhas na articulação política no Congresso, além de possíveis traições dentro da base aliada.

Interlocutores avaliam que lideranças não conseguiram prever a derrota, mesmo com tentativas de adiar a votação durante a sessão.

O episódio também deve impactar a relação do Planalto com parlamentares, incluindo nomes influentes como Davi Alcolumbre e Rodrigo Pacheco, citados nas discussões. A avaliação interna é de que o presidente deve agir rapidamente para garantir a indicação ao STF ainda durante o atual mandato.

Trechos da sabatina viralizam e um deles tem cobrança de senador sobre os R$ 129 milhões do Master à esposa de Moraes e Messias foge


Durante sabatina no Senado Federal que antecedeu sua derrota na indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF), o então candidato Jorge Messias foi alvo de uma série de questionamentos por parte de parlamentares, em meio a um clima de tensão e desconfiança.

O senador Cleitinho chamou atenção ao abordar temas sensíveis, como o contrato de R$ 129 milhões firmado entre o Banco Master e o escritório de advocacia da esposa do ministro Alexandre de Moraes. O parlamentar também questionou Messias sobre o que pensava a respeito do alto índice de rejeição da sociedade em relação ao STF.

Segundo dados citados durante a sessão, cerca de 70% dos brasileiros afirmariam não confiar na Suprema Corte.

Mais >

Deputado Coronel Azevedo elogia Polícia, Judiciário e Ministério Público por operação contra o crime no RN


O deputado estadual Coronel Azevedo parabenizou o Poder Judiciário, as Polícias Civil e Militar e o Ministério Público do Rio Grande do Norte pela realização de uma grande operação contra o crime organizando na quarta-feira, 29 de abril.

Dezenas de mandados de prisão foram cumpridos e 9 milhões de reais foram apreendidos.

A Justiça concedeu os mandados. A Ministério Público pôs seus braços de combate ao crime organizado para operar contra os bandidos e as mulheres e homens das policias civil e militar foram à ponta capturar os mau feitores.

“Não acho que traficantes sejam vítimas dos usuários. Não concordo com isso”, disse o Coronel Azevedo durante pronunciamento na Assembleia Legislativa.

O deputado também fez um requerimento solicitando formalmente que as facções sejam consideradas grupos terroristas, o que vai facilitar o combate ao crime através da cooperação internacional, uma vez que atuam em diversos países.

Além de apresentar o requerimento, o deputado convidou os demais deputados para assinarem o mesmo requerimento, dirigido à governadora Fátima a fim de que interaja junto ao presidente Lula para que o governo federal mude seu posicionamento e apoiem a classificação das facções criminosas como organizações terroristas.

Davi Alcolumbre ‘chutou’ Placar que derrotaria Jorge Messias à indicação ao STF: “vai perder por oito”


Um jornalista da CNN Brasil afirmou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ‘chutou’ o resultado da votação que rejeitou a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Alcolumbre teria deixado o microfone aberto momentos antes da divulgação oficial do placar e dito: “acho que vai perder por 8”.

O chute ao placar pode reforçar as informações de bastidores que afirmam que o presidente do Senado atuou junto aos aliados para que Messias não atingisse votos necessários para a aprovação.

CNN – Redação

Prefeitura de São Gonçalo articula ações para garantir o Selo UNICEF 2025-2028


Representantes de secretarias municipais de São Gonçalo do Amarante participam de reuniões para discutir as metas necessárias à habilitação do município ao Selo UNICEF.

O reconhecimento busca fortalecer e ampliar políticas públicas voltadas a crianças, adolescentes e povos indígenas, com foco em áreas como educação, saúde, proteção e participação social.

São representantes das pastas da Saúde, Educação, Esporte, Assistência Social e Cultura, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca).

A convocação para os encontros são feitos pela comissão intersetorial, responsável por coordenar as iniciativas e alinhar as diretrizes para o cumprimento das metas estabelecidas.

Segundo a mobilizadora Ariane de Moura, o objetivo não é apenas criar novas iniciativas, mas mapear e monitorar, de forma rigorosa, o trabalho já desenvolvido pelas secretarias. “Queremos garantir que as crianças participem e tenham voz nesse processo”, afirmou.

“Com o Selo UNICEF, São Gonçalo recupera seu prestígio e fortalece as políticas públicas voltadas à infância e à juventude, além de povos originários e comunidades quilombolas”, destacou a articuladora municipal, Admskelly Rolim.

A partir de agora, com as metas definidas, a comissão iniciará a inserção das informações em plataforma do UNICEF, além da realização de reuniões periódicas para acompanhamento e avaliação dos resultados.

