A Associação de Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó (APBMS) celebra uma importante conquista por meio da Justiça! Nesta data, a entidade foi contemplada com recursos oriundos de penas pecuniárias, destinados ao fortalecimento de suas ações e projetos sociais no município de Currais Novos.
A iniciativa, conduzida pela juíza Maria Nadja Bezerra Cavalcanti, reconhece o trabalho sério e comprometido que vem sendo desenvolvido pela associação em prol dos policiais, bombeiros militares e de toda a sociedade.
Estiveram presentes o presidente da APBMS, Sargento Alexandre Cazuza, o 2º secretário, Sargento Emanuel, além dos sócios e colaboradores Sargento Jerson e Oliveira.
Os recursos serão aplicados no projeto “Aquisição de Equipamentos para Salas de Projetos Sociais e Alojamento – APBMS”, fortalecendo ainda mais a estrutura e ampliando o alcance das ações da entidade.
Uma conquista que reforça o compromisso, a credibilidade e a responsabilidade social da APBMS!
Uma decisão liminar proferida pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte assegurou o direito de uma médica de realizar sua matrícula em programa de residência médica em Neonatologia, mesmo sem a apresentação imediata do certificado de conclusão da residência anterior em Pediatria.
A profissional havia sido regularmente aprovada no processo seletivo do Exame Nacional de Residência (ENARE), mas enfrentava entraves burocráticos para efetivar sua matrícula, em razão da exigência formal de apresentação do certificado de conclusão no ato da inscrição. Apesar disso, ficou comprovado nos autos que a médica já havia cumprido integralmente a carga horária e os requisitos da residência em Pediatria, restando apenas a emissão formal do documento.
Ao analisar o caso, o juízo da 4ª Vara Federal do RN entendeu que a exigência, naquele contexto, configurava excesso de formalismo, especialmente diante da iminente conclusão e da comprovação da qualificação técnica da candidata. A decisão destacou ainda que a negativa poderia causar prejuízo irreparável, como a perda da vaga conquistada de forma legítima
Com isso, foi deferida a liminar para determinar que a instituição responsável realize a matrícula da médica, permitindo a apresentação de declaração de conclusão ou documento equivalente neste momento. A decisão também estabelece que a manutenção da vaga ficará condicionada à apresentação do certificado definitivo até o início das atividades do programa.
A atuação do advogado Navde Rafael, responsável pela impetração do mandado de segurança, foi fundamental para o reconhecimento do direito da profissional. A medida garantiu a continuidade de sua formação especializada, evitando prejuízos à sua carreira e assegurando a observância dos princípios da razoabilidade e proporcionalidade na administração pública.
Primeira-dama de Pedro Velho tem trabalho social na região
Pedrovelhense, Daiana Valentim vem consolidando seu nome como uma das lideranças em ascensão no Agreste Potiguar. Mãe de cinco filhos e atual primeira-dama de Pedro Velho, ganhou destaque pela atuação à frente da Secretaria de Assistência Social, transformando a pasta em uma das mais bem avaliadas da gestão.
O município de Pedro Velho tem cerca de 11 mil eleitores e faz fronteira com Canguaretama que tem 25 mil votos e Montanhas que tem quase 10 mil votantes aptos este ano.
Daiana promoveu uma verdadeira reestruturação da assistência social, com a criação de programas como o Auxílio Cidadão, o Minha Casa, Meu Sonho, além do aprimoramento de todos os serviços ofertados à população. Também foi responsável pela construção do novo prédio da assistência e pela garantia de 45 unidades habitacionais, com outras 200 em andamento por meio do Minha Casa Minha Vida.
Com raízes em Monte Alegre e forte presença em cidades como Canguaretama, Montanhas e Goianinha, Daiana amplia sua atuação para além de Pedro Velho, consolidando vínculos em uma região que ultrapassa 80 mil eleitores.
Recentemente filiada ao PSDB, vive um novo momento em sua trajetória pública, fortalecendo sua presença no Agreste e ampliando o alcance de um trabalho marcado pelo compromisso social e pela transformação de vidas.
O deputado estadual Francisco do PT apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte solicitando a implantação de uma adutora interligando a Barragem de Carnaúba à cidade de São João do Sabugi. O pleito foi encaminhado à governadora Fátima Bezerra, ao secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Paulo Varela, e ao diretor-presidente da CAERN, Sérgio Eduardo Rodrigues da Silva.
A proposta tem como objetivo enfrentar a grave situação de abastecimento hídrico vivida por São João do Sabugi, município com cerca de 6 mil habitantes. Atualmente, a cidade depende exclusivamente do Açude Sabugi, que se encontra em colapso, operando com apenas 3,67% de sua capacidade, o que tem obrigado o uso de carros-pipa e poços tubulares.
