Força do Seridó: Artur Maynard e Antônio Macaco entram em campo por Neilton

Uma articulação política considerada estratégica no Seridó ganhou força nas últimas horas após o registro de um encontro entre Antônio Macaco, o vereador de Caicó Artur Maynard e o deputado estadual Neilton Diógenes, que disputa a reeleição. A imagem simboliza mais do que um simples alinhamento: consolida o empenho direto de Antônio Macaco, apontado como uma das maiores — senão a maior — liderança de Jardim de Piranhas, no fortalecimento do projeto político de Neilton.

O apoio é visto como decisivo dentro da conjuntura regional. Isso porque Antônio Macaco exerce forte influência na chamada “tromba do elefante”, área estratégica do Seridó que abrange municípios com peso eleitoral relevante. Já Artur Maynard amplia esse alcance ao atuar na região do Médio Seridó, especialmente no eixo entre Caicó e cidades do entorno, consolidando presença no chamado Seridó semiárido.

Essa soma de forças cria um corredor político robusto, conectando diferentes áreas do Seridó sob uma mesma articulação. Na prática, o movimento fortalece a capilaridade da pré-campanha de Neilton Diógenes e o coloca em posição de destaque na disputa, sendo apontado como um dos favoritos para figurar entre os mais votados da região.

A leitura nos bastidores é clara: ao unir duas lideranças com forte enraizamento territorial e influência em zonas distintas do Seridó, a campanha de Neilton ganha densidade política, musculatura eleitoral e amplia significativamente suas chances de continuidade no cenário estadual.

Nem Girão, nem Lagartão: braço forte da direita de Parnamirim, Rosano Taveira, apoiará Juninho Saia Rodada


O ex-prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, decidiu fechar questão e declarar apoio à pré-candidatura de Juninho Saia Rodada, consolidando uma nova frente dentro do campo da direita no Rio Grande do Norte. Filiado ao PL, Juninho surge como um nome competitivo e alinhado ao espectro conservador, ganhando musculatura política com o respaldo de uma das principais lideranças de Parnamirim.

A movimentação de Taveira também representa um distanciamento de outras figuras da direita potiguar, como General Girão e Sargento Gonçalves. Nos bastidores, pesaram fatores políticos e estratégicos: Gonçalves teria se recusado a apoiar o nome de Salatiel devido a desgastes relacionados a processos envolvendo o apresentador, enquanto Girão enfrentaria resistência por não cumprir acordos políticos firmados anteriormente.

Com a decisão, Taveira reforça sua aposta em um projeto mais alinhado e confiável dentro da direita, mirando não apenas o fortalecimento de Juninho Saia Rodada, mas também a construção de uma dobradinha eleitoral. Nesse cenário, o nome de Taveira Júnior ganha destaque, especialmente com foco na região Oeste, onde a articulação conjunta pode ampliar a base eleitoral e garantir competitividade nas próximas eleições.

Novo ataque à estátua da Havan é registrado na madrugada em Natal


Um novo ato de vandalismo contra a estátua da Havan foi registrado na madrugada desta quarta-feira (8), em Natal. Dois homens se aproximaram da estrutura por volta de 1h44, danificaram o monumento e fugiram antes da chegada das equipes de segurança. Até o momento, ninguém foi preso.

A ação rápida dificultou o flagrante, mas a polícia já iniciou a análise de imagens de câmeras e a coleta de informações que possam levar à identificação dos suspeitos. O caso passa a ser tratado com atenção redobrada diante da repetição de episódios semelhantes.

Ataques com o mesmo padrão também foram registrados em cidades como São Luís (MA), São

Pedro da Aldeia (RJ) e Valparaíso (GO), praticamente no mesmo horário. A coincidência levanta a suspeita de que as ações possam ter sido coordenadas.

O empresário Luciano Hang, dono da rede, afirmou que não vê os casos como isolados e defendeu uma investigação mais aprofundada diante da sequência de ocorrências em diferentes estados.

