Em nova entrevista, Lula bota pé no freio e diz que não sabe se será mais candidato a presidente


O presidente Lula (PT) não garantiu que será candidato à reeleição nas eleições de outubro. Em entrevista ao ICL Notícias, nesta quarta-feira (8), mandatário disse que a definição deve ocorrer na convenção de junho e se decidir disputar, pretende apresentar um novo programa de governo.

Questionado sobre uma eventual pré-candidatura, afirmou ter vontade de concorrer, mas ressaltou que o Partido dos Trabalhadores (PT) precisa construir uma aliança política capaz de vencer a oposição.

Três suspeitos do CV são alvejados após troca de tiros em Assú com o GTO e há mortos; fuzil, pistola e carro são apreendidos


Uma intensa troca de tiros registrada por volta do meio-dia desta quarta-feira (08) terminou com três suspeitos baleados e uma série de apreensões no município de Assú, no interior do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações preliminares, os indivíduos — apontados como integrantes da facção criminosa Comando Vermelho — teriam reagido a uma abordagem realizada por equipes do GTO do 1º BPM. Durante o confronto, os suspeitos foram atingidos e socorridos, dando entrada na UPA de Assú sob custódia policial.

Na ação, os policiais apreenderam um fuzil, uma pistola e um carro com registro de roubo, que estaria sendo utilizado pelo grupo. A suspeita é de que os elementos tenham vindo do estado do Ceará e estariam atuando na região do Vale do Açu.

A ocorrência mobilizou diversas equipes policiais e reforça o alerta das forças de segurança quanto à circulação de criminosos fortemente armados no interior do estado.

O estado de saúde dos suspeitos não foi oficialmente divulgado até o momento. A Polícia Civil deverá investigar o caso para identificar a origem do armamento e a possível ligação dos envolvidos com outras ações criminosas na região.

RN amplia arrecadação, supera mínimos constitucionais e reforça investimentos em áreas essenciais


Relatório Anual de Contas de 2025 aponta crescimento de 10,3% na receita

A governadora Fátima Bezerra apresentou, nesta terça-feira (7), o Relatório Anual de Contas do Governo do Rio Grande do Norte referente a 2025. O documento aponta um crescimento de 10,32% na arrecadação estadual, com reflexo direto na ampliação dos investimentos em educação, saúde e segurança, que superaram os mínimos constitucionais, alcançando, respectivamente, 27,46%, 12,80% e 12,80% da receita. O relatório será encaminhado para análise da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado.

Segundo o estudo, a receita total atingiu R$ 23,648 bilhões, superando em R$ 2,2 bilhões do ano anterior. Entre as principais fontes de recursos, o ICMS liderou com R$ 9,384 bilhões brutos, alta de 11,52%. A apresentação dos dados foi feita pela equipe econômica e de controle interno do Estado, representada pela controladora-geral do Estado, Luciana Daltro, e pelo secretário de Estado da Fazenda, Álvaro Luiz Bezerra.

Ainda de acordo com o relatório, o Governo superou os limites constitucionais mínimos de investimento em áreas estratégicas. Na Educação, o Estado aplicou 27,46% da Receita Líquida de Impostos e Transferências (RLIT).

Mais >

Pesquisa Veritá mostra Allyson Bezerra na frente quando nomes são apresentados ao eleitor

Screenshot

Pesquisa do instituto Verita Eleições aponta um cenário competitivo na disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte. De acordo com os dados de intenção de voto, Allyson Bezerra (União Brasil) com 29,6% dos votos válidos, em seguida, Álvaro Dias (Republicanos) registra 27,5%, enquanto Cadu Xavier (PT) soma 26,6%, configurando um empate técnico entre os três primeiros colocados.

Rogério Marinho (PL) aparece com 15,4%, enquanto Robério Paulino (PSOL) tem 0,9%. A pesquisa também indica que 17,0% dos entrevistados não souberam ou não responderam, além de 4,8% de votos brancos ou nulos.