De acordo com o parlamentar, a implantação da adutora surge como uma solução estruturante e viável. A Barragem de Carnaúba, localizada a aproximadamente 15 quilômetros da sede do município, possui capacidade superior a 25 milhões de metros cúbicos e atualmente conta com cerca de 38% de seu volume, com água de boa qualidade e baixa intensidade de uso.
Para Francisco, a adutora garantirá segurança hídrica à população, reduzirá a dependência de medidas emergenciais e assegurará regularidade no abastecimento. “Estamos falando de uma ação que promove qualidade de vida, fortalece a economia local e assegura dignidade ao povo de São João do Sabugi. Essa é uma demanda que recebemos do vereador Braz Brito, que conhece de perto a realidade da população e tem lutado por essa solução”, destacou.
O deputado também ressaltou que a iniciativa está alinhada às diretrizes de gestão integrada dos recursos hídricos e poderá, futuramente, se conectar a projetos maiores, como o Sistema Adutor do Seridó e o Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Um levantamento recente indica ampla vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o senador Flávio Bolsonaro em um cenário de disputa presidencial no Rio Grande do Norte.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Seta, em parceria com portais locais, Lula aparece à frente com uma diferença de 31 pontos percentuais entre os eleitores potiguares. O estudo foi realizado entre os dias 31 de março e 2 de abril, apontando liderança expressiva do atual presidente no estado, enquanto Flávio Bolsonaro ocupa a segunda posição.
Além das intenções de voto, o levantamento também avaliou os índices de rejeição dos nomes apresentados. Nesse recorte, Flávio Bolsonaro aparece como o mais rejeitado entre os entrevistados.
A pesquisa ouviu 1.500 eleitores em diversas regiões do Rio Grande do Norte, incluindo municípios da Região Metropolitana de Natal e do interior. Segundo os responsáveis, a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
O estudo está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e também no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme exigido pela legislação eleitoral.
A ação rápida da Polícia Militar resultou na prisão de um homem suspeito de cometer um homicídio na tarde desta terça-feira (07), no bairro Paulo VI, zona oeste de Caicó.
De acordo com as informações, uma equipe de Rádio Patrulha do 6º BPM localizou e prendeu em flagrante o suspeito conhecido como “Tuinho dos Pastéis”. Ele é apontado como o possível autor do crime ocorrido momentos antes na mesma região.
A vítima foi encontrada dentro de uma residência com sinais de espancamento. A Polícia Militar isolou o local e acionou o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e a Polícia Civil, que irão conduzir os trabalhos de investigação e perícia.
Outra guarnição da PM foi responsável pela captura do suspeito, que foi encaminhado à delegacia para os procedimentos cabíveis. O caso agora segue sob investigação da Polícia Civil, que deverá esclarecer as circunstâncias e motivação do crime.
A morte de um homem registrada no início da tarde desta terça-feira (07), no bairro Paulo VI, zona oeste de Caicó, foi confirmada como homicídio pelas autoridades.
A ocorrência foi registrada por volta das 13h, quando o homem foi encontrado sem vida dentro de sua residência. De acordo com as primeiras informações, havia sangue na sala do imóvel e o corpo apresentava hematomas na região da cabeça, indicando sinais claros de violência.
A Polícia Militar foi acionada, isolou a área e realizou os primeiros procedimentos até a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Polícia Civil, responsáveis pela perícia e investigação do crime.
A região onde o caso aconteceu é considerada de alta incidência de ocorrências policiais. Até o momento, a identidade da vítima não foi oficialmente divulgada, e a motivação do crime ainda é desconhecida.
Levantamento da Neoenergia Cosern detalha queda de 45,3 mil raios no primeiro trimestre deste ano contra 36,5 mil do mesmo período de 2025
Natal (RN), 7 de abril de 2026
A incidência de raios no Rio Grande do Norte aumentou no primeiro trimestre deste ano. De janeiro a março, conforme levantamento da Neoenergia Cosern junto à Plataforma Climatempo, 45.377 raios atingiram o solo potiguar. A maioria, concentrada nas regiões Oeste e Seridó. Esse número representa aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado e tem conexão direta como a maior frequência de chuvas nas duas regiões. Por causa das descargas atmosféricas, o volume de ocorrências vinculadas ao sistema elétrico subiu 9% no intervalo em destaque e causou interrupção pontual no fornecimento de energia para 373 mil pessoas em todo o estado.