Em Natal, este é o segundo episódio recente envolvendo a mesma estátua. Em dezembro de 2025, um homem chegou a incendiar o monumento, sendo identificado após análise de câmeras. Agora, a empresa reforçou a colaboração com as autoridades e disponibilizou um canal para denúncias, enquanto a polícia segue apurando o caso.

Influencer e militante debatem identidade de gênero: “se eu me considerar negra, vou ter direito às cotas?” Não! Eu vou rir de você”


A influenciadora Pietra Bertolazzi publicou um vídeo nas redes sociais em que questiona temas ligados à identidade e políticas de reconhecimento. Durante uma conversa com uma ativista, ela levanta uma comparação entre autodeclaração racial e identidade de gênero.

No trecho, Pietra pergunta se poderia se considerar uma pessoa negra para acessar políticas de cotas e, em seguida, relaciona a questão ao debate sobre pessoas trans. “Por que eu tenho que levar a sério quando um homem fala que se considera uma mulher?”, questiona.

A interlocutora reage com estranhamento, sugerindo que a fala parecia uma brincadeira, ao que a influenciadora responde reforçando sua posição. O vídeo gerou repercussão nas redes sociais, com diferentes opiniões sobre o tema.

Cadu Xavier ironiza possibilidade do eleitor de Lula votar em Allyson e fala que ex-prefeito não valoriza servidores


O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, respondeu a questionamentos sobre pesquisas que indicam uma preferência do eleitor do presidente Lula pelo ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra. Em entrevista ao Blog Senadinho, de Macaíba, Cadu afirmou que sua candidatura representa, de forma legítima, o campo político liderado por Lula e que, ao longo da campanha, isso ficará mais claro para o eleitor.

Segundo ele, o cenário eleitoral ainda está em construção e será definido com base na identificação política e na coerência de posicionamentos. “A nossa candidatura é a candidatura do presidente Lula, de quem defende a redução das desigualdades e trabalha pelo povo todos os dias”, declarou.

Cadu também fez críticas indiretas aos adversários, afirmando que há candidatos que evitam assumir posicionamentos políticos por conveniência. Para ele, o eleitor tende a reconhecer, no momento certo, quem realmente integra o campo alinhado ao presidente. “É uma questão de identidade e verdade. Sempre estivemos ao lado de Lula e defendemos suas pautas”, disse.

O pré-candidato destacou ainda que a estratégia de sua pré-campanha é baseada no diálogo direto com a população, reforçando ações e programas do governo federal. Entre os exemplos citados, ele mencionou a retomada do programa Minha Casa Minha Vida e investimentos em habitação no estado.

Cadu Xavier afirmou que pretende intensificar esse contato com os eleitores, apresentando resultados concretos e defendendo políticas públicas voltadas às camadas mais vulneráveis. Segundo ele, esse será o caminho para consolidar sua imagem como o candidato apoiado pelo presidente Lula no Rio Grande do Norte.

As imagens da cápsula Orion no retorno à terra


Momento histórico: a cápsula Orion retorna à Terra e realiza o pouso no oceano com total segurança.

Após dias em missão, os astronautas completam mais uma etapa crucial da exploração espacial, marcando um avanço significativo rumo ao futuro das viagens à Lua.

A amerissagem perfeita reforça a precisão da missão e a confiança na tecnologia que levará a humanidade ainda mais longe.

Capacita Artesão promove qualificação e valorização dos profissionais em Parnamirim

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e da Coordenadoria do Trabalho, realiza na próxima quarta-feira (15) o Capacita Artesão, evento voltado ao fortalecimento, valorização e profissionalização dos artesãos do município. 

O evento acontece das 9h às 12h, no Auditório da Prefeitura, e contará com as seguintes palestras: “Base Conceitual do Artesanato”, que será ministrada por Ivo Bezerra, técnico administrativo do Setor da Proarte/Sethas Natal, e a palestra “O valor da arte”, realizada por Ricardo Costa, educador social da Semas.

As palestras vão trazer reflexões importantes sobre a identidade e o papel do artesanato, além de auxiliar os participantes a enxergar o artesanato também como uma oportunidade de negócio.