Rogério Marinho vibra com derrota de Messias no STF e fala em “retomada do país”


O senador Rogério Marinho reagiu com entusiasmo à rejeição, pelo Senado Federal, da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), nome apoiado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em declaração após o resultado, Marinho destacou o placar da votação como um sinal de que “ainda há esperança para o país”. Segundo ele, a decisão representa uma demonstração de que o Senado pode cumprir seu papel constitucional.

“Não tenho nem o que dizer. O placar mostra que ainda tem jeito esse país. Vamos retomar e entregar o Brasil aos brasileiros. Todos estão de parabéns. Estamos juntos e vamos dar luta”, afirmou.

O senador também reconheceu o tom mais enfático de sua fala, mas reforçou a importância do momento político. Para ele, a rejeição marca “o início do retorno à normalidade democrática” e evidencia que o Parlamento “ainda respira”.

A indicação de Messias acabou sendo barrada após votação contrária no Senado, em um movimento considerado incomum na história recente das sabatinas para o STF.

Nikolas Ferreira ironiza rejeição de Jorge Messias ao STF e diz: “Grande dia”


O deputado Nikolas Ferreira ironizou a rejeição do nome de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal, comemorando o resultado com a expressão “Grande dia”.

Segundo ele, a decisão do Senado Federal, que rejeitou a indicação por 42 votos contrários e 34 favoráveis, seria um marco inédito no país, destacando que se trata da primeira vez que um indicado ao STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva não consegue aprovação.

Nikolas afirmou ainda que a imagem de Jorge Messias teria sido amplamente debatida durante o processo, citando posicionamentos e atuações do indicado que geraram críticas entre parlamentares e parte da opinião pública.

Ao final, o deputado parabenizou os senadores pelo resultado e atribuiu a decisão à mobilização popular, encerrando sua declaração com tom de celebração: “Perde o Lula, ganha o Brasil. Grande dia!”.

Derrota para Lula: CCJ do Senado rejeita Jorge Messias para o STF


O Senado Federal do Brasil rejeitou, nesta quarta-feira (29), a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão considerada inédita na história recente do país.

No plenário, foram registrados 34 votos a favor, 42 contrários e uma abstenção, com quórum de 77 senadores.

A indicação havia sido feita pelo presidente Luiz

Inácio Lula da Silva. Com a rejeição, cabera ao chefe do Executivo apresentar um novo nome para a vaga aberta na Corte.

O resultado marca um episódio raro no processo de escolha de ministros do STF, já que, tradicionalmente, as indicações presidenciais são aprovadas pelo Senado.

PESQUISA Exatus: Dr. Bernardo se consolida entre os mais citados para deputado federal


Nova pesquisa divulgada pelo Instituto Exatus com a preferência do eleitorado potiguar, nesta quarta-feira (29), confirma a consolidação de Dr. Bernardo (PV), entre os nomes em destaque para Deputado Federal nesta pré-campanha.

De acordo com os dados apresentados no O Correio de Hoje, Dr. Bernardo(1,6%) é o segundo da nominata da federação PT, PCdoB e PV, sendo o quinto da lista dos mais citados pelos entrevistados.

“Recebo com gratidão cada lembrança, cada gesto de confiança e sigo ainda mais motivado para continuar trabalhando por quem mais precisa”, disse Dr. Bernardo.

O estudo foi contratado pelo Grupo Agora RN, dos jornais Agora RN e O Correio de Hoje. Foram entrevistados 1.518 eleitores entre os dias 14 e 17 de abril em todas as regiões do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2,51 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é o RN-08384/2026.

Tentativa de homicídio em São João do sabugi


início da noite desta quarta-feira (29) em São João do Sabugi, no Seridó potiguar. Segundo informações preliminares, um homem identificado como Lucas teria atirado contra Marcos Antônio, que foi atingido por cerca de três disparos de arma de fogo.

Após o crime, o suspeito fugiu em destino ignorado. O estado de saúde da vítima não foi divulgado até o momento. A Polícia Militar realizou diligências na região e o caso deverá ser investigado pela Polícia Civil, que vai apurar a motivação e tentar localizar o autor.

Operação Força Total resulta na apreensão de moto adulterada em Ouro Branco; condutor reside na em Várzea-PB


Na tarde desta quarta-feira, a guarnição de serviço do município de Ouro Branco apreendeu uma motocicleta com procedência duvidosa durante a Operação Força Total.

Durante a verificação do veículo, os policiais constataram que o número do motor não correspondia à identificação oficial da motocicleta, além de o chassi apresentar indícios de adulteração, levantando suspeitas sobre a legalidade da procedência.

Diante da situação, o veículo foi apreendido e encaminhado às autoridades competentes para os procedimentos cabíveis e investigação mais detalhada sobre a possível irregularidade.