“Estamos acompanhando de perto o aumento na incidência de raios no Rio Grande do Norte, fenômeno que naturalmente impacta o sistema elétrico. Nos últimos anos, ampliamos investimentos em todas as regiões com a instalação de para-raios e a modernização da rede com equipamentos telecomandados, aumentando nossa agilidade no atendimento às ocorrências. Além disso, reforçamos as ações de segurança com nossas equipes e a população. Seguimos preparados, atuando de forma preventiva, para garantir a confiabilidade do sistema e a segurança das pessoas”, destaca Antonio Carlos Queiroz, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern.
Conforme o levantamento da Neoenergia Cosern, as regiões com os maiores registros de quedas de raios são o Oeste e o Seridó. Apodi lidera o ranking com 2.633 raios; seguida de Caicó, com 2.300; e de Mossoró, com 2.170 raios.
Orientações de segurança em casos de chuvas com raios
Busque abrigo tão logo veja nuvens carregadas no céu ou escute um trovão;
Evite colher frutas, legumes ou verduras, abrigar-se ou caminhar perto de árvores;
Não fique próximo a animais e nem ande a cavalo;
Não fique próximo a cercas de arame;
Não fique próximo a objetos metálicos pontiagudos como enxadas, pás e facões;
Não se abrigue debaixo de varandas, barracos e celeiros;
Não caminhe em áreas descampadas;
Não fique parado em rodovias, ruas ou estradas;
Não suba em locais como telhados, terraços e montanhas;
Não tome banho em praia, rio, açude ou piscina durante uma
tempestade;
Não utilize equipamentos elétricos ligados à rede elétrica;
Não fale ao telefone com fio ou utilizar o celular conectado ao carregador;
Não tome banho utilizando o chuveiro elétrico.
Canais de atendimento Neoenergia Cosern
Teleatendimento: 116
Site: https://www.neoenergia.com/web/rn
WhatsApp: (84) 3215 6001
Aplicativo Neoenergia Cosern (disponível na App Store e Play Store)
Foto: Divulgação / Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
O Ministério Público recomendou a abertura de um processo administrativo contra o policial militar Pedro Inácio, condenado pelo homicídio qualificado da universitária Zaira Cruz, ocorrido em 2019. O objetivo é apurar prejuízos aos cofres públicos, já que o sargento teria recebido salários e possíveis vantagens de forma indevida após o crime. O órgão também pede que ele seja obrigado a ressarcir os valores recebidos, devidamente corrigidos.
Além disso, o Ministério Público considera branda a punição disciplinar aplicada anteriormente — apenas 30 dias de prisão administrativa — e defende medidas mais rigorosas. Entre os pedidos estão a exclusão definitiva de Pedro Inácio dos quadros da Polícia Militar e a perda de benefícios na carreira, como promoções. Para o MP, manter o policial na corporação é incompatível com a gravidade do crime, especialmente por envolver violência contra a mulher.
Com quase 700 mil seguidores nas redes sociais, o influenciador pernambucano Ronaldo Alencar publicou um vídeo afirmando ter feito uma denúncia ao Ibama contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Lula da Silva, alegando que o casal teria consumido carne de paca durante o período da Páscoa.
No conteúdo, em tom irônico e com críticas políticas, o influenciador questiona uma suposta diferença de tratamento em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, citando um episódio anterior envolvendo fiscalização ambiental. Ele também menciona a ativista Luisa Mell ao falar sobre defesa dos animais.
A publicação rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais, gerando debate entre apoiadores e críticos, especialmente sobre a legalidade do consumo do animal citado.
Relator dos inquéritos do caso Master e das fraudes do INSS no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro André Mendonça afirmou nesta segunda-feira (6/4) que busca imparcialidade e que não se deve “privilegiar amigos e perseguir inimigos”.
Sem mencionar diretamente os casos, Mendonça discursou em cerimônia em sua homenagem, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O evento contou com as presenças do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), e do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma vaga no STF.
Em um discurso de mais de 20 minutos, o ministro do STF ainda deu recados ao Poder Judiciário, que vive uma crise de credibilidade, ao afirmar que juízes precisam ter uma “prudência maior” em suas relações, na comparação com políticos, sob o risco de gerar “falta de compreensão sobre sua conduta”.
“Imparcialidade é você olhar para as pessoas de modo igualitário. É considerar os interesses envolvidos de torma equânime. E não privilegiar amigos, e não perseguir inimigos. Esse é um compromisso que eu faço. Eu vejo a imprensa falar:
‘porque ali tem uma proximidade religiosa, tem uma proximidade histórica, porque ali não agiu corretamente com ele em determinado momento, ele vai beneficiar A e vai prejudicar B. Eu não tenho esse direito. A missão que me foi investida não me dá esse direito”, afirmou Mendonça.