Os participantes terão, também, acesso a uma oficina para a confecção da Carteira Nacional do Artesão, que para participar do cadastro, é necessário apresentar cópia de documento com foto, comprovante de residência, uma foto 3×4 e demonstrar a produção artesanal, seja ao vivo ou por meio de vídeo.

A participação no evento é gratuita e aberta ao público, reforçando o compromisso da gestão municipal com a geração de renda, o empreendedorismo e a valorização da cultura local.

Vereador propõe R$ 500 para quem eliminar cães que atacam rebanho de bovinos em São Vicente


Um forte embate marcou a Câmara Municipal de São Vicente (RN) após declarações do vereador Chico, que afirmou que pagaria R$ 500 por cada cachorro morto no município.

A fala gerou imediata reação da vereadora Geni Holanda, que classificou a postura como “vergonhosa” e cobrou soluções por meio de políticas públicas.

Chico justificou sua declaração alegando prejuízos causados por ataques de cães a rebanhos, citando casos de bezerros mortos e prejuízos a agricultores.

Já Geni rebateu com veemência, destacando que a situação exige ação do poder público, como o acionamento da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e até do Ministério Público, e não o incentivo à violência contra animais.

A vereadora afirmou ainda que já busca providências para o problema e criticou o incentivo financeiro para o extermínio dos cães, classificando a atitude como irresponsável e preocupante.

Prefeitura de São Gonçalo realiza entrega 6,7 toneladas de sementes para fortalecer agricultura familiar


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura (SEMADA), em parceria com a EMATER-RN, realizou nesta sexta-feira (10) a entrega de sementes de milho, feijão e sorgo para agricultores do município.

A solenidade ocorreu na Associação Comunitária de Poço de Pedra, na zona rural, contemplando produtores das comunidades de Bela Vista, Jenipapo, Poço de Pedra e Barra de Camaragibe.

Neste ano de 2026, o município foi contemplado com 6,7 toneladas de sementes, distribuídas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE) e da EMATER. A ação beneficia 557 agricultores de 18 comunidades, dentro do Programa Banco de Sementes, com investimento total de R$ 152.405,50. De acordo com a SEMADA, as demais localidades que possuem banco de sementes receberão os insumos a partir da próxima semana.

Representando o prefeito Jaime Calado, a secretária municipal de Assuntos Extraordinários, Mada Calado, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar.
“Esse é um momento muito importante, pois a gestão está apoiando diretamente o pequeno agricultor, garantindo condições para o plantio e contribuindo para a produção de alimentos que chegam a mesa da população”, afirmou.

A secretária também ressaltou os avanços da gestão na área rural, com a ampliação de programas e implantação de novos projetos, como a mecanização da agricultura familiar, com uso de microtratores, iniciativas em aquicultura e o fortalecimento da feira agropecuária do município.

Para a agricultora Castorina Bueno, de 62 anos, a entrega das sementes representa um incentivo essencial para a produção. “É muito importante para nós. Ajuda bastante, porque plantar faz parte da nossa vida. Sem essa ajuda, teríamos que comprar as sementes, o que encarece muito. Assim, ficamos muito agradecidos”, destacou.

O diretor regional da EMATER, Moacir Santos, reforçou o papel do Programa Banco de Sementes na promoção da segurança alimentar e geração de renda. “O programa é uma ação estratégica que garante sementes no período adequado de plantio. Isso possibilita que as famílias produzam, colham e tenham mais segurança alimentar, além de renda para permanecer no campo”, explicou.

Ele também destacou a parceria entre Estado e municípios na execução da iniciativa, incluindo ações complementares como o preparo do solo, que contribuem para o desenvolvimento rural sustentável.

Participaram da solenidade o secretário municipal Jarbas Cavalcanti (Agropecuária), os vereadores Nino Arcanjo, Sargento Jerson, e Rayure Protásio; além de lideranças comunitárias e agricultores da região.