DADOS DA PESQUISA

Registro: TRE: RN-02256/2026 / TSE:

BR-00362/2026

Período: 29/03 a 04/04/2026

Margem de erro: 3,0 pontos percentuais

Abrangência: Rio Grande do Norte

Amostra: 1220 eleitores

Realização: INSTITUTO VERITA LTD

Cadu Xavier encosta em Allyson Bezerra e acirra disputa pelo segundo lugar, aponta Veritá


Uma nova pesquisa do Instituto Veritá, de Minas Gerais, revela um cenário de disputa cada vez mais apertado entre Cadu Xavier e Allyson Bezerra na corrida eleitoral pelo Governo do Rio Grande do Norte.

De acordo com o levantamento, Allyson aparece com 27,9% dos votos válidos, enquanto Cadu já soma 24,5%. A diferença entre os dois é de apenas 3,4 pontos percentuais — dentro da margem de erro da pesquisa — o que indica um cenário de empate técnico e crescimento consistente do candidato petista.

Enquanto isso, Álvaro Dias lidera com folga. No cenário espontâneo, quando o eleitor não recebe lista de candidatos, Álvaro aparece com 40,9% das citações válidas, abrindo mais de 10 pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

Esse tipo de cenário é considerado estratégico pelas campanhas, pois mede a lembrança natural do eleitor. Nesse quesito, Álvaro consolida sua posição como nome mais lembrado, à frente de Allyson e Cadu.

Já no cenário estimulado, quando os nomes são apresentados, Álvaro mantém desempenho competitivo e aparece tecnicamente empatado na liderança, com 27,5% das intenções de voto, dentro da margem em relação aos demais concorrentes.

O levantamento ouviu 1.220 eleitores em todas as regiões do estado entre os dias 29 de março e 4 de abril de 2026. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais e está registrada sob os números TRE-RN 02256/2026 e TSE BR-00362/2026.

O dado mais relevante do novo cenário é a aproximação de Cadu Xavier, que reduz a distância e entra de vez na briga direta com Allyson Bezerra pelo segundo lugar, enquanto Álvaro Dias segue isolado na liderança.

PESQUISA VERITÁ: Um dos mais respeitados institutos de pesquisas do país aponta liderança de Álvaro Dias no RN

A nova pesquisa do instituto Veritá reforça o nome do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, como um dos principais protagonistas na corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte. No cenário espontâneo – quando o eleitor nao recebe lista de candidatos – Alvaro aparece na liderança com 40,9% das citações válidas, abrindo mais de 10% de vantagem para o segundo colocado.

O dado é considerado estratégico em campanhas, pois mede a lembrança natural do eleitor, sem indução. Nesse quesito, Álvaro supera adversários diretos como Alysson Bezerra (27,9%) e Cadu Xavier (24,5%), consolidando-se como referência consolidada no debate eleitoral.

No cenário estimulado, quando os nomes são apresentados ao eleitor, Álvaro mantém desempenho competitivo e aparece tecnicamente empatado na liderança, com 27,5% das intenções de voto, dentro da margem em relação aos primeiros colocados.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Veritá, com 1.220 eleitores entrevistados em todo o Rio Grande do Norte, entre os dias 29 de março e 4 de abril de 2026. A pesquisa está registrada sob os números TRE-RN 02256/2026 e TSE BR-00362/2026, possui margem de erro de 3 pontos percentuais e foi realizada por iniciativa própria do instituto.

27 anos, consciente e sem socorro: tragédia revolta familiares de jovem em Natal


A morte de um motociclista de 27 anos, após um acidente na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Natal, na noite desta terça-feira (7), foi marcada por forte revolta de familiares e amigos da vítima. O sentimento predominante no local era de indignação diante da demora no atendimento de emergência.

Segundo relatos, o jovem permaneceu consciente por um longo período após a colisão e chegou a conversar com pessoas que tentavam ajudá-lo. Ele pediu que o padrasto fosse chamado e, enquanto aguardava socorro, reclamava de dores intensas, em uma cena que comoveu quem estava presente.