Leila Maia ameaça deixar disputa por falta de espaço na nominata do União/PP

A montagem da nominata para deputado federal da federação União Brasil/PP no Rio Grande do Norte virou ponto de tensão interna. A chapa ainda não teria fechado o percentual mínimo de candidaturas femininas — exigência legal — e a indefinição já começa a gerar reação pública.

Uma das vozes mais firmes é a da pré-candidata Leila Maia, que condiciona sua participação à garantia de estrutura e competitividade. Primeira suplente de vereadora em Natal, ela afirma que, até agora, não houve confirmação de outros nomes femininos suficientes nem sinalização clara de condições reais de disputa.

Não serei apenas um nome para cumprir cota”, declarou.

Leila diz aguardar uma definição dos dirigentes partidários, mas deixa claro que não pretende entrar em uma candidatura simbólica. Segundo ela, há um projeto político consolidado ao longo dos anos, que não será colocado em risco sem viabilidade concreta.

Mais >

Em Brasília, vereadores garantem R$ 6 milhões para obras da Via Verde


Durante participação na 25ª Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, em Brasília, um grupo de 14 vereadores da Câmara de Parnamirim articulou a destinação de recursos para viabilizar o início das obras da Via Verde, considerada um dos principais projetos de mobilidade urbana do município.

A comitiva municipal realizou visitas institucionais a parlamentares federais com o objetivo de garantir apoio financeiro à iniciativa. Como resultado das articulações, foram assegurados R$ 6 milhões em emendas parlamentares. Desse total, R$ 5 milhões foram viabilizados para execução ainda neste ano por meio do deputado federal General Girão, além de R$ 1 milhão remanejado. Soma-se a esses valores outros R$ 2 milhões já previstos no orçamento da Câmara Municipal, totalizando R$ 8 milhões para início das obras no município.

Para o presidente Dr. César Maia, o momento representa avanço concreto: “Estamos transformando diálogo em conquistas reais. A Via Verde não é mais promessa, é um projeto com recursos assegurados e cada vez mais próximo de se tornar realidade”. A expectativa agora é seguir avançando na captação de novos investimentos, garantindo desenvolvimento, mobilidade e mais qualidade de vida para a população.

Abaixo-assinado
Paralelamente às tratativas institucionais, a Câmara de Parnamirim iniciou uma mobilização popular para fortalecer o projeto. Está em andamento uma campanha de coleta de assinaturas, que já alcançou mais de 5 mil assinaturas, mostrando o apoio da população à execução da obra. A adesão pode ser realizada por meio do site oficial: https://viaverdeparnamirim.com.br/.

Advogada transmitiu ordem de chefe de facção criminosa para matar delegado no RN


Uma advogada transmitiu a ordem do chefe de uma facção criminosa preso para que seus comparsas matassem o delegado Luciano

Augusto, titular da 85ª Delegacia de Polícia Civil de João Câmara, no Agreste potiguar.

A informação é do Ministério Público do Rio Grande do Norte e consta em uma denúncia contra membros do grupo criminoso à Justiça.

Mais >

MP Eleitoral opina por deferimento da candidatura de Dra Fátima e rejeita impugnação impetrada por Amariudo Santos


O Ministério Público Eleitoral da 23ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte emitiu parecer favorável ao deferimento da candidatura de Maria de Fátima Araújo da Silva ao cargo de prefeita de Ouro Branco/RN, nas eleições suplementares de 2026. No mesmo documento, o órgão ministerial opinou pela improcedência da impugnação apresentada por Amariudo dos Santos Silva.

De acordo com o parecer, assinado pelo promotor eleitoral Vinícius Lins Leão Lima, não foram constatadas irregularidades capazes de impedir o registro da candidatura. A impugnação alegava três pontos principais: suposta irregularidade na filiação partidária, inelegibilidade por condenação por improbidade administrativa (alínea “l”) e inelegibilidade em razão da rejeição de contas públicas (alínea “g”).

O Ministério Público entendeu que a filiação de Maria de Fátima ao Partido dos Trabalhadores (PT) está regular e vigente. Isso porque uma filiação posterior ao PSDB foi considerada nula, já que ocorreu quando a candidata estava com os direitos políticos suspensos. Com a nulidade, foi restabelecido o vínculo anterior com o PT, com decisão já transitada em julgado.

Mais >

Carreta com gás GLP se envolve em acidente com caçamba no Seridó


Uma carreta carregada com gás GLP e uma carreta caçamba se envolveram em uma séria colisão na tarde desta terça-feira (28), na BR-226, no trecho entre os municípios de Florânia e Jucurutu. O impacto chamou a atenção de quem passava pela rodovia e mobilizou equipes de apoio.

Apesar da gravidade da batida, o resultado foi de intensos danos materiais em ambos os veículos, mas sem registro de feridos graves. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e realizou os procedimentos de praxe no local, garantindo a segurança e a organização do tráfego na região.