11º BPM detalhe prisão de quadrilha que tentou roubar placas solares de parque fotovoltaico na zona rural de Macaiba


Por volta das 21h desta quinta-feira (09/04), equipes do 11º Batalhão de Polícia Militar foram acionadas para averiguar uma ocorrência inicialmente tratada como disparos de arma de fogo no distrito de Lagoa dos Cavalos, em Macaíba, sendo posteriormente constatado tratar-se de um roubo em andamento em um parque fotovoltaico da região.

Durante o deslocamento, as equipes do 11° BPM receberam informações que possibilitaram a abordagem a dois veículos nas proximidades do acesso ao distrito. Com os ocupantes, foram encontrados indícios de participação no crime, incluindo rádio comunicador utilizado para manter contato com outros envolvidos na ação criminosa, balaclava e simulacro, além de indícios de adulteração veicular.

De posse das informações, as equipes do 11° BPM seguiram até o local indicado, onde, ao se aproximarem, foram recebidas com disparos de arma de fogo, sendo a injusta agressão prontamente repelida. Diante da intervenção policial, os suspeitos empreenderam fuga em direção à área de mata.

Durante as buscas no interior do parque, os policiais localizaram um contêiner onde estavam três pessoas rendidas, com as mãos amarradas, sendo prontamente libertadas pelas equipes.

A ação criminosa foi frustrada, resultando na recuperação de 166 placas fotovoltaicas, que ja haviam sido removidas do local. Também foram apreendidos diversos materiais, entre eles aparelhos celulares, documentos, rádio comunicador, balaclava, simulacro de arma de fogo e uma espingarda de pressão.

Inicialmente, 02 indivíduos foram detidos por envolvimento direto com o crime, sendo encaminhados, juntamente com o material apreendido, à Delegacia de Plantão de Parnamirim para a adoção das providências legais cabíveis.

Poucas horas depois, na manhã da sexta-feira, o 11° BPM recebeu novas informações pelo COPOM da localização dos demais integrantes que fugiram, encontrando-se nas imediações do posto Laís.

Equipes fizeram diligência até o local, onde outros 5 indivíduos que estavam envolvidos no roubo foram presos e conduzidos a Delegacia de Plantão em Parnamirim.

Lula irritou o Supremo: “Salário de deputado, governador e Presidente não permite que ninguém seja rico”


A fala de Lula (PT), na última quarta feira, 08, sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Banco Master ganhou enorme repercussão nacional e doeu no ego de ministros, que não gostaram nadinha.

Segundo o petista, magistrados da Corte não podem ficar milionários. Para o presidente, a atuação da esposa de Viviane Barci, esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes, na defesa do Banco Master prejudica a imagem do Supremo.

“O companheiro Alexandre de Moraes sabe que prejudica a imagem. Você pode ter uma coisa que é legal, mas, nas circunstâncias que acontecem, o povo trata como uma coisa imoral. E num ano politico, em que as pessoas vão dar muito destaque para isso. Vou dizer a vocês o que eu disse para ele: você construiu uma biografia histórica com o julgamento do 8 de janeiro; não permita que esse caso do Vorcaro jogue fora sua biografia”, disse.

E continuou: “Quando se vai para a Suprema Corte, tem que fazer um compromisso quase religioso. Ele não está lá para ganhar dinheiro. Se o cara quer ficar milionário, não pode ser ministro do Supremo. Se tem algum membro da Suprema Corte que cometeu um desvio, esse cidadão que pague o preço do desvio. Mas a Suprema Corte não pode pagar o preço”, comentou o petista.

Segundo interlocutores, a fala de Lula irritou ministros do STF que viram a fala do presidente como de abandono, desprezo e hipocresia.

“Eu estava debaixo de um travesseiro sendo sufocada” revela senadora ao relatar violência doméstica


A senadora Daniella Ribeiro (PP) fez um relato emocionado e contundente sobre violência doméstica na manhã desta sexta-feira (10), durante um seminário realizado no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) que debateu o enfrentamento à violência contra a mulher.