A principal crítica dos familiares foi direcionada à demora na chegada das ambulâncias. De acordo com testemunhas, diversas ligações foram feitas para o Samu, mas a resposta recebida era de que não havia macas disponíveis, pois estariam retidas em hospitais da rede pública, o que teria impedido o envio imediato de equipes.

A revolta também se estendeu à conduta do motorista envolvido no acidente, que, conforme relatos, teria deixado o local após a colisão. Para parentes da vítima, a sensação é de abandono duplo: tanto pela ausência de socorro rápido quanto pela falta de responsabilidade de quem teria causado o acidente.

Diante do ocorrido, familiares afirmam que pretendem buscar justiça. O caso deve ser investigado pelas autoridades, enquanto a morte do jovem reacende críticas sobre a estrutura do sistema de saúde e a capacidade de resposta em situações de urgência na capital potiguar.

Confusão com Romário: senador se envolve com duas universitárias ao mesmo tempo e acaba escolhendo uma delas


Romário, de 60 anos, se meteu num triângulo amoroso típico de séries adolescentes. O senador e ex-jogador de futebol se envolveu com duas mulheres ao mesmo tempo. Pior, elas se tornaram amigas e rivais. Mas, como todo fim de temporada, o protagonista precisou decidir entre uma e outra.

De um lado, Tiffany Barcelos, estudante de Odontologia, de 25 anos. Do outro, Bárbara Cavalcanti, estudante de Nutrição, de 26 anos. As duas se tornaram companhia constante de Romário, até viajaram juntas com ele. Até que o Baixinho passasse a dar mais atenção a uma delas.

O clima pesou.

Com a futura dentista, Romário passou a circular em janeiro. No último dia de desfiles na Sapucaí, eles foram filmados de mãos dadas enquanto deixavam um camarote, já de manhã. Já com a futura nutricionista, o affair começou antes, em novembro, enquanto ainda se encontrava num vai e volta com Alícya Gomes, de 22 anos, sua última namorada “oficial”.

Babi, que é empresária além de estudante, teve ajuda de Romário para engajar sua loja de capinhas e películas para celular nas redes sociais (ela também tem um sex shop). O craque surgiu em duas fotos na frente do estabelecimento, no dia da inauguração, há cerca de cinco meses, quando começaram a sair.

Romário empreendeu alguma logística para dar conta das duas, que acabaram se aproximando, apesar da rivalidade. Tanto que conseguiu curtir o carnaval tanto com Babi quanto com Tiffany e suas respectivas famílias, no mesmo espaço vip da Sapucaí, em dias alternados.

Prefeitura de São Fernando lamenta morte de Reginaldo Araújo

Screenshot

A Prefeitura Municipal de São Fernando manifestou profundo pesar pelo falecimento de Reginaldo Araújo, aos 68 anos.

Homem público de trajetória respeitada, Reginaldo dedicou grande parte de sua vida ao serviço da população são-fernandense. Exerceu os cargos de vice-prefeito e vereador com compromisso, sempre guiado pela integridade, pelo diálogo e pela defesa do bem comum.

Sua atuação firme em favor da saúde pública deixa um legado de responsabilidade e dedicação ao povo de São Fernando.

Neste momento de dor, a gestão municipal se solidariza com familiares, amigos e toda a população que hoje se despede de um cidadão que marcou a história do município.

Em reconhecimento à sua contribuição, o prefeito decretou luto oficial de três dias em todo o território municipal.

Que Deus conforte o coração de todos.

Genilson Maia

Prefeito Municipal de São Fernando

Operação Calçada Viva: PM quer trazer de volta a “vida nas calçadas” na cidade de Macaíba-RN


Em tempos em que o medo e a insegurança afastaram famílias das calçadas e praças, uma iniciativa do 11º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte surge como uma proposta inovadora para resgatar a convivência social nos bairros de Macaíba.