A declaração ocorre no momento em que os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, seus colegas de Corte, estão na berlinda por conta das relações com o banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou nesta segunda-feira (06) Os astronautas da missão Artemis Il após o sobrevoo da Lua. Durante uma ligação com a tripulação, o presidente afirmou que os integrantes fizeram “história” e os chamou de “pioneiros modernos”.
A missão, que reúne três astronautas americanos e um canadense, completou um sobrevoo de cerca de seis horas pelo lado oculto da Lua, marcando a primeira vez em mais de meio século que humanos observam a região a olho nu. Durante o trajeto, a equipe também enfrentou um período de cerca de 40 minutos sem comunicação com a NASA, operando de forma autônoma.
Durante a conversa, Trump destacou a coragem dos astronautas e afirmou que a missão abre caminho para futuras explorações espaciais, incluindo uma possível viagem a Marte. O presidente retorçou que os Estados Unidos pretendem ampliar sua presença no espaço, com planos de retorno à superfície lunar e avanço rumo ao planeta vermelho.
A noite desta segunda-feira foi de susto e curiosidade para moradores de São Vicente e também da zona rural do município. Um jacaré apareceu no Açude Torrão, considerado por muitos como o maior da cidade, e acabou mobilizando a população.
De acordo com informações, um policial que estava de folga conseguiu agir rapidamente, imobilizou e capturou o réptil, evitando riscos para moradores que estavam próximos ao local.
Após a ação inicial, o Pelotão de Policiamento Ambiental de Caicó foi acionado para realizar os procedimentos adequados e garantir a destinação segura do animal.
A Justiça Eleitoral cassou os diplomas do prefeito de Santa Maria (RN), Dr. Raniery (PT), e do vice-prefeito Arthur Cesar (MDB), eleitos nas eleições de 2024, após concluir que houve uso indevido da máquina pública e concessão de vantagens materiais a eleitores.
A decisão é da 8ª Zona Eleitoral e também declarou os dois investigados inelegíveis por oito anos.
Uso da máquina pública
A sentença aponta que os investigados se valeram da estrutura administrativa do município para obter vantagem eleitoral. Conforme a decisão, ficou caracterizada a confusão entre atos institucionais e promoção pessoal, com utilização de órgãos públicos e ações governamentais para impulsionar as candidaturas.
Entre os pontos analisados, a Justiça destacou a realização de eventos com participação direta dos investigados e uso de espaços públicos, o que, segundo
• entendimento judicial, comprometeu a igualdade de condições entre os candidatos.
Um dos episódios considerados na decisão foi o chamado “Mutirão da Saúde Visual”, realizado nas dependências da Câmara Municipal. O evento incluiu oferta de serviços oftalmológicos e distribuição de benefícios à população.
De acordo com a sentença, houve promoção pessoal de agente público que, à época, ocupava cargo institucional e era pré-candidato. A Justica entendeu que a iniciativa teve impacto eleitoral relevante, especialmente por atingir parcela vulnerável da população.
Distribuição de combustível e publicidade irregular
Outro ponto destacado foi a distribuição de combustível a eleitores no dia da convenção partidária, com o objetivo de impulsionar uma carreata. A prática foi considerada irregular por configurar vantagem material vinculada à mobilização política.
A decisão também apontou a manutenção de publicidade institucional em período vedado pela legislação eleitoral, incluindo conteúdos em canais oficiais da Prefeitura que permaneceram ativos durante a campanha.
Esquema de rachadinha e cooptação
A sentenca ainda descreve a existência de um esquema envolvendo contratações por meio de organização social vinculada ao município. Segundo o entendimento judicial, houve loteamento de cargos e divisão de salários (“rachadinha”) com finalidade de obtenção de apoio político.
Esse conjunto de práticas foi considerado pela Justica como indicativo de abuso de poder político e econômico, com gravidade suficiente para interferir na normalidade do pleito.
* Com as informações de Giavanna Bellato / Blog do Dina
A nova pesquisa divulgada pelo Instituto Seta nesta segunda-feira (6) indica um cenário favorável à senadora Zenaide Maia na corrida pela reeleição ao Senado Federal.
De acordo com o levantamento, Zenaide aparece com 37,9% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação e, no cenário atual, garantindo uma das vagas na disputa senatorial. A diferença em relação aos demais concorrentes é considerada confortável, já que os outros nomes aparecem bem atrás nas intenções de voto.
Na liderança está o senador Styvenson Valentim, com 59%, enquanto os demais candidatos não ultrapassam a marca de 12%.