Diante de desembargadores, juízes e ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a parlamentar — que também é coordenadora nacional do programa “Antes que Aconteça” – revelou episódios de abuso vividos durante o período em que foi casada com um juiz paraibano. Sem citar o nome do ex-companheiro, Daniella descreveu momentos de sofrimento, controle psicológico e agressões.

Em um dos trechos mais marcantes do depoimento, a senadora afirmou ter sido vítima de violência física dentro de casa.

Preso na CPMI do INSS, Abraão Lincoln é um dos principais articuladores de Alisson Bezerra


O ex-pré candidato a deputado federal, Abraão Lincoln, preso na CPMI do INSS é um dos principais articuladores da candidatura de Alisson. Foi ele que desencaminhou o partido Republicanos e convenceu Dão, prefeito de São Bento, a apoiar Alisson Bezerra, pré-candidato ao governo do Estado.

Outros apoios estão ainda sendo articulados por Abraão para a candidatura de Alisson, que também é investigado pela Polícia Federal por denúncias gravíssimas, de atos ilícitos que teriam sido cometidos durante sua gestão na Prefeitura de Mossoró.

As investigações contra os dois indivíduos continuam em andamento, inclusive Alisson Bezerra foi visitado pela Polícia Federal recentemente, que cumpriu um mandato judicial de busca e apreensão na sua residência.

Missa marca preparativos para a Festa da Padroeira em Parnamirim

Missa marca preparativos para a Festa da Padroeira em Parnamirim

Dentro das preparações para a Festa da Padroeira de Parnamirim, a Câmara Municipal recebeu, na manhã desta sexta-feira (10), a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima com a realização de uma missa. A ação integra a programação religiosa que antecede a tradicional celebração e faz parte de uma preparação para a festa municipal. 

“É um momento muito importante. Estamos muito felizes em receber a nossa padroeira nesta Casa para abençoar este ambiente de decisões tão importantes, onde se discute o futuro de Parnamirim”, destacou o presidente da Casa Legislativa, vereador Dr. César Maia.

A Festa de Nossa Senhora de Fátima é celebrada no dia 13 de maio e mobiliza fiéis de todo o município. Durante a recepção da imagem, foi realizada uma missa, reunindo servidores, autoridades e visitantes em um momento de oração e reflexão. 

Nem A, nem B: População de Ouro Branco se une contra fogos com estampido na eleição suplementar


Em meio ao clima da eleição suplementar, a população de Ouro Branco tem se unido em uma campanha de conscientização dirigida às duas candidaturas à prefeitura, pedindo o fim do uso de fogos de artifício com estampido; impulsionado por vídeos e relatos emocionantes de mães, idosos e famílias, o movimento reforça os impactos negativos do barulho intenso sobre crianças autistas, bebês, idosos e animais, e faz um apelo por empatia e responsabilidade, destacando que é possível realizar atos políticos e celebrações sem causar sofrimento, defendendo alternativas silenciosas e promovendo uma convivência mais respeitosa, inclusiva e humana durante o período eleitoral.

De comandante do 6º BPM a possível deputado: Coronel Walmary Costa entra no jogo político e deve assumir o Mdb de Caicó


A movimentação política em Caicó ganhou novos contornos nesta semana com a projeção do Coronel Walmary Costa, conhecido como Coronel Costa, como futuro presidente municipal do MDB. O nome do militar ganhou destaque após ele aparecer em registros ao lado do presidente estadual da sigla, Walter Alves, o que reforça os bastidores de que ele deve assumir o comando do partido no município, consolidando sua entrada de vez no cenário político.

O MDB é uma legenda de peso na história de Caicó, tendo sido protagonista em diversas gestões e responsável por projetar importantes lideranças. Entre os nomes marcantes está o ex-prefeito Manoel Torres (in memoriam), reconhecido por sua trajetória, legado administrativo e forte ligação com a população, além de conduta ilibada, considerado um dos gestores mais prestigiados da história do município. A (possível) chegada do Coronel Walmary Costa ao comando da sigla reabilita a força do partido na política local e aponta para um novo ciclo de articulação.