Batizada de Operação Calçada Viva, a ação vai além do policiamento tradicional. A ideia é simples, mas poderosa: devolver ao cidadão o direito de ocupar os espaços públicos com tranquilidade — algo cada vez mais raro nos dias atuais.

Nesta terça-feira, o projeto teve início com patrulhamento a pé em pontos estratégicos da cidade, incluindo a avenida Centenário, além do cruzamento com as ruas Potengi e Abel Coelho. Praças, áreas recreativas e locais de grande circulação também receberam reforço policial.

A presença dos policiais caminhando pelas ruas chama atenção justamente por quebrar um padrão comum: o distanciamento entre polícia e comunidade. Ao optar pelo contato direto, o comando do batalhão aposta na aproximação com os moradores, fortalecendo a confiança e criando um ambiente mais seguro.

A proposta resgata uma cena que muitos consideram nostálgica — famílias sentadas nas calçadas, crianças brincando nas ruas e vizinhos conversando no fim da tarde. Hoje, esse cenário é cada vez mais incomum, substituído pelo isolamento dentro de casa.

Com a Operação Calçada Viva, a Polícia Militar tenta inverter essa lógica. A presença constante e visível nas ruas busca inibir a criminalidade e, ao mesmo tempo, encorajar a população a retomar hábitos simples que fortalecem o convívio social.

Mais do que uma ação de segurança, o projeto carrega um simbolismo importante: ocupar a cidade com cidadania. Se depender da iniciativa do 11º BPM, as calçadas de Macaíba podem voltar a ser espaços de encontro, diálogo e vida.

Meio/Ideia: Flávio tem 45,8%, e Lula, 45,5% no 2º turno; diz pesquisa


A Pesquisa Meio/Ideia divulgada nesta quarta-feira (8) indica um empate técnico entre o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em um eventual cenário de primeiro turno na disputa pelo Planalto.

No quadro analisado pelo levantamento, Lula tem 40,4% das intenções de voto, contra 37,0% de Flávio. Na sequência, aparece o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD), com 6,5%. O empresário Renan Santos (Missão) e o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) assinalam 3,0% cada.

No cenário de um eventual segundo turno, ainda segundo a pesquisa, Flávio Bolsonaro aparece com 45,8% das intenções de voto, contra 45,5% de Lula.

Foram ouvidas 1.500 pesoas em todo o país entre os dias 3 e 7 de abril. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-00605/2026.

Ex prefeito Samuel de Souto foi contrário à lei que proibia fogos com estampido aprovada em 2025


Em 2025, um projeto de lei que previa a proibição de fogos de artifício com estampido gerou debate no município. A proposta foi apresentada pelos vereadores Marcos Costa e Júnior Nogueira, com o objetivo de reduzir impactos negativos à população, especialmente crianças, idosos, pessoas com autismo e animais.

O projeto chegou a ser aprovado pela Câmara Municipal, mas acabou sendo vetado pelo então prefeito Samuel Oliveira de Souto. Na justificativa do veto, o chefe do Poder Executivo alegou que a matéria era inconstitucional, argumentando que a iniciativa para esse tipo de legislação deveria partir exclusivamente do Executivo, e não do Legislativo.

Após o veto, o texto retornou à Câmara para apreciação dos vereadores. No entanto, a maioria decidiu manter o veto do prefeito, impedindo que a lei entrasse em vigor.

A discussão evidenciou o embate entre Legislativo e Executivo sobre a competência para propor determinadas matérias, além de levantar o debate sobre a proteção do bem-estar social diante do uso de fogos com estampido.

Ministro do STJ que foi a evento pago pelo Master em Londres se declara impedido em casos que envolvam o banco


CASO MASTER | O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves apresentou à Corte uma declaração de impedimento para julgar qualquer processo relacionado ao Banco Master. Procurado, o ministro não retornou aos contatos do Estadão.