A pesquisa ouviu 1.500 eleitores entre os dias 31 de março e 2 de abril de 2026, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os números reforçam o posicionamento de Zenaide Maia como uma das principais forças na disputa pelo Senado no Rio Grande do Norte neste momento da pré-campanha.
Um homem identificado como Estevânio Pereira Lima da Silva morreu após invadir a casa da ex-companheira, na cidade de Santa Cruz, durante o fim de semana. Segundo relato da mulher à polícia, ele não aceitava o término do relacionamento e vinha fazendo ameaças.
De acordo com o depoimento, o suspeito arrombou a porta da residência e foi até o quarto onde a vítima dormia. Armado com uma faca, ele teria se aproximado e feito ameaças, momento em que a mulher reagiu.
Ainda segundo a versão apresentada à Polícia Civil do Rio Grande do Norte, houve luta corporal entre os dois. Durante a reação, a vítima conseguiu pegar a faca e atingiu o ex-companheiro.
Ferido, o homem ainda tentou fugir, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A própria mulher acionou a Polícia Militar do Rio Grande do Norte e permaneceu no local até a chegada das equipes.
Após o ocorrido, também foram acionadas a perícia e a Polícia Civil, responsável pela investigação do caso. A mulher prestou depoimento e afirmou que agiu em legítima defesa, alegando que temia ser morta caso não reagisse.
O caso segue sob investigação, e a polícia deve ouvir novamente a mulher para esclarecer todos os detalhes da ocorrência.
Com a temática voltada à elaboração de relatórios fiscais, o curso de Gestão e Fiscalização de Contratos teve continuidade nesta segunda-feira (6), no Plenarinho Professora Eva Lúcia, na Câmara Municipal. A capacitação integra o conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da transparência e ao aprimoramento da gestão pública junto à população.
Com programação dividida em três etapas, o curso segue com novo encontro na próxima segunda-feira (13), totalizando 9 horas de carga horária. A formação é ministrada pela procuradora Ronaira Costa Ribeiro e é aberta tanto a servidores quanto ao público em geral.
Mesmo diante de um cenário de forte pressão política, o MDB do Rio Grande do Norte conseguiu montar uma das nominatas mais competitivas para a disputa por vagas na Assembleia Legislativa em 2026. Sob a liderança do presidente estadual do partido, Walter Alves, a sigla demonstrou força, articulação e capacidade de reação.
Nos bastidores, a avaliação é de que Walter resistiu a um intenso movimento político governista articulado que buscava dificultar a formação da chapa emedebista. Ainda assim, o resultado surpreendeu: uma nominata robusta, com potencial real de eleger até quatro deputados estaduais.
Encabeçada por Walter Alves, a lista reúne 25 nomes com forte presença política em diversas regiões do estado. Entre os destaques estão Ivan Júnior (ex-prefeito de Assú), Josivan Bibiano (ex-prefeito de Serra do Mel), Antônio Jácome (ex-deputado), Einsten Barbosa (ex-prefeito de Macau), Clovis Junior (vereador mais votado de São Gonçalo do Amarante em 2024), professor Emerson Melo, Luís Carlos e Carlos Santos (ex-vereadores de Natal), Ângela Paiva (liderança política de Rio do Fogo) e Hordelin Silva (vice-prefeito de João Câmara).
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou nesta segunda-feira (6) que caças de Israel atacaram a maior usina petroquímica do Irã, localizada em Asaluyeh, em uma operação que, segundo disse, deixou fora de serviço instalações fundamentais do setor energético do país, já alvo de um ultimato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em uma mensagem de vídeo publicada por seu gabinete, Katz assegurou que a usina atacada representa “aproximadamente 50% da produção petroquímica iraniana” e que, após um ataque anterior contra outra instalação na semana passada, ambas as infraestruturas – responsáveis, segundo ele, por cerca de 85% das exportações petroquímicas do Irã – ficaram desativadas.
“Isto representa um duro golpe econômico para o regime iraniano, com perdas de dezenas de bilhões de dólares”, disse o titular da Defesa de Israel.
Se as eleições fossem hoje, os senadores Styvenson Valentim (PSDB) e Zenaide Maia (PSD) seriam reeleitos, mas os candidatos Coronel Hélio (PL) e Samanda Alves (PT) demonstram potencial para crescimento na primeira pesquisa realizada sem a presença da governadora Fátima Bezerra (PT) que decidiu permanecer no cargo até o fim do mandato.
Vamos aos números:
A pesquisa ouviu 1.500 eleitores entre os dias 31 de março e 2 de abril. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) sob o protocolo RN-00684/2026 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-06009/2026