Além de assumir protagonismo partidário, o nome do Coronel Walmary Costa também já é citado nos bastidores como forte pré-candidato a deputado estadual. Ele carrega como trunfo a passagem pelo comando do 6º BPM em Caicó, de onde saiu com alta aprovação popular, estimada em cerca de 80%, reflexo dos serviços prestados na área de segurança pública. Com esse histórico e o respaldo político que começa a se desenhar, o coronel surge como um nome competitivo e com potencial de impacto nas próximas eleições.

Ouro Branco-RN: Vídeo expõe excesso de fogos e mobiliza população contra barulho extremo


Um vídeo que circula nas redes sociais vem gerando grande repercussão na cidade de Ouro Branco ao mostrar a queima de fogos de artifício com estampidos de grande proporção durante o evento de lançamento da campanha de Amariudo, realizado no último domingo (5); nas imagens, é possível perceber que não se tratou de poucos artefatos, mas de uma quantidade elevada de fogos, com barulho intenso e contínuo, o que provocou forte reação de moradores e desencadeou uma mobilização na cidade contra o uso de fogos de alto impacto sonoro, considerados ensurdecedores por parte da população, especialmente por afetarem diretamente crianças autistas, idosos e pessoas que buscam tranquilidade, ampliando o debate sobre limites e regulamentação desse tipo de prática em eventos públicos.

Rádio Rural de Caicó é reconhecida como patrimônio histórico e cultural

Entre as iniciativas aprovadas no dia 9 de abril de 2026, destaca-se a matéria que reconhece a Rádio Rural de Caicó como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Norte. A proposta é de autoria do deputado estadual Adjuto Dias (PL).

O reconhecimento valoriza a importância da emissora na história da comunicação do Seridó, destacando seu papel na difusão de informação, cultura e prestação de serviços à população ao longo de décadas. A Rádio Rural de Caicó é considerada uma referência regional, com forte atuação comunitária e contribuição significativa para o desenvolvimento social.

Para Adjuto Dias, a medida reforça o compromisso com a preservação da memória e da identidade cultural do povo potiguar. A iniciativa também reconhece o legado da emissora, que continua exercendo papel relevante na integração e informação da sociedade.

Projeto PETECA, do deputado Adjuto Dias, leva ação social com serviços gratuitos

O deputado estadual Adjuto Dias destacou a importância do Projeto PETECA, uma iniciativa social voltada ao cuidado com a população e ao fortalecimento da comunidade. Segundo ele, a ação foi pensada para oferecer serviços essenciais de saúde e cidadania, além de proporcionar momentos de lazer para as crianças, promovendo bem-estar e inclusão social.

A realização do projeto conta com a parceria do vereador Daniell Rendall e da Clínica Professor Heitor Carrilho, unindo esforços para atender principalmente quem mais precisa. A proposta é aproximar serviços básicos da população, facilitando o acesso e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

O evento acontece neste sábado, dia 11 de abril, a partir das 8h, na Escola João Paulo II. A participação é gratuita e aberta ao público

Golpe do Falso Advogado: OAB/RN lança cartilha e orienta população contra ação de criminosos



Em mais uma ação contra o Golpe do Falso Advogado, a OAB/RN lança uma cartilha digital com informações sobre como identificar a fraude, se proteger e denunciar o crime, com dicas para a advocacia e para a sociedade. No golpe, criminosos usam os nomes de advogados e dados de processos para exigir pagamentos indevidos com a falsa promessa de liberação de valores judiciais.

A Ouvidoria da OAB/RN já recebeu centenas de denúncias do Golpe do Falso Advogado e reforça a importância de que os advogados e vítimas do golpe também registrem Boletins de Ocorrência para fortalecer as apurações e possibilitar a responsabilização dos autores.

“Nosso trabalho contra o Golpe do Falso Advogado segue em muitas frentes: contato e encaminhamento de denúncias para a Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil, que é a responsável por investigar os casos; articulação junto aos tribunais para criar mecanismos de coibir o acesso dos criminosos aos dados do processo; e de orientação para os profissionais e clientes”, explica Carlos Kelsen, presidente da Seccional Potiguar.

Mais >