Desde o início das investigações sobre o banqueiro Daniel Vorcaro, é a primeira vez que surge um vínculo do banco com um ministro do STJ — até agora, as apurações já tinham indicado a existência de relações de Vorcaro com três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Luto em São Fernando: cidade lamenta a morte do ex-vice-prefeito Reginaldo Araújo

Screenshot

A cidade de São Fernando recebeu com pesar, na noite desta terça-feira (07), a notícia da morte do ex-vereador e ex-vice-prefeito Reginaldo Araújo. Ele estava internado na UTI do Hospital Telecila Freitas, em Caicó, após enfrentar, nos últimos anos, um tratamento contra o câncer.

Reginaldo teve atuação marcante na política local, com passagem pela Câmara Municipal e pela Vice-Prefeitura, além de ter disputado a Prefeitura em 2020.

Figura bastante querida no município, ele mantinha forte amizade com o deputado Vivaldo Costa e era reconhecido pelo seu compromisso com a vida pública.

A morte gerou grande comoção entre familiares, amigos e moradores, que prestam homenagens e destacam sua contribuição para a história política de São Fernando.

Prefeito de Equador agradece a Robinson Faria por destinação de recursos ao município


O prefeito de Equador, Cletson Rivaldo, utilizou as redes sociais para agradecer ao deputado federal Robinson Faria pela indicação de novos recursos destinados ao município.

De acordo com documento divulgado pelo gestor, os valores foram viabilizados por meio de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União 2026, contemplando ações na área da saúde. O montante total chega a R$ 621.200, sendo dividido entre emenda individual e de bancada.

Na publicação, o prefeito destacou a parceria com o parlamentar, classificando Robinson Faria como “um verdadeiro parceiro da gestão”, além de ressaltar a importância dos recursos para o fortalecimento dos serviços públicos locais.

Ainda segundo o ofício, os valores são destinados ao custeio de procedimentos de atenção primária, com previsão de liberação até o fim do ano pelo Governo Federal.

A iniciativa reforça a atuação conjunta entre o município e a bancada federal na busca por investimentos e melhorias para a população de Equador.

Irã cedeu: país confirma acordo com os Estados Unidos para reabertura do Estreito de Ormuz


O Irá confirmou nesta terça-feira (7) um acordo com os Estados Unidos e indicou que permitirá a reabertura do Estreito de Ormuz por um período inicial de duas semanas.

O anúncio foi feito após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarar que adiou por duas semanas o ultimato contra o Irá desde que o país abrisse a rota marítima, por onde passa grande parte do petróleo mundial.

Segundo o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, um acordo foi alcançado com a mediação de autoridades do Paquistão.

Segundo ele, Teerã vai suspender ações defensiva desde que os ataques contra o país sejam interrompidos.

Araghchi afirmou que os Estados Unidos pediram negociações com base em uma proposta de 15 pontos e aceitaram o plano de 10 pontos do Irã como base para o diálogo.

Foto: Benoit Tessier/Reuters

Empresa do RN aposta em criatividade e “pega carona” na missão Artemis 2 em campanha nas redes

Screenshot

Uma empresa do Rio Grande do Norte chamou atenção nas redes sociais ao apostar em uma estratégia de marketing criativa, surfando na repercussão da missão Artemis 2, da NASA, que levará astronautas novamente à órbita da Lua.

A publicação, feita pelo grupo Duarte, mistura tecnologia espacial com o cotidiano da construção civil. Na imagem, máquinas pesadas da empresa aparecem “trabalhando” na superfície lunar, ao lado de astronautas, em uma montagem que simula uma operação de terraplanagem no satélite natural da Terra.

Com bom humor, a legenda reforça a ideia: “As verdinhas já chegaram na Lua… e a NASA só divulgou agora. Enquanto uns sonham em chegar lá, a Duarte já tá fazendo terraplanagem.”

A ação rapidamente chamou atenção pela criatividade e pelo timing, aproveitando o interesse global em torno da missão Artemis 2, que marca mais um passo importante na retomada das missões tripuladas à Lua.

Especialistas em marketing destacam que esse tipo de estratégia — conhecida como “marketing de oportunidade” — consiste em associar a marca a temas em alta, gerando engajamento e ampliando o alcance de forma orgânica.

Ao unir humor, atualidade e identidade visual forte, a empresa potiguar conseguiu transformar um tema científico global em uma peça publicitária leve e compartilhável, reforçando sua presença digital e aproximando a marca do público.

A campanha é mais um exemplo de como empresas regionais vêm investindo em criatividade para ganhar visibilidade em meio ao ambiente competitivo das redes sociais.

Homem com mandado de prisão é capturado pelo 11º BPM na Grande Natal


Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso na tarde desta terça-feira por policiais militares do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na Região Metropolitana de Natal.

De acordo com informações do próprio batalhão, a equipe de Rádio Patrulha realizava deslocamento para abastecimento da viatura, na área de São José de Mipibu, quando se deparou com um indivíduo em atitude suspeita.

Ao perceber a aproximação da viatura, o homem tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e contido pelos policiais. Durante a abordagem, foi constatado que havia contra ele um mandado de prisão em aberto pelo crime de descumprimento de medida protetiva.

Após a captura, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.

A ação reforça o trabalho ostensivo da Polícia Militar na Região Metropolitana, com foco no cumprimento de ordens judiciais e na garantia da segurança da população.

Polícia Militar do RN — Servir e Proteger

Ouro Branco debate proibição de fogos com estampido após população procurar comando da PM


O município de Ouro Branco, no Seridó potiguar, iniciou uma importante discussão sobre a proibição da queima de fogos de artifício com estampido após o comandante do destacamento local da Polícia Militar, subtenente M. Sousa, ser procurado por diversas mães de crianças autistas e por protetores de animais em busca de providências para a situação.

Segundo os relatos apresentados ao comandante, o barulho provocado pelos fogos tem causado sérios transtornos a esse segmento da população. Durante reunião realizada para tratar do tema, mães relataram episódios de sofrimento intenso vividos por seus filhos, incluindo crises sensoriais severas. Uma das participantes afirmou que chegou a se ausentar do município para preservar o bem-estar da criança diante das constantes explosões.

Os protetores de animais também destacaram os impactos negativos, como estresse extremo, fugas e até mortes de animais domésticos em decorrência dos estampidos.

O encontro foi marcado pelo diálogo aberto, garantindo espaço de fala a todos os presentes. A partir das discussões, foi consenso entre os participantes a necessidade de criação de um projeto de lei municipal que proíba a queima de fogos de artifício com estampido em Ouro Branco.

Também participou da reunião o presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Nogueira, que se comprometeu a encaminhar e colocar em votação, em regime de urgência, um projeto de lei com esse objetivo.

A iniciativa acompanha uma tendência crescente em diversas cidades brasileiras, que vêm adotando medidas semelhantes visando garantir mais inclusão, respeito e qualidade de vida para pessoas com transtorno do espectro autista, idosos, enfermos e animais.

O debate representa um passo importante na construção de políticas públicas mais humanizadas no município, atendendo a uma demanda legítima da população que buscou diretamente o comando do policiamento local em busca de solução.

Flávio Bolsonaro é denunciado por suposta propaganda eleitoral antecipada após culto em igreja


O senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), foi denunciado por suposta propaganda eleitoral antecipada após participação em um culto religioso em São Paulo, nesta segunda-feira (6). As informações foram divulgadas pelo site ICL Notícias.

Nas redes sociais, o parlamentar publicou um vídeo em que aparece ajoelhado em um templo da Assembleia de Deus, enquanto recebe uma oração do bispo José Wellington Bezerra da Costa.

Durante a oração, o religioso afirma: “Que o Senhor o leve para ser presidente da nossa nação. Que ele tenha graça e nasça do céu”.

Diante do episódio, o Movimento Brasil Laico apresentou denúncia à Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo, alegando que houve promoção eleitoral fora do período permitido.

Na representação, a entidade argumenta que “um palanque eleitoral não se converte em altar pela simples invocação do nome de Deus”.

Até o momento, não houve manifestação oficial do senador sobre a denúncia.